qual é o meu papel no fiis? reach 2013 - europa...qual é o meu papel no fiis? os fiis reúnem...

2
Qual é o meu papel no FIIS? Os FIIS reúnem empresas que registam a mesma substância, para que possam partilhar dados sobre essa substância. Tal reduz custos e evita a duplicação de ensaios em animais. Se tiver de registar a sua substância até 31 de Maio de 2013: Verifique no REACH IT quem pré-registou a mesma substância. REACH 2013 Aproxima-se um prazo de registo importante É tempo de agir! Confirme que tenciona registar a mesma substância e forme o FIIS. Verifique se já está nomeado um Registante Principal para o FIIS e informe-o de que pretende apresentar o registo em 2013. Se não existir um Registante Principal, contacte os outros membros do FIIS para chegarem rapidamente a acordo sobre quem nomear. Todos os FIIS têm de ter um Registante Principal! Partilhe dados com as outras empresas – informe-as em que medida pretende envolver-se na preparação do dossiê. O Registante Principal enviará o dossiê conjunto em nome dos membros do FIIS. Não se esqueça de que também tem que enviar um dossiê individual relativo à sua empresa e pagar a taxa de registo. Regulamento REACH: http://guidance.echa.europa.eu/index_pt.htm REACH-IT: http://echa.europa.eu/reachit_pt.asp SIEF: http://echa.europa.eu/sief_pt.asp Obrigações REACH: http://guidance.echa.europa.eu/navigator_pt.htm Serviços de assistência nacionais: http://echa.europa.eu/help/nationalhelp_pt.asp Utilizadores a jusante: http://echa.europa.eu/reach/du_pt.asp Informação sobre o prazo de registo de 2013: http://echa.europa.eu/2013 Pequenas e médias empresas no âmbito do REACH: http://echa.europa.eu/sme_pt.asp Ligações úteis: Copyright: www.shutterstock.com 2011

Upload: others

Post on 24-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Qual é o meu papel no FIIS? REACH 2013 - Europa...Qual é o meu papel no FIIS? Os FIIS reúnem empresas que registam a mesma substância, para que possam partilhar dados sobre essa

Qual é o meu papel no FIIS? Os FIIS reúnem empresas que registam a mesma substância, para que possam partilhar dados sobre essa substância. Tal reduz custos e evita a duplicação de ensaios em animais.

Se tiver de registar a sua substância até 31 de Maio de 2013:

Verifique no REACH IT quem pré-registou a mesma substância.

REACH 2013

Aproxima-se um prazo de registo importante

É tempo de agir!Confirme que tenciona registar a mesma substância e forme o FIIS.

Verifique se já está nomeado um Registante Principal para o FIIS e informe-o de que pretende apresentar o registo em 2013.

Se não existir um Registante Principal, contacte os outros membros do FIIS para chegarem rapidamente a acordo sobre quem nomear. Todos os FIIS têm de ter um Registante Principal!

Partilhe dados com as outras empresas – informe-as em que medida pretende envolver-se na preparação do dossiê.

O Registante Principal enviará o dossiê conjunto em nome dos membros do FIIS.

Não se esqueça de que também tem que enviar um dossiê individual relativo à sua empresa e pagar a taxa de registo.

Regulamento REACH:http://guidance.echa.europa.eu/index_pt.htm

REACH-IT:http://echa.europa.eu/reachit_pt.asp

SIEF:http://echa.europa.eu/sief_pt.asp

Obrigações REACH: http://guidance.echa.europa.eu/navigator_pt.htm

Serviços de assistência nacionais:http://echa.europa.eu/help/nationalhelp_pt.asp

Utilizadores a jusante:http://echa.europa.eu/reach/du_pt.asp

Informação sobre o prazo de registo de 2013:http://echa.europa.eu/2013Pequenas e médias empresas no âmbito do REACH: http://echa.europa.eu/sme_pt.asp

Ligações úteis:

Copyright:www.shutterstock.com2011

Page 2: Qual é o meu papel no FIIS? REACH 2013 - Europa...Qual é o meu papel no FIIS? Os FIIS reúnem empresas que registam a mesma substância, para que possam partilhar dados sobre essa

Produz, importa ou utiliza produtos químicos?

31 de Maio de 2013 é o segundo prazo de registo, e um prazo muito importante para os registantes ao abrigo do Regulamento REACH. Devem ser registadas todas as substâncias fabricadas ou importadas em quantidades iguais ou superiores a 100 toneladas por ano.

