redação limites para o humor

10
PROPOSTA DE REDAÇÃO “Há limites para o humor?”

Upload: josi-motta

Post on 20-Jan-2017

2.115 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Redação   limites para o humor

PROPOSTA DE REDAÇÃO“Há limites para o humor?”

Page 2: Redação   limites para o humor

TEXTO 01Idealizado por cinco amigos cariocas os comediantes Fábio Porchat, Gregório Duvivier, Antonio Pedro Tabet, João Vicente de Castro e lan SBF -, o grupo inovou ao divulgar suas esquetes apenas na internet, por meio do YouTube. Em menos de dois anos de existência, já conta com mais de 7 milhões de internautas inscritos, que são notificados quando um novo vídeo é adicionado ao canal, e é um dos cases de maior sucesso da web brasileira. No final de 2013, a trupe provocou a ira de religiosos ao publicar um vídeo chamado "Especial de Natal", satirizando a vida de Jesus. Numa passagem, Cristo aparece negociando com os soldados que o prenderam na cruz; em outra, dá uma carteirada para conseguir uma mesa num restaurante para a realização da Santa Ceia.

Page 3: Redação   limites para o humor

Indignados, internautas cristãos reagiram ao vídeo e convocaram um boicote contra os comediantes. Uma entidade católica protocolou uma representação criminal contra o grupo no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro por considerar o vídeo ofensivo à moral cristã. As questões relativas à moralidade e aos juízos de valor interferindo em assuntos considerados laicos ou pagãos foram amplamente exploradas por Gil Vicente, o principal nome do Humanismo, que faz parte da literatura medieval. Sua principal obra, Auto da Barca do Inferno, de 1517, foi produzida num período de transição dos valores medievais - que consideravam Deus o centro do universo - para os ideais do Renascimento, que põem o homem como o responsável pelo seu destino. No auto, há uma clara defesa da moral cristã, baseada na recompensa das virtudes e na punição dos pecados.

Fonte: Guia do Estudante, Português Vestibular + Enem, 2015. ed. 5., p. 14 (adaptado)

Page 4: Redação   limites para o humor

TEXTO 02

Page 5: Redação   limites para o humor

TEXTO 03O filósofo e pensador russo Bakhtin, teórico da cultura europeia e das artes, ao analisar a comédia do período medieval, determinou que tudo aquilo que nos faz rir é perigoso. Certamente sua afirmação se pauta no fato de que a comédia expõe as nossas mazelas sociais, os nossos preconceitos e os valores que julgamos intocáveis.

A Expressão Oral em Catullo da Paixão Cearense, CNPq, 1995. p.75.

Page 6: Redação   limites para o humor

TEXTO 04“É válido rir, fazer graça, denunciar o que está de errado, criar situações irreverentes. Mas o humor mais fiel vale quando é livre de qualquer amarra e limitação. Mas se deve estar liberto de censura e conceito, ao mesmo tempo que tenha algum compromisso ético e justo, quem haverá de deter o poder de lhe ditar o rumo e a forma, com completa isenção e preparo? O meu limite não é o seu limite. Uma pessoa tem tolerâncias diferentes em cada situação e diferentes de outras pessoas. Nossas visões, reações e gostos se diferenciam, misturam, conflitam e divergem, pois somos todos únicos. O que me fere e causa repulsa numa piada social, pode ser natural e bem assimilado por outra pessoa, o que para muitos indigna, para outros grupos pode ser vital como prova de notoriedade e existência.”

Fonte: http://www.ufrgs.br/vies/variedades/os-limites-do-humor/

Page 7: Redação   limites para o humor

TEXTO 05

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vestibular/noticia/2013/01/redacao-da-ufrgs-levanta-o-debate-ha-limites-para-o-humor-4010921.html

Page 8: Redação   limites para o humor

TEXTO 06É importante observar se as expressões de humor de jornalistas, escritores e comediantes, que repousam sob o manto da liberdade de expressão, não estariam, contudo, aproveitando-se do exercício desse direito para cometer excessos. É possível provocar o riso sem incomodar, já que o humor se constrói a partir de um olhar crítico sobre o comportamento humano?

Sobre o riso na sociedade. Extraído e adaptado de http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/tema-da-redacao-do-vestibular-2013-aborda-

papel-e-limites-do-humor-na-sociedade

Page 9: Redação   limites para o humor

RECORDAR:

Page 10: Redação   limites para o humor

#PartiuProduzir: Dissertação (Enem)Há limites para o humor?A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos

conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.