ps alcanena - revista 44 páginas _vfinal_sbleed

44
PROGRAMA ELEITORAL MANDATO 2013 - 2017 Câmara Municipal de Alcanena, Assembleia Municipal de Alcanena Juntas de Freguesia JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO VOTE PARTIDO SOCIALISTA PS

Upload: alcanena2013

Post on 27-Oct-2015

87 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

PROGRAMA ELEITORAL MANDATO 2013 - 2017Câmara Municipal de Alcanena, Assembleia Municipal de Alcanena Juntas de Freguesia

JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO

VOTE PARTIDO SOCIALISTA PS

Page 2: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

2

JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO.

MANDATÁRIO

DR. JORGE JUSTO

“ Os valores da vida e o facto de ter aceite ser Mandatário”

O maior impulso para a nossa transformação pessoal, é a tomada de consciência de que somos ca-pazes de a iniciar, e de lhes dar a continuidade.Nem todos os problemas da vida são insolúveis. Basta querer enfrentá-los.Nesta fase da minha vida, só dou valor àquilo que, para mim tem de facto “um verdadeiro valor”.São alguns/muitos destes meus valores, de ser e estar na vida, dos quais destaco a sua competên-cia política, que tem demonstrado nas suas decisões acertadas e construtivas, que tem tomado de modo a honrar e minimizar a enorme divida autárquica herdada (quase 20 milhões de euros), a sua honestidade, confiança, empenho, coragem e o amor à sua terra, que identifico na candidata Fernanda Asseiceira e, que me sensibilizaram a aceitar o seu honroso convite para Mandatário, da sua Cam-panha Eleitoral, para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal, bem como para as Juntas e União de Freguesias “tão antidemocraticamente impostas”, pelo actual Governo, e a que se opôs, logo des-de a sua imposição e divulgação, de modo tão corajoso e com muita luta cívica e política.Tenho a certeza que, com a colaboração de toda a sua equipa, e com nosso empenho pessoal e das forças vivas do nosso concelho, irá dar continuidade, no seu novo mandato, à sua meritória e já muito relevante ação efetuada em áreas como as da coesão e valorização social e humana, bem como nas áreas, económica e cultural, que a destacaram e nos honram a nível local e colocaram o Concelho de Alcanena, como um dos raros exemplos nacionais, na gestão autárquica e um dos Concelhos com a 2.ª mais baixa Taxa de Desemprego, que reflete a dinâmica empresarial do nosso concelho.Mais uma vez o meu agradecimento ao seu honroso convite a um Espinheirense, que tudo fará no âmbito dos seus valores, competências e disponibilidade, pessoal e profissional, para a apoiar e a todos os órgãos Autárquicos que a representam.Tenho a certeza que, a maioria do povo natural e residente no Concelho de Alcanena, lhe reconhecem o seu valor e dedicação, e vão votar PS, no dia 29 de Setembro.

