quÍmica energias químicas no cotidiano – biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 quÍmica...

10
91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, Energia Nuclear, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Geotérmica e Energia Hidráulica. 1. Biocombustíveis – Etanol e Biodiesel. Os biocombustíveis são produzidos a par- tir da biomassa. São renováveis, já que as safras dos vegetais utilizados para produzir biocombus- tíveis são de 1 ano. Provocam menos problemas ambientais quando comparados com os combustíveis fós- seis, pois não provocam chuva ácida, não há enxofre na composição dos biocombustíveis e provocam pouco efeito estufa, pois o CO 2 libera- do na queima dos biocombustíveis é reabsorvido pelo processo de fotossíntese. O etanol é produzido pelo processo de fermentação alcoólica. O açúcar é retirado de um vegetal e passa pelo processo de fermentação, seguido de uma destilação fracionada. A fermentação consiste em duas etapas: I.Hidrólise da sacarose: C 12 H 22 O 11 (s) + H 2 O (l) C 6 H 12 O 6 (s) + C 6 H 12 O 6 (s) Sacarose glicose frutose II. Fermentação: C 6 H 12 O 6 (s) 2C 2 H 5 OH (l) + 2CO 2 (g) etanol No processo de fermentação há aqueci- mento e também a utilização de catalisadores biológicos. O Brasil retira sacarose da cana-de-açú- car, os EUA do milho e a UE (União Européia) da beterraba. A produtividade por cana-de-açúcar é maior, ou seja, se produz mais etanol com custo menor e ainda se polui menos produzir etanol a partir da cana. Nem tudo na produção do etanol no Brasil é maravilha. Um dos problemas é que se trata de uma monocultura. Outro é que os resíduos da cana (bagaço e folhas) são queimados além de uma mão de obra quase escrava. Um dos fatores muito comentados recentemente é que a alta produtividade de etanol pode provocar uma crise mundial de alimentos, pois o agricultor brasileiro está deixando de plantar alimento para plantar cana-de-açúcar. O biodiesel é produzido pelo processo de transesterificação. É extraído um óleo vegetal e a partir dele se produz o biodiesel. As principais culturas vegetais utilizadas são a mamona, girassol, dendê e soja. O biodiesel foi descoberta por volta de 1980, por um cearense, professor Expedito Pa- rente da UFC. O elevado custo fez com que ele não fosse aproveitado de imediato. Somente em 2005 o governo brasileiro criou uma lei obrigan- do a mistura de biodiesel ao diesel oriundo do petróleo. Inicialmente, 2%, atualmente 5% e há perspectiva de aumento para 10% em 2014. A alta produtividade de biodiesel também pode provocar uam crise mundial de alimentos assim como o etanol.

Upload: others

Post on 14-Apr-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

91

QUÍMICA

Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Geotérmica e Energia Hidráulica.

1. Biocombustíveis – Etanol e Biodiesel. Os biocombustíveis são produzidos a par-tir da biomassa. São renováveis, já que as safras dos vegetais utilizados para produzir biocombus-tíveis são de 1 ano. Provocam menos problemas ambientais quando comparados com os combustíveis fós-seis, pois não provocam chuva ácida, não há enxofre na composição dos biocombustíveis e provocam pouco efeito estufa, pois o CO2 libera-do na queima dos biocombustíveis é reabsorvido pelo processo de fotossíntese. O etanol é produzido pelo processo de fermentação alcoólica. O açúcar é retirado de um vegetal e passa pelo processo de fermentação, seguido de uma destilação fracionada. A fermentação consiste em duas etapas:I.Hidrólise da sacarose:C12H22O11 (s) + H2O (l) → C6H12O6 (s) + C6H12O6 (s)Sacarose glicose frutose

II. Fermentação:C6H12O6 (s) → 2C2H5OH (l) + 2CO2 (g) etanol No processo de fermentação há aqueci-mento e também a utilização de catalisadores biológicos. O Brasil retira sacarose da cana-de-açú-car, os EUA do milho e a UE (União Européia) da beterraba. A produtividade por cana-de-açúcar é maior, ou seja, se produz mais etanol com custo menor e ainda se polui menos produzir etanol a partir da cana.

