psicologia criminal

15
Um Mundo de Crime Psicologia Criminal/Forense Disciplina: Psicologia Docente: Prof. Manuela Marques Autores: Ana Filipa Alves nº3 Débora Ferreira nº7 João Artur Andrade nº12 12ºD Novembro de 2012 1

Upload: pirolitas

Post on 29-Jun-2015

2.737 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Psicologia Criminal

1

Um Mundo de Crime

Psicologia Criminal/Forense

Disciplina: Psicologia Docente: Prof. Manuela Marques

Autores: Ana Filipa Alves nº3Débora Ferreira nº7João Artur Andrade nº12

12ºD

Novembro de 2012

Page 2: Psicologia Criminal

2

Introdução-------------------------------------------------------Página 3 O que é a psicologia criminal/ forense?---------------------Página 4 O que é a psicologia clinica?----------------------------------Página 5 O que é/o que faz um psicólogo criminal ?------------------Página 6 O que é/o que faz um psicólogo clinico?---------------------Página 7 Psicologia criminal aplicada aos adolescentes--------------Página 8 Psicologia criminal- Portugal vs. EUA-----------------------Página 9 Perguntas realizadas a duas psicólogas ----------------------Página 10 Perguntas realizadas a duas psicólogas (continuação)------Página 11 Caso de psicologia criminal/forense---------------------------Página 12 Conclusão----------------------------------------------------------Página 13 Bibliografia/Netgrafia--------------------------------------------Página 14

Índice

Page 3: Psicologia Criminal

3

Este trabalho tem como objetivo esclarecer algumas dúvidas referentes ao mundo da psicologia , com destaque à criminal, suportado por diversas opiniões e maneiras de atuar, na perspectiva de diferentes especialistas.

Introdução

Page 4: Psicologia Criminal

4

Psicologia criminal é um ramo da psicologia ao serviço do direito e da justiça, que analisa racionalmente e empiricamente o comportamento criminoso. Estuda o crime e todos os protagonistas que estão relacionados com o ato e a transgressão. Procura identificar as causas e os mecanismos que desencadeiam esses comportamentos.

O que é a psicologia criminal/ forense?

Page 5: Psicologia Criminal

5

Psicologia Clínica é uma área da psicologia aplicada que tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas. Intervém principalmente a nível da saúde mental. Está relacionada com o sofrimento, as dificuldades comportamentais e perturbações psicológicas.

O seu objetivo é diagnosticar e curar o problema, e o método clínico utilizado é a “entrevista”.

O que é a psicologia clinica?

Page 6: Psicologia Criminal

6

O psicólogo criminal é um profissional que estuda os comportamentos e pensamentos dos criminosos.

Tem como funções apoiar técnicos na formação do corpo policial e guardas prisionais, no sentido de estes aprenderem a gerir conflitos e incidentes dentro dos estabelecimentos prisionais. Faz também o diagnóstico do recluso com perturbações comportamentais, avalia a forma como são tratados no instituto prisional., e avalia também as falsas memórias dos depoimentos de testemunhas.

Testemunha em tribunal, e presta apoio a vitimas de violência doméstica , abusos sexuais e outro tipo de violência.

O que é/o que faz um psicólogo criminal ?

Page 7: Psicologia Criminal

7

O psicólogo clínico é um profissional de psicologia que trabalha na área da saúde mental. A sua formação permite-lhe fazer psicoterapia, psicologia analítica, entre outras.

Tem como objetivo, compreender e ajudar o individuo no processo de lidar e de se ajustar a situações desagradáveis e a acontecimentos que lhe provoquem sofrimento. Apoia também o individuo na elaboração de estratégias para ultrapassar a situação de crise emocional.

O que é/o que faz um psicólogo clinico?

Page 8: Psicologia Criminal

8

Se estivermos perante um criminoso adolescente, é levada a cabo uma intervenção psicológica no sentido da reinserção social, gerando percursos sociais mais ajustados para que não volte a cometer crimes.

