recrutamento selecção - cbe.co.mz · das empresas moçambicanas. de janeiro a dezembro de 2015,...

20
Jornal Mensal | 06 de Junho . June 2016 | Ano . Year: VI | 82 a Edição . Edition | Preço . Price: 10,00 MT Assistência Técnica 14 Política de Emprego 15 Investimentos 18 Recrutamento & Selecção www.cbe.co.mz O IPEME e a União dos Exportadores da CPLP deli- nearam um plano de acção, ao abrigo do protoco- lo assinado ano passado entre as duas entidades. Do encontro, ficou decidido que serão desenvolvi- dos trabalhos de formação, assistência para inter- nacionalização das PME’s moçambicanas, a partir da exportação dos seus produtos, bem como o melhoramento da comunicação. Estágios pré-profissionais alavancam emprego Pre-professionals traineeships leverage employment No âmbito da visita oficial do Presidente de Portu- gal, Marcelo Rebelo de Sousa, o INEFP deu um pas- so marcante da sua história, com a inauguração do Centro de Formação Profissional Metalomecânica. O acto acontece no quadro da cooperação bilate- ral, na vertente educação e a formação profissional para o emprego e desenvolvimento tecnológico das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos de investimento foram submetidos ao CPI - Centro de Promoção de Investimentos. No período em alusão, os três (3) principais sectores com maior número de projectos aprovados foram: Serviços (105), Indústria (85) e Transporte & Comunicações (79). O volume de investimentos totalizou USD 1,787,177,802.29.

Upload: duonglien

Post on 09-Sep-2018

237 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Jornal Mensal | 06 de Junho . June 2016 | Ano . Year: VI | 82a Edição . Edition | Preço . Price: 10,00 MT

Assistência Técnica 14 Política de Emprego 15 Investimentos 18

Recrutamento& Selecção

www.cbe.co.mz

O IPEME e a União dos Exportadores da CPLP deli-nearam um plano de acção, ao abrigo do protoco-lo assinado ano passado entre as duas entidades. Do encontro, ficou decidido que serão desenvolvi-dos trabalhos de formação, assistência para inter-nacionalização das PME’s moçambicanas, a partir da exportação dos seus produtos, bem como o melhoramento da comunicação.

Estágios pré-profissionaisalavancam emprego

Pre-professionalstraineeships leverageemployment

No âmbito da visita oficial do Presidente de Portu-gal, Marcelo Rebelo de Sousa, o INEFP deu um pas-so marcante da sua história, com a inauguração do Centro de Formação Profissional Metalomecânica. O acto acontece no quadro da cooperação bilate-ral, na vertente educação e a formação profissional para o emprego e desenvolvimento tecnológico das empresas Moçambicanas.

De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos de investimento foram submetidos ao CPI - Centro de Promoção de Investimentos. No período em alusão, os três (3) principais sectores com maior número de projectos aprovados foram: Serviços (105), Indústria (85) e Transporte & Comunicações (79). O volume de investimentos totalizou USD 1,787,177,802.29.

Page 2: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Maputo

Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield IIMaputo - Moçambique

+258 82 3075384+258 82 3053707

Beira

Av. das Forças Populares, No 857

Bairro das Palmeiras 1+258 844086464

Tete

Av. Eduardo Mondlane, Talhão No 14

+258 25224725+258 821021842+258 842683115

Nacala-Porto

Rua do Hotel Maiaia, No 16+258 827298995+258 842080929

Pemba

Bairro Cimento, Rua 1o de Maio, No 803, Cidade de Pemba

Cabo Delgado - Moçambique+258 843014124

Palma

Vila de Palma,Bairro do Incularino,

Rua Principal de Palma+258 879000380

Malawi - Blantyre

Victoria Aveneu, Delamere House 2nd floor, South wing, Blantyre

+265 (0) 888 200 402; +265 (0) 888 200 401

[email protected]& [email protected]

ESCRITÓRIOSOFFICES

EDITORIAL

NACIONAIS

editorial02

Southern Africa

É altura abraçar os estágios

profissionais

Direcção, Marketing e Publicidade | Directorate Editing and Publisher: Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II - MaputoTelefone | Phone: +258 823621110, +258 82 3075384 +258 82 3053707E-mail: [email protected] | Editor in Chief: Nuno SidónioEditor Executivo | Executive Editor: Celso Pechisso

Redactor | Contributors: Celso PechissoTradução | Translation: David GeraldoFotografia | Photography: CBE Southern AfricaPaginação | Layout: Benjamim MapandeAssessor Jurídico | Legal Adviser: Sélio ComicheImpressão | Printing: Laeveld Lowveld MediaTiragem | Print Run: 3000 Exemplares

Ficha Técnica | Technical Data

Propriedade | Publisher: CBE SANúmero de Registo | Registration Number:

017/GABINFO - Dec/2010

Recrutamento& Selecção

It is time to embrace

traineeships

O objecto do Regulamento sobre Es-tágios Pré-profissonais em Moçam-bique é bastante claro, sendo por

conseguinte do conhecimento dos emprega-dores.

Todavia, ainda são muito poucas as empre-sas que garantem estágios profissionais para estudantes finalistas de vários níveis de for-mação académica no país.

Esta inércia por parte das empresas, têm con-trastado a constante divulgação por parte do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), braço operativo do Mi-nistério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, do dispositivo aprovado pelo Decreto nr.35/2003 de 2 de Agosto que define o regi-me jurídico dos estágios pré-profissionais.

Na verdade, já é tempo de as empresas convi-verem e assumirem a nova Lei de Estágios Pré –Profissionais, tomando em considerando que os estágios são a porta de entrada no mer-cado laboral, ou por outra, facilitam a integra-ção dos estudantes no mercado do trabalho. E mais, o estágio não pode ser visto como um favor aos candidatos dado que o jovem que estagia numa empresa não é um entrave ao empregador mas sim mão-de-obra.

É nesta óptica que os candidatos entrevis-tados no âmbito da Conferência Provincial sobre Estágios Pré-Profissionais realizada recentemente em Maputo, sob auspícios do INEFP, foram unânimes em afirmar que “as empresas deviam fornecer estágios, fazer o acompanhamento dos benificiários e até conceder bolsas de estudo aos estudantes para facilitar o seu enquadramento no mer-cado do trabalho.

T he object of the Regulation on Pre-professional Traineeships in Mozambique is quite clear,

and therefore known by employers. However, there are still very few com-panies that provide traineeships for new graduates from different educa-tion levels in the country. This inaction by companies have been contrasting the permanent dissemina-tion of the law passed by the Decree No. 35/2003 of August the 2nd that defines the legal framework of pre-pro-fessional traineeships by the National Institute for Employment and Vocatio-nal Training (INEFP), operating agency of the Ministry of Labour, Employment and Social Security.In fact, it is time for companies to so-cialize and take the new Law on Pre--professional Traineeships, taking into account to the fact that traineeships are the gateway to the labour market, or at least, they do facilitate integration of students to the labour market. Furthermore, traineeships cannot be regarded as a favour to candidates gi-ven that the young graduates who have traineeships in companies are not obs-tacles to employers but they constitute a labour force instead.It is in this light that candidates inter-viewed in the context of the Provin-cial Conference on Pre-professional Traineeships recently held in Mapu-to, under the auspices of INEFP, were unanimous in stating that “companies should provide traineeships, have a follow up to beneficiaries and provide scholarships to students to facilitate their integration in the labour market.

Page 3: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Destaque da Edição Edition Highlight 03

Visão Laboral

Lei já garantiu 473 estágios profissionais

Mais emprego para jovens

Por iniciativa própria ou através de acordos com o INEFP, várias empresas que ope-ram em Moçambique procuram identificar talentos em programas de estágios, criando assim, oportunidades para os jovens estudantes construírem uma sólida carreira em grandes corporações. Todavia, sob umbrela do Regulamento sobre Estágios Profissio-nais, um total de 473 candidatos já beneficiaram de estágios profissionais.

Dicas!...

Como buscar oportunidade de

emprego

Avalie primeiro o seu perfil. Defina o período de trabalho, o tempo gasto de casa ao trabalho e a afinidade com a área de atuação da empresa que deseja trabalhar.Em seguida, selecione inicialmen-te pelo menos 3 ou 4 empresas de acordo com o seu perfil as vagas ofe-recidas.Depois de selecionadas as empresas desejadas, estude-as buscando nos sites de pesquisa e nas redes sociais informações sobre as áreas de atua-ção, projetos, ações, valores e outros aspectos relevantes da empresa.O primeiro passo para a entrevista de emprego é escolher a roupa ade-quada para o encontro. Por exemplo, em ambientes mais descontraídos, como agências de propaganda e em-presas de internet, uma roupa mais casual pode ser usada.Já em bancos ou escritórios de ad-vocacia, a formalidade prevalece. A fim de evitar erros grosseiros, o reco-mendável é sempre escolher roupas mais conservadoras.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu durante o lança-mento da Conferência Nacional de Validação do Anteprojecto da Política de Emprego, com o ob-jectivo de discutir oportunidades de emprego em Moçambique, a necessidade de se continuar a envidar esforços para a criação de mais postos de trabalho para os jovens, que representam mais 70 por cento da população mo-çambicana, estimada em cerca de 25 milhões de habitantes. De-pois de se discutir o anteprojec-to, o instrumento será submetido ao Parlamento para apreciação. O Anteprojecto foi elaborado pelo Ministério do Trabalho, Em-prego e Segurança Social, tra-zendo novas estatísticas sobre o mercado de emprego, bem como propondo novas estratégias de mitigação dos actuais índices de desemprego no país.

