questões va fcinetica fdinamica

13
1- Muitos recept or es de fár macos podem ser categorizados dentro de dois estados de  conformação, que estão em equilíbrio reversível entre si. Esses dois estados denominam-se  estado ativo e estado inativo. Assim, pode-se class ificar algun s fármacos de acord o com a sua  interação com seus receptores. Como se deve descrever o fármaco que possui atividade  “antagonista competitiva”?  A) Li ga-se a um receptor e o estabili za numa conformação ativa. B) Liga -se a um rec ept or de man eir a cov alente no seu sítio alostérico, mantendo-o numa  conformação inativa. C) Liga-se a um receptor de maneira reversível no seu sítio ativo, porém, não estabiliza a  conformação necessária para a sua ativação. D) Atua de modo a abolir a atividade intrínseca (constitutiva) de um receptor livre (não ocupado),  estabilizando-o numa conformação inativa. E) Liga-se a um receptor em seu sítio ativo, mas que só produz uma resposta parcial, mesmo  quando todos os receptores estão ocupados. 2 - A administração de drogas pela via respiratória pode visar a atividade local ou sistêmica.  Sobre a determinação da eficácia de um aerossol terapêutico, marque V para as alternativas  verdadeiras e F para as falsas. ( ) Distribuição das partículas depositadas na árvore respiratória. ( ) Patologia pulmonar. ( ) Taxa de clearance mucociliar e alveolar das partículas depositadas. ( ) Amplitude de metabolismo da droga pelos pulmões.  A sequência está correta em  A) F, F, V, V B) V, F, F, V C) V, V, F, V D) V, V, V, V E) F, F, F, F 3- O estud o do tr aje to perc or rido pelo medicament o no or ganismo, incluindo o estudo  quantitativo dos processos de abs orção, dis tri buiç ão, bio tra nsf ormação e exc reç ão dos  fármacos denomina-se  A) farmacocinética. B) farmacodinâmica.C) farmacognosia. D) farmacografia. E) farmacotécnica. 3 de novo- A biotransformação de um fármaco antes que ele atinja o local de ação denomina-se  A) mei a vida. B) inibição enzimática C) estado de equilíbrio estável. D) efeito de primeira passagem. . E) clearance. 4- Há autores que não incluem as interações físico-químicas como interações drogas-drogas,  considerando-as apenas incompatibilidades farmacêuticas. Qual par de medicamentos é um  exemplo de interação físico- química e, portanto, NÃO dev e ser administrad o  concomitantemente?  A) Pen icilinas semissintéticas com Glicose com pH acima de 8,0. B) Penicilina com neomicina. C) Penicilamina com preparações contendo ferro. D) Sulfonamidas com Metotrexato.