O que devo fazer?Enviar os documentos de registo para a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA). O dossiê é composto por uma parte comum (dossiê conjunto) preparada e enviada conjuntamente com outros fabricantes e importadores da mesma substância, e um dossiê individual, com as informações específicas da sua empresa.

Para preparar o seu dossiê, terá de partilhar dados com os membros do seu Fórum de Intercâmbio de Informações sobre uma Substância (FIIS). As páginas relativas aos FIIS no sítio Web da ECHA fornecem uma descrição geral dos seus direitos e obrigações.

O dossiê de registo é preparado com um software designado IUCLID e enviado através de uma aplicação Web designada REACH-IT. Uma secção específica do sítio Web da ECHA orienta-o através do processo de envio.

Apenas os fabricantes e os importadores de produtos químicos são obrigados a registar substâncias.

Se for um utilizador a jusante que utiliza produtos químicos em quantidades elevadas, consulte o sítio Web da ECHA para obter informações sobre substâncias registadas e substâncias susceptíveis de serem registadas em 2013. Os utilizadores a jusante devem comunicar as suas utilizações aos seus fornecedores, o mais tardar, até 31 de Maio de 2012. As informações comunicadas devem ser suficientes para permitir aos fornecedores realizarem uma avaliação da exposição.

Formar um FIISPartilhar dados no seu FIISIdentificar lacunas de informação

PRAZO DE REGISTO 31 de Maio de 2013 ≥ 100 toneladas/ano

Passos para proceder ao registo no REACH: Preparar os dossiês individual e conjuntoEnviar os dossiês individual e conjuntoPagar a taxa de registo

PRAZO DE REGISTO 31 de Maio de 2018 ≥ 1 tonelada/ano

Comece já!Se tiver de registar as suas substâncias até 31 de Maio de 2013, comece a preparar-se o o mais rapidamente possível: leva tempo a compilar o dossiê de registo. Reserve tempo suficiente para organizar o FIIS e comece o trabalho agora!

Deve também ter em atenção que poderá ter de apresentar individualmente uma quantidade significativa de informações. Não subestime esse trabalho!

Quanto custa?As taxas de registo são pagas à ECHA. O montante depende da tonelagem da sua substância e da dimensão da sua empresa. Para as PME, a taxa pode ser reduzida até 90 %.

Também terá de pagar pelos dados de registo obtidos de outros membros do FIIS. O montante a pagar depende de vários factores como, por exemplo, o número de empresas que partilham os custos no FIIS e o número de estudos de que necessita. Só terá de pagar pelos dados de que necessita para o seu próprio registo.

Como funciona o FIIS?Cada FIIS nomeia um Registante Principal que envia o dossiê conjunto. Os Registantes Principais devem comunicar a sua nomeação à ECHA. Deverá verificar e seguir as instruções ou pedidos do Registante Principal.

Alguns registantes também formaram um consórcio. As empresas do consórcio participam em pé de igualdade com todos os outros potenciais registantes num FIIS, uma vez que a participação num FIIS é obrigatória e está prevista no Regulamento REACH. Mesmo que não pertença a um consórcio, o FIIS é obrigado a partilhar os dados consigo.

E se eu exportar para a UE?

Não pode apresentar o registo. Neste caso, as obrigações do REACH devem ser cumpridas pelos seus importadores ou por uma empresa estabelecida na União Europeia que tenha sido nomeada como seu Representante Único.

Onde posso obter ajuda ?Primeiro, consulte o sítio Web da ECHA, onde encontrará páginas Web específicas sobre os FIIS, documentos de orientação e ferramentas de TI, assim como as Perguntas Mais Frequentes. Existem também serviços de assistência nacionais do REACH em cada país da UE, na Islândia, no Liechtenstein e na Noruega, bem como um serviço de assistência da ECHA.

As associações industriais, a Rede Europeia de Empresas (Enterprise Europe Network) e as câmaras de comércio também podem ajudar.

Objectivos• Proteger a saúde e o ambiente• Mais inovação• Mais competitividade

FIIS – Fórum de Intercâmbio de Informações sobre uma Substância Objectivos• Maximizar a partilha de

dados = evitar ensaios desnecessários em animais e reduzir os custos de ensaios para a indústria

• Acordo sobre a classificação e rotulagem da substância

REACH – Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos