recurso – tj-rs técnico · pdf filematéria: direito penal professor:...

2

Click here to load reader

Upload: lybao

Post on 07-Feb-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RECURSO – TJ-RS Técnico · PDF fileMATÉRIA: Direito Penal PROFESSOR: Joerberth Nunes AVISO: ... vide Victor Eduardo Rios Gonçalves, in Direito Penal Esquematizado, Parte Especial,

www.acasadoconcurseiro.com.br

RECURSO – TJ-RS Técnico

BANCA: FAURGS

ANO: 2017

MATÉRIA: Direito Penal

PROFESSOR: Joerberth Nunes

AVISO: O texto abaixo para o pedido de recurso é meramente ilustrativo, isto é, não deve ser copiado. Serve para orientar na apresentação dos aspectos relevantes de correções de provas de concursos públicos e o conteúdo precisa ser escrito com suas próprias palavras.

Questão 47

Oficial de Justiça, “A”, recebe uma mensagem de sua companheira solicitando que retarde a intimação de uma determinada decisão judicial para favorecer uma amiga próxima do casal. A fim de atender ao pedido de sua esposa, “A” retarda o ato de ofício. Considerando esta hipóte-se, “A” cometeu

a) prevaricação.b) corrupção passiva.c) concussão.d) peculato.e) extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento.

Resposta da Banca: A

Justificativa do professor: A questão em comento trata de conhecimento sobre os crimes pra-ticados por funcionário públicos contra a Administração Pública em Geral, art. 312 a 327, CP, o que consta do edital nº 28/2017/DRH/SELAP/RECSEL.

Assim, esta questão dispõe que o Oficial de Justiça “A” recebe uma mensagem de sua compa-nheira a fim de que retarde o cumprimento de uma decisão judicial em prol de uma amiga pró-xima do casal, vindo por retardá-la. Questiona, desta forma, a Banca Examinadora, qual o delito perpetrado pelo autor.

Page 2: RECURSO – TJ-RS Técnico · PDF fileMATÉRIA: Direito Penal PROFESSOR: Joerberth Nunes AVISO: ... vide Victor Eduardo Rios Gonçalves, in Direito Penal Esquematizado, Parte Especial,

www.acasadoconcurseiro.com.br

Logo, o gabarito oficial indica a alternativa “A” como resposta correta, qual seja, crime de pre-varicação, art. 319, CP.

Porém, merece reparo este entendimento, pois, na verdade, o crime em tela é de corrupção passiva privilegiada, art. 317, parágrafo 2º, CP, o qual é uma modalidade de corrupção passiva.

A doutrina ensina, vide Victor Eduardo Rios Gonçalves, in Direito Penal Esquematizado, Parte Especial, Ed. Saraiva, que ambos os crimes não se confundem, pois no caso do art. 317, pará-grafo segundo o autor age ou deixa de agir mediante pedido de terceiro, sendo que no delito do art. 319, CP, o autor age ou deixa de agir por sua iniciativa com o objetivo de satisfazer sen-timento ou interesse pessoal.

Diante do exposto, REQUER seja alterado o gabarito oficial de alternativa “A” para alternativa “B”.