Upload: carol-candido

Post on 10-Oct-2015

204 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1 Muitos receptores de frmacos podem ser categorizados dentro de dois estados de conformao, que esto em equilbrio reversvel entre si. Esses dois estados denominamse estado ativo e estado inativo. Assim, podese classificar alguns frmacos de acordo com a sua interao com seus receptores. Como se deve descrever o frmaco que possui atividade antagonistacompetitiva?A)Ligaseaumreceptoreoestabilizanumaconformaoativa.B) Ligase a um receptor de maneira covalente no seu stio alostrico, mantendoo numa conformaoinativa.C) Ligase a um receptor de maneira reversvel no seu stio ativo, porm, no estabiliza a conformaonecessriaparaasuaativao.D) Atua de modo a abolir a atividade intrnseca (constitutiva) de um receptor livre (no ocupado), estabilizandoonumaconformaoinativa. E) Ligase a um receptor em seu stio ativo, mas que s produz uma resposta parcial, mesmo quandotodososreceptoresestoocupados. 2 A administrao de drogas pela via respiratria pode visar a atividade local ou sistmica. Sobre a determinao da eficcia de um aerossol teraputico, marque V para as alternativas verdadeiraseFparaasfalsas.()Distribuiodaspartculasdepositadasnarvorerespiratria.()Patologiapulmonar.()Taxadeclearancemucociliarealveolardaspartculasdepositadas.()Amplitudedemetabolismodadrogapelospulmes.AsequnciaestcorretaemA)F,F,V,V B)V,F,F,V C)V,V,F,V D)V,V,V,V E)F,F,F,F3 O estudo do trajeto percorrido pelo medicamento no organismo, incluindo o estudo quantitativo dos processos de absoro, distribuio, biotransformao e excreo dos frmacosdenominaseA)farmacocintica.B)farmacodinmica.C)farmacognosia.D)farmacografia. E)farmacotcnica.3denovoAbiotransformaodeumfrmacoantesqueeleatinjaolocaldeaodenominaseA)meiavida.B)inibioenzimticaC)estadodeequilbrioestvel. D)efeitodeprimeirapassagem..E)clearance.4 H autores que no incluem as interaes fsicoqumicas como interaes drogasdrogas, considerandoas apenas incompatibilidades farmacuticas. Qual par de medicamentos um exemplo de interao fsico qumica e, portanto, NO deve ser administrado concomitantemente?A)PenicilinassemissintticascomGlicosecompHacimade8,0. B)Penicilinacomneomicina.C)Penicilaminacompreparaescontendoferro.D)SulfonamidascomMetotrexato.

  • E)RifampicinacomFenitona.5 Os frmacos possuem duas propriedades detectveis nos sistemas biolgicos: potncia e magnitude do efeito. A potncia determinada por quatro fatores: dois esto relacionados com o sistema biolgico que possui os receptores e dois esto relacionados com a interao do frmaco e seu receptor. Assinale a alternativa que contm os dois fatores relacionados com a interaodofrmacocomseureceptor:A)Densidadedereceptoreseeficcia.B)DensidadedereceptoreseafinidadeC)Mecanismodebloqueiodosreceptoreseeficcia.D)Biodisponibilidadeeafinidade.. E)Afinidadeeeficcia.6Em comparao com o nmero de receptores e protenas de sinalizao citosslicas, existem relativamente poucos segundos mensageiros citoplasmticos reconhecidos. Entretanto, sua sntese ou liberao e degradao ou excreo refletem as atividades de muitas vias.Dentreossegundosmensageirosbemestudadosesto,EXCETO:A)Protenasquinasesdependentesdosnucleotdeoscclicos.B)xidontrico.C)FosfatodeInositol.D)ATP.E)AMPcclico.7 Em geral, existem algumas opes de vias pelas quais um agente teraputico pode ser administrado e, por esta razo, o conhecimento das desvantagens das diferentes vias de administrao fundamental. Assinale a via de administrao de frmacos que possui as seguintes desvantagens Possui absoro limitada de alguns frmacos em funo de suas caractersticas vmitos causados por irritao de mucosa destruio de alguns frmacos pelas enzimas digestivas ou pelo baixo pH irregularidades na absoro. A biodisponibilidade podesererrticaeparcial.Necessidadedecontarcomaadesodopaciente.:A)Viaintravenosa.B)Viasubcutnea.C)Viaintramuscular.D)Viaoral.8Queprotenaoprincipalcarreadordefrmacoscidosnacorrentesangunea?A) Lipoprotena de baixa densidade. B) Glicoprotena cida alfa1. C) Mioglobina. D) Albumina.9 Os frmacos so eliminados pelo processo de excreo. Os rgos excretores eliminam maiseficazmenteoscompostospolares,EXCETO:A)Rins.B)Intestino.C)Pulmes.D)Pele.

