química experimental - phmetro

5
pHmetro É um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciométrico. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciados em cada solução de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7 e 4. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão (usualmente em mV) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala da pH que varia de 0 a 14. Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros. Tipos pHmetro de bancada: pHmetro de bolso: pHmetro portátil:

Upload: luan-gabriel

Post on 11-Aug-2015

62 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Química Experimental - pHmetro

pHmetro

É um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciométrico.

O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciados em cada solução de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7 e 4. Uma vez calibrado estará pronto para uso.

A leitura do aparelho é feita em função da leitura da tensão (usualmente em mV) que o eletrodo gera quando submerso na amostra. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala da pH que varia de 0 a 14.

Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros.

Tipos

pHmetro de bancada:

pHmetro de bolso:

pHmetro portátil:

Manual prático de pHmetro portátil (modelo PG1400)

Tecle LIGA;

Page 2: Química Experimental - pHmetro

Com o aparelho ligado segure a tecla SIM e sem soltar pressione a seta da direita;

O aparelho solicitará que o eletrodo seja mergulhado no tampão pH 7,01; Acione a tecla SIM e o aparelho indicará no display que está processando a

medida, aguarde; O aparelho solicitará que o eletrodo seja mergulhado no tampão pH 4,01 ou

10,01; Enxágue o eletrodo com água purificada e limpe levemente com papel

absorvente; Mergulhe o eletrodo limpo na solução tampão pH 4,01 ou 10,01; Acione, novamente, a tecla SIM e o aparelho indicará que está processando a

medida, aguarde; Assim que o aparelho estiver pronto para fazer a leitura, tire os eletrodos da

solução tampão, lave-os com água purificada e enxugue-os com papel absorvente;

Mergulhe os eletrodos na solução que deseja analisar; Aguarde o valor no display se estabilizar; Tire os eletrodos da solução, lave-os e limpe-os; Desligue o aparelho apertando as setas da direita e da esquerda

simultaneamente; Guarde os eletrodos.

Obs.: Lave e enxugue os eletrodos sempre que mudar de uma solução para outra. Jamais guarde os eletrodos sem antes efetuar sua limpeza, e procure sempre mantê-los em solução de KCℓ 3mol/L. Isso evita que o eletrodo perca, com o tempo, sua hidratação própria.

Hidratação > 90% - Calibrando normalmente;

Hidratação 80% ≤ H ≤ 90% - Não está calibrando normalmente;

Hidratação < 80% - Impróprio para uso.

Page 3: Química Experimental - pHmetro

Soluções-tampão

Soluções tampão são soluções compostas de um ácido fraco com um sal derivado desse ácido ou de uma base fraca com um sal derivado dessa base. Quase não sofrem alteração em seu pH, mesmo adicionando-se algumas gotas de um ácido ou base forte.

Como se trata de um ácido fraco, ele se dissociará pouco e o sal será totalmente dissociado. Juntando-se um ácido qualquer a essa solução, seus H+ serão consumidos pelo equilíbrio: HA H+ + A-, que se deslocará para a esquerda. Desse modo, a acidez não aumenta e o pH não varia. Note que não faltará A - para o equilíbrio para o equilíbrio se deslocar para a esquerda, porque a reação CA C+ + A- garante um bom estoque de A-

(evidentemente há um limite).

Juntando uma base qualquer à solução-tampão, seus OH- serão imediatamente consumidos pelo H+ da ionização do HA, resultando H+ + OH- H2O. Desse modo, a basicidade não aumenta e o pH não varia. Note que também não faltará H+ para reagir com o OH- da base adicionada, pois o HA é um ácido fraco e, portanto, ainda existem muitas moléculas inteiras de HA que continuarão se dissociando e fornecendo mais e mais H+.

É claro que essa solução-tampão somente resistirá às variações de pH enquanto todo o HA (ou seu sal) não tiver sido totalmente consumido.

De modo idêntico, pode-se explicar o funcionamento de uma solução-tampão de base fraca e um sal correspondente a essa base.

O pH de uma solução tampão pode ser calculado da seguinte forma:

pH para soluções de ácido fraco com seu sal:

pH=p Ka+ log[Sal ]

[ Ácido]

pH para soluções de base fraca com seu sal:

pH=p Kw−p Kb−log[Sal ][Base ]

Observações

1. Os tampões servem como referência para a medida do pH.2. O tampão 4,01 serve como referência para amostras ácidas e o 10,01, para

básicas.3. A calibração serve para cancelar o potencial de assimetria por meio de um

potencial quantitativamente igual, mas de sinal oposto. Esse potencial de assimetria é uma voltagem residual variável e desconhecida originada durante o processo de fabricação do equipamento.

Page 4: Química Experimental - pHmetro

4. Quando o pHmetro é estável e as medições são frequentes, não há necessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado é calibrar sempre o aparelho antes do uso.