qualidade de vida em idosos institucionalizados

17
FACULDADE CIÊNCIAS DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA VIDA INTERDISCIPLINAR 2010 INTERDISCIPLINAR 2010

Upload: vinicius-coura

Post on 25-Jun-2015

2.149 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Trabalho academico Interdisciplinar descrevendo sobre os idosos institucionalizados, levando em consideraçoes âmbitos multifatoriais.

TRANSCRIPT

Page 1: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

FACULDADE CIÊNCIAS DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDAVIDA

INTERDISCIPLINAR 2010INTERDISCIPLINAR 2010

Page 2: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

COMPONENTESCOMPONENTES

ARIANE CORDEIROARIANE CORDEIRO

CARLOS VINÍCIUS CARLOS VINÍCIUS

LUCIANA GOMESLUCIANA GOMES

KARINA AMORIMKARINA AMORIM

WASLAN OLIVEIRAWASLAN OLIVEIRA

ORIENTADORA: ANA PAULA PIMENTAORIENTADORA: ANA PAULA PIMENTA

Page 3: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

QUALIDADE DE VIDA EM QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS IDOSOS

INSTITUCIONALIZADOSINSTITUCIONALIZADOS

Page 4: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Qualidade de vida é uma noção Qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sido eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiente, e pressupõe a capacidade de e ambiente, e pressupõe a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem-considera seu padrão de conforto e bem-estar; estar;

MINAYO, HARTZ & BUSS (2000)MINAYO, HARTZ & BUSS (2000)

Page 5: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

O crescimento da população de O crescimento da população de idosos é um fenômeno mundial.idosos é um fenômeno mundial.

Os números mostram que, Os números mostram que, atualmente, uma em cada dez atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco a relação será de uma para cinco em todo o mundo.em todo o mundo.

Page 6: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

GRÁFICO DEMONSTRATIVOGRÁFICO DEMONSTRATIVO

População Mundial de População Mundial de Idosos acima de 60 anosIdosos acima de 60 anos

BILHÕES

Page 7: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

As conseqüências do As conseqüências do crescente número de idosos crescente número de idosos implicam em aumento das implicam em aumento das demandas sociais, e demandas sociais, e passam a representar um passam a representar um grande desafio político, grande desafio político, social e econômico.  social e econômico.  

(Chaimowicz & Greco, 1999(Chaimowicz & Greco, 1999))

Page 8: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Frente a esse processo de transição Frente a esse processo de transição demográfica em ritmo acelerado e a demográfica em ritmo acelerado e a deficiente inclusão dos idosos na deficiente inclusão dos idosos na sociedade, ocorre o aumento da sociedade, ocorre o aumento da demanda por instituições de longa demanda por instituições de longa permanência para idosos.permanência para idosos.

Page 9: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Os novos arranjos familiares reduzem a Os novos arranjos familiares reduzem a perspectiva de envelhecimento em um perspectiva de envelhecimento em um ambiente familiar seguro, por estas não ambiente familiar seguro, por estas não possuírem condições financeiras de possuírem condições financeiras de prover as necessidades dos idosos e/ou prover as necessidades dos idosos e/ou não haver disponibilidade de um de seus não haver disponibilidade de um de seus membros lhes acompanharem, além do membros lhes acompanharem, além do preconceito, estigma e repulsa que a preconceito, estigma e repulsa que a velhice causa, mesmo dentro da própria velhice causa, mesmo dentro da própria família.família.

(Morais M, 1998).(Morais M, 1998).

Page 10: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

A institucionalização, muitas vezes, A institucionalização, muitas vezes, propicia o isolamento e privação social propicia o isolamento e privação social dos idosos, freqüentemente a piora do seu dos idosos, freqüentemente a piora do seu estado geral de saúde, ou então, surge estado geral de saúde, ou então, surge como uma nova oportunidade na vida, como uma nova oportunidade na vida, trazendo resultados benéficos para seu trazendo resultados benéficos para seu bem estar biopsicossocial.bem estar biopsicossocial.

(Carvalho VFC;1996).(Carvalho VFC;1996).

Page 11: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

O Estatuto do Idoso impõem alguns artigos a O Estatuto do Idoso impõem alguns artigos a serem seguidos pelas instituições como:serem seguidos pelas instituições como:Preservação dos vínculos familiares.Preservação dos vínculos familiares.

Observância dos direitos e garantias dos idosos.Observância dos direitos e garantias dos idosos.

Oferecer instalações físicas em condições adequadas Oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitalidade;de habitalidade;

Proporcionar cuidados à saúde, conforme a Proporcionar cuidados à saúde, conforme a necessidade do idoso;necessidade do idoso;

Promover atividades educacionais, esportivas, culturais Promover atividades educacionais, esportivas, culturais

e de lazere de lazer;;

Page 12: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Os idosos possuem percepções diferenciadas Os idosos possuem percepções diferenciadas quando relacionados ao grau de satisfação. quando relacionados ao grau de satisfação.

Alguns consideram como se sentissem em casa, Alguns consideram como se sentissem em casa, possuindo alimentação, proteção, moradia e possuindo alimentação, proteção, moradia e atenção, também encontram pessoas para atenção, também encontram pessoas para conversar e construir novas amizades, além de conversar e construir novas amizades, além de receber atendimento médico e de enfermagem.receber atendimento médico e de enfermagem.

