questões de funções de linguagem

23
Questões: 01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem: a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo) b) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir E começar a amar e então ouvir E então sorrir para poder chorar.

Upload: mayck-werneck

Post on 14-Feb-2015

693 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questões de funções de linguagem

Questões:

01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:

a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo     Ser criado, gerar-se, transformar     O amor em carne e a carne em amor; nascer     Respirar, e chorar, e adormecer     E se nutrir para poder chorar      Para poder nutrir-se; e despertar     Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir     E começar a amar e então ouvir     E então sorrir para poder chorar.      E crescer, e saber, e ser, e haver     E perder, e sofrer, e ter horror     De ser e amar, e se sentir maldito      E esquecer tudo ao vir um novo amor     E viver esse amor até morrer     E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)  c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde

Page 2: Questões de funções de linguagem

os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?       - É. Puxa vida!       - Ora, droga!       - Bolas!       - Que troço!       - Coisa de louco!       - É!" e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?       - Pitosga significa míope.       - E o que é míope?       - Míope é o que vê pouco."  

02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem: 

Page 3: Questões de funções de linguagem

 "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis) 

03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem: a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o diaem que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

d) "Se um dia você for embora      Ria se teu coração pedir      Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

e) "Olá, como vai?      Eu vou indo e você, tudo bem?      Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?      Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)

Page 4: Questões de funções de linguagem

  

Texto para as questões 04 e 05

Poética

Que é poesia?uma ilhacercadade palavraspor todos os ladosQue é um poeta?um homemque trabalha um poemacom o suor do seu rostoUm homemque tem fomecomo qualquer outrohomem.       

(Cassiano Ricardo) 04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?   05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.   06. Historinha I

Page 5: Questões de funções de linguagem

      Historinha II

    Qual a função da linguagem comum às duas historinhas?  

07. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

 "Meu canto de morteGuerreiros, ouvi.Sou filho das selvasNas selvas cresci.Guerreiros, descendoDa tribo tupi.Da tribo pujante,Que agora anda errantePor fado inconstante.

Page 6: Questões de funções de linguagem

Guerreiros, nasci:Sou bravo, forte,Sou filho do NorteMeu canto de morte,        Guerreiros, ouvi." (Gonçalves Dias)     Indique a função predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicação.    08. (PUC - SP) 

  "Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida. As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mórbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvão. Sei que estou adiando a história e que brinco de bola sem bola. O fato é um ato? Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta." (Clarice Lispector)    A obra de Clarice Lispector, além de se apresentar introspectiva, marcada pela sondagem de fluxo deconsciência (monólogo interior), reflete, também, uma preocupação com a escritura do texto literário.

Observe o trecho em questão e aponte os elementos que comprovam tal preocupação.  

09. (FATEC) O senão do livro

Page 7: Questões de funções de linguagem

COMEÇO a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica, vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...Este trecho revela o estilo de:  a) MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA, ao usar uma linguagem apelativa, direcionada à reflexãocrítica da obra romântica.

b) GRACILIANO RAMOS, ao revelar a quebra da ordem cronológica da narrativa de suas obras, como reflexo coerente da instabilidade psicológica e espacial de suas personagens.

c) MACHADO DE ASSIS, ao questionar o leitor quanto à linha lógica e impositiva do tempo velho daobra literária e, ao mesmo tempo, conscientizá-lo de um novo modo de ler.

d) LIMA BARRETO, ao retratar o estilo incoerente de suas personagens em seus atos de loucura.

e) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ao especular o tempo e a qualidade de vida do homem(leitor) em interação com o tempo da narrativa.  

Page 8: Questões de funções de linguagem

Resolução:

01. a) função referencial                                           b) função poética       c) funções referencial e metalingüística              d) função fática       e) função conativa                                             f) função emotiva       g) função metalingüística

02. Função emotiva

03. a) função referencial                                                 b) função referencial       c) funções referencial e metalingüística              d) função poética       e) função fática

04. Funções poética e metalingüística.

05. Código, emissor e mensagem.

06. Função metalingüística, último quadro de cada historinha.  07. Função emotiva - predominância de 1ª pessoa.

08. Nesse fragmento de Clarice Lispector, além da preocupação introspectiva em fisgar elementos interiores, profundos, beirando uma revelação epifânica transcendental, há também a preocupação constante com a  própria escritura do texto literário, usando-se a função metalingüística.  A discussão ou abordagem da tessitura narrativa aparece em passagens como: "As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites,

Page 9: Questões de funções de linguagem

renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica (...)", "Sei que estou adiando a história e que brinco de bola sem bola. O fato é um ato? Juro que este livro é feito sem palavras (...)" e "Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida".