Nem tudo na produção do etanol no Brasil é maravilha. Um dos problemas é que se trata de uma monocultura. Outro é que os resíduos da cana (bagaço e folhas) são queimados além de uma mão de obra quase escrava. Um dos fatores muito comentados recentemente é que a alta produtividade de etanol pode provocar uma crise mundial de alimentos, pois o agricultor brasileiro está deixando de plantar alimento para plantar cana-de-açúcar. O biodiesel é produzido pelo processo de transesterifi cação. É extraído um óleo vegetal e a partir dele se produz o biodiesel. As principais culturas vegetais utilizadas são a mamona, girassol, dendê e soja.girassol, dendê e soja.

O biodiesel foi descoberta por volta de 1980, por um cearense, professor Expedito Pa-rente da UFC. O elevado custo fez com que ele não fosse aproveitado de imediato. Somente em 2005 o governo brasileiro criou uma lei obrigan-do a mistura de biodiesel ao diesel oriundo do petróleo. Inicialmente, 2%, atualmente 5% e há perspectiva de aumento para 10% em 2014. A alta produtividade de biodiesel também pode provocar uam crise mundial de alimentos assim como o etanol.

Page 2: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

92

QUÍMICA

2. Energia Nuclear É obtida pela fissão de núcleos de átomos. Esse processo libera uma enorme quantidade de energia. Os principais elementos utilizados na obtenção de energia nuclear são urânio, tório e o plutônio, sendo o primeiro usado em maior quantidade. Na natureza o Urânio é encontrado, principalmente, na forma de dois isótopos, o 238U (99% de abundância) e o 235U (1% de abundância) sendo o isótopo menos abundante o que sofre fissão nuclear. Daí a necessidade de enriquecer o urânio, isto é, transformar o 238U em 235U. Quando esse enriquecimento é feito de 3% até 20% o objetivo é produzir energia elétrica. Já se enriquecimento for feito até 80% ou mais aí o objetivo é produzir armas nucleares.

16% de toda energia no mundo vem da energia nuclear. No Brasil somente 3% da ener-gia gerada tem origem nas usinas nucleares de Angra dos Reis. As principais vantagens da energia nu-clear são: alto rendimento, não causa efeito estu-fa nem chuva ácida. As principais desvantagens são: combustível não-renovável, poluição térmi-ca das águas, risco de acidentes nucleares, lix nuclear e o risco de fins bélicos. No estado do Ceará existe uma mina de urânio na cidade de Santa Quitéria. A exploração da mina deve começar em 2014.

3. Energia Eólica A fonte de energia é o vento que move ao aerogeradores (turbinas na forma de cataven-tos), produzindo energia elétrica. A energia eólica é renovável e limpa, não provocando efeito estufa nem chuva ácida. En-tretanto, a energia eólica provoca poluição sono-ra e se as turbinas forem instaladas em regiões de migrações de pássaros podem ocorrer coli-sões. Em relação ao resto do mundo, o Brasil ainda produz pouca energia elétrica a partir dos ventos, mas tem enorme potencial de crescimen-to.

Fonte: GWEC - Global Wind Energy Council

A capacidade eólica brasileira instalada em seus 108 parques alcançou 2,5 gigawatts (GW) no ano de 2012, crescimento de 73% em relação a 2011, segundo o balanço anual divulgado nes-ta segunda-feira pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Com isso, esse tipo de energia respondeu, no ano passado, por 2% da matriz elétrica do País.

O estado do Ceará apresenta vários parques eólicos.

Page 3: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

93

QUÍMICA

4. Energia Solar A fonte de energia é o sol, ou seja, a ener-gia luminosa é transformada em energia elétrica ou energia mecânica, utilizando os painéis sola-res. É uma energia limpa, pois não provoca efeito estufa nem chuva ácida e pode ser con-siderada uma energia renovável. As desvanta-gens é que essa energia depende das condições atmosféricas, ainda apresenta um alto custo e ela necessita de armazenamento. As formas de armazenamento ainda não são muito eficientes, pois as baterias não apresentam uma grande ca-pacidade de carga. A primeira usina de energia solar instala-da no Brasil está no município de Tauá, no in-terior do Ceará. O Brasil tem grande potencial dessa fonte de energia, pois recebemos muita incidência solar.

Usina solar em Tauá

5. Energia Geotérmica Essa energia utiliza o calor do subsolo. Em alguns reservatórios subterrâneos encontra-se água e vapor que são drenados até uma cen-tral geotérmica para que ocorra a transformação em energia elétrica pelo movimento das pás de uma turbina. É uma energia não-renovável de baixo rendimento. Não há usinas geotérmicas no Brasil.