TODOS JUNTOS VAMOS CONTINUAR A (RE)CONSTRUIR O FUTUROO Mandatário

Dr. Jorge Manuel Silva dos Santos Justo

Page 3: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

3

CANDIDATA

FERNANDA ASSEICEIRACâmara Municipal de Alcanena

Caras e Caros Munícipes do concelho de AlcanenaApresentamos agora as nossas orientações programáticas para o mandato 2013 – 2017, em coerência com a nossa atuação e intervenção durante o atual mandato.Neste período de campanha eleitoral, que decorre a partir do dia 17 de Setembro, e estando as eleições autárquicas marcadas para o dia 29 de Setembro, voltamos novamente a todas as freguesias para irmos ao vosso encontro: candidatos à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Assem-bleias de Freguesia. Candidatamo-nos com listas próprias na Freguesia de Alcanena e Vila Moreira, na de Bugalhos, na de Espinheiro, Louriceira e Malhou, na de Moitas Venda, na de Monsanto e na de Serra de Santo António. Na freguesia de Minde apoiamos a lista Juntos pela Freguesia de Minde, lista que também apoia a nossa candidatura.Foram já todas as listas apresentadas, em sessões públicas que ocorreram nas respetivas freguesias e elaboradas a partir do amplo envolvimento da população. Foi possível constatar o valor, a competência e a dinâmica de todas as equipas.Vimos agora apresentar o nosso programa eleitoral. É possível (re)conhecer mais uma vez a continui-dade do trabalho realizado, do já iniciado e do proposto pelas equipas do Partido Socialista.Connosco, o município de Alcanena ganhou credibilidade na gestão face ao passado e um rumo de desenvolvimento e de crescimento para o futuro. Hoje, somos referência nacional em várias áreas: redução do endividamento, destacado trabalho na área da prevenção de incêndios florestais, projetos desenvolvidos na área social, assim como ao nível da baixa taxa de desemprego, que se deve a todos os agentes sócio económicos deste concelho.Temos percorrido um caminho difícil, mas demos provas da nossa capacidade para o enfrentar e ul-trapassar. O município regista «…um desempenho económico positivo continuado» de acordo com o relatório semestral apresentado pelo Revisor Oficial de Contas apresentado no corrente mês de Se-tembro.Quem consegue recuperar dos maus resultados e atingir bons resultados, perante situações adversas e muito difíceis, está sem dúvida alguma, melhor preparado para assumir a responsabilidade da gestão autárquica. Continuamos com a mesma determinação e coragem e agora com total conhecimento da realidade autárquica e com mais experiência. Sabemos o caminho a seguir e sabemos que estamos à altura de o percorrer. Obrigada pela Vossa Confiança e também pela Vossa colaboração e participação cívica.Juntos construimos o futuro do concelho de Alcanena.

A Candidata à Câmara Municipal de Alcanena

Fernanda Maria Pereira Asseiceira

Page 4: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

4

AUTÁRQUICAS 2013PROGRAMA ELEITORAL 2013-2017

Câmara Municipal de Alcanena

1 - UM MUNICÍPIO QUE GARANTE O RIGOR DA GESTÃO AUTÁRQUICA

CUMPRIMENTO DO PLANO DE SANEAMEN-TO FINANCEIRO - Com a aprovação do Plano de Saneamento Financeiro em 2011,que permitiu o pagamento de dívidas a curto prazo no valor de 5 milhões de euros, importa agora acompanhar a sua implementação e o seu cumprimento.

REDUÇÃO DA DÍVIDA – Reduzimos a dívida total em mais de 4 milhões de euros, o que significa mais de 1 milhão de euros por ano. Muito teríamos feito com esse valor mas enfrentámos um passivo total em 2009 de quase 20 milhões de euros. Com um esforço financeiro de amortização de 1 milhão de euros por ano, significa que comprometeram a autarquia, só com esse passivo, durante cerca de 20 anos.

CUMPRIMENTO DOS LIMITES AO ENDIVIDA-MENTO - O limite ao endividamento líquido era ultrapassado desde 2007. E continuou a aumen-tar em 2008 e em 2009. Em 2010 já começámos a reduzir esse valor e desde 2011 deixámos de estar em incumprimento. Vamos continuar a pro-curar garantir o cumprimento dos limites ao endi-vidamento líquido.

PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO A FORNECE-DORES – Somos uma das autarquias que não tem pagamentos em atraso, não paga por isso

além dos 90 dias aos seus fornecedores de bens e serviços. Vamos continuar a cumprir a Lei dos compromissos e dos pagamentos em atraso, pro-curando manter um prazo médio de pagamento a fornecedores, inferior a 90 dias.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – Desde 2009 envolvemos as freguesias e todos os serviços na elaboração dos documentos plurianuais. Em 2012 realizámos sessões públicas em todas as freguesias, procurando envolver também a po-pulação em geral, quer no esclarecimento desses documentos como na sua participação sobre os projetos que consideram mais relevantes para a sua freguesia e para o concelho. Continuaremos a promover essa dinâmica de informação e de par-ticipação no âmbito do orçamento participativo.

