reforma e contra reforma católica

10
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA CATÓLICA. 1. Séculos 12 e 13 e 14 fortalecimento do poder da Igreja católica. 2. O poder temporal se confundiu com o poder espiritual e as brigas entre reis e papas foram constantes durante esse período. 3. Como estratégia para a consolidação dos poderes da Igreja, vários papas permitiram que os clérigos cobrassem pelas indulgências, no intuito de arrecadar terras e ouro. 4. Nos séculos XIV e XVJohn Wycliffe e Jan Huss questionaram as atitudes da Igreja, porém nada conseguiram. 5. Em 1517, liderados por Martinho Lutero, parte da Igreja iniciou uma série de transformações religiosas que culminaria com a fundação da religião protestante. FATORES QUE ORIGINARAM A REFORMA 1. Enorme abismo entre o que a Igreja pregava e o que a Igreja fazia. 2. A alta hierarquia do clero secular vivia luxuosamente.

Upload: alexandre-queiroz

Post on 27-Dec-2014

5.798 views

Category:

Education


104 download

DESCRIPTION

Slides disponibilizados pelo Professor Sávio Gontijo do Colégio Castro Alves - Cariacica

TRANSCRIPT

Page 1: Reforma e Contra Reforma Católica

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA CATÓLICA.

1. Séculos 12 e 13 e 14 fortalecimento do poder da Igreja católica. 2. O poder temporal se confundiu com o poder espiritual e as brigas entre reis

e papas foram constantes durante esse período. 3. Como estratégia para a consolidação dos poderes da Igreja, vários papas

permitiram que os clérigos cobrassem pelas indulgências, no intuito de arrecadar terras e ouro.

4. Nos séculos XIV e XVJohn Wycliffe e Jan Huss questionaram as atitudes da Igreja, porém nada conseguiram.

5. Em 1517, liderados por Martinho Lutero, parte da Igreja iniciou uma série de transformações religiosas que culminaria com a fundação da religião protestante.

FATORES QUE ORIGINARAM A REFORMA

1. Enorme abismo entre o que a Igreja pregava e o que a Igreja fazia. 2. A alta hierarquia do clero secular vivia luxuosamente. 3. O povo era cada vez mais explorado pela Igreja através da cobrança de

indulgência.4. O voto de castidade não era cumprido. 5. Os cargos da Igreja eram vendidos.

Page 2: Reforma e Contra Reforma Católica

A REFORMA NA ALEMANHA

* O poder na Alemanha estava descentralizado.* A economia estava fundamentada na agricultura. Boa parte da Europa já

estava envolvida com o comércio Intercontinental.* A Igreja detinha 1/3 das terras.* A nobreza pretendia confiscar as terras da Igreja.* Duas teoria influenciavam o pensamento europeu* Santo gostinho - teoria da predestinação.* São Tomás de Aquino - teoria do livre arbítrio.

1. 1517 Lutero publica as 95 teses.2. Lutero é perseguido pelo imperador Carlos V e excomungado pela Igreja,

porém recebe o apoio da nobreza alemã.3. 1522 camponeses se revoltam na Alemanha e, são massacrados pelo

imperador. Martinho Lutero apóia o massacres.4. Seguidores de Lutero fundam novas religiões – Anglicanismo -

Calvinismo5. 1555 Paz de Augsburgo - católicos e protestantes ratificam um acordo de

liberdade religiosa para os príncipes, porém os súditos deveriam seguir a religião adotada pelo príncipe da região.

Page 3: Reforma e Contra Reforma Católica

ANGLICANISMO

1. Criado por Henrique VIII

2. Relacionado com as disputas entre o rei, Henrique VIII, com desejos absolutistas e a Igreja, que interferia constantemente nos assuntos políticos.

3. Estopim do rompimento: Henrique VIII queria anular o seu casamento~.

4. Em 1534 Henrique VIII edita o Ato de Supremacia, tornando-se chefe da Igreja Anglicana. O rei se apoderou das riquezas da Igreja católica.

CALVINISMO

1. Criado por João Calvino

2. Perseguido pelo rei francês Francisco I fugiu para a Suíça onde editou a INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ, obra que resumia suas idéias religiosas.