  • 10 Sobre caractersticas das vias comuns de administrao de frmacos, assinale a alternativaFALSA:A) A administrao intravenosa prefervel quando se deseja diminuir o risco de efeitos adversos. B) A via subcutnea adequada para algumas suspenses pouco solveis e para a instilao deimplantesdeliberaolenta.C) A via intramuscular adequada para volumes moderados, veculos oleosos e algumas substnciasirritantes.D) O padro de absoro da via intramuscular lenta e prolongada, no caso de preparaes de depsito.E)Abiodisponibilidadenaingestooraldemedicamentospodesererrticaeparcial. 11.AssinaleaafirmativaINCORRETA:A) Medicamento similar: aquele que contm o mesmo ou os mesmos princpios ativos, apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, preventiva ou diagnstica, do medicamento de referncia registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, podendo diferir somente em caractersticas relativas ao tamanho e na forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipienteseveculos,devendosempreseridentificadopornomecomercialoumarca. B) Medicamento genrico: medicamento similar a um produto de referncia ou inovador, que se pretende ser com este intercambivel, geralmente produzido aps a expirao ou renncia da proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficcia, segurana e qualidade, e designado pela Denominao Comum Brasileira ou, na sua ausncia, pelaDenominaoComumInternacional.C) Medicamento de referncia: produto inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadascientificamentejuntoaorgofederalcompetente,porocasiodoregistro.D) Bioequivalncia: equivalente teraputico de um medicamento de referncia, comprovados, essencialmente,osmesmosefeitosdeeficciaesegurana. E) Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extenso de absoro de um princpio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentrao/tempo na circulao sistmica ou suaexcreonaurina.12 So fatores caractersticos dos pacientes que influem na biodisponibilidade das drogas administradasporviaoral,EXCETO:A) Efeito de primeira passagem metablica. B) Funo heptica C) Estado de m absoro D) Floraintestinal..E)Fentipogentico.13 Os mecanismos das interaes drogadroga so classificados habitualmente de acordo com os seguintes critrios: Fsicoqumico, farmacocintico e farmacodinmico. Qual dessas alternativas apresenta um mecanismo que possa ser classificado como uma interao farmacodinmica?

  • A) Quando uma droga interfere na solubilidade de uma segunda droga anteriormente sua administraointravenosa.B)Quandoumadrogainterferenaabsorodeumasegundadroga.C)Quandoumadrogainterferenarespostadeumreceptoraumasegundadroga.D)Quandoumadrogainterferenadistribuiodeumasegundadroga.E)Quandoumadrogainterferenaexcreodeumasegundadroga.14 A administrao de medicamentos uma atividade freqente e deve ser feita de forma bastantecuidadosaecautelosa.Assinaleaalternativacorreta. (A) EFEITOS COLATERAIS: So os efeitos intencionais e secundrios, porm, esperados de umfrmaco.Podemserinofensivosouprejudiciais.(B)DOSEMNIMA:amaiorquantidadedadrogacapazdeproduzirefeitoteraputico(C) INFUSO INTERMITENTE: aquela em que a medicao endovenosa dada em um intervalodetempocurto.(D) INJEO INTRAMUSCULAR a introduo do medicamento direto no msculo, devido absorosermaislenta.15 Sobre a forma de administrao oral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) A absoro das drogas, por via oral, pode ocorrer na boca, no intestino delgado, no reto e, emmenorextenso,noestmagoenointestinogrosso.( ) As partculas das suspenses tm que ser, primeiro, dissolvidas nas secrees gastrointestinaisantesqueocorraaabsoro.( ) A vantagem das solues no possuir efeitos de primeira passagem sendo, portanto, maisbiodisponveisqueasoutrasformasfarmacuticas.( ) As preparaes orais lquidas proporcionam, em geral, maior estabilidade e melhor controledaposologia.AsequnciaestcorretaemA)V,V,F,FB)V,F,V,VC)F,F,F,VD)F,V,F,FE)V,V,V,F 16 Existem formas farmacuticas orais conhecidas como de depsito ou de liberao modificada. Dentre tais formas est a de liberao controlada, que pode ser melhor definida comoaliberaodadrogaqueaconteceA)emqualquermomentoquenosejalogoapsaadministrao.B)emintervalosintermitentesapsaadministrao.C)lentamenteapsaadministrao.D)emtaxaconstanteapsaadministrao.E)emummomentobemdefinidoapsaadministrao. 17Qualdessasalternativasapresentaexemplosdeinteraoantagonista?A) Hipoglicemiantes e glicocorticoides. B) Noradrenalina e antidepressivos tricclicos C) Antihipertensivos e vasodilatadores. D) AINEs e metotrexato. . E) Anticoagulantes orais e metronidazol.