6. Energia Hidráulica É a matriz energética brasileira. A queda de águas dos rios é transformada em energia elétrica através da movimentação das turbinas. Na geração da energia não há liberação de gases de efeito estufa, entretanto na constru-ção das usinas há diversos impactos ambientais,

Page 4: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

94

QUÍMICA

pois o alagamento provocado pelo represamento das águas destrói ecossistemas, obrigando des-locamentos de populações humanas e de outros animais. Atualmente também se considera que as usinas podem agravar o efeito estufa, pois as plantas que morrem nas áreas alagadas sofrem decomposição, liberando metano (CH4), gás que apresenta forte infl uência no aquecimento global. apresenta forte infl uência no aquecimento global.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEMQUESTÃO 01 - (Enem 2004 - H19) - As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensifi cou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental:

a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.

b) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.

c) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.

d) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.

e) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.

QUESTÃO 02 - (H07) - O uso de combustíveis causa grande impacto ambiental nas grandes cidades, pois há a liberação de gases poluentes e de material particulado devido à combustão incompleta. Considerando apenas a composição dos combustíveis que causam esse impacto, têm-se, em ordem crescente (menor para maior impacto ambiental):

a) etanol < gasolina < diesel. b) diesel < gasolina < etanol. c) gasolina < etanol < diesel. d) etanol < diesel < gasolina. e) gasolina < diesel < etanol.

QUESTÃO 03 - (UNESP - H27) - A queima dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), assim como dos combustíveis renováveis (etanol, por exemplo), produz CO2 que é lançado na atmos-fera, contribuindo para o efeito estufa e possível aquecimento global. Por qual motivo o uso do etanol é preferível ao da gasolina?

a) O etanol é solúvel em água. b) O CO2 produzido na queima dos combus-

tíveis fósseis é mais tóxico do que aquele produzido pela queima do etanol.

c) O CO2 produzido na queima da gasolina contém mais isótopos de carbono-14 do que aquele produzido pela queima do eta-nol.

d) O CO2 produzido na queima do etanol foi absorvido recentemente da atmosfera.

e) O carbono do etanol é proveniente das águas subterrâneas.

QUESTÃO 04 - (H19) - Leia as informações a seguir sobre o biodiesel.- A primeira usina de biodiesel no país foi inau-gurada no dia 24 de março de 2005. Estudos indicam que esse produto é um combustível de queima limpa, derivado de fontes naturais e reno-váveis como, por exemplo, óleos vegetais, gor-dura animal ou resíduo de óleo usado em frituras, que pode substituir parcial ou totalmente o diesel do petróleo.- As distribuidoras de combustíveis serão au-torizadas a incluir, voluntariamente, até 2 % de biodiesel ao diesel comum, sem comprometer a garantia e nem exigir alteração nos motores dos veículos ou nos postos.- A vantagem desse biocombustível é a possibili-dade de reduzir em até 78 % a emissão de dióxi-do de carbono e 98 % de enxofre na atmosfera.

(adaptado de www.ambientebrasil.com.br)

Considerando o exposto pode-se concluir que o biodiesel

a) é mais efi ciente que o óleo diesel de petróleo ou de origem fóssil.

b) é uma alternativa que auxilia a solução de problemas relacionados à poluição ambiental aproveitando um resíduo que pode contaminar o solo e a água.

Page 5: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

95

QUÍMICA

c) é considerado renovável porque reduz as emissões de poluentes na atmosfera.

d) reduzirá em 78 % a chuva ácida provocada pela emissão de dióxido de enxofre na at-mosfera.

e) adicionado aos combustíveis de origem fós-sil ou derivado de petróleo, na concentra-ção de 2 %, torna-se compulsório a partir de 24 de março de 2005.

QUESTÃO 05 - (H17) - Os gráficos abaixo mos-tram a matriz energética mundial em 2010 e a previsão para 2030 no Mundo e no Brasil.

A partir da leitura dos gráficos podemos inferir que:

a) em 2030 o etano, biodiesel, energia eólica e energia solar serão os combustíveis mais utilizados o Brasil.

b) em 2010 o petróleo, sozinho, representa 81% da matriz energética mundial e 53,4% da matriz energética brasileira.

c) petróleo, gás natural e carvão continuarão sendo até 2030 os principais combustíveis consumidos no Brasil e no mundo.

d) a energia nuclear terá papel preponderan-te na matriz energética brasileira e mundial em 2030.

e) a redução do consumo de combustíveis fós-seis será semelhante no Brasil e no mundo no período de 2010 a 2030.