09. C

Part 2

Olá, pessoal!Ai está a lista de exercícios de Funções da Linguagem para que vocês possam treinar. Daqui a uma semana postarei o Gabarito.Até mais,Antonio Henrique.1) Estabeleça a relação:1. Emotiva2. Referencial3. Poética4. Conativa5. Metalingüística6. Fática(   ) Emissor(   ) Contexto(   ) Código(   ) Destinatário(   ) Mensagem(   ) Canal de comunicação2) Qual é o objetivo da utilização da função conativa no nome da revista a seguir? Explique.

Page 10: Questões de funções de linguagem

3) Leia o texto a seguir e diga qual é afunção da linguagem utilizada no textgo em destaque:“Dizem que sou louco”Dizem: oração principalQue sou louco: oração subordinada substantiva4) Leia o texto a seguir e indique a função da linguagem predominante:Atribui-se a invenção da acentuação ao gramático de Alexandria chamado Aristófanes de Bizancio (120 a. C.)R:________________________________________5) Explique a função metalinguística no texto a seguir:- Você vai roer uma pupunha.- O que é pupunha?- É dar duro.Obseve e responda o que se pede:

6) Explique o emprego da função poética no texto a seguir:O não me irritaO sim me excita

Page 11: Questões de funções de linguagem

7) Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem no texto abaixo (pode ser mais de uma):Dê-me um cigarroDiz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoDa Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarro(Oswald de Andrade)A) MetalinguísticaB) ReferencialC) FáticaD) PoéticaE) Conativa8) Assinale a opção que apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:Sentavam-se no que é de graça: banco de praça pública. E ali acomodados, nada os distinguia do resto do nada. Para a grande glória de Deus.Ele: – Pois é.Ela: – Pois é o que?Ele: – Eu só disse pois é.Ela: – Mas “pois é” o quê?Ele: – Melhor mudar de conversa porque você não me entende.Ela: – Entender o quê?Ele: – Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já.A) PoéticaB) FáticaC) ReferencialD) EmotivaE) ConativaO texto a seguir refere-se às questões

Page 12: Questões de funções de linguagem

- Pai……..- Hummmmm?- Como é o feminino de sexo?- O quê?- O feminino de sexo.- Não tem.- Sexo não tem feminino?- Não.- Só tem sexo masculino?- É.Quer dizer,não.Existem dois sexos.Masculino e Feminino.- E como é o feminino de sexo?- Não tem feminino.Sexo é sempre masculino.- Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.- O sexo pode ser masculino ou feminino.A palavra “SEXO” é masculina.O SEXO masculino,o SEXO feminino.- Não devia ser “A SEXA”?- Não.- Por que não?- Porque não!Desculpe.Porque não.”SEXO” é sempre masculino.- O sexo da mulher é masculino?- É.Não!O sexo da mulher é feminino.- E como é o feminino?- Sexo mesmo.Igual ao do homem.- O sexo da mulher é igual ao do homem?- É.Quer dizer…Olha aqui.Tem o SEXO masculino e o SEXO feminino,certo?- Certo.- São duas coisas diferentes. - Então como é o feminino de sexo?- É igual ao masculino.- Mas não são diferentes?- Não.Ou,são!Mas a palavra é a mesma.Muda o sexo,mas não muda a palavra.

Page 13: Questões de funções de linguagem

- Mas então não muda o sexo.É sempre masculino.- A palavra é masculina .- Não.” A palavra” é feminino.Se fosse masculino seria “o pal…”- Chega!Vai brincar ,vai.O garoto sai e a mãe entra.O pai comenta:-Temos que ficar de olho nesse guri…- Por quê?Ele só pensa em gramática. (VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola) 9) Aponte os trechos em que se empregou a função fática.10) Qual o significado da expressão “ficar de olho”, presente na antepenúltima fala? A que nível de linguagem pertence tal expressão? 11) Sobre o que se sustenta o humor do texto? Observe, a seguir, a gravura de Escher:

Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher encontram-se, com frequência:A) Nos jornais, quando o repórter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente intrigante.B) Nos textos publicitários, quando se comparam dois produtos que tem a mesma utilidade.C) Na prosa científica, quando o autor descreve com isenção e distanciamento a experiência de que trata.D) Na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do discurso.

