psoriase

8
O que é a psoríase? A psoríase é uma dermatose inflamatória resultante de um desequilíbrio epidérmico. É caracterizada pela proliferação exagerada e diferenciação anormal dos queratinócitos (células da e p i d e r m e responsáveis pela queratina –proteína fibrosa, principal componente das unhas, do cabelo, da camada exterior da pele), e também por um funcionamento anormal do sistema imunológico. É uma doença cutânea crónica que se caracteriza por eritema, escamas prateadas e for te prurido nas zonas afectadas (especialmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés). Segundo especialistas trata-se de uma dermatose de causas multifactoriais, implicando inclusive os mecanismos patogénicos hereditários, emocionais e ambientais. A psoríase ating e 1 9 0 mi lhões de pessoas em todo o mundo. A prevalência da psoríase, na Europa, é de 1,5% a 2% da população, nos Estados Unidos é de 0,5% a 1,5%. A doença é rara em negros, índios e amarelos e não existe entre esquimós. A psoríase desenvolve-se com maior frequência entre 20 e 40 anos. Entretanto, a doença é considerada mais grave quando surge em crianças. A instabilidade emocional é um fator importante que pode desencadear processos inflamatórios característicos da psoríase, em pessoas com uma certa predisposição genética para a doença. Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm psoríase têm também familiares com a mesma doença. Entre os fatores desencadeantes da doença encontram-se as infecções com bactérias e vírus, o stress, o alcoolismo, o tabagismo, outros fatores emocionais e estilo de vida. A psoríase é uma dermatose eritemato-descamativa, ou seja: Dermatose: doença da pele Eritema: coloração avermelhada da pele que desaparece quando se faz pressão sobre ela. Descamação: as camadas mais superficiais da pele destacam-se da superfície originando partículas semelhantes a “escamas”.

Upload: gessica-ribeiro

Post on 15-Jan-2016

14 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

RESUMO PSORIASE

TRANSCRIPT

Page 1: psoriase

O que é a psoríase?A psoríase é uma dermatose inflamatória resultante de um desequilíbrio epidérmico. É caracterizada pela proliferação exagerada e diferenciação anormal dos queratinócitos (células da e p i d e r m e responsáveis pela queratina –proteína fibrosa, principal componente das unhas, do cabelo, da camada exterior da pele), e também por um funcionamento anormal do sistema imunológico.

É uma doença cutânea crónica que se caracteriza por eritema, escamas prateadas e for te prurido nas zonas afectadas (especialmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, palma das mãos e planta dos pés).

Segundo especialistas trata-se de uma dermatose de causas multifactoriais, implicando inclusive os mecanismos patogénicos hereditários, emocionais e ambientais.A psoríase ating e 1 9 0 mi lhões de pessoasem todo o mundo. A prevalência da psoríase, na Europa, é de 1,5% a 2% da população, nos Estados Unidos é de 0,5% a 1,5%. A doença é rara em negros, índios e amarelos e não existe entre esquimós. A psoríase desenvolve-se com maior frequência entre 20 e 40 anos. Entretanto, a doença é considerada mais grave quando surge em crianças.A instabilidade emocional é um fator importante que pode desencadear processos inflamatórios característicos da psoríase, em pessoas com uma certa predisposição genética para a doença. Fala-se em componente genético porque cerca de 30% das pessoas que têm psoríase têm também familiares com a mesma doença. Entre os fatores desencadeantes da doença encontram-se as infecções com bactérias e vírus, o stress, o alcoolismo, o tabagismo, outros fatores emocionais e estilo de vida.

A psoríase é uma dermatose eritemato-descamativa,ou seja:Dermatose: doença da peleEritema: coloração avermelhada da pele que desaparece quando se faz pressão sobre ela.Descamação: as camadas mais superficiais da pele destacam-se da superfície originando partículas semelhantes a “escamas”.

A psoríase não é uma doença contagiosa e nãohá necessidade de evitar o contacto físico comoutras pessoas.O diagnósticoSe suspeita que tem psoríase, procure ajuda médica. O seu médico vai saber orientá-lo: conhece bem a doença, e os melhores tratamentos para que você possa disfrutar de uma vida mais saudável. Ele vai ajudá-lo diminuindo a frequência e a duração de cada crise. Isto significa que você pode aproveitar melhor a sua vida social. Não tenha vergonha, o seu médico pode ajudá-lo e muito.

Manifestações clinicas

Page 2: psoriase

A psoríase pode manifestar-se de várias maneiras e graus. Pode ocorrer sob a forma de lesões mínimas até uma forma mais severa, chamada de Psoríase Eritrodérmica, onde a pele de todo corpo pode estar comprometida.

Psoríase em placascasÉ a forma mais comum da doença se manifestar. Cerca de 80% dos doentes psoríticos apresentam esta forma de doença. Psoríase em placas é o nome científico para a psoríase vulgar. Manifesta-se por lesões avermelhadas e descamativas bem delimitadas e de evolução crónica, inflamações localizadas em regiões como os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar, no entanto as lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo.

