reconstruÇÃo do sorriso com facetas indiretas … · meio da técnica da silhueta e as...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 46 RECONSTRUÇÃO DO SORRISO COM FACETAS INDIRETAS DE PORCELANA Genine Moreira de Freitas Guimarães 1 ; Maria Cecília Veronezi 2 ; Marcela Pagani Calabria 2 ; Natalia de Cassia Dega 1 ; Karin Cristina da Silva Modena 2 1 Aluna de graduação do Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru/SP. - [email protected] 2 Profa. Dra. do Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru/SP. A confecção de restaurações cerâmicas, com resultados estéticos, funcionais e duradouros adequados, se tornou possível graças ao avanço dos próprios materiais cerâmicos e da técnica adesiva. Uma das técnicas restauradoras indiretas que tem se destacado são as facetas de porcelana. Paciente do sexo feminino procurou a Universidade do Sagrado Coração relatando que a cor e o tamanho dos seus dentes anteriores superiores a incomodavam. No exame clínico, constatou-se que os dentes 13 ao 23 possuíam facetas diretas de resina composta insatisfatórias e, além disso, apresentava agenesia do elemento 12. O planejamento proposto foi a confecção de facetas indiretas de porcelana (IPS E.max, Ivoclar Vivadent). Inicialmente foi obtido modelo de estudo para a realização do enceramento diagnóstico e confecção de mock-up em resina bis-acrílica, para possibilitar a pré-visualização do resultado final do tratamento pelo paciente e pelo profissional. Os dentes 13 a 23 foram preparados por meio da técnica da silhueta e as restaurações provisórias foram realizadas com resina composta. A moldagem foi feita pela técnica da dupla moldagem com a utilização do fio retrator e silicona de adição. Feita a prova das facetas ao preparo, procedeu-se com a escolha da cor do cimento a ser utilizado por meio do uso da pasta “Try in” do cimento resinoso Allcem Veneer (FGM). Em seguida, realizou-se o preparo das peças e das estruturas dentais para a cimentação. Além de proporcionar excelentes resultados estéticos, as facetas de porcelana possibilitam a preservação da estrutura dental por necessitar de menor desgaste quando comparado as coroas totais. Palavras-chave: Porcelana. Facetas. Estética.

Upload: hoanganh

Post on 16-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 46

RECONSTRUÇÃO DO SORRISO COM FACETAS INDIRETAS DE PORCELANA Genine Moreira de Freitas Guimarães1; Maria Cecília Veronezi2; Marcela Pagani Calabria2; Natalia de Cassia Dega1; Karin Cristina da Silva Modena2 1Aluna de graduação do Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru/SP. - [email protected] 2Profa. Dra. do Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru/SP.

A confecção de restaurações cerâmicas, com resultados estéticos, funcionais e duradouros adequados, se tornou possível graças ao avanço dos próprios materiais cerâmicos e da técnica adesiva. Uma das técnicas restauradoras indiretas que tem se destacado são as facetas de porcelana. Paciente do sexo feminino procurou a Universidade do Sagrado Coração relatando que a cor e o tamanho dos seus dentes anteriores superiores a incomodavam. No exame clínico, constatou-se que os dentes 13 ao 23 possuíam facetas diretas de resina composta insatisfatórias e, além disso, apresentava agenesia do elemento 12. O planejamento proposto foi a confecção de facetas indiretas de porcelana (IPS E.max, Ivoclar Vivadent). Inicialmente foi obtido modelo de estudo para a realização do enceramento diagnóstico e confecção de mock-up em resina bis-acrílica, para possibilitar a pré-visualização do resultado final do tratamento pelo paciente e pelo profissional. Os dentes 13 a 23 foram preparados por meio da técnica da silhueta e as restaurações provisórias foram realizadas com resina composta. A moldagem foi feita pela técnica da dupla moldagem com a utilização do fio retrator e silicona de adição. Feita a prova das facetas ao preparo, procedeu-se com a escolha da cor do cimento a ser utilizado por meio do uso da pasta “Try in” do cimento resinoso Allcem Veneer (FGM). Em seguida, realizou-se o preparo das peças e das estruturas dentais para a cimentação. Além de proporcionar excelentes resultados estéticos, as facetas de porcelana possibilitam a preservação da estrutura dental por necessitar de menor desgaste quando comparado as coroas totais. Palavras-chave: Porcelana. Facetas. Estética.