Law already secured 473 traineeshipsSeveral companies operating in Mozambique seek to identify talents in traineeship pro-grams, thus creating opportunities for young students to build a solid career in large corporations either through own initiatives or through agreements with INEFP. Thus, a total of 473 candidates have benefited from traineeships under the umbrella of the Regulation on Professional Traineeships..

T he search for talents in univer-sity data bases causes diffe-rent companies to open their

doors to the selection of students to traineeships in several areas, in the segment of the Regulation on Pro-fessional Traineeships (approved by Decree No. 35/2013 of August the 2nd). For example, Vale Moçambique provides hundreds of job opportuni-ties through its traineeship program every year, with which it creates de-velopment opportunities and work experience to young professionals and recently graduates from several fields of higher education. For that,

trainees are allocated to a work team where he/she starts carrying out activities related to her/his field of training under the supervision of a more experienced mentor, and at the end, trainees are able to integra-te the company. Other companies that retain talents and encourage escalation of their internal team include Petromoc, To-tal, Tata Moçambique, Mcel, Ronil, Ambisig Academy, Sombras Mat-sinhe, Tecnocontrol, Roads Fund, Molaço, Mira Mar Communications Network, institutions with trainee-ship agreements with INEFP. From

these 12 aforementioned agree-ments with institutions, 473 candi-dates benefited so far. Hence, INEFP has the challenge of signing 52 trai-neeship agreements with different companies, as well as ensuring full compliance with the Traineeship Regulation. Other entities that focus at the traineeship approach as a po-tential resource, with all the ability to collaborate on business challen-ges are LAM, OLAM, CFM, Standard Bank, ENH, HCB, Siemens Moçambi-que, ENI, WWF Moçambique, among others.

D e um tempo para cá, no segmento do Regulamen-to sobre Estágios Profis-

sionais (aprovado pelo Decreto Nr. 35/2013 de 2 de Agosto), a busca por talentos nos bancos universitá-rios faz com que diversas empresas abram as suas portas para a seleção de estudantes ao estágio nas mais diversas áreas. A título de exemplo elucidativo, a Vale Moçambique oferece anualmente, centenas de vagas através do seu programa de estágio, com o qual se criam opor-tunidades de desenvolvimento e experiência profissional aos jovens finalistas e recém-graduados de diversas áreas do ensino superior. Para isso, o estagiário é alocado  a uma equipa de trabalho onde passa a realizar actividades relacionadas com a sua área de formação sob a supervisão de um mentor mais ex-periente. No final, o estagiário tem a possibilidade integrar os quadros da empresa.Outras empresas que tem como prática reter talentos e incentivar a escalada de seu time internamen-te, figuram a Petromoc, Total, Tata Moçambique, Mcel, Ronil, Acade-mia Ambisig, Sombras Matsinhe, Tecnocontrol, Fundo de Estradas, Molaço, Rede de Comunicação Mira Mar, instituições com acordos de es-tágios assinados com o INEFP. Des-tes 12 acordos com as instituições

supracitadas, resultam 473 candi-datos beneficiados até ao momen-to. Doravante, o INEFP tem como desafio assinar a breve trecho, 52 acordos de estágios com diferen-tes empresas, como também asse-gurar o cumprimento integral do Regulamento de Estágios. Outras

entidades que assumem enfoque do estagiário como um recurso po-tencial, com toda a capacidade de colaborar nos desafios do negócio, são as empresas LAM, OLAM, CFM, Standard Bank, ENH, HCB, Siemens Moçambique, ENI, WWF Moçambi-que, entre outras.

Page 4: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

O SEU PARCEIRO NA BUSCA DE SOLUÇÕES

NOSSOS SERVIÇOS OUR SERVICES Recruitment & Selection of Personal

Outsourcing in Personnel Management

Recrutamento & Selecção de Pessoal

Outsourcing em Gestão de Pessoal

www.cbe.co.mzwww.fircroft.com

Southern Africa

PUB04

Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield IIMaputo - Moçambique

+258 823621110,+258 82 3075384+258 82 3053707

Assessment

Payroll

Page 5: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Data limite de candidatura: 30 de Junho de 2016

VAGAS VACANCIES 05

Requisitos da Vaga: Conhecimentos profundos de panificação

- mais de 5 anos de experiência; Domínio de manuseamento e operação de equipamento de panificação;

12ª classe ou equivalente - vantagem para nível superior; Conhecimentos profundos de Gestão de Padaria;

Domínio de Supervisão de equipa de panificadores; Preparado para viajar pelo País.

Possuir Carta de Condução de Ligeiros; Idade compreendida entre 25 a 35 anos;

Bom falante da língua Portuguesa e conhecimentos mínimos de Inglês; Nacionalidade moçambicana.

Local de trabalho: MaputoVagas Disponíveis: 1

Ref. 1197 Técnico de Panificação Bakery Technician

Job requirements: Deep knowledge of baking - more than 5 years experience; Skilled in bakery equipment operation and handling; Grade 12 or equivalent – higher education shall be an advantage; Deep knowledge of Bakery Management; Experienced in Supervision of bakers team; Prepared to travel across the Country. Hold a Class C Driver’s license; Age between 25 to 35 years; Fluent in Portuguese language and knowledge of English; Mozambican nationality.

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1333

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Nível técnico médio - formado no Instituto

Comercial de Maputo –preferencial; Conhecimentos elevados de gestão de stocks;

Conhecimento de sistema de custeio – FIFO, LIFO, CUSTEIO MÉDIO PONDERADO;

Domínio das compras no mercado interno e internacional; Conhecimentos profundos de Incoterms (EXW, FOB, CIF);

Conhecimentos de gestão de Armazém de peças sobressalentes; Conhecimentos das línguas inglesa e portuguesa  (fala e escrita);

Idade  compreendida entre 25 a 35 anos; Nacionalidade moçambicana;

Experiência entre 2 a 5 anos na área.Local de trabalho: Maputo

Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Técnico Aduaneiro  Customs Technician

Job requirements: Secondary school level - trained at Commercial

Institute of Maputo - preferential; High knowledge of stock management; Knowledge of pricing system – FIFO, LIFO, MODERATE AVERAGE PRICING Domain of purchases in the domestic and international market; Deep knowledge of Incoterms (EXW, FOB, CIF); Knowledge of spare parts Warehouse management; Knowledge of English and Portuguese languages (speaking and writing); Age between 25 to 35 years; Mozambican nationality; Experience of 2 to 5 years in the field;

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1334

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Licenciatura em Engenharia Civil ou

Mecânica (mínimo) ou Administração de Economia ou de negócios; A experiência anterior de estabelecer um parque industrial - ideal;

Experiência de trabalho internacional; Nacionalidade moçambicana;

Excelente comunicação escrita e verbal em Português e Inglês; Um histórico de gestão de várias

prioridades e trabalho em ambiente dinâmico e acelerado; Fortes habilidade de negociação e de influenciar;

A consciência cultural, especialmente da região de Cabo Delgado.Local de trabalho: Baseado em Maputo com viagens para Cabo Delgado

Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gerente de desenvolvimento de infraestruturas Infrastructure Development Manager

Job requirements: Minimum BSc in Civil or Mechanical Engineering;

Preferably BSc in Economics or Business Administration; Prior experience of establishing an industrial park would be ideal; Experience of working internationally with miscellaneous stakeholders; Mozambican national preferred; Excellent written and verbal communication skills, with fluency in both

Portuguese and English; Experience of creating stakeholder engagement and influencing strategies; Strong negotiating and influencing skills; Cultural awareness, especially of Cabo Delgado Region.

Location: Based in the Maputo office with travel in Cabo DelgadoAvailable Positions: 1

Ref. 1331

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]

Requisitos da Vaga: Experiência na área de contabilidade com grandes empresas,

de preferência na indústria de petróleo e gás; Nacionalidade moçambicana;

Experiência prévia de lidar com o Governo e funcionários locais e de outras nacionalidades;

Fluente em Português e Inglês; Excelente capacidade de comunicação verbal e escrita;

Familiarizados com Word, Excel, PowerPoint e todas as formas de comunicação on-line.

Local de trabalho: Maputo Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gerente Office Manager

Job requirements: Prior experience in accounting roles with large companies,

ideally in the oil and gas industry; Mozambican national ; Prior experience of dealing with Government

and local officials and other nationalities; Fluent in both Portuguese and English; Excellent communication skills, both verbal and in writing; Fully familiar with Word, Excel, PowerPoint

and all forms of online communication.Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1332

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]

Page 6: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

VAGASVACANCIES06

Requisitos da Vaga: Conhecimentos profundos de Gestão de Depósito;

Nível Superior de Escolaridade de preferência nas áreas de Gestão de Empresas, Gestão Logística, Gestão de Vendas e Patrimonial;

Nacionalidade moçambicana ou Estrangeira; Conhecimentos profundos de gestão de equipas de trabalho

e bom skills de gerir aspectos administrativos de RH, Finanças, Equipamentos e as Instalações do Depósito;

Domínio de distribuição de mercadorias; Domínio de Gestão de Stocks; Conhecimento de sistemas de

custeio (FIFO, LIFO, CUSTEIO MÉDIO PONDERADO); Possuir carta de condução para automóveis ligeiros ou pesados;

Domínio de gestão de tesouraria (gerir os caixas e todo o dinheiro que entra no depósito);

Altamente íntegro e bem comportado com atitudes extraordinárias; Domínio das línguas portuguesa e inglesa.