Promoveremos ainda o Orçamento Participativo Jovem, no qual será selecionado anualmente um projeto escolhido pelos jovens com idades infe-riores a 18 anos.

2 - UM MUNICÍPIO COM PLANEAMENTO ESTRATÉGICO, DESENVOLVIMENTO

E CRESCIMENTO

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO – Vamos pro-mover a participação dos agentes económicos e sociais para a preparação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do concelho de Alcanena 2014 – 2020, em articulação com o Plano Estra-tégico do Médio Tejo, também em fase de elabo-ração, no âmbito da preparação do concelho e da região para o próximo QEC – Quadro Estratégico Comum ( próximo quadro de apoios comunitá-rios).

Page 5: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

5

PDM – PLANO DIRETOR MUNICIPAL – Temos a revisão do Plano Diretor Municipal em fase de conclusão para apresentação e discussão pública de proposta final ainda em 2013.

Quando iniciámos funções ainda se encontrava na fase de elaboração dos estudos de caracteri-zação do concelho.

PARQUE DE DESENVOLVIMENTO EMPRESA-RIAL – Propomos uma área superior a 240 ha no nó da A1/A23, para promover o Parque Empre-sarial com maior centralidade e posicionamento estratégico da região e do País ( A1/A23/A13). No Centro do País, às portas de Lisboa e da Europa.

CENTRO DE ACOLHIMENTO DE INICIATIVA EMPRESARIAL – Ainda em 2013 são disponibili-zados gratuitamente gabinetes no Pavilhão Mul-tiusos para apoio a iniciativas empresariais.

ALCANENA CAPITAL DA PELE – Continuaremos a promover e a afirmar o concelho de Alcanena como a Capital da Pele.

ROTA DO COURO E ROTA DO TÊXTIL – A defi-nição, caraterização e implementação da Rota do Couro/Pele e da Rota do Têxtil permitem o desen-volvimento de intercâmbios e sinergias a nível na-cional e internacional com outros municípios e outras entidades, nas várias dimensões: econó-mica, social, cultural, turística, com outros municí-pios.

MERCADO MUNICIPAL DE ALCANENA – O Projeto para a requalificação do Mercado Munici-pal foi executado no atual mandato, estando pre-vista a apresentação pública do Projeto, junto dos comerciantes envolvidos, ainda em 2013, a sua aprovação e o lançamento do concurso público para as respetivas obras.

Page 6: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

6

MERCADO MUNICIPAL DE MINDE – Mantere-mos o protocolo existente com a Junta de Fregue-sia de Minde para a gestão e manutenção deste equipamento. Será efetuado o levantamento das intervenções necessárias , no respeitante a infil-trações e outras anomalias, em articulação com a Junta de Freguesia de Minde para a respetiva regularização.

3 - UM MUNICÍPIO PARA TODAS AS FREGUESIAS

O Município de Alcanena sofreu também as con-sequências da imposição da Lei 11-A/2013 de 28 de Janeiro, que levou à agregação das freguesias de Alcanena e Vila Moreira, resultando a União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira e tam-bém das freguesias de Espinheiro, Louriceira e Malhou, resultando a União das Freguesias do Malhou, Louriceira e Espinheiro.

A Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as

Juntas de Freguesia manifestaram a sua posição contra este processo de agregação contra a von-tade dos órgãos democraticamente eleitos e das populações.

Infelizmente o atual governo PSD/CDS não ouviu a nossa voz nem respeitou a nossa vontade.

O Partido Socialista mantém a sua posição a nível local. A nível nacional, já se comprometeu com a alteração da Lei quando voltar a ser Governo, para que seja reposta a vontade das populações sobre esta matéria.

