reestruturaÇÃo da rede de atenÇÃo/sentinela em … · contra-referência para atenção...

1
OBJETIVO INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS BIBLIOGRAFI A A Ouvidoria do SUS 0800 643 3700 INTRODUÇÃO A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador compõe estratégias da Política Estadual em Saúde do Trabalhador no atendimento das demandas aos trabalhadores expostos a riscos decorrentes da atividade laboral e do processo produtivo, tem função primordial de inserir as ações de identificação, investigação e notificação dos casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho, nos serviços assistenciais de média e alta complexidade já instalados. Reestruturar o fluxo de atendimento da Rede de Atenção da Saúde do Trabalhador / 2016. 1- Em 2014, aconteceram oito reuniões do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador- CEREST com Gerência de Conformação de Redes da Superintendência de Políticas da Atenção Integral à Saúde - SPAIS, áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás - SES GO, CERESTs Regionais e Regionais de Saúde para análise detalhada das condições vigentes. 2- Instituição do Grupo de Trabalho Permanente da Rede de Atenção da Saúde do Trabalhador/Sentinela (GT) segundo Portaria 893/2014 GAB SES GO. 3- Realizou se quatro reuniões do GT entre janeiro a maio de 2015 e definiu como prioridade a reestruturação da Rede de Atenção ao Agravo de Acidente com Exposição a Material Biológico. 4- Exclusão de unidades de saúde pactuadas que foram desativadas. 5- Definição das unidades de referência segundo os critérios do protocolo, considerando distância,tempo e estrutura para o 1º e 2º nível de atendimento. 6- Em 2016, processo de pactuação da rede proposta. Proposição da linha de cuidado e o fluxo de referência e contra-referência para atenção integral as vítimas de acidentes por exposição a Material Biológico, com preparação do documento final e pactuação nas comissões. Portaria n° 323/GAB/SES, de 11 de outubro de 2012. Institui a Política Estadual de Saúde do Trabalahador do Estado de Goiás.Diário Oficial, Goiás. Portaria 893/2014 GAB SES GO. Com a reestruturação da rede 2016 haverá a inclusão de 43 municípios pólos de atendimento e ampliação de 18 para 55 unidades referência para as vítimas de acidente com exposição à material biológico. PARTICIPAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL E MUNICIPAL EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR/2016 PARTICIPAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL E MUNICIPAL EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR/2016 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO/SENTINELA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DE GOIÁS Albertino Dias Lira, Huilma Alves Cardoso, Leandro Brandão de Oliveira, Wellington Pinheiro de Sá, Gisele Tolentino Caldeira Gerencia de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador albertino.lira@saúde.go.gov.br

Upload: voanh

Post on 10-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO/SENTINELA EM … · contra-referência para atenção integral as vítimas de acidentes por exposição a Material Biológico, com preparação

OBJETIVO

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRAFIAA

Ouvidoria do SUS 0800 643 3700

INTRODUÇÃO

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador compõe estratégias da Política Estadual em Saúde do Trabalhador no atendimento das demandas aos trabalhadores expostos a riscos decorrentes da atividade laboral e do processo produtivo, tem função primordial de inserir as ações de identificação, investigação e notificação dos casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho, nos serviços assistenciais de média e alta complexidade já instalados.

Reestruturar o fluxo de atendimento da Rede de

Atenção da Saúde do Trabalhador / 2016.

1- Em 2014, aconteceram oito reuniões do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador- CEREST com Gerência de Conformação de Redes da Superintendência de Políticas da Atenção Integral à Saúde - SPAIS, áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás - SES GO, CERESTs Regionais e Regionais de Saúde para análise detalhada das condições vigentes.

2- Instituição do Grupo de Trabalho Permanente da Rede de Atenção da Saúde do Trabalhador/Sentinela (GT) segundo Portaria 893/2014 GAB SES GO.

3- Realizou se quatro reuniões do GT entre janeiro a maio de 2015 e definiu como prioridade a reestruturação da Rede de Atenção ao Agravo de Acidente com Exposição a Material Biológico.

4- Exclusão de unidades de saúde pactuadas que foram desativadas.

5- Definição das unidades de referência segundo os critérios do protocolo, considerando distância,tempo e estrutura para o 1º e 2º nível de atendimento.

6- Em 2016, processo de pactuação da rede proposta.

Proposição da linha de cuidado e o fluxo de referência e

contra-referência para atenção integral as vítimas de acidentes

por exposição a Material Biológico, com preparação do

documento final e pactuação nas comissões.

Portaria n° 323/GAB/SES, de 11 de outubro de 2012. Institui a Política Estadual de Saúde do Trabalahador do Estado de Goiás.Diário Oficial, Goiás. Portaria 893/2014 GAB SES GO.

Com a reestruturação da rede 2016 haverá a

inclusão de 43 municípios pólos de atendimento e

ampliação de 18 para 55 unidades referência para

as vítimas de acidente com exposição à material

biológico.

PARTICIPAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL E MUNICIPAL EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR/2016PARTICIPAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO REGIONAL E MUNICIPAL EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE DO TRABALHADOR/2016

REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO/SENTINELA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DE GOIÁS

Albertino Dias Lira, Huilma Alves Cardoso, Leandro Brandão de Oliveira, Wellington Pinheiro de Sá, Gisele Tolentino Caldeira

Gerencia de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhadoralbertino.lira@saúde.go.gov.br