Local de trabalho: MaputoVagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gestor do Depósito Regional  Regional Branch Manager

Job requirements: Deep knowledge of Branch Management; Higher Education level preferably in Business Management, Logistics

Management, Sales and Property Management; Mozambican or Foreign nationality; Deep knowledge of work team management and good skills in managing

HR administrative aspects, Finance, Equipment and Branch facilities; Domain in goods distribution; Domain in Stock Management; Knowledge of pricing systems (FIFO, LIFO, MODERATE AVERAGE PRICING); Have Class C or Class E driving license; Domain in treasury management (manage cashiers and the money that

enters in deposit); With high integrity standards and well behaved with extraordinary

attitudes; Domain in Portuguese and English languages.

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1337

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Formação superior em Gestão de Marketing

no domínio do marketing estratégico e operacional; Conhecimentos de mercado de produtos alimentares

(farinhas para pão, milho, Bolachas,  massas); Conhecimento de FMCG (Fast Moving Consumer Goods);

Experiência comprovada de 5 anos no mercado moçambicano; Domínio das línguas portuguesa e inglesa;

Domínio dos canais de distribuição; Experiência  em trabalhar com  canais de comunicação

com o mercado grossista e retalhista; Capacidade de articular com os órgãos de comunicação social

(Jornal, Rádio Televisão, etc,); Altamente preparado para gerir equipas autónomas de marketing;

Conhecimentos acentuados e comprovados de Merchandising; Domínio do e-marketing;

Idade compreendida entre 25 a 35 anos de experiência.Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gestor de Marketing Marketing Manager

Job requirements: Degree in Marketing Management in the field

of strategic and operational marketing; Knowledge of food market (wheat flour, corn flour, Biscuits, pasta); Knowledge of FMCG (Fast Moving Consumer Goods); Proved experience of 5 years in the Mozambican market; Domain of Portuguese and English languages; Domain of distribution channels; Experience in working with communication

channels with the wholesale market; Ability to liaise with the media (Newspaper, Radio, TV, etc.); Highly prepared to manage autonomous marketing teams; High knowledge of Merchandising; Domain of e-marketing; Age between 25 to 35 years;

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1338

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Licenciado em Direito e

membro da Ordem dos Advogados de Moçambique; Idade compreendida entre 35 - 45 anos;

Experiência de 5 anos em uma organização; • Excelente domínio de informática,

de preferência na gestão do Excel e espalhar folhas; • Fluente Inglês e Português fala e escrita.

NB: Os interessados deverão enviar CV em Inglês para [email protected]

Local de trabalho: Tete | Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gerente Assuntos Corporativos Corporate Affairs Manager

Job requirements: Degree in Law and member of the Mozambique Bar Association; Age between 35 - 45 years; 5 year experience in an organization; Excellent computer skills, preferably in Excel spread sheets; Fluent in English and Portuguese speaking and writing.

Note: Interested parties should send CVsin English to [email protected]: TeteAvailable Positions: 1

Ref. 1339

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Nível técnico médio - formado no Instituto

Comercial de Maputo –preferencial; Conhecimentos elevados de gestão de stocks;

Conhecimento de sistema de custeio – FIFO, LIFO, CUSTEIO MÉDIO PONDERADO;

Domínio das compras no mercado interno e internacional; Conhecimentos profundos de Incoterms (EXW, FOB, CIF;

Conhecimentos de gestão de Armazém de peças sobressalentes; Conhecimentos das línguas inglesa e portuguesa  (fala e escrita);

Idade  compreendida entre 25 a 35 anos; Nacionalidade moçambicana;

Experiência entre 2 a 5 anos na área.Local de trabalho: Maputo

Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Técnico de Procurement Procurement Technician

Job requirements: Secondary school level - trained at Commercial Institute of Maputo -

preferential; High knowledge of stock management; Knowledge of pricing system – FIFO, LIFO, MODERATE AVERAGE PRICING; Domain of purchases in the domestic and international market; Deep knowledge of Incoterms (EXW, FOB, CIF); Knowledge of spare parts Warehouse management; Knowledge of English and Portuguese languages (speaking and writing); Age between 25 to 35 years; Mozambican nationality; Experience of 2 to 5 years in the field.

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1335

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Nível técnico médio - formado no Instituto

Comercial de Maputo –preferencial; Conhecimentos elevados de gestão de stocks;

Conhecimento de sistema de custeio – FIFO, LIFO, CUSTEIO MÉDIO PONDERADO;

Domínio das compras no mercado interno e internacional; Conhecimentos profundos de Incoterms (EXW, FOB, CIF);

Conhecimentos de gestão de Armazém de peças sobressalentes; Conhecimentos das línguas inglesa e portuguesa  (fala e escrita);

Idade  compreendida entre 25 a 35 anos; Nacionalidade moçambicana;

Experiência entre 2 a 5 anos na área.Local de trabalho: Maputo | Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Técnico de Compras Regional Branch Manager

Job requirements: Secondary school level - trained at Commercial Institute of Maputo -

preferential; High knowledge of stock management; Knowledge of pricing system – FIFO, LIFO, MODERATE AVERAGE PRICING; Domain of purchases in the domestic and international market; Deep knowledge of Incoterms (EXW, FOB, CIF); Knowledge of spare parts Warehouse management; Knowledge of English and Portuguese languages (speaking and writing); Age between 25 to 35 years; Mozambican nationality; Experience of 2 to 5 years in the field.

Location: MaputoAvailable Positions: 1

Ref. 1336

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Page 7: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

VAGAS VACANCIES 07

Ref. 1197Ref. 1247

Requisitos da Vaga: Nível Técnico Médio em Construção Civil

e/ou Licenciatura em Engenharia Civil; Pelo menos 3 anos de experiência na área;

Fluente nas línguas inglesa e portuguesa; Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;

Conhecimentos do pacote Primavera.Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 3

Engenheiro de Obras Engineer Site

Job requirements: Degree in Civil Engineering

and/or Degree in Civil Engineering; At least 5 years of experience in area; Fluent in English and Portuguese languages; Knowledge in Computing skills; Knowledge of Primavera package.

Location: Pemba | Available Positions: 3

Vaga processada/Vacancie processed:

PEMBAcbe.ynhantumbo@tvcabo.

co.mz

Requisitos da Vaga: Certificado de formação industrial na área mecânica;

Pelo menos 3 anos de experiência; Profissional experiente em canalizações, ar condicionado,

piscinas motor e natação - vantagem; Proficiência em Português e Inglês.

Local de trabalho: Pemba | Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Mecanico Geral General Mechanic

Job requirements: Certificate in industrial training in the field of mechanics; At least 3 years of experience; Experienced professional in plumbing, air conditioning, motor pools

and swimming - advantage; Proficiency in Portuguese and English.

Location: Pemba | Available Positions: 1

Ref. 1265

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected] [email protected] [email protected]

Requisitos da Vaga: Mestrado em Saúde Pública e/ou áreas afins;

Mínimo de 10 anos de experiência sênior nível na gestão de programas de saúde pública;

Experiência comprovada na gestão de programas financiados pela USAID e outros doadores dos EUA;

Experiência em circuncisão médica masculina voluntária é altamente desejável;

Experiência comprovada na gestão de diversas equipas de projecto de peritos técnicos, médicos, gestores de programas e pessoal administrativo;

Capacidades de liderança e de comunicação fortes; Experiência de trabalho em África e em Moçambique preferido;

Fluente em Inglês falado e escrito e Português; Disponibilidade para viajar para Tete e Manica e internacionalmente.

Local de trabalho: Tete & ManicaVagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Chefe do sector - Saúde Chief of Party

Job requirements: Master’s degree in Public Health and/or related areas; Minimum of 10 years of senior level experience

in managing of public health programs; Proven experience in managing programs

funded by USAID and other US donors; Experience in voluntary medical male circumcision is highly desirable; Proven experience in managing various project technical expert teams,

medical doctors, program managers and administrative staff; Strong leadership and communication skills;

• Work experience in Africa and Mozambique preferred;• Fluent in written and spoken English and Portuguese;• Willingness to travel to Tete and Manica and internationally.Location: Tete and ManicaAvailable Positions: 1

Ref. 1330

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Licenciado em Finanças ou Contabilidade e Auditoria;

Mínimo de 5 anos de experiência em gestão administrativa e financeira em ONGs ou doadores internacionais;

Experiência comprovada na implementação de programas de saúde pública com financiamento internacional de doadores,

especialmente USAID; Conhecimento de Direito Tributário;

A preparação do domínio e orçamento; Conhecimento dos princípios contábeis - GAAP;

Proficiência em software prestação de contas (Quick Books Empresa) Microsoft Office (Excel);

Carteira Profissional (cartão de Contabilidade); Fluência verbal e escrita em Português e Inglês.

Local de trabalho: Tete & ManicaVagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Gestor financeiro senior Senior Finance Manager

Job requirements: Graduate in Finance or Accounting and Auditing; Minimum of 5 years of experience in administrative and financial

management in ONGs or international donors; Proven experience in implementing public health programs with

international funding donors, especially USAID; Knowledge of Tax Law; Domain preparation and budgeting; Knowledge of accounting principles - GAAP; Proficiency in software accounting

(Quick Books Enterprise) Microsoft Office (Excel); Professional Card (Accounting card); Verbal and written fluency in Englishman and Portuguese.

