construÇÃo do humor profª natÁlia tiezzi humor

25
CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁ LIA TIEZZ I

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

149 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

CONSTRUÇÃO D

O HUMOR

PROFª

NAT

ÁLIA T

IEZZI

Page 2: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

HUMOR

Page 3: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 4: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 5: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

CARTUM, CHARGE, CARICATURA...Cartum: Vem da palavra inglesa cartoon e significa literalmente “cartão”, que é o suporte onde eram feitos desenhos ingênuos e descompromissados de humor para serem inseridos nos jornais em seus primórdios. O cartum geralmente constitui-se de um só desenho, uma imagem cômica e universal.

Page 6: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 7: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 8: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 9: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 10: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 11: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 12: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

CHARGEPalavra da língua francesa e significa "ataque" ou "carregar", no figurativo. Geralmente também é um só desenho, diferindo do cartum no sentido que é sempre um desenho exagerado de caráter crítico, em geral à política, e preso a determinada época ou fato importante. Por este caráter político e social, a charge pode servir como importante elemento historiológico.

Page 13: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 14: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 15: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 16: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 17: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

DIFERENÇA ENTRE CHARGE E CARTUM

A diferença entre a charge e o cartum é que a primeira relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto ela provavelmente perderá sua força comunicativa, portanto é perecível. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importantíssimo como registro histórico.

Page 18: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

Já o cartum, ao contrário da charge, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas. É comum vermos a ausência de textos em cartuns. São os chamados cartuns pantomímicos ou cartuns mudos onde a ideia é representada somente pela expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte.

Page 19: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

CARICATURAÉ um termo que anteveio à Charge e que foi designado na primeira vez no século XVII para classificar os desenhos satíricos de Agostinho Carracci, enfocando tipos populares de Bolonha. A Caricatura vem do vocábulo italiano Caricare e significa "carregar", "exagerar" e, embora em nosso país esteja muito ligada aos desenhos que satirizam rostos, pode estar presente também como a caricaturização de alguma cena ou fato. caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada

Page 20: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 21: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 22: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 23: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 24: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR
Page 25: CONSTRUÇÃO DO HUMOR PROFª NATÁLIA TIEZZI HUMOR

OBRIGADA!!!