quinta-feira 9 junho de 2011 · jornal …02 · 5ª feira · 9 de junho de 2011 toda a informaÇÃo...

32
Quinta-feira 9 Junho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1613 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa PUB Uma edição especial ‘Made in’ Portugal RAZÕES PARA CELEBRAR O 10 DE JUNHO PUB Bullying na juventude gera violência na idade adulta Diz-me se és agressor em jovem e dir-te-ei que assim continuarás em adulto. A frase surpreende, mas está perto da realidade. Estudo de Harvard diz que ‘bullies’ têm quatro vezes mais probabilidade de serem violentos com companheiras e filhos. Perda de emprego e prisão também são frequentes. ACTUALIDADE PÁGINA 06 Tragédia de Pedro e Inês em Belém SUGESTÕES PÁGINA 17 FIM DE SEMANA Um ano cheio de música no Ferroviário MÚSICA PÁGINA 18 ‘O Panda do Kung Fu 2’ em versão 3D CINEMA PÁGINA 19 PUB GRANDE LISBOA PÁGINA 02 Alguns dos melhores hotéis e hostels do mundo estão na cidade de Lisboa ACTUALIDADE PÁGINA 05 Exportações de produtos lusos cresceram 17% no primeiro trimestre de 2011 ACTUALIDADE PÁGINA 09 Bactéria E.Coli continua a matar e foi encontrada num pepino na Alemanha

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

Quinta-feira 9 Junho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1613 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

Uma edição especial ‘Made in’ PortugalRAZÕES PARA CELEBRAR O 10 DE JUNHO

PUB

Bullying na juventude gera violência na idade adultaDiz-me se és agressor em jovem e dir-te-ei que assim continuarás em adulto. A frase surpreende, mas está perto da realidade. Estudo de Harvard diz que ‘bullies’ têm quatro vezes mais probabilidade de serem violentos com companheiras e filhos. Perda de emprego e prisão também são frequentes.

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Tragédia de Pedro e Inês em Belém

SUGESTÕES PÁGINA 17

FIM DE SEMANA

Um ano cheio de música no Ferroviário

MÚSICA PÁGINA 18

‘O Panda do Kung Fu 2’ em versão 3D

CINEMA PÁGINA 19

PUB

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

Alguns dos melhores hotéis e hostels do mundo estão na cidade de Lisboa ACTUALIDADE PÁGINA 05

Exportações de produtos lusos cresceram 17% no primeiro trimestre de 2011 ACTUALIDADE PÁGINA 09

Bactéria E.Coli continua a matar e foi encontrada num pepino na Alemanha

Page 2: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande LisboaM

ADE

IN

PORT

UGA

L

IDEIAS

Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo de crise, reci-clar é a melhor solução. A Once Upon a Trash é uma oficina portuguesa que dá vida a objectos antigos ou a espaços sem vida a preços convi-dativos. Veja as ideias em www.onceupona-trash.com.

ACTIVIDADES

Fim das aulas na Quinta das Conchas O Jardim da Quinta das Conchas, no Lumiar, recebe hoje a Festa de Encerramento do Ano Escolar 2010/2011. As actividades estendem-se entre as 9h30 e as 16h.

LITERATURA

Príncipe Real acolhe livraria de poesia Poesia Incompleta é o nome da única livraria do País exclusivamente dedicada à poesia e que se debate com um possí-vel fechar de portas. Fica no Príncipe Real e quem por lá passa encontra um espaço recheado de sur-presas.

SANTO ANTÓNIO

Vila Berta com arraiais e fados A Vila Berta, no Largo da Graça, vai ser palco de um arraial dedicado aos San-tos Populares, a partir de hoje e até dia 12. O fadista Salvador Taborda marca presença na noite de sábado, com entrada livre. GALARDÃO DE OURO

Praias de Sintra mais limpas A HPEM, empresa de recolha de resíduos e limpeza de praias, está a desenvolver uma acção de limpeza intensiva nas praias do concelho de Sin-tra. As praias de Adraga, Praia Grande, Magoito e São Julião receberam este ano o galardão de ouro da Quercus.

10 SEGUNDOS

PUB

Lisboa foi, novamente, em 2010 a vencedora dos pré-mios ‘HOScars’, que distin-guem os melhores albergues do mundo.

O Travellers House foi dis-tinguido como o ‘Melhor Hos-tel do Mundo’, pelo segundo ano consecutivo, entre 23 mil albergues em todo o mundo. Também o Travellers House foi eleito o mais seguro e o ‘Li-ving Lounge Hostel’, o espaço com ‘Melhor Carácter’. Mas Lisboa tem mais para ofere-cer em termos de hotéis.

O Olissipo Lapa Palace foi eleito pelos leitores da revis-ta norte-americana Travel and Leisure o melhor em termos de serviço. O hotel da Lapa integra agora também o ‘Top 10 City Hotels Overall’ e o ‘Top 5 City Hotels Euro-pe’ pela qualidade do serviço, sendo, para já, o único hotel português a integrar a lista dos ‘2011 World’s Best Servi-ce’, votada pelos leitores da mesma revista.

Nos últimos anos, vários hotéis e hostels da capi-

tal têm sido distinguidos pelos viajantes, leitores de impren-sa especializada ou por sim-ples curiosos. O esforço em manter a qualidade nos hotéis da cidade tem sido notório ao longo dos anos.

PRÉMIOS Lisboa está entre as cidades que mais vencem prémios de alojamento

Os melhores hotéis do mundo são em LisboaO Travellers House, na Rua Augusta, foi considerado o Melhor do Mundo pela segunda vez.

MARIA JOÃO SERRA [email protected]

JORGE GODINHO/CM

Leitores de revistas e viajantes destacam qualidade dos espaços

Carris vai alterar onze carreiras no domingo

A circulação em pelo menos 11 carreiras da

Carris vai ser afectada no domingo devido às come-morações dos santos popu-lares em Lisboa. Devido aos condicionamentos de trânsito, os autocarros da Carris vão circular nas laterais da Avenida da Liberdade até às 20h. O eléctrico 12 e a carreira 737 terminam a circulação às 13h de domingo, devido aos casamentos de Santo An-tónio, na Sé. Também o as-censor da Bica termina o serviço às 18h de domingo. O metro de Lisboa, por sua vez, prolonga a circulação até às 2h da madrugada.

SANTOS POPULARES

Marchas e arraiais obrigam ao corte da circulação

LUÍS ANICETO

Autoeuropa é produto nacional de sucesso

A Volkswagen Au-toeuropa, em Palme-

la, tem sido, ao longo dos anos, exemplo de sucesso, já comprovado pelo presi-dente da República, Cava-co Silva, que considera que Portugal a deve apresentar ao mundo. Actualmente, a fábrica trabalha directa-mente com outros sectores da indústria portuguesa, colabora com o Governo e com a União Europeia em projectos de troca tecnoló-gica com outras empresas da indústria automóvel. Produzidos em Portugal são actualmente os mode-los Eos, Sharan, Alhambra e Scirocco.

AUTOMÓVEIS

Produção automóvel dinamiza vários sectores

SÉRGIO LEMOS/CM

MARCA LOCAL

Polvo promove Cascais O polvo capturado nas águas de Cascais é agora reconheci-do como uma marca local, iniciativa para tornar o produto competitivo e incen-tivar à compra de produtos nacionais.

Page 3: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

PUB

Page 4: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande PortoM

ADE

IN

PORT

UGA

L

MAIA

Um milhão para as vias municipais A Câmara da Maia lançou o concurso de um milhão de euros para obras de beneficiação de pavimen-tos nas vias municipais. A situação deve-se, segundo a autarquia, à degradação provocada pelo aumento de tráfego desde o fim das Scut.

ENCERRAMENTO

ABB Stotz lança 171 para o desemprego A ABB Stotz vai encerrar a subsidiária em Portugal, fabricante de peças para equipamentos eléctricos de baixa tensão situada no Porto, que emprega 171 trabalhadores, em resultado da «constante pressão dos preços». CRIME

Detido por suspeita de assalto com arma Um estrangeiro, que está em Portugal através de uma bolsa de estudo, foi detido pela PJ por suspeita de um assalto em Matosinhos, a 11 de Março, com a vítima a ficar sem dinheiro e dois telemóveis. O estrangeiro é também suspeito de posse de arma proibida. BOM SUCESSO

Fecho é exemplo de irresponsabilidade O Bloco de Esquerda considera que o encerra-mento do Bom Sucesso é «um exemplo da irrespon-sabilidade política, social e económica do executivo de Rui Rio» e entende que o projecto viola o PDM. SCUT

Reunião para facilitar pagamento Empresários da Galiza e do Minho demonstraram confiança na «sensibili-dade» do novo Governo para resolver as dificulda-des do pagamento das portagens nas ex-Scut do Norte, avançando com um pedido de reunião.

10 SEGUNDOS

PUB

deu aos 980 milhões de euros. Cerca de 65% das empresas do sector estão concentradas no Norte, com óbvio destaque para a região do Vale do Sousa, que concentra 60% do volume de negócios.

«É um sector muito impor-tante para a economia da re-gião», reconheceu ao Destak Hugo Vieira, secretário-geral da APIMA (Associação Por-tuguesa das Indústrias de Mo-biliário e Afins). O responsá-vel salientou que o mobiliário português é já «reconhecido pelos profissionais» no estran-geiro, mas sublinhou a neces-sidade de o «dar a conhecer ao público». «Temos de fazer uma revolução no marketing», afirmou Hugo Vieira.

Apesar das dificuldades, o mobiliário português conse-gue estar um pouco por todo o mundo. Espanha, França e Angola são os principais mercados e representam 34% do total das exportações do mobiliário português.

É uma das marcas portuguesas com mais

reconhecimento no exterior. O sector do mobiliário repre-senta 1% do Produto Interno Bruto (PIB) português, em-prega cerca de 30 mil pessoas e alcançou, em 2010, um volu-me de exportações que ascen-

ECONOMIA Indústria é uma das marcas mais fortes da região

Mobiliário do Norte para equipar o mundoCerca de 65% das empresas do sector estão na região, que concentra 60% do volume de negócios.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

D.R.

Exportações do mobiliário português crescem a ritmo constante

Circuito para «alavancar a economia»

O presidente da Câ-mara do Porto, Rui

Rio, justificou a realização do Circuito da Boavista, «em cenário de crise finan-ceira», com a necessidade de «alavancar a economia e de não a deprimir ainda mais». O Circuito da Boa-vista começa com o Gran-de Prémio Histórico, de 17 a 19 de Junho, seguido do WTCC, de 1 a 3 de Julho. De acordo com o autarca do Porto, os custos da realização deste evento rondam os 3,8 milhões de euros, sendo que o Tu-rismo participa com 1,4 milhões e a autarquia com cerca de 700 mil euros.