  • ProvaIdecanHURecife18 Uma droga que apresenta baixa seletividade de ao e interage com diversos tipos de receptoressoconhecidascomo A)leves..B)genricas.C)essenciais.D)multipotentesE)deliberaoprolongada. 19Acerca dos fatores que influenciam na biodisponibilidade de drogas de administrao oral, analise.I.Biotransformaohepticaouentrica.II.Excipientesdadroga.III.Floraintestinal.IV.pHgastrointestinal.EstocorretasasalternativasA)I,II,IIIeIV.B)IeII,apenasC)IIeIII,apenasD)IIIeIV,apenas..E)I,IIIeIV,apenas.. 20 A noo da barreira hematoenceflica surgiu na observao de que certas substncias que penetram livremente em tecidos moles, como fgado, rins e msculos, no conseguiam atingir o crebro. Que propriedade fsicoqumica um frmaco geralmente dever possuir para ultrapassaressabarreira?A) Apolar. B) Ionizada C) Hidrossolvel. D) Ligada a protenas. . E) Massa molecular elevada.21OenalaprilummedicamentoconhecidocomoprfrmacoporqueA)precisasermetabolizadoparasetornarativo.B)precisaseligaraumaprotenaendgenaparasetornarativo.C)excretadodeformainalterada,semsofrernenhumamodificaonocorpo.D)precisaseradministradoemconjuntocomoutrassubstnciasparasetornarativo.E)atua,ativandoaliberaodeumasubstnciaendgenaqueexerceroefeitodesejado.22e23

  • PrzovasEbSerh24 (Iades) A via de administrao de medicamentos indicada na emergncia, em que o princpioativononecessitaserabsorvidoe,porisso,temrpidoinciodeaoa (A)oral.(B)transdrmica.(C)intravenosa.(D)intranasal.(E)cortical.25

  • 26

    27

  • 28 A escolha da via de administrao de um frmaco leva em conta uma srie de fatores, dentre eles, a velocidade de absoro, palatabilidade, estabilidade, efeito de primeira passagem, entre outros. Qual das vias de administrao a seguir possui a maior probabilidade de o frmaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentementeapresentarumamenorbiodisponibilidade?(A)Intravenosa.(B)Sublingual.(C)Subcutnea.(D)Retal.(E)Nasalepulmonar.OutrasBancas1. (CETRO) As pomadas recebem nomes particulares dependendo do seu aspecto, consistncia ou composio do excipiente. Assinale a alternativa correspondente s descries dasassertivasaseguir.I).Apresentasedeformamuitoespessa,contendograndequantidadedepsinsolveis.II).ContmresinasIII).SeuexcipienteconstitudoporumgeldeamidocomumpoliolIV).Opreparofeitocomexcipienteemulsivodotipoguaemleoouleoemgua.(A)Ipasta,IIglicerado,IIIungento,IVcreme.(B)Ipasta,IIungento,IIIglicerado,IVcreme.

  • (C)Icreme,IIungento,IIIglicerado,IVpasta.(D)Icreme,IIcerato,IIIglicerado,IVpasta.(E)Iungento,IIglicerado,IIIcreme,IVpasta. 2.(CONSULPLAN/Farmacutico/2007)Misturas semislidas que se liquefazem quando aplicadas na pele, evaporamse