Location: Tete and ManicaAvailable Positions: 1

Ref. 1329

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Médico ou técnico de cirurgia com

experiência na prestação de serviços clínicos; Experiência execução de procedimentos VMMC;

Mínimo de 5 anos de trabalho no campo da saúde, em especial nos serviços clínicos, incluindo HIV/AIDS e circuncisão masculina;

Habilidades de conceber estratégias, planos de trabalho e relatórios escritos e outros documentos;

Proficiência em aplicativos do Microsoft Office; Fluência verbal e escrita em Inglês Português será uma vantagem;

Disponibilidade para viajar bastante entre os distritos de Manica ou Tete; Residente em Manica ou Tete ou candidato vontade de mudar.

Local de trabalho: Tete & ManicaVagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Técnico de Medicina Medical Technician

Job requirements: Medical Doctor or surgery technician

with experience in providing clinical services; Experience in implementing VMMC procedures; Minimum of 5 years of work in the field of health, especially in clinical

services, including HIV/AIDS and male circumcision; Ability to design strategies,

work plans and written reports and other documents; Proficiency in Microsoft Office applications; Verbal and written fluency in English and Portuguese will be an advantage; Willingness to travel extensively in the districts of Manica or Tete; Applicants must be residents of Manica or Tete or with willingness to change.

Location: Tete and ManicaAvailable Positions: 1

Ref. 1328

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Requisitos da Vaga: Médico com experiência na

prestação de serviços clínicos e circuncisão masculina; Mínimo de 5 anos de trabalho,

em especial nos serviços clínicos, incluindo HIV; Experiência execução de procedimentos VMMC;

Habilidades de conceber estratégias, planos de trabalho e relatórios escritos e outros documentos;

Experiência de trabalho/coordenação com o MISAU e DPS em Moçambique;

Liderança e habilidades de comunicação fortes; Proficiência em aplicativos do Microsoft Office;

Fluência verbal e escrita em Inglês Português; Disponibilidade para viajar com frequência para Manica e Tete.

Local de trabalho: Tete & Manica | Vagas Disponíveis: 1

Ref. 1197Médico - Coordenador regional Medical Doctor – Regional Coordinator

Job requirements: Medical Doctor with experience in providing

clinical services and male circumcision; Minimum of 5 years of work, especially in clinical services, including HIV; Experience in implementing VMMC proceedings; Ability to design strategies,

work plans and written reports and other documents; Work experience/co-ordination with the MoH and DPS in Mozambique; Strong leadership and communication skills; Proficiency in Microsoft Office applications;

• Verbal and written fluency in English and Portuguese;• Willingness to travel frequently to Manica and Tete.Location: Tete and ManicaAvailable Positions: 1

Ref. 1326

Vaga processada/Vacancie processed:

[email protected]@tvcabo.co.mz

[email protected]

Page 8: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

08 FORMAÇÃOTRAINNING

INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E

COMUNICAÇÕES (ISUTC)

Prolong. da Av. Kim Il Sung - Edifício D1C. P 2088 - Maputo - Moçambique

Telf: (+258) 21 48 87 95/6Cell: (+258) 82 31 26 200

www.transcom.co.mz/isutc

CURSOS DE LICENCIATURA EM:

1. Licenciatura em Engenharia Civil e de Transportes2. Licenciatura em Engenharia Civil e de Transportes3. Licenciatura em Engenharia Mecânica e de Transportes4. Licenciatura em Gestão e Finanças5. Licenciatura em Contabilidade e Auditoria

UNIVERSIDADE LÚRIO

Av. Eduardo Mondlane, No. 39 – NampulaC.P No: 364; Telf: 26 21 82 53; Fax: 26 21 82 83/26 21 38 68

Email: [email protected]

POLO DE NAMPULA

Faculdade de Ciências de Saúde - FCS Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico - FAPF Centro de Informática - CIUL

POLO DE CABO DELGADO Faculdade de Engenharias - FE Faculdade de Ciências Naturais - FCN

POLO DE NIASSA Faculdade de Ciências Agrárias - FCA

www.unipiaget.ac.mz

UNIVERSIDADE JEAN PIAGET DE MOÇAMBIQUE

SECÇÃO DAS ENGENHARIAS1. Ambiente e Desenvolvimento2. Civil3. Electrónica4. Electrónica e Informática5. Geologia e Minas6. Informática7. Informática de Gestão8. Informática e Telecomunicações9. Sistemas e de Telecomunicações 10. Redes e Telecomunicações

SECÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS1. Contabilidade e Auditoria2. Direito3. Economia e Gestão de Empresas4. Gestão de Recursos Humanos5. Marketing e Publicidade6. Relações Internacionais7. Sociologia8. Jornalismo

SECÇÃO DE EDUCAÇÃO1. Educação de Infância

SECÇÃO DE SAÚDE1. Análises Clínica e Saúde Pública2. Medicina Dentária3. Terapia da Fala

Onde encontrar os cursos de formação

Av. Tomás Nduda, No 977Maputo - Moçambique

www.iscisa.ac.mz

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE SAÚDE (ISCISA)

CURSOS DE LICENCIATURA EM TECNOLOGIAS DE SAÚDE:

1. Enfermagem Geral;2. Enfermagem em Saúde Materna;3. Enfermagem Pediátrica;4. Tecnologia Biomédica Laboratorial;5. Técnicos de Cirurgia;6. Administração e Gestão Hospitalar;

7. Psicologia Clínica;8. Terapia Ocupacional;9. Anatomia Patológica;10. Fisioterapia;

11. Saúde Pública;12. Nutrição;13. Radiologia.

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

Av.Paulo Samuel Khankomba, No1101 Maputo - Moçambique

Telf: 21352750www.apolitecnica.ac.mz

Av. Mao Tse Tung, No 1137 - 1159Av. 5 de Fevereiro, 979, Matola (ao lado do C700)Telf: 823014919/846596272/21430466 (Maputo)

821496641 (Matola)www.ieg.co.mz

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E GESTÃO

CURSOS: Administração e Gestão de Empresas Turismo e Gestão de Empresas Turísticas Administração Pública Sociologia

Assessoria de Direcção Psicologia Ciência Política Informática de Gestão Ciências da Comunicação

CURSOS DE LICENCIATURAS EM:1. Relações Públicas e Marketing2. Contabilidade e Gestão3. Administração Pública e Autárquica4. Gestão Bancária

Gestão Financeira e Bancária Ciências Jurídicas Engenharia Civil Contabilidade Educação de Infância

Page 9: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

09

Os preços acima apresentados não incluem o IVA

INFO: +258 82 3075384 ou +258 82 3053707

Página Inteira 10.000,00 Mts

Página Dupla 20.000,00 Mts

Meia Página ao baixo 5.000,00 Mts

1/2 Página ao alto 5.000,00 Mts

1/4 Página ao baixo 2.000,00 Mts

1/4 Página ao alto 2.000,00 Mts

Custo de Publicidade das páginas interiores do jornal

TABELA DE PREÇOS DE PUBLICIDADE NO JORNAL CBE RECRUTAMENTO E SELECÇÃO

26.5cm X 39cm

53cm X 78cm

13.25cm X 19.5cm

19.5cm X 13.25cm

9.75cm X 6.63cm

6.63cm X 9.75cm

Medidas

Rodapé na primeira Página 7.000,00 Mts

Custo de Publicidade das páginas com localizações especiais

Rodapé na última Página 4.000,00 Mts

Publicidade Redigida

Cabeçalho na primeira Página 7.000,00 Mts

Cabeçalho na última Página 4.000,00 Mts

Aplica-se uma taxa de 50% sobre a tabela

3.8cm X 21.5cm

3.8cm X 21.5cm

6.5cm X 39cm

26.5cm X 39cm

5cm X 5cmOrelha 2.500,00 Mts

Medidas

Todos os layouts ou ficheiros devem ser entregues nos formatos PDF ou TIFF e com de 300 DPi’s:

SIGA OS SEGUINTES PASSOS

Visite a página www.cbe.co.mzNo canto inferior direito da página, encontrará duas opções que são:

Como se inscrever na nossa Base de Dados

1 Log in, para que já se inscreveu anteriormente;

2 Adiciona o seu Curriculum Vitae para novos usuários. Clicando a primeira opção, o candidato é direccionado para o log in, onde terá de introduzir o seu e-mail e o password para aceder a sua conta. Clicando a segunda opção, o candidato é direccionado para uma nova página onde terá de preencher os seus dados pessoais, fazer o anexo do Curriculum Vitae, entre outros documentos.

Nota: Preencha correctamente os dados, anexando por conseguinte o Curriculum Vitae.

Faça o log in com frequência, actualize os seus dados, concorra as vagas publicadas, sobretudo, as que estejam de acordo com o seu perfil.

Vagassão

gratuitas

823108782

Publicidade

Page 10: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Qualification: Mechanical Engineering at Zambia University Skills: Auto Mechanics, equipment management, logistics, sales, supervision, management and HR control;Professional Experience: Director and managing partner of a garage. Worked as director and manager in logistics, fleets, purchases and stock control. Was manager and logistics manager; manager in Human Resources control, customs clearance, logistics, planning in a drilling companies. Motivation: the candidate is willing to pursue other challenges to reach other professional levels;Salary requirements: Above USD 11.000.00 Location: Tete.

Qualification: Degree in Mechanical Engineering at UEM;Other trainings: 2012 - Measurement and calibration in the oil industry;2012 - Oil Refinement and distribution;2009 - Fuel Terminals Management;2009 - Analysis and investigation of accidents in industries;2009 - Security in fuel storage facilities.Skills: Business and management. Professional Experience:Senior Manager in an oil company. From 2004 to 2006 was Commercial Director, responsible for being the interface between the company and clients, standardization and regulation of processes, business management system, promotion of the institutional image and design of strategic business. The candidate began his professional career in 2002, initially as the person in charge for production planning, supply of materials and design of production routines. In 2003, the applicant was promoted to the position of Quality Manager.Motivation: The candidate is willing to convey his professional experience in other industries;Salary requirements: Above 12.000.00 USD;Location: Beira.