AUTOMOBILISMO

Mundial de carros de turismo está de volta à cidade Invicta

DR

Futuro da Escola da Fontinha está em aberto

«Este impasse não pode continuar.» Foi

desta forma que a vereado-ra do Conhecimento e Coe-são Social da Câmara do Porto, Guilhermina Rego, definiu a situação na Esco-la da Fontinha. Numa reu-nião com os representan-tes do movimento que ocu-pou a antiga escola, a res-ponsável garantiu que exis-te «um projecto que está a ser concebido» para o edi-fício», mas admitiu que vai «procurar saber se avança ou não». No caso de não seguir, a autarquia vai ana-lisar o projecto do Espaço Colectivo Autogestionado da Escola da Fontinha.

REUNIÃO

Movimento continua com actividades na Fontinha

D.R.

SERRALVES

Os projectos mais originais A Loja de Serralves vai apresentar, pro-mover e vender os POPs – Projectos Originais Portugue-ses a partir de 23 de Junho até 9 de Julho, no Museu de Serralves.

Page 5: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidadeM

ADE

IN

PORT

UGA

L

EMPRESAS

Portugal ao Quadrado O projecto Portugal ao Quadrado, que pretende promover marcas nacionais e ainda reunir até 400 mil euros para apoiar jovens em-presários, já conta com a participação de mais de 60 mar-cas. O descerra-mento da tela pu-blicitária terá lugar no final do mês de Setembro, altura onde poderão ser conhecidas todas as marcas que ade-riram a este pro-jecto inovador e de âmbito nacional.

ESTRANGEIRO

Comunidades no 10 de Junho O Dia de Portugal será celebrado nos quatro cantos do Mundo. Macau recebe Fado e Cine-ma Contemporâ-neo, enquanto Andorra organiza quatro dias de actividades que in-cluem concertos, exposições e pro-vas de vinho. Já Paris conta com a presença do cantor Carlos do Carmo e outros fadistas no Théâtre de la Ville.

ca, Itália e EUA começam a destacar-se neste mercado com valores acima dos 42 mi-lhões de euros cada, em Mar-ço. Em relação a combustíveis e lubrificantes – sector com menos valor de exportação: 218 milhões – são os espanhóis o maior aliado ao gastarem 47 milhões de euros, seguidos dos mexicanos (25,9 milhões).

De salientar que Angola já ocupa a 5ª posição como país importador de produtos por-tugueses e que há um núme-ro elevado de nações africanas que têm aumentado o valor desembolsado: Cabo Verde, Costa do Marfim, Argélia, Ga-na, Mali, Senegal e São Tomé.

Automóveis rentáveis Em 2010, Portugal comercia-lizou para o exterior produtos superiores a 36,7 mil milhões de euros. O sector automóvel foi o mais rentável (4,3 mil mi-lhões), seguido da Indústria Alimentar (2,27 mil milhões) e Vestuário (2,25 mil milhões). Produtos químicos, petrolífe-ros, de couro e têxteis, madei-ra e cortiça tiveram vendas acima de 1,1 mil milhões.

O mês de Fevereiro ficou marcado por algumas quedas de importação de produtos portugueses por países como o

Egipto e Marrocos, sobretudo devido à instabilidade política provocada por manifestações e revoltas populares. No entanto, o caso mais grave é mesmo o da Líbia, país para o qual Portu-gal não exportou nenhum produto em Março, quando no final de 2010 enviava produtos no valor de 10 milhões de euros.

Encontrar material de transporte português

em países como Afeganistão, Iraque, China e Congo ou ali-mentos e bebidas de origem nacional nos Emirados Ára-bes Unidos, Síria, Suazilândia e até nas paradisíacas Seychel-les pode parecer estranho, mas é uma hipótese tão pro-vável como comprar combus-tíveis e lubrificantes made in Portugal em países como An-tígua e Barbuda, República Dominicana ou Guiné.

Segundo as estatísticas do INE, referentes a Março des-te ano, Espanha (965 milhões), Alemanha (527 milhões) e França (475 milhões) são os três principais países impor-tadores de produtos e bens portugueses. No entanto, há um sem-número de outros países que contribuem para os recentes aumentos da balança comercial do nosso país, sobretudo no que respeita a fornecimentos industriais, que aumentaram 33,6% no 1º tri-mestre deste ano face ao mes-mo período de 2010, e mate-riais de transportes (+27,4%).

De salientar que as expor-tações ascenderam a 10 133 milhões de euros entre Janei-ro e Março, o que se traduz num crescimento de 17%.

Combustíveis para Espanha No que respeita a bebidas e ali-mentos portugueses, Espanha é o principal receptor deste tipo de produtos, tendo gasto 3,9 milhões por dia durante o mês de Março, seguido de An-gola, que importou 1,3 milhões diários. Já nos fornecimentos industriais, Portugal exporta também sobretudo para Es-panha (443 milhões), França (177 milhões) e Alemanha (124 milhões), mas Angola, Bélgi-

COMÉRCIO Exportações cresceram 17% no primeiro trimestre de 2011

Produtos portugueses ganham protagonismo em vários mercados

Revoltas afectam exportações nacionais

Espanhóis são os que compram mais bens a Portugal. Fora da UE, é Angola a que mais investe.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Revoltas no Egipto, em Marrocos e na Líbia têm vindo a prejudicar a expor-tação de produtos portugueses

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

Bens/Produtos € M exportados € M exportados Variação Janeiro e Março 2010 Janeiro e Março 2011

PRODUTOS 13,3% ALIMENTARES 789 894 E BEBIDAS FORNECIMENTOS 33,6% INDUSTRIAIS 2792 3730 COMBUSTÍVEIS - 21,9% E LUBRIFICANTES 629 489 MÁQUINAS 4,7% 1005 1052 MATERIAL 27,4% DE TRANSPORTE 1533 1953 E ACESSÓRIOS

EXPORTAÇÕES NO 1.º TRIMESTRE DE 2011

1.º ESPANHA 965 MILHÕES 2.º ALEMANHA 527 MILHÕES 3.º FRANÇA 475 MILHÕES 4.º REINO UNIDO 183 MILHÕES 5.º ANGOLA 178 MILHÕES

PRINCIPAIS COMPRADORES

Page 6: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

PUB

SAÚDE

Crianças mais altas mas menos saudáveis As crianças que têm hoje 11 anos são mais altas, mas me-nos saudáveis e com menos esperança de vida do que os seus avós. Segundo o jornal Daily Mail, o principal motivo é o consumo de mais gordu-ras e açúcares que provocam excesso de peso e doenças como a diabates tipo dois.

MATERNIDADES

Recém-nascidos estão hoje mais seguros Os bebés recém-nascidos estão hoje mais seguros nos hospitais portugueses, mas há medidas que ainda estão insuficientemente aplicadas, como a pulseira electrónica, a videovigilância ou a codifi-cação das portas de acesso, segundo uma auditoria do regulador do sector.

NATO

Ministro acredita que comando se mantém O ministro português da De-fesa, Augusto Santos Silva,

está confiante de que a ban-deira da NATO se vai manter em Portugal. Recorde-se que o futuro do comando de Oei-ras esteve ontem em discus-são em Bruxelas.

ESTUDO

30% dos portugueses faz sexo diariamente Aproximadamente 30% dos portugueses que responde-ram a um inquérito online promovido pelo Salão Erótico do Algarve dizem ter sexo mais do que uma vez por dia e cerca de 32% referem uma frequência de quatro a seis vezes por semana.

EXTORSÃO

Detido grupo de falsos polícias em Lisboa A Unidade Nacional Contra- Terrorismo da PJ deteve sete pessoas que se faziam passar por polícias. A Judiciária sus-peita que os homens perten-cem a um grupo organizado que se dedicava a roubos, sequestros, furtos qualifica-dos e detenção de armas proibidas associados à noite lisboeta.

10 SEGUNDOS

Assis candidata-se Francisco Assis anunciou

ontem a sua candidatura à liderança do PS, defron-

tando António José Seguro.

lidade dos portugueses para temas como o bullying e a vio-lência entre jovens.

De salientar que as duas raparigas que foram filmadas a espancar brutalmente uma terceira já tinham feito mais três vítimas na mesma sema-na. De acordo com o CM, Bár-bara e Raquel tinham rouba-do a carteira, óculos de sol, dinheiro e telemóvel a uma jovem perto do Centro Comer-

cial Colombo – no vídeo da agressão a Filipa, Bárbara usa a carteira roubada.

Bárbara está actualmente em prisão domiciliária, depois de ter visto atenuada a medi-da de coacção inicial – prisão preventiva – e Raquel está num colégio de reeducação. Ontem o Supremo Tribunal negou a libertação de Rudol-fo, jovem autor das imagens.

Diz-me se és agressor em jovem e dir-te-ei que

assim continuarás em adulto. A frase pode surpreender, mas está muito perto da rea-lidade. Segundo um estudo de-senvolvido pela Universidade de Harvard junto de 1400 homens entre 18 e 35 anos, que vivem em meio urbano, nos EUA, um aluno que pratique bullying na escola tem quatro vezes mais probabilidade de

se tornar violento e abusar fi-sicamente das companheiras.

Para além disso, estes jo-vens têm mais apetência para também agredir os filhos, per-der o emprego e virem a ser condenados criminalmente. Ou seja, uma vez um ‘bullie’, sempre um ‘bullie’.

Já no caso das raparigas e mulheres que praticam bul-lying, um outro estudo revela que estas têm menos tendên-cia para se tornarem agresso-ras quando estão envolvidas numa relação íntima.

Jovens com extenso cadastro Estas conclusões surgem pou-cas semanas após a divulga-ção de um vídeo de agressões a uma jovem de 13 anos, em Benfica, que chocou o País e que tem aumentado a sensibi- Muitos pais que agridem os filhos foram adolescentes problemáticos

ESTUDO ‘Bullies’ com maior propensão para exercerem violência doméstica

Jovens que praticam ‘bullying’ tornam-se maridos violentosAgressoras de Filipa tinham espancado mais três jovens na se -mana em que foi fil mado o vídeo em Benfica.

123RF

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Raparigas agressoras têm menos tendência a serem violentas nu-ma relação amorosa

Se a crise servir para corrigir o pro-vincianismo com que tantas vezes, e ao longo de tantos

anos (melhor dito, séculos!), achamos que «estrangeiro é que vale a pena», terá pelo menos uma vantagem. Se, ainda por cima, nos levar a ter consciência de todas as coisas fantásticas que nos pertencem, que inventámos e produzimos, melhor ainda. Mas é preciso que esse apelo patriótico a consumir nacional, reduzindo assim o peso das importações, e a valorizar o que é nosso, venha acompanhado de uma enorme exigência com a qualidade do nosso trabalho, do brio investido naquilo que fazemos e na capacidade de potenciar o talento, o nosso e o de com quem nos vamos cruzando. Não é falta de horas no local de trabalho, nem tão pouco o excesso de férias ou feriados, que explica a situação econó-mica, mas, tantas vezes, a ineficácia da gestão desse tempo e a acomodação a uma rotina pouco criativa.