    rapidamente,formandoumapelculapermevel.Istoum:A)Gel.B)Pomada.C)Creme.D)Loes.E)Elixir. 3. (CONSULPLAN/Farmacutico/2007) Correlacionando a via de administrao de uma droga comasuacaracterstica,marqueaalternativaINCORRETA:A)Aviaretalgeralmentepossuiumefeitodeprimeirapassagemmenorqueaviaoral.B) Geralmente, no h efeito de primeira passagem na via transdrmica, por isso a utilizao dessavia.C)Ainalaogeralmenteutilizadaporpossuiruminciodeaomuitorpido.D)Pordefinio,abiodisponibilidadedeumfrmacopelaviaintramuscular100%.E) O grande problema da via oral que o metabolismo de primeira passagem pode ser significativo. 4.(CONSULPLAN/Farmacutico/2005)Sobreascpsulas,INCORRETOafirmarque:A) O envlucro da cpsula oferece relativa proteo dos agentes externos, facilitando a administrao.B) Devido sua alta solubilidade e digestibilidade no organismo, libera rapidamente o frmaco de seuinterior.C)Soconstitudasprincipalmenteporgelatina,porissoonomegelatinosa.D) O preenchimento das cpsulas gelatinosas moles pode ser manual, com auxlio de pequenosencapsuladoresmanuais.E) Na produo do invlucro de gelatina devem ser adicionados conservantes devido natureza dasuacomposio5. (CONSULPLAN/Natal/2007) Que via de administrao tem maior probabilidade de submeter umadrogaaumefeitodeprimeirapassagem?A)Endovenosa.B)Inalatria.C)Oral.D)Sublingual.E)Intramuscular. 7. (CONSULPLAN/Natal/2007) As vantagens das vias parenterais de administrao de drogas so,EXCETO:A)sempreindolor.B)Podemseradministradasempacientesinconscientes.C)Aviaintravenosaproporcionaincioimediatodaaodadroga.D) Podem ser produzidos efeitos localizados e sistmicos, dependendo da via de administraousadaedaformulaodadroga.E)Essaviadeadministraopodeserusadaparacorrigirdesequilbriofluidoeeletroltico.

  • 8. (CONSUNPLAN/Farmacutico/2008) Possui um padro de absoro imediato para solues aquosas, porm lento e prolongado no caso de preparaes de depsitos. adequado para volumes moderados e tambm para a autoadministrao. contraindicada durante o tratamento anticoagulante e pode interferir com a interpretao de alguns exames diagnsticos.Aafirmativatratasedaseguinteveiadeadministraodemedicamentos:A)Intravenosa. B)Subcutnea. C)Intramuscular.D)Viaoral.E)Absorotransdrmica. 9. (CONSULPLAN/Farmacutico/2010) Qual dessas formas farmacuticas NO classificada comosemislida?A)Pomadas.B)Cremes.C)Gis.D)Cpsulas.E)Pastas.10. (CONSULPLAN/ Farmacutico/ 2010) As solues farmacuticas so sempre lquidas e obtidas a partir da dissoluo de um slido ou lquido em outro lquido. H diversos fatores que influemnadissoluo.AssinaleaalternativaINCORRETAsobretaisfatores:A) pH: dependendo do carter cido ou bsico do soluto, h maior ou menor dissoluo do mesmoemfunodopHdosolvente.B)Agitao:emgeral,quantomaioraagitao,melhoradissoluo.C) Tamanho do soluto: quanto menor a partcula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissoluo.D)Temperatura:emgeral,oaumentodatemperaturafacilitaadissoluo.E) Constante dieltrica do solvente: para solutos polares, quanto menor a constante dieltrica dosolvente,melhoradissoluo. 11. (CONSULPLAN/Farmacutico/2011) Os medicamentos podem se apresentar em diferentes formas farmacuticas. A forma farmacutica pode ser definida como preparaes lquidas, lmpidas, hidroalcolicas, apresentando teor alcolico na faixa de 20 a 50%. So preparadas por dissoluo simples e devem ser envasadas em frascos de cor mbar e mantidas em lugar frescoeaoabrigodaluz.Tratasede:A)Elixir.B)Xarope.C)Extrato.D)Esprito.E)Loo. 12. (CONSULPLAN/Farmacutico/2011) Sobre as formas farmacuticas dos medicamentos, marqueVparaasafirmativasverdadeiraseFparaasfalsas.( ) Pomadas so preparaes tpicas constitudas de base bifsica, na qual podem estar dispersasapenassubstnciasslidas.( ) Cremes so preparaes plsticas obtidas pela disperso de, no mnimo, dois slidos miscveis.( ) Gis so preparaes farmacuticas constitudas por uma disperso bicoerente de fase slidaemfaselquida.()Pastassopomadascontendograndequantidadedeslidosemdisperso.