Não obstante termos que respeitar a atual Lei e por isso apresentarmos uma Lista Única em cada uma das situações, a nossa atuação e interven-ção terá sempre o princípio da manutenção e do respeito pelas 10 freguesias: identidades, histó-ria, tradições e dinâmicas sócio económicas.

Manteremos em funcionamento todos os edifí-cios, continuando a garantir o reforço de serviços de proximidade.

Tudo faremos para que o PS , quando tiver res-ponsabilidades governativas, faça a alteração le-gislativa que permita voltarmos a ter as nossas 10 freguesias.

4 - UM MUNICÍPIO QUE PROMOVE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

REDE SOCIAL – vamos potenciar a inovação so-cial reforçando o trabalho em rede e a cooperação institucional com várias entidades da economia social visando respostas sociais de proximidade.

CARTA SOCIAL – será apresentada a carta social no próximo fórum de recursos sociais, que se tem realizado anualmente.

ATENDIMENTO SOCIAL – Continuaremos a pro-mover o atendimento social em todas as fregue-sias em articulação com as Juntas de Freguesia para garantir um reforço do apoio social aos que dele mais necessitem, quer nos edifícios da pró-pria Junta como nas respetIvas habitações do agregado familiar.

Page 7: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

7

REQUALIFICAÇÃO ÁREA ENVOLVENTE AO EDIFÍCIO SOCIAL, na Rua da Cova em Alcanena.

COMISSÕES SOCIAIS DE FREGUESIA – Apoia-remos a dinamização da criação de comissões sociais de freguesias, iniciando pelas freguesias de maior dimensão, envolvendo os vários agen-tes sócio económicos locais, para reforçar a rede social.

BANCO DE RECURSOS SOCIAIS – Entendemos como recursos sociais todos os recursos, resul-tantes de doações e ou aquisições em boas con-dições de consumo ou de utilização pelas famílias mais carenciadas: alimentos, roupas, calçados, livros, material escolar e equipamentos diversos.

Continuaremos a reforçar a organização e funcio-namento deste importante serviço de apoio so-cial.

BANCO LOCAL DO VOLUNTARIADO – Com protocolo já assinado a 26 de Junho de 2013, com a Comissão Nacional para o Voluntariado, pretendemos acolher inscrições para promover o voluntariado em várias áreas e projetos desen-volvidos pela Câmara Municipal e junto de outras entidades interessadas, nomeadamente Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solida-riedade Social.

GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL – Será reforçada a articulação do Gabinete de In-serção Profissional com todas as entidades em-pregadoras do concelho, conforme dinâmica já iniciada.

O conhecimento dos desempregados existentes no concelho, permite ao Gabinete de Inserção Profissional assumir-se como parceiro privilegia-do para o respetivo encaminhamento e integração junto das restantes entidades.

CENTRO LOCAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES – Continuaremos a promover um território inclusivo também para os imigran-tes, desenvolvendo dinâmicas de integração e de valorização das diferenças culturais em parceria com o Alto Comissariado para a Integração e Diá-logo Intercultural.

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS - Muitas são as crianças e jovens que são acompanhadas pela CPCJ, em estreita cola-boração, sempre que possível, com os respetivos agregados familiares e parceiros sociais. Conti-nuaremos a contribuir para a melhoria das suas condições de funcionamento e para a dinamiza-ção dos projetos de apoio à integração de crian-ças e jovens.

ACADEMIA SÉNIOR- projeto implementado em 2012, em parceria com a Junta de Freguesia de Alcanena e com a ARPICA, Associação de Refor-mados e Pensionistas do Concelho de Alcanena, com um conjunto de disciplinas e de formadores voluntários, voltam a estar abertas inscrições para mais um ano lectivo que está previsto iniciar no próximo mês de outubro;

CARTÃO SÉNIOR – está em curso o levanta-mento das entidades parceiras deste projecto, que pretende conceder benefícios quer junto dos equipamentos e iniciativas municipais, como jun-to do comércio e serviços locais, tendo em vista o processo de adesão a todas e todos com idade igual ou superior de 65 anos;

Page 8: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

8

HABITAÇÃO SOCIAL - Durante o actual mandato procurámos criar melhores condições de habita-bilidade em muitas das habitações propriedade do Município. Esta preocupação de reabilitação, também ao nível das pinturas exteriores e áreas envolventes, irá continuar a ser a nossa preocu-pação nesta área de intervenção social.