Foi para vencer essa inércia e para valorizar os bons exemplos e o que temos de melhor, que decidimos cele-brar o Dia de Portugal com uma edição Especial Made in Portugal, pensada e pro-duzida pela equipa do Des-tak, afinal o primeiro jornal gratuito português que este ano faz 10 anos, a única marca de imprensa portu-guesa exportada e que conta já com três ‘irmãos’ no Brasil: o Destak S. Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Queremos fugir à bipolari-dade, a doença nacional que nos leva a oscilar entre a euforia do «somos os maio-res», destinada habitual-mente a consumo externo (estilo vídeo ‘para finlandês ver’, para mais cheio de erros), e a depressão, traduzida na maledicência permanente, no deita abaixo movido pela inveja. Quere-mos ter orgulho no que fomos, mas acima de tudo no que somos e vamos ser.

Não basta ser nacional, tem de ser bom...

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Page 7: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

PUB

Page 8: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 08

PUB

Portugal é o único país da Zona Euro em reces-

são. Segundo os dados do Eurostat, o PIB português contraiu 0,7% tanto face ao trimestre anterior como ao ho-mólogo, confirmando-se assim a recessão técnica. Já a região registou um crescimento de 0,8%, o mesmo que a aflita Grécia conseguiu, mesmo vin-do de uma quebra de 2,8%.

Às más notícias juntam-se as novas previsões do FMI, ontem conhecidas. Num do-

Portugueses vão gastar cada vez menos nos próximos tempos

ECONOMIA FMI revê em baixa o cenário macroeconómico para Portugal

Recessão profunda e forte quebra no poder de compra

123RF

cumento datado de 17 de Maio, a instituição prevê uma con-tracção do PIB para este ano de 2,2%, em vez de 1,5%. Já em 2012 a economia recuará 1,8%, mais do triplo previsto.

O agravamento do desem-penho económico fica a dever-

-se em boa parte à quebra do consumo, motivada pela per-da do poder de compra (salá-rios congelados e inflação nos 3,5% este ano) e pelo elevado desemprego, que ultrapassa os 12% em 2011 e deverá situar--se nos 13,4% em 2012.

PSD e CDS-PP preparam acordo como o de 2002

Na primeira de vá-rias reuniões que se

seguirão nos próximos dias – foram criados dois gru-pos de trabalho –, PSD e CDS-PP comprometeram--se ontem a preparar, além das bases programáticas do futuro Governo, um acordo-quadro de colabo-ração política de modelo semelhante ao que Durão Barroso e Paulo Portas as-sinaram em 2002. Ontem Paulo Portas disse no Fa-cebook que «a negociação não pode ser demorada».

GOVERNO

Portas e Passos Coelho terão palavra final nas negociações

MARIO CRUZ/LUSA

Inflação atinge 3,5% este ano e desemprego fica nos 13,4% em 2012. PIB desceu 0,7% no primeiro trimestre.

JOÃO MONIZ [email protected]

OPINIÃOJOÃO CÉSAR DAS NEVES* *ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO naohaalmocosgratis @fcee.ucp.pt

Opróximo será o Governo com menos perspectivas e optimismo

das últimas décadas. Há muito que não se começava um ciclo político com tão pouca boa vontade. A pri-meira causa é a crise econó-mica. Nos próximos três anos dominará a austeridade do plano de emergência, o que elimina veleidades e espe-ranças. Mas não é só isso. Portugal é um país socialista (Salazar chamava-lhe corpo-rativo) onde ser de direita é insulto e de esquerda honra. Em qualquer caso, um go-verno de intervencionistas ligeiramente liberais (que se intitulam sociais-democratas e centristas) seria sempre mal visto. Há também culpas pessoais. Passos Coelho não

Novo ciclo conseguiu convencer e empol-gar. A sua vitória resulta mais de «voto útil» e mal menor do que de convicção. Em resumo, passada a euforia da mudança, o desânimo re-cente voltará rapidamente. Isso significa que as únicas forças satisfeitas no novo ciclo político estão na extrema-esquerda: o PCP pela ligeira subida, o BE apesar da pesada derrota. As condições próximas serão favo-ráveis à sua abordagem idea-lista, acusatória e irresponsável. Os vencedores, PSD e CDS, ga-nharam a hipótese de ficar com as culpas das políticas mais im-populares das últimas décadas. No meio disto tudo está o país, a precisar de forte dieta. A única dúvida do novo ciclo está em saber até que ponto as popu-lações percebem isso. Se não aceitarem a austeridade, como a Grécia, o país afunda-se. Se entenderem a emergência e, mesmo gemendo, assumirem- -na como a Irlanda, salvam-se.

Page 9: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

Actualidade · www.Destak.pt · 095ª Feira · 9 de Junho de 2011

Ajuda sobe para 210 milhões Entretanto, a Comissão Euro-peia decidiu aumentar a pro-posta de compensação aos produtores de legumes euro-peus de 150 para 210 milhões de euros, face às quebras no consumo causadas pelo surto da bacteria E.coli.

No dia em que o minis-tro alemão da Saúde,

Daniel Bahr, anunciou que o número de novos casos de infecções pela bactéria E.coli registou uma diminuição sig-nificativa, a França registou a primeira contaminação e o número de vítimas mortais su-biu para 25. Entretanto, e ape-sar das autoridades alemãs continuarem a não saber qual a origem do surto, foi encon-

trado um pepino com restos da agressiva variante da bac-téria no lixo de uma família contaminada da Saxônia- -Anhalt, informou o Ministé-rio da Saúde do estado. As autoridades vão continuar a analisar produtos consumidos pelas vítimas e locais.

Ministro da Saúde Daniel Bahr (ao centro) fala em redução de casos

E.COLI Volume de infecções está a baixar mas França tem agora um caso

Alemães confiantes mas bactéria alastraPepino encontrado com bactéria E.coli no lixo de uma família que foi contaminada na Alemanha.

EPA

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

França quer preparar futuro da Líbia sem Kadhafi Na véspera de uma reunião sobre a Líbia, o Governo

francês disse que muitos países defendem que é preciso «preparar o futuro sem Kadhafi». Já a NATO garantiu que vai manter as operações no país até ser preciso.

ESPANHA

Jovens ‘indignados’ dei-xam Puerta del Sol no do-mingo, mas garantem que o ‘movimento 15 de Maio’ não irá acabar e que dia 19 de Ju-nho se vão realizar concen-trações. Recorde-se que os manifestantes estão há qua-se um mês acampados no centro da capital espanhola.

SCHENGEN

Parlamento aprova entra-da de Bulgária e Roménia no espaço Schengen, posição que vai ao encontro do rela-tório do eurodeputado portu-guês Carlos Coelho. A opinião da assembleia foi tornada pública um dia antes do Con-selho (Estados-membros), instituição à qual cabe a pa-lavra final, discutir a questão.

SÍRIA

Centenas de sírios em fuga para a Turquia por receio de ataque do Exército à cida-de de Jisr al-Shughour, após ter sido divulgada a morte de 120 militares. Os cidadãos que permaneceram no local criaram barricadas nas estra-das para impedir a entrada das forças de segurança.

Elefantes selvagens invadem cidade e matam Dois elefantes selvagens entraram numa cidade do sudoeste india-no e mataram um oficial de segurança, após gerar o pânico entre a população. Este género de ataques é muito frequente na Índia.

52 MORTOS e 32 desaparecidos nos últimos cinco dias em virtude das fortes chuvadas em 12 províncias chinesas.

117,79 DÓLARES era ontem o preço do barril de Brent do Mar do Norte (referência para Portu-gal), mais 1% que na véspera.

NO

GLOBO

O Parlamento, a Co-missão e o Conselho

Europeus assinaram on-tem em Estrasburgo a no-va directiva-quadro sobre medicamentos falsificados, que foi negociada em nome da assembleia pela eurodeputada portuguesa Marisa Matias. A directi-va tem por objectivo impedir a introdução de medicamentos fal-sificados na cadeia de abastecimento, abrange as vendas online e ainda esti-pula que o controlo de medicamentos de-ve ser feito também à saí-da da UE. Esta é a segun-da vez, desde a adesão de Portugal à UE, que é adop-tada uma directiva (lei co-munitária) elabora-da e negociada por um eurodepu-tado por-tuguês.

MEDICAMENTOS

Eurodeputados aprovam nova lei antifalsificação

PUB

Conselho Audiovisual diz que uso de ‘palavras’ é publicidade ilegal

D.R.

França proíbe uso de Twitter e Facebook na TV e na rádio

Frases como «comu-nique connosco no

Twitter» ou «visite a nossa página no Facebook» dei-xaram de ser permitidas na televisão e rádio francesas. Para o Conselho Superior Audiovisual, a referência aos nomes destas redes so-ciais é «publicidade ilegal».

«Indicar aos telespecta-dores e ouvintes as páginas dos seus programas e apre-sentadores nas redes so-ciais, sem citá-las, possui

REDES SOCIAIS

um carácter informativo, mas dizer quais são as redes assu-me um carácter publicitário.»

Entretanto, o Facebook volta a estar envolvido numa nova polémica em torno da questão da privacidade. Desta feita está em causa o reconhecimento facial em fotografias publicadas por amigos. Se não quiser ser au-tomaticamente identificado, não se esqueça que tem de al-terar as opções predefinidas pela rede social. O Facebook já admitiu que deveria ter notificado globalmente os utilizadores para esta nova aplicação da rede social e aca-bou por pedir desculpa.

EPA

Page 10: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

de no mercado, como seja, por exemplo, a associação em cooperativas ou organizações de produtores, o que permite ganhar escala. Para além da redução do custo de transpor-te e da maior frescura dos pro-dutos portugueses, pela proxi-midade à produção. O Clube de Produtores foi criado com que objectivo? Foi criado em 1998, para apro-ximar a produção nacional e a distribuição, para que as lojas Continente possam disponibili-zar o que de melhor se produz em Portugal. Para que a sua actuação tenha uma adesão ao seu propósito, a direcção é cons-tituída por quatro produtores nacionais dos sectores mais representativos. Que condições tem de ter um produtor para ser aceite?

MAD

E IN

PO

RTU

GAL

DIA 18, EM LISBOA

O Campo vem à Cidade... No Pic-Nic Conti-nente, que vai decorrer na Ave-nida da Liberdade, em Lisboa, as pessoas vão poder ter contacto com o mundo agro-pecuário portu-guês, com vários talhões das princi-pais culturas nacio-nais (batata, couve, alface...) e com vários exemplares de animais (capri-nos, bovinos, suí-nos, patos, perus...).

INOVAÇÃO

Prémios para os melhores Em 2010, o Clube de Produtores atribuiu um prémio inovação e três menções honrosas a produtores que se destacaram seja no processo de produção, no pro-duto ou na estraté-gia de marketing. O vencedor teve direito à inscrição do produtor numa feira internacional, promovendo a exportação.