QUESTÃO 06 - (ENEM 2013 - H19) - Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores

responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do ma-nejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem aju-dar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

a) Evitando a rotação de culturas. b) Liberando o CO2 presente no solo. c) Aumentando a quantidade de matéria orgâ-

nica do solo. d) Queimando a matéria orgânica que se de-

posita no solo. e) Atenuando a concentração de resíduos ve-

getais do solo.

QUESTÃO 07 - (ENEM - 2012 - H26) - Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energé-tica em um pequeno país com as seguintes ca-racterísticas: região plana, chuvosa e com ventos constantes , dispondo de poucos recursos hídri-cos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco am-bientais é a baseada na energia:

a) dos biocombustíveis, pois tem menor im-pacto ambiental e maior disponibilidade.

b) solar, pelo seu baixo custo e pelas carac-terísticas do país favoráveis à sua implan-tação.

c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com maior extensão ter-ritorial.

d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.

e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resí-duos de operação.

QUESTÃO 08 - (MOD. ENEM - H27) - A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vin-das, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje conside-rada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a par-tir de fevereiro de 2010, quando o Ministério do

Page 6: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

96

QUÍMICA

Meio Ambiente (MMA) concedeu a licença am-biental prévia para a sua construção.

ttp://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp

Os principais impactos ambientais provocados pela construção e operação de uma usina hidrelétrica são:

a) inundação de áreas de produção de alimen-tos e florestas, prejuízo aos peixes do rio onde ocorre a implantação e liberação de CFCs, gases que destroem a camada de ozônio.

b) morte de animais e vegetais, smog fotoquí-mico e geração de resíduos de gases que provocam o efeito estufa (aquecimento glo-bal).

c) Inundação de estradas e plantações de soja, diminuição da biodiversidade local e morte de todos os animais terrestres da área inundada.

d) liberação de gases do efeito estufa (aque-cimento global), poluição sonora pelas má-quinas utilizadas e destruição completa do ecossistema aquático.

e) inundação de áreas de produção de alimen-tos e florestas; prejuízo à fauna e a flora local e geração de resíduos na utilização e manutenção dos equipamentos.

QUESTÃO 09 - (MOD. ENEM - H27) - O Ceará tem 17 parques eólicos e 48 devem ser instala-dos nos próximos quatro anos, de acordo com o governo do estado. O primeiro parque eólico do Ceará, no Porto das Dunas, na cidade de Aqui-raz, é composto por 20 gerados que produzem juntos energia suficiente para abastecer uma ci-dade de até 100 mil casas. O Ceará é o maior produtor de energia eólica do País. Além de Aqui-raz, eles estão instalados em Maracaraú, Amon-tada, Aracati, Beberibe, Camocim, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza. Atualmente, 40% da energia consumida em todo o estado é gerada a partir dos ventos.

http://g1.globo.com

Os principais benefícios da energia eólica são:a) é intermitente, diminui a emissão de gases

do efeito estufa e preserva as reservas hí-dricas.

b) é renovável, causa impacto ambiental zero e pode ser implantada em qualquer lugar.

c) constância dos ventos, criação de empre-gos e requer pouca manutenção.

d) é renovável, diminui a emissão de óxidos de enxofre e só pode ser implantada no he-

misfério sul.e) é inesgotável, diminui a emissão de gases

de efeito estufa e reduz a dependência do setor hidroelétrico.

QUESTÃO 10 - (MOD. ENEM - H10) - A partir da matriz energética brasileira para a produção de energia elétrica podemos inferir que:

a) No que diz respeito à produção de energia elétrica, o Brasil não contribui para o aque-cimento global, pois a maior oferta vem da energia hidráulica.

b) O Brasil deveria investir mais em energia nuclear, pois ela apresenta alto rendimen-to e não tem impactos negativos no meio ambiente.

c) Se o Brasil enfrentar um longo período de estiagem não será afetado na produção de energia elétrica, visto que temos várias ma-trizes diferentes.

d) As vantagens das energias hidráulica, eó-lica e biomassa é que elas são renováveis e também provocam menos aquecimento global do que os combustíveis fósseis.