3. Desenvolveu a Teoria da Predestinação criando relações com o acúmulo de riqueza. Para Calvino a riqueza era uma predestinação de Deus

4. O Calvinismo era intolerante, não permitia jogos, festas, entre outros.

5. A burguesia se identificou com o calvinismo já que a riqueza e a usura eram permitidas.

Page 4: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 01) Com relação à Reforma é correto dizer que:a) foi apenas um movimento de contestação religiosa à Igreja Católica, não tendo nenhuma implicação política ou econômica.b) nada teve a ver com as condições geradas na Europa do século XVI pelo desenvolvimento do comércio, pela ascensão da burguesia e pelo Renascimento.c) foi o movimento que rompeu a unidade religiosa da Europa Ocidental, dando origem a novas igrejas cristãs.d) valorizava Deus, a fé e o desprezo pelas coisas terrenas, porque não era materialista, mas, sim, pregadora do fanatismo de predestinação e da submissão do homem a Deus.e) foi um movimento que reafirmou os dogmas católicos e que foi intransigente com relação aos protestantes.

Page 5: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 02) Sobre a Reforma religiosa, do século XVI, é correto afirmar que:a) nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade. b) foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas. c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas. d) fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia. e) acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.

Page 6: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 04) As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de idéias e valores às transformações sócio- econômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se: a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.b) o rompimento da unidade cristã, expansão das praticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do principio da salvação pela fé e boas obras na Europa.e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

Page 7: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 05) “O justo viverá pela fé”(São Paulo, Epístola aos Romanos)Essa frase serviu de ponto de partida para Martinho Lutero iniciar o movimento que resultou na divisão da cristandade ocidental. Constitui uma das idéias significativas do movimento reformista:a) a crença na liberdade do homem e na sua possibilidade de alcançar o bem por si mesmo, o que fortalece o individualismo. b) o universalismo, em nome do qual a igreja reformada exerce sua autoridade em detrimento dos Estados Nacionais.c) a condenação da usura, que, segundo os calvinistas, era promovida pela igreja Católica quando da venda dos indulgências.d) a predestinação, segundo a qual a fé depende da vontade divina e não das obras realizadas pelos homens.e) a defesa, pelos luteranos, de uma leitura única do Evangelho, o que provocou diversas cisões dentro do movimento reformista, surgindo daí o Calvinismo e o Anabatismo.

Page 8: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 06) Observe o seguinte comentário:“O Rei é o chefe supremo da Igreja da Inglaterra (...) Nesta qualidade, o Rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir tais erros, heresias, abusos, ofensas e irregularidades...”Fonte: Inglaterra – Ato de Supremacia – 1534.Situando-o, temporalmente, no contexto histórico europeu, é correto afirmar que:a) ele retrata as condições sócio-políticas do período medievalb) a consolidação do poder temporal e espiritual do Rei constituía um apoio à Igreja Católicac) a extensão do poder real ao setor religioso foi concedido pelo Papa Alexandre VId) o anglicanismo garantia ao Rei o poder temporal e espiritual, extinguindo a autonomia religiosa

Page 9: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 07) Dentre os fatores que contribuíram para a difusão do Movimento Reformista Protestante, no inicio do século XVI destaca-se: a) o cerceamento da liberdade de crítica provocado pe Renascimento Cultural.b) o declínio do particularismo urbano que veio a favorecer o aparecimento das Universidades.c) o abuso político cometido pela Companhia de Jesus.d) o conflito político observado tanto na Alemanha como na França.e) a inadequação das teorias religiosas católicas para com o progresso do capitalismo comercial.

Page 10: Reforma e Contra Reforma Católica

Questão 08) “De pé, diante de Deus, o homem responderá por seus atos. E se a gente da Igreja invoca a obscuridade dos dogmas, as dificuldades de interpretação de uma religião em que apenas o sacerdote é qualificado para ensinar, responde-se que eles a complicaram intencionalmente, a fim de se tornarem indispensáveis. Na verdade religião Deus fala ao homem e o homem fala a Deus em uma linguagem clara, direta, e que todos compreendem.”(Guilherme (org.). Febvre. 2a ed São Paulo: Ática, 1978. p. 90.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Reforma na Alemanha, é correto afirmar:a) O monopólio da interpretação religiosa pela Igreja ficou assegurado a partir da reforma luterana.b) O apoio de Martinho Lutero às revoltas camponesas na Alemanha foi decisivo para a derrota da nobreza alemã.c) A tradução da Bíblia latina para o alemão, realizada por Lutero, fortaleceu a tese de que a leitura das Escrituras Sagradas estava ao alcance de todo homem motivado pela fé cristã.d) A defesa das atividades comerciais pela ética religiosa luterana estimulou o desenvolvimento da burguesia alemã.e) Os princípios teológicos de Lutero enfatizavam o livre-arbítrio e a importância das ações para a salvação humana.