Importamos 30% do que consumimos. Mais ou

menos do que importávamos? Há 13 anos, as importações hortofrutícolas pesavam cer-ca de 70%, agora representam 30%. Desde a criação do Clu-be, já comprámos mais de mil milhões de toneladas e mais de mil milhões de euros. Só no ano de 2010, foram cerca de 170 milhões de euros, um cresci-mento de 18% em relação ao ano anterior. Já em quantida-des crescemos 8%, tendo ultra-passado as 123 mil toneladas. O que significa que deixamos mais valor na produção e que os volumes têm crescido sem-pre regularmente. Compramos fora porque não produzimos o suficiente? Importamos porque as nos-sas campanhas são sazonais e só temos produto em alguns meses do ano, por exemplo maçãs, peras e la-ranjas. E importamos produ-tos de que não existe pro-dução em Portugal em qual-quer época. É o caso das fru-tas tropicais, que já fazem parte da dieta dos portugue-ses. E também porque não somos auto-suficientes, como é o caso da área das carnes. Como sabemos se estamos a comprar português? No caso dos produtos frescos, a legislação obriga à identifi-cação da origem do produto, pelo que qualquer consumidor pode comprovar se o produto é de facto português. O nacional é mais caro? Não. A produção nacional tem vindo a desenvolver-se muito nos últimos anos e os nossos produtores encontraram for-mas de ganhar competitivida-

EUNICE SILVA Engenheira alimentar é presidente do Clube de Produtores Sonae, com 231 membros

Os produtores nacionais ganharam competitividade Ao tornar mais próxima a produção e a distribuição, podemos consumir mais fresco e barato.

ISABEL STILWELL [email protected]

5ª Feira · 9 de Junho de 201110 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptEntrevista

A primeira é que a sua pro-dução seja toda nacional. A segunda é que siga as regras específicas de produção que temos para cada uma das áreas de actividade, como por exemplo a protecção integra-da no caso dos hortofrutícolas. O acompanhamento do cres-cimento, alimentação e modo de produção do gado, no caso das carnes. No pescado fres-co, a utilização da pesca arte-sanal. Nos queijos e enchidos, a utilização de ingredientes portugueses (muitas vezes re-gionais) e receitas tradicionais. Contam com 231 membros, que correspondem a 1559 pro-dutores individuais? Sim, cooperativas, organi-zação de produtores e de ar-madores. A abrangência mos-tra o trabalho sério que temos vindo a realizar. Um desenvol-

vimento sustentado da pro-dução nacional, a promoção do emprego neste sector e na economia portuguesa. Que apoios recebem os sócios? Temos uma equipa de gesto-res agrícolas que investe cer-ca de duas mil horas por ano junto da produção. Planeiam com os produtores, as cultu-ras e as quantidades, que se concretizam na assinatura de contratos programa – uma garantia de escoamento do produto. Entre muitas outras coisas, promovemos, também, visitas de estudo a países e produtores internacionais. Qual o sector mais forte? O hortofrutícola é o mais representado, depois as car-nes e a charcutaria regional. As pescas e a padaria e pas-telaria regional.

«A equipa de gestores agrícolas investe duas mil horas por ano junto da produção»

«A lei obriga a que no caso dos produtos frescos se identifique a sua origem»

ROWAN SEDDON-HARVEY

Page 11: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

PUB

Page 12: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011

Desporto12 ·

PUB

MAD

E IN

PO

RTU

GAL FUTEBOL São cada vez mais os futebolistas portugueses que triunfam nos campeonatos estrangeiros

Outra vez conquistadores

JOGOS

A Paixão de Vencer Mais de 800 atle-tas do desporto adaptado vão com-petir nos Jogos de Portugal, que se disputam amanhã e sábado em Coim-bra, sob o lema Paixão de Vencer.

Benfica paga 2,4 milhões por 50% do passe de Enzo Pérez

Enzo Pérez vai ser jogador do Benfica nas

próximas cinco temporadas. Os encarnados chegaram a acordo com o Estudiantes e vão pagar cerca de 2,4 milhões de euros por 50% do passe.

O futuro de Cardozo conti-nua indefinido e o avançado,

TRANSFERÊNCIA

que ficou fora dos convocados para a Copa América, afirmou que foi «proibido de falar» sobre a próxima época.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evan-gelista, pediu, em declarações à Antena 1, respeito por Fábio Coentrão e Nuno Gomes.

Argentino é médio-ofensivo e pode jogar nas alas

D.R.

Henrique Calisto há muito que é figura de destaque na Ásia, por exemplo, mas foi com José Mourinho que os portu-gueses foram reconhecidos no mundo do futebol pela com-petência técnica e capacidade de liderança. Um prestígio tão alargado que já levou o Turis-mo de Portugal a eleger o técnico do Real Madrid para as campanhas de promoção do País no estrangeiro.

Luso-descendentes e não só Mas são, como é normal, os jogadores a grande matéria- -prima que o futebol nacional compartilha com todo o mun-do. Uma realidade não tão longínqua quanto isso – ainda recentemente Paulo Futre se

Os Descobrimentos valeram a Portugal um

lugar na história mundial, mas vários séculos depois o País tem novos conquistadores que alcançaram o sucesso além- -fronteiras. São eles os joga-dores de futebol, mas também os treinadores.

Manuel José já gozava de elevado prestígio em África e

Cristiano Ronaldo e José Mourinho são expoentes do talento nacional reconhecido além-fronteiras.

JOÃO MONIZ [email protected]

‘gabou’ de ter aberto as portas a muitos compatrio-tas (num trabalho partilha-do também por Rui Barros, diga-se) – mas que é cada vez mais significativa.

Segundo os dados mais actualizados do site do Sin-dicato dos Jogadores Pro-fissionais de Futebol, na última época actuaram em campeonatos estrangeiros 264 futebolistas habilitados a representar a Selecção Nacional. Entre estes atle-tas estão filhos de emigran-tes que têm dupla naciona-lidade e jogadores que se naturalizaram portugue-ses, mas a larga maioria saiu de Portugal rumo a outras paragens. É o ca s o d e C r is t ia n o Ronaldo, claramente o caso de maior su-cesso da actualida-de, na linha do re-conhecimento que Figo, Rui Costa ou Pauleta alcança-ram nos países de acolhimento.

Chipre à cabeça Como se pode ver na tabela ao lado, o Chipre é o país onde jogam mais portugueses, à frente de Espanha, Lu-xemburgo, Suíça e Inglater-ra. O top 5 acaba por reflec-tir a tendência geral: é na Europa que actuam 93% dos futebolistas lusos emigrados. África é apenas representada por Angola e a América do Sul conta com Deco e Liedson no Brasil e André Martins na Bolívia. Na Ásia estão quatro lusos.

PORTUGUESES POR ESSE MUNDO FORA...

Page 13: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 · 13

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

SPORTING

Estágio na Holanda durante a pré-época O Sporting vai estagiar na Holanda, na localidade de Oosterbeek, a cinco quilómetros de Arnhem e a cerca de 100 de Amesterdão. O estágio vai decorrer entre os dias 11 e 21 de Julho. SP. BRAGA

Salvador aponta metas ambiciosas «Temos como objectivos ficar entre os quatro pri-meiros classificados do campeonato e disputar a vitória nas taças de Portu-gal e da Liga.» Foi assim que António Salvador definiu os objectivos para a próxima temporada. Leonardo Jardim, que foi apresentado para as pró-ximas três temporadas, admitiu que «será um desafio difícil». FUTSAL

Benfica e Sporting disputam título Benfica e Sporting dispu-tam neste fim de semana os dois primeiros jogos da final do campeonato de futsal. O primeiro jogo disputa-se no Pavi- lhão da Luz, sábado, às 16h30 (RTP2). O segundo, também na Luz, é domin-go, às 17h (RTP2). NBA

Dallas vence para igualar a final Os Dallas Mavericks ven-ceram os Miami Heat por 86-83 e igualaram a final. Apesar de estar com 38,5 de febre, Nowitzki marcou 21 pontos. LeBron James marcou apenas 8.

10 SEGUNDOS

6 meses é a duração do contrato entre o 1.º de

Agosto e Mantorras, que está de volta aos relvados.

Inter pondera avançar com proposta por James Rodríguez

O ta lento d o jovem James Rodríguez não

passa despercebido em Itália. Segundo a Gazzetta Dello Sport, o Inter enviou um emissário ao Torneio de Tou-lon para observar o jovem co-lombiano que brilhou na par-te final da última temporada.

FC PORTO

O diário desportivo italia-no avança mesmo que existem grandes probabilidades de a equipa treinada por Leonar-do avançar para a contratação do extremo que, recorde-se, tem contrato com os dragões até 2014 e uma cláusula de res-cisão de 30 milhões de euros.

Jovem colombiano deu nas vistas e suscita interesse

LUSA

53 golos marcados por Cristiano Ronaldo na última época em 54 jogos ao serviço do Real Madrid, 0,982 golos/jogo

Page 14: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201114 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptViagens

A Pousada de Viseu oferece uma vista invejável

Cambalhotas, desli-zes alucinantes, acro-

bacias e muitas novidades é o que promete para este Verão o Aquashow Park, em Quarteira, no Algarve, no momento em que cele-bra dez anos. Pela 1ª vez, o parque não fecha durante o Inverno. Este Verão, o es-paço apresenta duas novas atracções: o Air Race, que é o 2º que existe no mundo e tem muitos loopings à mistura; e o Space Center, ideal para crianças que am-bicionam ser astronautas.

AQUASHOW PARK

Parque já abriu portas

O Mundovip lança uma campanha para

potenciar ainda mais o des-tino Açores. O grande ob-jectivo é que os portugue-ses conheçam melhor este destino. As nove ilhas de uma beleza inigualável, ca-da uma com uma magia di-ferente, estão disponíveis desde 309 euros. Visitar uma plantação de chá, ob-servar baleias e fazer ca-minhadas entre brumas, vulcões e lagoas são algu-mas das propostas. Infor-mações em mundovip.pt.

CAMPANHA

Açores tem mais magia

Aproveite os feriados de Junho para passear

pelo nosso país. Goze umas mi-niférias de sonho nas Pousa-das de Portugal, com preços especiais. Parta à descoberta de Portugal e desfrute de estadias inesquecíveis, de ambientes apetecíveis, dos primeiros mergulhos, de agra-dáveis passeios e das iguarias das gastronomias regionais.

Com o Programa de Verão das Pousadas de Portugal, desfrute de 3 ou 5 noites con-secutivas, a partir de 85 euros por noite (duas pessoas).

PASSEIOS CÁ DENTRO

Pousadas de Portugal com preços especiais

Especialmente elabora-do a pensar na família, as ‘Férias em Família’ ofere-cem alojamento a crianças até aos 12 anos, no quarto dos pais, as refeições das crianças e 25% de descon-to no 2º quarto. Surpreen-da ainda os seus filhos com as actividades do Clube da Pousada. Com o ‘Verão a Dois’ as Pousadas ofere-cem uma bebida de boas- -vindas, garrafa de vinho ou licor regional, e petit fours no quarto, além de oferta de almoço ou jantar.

MAD

E IN

PO

RTU

GAL

Eco-Resort de Tróia

O Pestana Tróia Eco-Resort & Resi-dences, já lançou a primeira pedra daquele que será o primeiro Eco-resort de 5 estrelas da Península de Tróia, num investimento de 90 milhões de euros. O projecto inclui zona imobi-liária, hoteleira, zona comercial e zonas de lazer.

