que gramática estudar na escola comunicação

10
http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Upload: diogo-xavier

Post on 23-Jun-2015

5.714 views

Category:

Technology


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 2: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

QUE GRAMÁTICA ESTUDAR NA ESCOLA?Norma e uso na Língua Portuguesa

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003, 174 p.

Maria Helena de Moura Neves

Prof. Diogo Xavier(Graduado em Letras/FAFIRE)

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 3: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Divisão

• 12 capítulos com subdivisões• Apresentação• Conteúdo dividido em três partes:

– Introdução– Gramática, uso e norma– Norma, uso e gramática escolar

• Referências bibliográficas Apresenta, no final de cada capítulo o que

concluir a respeito dos assuntos anteriormente desenvolvidos.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 4: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Apresentação• A natureza da obra:

– “O conjunto de pesquisa que aqui se apresenta liga-se à preocupação de que se institua um tratamento escolar mais científico das atividades de linguagem, muito especificamente das atividades ligadas à gramática de língua materna. Assenta-se a necessidade de uma gramática escolar que não apenas contemple uma taxonomia e um elenco de funções mas que, legitimada pela sua relação com o uso efetivo da língua, dê conta dos usos correntes atuais, não perdendo de vista o natural e eficiente convívio de variantes no uso lingüístico, incluída, aí, a norma tradicionalmente considerada padrão”

• O suporte das reflexões:– “Para o desenvolvimento das reflexões sobre o tratamento escolar da linguagem, e, em

especial, da gramática, conto com a experiência acumulada em pesquisas anteriores”

• O público-alvo– “toda a comunidade de usuários da língua: em particular, o profissional ligado ao

campo da linguagem (por exemplo o professor - ou futuro professor - responsável pelo direcionamento do trabalho com a gramática da língua) e o aluno, mas também, em geral, o falante comum, pois a comunidade é a beneficiária primeira e última da ação escolar”

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 5: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Parte I: Introdução

• A chave para o progresso no ensino de língua materna é a inserção das propostas desenvolvidas com base na ciência lingüística.

• “assim como é a circulação da teoria lingüística que há de renovar o tratamento escolar da linguagem, da língua, da gramática, assim também uma renovação efetiva desse tratamento há de realimentar as discussões teóricas que com felicidade se apliquem à condução escolar da reflexão sobre a linguagem”

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 6: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Parte II: Gramática, uso e norma

• A natureza da disciplina gramática – visão histórica:– Gramática Tradicional x Gramática Normativa;

– O usuário da língua pode encontrar, à sua disposição e com finalidade de uso, variantes lingüísticas com aplicações distintas, com diferentes valorações e funções pragmáticas. Entretanto, precisará adequar as diversas variantes aos contextos sociais em que se insere diariamente;

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 7: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Parte II: Gramática, uso e norma

• As relações entre dicotomia uso x disciplina gramática:– Esquema antigo clássico do conflito entre uso e norma –

uso com rusticidade e norma com urbanidade

– Uso com modernidade e autoridade com antiguidade

– Inverte-se a direção ao se tomar como ponto de partida o uso da língua, explicando-o do ponto de vista lingüístico e sociocultural, para que seja naturalmente aceito o surgimento do que há de ser prescrito, anulando a concepção de autoridade, atribuída a gramáticos e afins.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 8: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Parte III: Norma, uso e gramática escolar• A gramática no espaço escolar

– A aquisição da linguagem (e da gramática que a organiza) ocorre antes de freqüentarmos a escola graças à capacidade lingüística de qualquer falante, que é capaz de adequar seu discurso a todas as possíveis situações e contextos sociais;

– No ambiente escolar o tratamento da gramática precisa respeitar a natureza da linguagem;

– a fim de preservar o equilíbrio do sistema lingüístico, a língua – sempre dinâmica – conserva os atributos de variabilidade e adaptabilidade, admitindo, somente na esfera sociocultural, a existência de modelos e moldes.

– a gramática não pode ser mapeada para, em seguida, ser preenchida com exemplos. Entretanto, há, lamentavelmente, escolas que ainda permitem a mera transmissão e registro de paradigmas como fórmula ideal para o aprendizado.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 9: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Parte III: Norma, uso e gramática escolar• Lingüística, uso lingüístico e gramática na escola:

– A Lingüística e a disciplina gramatical escolar são os dois campos em que se detectam pontos de várias controvérsias, e não podem ser avaliados como estranhos ou competidores que se destroem mutuamente. Em contrapartida, são campos que não devem fazer parte do pensamento de que um poderia substituir o outro, porquanto se nutrem de modo recíproco. É óbvio que a circulação da teoria lingüística é responsável por renovações no ensino da gramática, mas também é evidente que a hesitação no refletir, em ambiente escolar, sobre a linguagem e o seu uso, pode atrapalhar e muito o progresso da ciência lingüística e a esperada eficiência da escola no tocante ao bom desempenho lingüístico dos estudantes. Portanto, espera-se que os profissionais responsáveis pela aplicação da metodologia do ensino estejam, conforme versam os conceitos lingüísticos, sempre em busca de atualização e aperfeiçoamento.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/

Page 10: Que GramáTica Estudar Na Escola ComunicaçãO

Considerações Finais

• Sem dúvida a obra deixa clara a importância da incorporação dos avanços da ciência lingüística ao ensino da gramática na escola e mostra que muitas vezes esses avanços, quando tratados em sala de aula, são vistos de forma supérflua e simplista. Estamos longe de ver professores e principalmente o cidadão comum reconhecendo que a variação lingüística é uma manifestação a essência e da natureza da linguagem e que, apesar de haver um padrão valorizado, o seu uso não constitui intrinsecamente um uso de boa linguagem.

• Além disso, Neves mostra como é fundamental a utilização de um livro didático que parta do uso efetivo da língua para daí, com base em reflexões, haver o estabelecimento das normas, excluindo dessa forma a imagem de uma autoridade que determina as regras.

http://minhalinguaeeu.blogspot.com/