reflexões pnep

3

Click here to load reader

Upload: mtpcv030155

Post on 03-Jul-2015

1.516 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reflexões pnep

Reflexão individual Desenvolvimento da linguagem e TIC

As novas tecnologias são hoje uma ferramenta indispensável, de apoio e suporte, à aprendizagem dos nossos alunos. É com grande facilidade, interesse e motivação que as crianças utilizam e dominam sem dificuldade todas as técnicas de manuseamento dos computadores. É evidente a falta que sentem em casa da “net”, que muitas vezes os pais por problemas económicos, não podem adquirir. Assim tem a escola obrigação de pôr à disposição de alunos e professores, esse recurso que para além de facilitar o ensino, ajuda os alunos a aprender a aprender. Esta aula, cujo objectivo era a utilização das novas tecnologias na aprendizagem da língua materna, revelou-se muito motivadora para os alunos, como era de esperar, pois todos eles, adoram trabalhar nos computadores. Os alunos dividiram-se em grupos, situação à qual eles aderiram com entusiasmo, e criaram histórias diversas, partindo de imagens dadas. Legendaram e gravaram, algo que nunca tinham feito, e que os fez sentir, mais confiantes nas suas capacidades imaginativas e criadoras. As histórias foram depois colocadas no blog da turma, blog esse, que foi iniciado a partir desta data.

Page 2: Reflexões pnep

Reflexão 4ª aula - sessão 3Desenvolvimento da Língua: Consciência Fonológica

“Se alguém quer ser um atleta de sucesso terá de treinar, desde cedo eexaustivamente, a sua estrutura muscular para que os resultados sejamprogressivamente melhores. Sabemos que o mesmo se passa no percurso daescolaridade: quanto mais uma dada capacidade cognitiva for treinada, maiselevado será o grau de sucesso para cada aluno. Da prática educacional,terapêutica e científica, extrai-se recorrentemente a mesma conclusão:dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita estão associadas ao fracodesempenho em tarefas que evocam a consciência fonológica dos falantes. Otrabalho sobre a consciência fonológica na escola, realizado desde cedo egeneralizado a toda a população infantil, permitirá, como referimos, promover o sucesso escolar, funcionando como medida de prevenção do insucesso na leitura”(O conhecimento da consciência fonológica). O correcto desenvolvimento da consciência fonológica contribui por isso, para um melhor desempenho dos alunos na escrita e na leitura.Para esta aula foi escolhida a poesia “Mistério” do livro “Rimas perfeitas, imperfeitas e mais que perfeitas” de Alice Vieira, e o próprio título foi bastante apelativo, pois tudo que é mistério, apela à curiosidade e motiva os alunos para o saber. A situação criada para os alunos imaginarem de que mistério se trataria, resultou bem e por vezes ainda hoje falamos dessa poesia, quando o tema são os verbos. A aula foi cumprida, à excepção da criação em grupos de uma poesia num só tempo verbal, actividade feita à posteriori.

Page 3: Reflexões pnep

Reflexão

O ensino da expressão escrita

“A prática da escrita não está ausente das aulas da língua materna, mas a sua presença é assistemática, ocasional, não programada. Ora o ensino-aprendizagem de uma actividade altamente codificada como é a escrita é um percurso longo e difícil que exige um planeamento específico e um treino intencional, progressivo, faseado”. Saber escrever, e conseguir transmitir aos outros os nossos saberes e pensamento é fundamental na sociedade que hoje vivemos. Nesta aula, e dado que planificar com esquemas aquilo que se vai escrever, é algo a que os alunos não estão habituados, observei nestes, algumas resistências a esse factor. Penso, no entanto, que essa resistência é normal, pois tudo que vai contra aquilo a que estamos habituados é alvo de desconfiança e desconforto. Eu própria também tive algumas dificuldades em controlar os tempos previstos para cada passo, no entanto, o não se conseguiu realizar no tempo da aula, foi posteriormente efectuado. Penso, que só a persistência nas técnicas aplicadas, irá resolver as falhas encontradas a nível de cumprimento de tempos previstos.