Produtos de várias regiões O melhor que se produz de enchi-dos, queijos, azei-tes e vinhos em Portugal está em destaque no Centro Nacional de Expo-sições, onde foram realizados vários concursos no âmbito da 48.ª Edição da Feira Nacional de Agri-cultura e da 58.ª Feira do Ribatejo. Um dos produtos que recebeu Medalha de Ouro foi o vinho Adega de Borba Premium, na categoria de Vinhos Tranquilos no Concurso Nacio-nal de Vinhos Engarrafados 2011.Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

Page 15: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

PUB

Page 16: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

MAD

E IN

PO

RTU

GAL

5ª Feira · 9 de Junho de 2011Fim de semana · www.Destak.pt · 16

Grande Gala do Fado Já vai na 10ª edição e

este ano recebe um elenco de luxo, onde não faltam nomes como Ana Moura, António Zambujo, Cuca Roseta, João Braga, Marco Rodrigues e Maria Armanda. O Salão Preto e Prata do Casino Es-toril continua a ser o cenário ideal. Além de prestar uma homenagem a Carlos Zel, o evento apresenta 24 temas – quatro por artista –, possíveis graças a José Manuel Neto, na guitarra, Carlos Manuel Proença, na viola, e Fernan-do Araújo, no baixo. Uma noi-te a não perder a 15 de Junho, a partir das 20h.

Sunsets Paço Música Gomo, Tiago Bettencourt, Armando Teixeira, Miguel Ângelo, Samuel Úria, Os Gol-pes, Rui Reininho, Legendary Tigerman e Rita Redshoes são alguns nomes nacionais, que vão garantir uma nova vida na mítica Praça do Co-mércio. O restaurante Ter-reiro do Paço em parceria com a Geladaria Paço d’Água apresenta os sunsets Paço

CONCERTOS Fado, rock e pop animam a capital nos próximos dias

É a nossa boa música portuguesa com certeza!Seja qual for o estilo, a música nacional tem muita qualidade. Aqui ficam uns exemplos.

FILIPA ESTRELA [email protected]

Cuca Roseta, Tiago Bettencourt e Pop Dell’Arte são apenas três representantes da nossa boa música

Música, que conta com uma programação a cargo de Rui Pregal da Cunha. Boa músi-ca e bons pratos são os objec-tivos. O ex-Heróis do Mar inaugu-ra os sunsets no Dia de Por-tugal, 10 de Junho, a partir das 18h. A iniciativa prolonga-se até 30 de Setembro, à sexta e sá-bado, das 18h às 21h.

Pop Dell’Arte no Musicbox É já esta noite que os Pop Dell’Arte vão tocar na ínte-gra Free Pop, o álbum de estreia, recentemente reedi-tado em CD. No Musicbox, em Lisboa, vamos poder ouvir temas recuperados pela formação actual. Na 2ª metade do con-certo, o grupo volta ao recen-te Contra Mundum.

As formas do St.º António

A ARTE DA TERRA

Este é um culto incontornável na sociedade portuguesa

D.R.

Não perca, até 3 de Julho, n’ A Arte

da Terra perto da Sé de Lisboa, uma das maiores exposições nacionais sobre Santo António. Estão pre-sentes mais de 600 obras de cerca de uma centena de escultores e artesãos portugueses. Integrada na programação oficial das Festas de Lisboa, a expo-sição António – Santo D’Arte também vai estar aberta no dia 13.

Aniversário do poeta

CASA FERNANDO PESSOA

No âmbito das come-morações do aniver-

sário de Fernando Pessoa, que se celebra a 13 de Junho, a Casa Fernando Pessoa abre as suas portas. A partir das 10h, estão pro-gramadas visitas guiadas, uma oficina criativa para crianças, exposição de obras, um lanche, a inaugu-ração da exposição Pega-das do Desassossego e ainda o concerto Mariano Deidda canta Pavese.

Uma gala de fado dia 15, um pôr-do-sol mu-sical a partir de dia 10 e um concerto são as nossas sugestões

LANÇAMENTO

Disco duplo mais português de sempre Festa de Verão é um disco duplo, onde encontramos 38 músicas para ouvir em tempo de sardinha assada, pão com chouriço e festa de aldeia. Um verdadeiro pedaço do País.

PUB

Page 17: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 Sugestões · www.Destak.pt · 17

A nossa arte, o nosso fado e a nossa cultu-

ra atravessam fronteiras e levam o melhor de Portu-gal ao resto do mundo. A prova disso é a exposição que é inaugurada amanhã, a partir das 19h30, em Paris. O Théâtre de la Vil-le recebe a mostra Amália, Coração Independente, nu-ma iniciativa do município

da capital portuguesa, in-serida no âmbito da candi-datura do Fado a Patrimó-nio Imaterial da Unesco. Carlos do Carmo, Cristina Branco, Camané, Car-minho e Ricardo Ribeiro são os artistas que vão par-ticipar no concerto que decorre no mesmo local e dia, às 20h30. Vão ainda marcar presença na inau-guração o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e a vereadora da Cultura Ca-tarina Vaz Pinto.

‘AMÁLIA, CORAÇÃO INDEPENDENTE’

Paris recebe exposição

Filmes lusos no ‘top’ da Fnac

CURTAS-METRAGENS

Lisboa no NH Liberdade

Olhar sobre Lisboa é o nome da exposição foto-

gráfica de Anabela Loureiro, que vai poder ser vista de 4 de Julho até 30 de Setembro, no NH Liberdade, na capital por-tuguesa. A cidade alfacinha é a inspiração do trabalho da fo-tógrafa, que nos brinda com o seu olhar artístico, e presta assim um tributo à cidade, através de sete peças.

FOTOGRAFIA

‘Amália, Coração Independente’ vai até França

Teatro Bando ao encenador russo Anatoly Praudin, direc-tor do Experimental Stage of Baltic House, em São Peters-burgo. A ideia era criar um es-pectáculo no qual a sua visão externa pudesse levantar no-vas inquietações sobre este episódio tão português.

Em palco vão dar vida às personagens os actores Es têvão Antunes, Helena Afonso, Horácio Manuel, Ivo Alexandre, Miguel Borges, Sara de Castro e Susana Blazer.

Estão ainda previstas con-versas com o público depois dos espectáculos, amanhã, com o autor Miguel Jesus e com os actores. No dia 14 de Junho, a conversa é só com os actores.

O lançamento conjunto do livro Inês Morre, de Miguel Jesus, e do CD homónimo de Jorge Salgueiro realiza-se hoje, às 19h.

«Só no mito conhece-mos o que se esconde da

História. Só no mito vemos a paixão crescer para lá deste mundo. Só no mito sentimos a culpa e a vingança dos que vivem e morrem. Só no mito ouvimos os coros que ecoam os sons da loucura. Só no mi-to gritamos a nossa voz de po-vo rude e impune.» É desta forma que nos é apresentada a peça Pedro e Inês?, uma his-tória bem portuguesa, agora revisitada, a partir do texto inédito Inês Morre, de Miguel Jesus. O desafio foi feito pelo

ESPECTÁCULO A partir de hoje e até dia 15, é em português que se vive no CCB

Visita à história de Pedro e Inês O Centro Cultural de Belém recebe uma peça do Teatro Bando, conversas e lançamentos.

FILIPA ESTRELA [email protected]

A história do amor português entre Pedro e Inês vai ser revisitada por um olhar estrangeiro

O DVD inclui sete filmes nacionais e os vencedores de Novos Talentos

D.R.

O DVD 10 Curtas-Metra-gens Portuguesas, edita-

do pela Fnac e pelo IndieLisboa, está há cinco semanas consecu-tivas no top nacional de vendas das lojas Fnac, espalhadas pe-lo País.

Com um preço de 4 euros, este DVD reúne sete filmes de produção nacional, selecciona-dos pelo IndieLisboa, e os ven-cedores do Prémio Novo Talen-to Fnac até 2010.

Roteiro da arte nacional

Já está nas lojas um guia de consulta fácil sobre a

arte portuguesa, compilado pelo historiador de arte e pro-fessor universitário Paulo Pereira. Lançado pela Temas e Debates/Círculo de Leitores, a Arte Portuguesa – História Essencial é um volume único, compacto e ilustrado, que sin-tetiza a arte portuguesa, da pré-história até ao século XX.

LIVRO

PUB

Page 18: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011www.Destak.pt · 18

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (N) Ukulele Songs / Eddie Vedder 2 ( 1*) Born This Way / Lady Gaga 3 (N) It’s Been A Long Night / Sean Riley & The Slowri-ders 4 ( 2*) Cai o Carmo e a Trin-dade / Amor Elec-tro 5 ( 3*) Aurea / Aurea 6 (=6*) Pára, Escuta e Olha / André Sardet 7 ( 4*) O Mesmo de Sempre / Tony Carreira 8 ( 5*) Disco Voa-dor / Clã 9 (N) Contos de Fados / Aldina Duarte 10 ( 16*) Canção ao Lado / Deolinda * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

Kid. A noite reserva ainda a actuação ao vivo dos Funkali-cious.

Amanhã, o Clube apresen-ta o Punk Low Fi das califor-nianas Las Robertas. No sába-do, Rodrigo Affreixo desem-barca do Porto com o seu set

Prestes a completar o primeiro aniversário, o

Clube Ferroviário conta com uma lista de conquistas para festejar. Tem uma comunida-de de 25 mil fãs na página do Facebook, mais de 13 milhões de publicações visualizadas, um prémio de bronze atribuí-do pelo Clube de Criativos de Portugal e eventos únicos como os Optimus Bailes Opti-mus, A Tikky Masala Party, a final do Shortcutz Lisboa, a Festa Lomografia, os 20 anos do SOS Raciscmo ou a aber-tura do Festival Barreiro Rocks.

Chega portanto a hora da celebração, e o Clube descar-rila até ao Teatro da Luz, para 12 horas de festa, com partida marcada para as 20h e chegada às 8h da manhã. Os Nasty Mondays voltam a Lis-boa como cabeças-de-cartaz desta grande noite. De Paris, vêm os aclamadíssimos re-mixs de DJ Pilooski e a noite começa com os sons havaia-nos e o mais puro rock’n’roll de El Chaparral e Elephant

CONCERTOS Clube Ferroviário celebra aniversário com várias iniciativas

Ferroviário dá música há 1 anoO mês é de festa para o Clube Ferroviário, mas o aniversário comemora-se hoje, no Teatro da Luz.

FILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

LusoPop e, no dia 12, véspera de Santo António, o arraial abre caminho no Terraço do Clube com The Fanfarrones, Gonçalo Tocha e Victor Belan-ciano + Pedro Cláudio, numa noite que promete animação até ao nascer do Sol.

A festa de aniversário é só o arranque de uma programação generosa

Para celebrar os 19 anos da Metropolitana, foi or-

ganizada uma programação que culmina com o concerto de hoje, às 21h, no Centro Cul-tural de Belém. O espectácu-lo junta a Orquestra Metro-politana de Lisboa a dois dos músicos que têm acompanha-do de perto a actividade da Metropolitana: o violinista francês Augustin Dumay e o maestro alemão Michael Zilm. No dia 30, às 22h, a Me-tropolitana actua no Concer-to de Encerramento das Fes-tas de Lisboa.