Grau de satisfação do idoso

Page 13: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Outros por sua vez, se sentem esquecidos Outros por sua vez, se sentem esquecidos pelospelos amigos e principalmente pela família, amigos e principalmente pela família, insatisfeitos, assemelham a instituição a uma insatisfeitos, assemelham a instituição a uma mistura de hospital psiquiátrico com jardim mistura de hospital psiquiátrico com jardim de infância, indignam-se que por muitas de infância, indignam-se que por muitas vezes são tratados como crianças e, além vezes são tratados como crianças e, além disso, refere-se que ali seria um dos locais disso, refere-se que ali seria um dos locais disponíveis para se terminar de viver.disponíveis para se terminar de viver.

Page 14: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

Papel do enfermeiroPapel do enfermeiro

A atuação do enfermeiro junto ao idoso deve A atuação do enfermeiro junto ao idoso deve estar centrada na educação para a saúde, no estar centrada na educação para a saúde, no "cuidar" tendo como base o conhecimento do "cuidar" tendo como base o conhecimento do processo de senescência e senilidade e no processo de senescência e senilidade e no retorno a sua capacidade funcional para a retorno a sua capacidade funcional para a realização das suas atividades, com objetivo de realização das suas atividades, com objetivo de atender às suas necessidades básicas e atender às suas necessidades básicas e alcançar sua independência e felicidade.alcançar sua independência e felicidade.

(CAMPEDELLI, 1983).(CAMPEDELLI, 1983).

Page 15: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

A qualidade de vida na terceira idade transcreve A qualidade de vida na terceira idade transcreve sentimentos vividos e refletidos ao longo da história de sentimentos vividos e refletidos ao longo da história de vida.vida.

Consiste num estado limiar e dinâmico de Consiste num estado limiar e dinâmico de saúde/doença, em torno de um equilíbrio sólido, não saúde/doença, em torno de um equilíbrio sólido, não alterando sentidos básicos do ser humano, não alterando sentidos básicos do ser humano, não afetando princípios fundamentais da moralidade e bem afetando princípios fundamentais da moralidade e bem estar social. É o reconhecimento de limitações estar social. É o reconhecimento de limitações individuais e respectiva compreensão do seu impacto individuais e respectiva compreensão do seu impacto na sociedade, um amadurecimento do estado de prazer na sociedade, um amadurecimento do estado de prazer e felicidade, é o “ser”, “ter” e o “estar” do sentimento e felicidade, é o “ser”, “ter” e o “estar” do sentimento primoroso.primoroso.

Page 16: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

ReferênciasReferênciasAires, M; Paz, AA.; Perosa, C.T. O grau de dependência e características de pessoas idosas Aires, M; Paz, AA.; Perosa, C.T. O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas. Revista Bras. De ciências do Envelhecimento Humano, Passo fundo, 79-91-institucionalizadas. Revista Bras. De ciências do Envelhecimento Humano, Passo fundo, 79-91-jul./dez.2006.jul./dez.2006.

Aires, M; Paz, AA.; Perosa, C.T. O grau de dependência e características de pessoas idosas Aires, M; Paz, AA.; Perosa, C.T. O grau de dependência e características de pessoas idosas institucionalizadas. Revista Bras. De ciências do Envelhecimento Humano, Passo fundo, 79-91-institucionalizadas. Revista Bras. De ciências do Envelhecimento Humano, Passo fundo, 79-91-jul./dez.2006.jul./dez.2006.

Born, T. & Boechat, N.S. (2006). Born, T. & Boechat, N.S. (2006). A qualidade dos cuidados ao idoso Institucionalizado. In: A qualidade dos cuidados ao idoso Institucionalizado. In: Freitas, E.; Py, L.; Cançado, F.; Doll, J. & Gorzoni, M. (Orgs.), Freitas, E.; Py, L.; Cançado, F.; Doll, J. & Gorzoni, M. (Orgs.), Tratado de Geriatria e Tratado de Geriatria e GerontologiaGerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. . Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

BORN, T. Cuidado ao idoso em instituição. BORN, T. Cuidado ao idoso em instituição. In: PAPALÉO NETTO, M. (Org.) In: PAPALÉO NETTO, M. (Org.) Gerontologia: Gerontologia: a a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 1996. p.403-14.velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 1996. p.403-14.

Chaimowicz, F. & Greco, D. B. (1999). Chaimowicz, F. & Greco, D. B. (1999). Dinâmica da institucionalização de idosos em Belo Dinâmica da institucionalização de idosos em Belo Horizonte, Brasil.Horizonte, Brasil. Revista de Saúde Pública Revista de Saúde Pública, 33 (5), 454-60. , 33 (5), 454-60.

DUARTE, M. J. R. S. Autocuidado para a qualidade de Vida. DUARTE, M. J. R. S. Autocuidado para a qualidade de Vida. In: CALDAS, C. P. (Org.) In: CALDAS, C. P. (Org.) A saúde A saúde do idoso: do idoso: a arte de cuidar. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998. p.17-34.a arte de cuidar. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998. p.17-34.

Hayflick L. Como e porque envelhecemos.RJ;1996.Hayflick L. Como e porque envelhecemos.RJ;1996.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo    Demográfico 2000. Rio de Janeiro Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo    Demográfico 2000. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2000(RJ): Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2000

MINAYO,M.C. MINAYO,M.C. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em saúdeO desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em saúde ..

PEREZ, E.A. Enfermeira gerontologica: conceptos para la practica, Organizacion Panamericana PEREZ, E.A. Enfermeira gerontologica: conceptos para la practica, Organizacion Panamericana de la Salud, 1993.de la Salud, 1993.

RAMOS, L.R. O país do futuro não pensa no futuro, Gerontologia. v.3 n.1 p.52-54, 1995RAMOS, L.R. O país do futuro não pensa no futuro, Gerontologia. v.3 n.1 p.52-54, 1995

Page 17: Qualidade de Vida em Idosos Institucionalizados

OBRIGADO!OBRIGADO!