e) As matrizes energéticas brasileiras conse-guem suprir a demanda interna de energia elétrica já que possuímos muitos rios para utilizar energia hidráulica.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARESQUESTÃO 01 - (PUCRS - H27) - A sociedade moderna emprega enormes quantidades de combustíveis como fonte de energia, o que tem dado origem a diversos problemas ambientais, entre eles a chuva ácida. Além disso, o aumen-to da concentração de dióxido de carbono na at-mosfera é motivo de preocupação, pois esse gás tem sido reiteradamente apontado como um dos

Page 7: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

97

QUÍMICA

responsáveis pelo aquecimento global. Em rela-ção a esse tema, é correto afirmar que:

a) o hidrogênio é um combustível fóssil encon-trado junto com o petróleo e o gás natural, e seu uso acarreta aumento do teor de dió-xido de carbono atmosférico.

b) a queima de carvão, mineral ou vegetal, está associada a emissões de dióxido de carbono, mas somente o carvão mineral pode conter altos teores de enxofre e con-tribuir para a chuva ácida.

c) o metanol produzido a partir da nafta é um álcool, e sua queima não implica aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

d) o etanol derivado da cana-de-açúcar é um biocombustível, e por esse motivo sua queima não causa emissões de dióxido de carbono.

e) o gás natural, também conhecido como gás de cozinha, é um combustível fóssil e, ape-sar de não ser poluente, sua queima emite dióxido de carbono.

QUESTÃO 02 - (UFU - H19) - Leia o trecho da canção “Movido à água” (1986), de Itamar As-sumpção.Existe o carro movido à gasolinaExiste o carro movido a óleo dieselExiste o carro movido a álcoolExiste o carro movido à eletricidadeExiste o carro movido a gás de cozinhaEu descobri o carro movido à águaQuase eu grito eureka EuricoAí saquei que a água ia ficar uma notaE os açudes iam tudo secarOs rios não desaguariam mais no marNem o mar mais virar sertãoNem o sertão mais vira marBanho nem de solChamei o anjo e devolvi a descoberta para o in-finitoAleguei ser um invento inviávelSó realizável por obra e graça do santo espíritoAgora eu tô bolando um carro movido a bagulhosDejetos, restos, detritos, fezes, três vezes estru-meUm carro de luxo movido a lixo. A análise da letra da música de Assump-ção, a partir de conhecimentos de química, mos-tra que:

a) os combustíveis apresentados no verso são hidrocarbonetos.

b) o consumo de água iria diminuir caso esta substância pudesse ser utilizada nos auto-

móveis como combustível. c) é necessário encontrarmos alternativas para

substituição da gasolina, tendo em vista o impacto de sua queima para o ambiente.

d) a matéria orgânica presente no lixo poderia gerar metano, um gás combustível produzi-do a partir do álcool.

QUESTÃO 03 - (UFSC - H27) - Uma das maté-rias primas utilizadas na produção de cachaça é a cana-de-açúcar. No Brasil, a cana-de-açúcar, considerada recurso natural renovável, também é utilizada como fonte de energia. Também pode-mos considerar como recurso natural renovável:

a) a energia eólica.b) a energia nuclear. c) o carvão mineral. d) o petróleo.

QUESTÃO 04 - (ENEM 2000 - H08) - Para com-preender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhe-cer a gênese e o processo de formação do petró-leo descritos no texto abaixo. “O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática acu-mulados no fundo dos oceanos primitivos e co-bertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra denominadas jazi-das de petróleo.”

(Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. São Paulo: Atual Edito-ra, 1991.)

As informações do texto permitem afirmar que: a) o petróleo é um recurso energético renová-

vel a curto prazo, em razão de sua constan-te formação geológica.

b) a exploração de petróleo é realizada ape-nas em áreas marinhas.

c) a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua ori-gem natural.

d) o petróleo é um recurso energético distri-buído homogeneamente, em todas as re-giões, independentemente da sua origem.

e) o petróleo é um recurso não-renovável a curto prazo, explorado em áreas continen-tais de origem marinha ou em áreas sub-marinas.