Psicologia criminal aplicada aos adolescentes

Page 9: Psicologia Criminal

9

Quanto aos Estado Unidos e aquilo que vemos na série CSI, nem tudo é como parece, apesar de nos EUA os psicólogos criminais intervirem em áreas nas quais em Portugal ainda não intervém, são raros os que fazem uma investigação criminal. São uma raridade psicólogos criminais/forenses a trabalhar em laboratórios, sendo por isso na maior parte das vezes, tal como em Portugal, os próprios policias a fazer a recolha de provas.

Psicologia criminal- Portugal vs. EUA

Page 10: Psicologia Criminal

10

- Qual o papel de um psicólogo clínico num caso de psicologia criminal?

“Pode fazer varias coisas: em primeiro lugar pode fazer o perfil neuropsicologico do criminoso, avaliar a sua personalidade, a sua rede social, etc.

Depois, há também a parte das vítimas, da intervenção com vitimas de violência doméstica, violação, uma vez que tudo isto entra na esfera da psicologia criminal.”

- Quais são para ti os grande desafios da psicologia ?

“É uma pergunta muito geral, mas nomeadamente o maior desafio da psicologia enquanto profissão em ciência é a definição do que é o ato psicológico. Ou seja, delimitar bem aquilo que é da exclusiva responsabilidade do psicólogo e não dos outros profissionais.

A avaliação psicológica, por exemplo, é um exemplo fulcral de um ato que só o psicólogo deveria fazer, mas que por vezes também é feita por um enfermeiro, por não haver legislação que o contradiga .”

Perguntas realizadas a duas psicólogas

Page 11: Psicologia Criminal

11

- Métodos utilizados na psicologia criminal e em que casos?

A psicologia criminal atua de várias formas: fazer relatórios de avaliação ao criminoso quando pedidos pelo tribunal, saber se um acusado é ou não inimputável ( se estava na posse das suas capacidades mentais quando cometeu o crime), fazer acompanhamento nas prisões e centros educativos / corretivos para menores, a avaliação psicológica e intervenção com vitimas e agressores, em casos de violação, abuso sexual de menores, maus tratos infantis e regulação do poder paternal.

- A psicologia criminal em Portugal ?

A psicologia criminal, é uma área relativamente recente no nosso país. Pode ser encontrada em tribunais, no Instituto Nacional de Medicina Legal, em estabelecimentos prisionais, centros de apoio à vitima ou ao criminoso, na segurança social, etc.

Podem também delinear perfis de criminosos e trabalhar em investigação criminal no Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Forenses, onde recebem formação para ser inspetores.

Perguntas realizadas a duas psicólogas (continuação)

Page 12: Psicologia Criminal

12

O caso que vamos apresentar , é tao conhecido Serial Kyller de Santa Comba Dão.

Link de acesso ao caso: http://psico12paratodos.blogspot.pt/2013/05/caso-de-psicologia-criminal.html

Caso de psicologia criminal/forense

Page 13: Psicologia Criminal

13

Após a realização deste trabalho, ficámos mais esclarecidos sobre a psicologia, especialmente a criminal. Adquirimos conhecimento à cerca dos métodos de trabalho dos profissionais; de todos os constituintes no processo de um crime forense; esclarecemos as condições de trabalho destes mesmos profissionais e as áreas onde intervêm.

Conclusão

Page 14: Psicologia Criminal

14

http://pensador.uol.com.br/citacoes_sobre_psicologia/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_criminal http://mapadocrime.com.sapo.pt/Trabalho%20do%20Psicologo.html http://anasousapsicologa.blogspot.pt/2007/10/afinal-o-que-um-psiclogo.htm

l http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_cl%C3%ADnica http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_criminal http://www.psicologia.pt/directorio/answer.php?f=faq10.html http://psicologiacriminaleforense.blogspot.pt/2010/04/psicologia-criminal-e

m-portugal.html http://www.slideshare.net/VitorCarvalho1/psicologia-aplicada-8051637 https://sites.google.com/site/parsifaldh/qual-a-diferenca-entre-o-psicologo-o

-psiquiatra-o-psicoterapeuta-o-analista-e-o-terapeuta http://caminhandopsicologia.no.comunidades.net/index.php?pagina=119418

1631 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Lu%C3%ADs_Costa http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=651996

Netgrafia

Page 15: Psicologia Criminal

15

“A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.”

Michel Foucault