Qualification: Degree in Economics and Management at University Jean Piaget of Mozambique.Other courses:• Manager of the fleet and logistics - South Africa.• Professional Sales Manager - South Africa.• Marketing and Sales-Zimbabwe.Skills: Accounting, Logistics, purchases, sales, personnel and equipment Management.Professional Experience: Project Manager (investment, finance management, fleet control, equipment and procurement manager). From 2009 - 2010 was a Marketing manager at BP Mozambique. From 2006 – 2009, Executive Director at Técnica Industrial. 2003 - 2006 – Commercial Manager at Técnica Industrial with the responsibility for sales of equipment and machinery, logistics equipment, sales design, sales reporting, etc.). Motivation: Search for new professional challenges in his career.Salary requirements: USD 8.000,00 Location: Beira

Qualification: Degree in Economics and Management at the Catholic University - Beira.Other courses:• SAP - Financial Management.• Organizational Strategy.Skills: Equipments manager, sales, HR and business management.Professional Experience: HR Manager, Evaluation Manager, stock control, logistics, sales management and supervision. In 2001 he worked as supervisor and credit customer management and supervisor of actions. From 1999 - 2001 he was an equipment manager, having worked in stock control, sales management, technical assistance, financial and operational strategic management. Motivation: Search of better opportunitiesSalary requirements: NegotiableLocation: Beira

MONTRA DE TALENTOS10 TALENT SHOWCASE

REF. 614Habilitações literárias:

Engenharia Mecânica na Universidade da ZâmbiaHabilidades:

Mecânica de automóvel, gestão de equipamentos, logística, vendas, supervisão, gestão e controlo de RH;

Experiência Professional: Diretor e sócio gerente de oficina de oficina automóvel.

O candidato trabalhou como director e gestor de logística, frotas, compras e controle de stocks. Foi gestor administrativo, logístico, gestor controle de recursos humanos,

desembaraço aduaneiro, logística, planeamento numa empresa de perfurações. Motivação:

O candidato deseja outros desafios para atingir outros patamares profissionais;Pretensão salarial: Negociação acima de 11.000.00 USD

Localização: Tete.

Habilitações literárias:Licenciatura em Engenharia Mecânica na UEM;

Outras formações: 2012 - Medição e calibração na indústria do petróleo;

2012 - Refinamento e distribuição de petróleo;2009 - Gestão dos terminais de combustível;

2009 - Análise e investigação de acidentes nas indústrias;2009 - Segurança em instalações de armazenamento de combustível.

Habilidades: Negócios e gestão. Experiência Professional:

Gestor sénior numa empresa petrolífera. De 2004 a 2006 foi Diretor Comercial, responsável por ser a interface entre a empresa e os clientes, de normalização e regulação de

processos, gestão de sistema de negócios, promoção da imagem institucional e design de negócio estratégico. O candidato começou sua carreira profissional em 2002, inicialmente como responsável pelo planeamento de produção, fornecimento de materiais e design de

rotinas de produção. Em 2003, o recorrente foi promovido ao cargo de Gerente de Qualidade.

Motivação: O candidato deseja transmitir sua experiencia profissional em outros ramos industriais;

Pretensão salarial: Acima de 12.000.00 USD;Localização: Beira.

Habilitações literárias: Licenciatura em Economia e Gestão na Universidade Jean Piaget de Moçambique.

Outros cursos:• Gerente da frota e logística -África de Sul.

• Gerente de Vendas Professional -África de Sul.• Marketing e Vendas -Zimbabwe.

Habilidades: Contabilidade, Logística, compras, vendas, Gestão de pessoas e equipamentos.

Experiência Professional: Gerente de Projeto (investimentos, gestão de finanças, controle de frota, gerente de

equipamentos e aquisição). De 2009 - 2010 foi gerente de Marketing na BP Moçambique. De 2006 – 2009, Director Delegado na Técnica Industrial. 2003 - 2006 – Gerente

Comercial na Técnica Industrial com a responsabilidade de vendas de equipamentos e máquinas, equipamentos de logística, design de vendas, relatório de vendas, etc).

Motivação: Busca de novos desafios profissionais na sua carreira.Pretensão salarial: 8.000,00 USD

Localização: Beira

Habilitações literárias: Licenciatura em Económico e Gestão da Universidade Católica - Beira.

Outros Coursos:• SAP - Gestão financeira.

• Estratégia Organizacional.Habilidades: Gerente de equipamentos, vendas, RH e gestão de empresas.

Experiência Professional: Gerente de RH, Gerente de avaliação, controle de estoque, logística, gestão de vendas

e supervisão. Em 2001 trabalhou como supervisão gestão de clientes de crédito e supervisão de ações. De 1999 - 2001 foi gerente de Equipamentos, tendo trabalhado no

controle de stock, gestão de vendas , assistência técnica, gestão estratégica e financeira operacional.

Motivação: Busca de melhores oportunidadesPretensão salarial: Negociável

Localização: Beira

REF. 615

REF. 616

REF. 617

REF. 614

REF. 615

REF. 616

REF. 617

Page 11: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

11COMUNICADO COMMUNIQUE

Mudamos de endereço, mas continuamos a serO SEU PARCEIRO NA BUSCA DE SOLUÇÕES

Encontra-nos na Rua Justino ChemaneNo. 237, Sommerschield II

Maputo-Moçambique

Southern Africa

Page 12: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

12

O estágio profissional garante a aquisição de experiência e o contacto com o mercado de trabalho.

Caro estudante recém-graduado/finalista envie candidaturas espontâneas através do Programa de Estágios da CBE.

O anúncio do seu perfil é gratuito, assim como para as empresas/instituições que promovam Programas de Estágios.

Perfil de estagiários AnúnciosGrátis

The work placement ensures the acquisition of experience and contact with the labor market.

Dear newly graduated student/students about to graduate send your applications via the CBE Internship Program.

The announcement of your profile is free, this is also for companies/institutions that promote Internship Programs.

CONSTÂNCIO ARCANJO

Aspiro abraçar o mercado de trabalho na área em que me for-mei. Licenciei-me em Contabilidade e Auditoria no ISTEG - Ins-tituto Superior de Tecnologia e Gestão. Estagiei numa empresa privada de Consultoria em Auditoria, mas busco outras opor-tunidades por isso tenho interesse em estagiar na minha área de formação (Contabilidade) em qualquer instituição pública ou privada.

I aspire to embrace the labour market in the field of my studies. I graduated in Accounting and Auditing at ISTEG - Institute of Technology and Management. I interned in a private Consulting in Audit company, but seek other opportunities so I am interested in traineeship does in my field of training (Accounting) in any public or private institution.

e-mail: [email protected]ÍSA FELISMINA

Através do Programa de estágios da CBE, procuro es-tágio na área de Recursos Humanos ou Administração. Sou licenciada em Administração Pública, Comércio e Finanças pelo Instituto Superior de Gestão Comércio e Finanças (ISGECOF). Caso lhe interesse o meu perfil, pre-disponho-me a partilhar mais informações pelo email abaixo.

I am looking for traineeship in the area of Human Resour-ces or Administration through the CBE traineeship Pro-gram. I have a degree in Public Administration, Commer-ce and Finance at the Institute of Trade, Management and Finance (ISGECOF). If you are interested in my profile I can provide more information by the below e-mail.

EUGÉNIO SIMBINE

Sou um jovem formado em Economia Monetária e Se-guros pelo ISTEG - Instituto Superior de Tecnologia e Gestão. Assim, através do Programa de Estágios da CBE busco oportunidades de estágio na minha área de for-mação em qualquer instituição pública ou privada.

I am a young graduate in Monetary Economics and In-surance at ISTEG - Institute of Technology and Manage-ment. Thus, I am looking for opportunities of traineeship in my field of training in any public or private institution through the CBE Traineeship Program.

e-mail: [email protected]

ARQUILAU MATSINHE

Sou finalista do nível técnico médio em Contabilidade pelo ICM - Instituto Comercial de Maputo. Pretendo pelo Progra-ma de Estágios da CBE adquirir mais experiencia através de uma oportunidade de estágio em qualquer empresa publica ou privada, em Contabilidade Geral ou Logística. Em caso de interesse e necessidade encontrem acima o meu email.