QUESTÃO 05 - (UDESC - H10) - O Governo Brasileiro tem incentivado o uso de combustíveis menos poluentes, como o diesel adicionado de

Page 8: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

98

biodiesel em 5% (denominado B5) que, por cau-sa de sua fonte diferenciada em relação ao diesel tradicional, não tem enxofre, e também o uso do diesel com menor teor de enxofre, denominado S50, que tem teor máximo, desse elemento, de 50 mg/kg do combustível. O uso desses combus-tíveis tem como objetivo diminuir a poluição am-biental, principalmente pela diminuição do lança-mento de enxofre e seus compostos na atmosfe-ra. Assinale a alternativa incorreta em relação a esta questão ambiental.

a) O enxofre sofre oxidação durante a queima do combustível no motor, gerando dióxido de enxofre gasoso.

b) Os óxidos de enxofre formados durante a queima do combustível, por se tratarem de óxidos básicos, podem se combinar com o vapor de água na atmosfera, formando bases fracas, responsáveis pela acidez da chuva.

c) O SO2(g) formado na combustão do die-sel pode se oxidar a SO3(g) na atmosfera, que em contato com umidade, pode gerar H2SO4.

d) A chuva ácida de origem sulfúrica é preju-dicial para o meio ambiente, pois contribui para a dissolução de materiais carboná-ceos, como recifes, corais e monumentos históricos, e também influencia na agricul-tura, diminuindo a biodisponibilidade de Ca2+, uma vez que forma o sal CaSO4 pou-co solúvel.

e) A transformação do enxofre elementar em SO2(g) é uma reação de oxirredução, que ocorre com redução do oxigênio e oxidação do enxofre.

QUESTÃO 06 - (UNESP MOD. ENEM - H24) - Leia o texto a seguir.Pela 1.ª vez, drogas contra intoxicação radioativa alcançam bons resultados. Remédios para tratar intoxicação por radiação devem ser aprovados nos próximos anos. Hoje não existe nenhuma te-rapia para o tratamento e a prevenção dos danos fisiológicos da radiação, cujo principal efeito é a produção de radicais livres. A radiação atinge as moléculas de água e oxigênio abundantes no or-ganismo e produz os radicais livres, que ao reagir alteram diversas estruturas celulares. A maioria das novas drogas tem a finalidade de diminuir os estragos produzidos pelos radicais livres.

(O Estado de S.Paulo, 13.02.2012. Adaptado.)

Para mostrar os efeitos da exposição de células

e tecidos do organismo a elevados níveis de ra-diação nuclear, um professor utilizou a figura de um pulmão humano e nela indicou o que pode ocorrer em consequência da ação de radicais li-vres.

O professor pediu aos seus alunos que o aju-dassem a completar corretamente a figura, esco-lhendo um símbolo para representar a utilização da radiação nuclear nas posições assinaladas com os pontos de interrogação. Para atender ao professor, os alunos devem escolher o símbolo:

a) , para informar que a radiação nu-clear mata por asfixia.

b) , para avisar do perigo de choque elé-trico, pois no local há eletricidade exposta.

c) , para indicar que se trata de proces-so que envolve o uso de substâncias ra-dioativas.

d) , para informar que as substâncias utilizadas para gerar a radiação são reci-cláveis.

e) , para informar que a radiação nuclear é um processo que utiliza líquidos inflamá-veis.

Page 9: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

99

QUESTÃO 07 - (MOD. ENEM - H19) - Diminuin-do Problemas de Poluição do Ar Atmosférico

www.portaldohumor.com.br

Que outra medida viável poderia substituir a idéia da figura acima.

a) Substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis.

b) Proibir as indústrias de emitir gases de efei-to estufa.

c) Instalação de filtros para reter materiais par-ticulados.

d) Diminuir o número de indústrias nos países desenvolvidos.

e) Utilização em grande escala de carvão mi-neral como combustível.

QUESTÃO 08 - (MOD. ENEM - H26) - A falta de chuvas vai obrigar o Governo federal a recorrer à energia das usinas termelétricas, mais cara e mais poluente, para abastecer parte do Nordes-te. É mais um desafio para o sistema nacional, que teve quatro apagões em 35 dias. Agora, um novo problema preocupa os técnicos: a falta de chuvas na bacia do rio São Francisco, onde es-tão nove usinas que geram energia a partir da força das águas. O Nordeste brasileiro atravessa o final do período da seca e a situação dos re-servatórios que acumulam água para a produção de energia é crítica. A barragem de Sobradinho, na Bahia, que garante a produção de 90% da eletricidade gerada na região, está com apenas 24% da capacidade. Com pouca água, foi preci-so reduzir a produção das usinas hidrelétricas e acionar as unidades termelétricas. A partir desta segunda-feira, 40% da energia que o Nordeste consome será produzida pelas usinas movidas a gás e a óleo combustível. O Operador Nacional do Sistema (ONS) aumentou a participação das

usinas termelétricas para evitar que os reservató-rios entrem em colapso. No Nordeste, estão até 50% mais vazios do que no mesmo período no ano passado. Contudo, a energia térmica é mais poluente e muito mais cara do que a hidrelétrica.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/10/29/