COMEMORAÇÃO

Metropolitana faz anos Bye Bicycle em Portugal

Amanhã, às 22h, a no-va sala TMN ao Vivo

recebe os Bye Bye Bicycle, que estão de regresso a Portugal. A banda sueca lançou o álbum de estreia Compass, em Março de 2011. Composto por dez temas indie/disco/pop, o disco conta com influências de bandas como The Cure, Stone Roses, David Bowie e The Smiths. Exemplo disso é o single Northpole. Preço 10 euros.

TMN AO VIVO

Lamb tocam em Lisboa

No dia 11 de Junho, às 15h, os Lamb apre-

sentam ao vivo na Fnac Colombo o seu recente trabalho 5. Os britânicos Lou Rhodes e Andy Bar-low actuam no mesmo dia, às 21h, no Grande Auditó-rio do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, às 21h. Os Lamb nasceram em 1996, em Manchester, nas fundações do trip-hop, e conquistaram rapidamen-te o público.

APRESENTAÇÃO

‘Carmen’ no São Carlos

O Teatro Nacional de São Carlos apresen-

ta a última ópera da Tem-porada 2010/11. De 11 a 26 de Junho, sobe ao palco Carmen, de Bizet. Esta é uma das óperas mais ama-das em todo o mundo, e estreia agora com uma no-va encenação de Stephen Medcalf, cheia de cor, paixão e sedução, baseada na premiada produção do Teatro Lírico de Cagliari (2005).

ÓPERA

Orquestra Metropolitana de Lisboa com dois concertos

D.R.

Na última semana de cam-panha eleitoral, as conversas diárias no Café da Manhã com Jerónimo, Louçã, Passos e Portas foram uma emprei-tada que nos deu um gozo tremendo. Todos os dias uma troika diferente, sem-pre surpreendente também nos bastidores. Jerónimo de Sousa entra no estúdio e exclama: «Ahhh! Então são vocês!? Ouço todas as manhãs.» Soube bem ouvir isto e deu moral para o resto da campanha! Louçã entrou receoso. Lembrei-lhe que valia tudo menos falar de política. Diz-me que não gosta de discutir futebol, mas aceita falar do Portimo-

«TODOS OS DIAS UMA TROIKA DIFERENTE»

Nos Bastidores da Política

nense. Portas chegou cansado mas bem-disposto e ainda com forças para tentar ganhar mais um voto. Entra, e pergunta-me: «Você é de Santarém, não é? Preciso do seu voto.» Passos esteve connosco no penúl-timo dia de campanha e percebia-se que estava confiante. Depois do directo, despedi-me dele com um convite. «Se ganhar, tem de voltar. É a minha oportuni-dade de entrevistar um pri-meiro-ministro!» Disse que sim, que voltava e com uma receita de lulas! Os políticos são conhecidos por não cumprirem promessas, mas acredito que volte.

JOSÉ COIMBRA 2.ª a 6.ª Café da Manhã 6h-10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Esta noite a RFM faz a festa no Algarve, na

Pousada de Faro – Palácio de Estoi. A noite começa com um concerto de Rita Redshoes, transmitido em directo no Oceano Pacífico

da RFM das 23h às 24h, e continua até às tantas com as músicas dos DJ RFM Júlio Heitor e António Mendes. Mesmo que não possas aparecer acompanha o con-certo em directo na RFM.

Rita Redshoes hoje em directo na RFM

Page 19: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

www.Destak.pt · 195ª Feira · 9 de Junho de 2011

História sobre o poder da mentira e do amor

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

‘A Vida, Acima de Tudo’

Drama baseado no romance Chanda’s

Secrets, do canadiano Allan Stratton, A Vida, Aci-ma de Tudo, conta a histó-ria de Chanda (Khomotso Manyaka), uma rapariga de 12 anos que vive com a mãe numa aldeia perto de Joanesburgo, África do Sul. Quando a sua irmã recém--nascida morre, cria-se o rumor de que a sua mãe es-tá amaldiçoada, ao ponto de Chanda ter de fugir da vergonha e humilhação. Os temas do filme são a força da mentira, mas também o poder do amor e da família. A obra do realizador Oliver Schmitz foi galardoada, em 2010, com o Prémio François Chalais, atribuí-do no Festival de Cinema de Cannes.

DRAMA

Neste drama francês que venceu o prémio da

crítica no Festival de Toron-to, acompanhamos a força da

Como é que um panda gigante, com aparente

excesso de peso e a praticar uma arte (kung fu) para a qual parece totalmente desajeita-do, conseguiu tornar-se tão icó-

ESTREIA DA SEMANA ‘O Panda do Kung Fu 2’ é realizado pela asiática Jennifer Yuh

Um salvador chamado PoNesta sequela que vem com versão 3D, o novo perito em Kung Fu (voz de Jack Black) tenta salvar a arte.

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

Panda vai salvar o Kung Fu de uma terrível ameaça

nico? A questão tem resposta na maravilha que é o cinema e no talento dos estúdios da DreamWorks em nos divertir. Foram esses mesmos estúdios que também nos trouxeram a saga de Shrek e de Madagás-car, tudo animações com uma forte componente de comédia.

No centro da história do primeiro O Panda do Kung Fu estava o confiante, e muitas vezes incompreendido, gran-de panda Po, uma persona-gem feita à imagem do inimi-tável, divertido e cheio de ta-lento, Jack Black. A sequela,

que já não é realizada por uma dupla de homens, mas sim por uma mulher, a artista de ani-mação Jennifer Yuh, continua a mostrar-nos as suas aventu-ras. Com o Kung Fu na ponta dos membros, Po protege agora o Vale da Paz ao lado dos seus amigos e companhei-ros, mas a nova vida de Po é ameaçada pelo aparecimento de um formidável vilão, que planeia usar uma secreta ar-ma para conquistar a China e destruir o Kung Fu. – – FICHA TÉCNICA

De: Jennifer Yuh Com vozes de: Jack Black, Dustin Hoffman, Jackie Chan, Angelina Jolie, Lucy Liu, Jean-Claude Van Damme, Seth Rogen; EUA, 2011; 90 minutos

DRAMA

‘Hadewijch’: a busca de Deus

MIÚDOS E GRAÚDOS

FESTROIA

Um olhar sobre Cova da Moura O auditório da Anunciada, em Setúbal, vai ser palco para a exi-bição do filme Ilha da Cova da Moura, hoje, às 11h. O filme é realizado por Rui Simões e a projecção está incluída no Fes-troia, que se pro-longa até domingo.

FRANÇA

Cinema de animação O Festival de Cinema de Ani-mação de Annecy, França, teve a maior participação de sempre de fil-mes portugueses: sete produções, cinco em compe-tição. Oddsockshire, longa-metragem de Sara Barbas, foi um dos participantes.

PUB

Filme é prequela: a história por detrás dos mutantes

‘X-Men’ de volta

Ao 5º filme a saga de X-Men chega às ori-

gens. A série de filmes com super-heróis que chegou ao cinema pela primeira vez em 2000, adaptações das BD da Marvel, criadas inicialmen-te pelo escritor Stan Lee e pelo artista Jack Kirby, em 1963. Depois de três filmes de seguida, em 2009 surgiu com o 4º X-Men, a história mais particular da persona-gem Wolverine. Agora, che-gou a altura de conhecer nesta prequela toda a histó-ria por trás dos humanos- -mutantes X-Men. O filme passa-se nos anos 1960 (altura em que saíram as primeiras BD) e foca-se na relação entre o professor Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Mi-chael Fassbender).

ACÇÃO/AVENTURA

Filme venceu o prémio da crítica no Festival de Cinema de Toronto

fé de Céline (Julie Sokolowski), que é posta à prova ao sair do convento. Quando a jovem trava amizade com um muçul-

mano, encontra também al-guém que vê a sociedade tal como ela: um mundo em que se afastou a presença de Deus. Céline embarca numa pere-grinação ao Médio Oriente, num percurso incerto de me-do e violência.

D.R. D.R.

D.R.

Page 20: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

B POSITIVE

Todos gostamos de ba-tatas fritas, mas quantas

vezes já desistimos de as fazer em casa por causa do cheiro que fica na cozinha? Sabendo que para os consumidores de óleo vegetal este é um factor de desagrado, Fula decidiu apresentar a solução: o Fula de sempre reduz agora o chei-ro a fritos, porque inclui aro-ma natural com óleos essen-ciais de ervas aromáticas. Os cozinhados vão continuar de-liciosos, porque Fula não alte-ra o sabor dos alimentos, mas agora já não tem de se preo-cupar com os cheiros desagra-dáveis! O produto foi testado por cerca de 300 consumido-ras, e 9 em cada 10 considera-ram que é, de facto, eficaz a evitar o cheiro a fritos. Fula é a marca líder no mercado dos óleos vegetais desde que foi lançada em 1962.

FULA COM ESSÊNCIAS DE ERVAS AROMÁTICAS

Fritos sim, mas sem cheiro na cozinha

Ser irreverente faz par-te do ADN de B!. Tudo o

que a marca faz tem por base a sua atitude positiva, jovem, alegre e diferenciadora. Lançada em 2002 com o ob-jectivo de refrescar o panora-ma nacional de bebidas não alcoólicas, tem-se afirmado co-mo uma proposta diferencia-dora e com capacidade para surpreender o consumidor.

B! é um refrigerante, mas

as suas características tor-nam-na uma bebida saudável, de baixas calorias, sem coran-tes nem conservantes.

A marca foi criada para

jovens entre os 15 e os 25 anos, activos, extrovertidos e com espírito saudável. Mas juven-tude é estado de espírito e, portanto, a marca também tem aceitação em trintagers.

Este Verão o nome é B! dos Bosques

met desta marca têm na sua base o azeite, resultante de uma produção biológica e de uma técnica de moagem de azeitonas, natural e suave, que remonta aos tempos antigos, e que surgem da vontade de partilhar as vivências e gostos das gentes das terras do Dou-ro Superior. Os amantes de sabores apurados podem des-cobrir as especialidades que este azeite envolve, desde as azeitonas aos tomates secos, dos corações de alcachofras aos pimentos com queijo ou atum, ou introduzir os delica-dos patés com Azeite CARM na confecção de pratos únicos. – – INFORMAÇÕES ÚTEIS caixa com escolhas gourmet dis-poníveis nas lojas Continente e garrafeiras a nível nacional (Sabores da Herdade, Augusto Leite, Loja da Praça) – Porto, Coi-sas do Arco do Vinho, Delidelux, Cascais Tradicional – Lisboa, Apolónia, Garrafeira Veneza – Algarve, Garrafeira Dom Vinho - Coimbra, a um PVP a variar de 3,70€ a 12,90€.

A CARM, Casa Agríco-la Roboredo Madeira

tem a sua produção concen-trada em redor de Almendra, no conselho de Vila Nova de Foz Côa e começou a sua actividade em 1998. Em pri-meiro lugar vieram os azeites e depois foi a vez dos vinhos, que já foram alvo de distinções internacionais.