Inicialmente podem surgir apenas pequenasmanchas vermelhas, que aumentam gradualmente até surgirem lesões de cor avermelhada chamadas placas ou lesões da psoríase.

A zona cutânea afetada pela psoríase é geralmente muito seca e tem manifestações localizadas como formigueiro e abertura de fragmentos na pele. As lesões da psoríase geralmente não apresentam sintomas, pode sentir-se apenas uma ligeira comichão no local afectado. Quando as placas regridem, costumam deixar a área da pele em questão mais clara.

Sendo a psoríase uma doença crónica, é comum ocorrerem fases de melhora e de piora, possivelmente oscilando ao sabor das oscilações emocionais.

Outra característica importante é o chamado fenómeno de Koebner, caracterizado pela formação de lesões lineares em áreas de trauma cutâneo, como por exemplo os arranhões.

As formas menos comuns de manifestação da doença são: Psoríase Ungueal, com lesões apenas nas unhas Psoríase Pustulosa, com formação de pústulas principalmente nas palmas dasmãos e plantas dos pés Artrite Psoriásica que se caracteriza por inflamação articular que pode causaraté a destruição total da articulação, normalmente afetando os dedos das mãos.

Os graus de severidade da psoríase são divididos em leve, moderada e grave sendo um dos mais graves a chamada psoríase inversa, onde as lesões são planas, inflamadas, atingindo grandes áreas.Psoríase InversaPsoríase inversaPsoríase inversa localiza-se nas axilas, debaixo dos seios e noutras pregas cutâneas como por exemplo em redor dos genitais. Esta forma de psoríase manifesta-se por lesões muito vermelhas e têm geralmente menos placas ouseja não apresenta o aspecto de escama. As manchas são mais húmidase têm um aspecto esbatido e brilhante. O doente com psoríase inversa é particularmente sensível à transpiração, pelo facto das lesões se localizarem em pregas cutâneas. Esta forma da doença é mais comum em pessoas com excesso de peso ou obesas.

Psoríase Eritrodérmica

Page 3: psoriase

Lesões generalizadas que cobrem geralmente 75% do corpo ou mais.

Psoríase GutataÉ uma forma de psoríase que tanto pode começar em crianças como em adultos. Gutata vem do latim e significa gota. Lesões em forma de gotas associadas a processos infecciosos.Este tipo de psoríase manifesta-se através de pequenos pontos vermelhos na pele. São mais frequentes no tronco e membros.Estas lesões não são tão densas nem secas como as verificadas na psoríase em placas. As formas mais frequentes são as depressões puntiformes ou manchas amareladas cor de óleo nas unhas, no entanto existem outrasalterações mais raras.A psoríase gutata aparece subitamente. Uma variedade de fatores foram identificados como impulsionadores de crises de psoríase gutata, tais como crises respiratórias, estreptococos, stress e alguma medicação.

Psoríase Artropática Em cerca de 8% dos casos pode haver comprometimento articular. Na artropatiaperiférica as manifestações mais frequentes são: início agudo ou semi-agudo comcomprometimento assimétrico de várias articulações nas pontas dos dedos das mãos e dos pés. No caso de artropatia central, a coluna lombar e torácica inferior são as mais afetadas.

Psoriase pustulosaSurgem lesões com pus. Pode ser de forma localizada (mãos e pés) ou no corpo todo.

Psoriase palmo-plantarPode haver comprometimento das palmas das mãos e dos pés em 12% dos casos. As lesões apresentam fissuras.

Como são as lesões provocadas pela psoríase?A lesão característica da psoríase é uma mancha circular, com um bordo bem delimitado com fundo avermelhado (eritema) e escamas espessas à superfície. Estas lesões podem aparecer só em alguns locais do corpo, mais frequentemente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar ou ser disseminadas por todo o corpo.Também surgem alterações ao nível das unhas com vários aspectos possíveis: Picadas de alfinete Rugosidades, sulcos ou pregas superficiais Hipopigmentação ou manchas amarelas ou acastanhadas Descolamento da unha Espessamento da unha Destruição da unha

Nem sempre a manifestação das lesões é igualÀs vezes, aparecem novas lesões, diferentes daquelas que você tinha. Mesmo que sejam discretas, elas não devem ser ignoradas. Volte ao seu médico e conte-

Page 4: psoriase

lhe o que se passa, pois é mais fácil controlar as alterações na pele quando estão no início.

Porque é que a psoríase aparece?A psoríase aparece porque as células da pele, que estão constantemente a ser destruídas à superfície e a multiplicar-se nas camadas mais inferiores, aumentam a sua velocidade de multiplicação, por isso, descamam mais rapidamente do que na pele normal. Além disso também há inflamação.