A energia elétrica produzida pelas termelétricas é mais poluente do que a energia produzida pelas hidrelétricas por que:

a) a fonte de combustível para as termelétri-cas, gás e óleo combustível, geram efeito estufa e podem gerar chuva ácida, enquan-to na hidrelétrica, que usa água como com-bustível é gerado menos impacto ambien-tal.

b) os combustíveis usados nas termelétricas, gás e óleo combustível, provocam destrui-ção da camada de ozônio e efeito estufa, enquanto a hidrelétrica só provoca destrui-ção da camada de ozônio.

c) a água utilizada para resfriar os reatores das termelétricas é jogada diretamente nos reservatórios naturais, provocando a morte de peixes, já nas hidrelétricas os ecossiste-mas aquáticos não são prejudicados.

d) o rendimento das termelétricas é muito bai-xo, necessitando de muito combustível que gera efeito estufa, enquanto nas hidrelétri-cas o rendimento é muito alto precisando de pouca água e pouca chuva.

e) as termelétricas utilizam obrigatoriamente combustíveis fósseis que provocam muitos impactos ambientais negativos, enquanto as hidrelétricas utilizam um combustível re-novável (água) sem prejuízos ao ambiente.

QUESTÃO 09 - (MOD. ENEM - H26) - A imagem abaixo pode se tornar cada vez mais comum em um futuro próximo, você estaciona em um eletro-posto e carrega a bateria do seu carro elétrico.

Muitos afirmam que os carros elétricos diminui-

Page 10: QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom- bustíveis, … · 2016-07-07 · 91 QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano – Biocom-bustíveis, Energia Nuclear, Energia

100

riam bastante o problema do aquecimento glo-bal, pois no seu funcionamento não há emissão de gases do efeito estufa. Nem todos concordam com essa afirmação por que:

a) os carros elétricos liberam sim gases de efeito estufa só que em quantidades meno-res do que os carros de motores à combus-tão, além da liberação de gases que provo-cam a chuva ácida.

b) no carregamento da bateria do carro elé-trico se consome energia elétrica oriunda obrigatoriamente da queima de combustí-veis fósseis em termelétricas e usinas nu-cleares.

c) na produção dos carros elétricos, na in-dústria automobilística, se consome muito mais energia do que na produção de car-ros convencionais, provocando na verdade mais efeito estufa.

d) se no carregamento da bateria do carro elé-trico for utilizada uma energia produzida a partir da queima de combustíveis fósseis, não haverá diminuição significativa do efei-to estufa.

e) os carros elétricos podem liberar água a partir da bateria de hidrogênio e essa subs-tância provoca efeito estufa de forma mais significativa do que o CO2 liberado na quei-ma dos combustíveis fósseis.

QUESTÃO 10 - (MOD. ENEM - H17) - A análise dos dados abaixo permite afirmar que:

a) nesse período o Brasil aumentou sua de-pendência em combustíveis fósseis e dimi-nuiu a oferta de combustíveis renováveis.

b) o Brasil investiu fortemente em fontes re-nováveis de energia devido ao aumento de oferta dos derivados de cana, hidrelétrica e gás natural.

c) em 2010, o Brasil é tão dependente em

combustíveis fósseis quanto o resto do mundo, já que eles representam a maior parte (53%) da oferta de energia.

d) mesmo diminuindo a oferta de derivados de petróleo, o Brasil ainda é dependente de combustíveis fósseis por causa do aumen-to da oferta de gás natural.

e) a exploração de petróleo no pré-sal não provocará alteração na oferta de energia no Brasil, pois todo o petróleo será expor-tado.

GABARITO DE APRENDIZAGEM01 02 03 04 05 06 07 08 09 10C A D B C C E E E D