Agora foi dado um novo

salto, ao passar aos produtos gourmet, indo ao encontro de um mercado cada vez mais exigente, que sabe bem o que quer. Produtos gourmet que resultam de uma selecção cuidada de ingredientes, com uma apresentação que os tor-na ainda mais apetecíveis, porque afinal os olhos também comem.

A pensar já neste Verão, a

Casa Agrícola Roboredo Ma-deira sugere que dê um toque peculiar à sua mesa e descu-bra o prazer de degustar a se-lecção CARM Gourmet, reple-ta de sabores intensos e re-quintados. Os produtos Gour-

CARM GOURMET Ao encontro de um mercado cada vez mais exigente

Sabores intensos e especiaisDR

MAD

E IN

PO

RTU

GAL

NOVA GARRAFA

Para partilhar com os amigos A Sociedade Cen-tral de Cervejas e Bebidas acaba de lançar a nova garrafa de cerveja Sagres de Litro. Com uma imagem mais apelativa, moderna e alinhada com as outras garrafas da marca, contém o volume ideal para ser partilhado, com responsabilidade, com a família e amigos. Dentro e fora de casa.

CONCURSO

Quinta da Romaneira Vintage Port de 2008

O júri da 5.ª edição do Concurso Nacio-nal de Vinhos (CNV) atribuiu ao vinho Quinta da Roma-neira Vintage Port, produzido pela Sociedade Agrícola da Quinta da Romaneira, o pri-meiro prémio que distingue o melhor vinho a concurso.

5ª Feira · 9 de Junho de 201120 ·

Prazer de Consumir

A grande máxima da mar-ca é que B! não é um refrige-rante como os outros, mas sim aquele que nos transporta pa-ra o Lado B! da Vida, o plano B! contra a crise, tendo como palavra de ordem mandar de ‘frosques’ a recessão.

Mas todos os anos, desde

que foi lançada, faz por isso questão em ciclicamente lançar sabores sazonais, alguns dos quais passam a incorporar a gama de forma permanente e outros cuja missão é tão--somente refres-car o ano em que são lançados, deixando depois saudades.

O ano de 2011 não é ex-

cepção e B! Frutos dos Bos-que, ou B! dos Bosques se pre-ferir, é o mais recente lança-mento da marca. Um sabor fresco e leve de frutos verme-lhos, com uma combinação única de amora, groselha, cranberry e framboesa. Jun-tando o prazer ao novo sabor B!, é de facto provável que todos os problemas pareçam mais fáceis de resolver.

Page 21: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

A Sonae abriu em Fânzeres uma nova

loja Bom Bocado, somando agora 94 unidades em Por-tugal, espalhadas por todo o País. A nova loja, localiza-da na Galeria do Continen-te Modelo de Fânzeres, oferece um vasto leque de produtos, desde refeições ligeiras como sandes, tos-tas e sopas, acompanhadas por deliciosas sobremesas, produtos de pastelaria va-riada, incluindo produtos regionais, acompanhados de um excelente café, entre outras inúmeras bebidas. Preços convidativos: a Bom Bocado aposta na proximi-dade com os clientes, disponibilizando jornais e revistas, num ambiente actual e moderno.

SONAE

Bom Bocado já em Fânzeres

‘I am a passenger’ é uma marca portugue-

sa pensada e dedicada a fa-cilitar a vida a quem viaja e tem prazer nisso, quer seja em trabalho ou turismo. Teve em Lisboa (LIS) a sua primeira cidade, mas as-senta numa fórmula exten-sível a a todas as cidades com aeroporto. No top das suas vendas estão as t--shirts, os blocos tipo mo-leskine, tamanho bolso, e os kits 100 ml para transpor-te de líquidos. E está aber-ta a novas ideias. – – INFORMAÇÕES ÚTEIS a marca pode ser encontrada nas lojas: Aeroporto de Lisboa: Divers; CCB: Museu Berardo; Chiado: Wrong Shop, Artes& Etc; Docas de Lisboa: Artes& Etc; Rua da Prata: Artes & Etc; Castelo: Artes&Etc. Mais dados em: iamapassenger-from.blogspot.com ou +351 217 978 858

I AM A PASSENGER

Facilitar a vida a quem viaja

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 · 21

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

Page 22: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201122 ·

Destak.pt

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Experiência surreal. Um fotógrafo passou 36 anos a fazer o mesmo: fotografar quatro irmãs. O objectivo era mostrar os efeitos da passagem do tempo no ser humano. Veja o vídeo em www.destak.pt e no facebook.pt.

O que é nacional é bom, ou não?

As nossas tv na sua Informação caçam na Imprensa o que podem e desenvolvem esta ou aquela notícia, mas não entendo por que não caçam e destacam as notícias que mostrem os pré-mios obtidos por investigadores/ /cientistas, jornalistas ou estu-dantes portugueses em concur-sos internacionais.

Leio no DN «NASA destaca investigação de portugueses» (Universidade de Coimbra) e no Público «Prata para português nas Olimpíadas de Filosofia», em Viena, (aluno de Filosofia, 12.º ano, sem ref. escola) e jor-

nalista do Público vence prémio Santander Económico (Ana Rute Silva). São exemplos de ontem, mas há muitos mais de anteon-tem e ‘transantontem’.

Numa conjuntura intelectual depressiva, não se entende que a Comunicação Social não au-mente a auto-estima dos portu-gueses. E o exemplo é: «NASA destaca investigação de portu-gueses», DN, 31MAI, pág.32. O que devia ter acontecido: 1. Um título/chamada do DN na 1.ª página; 2. Uma abertura do Telejornal/RTP, ou de outros… Nada disto aconteceu e teria de ter acontecido.

José Raimundo ST.º ANT.º CAVALEIROS

Santo António de Lisboa! LISBOA, vem para a rua, rua que é toda sua. Em vielas e cantinhos, há amor e beijinhos! Santo António, Padroeiro, Santo casamenteiro. Há marchas na avenida, música, luz muita vida! Urbe de gente boa, sardinha saborosa. Cada bairro de LISBOA, sua gente charmosa! Há fado, guitarradas, cantado em desgarradas. Santo António, oração, está em cada coração!

José Carneiro de Almeida LISBOA

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

BRAGAAMANHÃ 10º MÍNIMA 22º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 20º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 10º MÍNIMA 20º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 19º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 10º MÍNIMA 23º MÁXIMA

HOJE 9º MÍNIMA 21º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 16º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA 25º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 13º MÍNIMA 22º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 20º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 11º MÍNIMA 21º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA 19º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela,

João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carna-xide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Gonçalo Figueiredo, Paula Tavares, Ruben Casimiro; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Nuno Ferraz; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected] ; DEPARTAMENTO ON LINE: Ruben Casimiro; Porto Tiago Medeiros (Coordenador); DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Page 23: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 23

Page 24: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201124

Page 25: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 25

Page 26: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201126

Page 27: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 27

Page 28: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 201128

Page 29: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011 · 29

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TVM

ADE

IN

PORT

UGA

L

MODA

1.º português no Top 50 Aos 22 anos, Luís Borges entrou directamente para o 37.º lugar do Top 50 dos modelos masculinos, numa votação do presti-giado site www.models.com. Este site funciona como barómetro do mundo da moda a nível internacio-nal, apresentando rankings dos me-lhores modelos masculinos e femi-ninos com base na visibilidade alcançada pelos respectivos traba-lhos. É a 1.ª vez que um português é alvo de tal honra. As campanhas internacionais de Outono-Inverno em que Luís Borges participou – fala-mos das griffes Tommy Hilfiger, United Colors of Benetton, Paul Smith e Etro – muito contribuíram para tal feito iné-dito. Também os Kevin & Jonathan Sampaio, Alice, Bruno Rosendo, Jani Grabriel e Gonçalo Teixeira dão cartas no mer-cado estrangeiro.

PUB

tugal que amanhã decorrem em Castelo Branco. O trio não poderia ter ficado mais surpreendido com o repto. «É uma honra receber este convite. É um sentimento mui-to bom. Nós projectámos Por-tugal além-fronteiras. É bom ver o nosso trabalho reconhe-cido pelo Chefe do Estado. Posso dizer que já fiz alguma coisa pelo meu país», comen-tou o argumentista ao DN.

Feito inédito Já aquando do anúncio do prestigiado galardão interna-cional, um feito inédito no pa-norama televisivo português, Cavaco Silva enviara uma mis-siva de felicitações para o elen-co e equipa técnica da novela, dizendo: «Aceitem os meus parabéns e os desejos since-

O actor José Pedro Gomes está entre as 35 personali-

dades e instituições condeco-radas amanhã, recebendo o título de comendador da Ordem do Infante D. Henri-que, a exemplo do que acon-teceu com o amigo António Feio, em 2010.

O Presidente da Repú-blica quis elogiar o valor

da equipa da novela Meu Amor – projecto da TVI pre-miado em Novembro com um Emmy Internacional – e con-vidou as protagonistas Mar-garida Marinho e Alexandra Lencastre e o autor da trama, António Barreira, para um al-moço, a realizar hoje, em jeito de antecipação das comemo-rações oficiais do Dia de Por-

DIA DE PORTUGAL Cavaco Silva convida elenco e autor de ‘Meu Amor’ para almoço

Elogios presidenciais

José Pedro Gomes vira comendador

Presidente enaltece o valor da única trama nacional vencedora de um prémio Emmy Internacional.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

ros de muitas felicidades.» «Ficámos muito contentes porque é o reconhecimento público de um trabalho que normalmente não é bafejado como pertencente à cultura», sublinhou nesta ocasião a ac-triz Margarida Marinho.

Eis reconhecimen-to de um trabalho que normalmente não é considerado

Cultura

HOLLYWOOD

Daniela Ruah sonha ganhar um óscar Desde miúda que Daniela Ruah sonha ganhar um óscar de Hollywood. Para tal tem de começar a fazer mais cinema, sobretudo agora que o seu nome ganhou dimensão internacional após a mudança para os EUA e a convocação para o elenco da série de acção Investigação Criminal: Los Angeles. Não deverá faltar muito para a estreia de Red Tails, um filme de guerra com guião de George Lucas, no qual a actriz bilingue con-tracena com Cuba Gooding Jr.

BRASIL

Ricardo Pereira é «o namoradinho» luso Há sete anos radicado no Brasil, Ricardo Pereira até já avançou com o pedido de dupla nacionalidade. Depois de Como Uma Onda, Prova de Amor, Pé na Jaca, Negócio da China ou Insensato Coração, o galã da TV Globo está con-vocado para a nova novela de Miguel Falabella. Aquele Beijo é o título que na próxima

semana começa a ser rodado na Colômbia para depois se transferir para o Rio de Janeiro.