  • AsequnciaestcorretaemA)V,V,F,FB)V,V,V,VC)F,F,V,VD)F,F,F,FE)F,V,V,V 13. (CONSULPLAN/ Farmacutico/ 2012) Sobre a forma de administrao oral, marque V para asafirmativasverdadeiraseFparaasfalsas.( ) A absoro das drogas, por via oral, pode ocorrer na boca, no intestino delgado, no reto e, emmenorextenso,noestmagoenointestinogrosso.( ) As partculas das suspenses tm que ser, primeiro, dissolvidas nas secrees gastrointestinaisantesqueocorraaabsoro.( ) A vantagem das solues no possuir efeitos de primeira passagem sendo, portanto, mais biodisponveisqueasoutrasformasfarmacuticas.( ) As preparaes orais lquidas proporcionam, em geral, maior estabilidade e melhor controle daposologia.AsequnciaestcorretaemA)V,V,F,FB)V,F,V,VC)F,F,F,VD)F,V,F,FE)V,V,V,F 14. (CONSULPLAN/Farmacutico/2012) Existem formas farmacuticas orais conhecidas como de depsito ou de liberao modificada. Dentre tais formas est a de liberao controlada, que podesermelhordefinidacomoaliberaodadrogaqueaconteceA)emqualquermomentoquenosejalogoapsaadministrao.B)emintervalosintermitentesapsaadministrao.C)lentamenteapsaadministrao.D)emtaxaconstanteapsaadministrao.E)emummomentobemdefinidoapsaadministrao. 15. (CONSULPLAN/Farmacutico/2012) As preparaes de uso nasal possuem, em geral, a seguintecaractersticaA) soluo aquosa. B) soluo hipertnica. C) levemente bsica (pH > 8). D) no requerem o usodepreservativosouestabilizadores.E)seuefeitosemprelocal. 16. (CONSULPLAN/Farmacutico/2012) Uma determinada receita magistral contm a composioapresentadaaseguir.Benzoato de sdio .. 5 g Terpina .... 0,5 g Alcoolato de acnito .. 30 gotasXaropedepoligala...80mLPoodeToddq.s.p..120mLQual(is) (so) o(s) componente(s) dessa receita que pode(m) ser classificado(s) como veculo?A)Alcoolatodeacnito. B)Terpina.C)XaropedepoligalaePoodeTodd.D)BenzoatodesdioeTerpina.E)Xaropedepoligalaealcoolatodeacnito.

  • 17. (CONSULPLAN/Farmacutico/2012) Com relao s vias de administrao, qual caractersticaincorretaA) Intravenosa a que possui o incio mais rpido e a que tem, por definio, biodisponibilidadeiguala100%.B)Intramuscularpodeserdolorosa.Nopossveladministrarvolumesmoderados.C)Oralamaisconveniente,pormoefeitodeprimeirapassagempodesersignificativo.D)Retalpossuiumefeitodeprimeirapassagemmaiordoqueaviaoral.E) Transdrmica a absoro lenta, em compensao h ausncia do efeito de primeira passagemeduraodeaoprolongada.Gabarito1C2D3A3denovoD4A5E6D7D8D9C10A11D12A13C14C15D16B17A18D19A20A21A22E23D24C25D26B27C28D

  • OutrasbancasMaterialeducafar01B02A03D04D05C06A07A08A09D10E11A12C13A14D15A16C17D