Page 14: Questões de funções de linguagem

E) Nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma determinada sequência de operações.Gabarito1) Estabeleça a relação:1. Emotiva2. Referencial3. Poética4. Conativa5. Metalingüística6. Fática( 1  ) Emissor( 2  ) Contexto(  5 ) Código(  4 ) Destinatário( 3  ) Mensagem(  6 ) Canal de comunicação2) Qual é o objetivo da utilização da função conativa no nome da revista a seguir? Explique.R: Criar uma aproximação entre o leitor e a revista, uma vez, que a palavra “Veja” parece criar um diálogo com o leitor. Além disso, temos um verbo no imperativo, típico da função conativa.3) Leia o texto a seguir e diga qual é a função da linguagem utilizada no textgo em destaque:“Dizem que sou louco”Dizem: oração principalQue sou louco: oração subordinada substantivaR: Trata-se da função metalinguística, uma vez que temos uma análise sintática da oração “Dizem que sou louco.4) Leia o texto a seguir e indique a função da linguagem predominante:Atribui-se a invenção da acentuação ao gramático de Alexandria chamado Aristófanes de Bizancio (120 a. C.)R: Função Referencial5) Explique a função metalinguística no texto a seguir:- Você vai roer uma pupunha.

Page 15: Questões de funções de linguagem

- O que é pupunha?- É dar duro.R: Pelo fato de que o último diálogo é uma explicação do significado da palavra pupunha, desse modo, temos um código explicando outro código.Obseve e responda o que se pede:R: Na realide, o texto acima trata-se de uma propaganda. Nele podemos observar duas funções da linguagem: fática e referencial.6) Explique o emprego da função poética no texto a seguir:O não me irritaO sim me excitaR: Temos um texto metrificado, com rimas e o uso de antítese.7) Assinale a alternativa que apresenta a função da linguagem no texto abaixo (pode ser mais de uma):Dê-me um cigarroDiz a gramáticaDo professor e do alunoE do mulato sabidoMas o bom negro e o bom brancoDa Nação BrasileiraDizem todos os diasDeixa disso camaradaMe dá um cigarro(Oswald de Andrade)A) MetalinguísticaB) ReferencialC) FáticaD) PoéticaE) Conativa8) Assinale a opção que apresenta a função da linguagem predominante nos fragmentos a seguir:Sentavam-se no que é de graça: banco de praça pública. E ali acomodados, nada os distinguia do resto do nada. Para a grande glória de Deus.Ele: – Pois é.

Page 16: Questões de funções de linguagem

Ela: – Pois é o que?Ele: – Eu só disse pois é.Ela: – Mas “pois é” o quê?Ele: – Melhor mudar de conversa porque você não me entende.Ela: – Entender o quê?Ele: – Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já.A) PoéticaB) FáticaC) ReferencialD) EmotivaE) ConativaO texto a seguir refere-se às questões- Pai……..- Hummmmm?- Como é o feminino de sexo?- O quê?- O feminino de sexo.- Não tem.- Sexo não tem feminino?- Não.- Só tem sexo masculino?- É.Quer dizer,não.Existem dois sexos.Masculino e Feminino.- E como é o feminino de sexo?- Não tem feminino.Sexo é sempre masculino.- Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.- O sexo pode ser masculino ou feminino.A palavra “SEXO” é masculina.O SEXO masculino,o SEXO feminino.- Não devia ser “A SEXA”?- Não.- Por que não?- Porque não!Desculpe.Porque não.”SEXO” é sempre masculino.

Page 17: Questões de funções de linguagem

- O sexo da mulher é masculino?- É.Não!O sexo da mulher é feminino.- E como é o feminino?- Sexo mesmo.Igual ao do homem.- O sexo da mulher é igual ao do homem?- É.Quer dizer…Olha aqui.Tem o SEXO masculino e o SEXO feminino,certo?- Certo.- São duas coisas diferentes.- Então como é o feminino de sexo?- É igual ao masculino.- Mas não são diferentes?- Não.Ou,são!Mas a palavra é a mesma.Muda o sexo,mas não muda a palavra.- Mas então não muda o sexo.É sempre masculino.- A palavra é masculina .- Não.” A palavra” é feminino.Se fosse masculino seria “o pal…”- Chega!Vai brincar ,vai.O garoto sai e a mãe entra.O pai comenta:-Temos que ficar de olho nesse guri…- Por quê?Ele só pensa em gramática. (VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola)9) Aponte os trechos em que se empregou a função fática.R: Pai; hummmmm; O quê?10) Qual o significado da expressão “ficar de olho”, presente na antepenúltima fala? A que nível de linguagem pertence tal expressão?R: Pertence a linguagem informal. Seu significado é ficar atento.11) Sobre o que se sustenta o humor do texto?R: Na diferença que existe entre gênero (palavras) e sexo (homens, animais). Aparentemente, o menino confunde sexo com gênero.Observe, a seguir, a gravura de Escher:

Page 18: Questões de funções de linguagem

Na linguagem verbal, exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher encontram-se, com frequência:A) Nos jornais, quando o repórter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente intrigante.B) Nos textos publicitários, quando se comparam dois produtos que tem a mesma utilidade.C) Na prosa científica, quando o autor descreve com isenção e distanciamento a experiência de que trata.D) Na literatura, quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do discurso.E) Nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma determinada sequência de operações.