INGLATERRA

Sofia Escobar encanta em musicais londrinos

Sofia Escobar venceu em 2009 o prémio de Melhor Actriz de Teatro Musical, atribuído pelo portal de espectáculos britânico Whatsonstage, pela sua interpretação de Maria no clássico West Side Story, então em cena nos palcos londrinos. A jovem cantora foi também candidata ao Prémio Laurence Olivier. Hoje, a intérprete nascida em Guimarães, curiosa-mente ‘o berço de Portugal’, continua a brilhar no West End londrino, tal como acontece com Ricardo Afonso e Madalena Alberto.

NAS

ESTRELASFilho de Merche

O filho de DJ Vibe e Merche Romero nasceu ontem.

Segundo um comunicado, mãe e filho estão bem.

Page 30: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

5ª Feira · 9 de Junho de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 30

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Altar. Transportadora Aérea Portuguesa (abrev.). Dono da casa em relação aos criados. 2. Matiz. Imposto sobre o Valor Acrescentado (abrev.). Pátria. 3. Lavrar a terra com arado. Em direcção a (prep.). 4. Desu-nir. 5. Muar. Pesar o invólucro ou o continente de uma mercadoria para des-contar no peso bruto. Terceira nota da escala musical. 6. A fina flor. Revestir de laca. 7. Solitário. Unir por casamento. Naquele lugar. 8. Ligaram pelo casamento. 9. Estação de Tratamentos de Águas Residuais (abrev.). Sinal (ant.). 10. Bigorna de aço, sem hastes, usada pelos ferradores e nos estabe-lecimentos de cunhar moedas. Antigo preceptor de príncipe. Relação. 11. Para barlavento. Pedra de amolar (pl.). Membro do corpo de um animal que serve para o voo Verticais: 1. Amarra. Cada um dos doze períodos em que se divide o ano. Sétima letra do alfabeto grego correspondente ao e longo dos latinos. 2. Grande quantidade. Costume. Análogo. 3. Estás apaixonado. Aconteci-mento. 4. Aperfeiçoar. 5. Planta liliácea da China. Parte do boné que serve de anteparo aos olhos (pl.). Antes do meio-dia (abrev.). 6. Atender. Pequeno congro. 7. Utensílio de ferro ou de madeira para meter ou tirar o pão do forno. Friccionar contra o ralador. Ósmio (s. q.). 8. Estacionaras. 9. Levantar. Fita a vista em. 10. Grande extensão de água salgada. Tudo o que prejudica, fere ou incomoda. Articulação das falanges dos dedos (pl.). 11. Discursa em público. Fúria. Remoinho de água

CRUZADAS Horizontais: 1. Ara. TAP. Amo. 2. Tom.

IVA. Lar. 3. Arar. Para. 4. Separar. 5. Mu. Tarar. Mi. 6. Escol. Lacar. 7. Só.

Casar. Lá. 8. Casaram. 9. ETAR. Sino. 10. Tás. Aio. Rol. 11. Aló. Mós. Asa

Verticais: 1. Ata. Mês. Eta. 2. Ror. Uso.

Tal. 3. Amas. Caso. 4. Retocar. 5. Ti. Palas. Am. 6. Aviar. Safio. 7. Pá. Ralar. Os. 8. Pararas. 9. Alar. Mira. 10. Mar.

Mal. Nós. 11. Ora. Ira. Ola

SOLUÇÕES

SUDOKU

No próximo domingo, 12, Lisboa vive de manhã à

noite duas tradições ligadas ao santo padroeiro da cidade. A partir das 10h00, acontecem os Casamentos de Santo António, uma cerimónia que este ano une os destinos de 16 casais, com direito a trans-missão televisiva em várias frentes via RTP1. O canal estatal promete uma «romântica e inovadora emissão», em directo, do Pá-teo Alfacinha, comandada por Jorge Gabriel e Diamantina. João Baião e Dália Madruga

FESTA No domingo a RTP1 transmite em directo os Casamentos de Santo António e as Marchas Populares

Tradição ilumina a cidadeA partir das 10h00 os 16 pares de noivos dizem ‘sim’. Madrugada fora a folia é na Av. da Liberdade.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

JOÃO MIGUEL RODRIGUES/CM

estarão nos Paços do Conce-lho para acompanhar a ceri-mónia do casamento civil. Na Sé de Lisboa, Isabel Angelino não perde pitada das cerimó-nias religiosas. Os noivos desfilarão depois em carros antigos pela Avenida da Liber-dade, onde estará o repórter

Tânia Ribas de Oliveira e Malato acompanham o concurso de marchas

Às 21h00 os OqueS-trada abrem as mar-chas. 40 profissionais cobrem o evento

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

PUB

Sérgio Mateus. No Museu da Cidade, Helena Coelho e João Baião dão-lhe conta de todos os detalhes do copo-d’água. Tal cobertura televisiva envol-verá 200 profissionais, cerca de 40 câmaras e cinco carros de exteriores. A avenida é linda Pelas 21h00, a banda OqueS-trada abre as Marchas Popu-lares de Lisboa, na Avenida da Liberdade, interpretando Senhora do Tejo (Sete Coli-nas). Ao longo da noite ac-tuarão ainda David Ripado, Sara Campina e muitos ou-tros. Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato serão os anfitriões da emissão que acompanha minuto a minuto o concurso das 23 marchas. A maratona televisiva envol-ve 12 câmaras, um estúdio móvel em alta definição e uma equipa de mais de 40 profis-sionais.

A actriz pode incorrer numa pena de três a dez de anos

A actriz Sónia Bra-zão, internada desde

sexta-feira no Hospital de São José (Lisboa), em esta-do grave, após uma ex-plosão de gás no seu apar-tamento em Algés, poderá vir a enfrentar uma acu-sação pelos crimes de ex-plosão e incêndio, avança o Correio da Manhã. Os pe-ritos da Polícia Judiciária concluíram que a actriz deixou os quatro bicos do fogão ligados. Quando a máquina de lavar roupa foi accionada, deu-se a explosão. A confirmar-se esta teoria, a actriz que entretanto ficou com 90% do corpo queimado, vias respiratórias incluídas, in-corre numa pena de três a dez anos de prisão.

SÓNIA BRAZÃOD.R.

Deixou fogão todo ligado

Page 31: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

Fama & TV · www.Destak.pt · 315ª Feira · 9 de Junho de 2011

A autora acredita que a obra «honra a memória de um tempo em que a lealdade tinha lugar»

O c a n t o r R i c k y Martin é uma das

celebridades convidadas para o baptizado de Ronal-do Júnior, o filho do futebo-lista Cristiano Ronaldo, que se realiza a 17 de Junho, na Capela do Campo de Tiro de Alcochete, precisamen-te no dia em que a criança celebra o 1º aniversário. Após a cerimónia religiosa, a festa continua na casa da tia/madrinha Cátia Aveiro, na Moita. Dinis, o filho desta de 16 meses, também será baptizado. Mourinho, Nani, Luciana Abreu, Irina Shayk e a irmã Tatiana, e Jorge Mendes (o padrinho do Júnior) não faltarão.

17 DE JUNHO

nos anos 80 mais conhecida como Lena d’Água, a voz dos hits Dou-te um Doce e Sem-pre Que o Amor Me Quiser.

O projecto que suscitou tal desabafo no seu blogue pessoal dizia respeito ao livro José Águas, o Meu Pai Herói, uma novidade literária nos es-caparates. Respondendo a um desafio da editora Oficina do Livro, lançado há já mais de

«Acabei finalmente a minha parte. Posso

suspirar de alívio, acredito que honra a memória de um tempo em que a lealdade e a nobreza tinham lugar no quo-tidiano português do futebol. Estou exausta» comentava a meio de Abril Helena Águas,

LIVRO Famosa cantora dos anos 80 narra a vida da glória benfiquista José Águas

Lena d’Água escreve sobre o seu pai heróiAntónio Lobo Antunes assina o prefácio da obra feita de fotografias inéditas, depoimentos de amigos, cartas e recortes de jornais.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

NATÁLIA FERRAZ/CM

PUB

um ano, a cantora narra nesta obra «a vida de um campeão dentro e fora do campo». António Lobo An-tunes assina o prefácio des-ta biografia do futebolista, um exercício de memória ilustrado por fotografias inéditas, excertos de cartas e crónicas. Alguma da informação contida na obra foi retirada dos jornais da época e, sobretudo, transmitida por colegas, treinadores e jornalistas que conheceram o benfi-quista falecido em 2000.

Djaló leiloa camisola para a Ajuda de Berço A camisola número 20 de Yannick Djaló, autografada pelo plantel sportinguista, está disponível num leilão ClubeFashion de cariz social, que reverterá a favor da Ajuda de Berço.

CLICKD.R. Ricky Martin vai

ao baptizado de filho de Ronaldo

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Não sofra por antecipação! O que tiver de ser, será! Saúde: Descanse e olhe mais pela sua saúde. Dinheiro: Não gaste mais do que realmente pode.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: A amizade pelos seus amigos estará agora muito evidenciada. Saúde: Cuidado, possíveis problemas com os intestinos. Dinheiro: Não seja pessimista e lute para atingir todos os seus objectivos.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Aproveite muito bem todos os momentos que tem para estar com o seu companheiro. Saúde: Não se desleixe e cuide de si. Dinheiro: As suas economias estão a descer, tenha algum cuidado.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: A sua sensualidade e beleza pode partir muitos corações. Saúde: A saúde é o espelho da nossa alma, nunca se esqueça disso. Dinheiro: O seu rendimento mensal pode sofrer um acréscimo significativo.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Não deixe que a monotonia afecte a sua relação. Saúde: Não se automedique, procure o seu médico. Dinheiro: Poderá sofrer um aumento inesperado.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Faça um jantar especial para a sua cara-metade. Se cultivar o seu relacionamento obterá benefícios. Saúde: Tente não andar muito tenso. Dinheiro: Poderá ficar surpreendido ao verificar o seu saldo.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Não deixe que os seus familiares mais afastados tenham saudades suas, contacte com eles. Saúde: Atenção ao aparelho digestivo. Dinheiro: Não confie excessivamente em quem não conhece bem.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Pense bem antes de se envolver numa nova relação. Saúde: Momento estável e cheio de boas energias. Dinheiro: É um bom momento para negócios, aproveite-o.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Os defeitos também fazem parte da personalidade, aceite-os em si e nos outros. Saúde: Possíveis dores de cabeça. Dinheiro: Nada o preocupará, mas terá um acréscimo de trabalho.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Demonstre o afecto que sente por aqueles que o rodeiam. Procure intensamente sentimentos sólidos. Saúde: Poderá sentir algum tipo de indisposição. Dinheiro: Estabilidade financeira.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Se não deixar que as pessoas se aproximem de si, não encontrará quem o compreenda e o faça feliz. Saúde: A sua saúde é o espelho das suas emoções. Dinheiro: Período favorável.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Não se envolva em discussões desnecessárias. Saúde: Veja com regularidade o seu boletim de vacinas. Dinheiro: A prudência deve guiar as suas acções.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

Page 32: Quinta-feira 9 Junho de 2011 · Jornal …02 · 5ª Feira · 9 de Junho de 2011 TODA A INFORMAÇÃO EM Grande Lisboa MADE IN PORTUGAL IDEIAS Reciclar móveis em tempo de crise Em tempo

PUB