I am a finalist in technical level in Accounting at ICM - Commer-cial Institute of Maputo. I intend to acquire more experience in General accounting or Logistics with the CBE Traineeship Pro-gram and get a traineeship opportunity in any public or priva-te company. For more information or interest please contact through my email.

e-mail: [email protected]

e-mail: [email protected]

PROGRAMA DE ESTÁGIOSINSTAINSHIP PROGRAM

Page 13: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

PROGRAMA DE ESTÁGIOS 13INSTAINSHIP PROGRAM

Programa de estágios nas empresas

ESTÁGIOS NA SIEMENS MOÇAMBIQUECom o sucesso da Siemens em Moçambique existem várias vagas abertas para participar no Programa de Estágios nas áreas:MecatrónicaEletrotécnica/EletrónicaO estágio inclui:- Nos primeiros 2 anos o estágio decorrerá em Berlim na Alemanha. No 3º ano o

ESTÁGIOS NA ORPHADA Organização para Promoção da Paz e Desenvolvimento Humanitário (ORPHAD), está a recrutar Estagiários.- Assistente de Projectos e Pesquisa e Desenvolvimento; Requisitos:- Ter Licenciatura ou parte curricular terminada em Contabilidade, Auditoria, Gestão, Comércio, Finanças, Agro-Negócio ou áreas afins;- Ter experiência comprovada na área;

ESTÁGIOS NA VALECom este programa a Vale pretende dar oportunidades de desenvolvimento e experiência profissional aos jovens finalistas e recém-graduados de diversas áreas do ensino superior.Para isso, o estagiário é alocado a uma equipa de trabalho onde passa a realizar actividades relacionadas com a sua área de formação sob a supervisão de um mentor mais experiente. O Programa de Estágios tem a duração de um ano. No final, o estagiário tem a possibilidade integrar os quadros da empresa.Os candidatos selecionados e aprovados terão os seguintes benefícios:- Contrato a prazo- Subsídio de estágio- Subsídio de alimentação e de transporte- Seguro de saúde- Seguro de vidaEnvie o seu currículo para concorrera vagas na Vale Moçambique.- [email protected]

- Ter domínio de informática nos pacotes (MS Office, Excel, Access, PowerPoint);- Ter conhecimentos sobre inglês, projectos e gestão de carteira de clientes;- Disponibilidade de trabalho sob pressão. Mais detalhes visite http://emprego.mmo.co.mz/areas/vagas-para-estagiarios

estágio terá lugar também no teu país de origem.Duração do estágio: 3 anos e meio (Agosto 2016 – Fevereiro 2020);- Aulas de Alemão durante o estágio;- Alojamento (tudo incluído) próximo do local do estágio;- Bolsa de Estágio;- Voos;Para mais informações, novas vagas e candidaturas ao programa de estágios deve aceder à anúncio de estágio na Siemens Moçambique.

EM QUE ÁREAS GOSTARIA DE ESTAGIARwww.estagios.co.mz

Page 14: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

PUB14

Publicidade

Page 15: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

15

Espaço PME’s 06 de Junho 2016June 2016

IPEME e União dos Exportadoresda CPLP delineam estratégias

I PEME and the CPLP Exporters’ Union recently met in Maputo to outline an action plan, under the agreement sig-

ned last year, between the two entities. The meeting decided to develop training works, assistance for internationalization of the Mozambican SMEs, through export of their products, as well as communica-tion improvement of Small and Medium Enterprises in the country.The Chair person of the CPLP Exporters’ Union, Mário Costa, said that Mozam-bique needs to empower the country and “the country should not alwaysim-port, there is a need to also export its products because it has the capacity for export. So, we want to train people to run business”.Still in the wake of actions to be imple-mented, Mário Costa stated that the CPLP Exporters’ Union will focus on cooperation between companies wi-thin the community, linking them to the Mozambican SMEs. In turn, the IPEME Director-general, Dr. Claire Zimba stressed that training is very importance for Mozambican SMEs, but IPEME is also “interested in franchi-ses. We can select one or two national companies operating in the agribusi-ness industry, as a priority sector, and put them working with companies from other CPLP countries”. Besides the franchises, Zimba said that it is in the interest of the institution to make use of the Machava Industrial Park, where a business incubator will be created to boost SMEs.

O IPEME e a União dos Ex-portadores da CPLP reuni-ram-se recentemente em

Maputo, para delinear um plano de acção, ao abrigo do protocolo assinado ano passado entre as duas entidades. Do encontro, fi-cou decidido que serão desenvol-vidos trabalhos de formação, ass-sitência para internacionalização das PMEs moçambicanas, a partir da exportação dos seus produtos, bem como o melhoramento de co-municação ao mundo das Peque-nas e Médias Empresas do país.O presidente da União dos ex-postadores da CPLP, Mário Costa

disse que Moçambique precisa capacitar o país e “não pode estar a importar sempre, há uma neces-sidade de também exportar seus produtos porque tem capacidade para tal. Por isso nós queremos formar pessoas para fazer negó-cio”.Ainda na esteira das acções a se-rem implementadas, Mário Costa afirmou que a União dos Expor-tadores da CPLP irá previlegiar a cooperação entre empresas do es-paço da comunidade, ligando-as à PMEs moçambicanas.Por seu turno, o director-geral do IPEME, Dr. Claire Zimba sublinhou

que a formação é um aspecto de estrema importância para as PMEs moçambicanas, mas o IPEME está também “interessado nas fran-quias. Podemos seleccionar uma ou duas empresas nacionais, do ramo de agronegócio, como sec-tor prioritário, e colocá-las a tra-balhar com empresas de outros países da CPLP”.Para além das franquias, Zimba disse que é do interesse da ins-tituição fazer o aproveitamento do Parque Industrial da Machava, onde vai nascer uma incubadora de empresas, para dinamizar as PMEs.

IPEME and CPLP Exporters Union

outline strategies

IPEME divulga potencialidades do país no 1o Fórum Económico da CPLP

O IPEME marcou presença de destaque no I° Fórum Econó-mico Global da CPLP, cujo pal-

co foi a capital da República de Timor Leste - Díli. Durante a feira realizada

em paralelo com o evento, o IPEME fez a divulgação de fichas com perfil de empresários com o objectivo de promover produtos nacionais, iden-tificar parcerias estratégicas para as

PME’s moçambicanas. Por seu tur-no, o Instituto para a Promoção das Exportações, apresentou material informativo de CEPAGRI, INCAJU, CPI e INATUR, para além de produtos

como amêndoa de castanha de cajú, gergelim, arroz, feijão bóer e mapira, licores de laranja e ananás, para além de empresários ligados as áreas de auditoria, contabilidade, planeamen-to, seguro e finanças.Outros sectores de actividades re-presentados neste fórum, destacam--se os dos transportes, engenharia e construção civil.

IPEME presents the country’s potential in the 1st CPLP Economic Forum

I PEME marked prominent presence in the 1st CPLP Global Economic Forum held in Díli, the capital city

of the Republic of East Timor. During the fair carried out in parallel with the event, IPEME made an introduction of the Entrepreneur Profile handouts ai-med at promoting domestic products, identifying strategic partnerships for Mozambican SMEs. In turn, the Ins-titute for the Promotion of Exports

presented informative material from CEPAGRI, INCAJU, CPI and INATUR, besides products such as cashew nut, sesame, rice, pigeon peas and millet, orange and pineapple liqueurs, as well as businessmen linked to audi-ting, accounting, planning, insurance and finance.Transports, engineering and construc-tion are the other sectors of activity represented in this forum.

ESPAÇO PME’S

Page 16: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

SUPLEMENTO INEFP16

SUPLEMENTO No 38 Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional

06 de Junho . June 2016

Plataforma para melhoria das qualificações dos trabalhadores moçambicanos

Qualification improvement platform for Mozambican workersINEFP gave a landmark step in its history with the ope-ning of the Metal and Mechanical Vocational Training Centre (CFPM) with the official visit by the President of Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, last May. The act takes place within the Portugal – Mozambique Cooperation framework in education and vocational training for employment and technological develop-ment of Mozambican companies.

T hus, two new Laboratories were inaugurated, one that will allow for testing for cer-

tification of welders granted by the Portuguese Cooperation, and another for learning and practice in the field of Automation granted by SIEMENS. The technical entities supporting the project are CENFIM and CEFOSAP, Vocational Training Centres based in Portugal, and also in the field of Automation, ATEC – Training Academy, with German--Portuguese Volkswagen Autoeuro-pa, Siemens, Bosch and the Cham-ber of Commerce and Industry.This cooperation project celebrates the 17th anniversary. The same will be translated into annual training of about 400 young people in se-veral areas of engineering, which overwhelmingly enter the labour market either through self-employ-ment or their insertion in the pro-ductive units. There are now more than 6.000 for-mer trainees in professions such as:

Welders, Machine Tool Operators (lathe and milling machine), In-dustrial Electricity, Maintenance and Industrial Electromechanical, Renewable Energy, Computer As-sisted Drawing – CAD, Industrial Automation, Administrative Tech-nicians and Computer Operators and other specific areas in accor-dance with the needs of compa-nies and organizations. The Portuguese Cooperation su-pport will be highlighted, which has contributed to equipping the Centre with modern equipment for the practice of their respective professions, as well as the techni-cal and financial support in trai-ning of trainers and preparation of training courses to be taught.With the completion of this pro-ject, the conditions are created to contribute in a structured and systematized way not only to improving skills of Mozambican workers, but also to enhance pro-ductivity growth of Companies as a means to better position them-selves in the Southern Africa wider market.

C om efeito, foram inaugurados dois novos Laboratórios, um que permitirá a realização de

ensaios com vista à certificação de soldadores oferecido pela Coopera-ção Portuguesa, e outro para apren-dizagem e prática na área da Auto-mação oferecido pela SIEMENS.  As entidades técnicas que dão apoio ao projeto são o CENFIM e CEFOSAP, Centros de Formação Profissional de Portugal, e também na área da Automação a ATEC- Academia de Formação, que tem como Empresas Promotoras a Volkswagen Autoeuro-pa, Siemens, Bosch e Câmara de Co-mércio e Indústria Luso-Alemã.Este projeto de cooperação comemo-ra o 17.º aniversário. O mesmo se tra-duz na formação anual de perto de 400 jovens nas mais diversas áreas de metalomecânica, os quais na sua esmagadora maioria ingressam no mercado de trabalho quer por via do auto-emprego ou da sua inserção nas unidades produtivas. São já mais de 6.000 os ex-for-mandos do Centro, em profissões como: Soldadores, Operadores de Máquinas Ferramenta (torno e fre-

sadora), Eletricidade Industrial, Manutenção e Eletromecânica In-dustrial, Energias Renováveis, De-senho Assistido por Computador – CAD, Automação Industrial, Téc-nicos Administrativos e Operadores de Computador e outros de caráter específico de acordo com as neces-sidades de empresas e entidades. Será realçado o apoio da Coopera-ção Portuguesa, que tem contribuído para o apetrechamento do Centro com os mais modernos equipamen-tos para a prática das respetivas pro-fissões, bem como o apoio técnico e financeiro na formação dos forma-dores e preparação dos cursos de formação a ministrar.Com a concretização deste projeto, estão criadas as condições para que de uma forma estruturada e siste-matizada se possa contribuir não só para a melhoria das qualificações dos trabalhadores moçambicanos, mas também para potenciar acrésci-mos de produtividade das Empresas como forma de melhor se inserirem num mercado mais vasto que é o da África Austral.