BANCO DE APOIO AO PAGAMENTO DAS REN-DAS SOCIAIS – foi aprovado no passado dia 9 de Setembro o enquadramento para apoiar as famí-lias beneficiárias de habitação social em períodos mais críticos;

LAR RESIDENCIAL PARA PESSOAS COM DE-FICIÊNCIA DO CONCELHO DE ALCANENA – em parceria com o CRIT- Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, será construido um lar re-sidencial através da requalificação de um edifício municipal localizado na Av. Marquês de Pombal.

Continuaremos a promover as seguintes INICIATIVAS:

-Séniores ativos;

-Férias ativas;

-Sardinhada- convívio sénior;

-Passeios seniores.

TELEASSISTÊNCIA – continuaremos a apoiar as situações de idosos mais isolados e sem apoio fa-miliar, através da atribuição de equipamentos de

teleassistência;

OFICINA DOMICILIÁRIA - para garantir a presta-ção de pequenos serviços, a título gracioso, aos mais idosos e às famílias mais carenciadas;

ARPICA – Promoveremos o APOIO À REQUALI-FICAÇÃO E AMPLIAÇÃO da sua sede.

CENTROS DE CONVÍVIO – promoveremos o apoio à dinamização dos centros de convívio para idosos nas várias freguesias.

IPSS’s – vamos continuar a apoiar as IPSS’s no desenvolvimento dos seus projectos sociais, no-meadamente no apoio às obras que estão a de-correr no Centro de Bem Estar Social de Minde e no Centro de Bem estar Social na Serra de Santo António

5- UM MUNICÍPIO QUE CONTINUARÁ AO SERVIÇO DOS MUNÍCIPES

SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE E MAIS EFICIENTE

Recolocámos no último mandato, com a aprova-ção da carta de missão e objectivos estratégicos, a prestação de um serviço público de qualidade, centrado nos cidadãos. Promoveremos a conti-nuação deste serviço como o centro da missão da Câmara Municipal de Alcanena, com vista à resolução dos problemas das pessoas e garan-tindo uma melhoria na eficiência dos serviços, va-lorizando as suas capacidades e competências.

Neste sentido propomos:

DIMINUIR O TEMPO MÉDIO DE RESPOSTA DOS SERVIÇOS AOS MUNÍCIPES;

PROMOVER A CERTIFICAÇÃO DA QUALIDA-DE DOS SERVIÇOS;

PROVEDOR DO MUNICÍPE- Assumimos a efec-tivação da figura do Provedor do Munícipe;

LOJA DO CIDADÃO - Continuamos a defender a criação da Loja do Cidadão, disponibilizando o balcão multiserviços, num espaço que congregue vários serviços do estado e desta forma garante um acesso mais fácil às pessoas;

SERVIÇOS ONLINE - Reforçaremos a moderni-zação administrativa e a prestação de serviços online, como a emissão de plantas ou as inscri-

Page 9: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

9

ções para programas desenvolvidos pela Câmara e o pagamento de refeições escolares. Desta for-ma tornamos a Câmara mais próxima das pes-soas, sem necessidade de existir uma deslocação física aos serviços municipais para resolver parte dos problemas;

BALCÃO ÚNICO - Aprofundaremos o programa SIMPLEX Autárquico, em curso, com a criação do balcão único na Câmara Municipal de Alcanena, para atendimento centralizado aumentando a efi-cácia na resposta aos munícipes e seus proble-mas;

