quadro analítico dos relatórios

4
O MAA – Metodologias de Operacionalização ( Conclusão) Quadro Analítico: Referências à BE nos Relatórios da Avaliação Externa Amostra: - Agrupamento de Escolas de Freixo – Ponte de Lima – 2007/2008 - Agrupamento de Escolas de Mafra – 2008/2009 Domínios Agrupamento de Escolas de Freixo Ponte Lima Agrupamento de Escolas de Mafra Referência à BE Referência à BE 1. Resultados - - 1.1. Sucesso Académico Não existe Não existe 1.2. Participação e desenvolvimento cívico Não existe Não existe 1.3. Comportamento e disciplina Não existe Não existe 1.4 Valorização e impacto das aprendizagens Não existe Não existe 2. Prestação do serviço educativo - - 2.1. Articulação e sequencialidade Não existe Não existe 2.2. Acompanhamento da prática lectiva em sala de aula Não existe Não existe A Formanda Francisca Monteiro

Upload: franciscamonteiro

Post on 15-Jun-2015

1.249 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quadro Analítico Dos Relatórios

O MAA – Metodologias de Operacionalização ( Conclusão)

Quadro Analítico: Referências à BE nos Relatórios da Avaliação Externa

Amostra:

- Agrupamento de Escolas de Freixo – Ponte de Lima – 2007/2008- Agrupamento de Escolas de Mafra – 2008/2009

DomíniosAgrupamento de Escolas de Freixo

Ponte LimaAgrupamento de Escolas de Mafra

Referência à BE Referência à BE1. Resultados - -1.1. Sucesso Académico Não existe Não existe1.2. Participação e desenvolvimento

cívico Não existe Não existe

1.3. Comportamento e disciplinaNão existe Não existe

1.4 Valorização e impacto das aprendizagens

Não existe Não existe

2. Prestação do serviço educativo - -2.1. Articulação e sequencialidade Não existe Não existe2.2. Acompanhamento da prática

lectiva em sala de aulaNão existe Não existe

2.3. Diferenciação e apoios Não existe Não existe2.4. Abrangência do currículo e

valorização dos saberes e da aprendizagem

“ A EB2,3, oferece um conjunto de outras actividades e projectos de enriquecimento curricular que os alunos consideram motivadoras, designadamente através de clubes, da Biblioteca/Centro de Recursos Educativos”

Não existe

3. Organização e Gestão Escolar - -

3.1. Concepção, planeamento e “ Os alunos, na situação de falta do Não existe

A FormandaFrancisca Monteiro

Page 2: Quadro Analítico Dos Relatórios

O MAA – Metodologias de Operacionalização ( Conclusão)

desenvolvimento da actividade professor, tem orientações para se dirigirem à Biblioteca”

3.2. Gestão dos recursos humanos “ Relativamente ao pessoal auxiliar da escola sede, o número de elementos é considerado insuficiente, o que inviabiliza, por exemplo o funcionamento da Biblioteca a tempo integral”.

Não existe

3.3. Gestão dos recursos materiais e financeiros

“ Ao nível geral do agrupamento, a par de unidades educativas bem equipadas e com bibliotecas, existem outras com insuficiência de espaços.”

“ Dispõe de boas instalações (…) uma biblioteca, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares” e uma sala de informática”

3.4. Participação dos pais e outros elementos da comunidade educativa

Não existe Não existe

3.5. Equidade e justiça Não existe Não existe

4. Liderança - -

4.1. Visão e estratégia Não existe Não existe4.2. Motivação e empenho Não existe Não existe4.3. Abertura à inovação Não existe “ A BE/CRE tem desenvolvido algumas

actividades de consolidação de identidade do agrupamento entre as quais um projecto de escrita que envolve todos os níveis de educação e de ensino.”

4.4. Parceria, protocolos e projectos Não existe “ O agrupamento participa em vários projectos de âmbito nacional(…) RBE, com resultados conducentes ao aumento do sucesso escolar dos alunos.”

5. Capacidade de Auto – Regulação e melhoria da escola

- -

5.1. Auto – Avaliação Não existe Não existe5.2. Sustentabilidade do Progresso Não existe Não existe

A FormandaFrancisca Monteiro

Page 3: Quadro Analítico Dos Relatórios

O MAA – Metodologias de Operacionalização ( Conclusão)

Comentário

Da leitura, a vários relatórios disponíveis pela Formação, e mais concretamente da análise feita aos dois relatórios da amostra seleccionada verifica-se que:- As referências à BE são poucas; - A BE é mencionada, nos dois relatórios, na Gestão de Recursos Materiais e Financeiros, como um recurso e local bem equipado;- No agrupamento de Escolas de Mafra ( relatório mais recente) encontramos referências à BE, na Prestação de Serviço Educativo, Abertura à Inovação e Parcerias e Protocolos. Aqui a biblioteca já é relacionada com o enriquecimento curricular dos alunos, são referidos projectos e actividades que conduzem ao sucesso escolar, no entanto a BE ainda não representa um papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem, estando ao mesmo nível dos clubes;- A BE é pouco valorizada pela IGE, não havendo referência ao papel do PB. Não há referências ao MAA da BE, caso alguma escola o tenha aplicado;- Ainda há um longo caminho a percorrer para que as BEs consigam atingir visibilidade e passem a ser encaradas como elemento essencial para o sucesso escolar dos alunos, não só por parte das escolas, mas também por parte das equipas de inspecção.

A FormandaFrancisca Monteiro