No âmbito da visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, em Maio passa-do, o INEFP deu um passo marcante da sua história, com a inauguração do Centro de Formação Profissional Metalome-cânica (CFPM). O acto acontece no quadro da Cooperação Portugal – Moçambique, na vertente educação e a formação profissional para o emprego e desenvolvimento tecnológico das empresas Moçambicanas.

Page 17: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

1717

Centro de Formação Profissional Sector Terciário

Av. 24 de Julho, No 563, Cidade de Maputo

Centro de Formação Profissionalde Electrotecnia

Av. FPLM, No 1707, Cidade de Maputo

Centro de Formação Profissional da Machava

Av. das Industriais, No 398, Província de Maputo

Centro de Formação Profissionalde Xai-Xai

Rua Martires da Revolução (atrás do Palácio dos Casamentos)

Província de Gaza

Centro de Formação Profissionalda Maxixe

Av. Patrice Lumumba, No 122 B. Chambone, No 6

Província de Inhambane

Centro de Formação Profissional da Beira

R. Viera d Rocha (Munhava) Província de Sofala

Centro de Formação Profissionalde Chimoio

Estrada Nacional 6Bairro Agostinho Neto Província de Manica

Centro de Formação Profissionalde Quelimane

Bairro de Sampene Estrada Nacional 7

Província da Zambézia

Centro de Formação Profissionalde Tete

Av. da Liberdade, Nr. 108, Província de Tete

Centro de Formação Profissional de Lichinga

Bairro Namacula, Rua da MatamaProvíncia de Niassa

CENTROS DE FORMAÇÃOPROFISSIONALSUPLEMENTO No 38

Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional

06 de Junho . June 2016

M arcaram presença diferen-tes actores do mercado, empregadores, trabalha-

dores, jovens estagiários e finalistas, provedores de emprego e formação profissional, empresas e agências recrutadoras de mão-de-obra, em-presas multinacionais, académicos, engenheiros dos diferentes ramos de actividade, governantes, entre ou-tros.

O encontro visava mais uma vez, divulgar o Regulamento sobre Está-gios Pré-Profissionais, aprovado pelo decreto Nr. 35/2013 de 2 de Agosto, como também fazer uma reflexão conjunta e busca de experiências prá-ticas com os diferentes actores, no concernente à preparação de jovens e candidatos a emprego para o merca-do laboral, tendo em conta as novas exigências e a dinâmica do mercado.

Além de painéis e temas que nortea-rão os trabalhos da Conferência, de-correu em simultâneo uma exposição de artigos produzidos pelo Centro de Formação do INEFP ao nível da cida-de capital.Refira-se que a aplicação prática do decreto que institui a realização de es-tágios pré-profissionais no país ainda não está devidamente massificada e o objectivo da sua aprovação ainda não

está a ser concretizado plenamente porque continua a ser difícil para os finalistas conseguirem vagas para a realização de estágios profissionais.Neste contexto, considera-se urgente a divulgação para que seja conhecido e que haja um envolvimento pleno das partes na concretização desde instrumento. Aliás, esta constitui uma das principais recomendações do evento.

Capital Maputo promoveuempregabilidade para os jovensA capital Maputo acolheu no passado dia 26 de Maio, a Conferência Provincial sobre Está-gios Pré-Profissionais, evento organizado pelo INEFP ao nível da delegação da cidade de Maputo, que decorreu sob lema “Promovendo Empregabilidade para os Jovens”.

D ifferent market stakehol-ders attended the event including employers, em-

ployees, young trainees and fina-lists, employment and vocational training providers, companies and recruitment agencies, multinatio-nals, the academia, engineers from different industries, political lea-ders, and others.The meeting was aiming at once

again disseminating the Regulation on Pre-professional Traineeships, approved by the decree number 35/2013 of August 2, as well as make a joint reflection and search of practical experiences with the different stakeholders, with regard to the preparation of young people and job seekers to the labour mar-ket, taking into account the new re-quirements and market dynamics.

Besides panels and themes that will guide the work of the Con-ference, a parallel exhibition of goods produced by INEFP training centre at the capital city level was held.The practical application of the de-cree establishing the achievement of traineeships in the country is not yet properly disseminated to the masses and the objective of

its approval is still not being fully implemented because it remains difficult for finalists to get trainee-ships.In this context, dissemination is considered urgent so that it is kno-wn and that there full involvement of the parties in the realization of the instrument. As a matter of fact, this is one of the main recommen-dations of the event.

The Maputo capital city hosted the Provincial Conference on Pre-professional Traineeships last May 26, an event orga-nized by INEFP at the Maputo city delegation level, held under the theme “Promoting Employability for Young people”.

Maputo promoted employability for young people

SUPLEMENTO INEFP

Page 18: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

Centro de Promoção de InvestimentosInvestment Promotion Centre

República de Moçambique

CPI18

Projectos aprovados em 2015 por sector de actividade

Projects Approved in 2015 by Sector of Activity

Figura 1 Investimento Aprovado por Sector[Approved Investment by Sector]

C onheça os projectos de inves-timento submetidos ao CPI - Centro de Promoção de In-

vestimentos, de Janeiro a Dezembro de 2015, para efeitos de autorização

nos termos da Lei n° 3/93, de 24 de Junho (Lei de Investimentos), e do respectivo Regulamento.Durante o período, os três (3) princi-pais sectores com maior número de

projectos aprovados foram: Serviços (105), Indústria (85) e Transporte & Comunicações (79).De um total de USD 1,787,177,802.29 de volume de investimentos apro-

K now the investment invest-ment projects submitted to CPI - Investment Promotion

Centre, from January to December 2015, for authorization pursuant to Law No. 3/93 of 24 June (Law Invest-

ment) and its Regulations.The three (3) main sectors with the largest number of pro-jects approved were: Services (105), Industry (85) and Trans-port & Communications (79).

From a total volume of invest-ments of USD 1,787,177,802.29 registered during this period, the industry sector ranks first with 36.20%, Services in 2nd place with 26.69% and Construction & Pu-

blic Works in 3rd place with 17:36%. In terms of employment, the highlights are the Industry (32.59%), Services (26.96%) and Agriculture and Agro-industry (15.69%) sec-tors.

vados no período, o sector de Indús-tria ocupa a primeira posição com 36.20%, Serviços na 2ª posição com 26.69% e Construção & Obras públi-cas na 3ª posição com 17.36%. Em termos de emprego, os destaques vão para os sectores de Indústria (32.59%), Serviços (26.96%) e Agricul-tura & Agro-indústria (15.69%).

Page 19: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

REFORMADO RETIRED 19

“Sou meio reformado”Carlos Luís dos Santos Hon´wana deixa o seu tes-temunho em torno da longa carreira, volvidos 35 de trabalho na Rádio Moçambique. O nosso entre-vistado segredou-nos que “não se sente reformado simplesmente porque mudou de actividades…”

Bilhete de Identidade

Carlos Hon´wana nasceu em 1949, no bairro de Chamanculo, arredores da antiga cidade de Lourenço Marques, actual Ma-puto. Iniciou os estudos na Escola de Pri-mária Oficial de Umbeluzi em 1956. Depois do incidente mal explicado, matriculou-se na Escola da Missão em Boane onde estu-dou até a 3ª classe. Já a 4ª classe, voltou a frequentar na Escola Oficial de Umbeluzi. Mais tarde, estudou durante dois anos na Escola Secundária General Joaquim José Machado (actual sede da UP). De seguida, teve uma breve passagem pela Escola Co-mercial Dr. Azevedo e Silva (actual Escola Comercial). Em 1965, ingressa no Seminá-rio Menor do Cristo da Namaacha. Volvi-dos cinco anos em Namaacha, segue para o Seminário Maior São Pio X onde cursou Filosofia até ao 2º ano. Já a entrar para o 3º ano, interrompe os estudos, por razões políticas. É assim que mais tarde, retomo os estudos já na Escola dos Estudos Ge-rais Universitários de Moçambique (actual UEM), onde frequentou Direito e Econo-mia, apenas um ano. Já em 1994 decido

C arlos Hon´wana refor-ma na Rádio Moçam-bique a 9 de Outubro

de 2010. Conta que o seu percurso profissional foi ex-celente, não havendo razões de queixa…! Actualmente a gozar da reforma, diz não se

sentir reformado, pois achou que ainda têm muito a dar e a aprender. Presentemente apli-ca o seu tempo aos estudos, pois para além de ser docente, também é estudante.Como que a rebobinar o seu trajecto profissional, o nosso

ID

Carlos Hon’wana was born in 1949, in Chamanculo district, outskirts of the ancient Lourenço Marques city, now Maputo. He started his studies in Umbe-luzi Primary School in 1956. After a poorly explai-ned incident, he enrolled at the Boane Missionary School where he studied up to grade 3. And he completed his grade 4 in Umbeluzi Primary School. Later, he studied for two years at Joaquim José Machado Secondary school General (today UP headquarters). Then he had a short stay at Dr. Aze-vedo e Silva Commercial School (now Commercial School). In 1965, he joined the Christ Seminary of Namaacha. Five years later in Namaacha, he went to Saint Pio X Seminary where he studied Philoso-phy until the 2nd year. When he was about to enter the 3rd year, he stopped his studies for political reasons. Later on, he resumed his studies at the College of General University Studies of Mozambi-que (now UEM), where he studied Law and Econo-mics, for just a year. In 1994 I decided to return back to UEM to attend the course in Linguistics, having completed the degree in 1999. In 2010 he returned back to UEM for the master’s degree in linguistics.