BOLETIM INFORMATIVO - Continuaremos a pu-blicar o Boletim Informativo da Autarquia, assim como das recém criadas newsletters semanais e mensais que chegam a todas e todos que o soli-citem;

Continuaremos com a aposta da prestação da informação nos meios de comunicação mais recentes, nomeadamente nas redes sociais, com a dinamização constante da página oficial da Câ-mara Municipal de Alcanena no facebook e no twitter, assim como com o novo sítio oficial da Câmara Municipal na internet;

PONTOS WIRELESS GRATUITOS NO CONCE-LHO - Reforçaremos o combate à infoexclusão, com o reforço da cobertura wireless pública nas diferentes freguesias.

6- UM MUNICÍPIO QUE PROMOVE A REQUALIFICAÇÃO DO SEU TERRITÓRIO

ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA – delimita-remos e aprovaremos as área de reabilitação ur-bana de Alcanena, Minde e Louriceira

PARQUE HABITACIONAL DEGRADADO – conti-nuaremos a promover a requalificação das casas degradadas, mantendo os benefícios existentes em termos de IMI;

LIMPEZA E HIGIENE DO ESPAÇO PÚBLICO – é uma área que carece de um reforço para atingir-mos os níveis de qualidade que todos desejamos. Promoveremos mais acções de sensibilização para que todos e cada um possa também con-tribuir para um concelho mais limpo e valorizado.

ZONAS DE RECREIO E LAZER – continuaremos a valorizar os espaços verdes e áreas de recreio e lazer, nomeadamente a requalificação da área envolvente aos depósitos, criando um parque ur-

Page 10: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

10

bano central de recreio e lazer, garantindo a sua ligação em rede com todas as áreas envolventes.

PARQUES INFANTIS – serão requalificados os parques infantis em todas as freguesias;

7- UM MUNICÍPIO QUE PROMOVE A ACESSIBILIDADE E A MOBILIDADE PARA

TODOS

Privilegiámos no último mandato, com vários in-vestimentos, a reabilitação da rede viária do Con-celho nas ligações intermunicipais, nomeada-mente nas ligações aos concelhos de Santarém, Ourém e Porto de Mós, manifestamente muito degradadas em quase todas as freguesias e con-tinuaremos a assumir essa reabilitação das aces-sibilidades como prioritária.

-REQUALIFICAÇÃO DA REDE VIÁRIA INTER-FREGUESIAS – promoveremos a realização de projectos de vias estruturantes, criando sempre que possível ciclovias e pedovias, entre as diver-sas freguesias do concelho, nomeadamente:

- Alcanena – Pousados

- Alcanena – Louriceira

- Moitas Venda – Serra de Santo António

- Serra de Santo António – Minde

- Vila Moreira (Av. 24 Julho) - cruzamento da antiga 365-4

-REQUALIFICAÇÃO DE TROÇOS NAS FRE-GUESIAS- iremos concretizar um plano de melho-ria para a rede viária interna, através de interven-ções na generalidade dos troços mais danificados cujo levantamento está devidamente efectuado e orçamentado num total de cerca de 800 mil euros (mais IVA);

-Concluiremos o PLANO MUNICIPAL DE PRO-MOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE, que inclui a acessibilidade aos equipamentos mu-nicipais, acessibilidade na via pública e respectiva sinalética.

Page 11: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

11

-Requalificação da Estrada Nacional 361 – sen-do uma obra da responsabilidade da Estradas de Portugal, demos o nosso contributo para a me-lhoria das condições de segurança e mobilidade pedonal na localidade de Monsanto, assim como de correcção do traçado.

8- UM MUNICÍPIO QUE ASSUME UMA POLÍTICA JOVEM

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE - Criado pela primeira vez no atual mandato, con-tinuaremos a valorizar e dinamizar o Conselho Municipal de Juventude, através das sinergias criadas com as associações estudantis e juvenis, entidades de nível regional e nacional, com a Câ-mara Municipal e as Juntas de Freguesia. A sua sede ficará a funcionar ainda durante o corrente mês de Setembro na Casa da Cultura em Alca-nena.