A psoríase é contagiosa?Não a psoríase não é contagiosa . A psoríase resulta de uma altera(;ão na pele do indivíduo causada por factores do mesmo e não por qualquer agente infeccioso transmissível a outros indivíduos. Por isso, o indivíduo psorítico não deve ser excluído mas ajudado.Ninguém pega psoríase pelo ar, piscina, toalhas, ato sexual ou ao manter qualquer outra forma de contato com a pele. Se você apresenta a doença, lembre-se: não há motivo para constrangimentos.Por isso, é importante que as pessoas não tenham nenhum tipo de preconceito ao relacionar-se com um portador de psoríase.

Como evolui a psoríase?A psoríase evolui por surtos ocasionais separados por períodos de remissão. Éimpossível prever a duração dessas remissões mas existem fatores que podem desencadear novos surtos: Infecção, intervenções cirúrgicas, stress, medicamentos, simpaticolíticos, lítio, antimaláricos e traumatismos.

Como se trata a psoríase?No combate à psoríase existem os seguintes tratamentos:Radiação Laser de Baixa Intensidade, Radiação Magneto Laser, Reflexoterapia Laser e Radiação Ultra VioletaExistem diferentes medicamentos usados com funções distintas: Pomada de ácido salicílico a 5% em vaselina Alcatrões Crisarobina, cignolina (usam-se só no Hospital porque mancham a roupa e é preciso controlar bem o tempo de aplicação) Calcipotriol (derivado da vitamina D) Psoralenos associados a irradiação com UVA Citostáticos (para casos graves de difícil resolução)O doente psorítico deve expôr-se ao sol porque as radiações ultravioletas são benéficas para o tratamento mas deve respeitar as regras gerais de protecçãocom protetores solares porque, tal como em qualquer outra pessoa, existe o risco de desenvolver cancro da pele.

TratamentoO tratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, pode variar desde a simples aplicação de medicação tópica até tratamentos mais complexos. A resposta ao tratamento também varia muito de paciente para paciente e o componente emocional não deve ser menosprezado. Uma vida saudável, evitando-se o stress vai colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é

Page 5: psoriase

de grande ajuda e manter a pele bem hidratada também auxilia o tratamento. Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas é possível conseguir a remissão total da doença, obtendo-se a cura clínica. Ainda não é possível, no entanto, afirmar que a doença não vai voltar após o desaparecimento dos sintomas.

As fases de melhora precisam ser acompanhadasA psoríase é uma doença crónica, como por exemplo a diabetes e a hipertensão arterial. Se as lesões desapareceram, significa que estão sob controle mas podem voltar a aparecer.

A psoríase é uma doença de causa genética. Quando adequadamente controlada, tem menor possibilidade de reaparecimento.

Mesmo quando a doença está controlada não deixe de consultar periodicamente o seu médico.

A psoríase pode ser transmitida de pai para filhoUma das características da psoríase é sua hereditariedade. Assim, existem famílias em que a psoríase é muito comum entre irmãos, primos,pais e filhos, etc.Aparece com maior frequência nas regiões do corpo que sofrem atrito.A psoríase é frequente nas regiões submetidas a traumatismos repetidos, como os joelhos, canelas e/ou cotovelos. Também é recorrente haver lesões nas nádegas,zona lombar e couro cabeludo. Unhas e couro cabeludo também podem ser afetados. Só em casos mais raros, afeta as articulações.

Fatores que melhoram a psoríase Exposição solar controlada80 % dos portadores de psoríase apresentam melhora nas lesões após tomar banhos solares. Portanto, é importante frequentar praias, campo ou qualquer outro local que permita exposição solar. Mas cuidado: queimaduras solares podem piorar a doença. Use um sempre protector solar adequado ao seu tipo de pele, e evite apanhar sol nas horas de maior calor, das 11 h00 às 16h00.Banhos de imersãoEstâncias hidrominerais proporcionam hidratação e desinfecção das lesões, além de exercer efeito calmante sobre a pele. Na região do Mar Morto existem clínicas que baseiam o tratamento da psoríase na exposição solar e banhos com água salgada.Uso de creme hidratanteTodos os pacientes portadores de psoríase beneficiam da utilização de hidratantes nas áreas lesadas. O creme hidratante melhora e previne a descamação e evita a fragmentação da pele.

Fatores que pioram a psoríaseStress e outros fatores externosNão se conhece com detalhe os processos que desencadeiam a doença em pessoas saudáveis. O que se sabe é que a psoríase pode ser agravada por factores externos, como infecções, traumatismos, uso de medicamentos,stress alimentar, físico ou psicológico.MedicaçãoExiste medicação que pode levar ao aparecimento ou agravamento das lesões.

Page 6: psoriase

Entre eles, estão alguns medicamentos especiais para tratar a hipertensão arterial,problemas psiquiátricos, malária e hepatite.Atenção à cortisona injectável ou tomada por via oral. Esta medicação provoca melhoria imediata da psoríase, mas causa grande agravamento posterior.Nunca se auto-medique. Pode ser extremamente prejudicial à psoríase e ao seu bem-estar geral. Procure sempre aconselhamento médico.Álcool e tabacoPioram ou chegam mesmo a desencadear a psoríaseCoçar as lesõesAo coçar e destacar as escamas das lesões, você fere ainda mais a pele, piorando-as.