C arlos Hon’wana was retired from Rá-dio Moçambique on October 9, 2010. He said that his career was excellent,

and that there was no reason to complain …! Currently enjoying his retirement, he says not to feel as a retired person, becau-se I think that I still have a lot to give and to learn. At present he devotes his time to stu-dies, for besides teaching, he is also a stu-dent as well. Like rewinding his career, our interviewee says that he had no trouble to enter the working life. “My first job was dealing with contentious issues, in a company that was commissioning the VW brand. At the time I was attending the course of Law. I worked in that company for six months in control of payments. In April 14, 1975 I joined Rádio Moçambique, as news editor. As a matter of fact, my entry at Rádio Moçambique was optional. However, Carlos Hon’wana looks at present as being difficult for young people. “Today it is not easy to get job, especially for you-ng people with no work experience. As a teacher, I try always to instil in my students the need to be employer (enterprising) and not just to be employed. Furthermore, I feel that there is need for us to train brains for the country. And, we need to be humble in order to learn from those who have know how, but for that to happen we need to take off the academic titles. Science is acquired through humility. An arrogant never learns. The straw does not anything by itself. One needs to be creative in any area”, he conclu-ded with an advice.

Carlos Luís dos Santos Hon’wana leaves his testimony around his long career, after 35 of work at Rá-dio Moçambique. Our interviewee whispered to us that “he does not feel retired just because he chan-ged activities …”

“I am a half retired”

interlocutor diz não ter tido dificuldades para ingressar na vida laboral. “O meu pri-meiro emprego foi na área de contenciosos, numa empresa que agenciava a marca VW. Na altura frequentava o cur-so de Direito. Trabalhei nessa empresa durante seis meses desempenhando a função de controlo dos pagamentos. Já em 14 de Abril de 1975 in-gresso na Rádio Moçambique, como Redactor Noticialista. Aliás, a minha entrada na Rá-dio Moçambique foi opcional.No entanto, Carlos Hon´wana olha o tempo presente, como sendo de dificuldades para os jovens. “Hoje não é fácil arranjar emprego, sobretudo para os jovens sem experiên-cia profissional. Na qualidade de docente, procuro sempre incutir nos meus estudantes a necessidade de serem empre-gadores (empreendedores) e não empregados. Por outro lado, sinto que há necessi-dade de formarmos cérebros para este país. Por outro lado, há que ser humilde para poder aprender dos que possuem a prática, mas para tal urge despir os títulos académicos. A ciência adquire-se através da humildade. Um arrogante nunca aprende. O canudo por si não faz nada. É preciso ser criativo em qualquer área”, re-matou em jeito de conselho.

voltar à UEM para frequentar o curso de Linguística, tendo feito a licenciatura em 1999. Em 2010 retorna à UEM para fazer o mestrado em linguística.

Page 20: Recrutamento Selecção - cbe.co.mz · das empresas Moçambicanas. De Janeiro a Dezembro de 2015, vários projectos ... Maputo Rua Justino Chemane, No 237, Sommerschield II Maputo

DOOR OF SUCESSPORTA DE SUCESSO20

Recrutamento& Selecção

Pharmaceutical technician with secured credits

Técnico farmacêutico de créditos firmadosJoel António Félix Napita, licenciado em Farmácia pela Univer-sidade dos Estudos de Nápoles Federico II em Itália é técnico farmacêutico de créditos firmados, quiçá, o seu rico percurso profissional dispensa qualquer adjectivo. Desde Dezembro de 2015, por intervenção da CBE Southern Africa trabalha como Delegado e Director Técnico da Eurofarma em Moçambique.

N apita conheceu a CBE Southern Africa – agência de emprego, es-poradicamente. Narra o nosso

entrevistado que foi contactado telefoni-camente pela consultora Flávia Nhapos-sa e daí iniciou o processo de entrevistas e testes de avaliação que culminou com a sua contratação para o actual cargo que ocupa. Para Joel Napita o processo de recrutamento decorreu normalmente e com muito profissionalismo. O interlo-cutor refere que a CBE foi um trampolim para o actual emprego que ele ocupa, pois, já ansiava trabalhar num noutro nível, particularmente instituição inter-

nacional. Sobre os desafios que têm pela frente Napita revela: “Através da minha larga experiência, tenho a missão de ins-talar a empresa Eurofarma em Moçambi-que com todas as exigências de padrão elevado que definem a Eurofarma e a sua actividade”.Num outro ângulo, instado a falar sobre a questão do emprego, Joel Napita afir-mou que o acesso ao emprego têm sido um grande problema para os jovens re-cém-formados. “Sendo esta uma situa-ção crítica, penso que o ideal seria que as pessoas arregaçassem as mangas enve-redasse pelo auto- emprego”, apontou.

Joel António Félix Napita, graduate in Pharmacy at the University of the Nápoles Federico II Studies in Italy is a pharmacy technician with secured credits, perhaps, his rich career needs no adjective. From December 2015, through the intervention of CBE Sou-thern Africa, works as Delegate and Technical Director at Eurofarma in Mozambique.

N apita got to know about CBE Southern Afri-ca – employment agency sporadically. Our interviewee says that he was contacted by

telephone by Flavia Nhapossa and then began the interviews process and assessment tests that cul-minated with his appointment to his current posi-tion. For Joel Napita, the recruitment process took place normally and with great professionalism. The interviewee states that CBE was a springboard for his current job, as he already longed to work in another level, particularly in an international insti-tution. Talking about the challenges that lie ahead Napita reveals: “Through my extensive experience, I have the mission to install the Eurofarma Company in Mozambique with all the high standard require-ments that define Eurofarma and its activity”.In another angle, asked to talk about the issue of employment, Joel Napita said that access to em-ployment has been a major problem for young gra-duates. “Since this is a critical situation, I think the ideal would be that people would roll their sleeves up and focus on self-employment”, he said.

BI de NapitaJoel António Félix Napita nasceu em Maputo, no dia 07.07.1962. É casado e pai de 3 filhos.O seu percurso estudantil que iniciou em 1967, ano em que fez a Pré Primária no antigo Centro de Xipamanine. Fez da 1a a 4a classe na Escola Primária da Munhuana no Bairro Indígena e em seguida o primeiro ciclo na Escola Primária General Machado.Da 6a a 8a classes foram feitas na Escola Secundária da Polana. Depois passou para a Es-cola Secundária Josina Machel para fazer a 9a classe. No mesmo ano foi afecto ao Minis-tério da Saúde, entidade que o enviou ao Instituto de Ciências de Saúde de Maputo onde fez o curso Técnico de Farmácia de 1983 a 1985. Concluído o curso, foi enviado a Pemba por 3 meses e logo depois foi chamado de volta a Maputo para cumprir o SMO em Maio de 1985. Enquanto cumpria o SMO matriculou na Escola Secundária Francisco Manyanga onde concluiu o ensino secundário. Seguidamente, ingressou na UEM para fazer Engenha-ria Química, tendo interrompido volvido um ano para seguir os estudos na Itália durante 6 anos.Quando regressou continuou a trabalhar no Ministério da Defesa como inspetor e como Administrador e chefe do departamento da Administração e Gestão. Em 2011, foi enviado para o IGEPE onde desempenhou as funções de Director Técnico na Medimoc. De recordar que de 1999 a 2006 trabalhou na Medimoc onde desempenhou as funções de Director Comercial.

Napita IDJoel António Félix Napita was born in Maputo, on July 7, 1962. He is married and father of 3 children.He started his studies in 1967, when he made his Pre- Primary School in the former Xipamanine Centre. From standard 1 to standard 4 he stu-died at Munhuana Primary school in the Indigenous Neighbourhood and next the first cycle in the General Machado Primary school.He completed his standard 6 to standard 8 at Polana Secondary School. Then he went to Josina Machel Secondary School to complete standard 9. In the same year he was allocated to the Ministry of Health, an entity that sent him to the Health Sciences Institute of Maputo where he completed the course of Pharmacy from 1983 to 1985. After com-pleting the course, he was sent to Pemba for 3 months and soon after-wards he was called back to Maputo to the Army (SMO) in May 1985. While serving the Army he enrolled in Francisco Manyanga Secondary School where he completed secondary school education. Then he en-rolled at UEM (Universidade Eduardo Mondlane) for Chemical Enginee-ring, having stopped a year after he started his studies to pursue studies in Italy for 6 years.When he returned back from Italy, he continued working at the Ministry of Defence as inspector and as Manager and Head of Administration and Management Department. In 2011, he was sent to IGEPE where he held the position of Technical Director at Medimoc. From 1999 to 2006 he worked at Medimoc where he served as Commercial Director.