CARTÃO JOVEM MUNICIPAL - apostaremos na dinamização do Cartão Jovem, criado este ano, e dos benefícios que ele representa, quer seja ao nível dos serviços ou equipamentos municipais, como em parceria com parceiros externos que se associem ao projecto.

CONCURSOS DE IDEIAS - Dinamizaremos con-cursos de ideias para valorização dos vários pro-jectos para o Concelho de Alcanena, nomeada-mente já para as Comemorações do Centenário da Fundação do Concelho de Alcanena, que se realizarão em 2014;

FESTA JOVEM - Retomaremos a organização das Jornadas de Juventude.

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - continuaremos a promover a realização dos estágios profissionais na Câmara Municipal, assim como de estágios de verão a alunos de mérito reconhecido em institui-ções de ensino superior portuguesas;

CENTRO DE ACOLHIMENTO EMPRESARIAL, os jovens do concelho poderão apresentar as suas ideias de negócio que serão acolhidas numa incubadora instalada nos gabinetes do Pavilhão Multiusos.

APOIO AOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS – conti-nuamos a apoiar todos os jovens universitários do concelho de Alcanena que reúnam condições de acordo com os respectivos rendimentos. As inscrições são abertas ainda no corrente mês de Setembro.

ARRENDAMENTO JOVEM – Está em curso a avaliação de disponibilizar para arrendamento jo-vem, com condições especiais, os apartamentos propriedade da Câmara actualmente desocupa-dos para venda.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM – no âm-bito do orçamento participativo, dotaremos o or-çamento de uma verba destinada anualmente a um projecto proposto pelos jovens.

9 - UM MUNICÍPIO QUE PROMOVE A IGUALDADE DE GÉNERO

GABINETE PARA A IGUALDADE E CIDADANIA – Com a implementação do Plano Municipal para a Igualdade criámos condições para desenvolver e reforçar todo o trabalho em prol de um território com maior igualdade de oportunidades para to-dos e todas, combatendo as desigualdades so-ciais e promovendo uma maior participação cívi-ca.

10 - UM MUNICÍPIO QUE ASSUME A DEFESA DO CONSUMIDOR

PARCERIA COM A DECO – continuaremos a promover ações de sensibilização e de informa-ção promovidas pela DECO, junto da comunidade em geral e da comunidade escolar em particular

11 – UM MUNICÍPIO QUE ASSUME A EDUCAÇÃO

O Sucesso Educativo é uma aposta que iremos potenciar, pois sabemos que numa região em que as pessoas tem níveis escolares e de formação profissional mais elevados, leva a que haja um tecido social e empresarial mais empreendedor e competitivo.

Assim o investimento nas competências e quali-ficação das nossas crianças e jovens , leva-nos a investir em:

· Estágios técnicos e profissionais nas diversas áreas de formação para qualificar de uma forma integrada os jovens do Concelho. De destacar também o apoio concedido para a realização de estágios científicos na Universidade de

Page 12: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

12

Aveiro a alunos do ensino secundário que se des-taquem pelo seu mérito e desempenho.

· Componente de apoio à Família , ajustaremos com as famílias o apoio necessário, estabelecen-do horários que melhor servirem o interesse de crianças e encarregados de educação.

· Centros Escolares de Alcanena e Minde- Insisti-remos para que o Ministério da Educação clarifi-que o seu apoio na requalificação da Escola Se-cundária de Alcanena e consequentemente liberte as Instalações da Escola do 2º Ciclo Dr. Anastácio Gonçalves para construção do Centro Escolar de Alcanena, assim como a definição da requalifica-ção a fazer na EB2/3 de Minde.

· Refeições Escolares – melhorámos substancial-mente a qualidade e eficiência no fornecimento, qualidade essa que queremos manter.

· Troca de Manuais Escolares- iremos promover o alargamento a todos os Ciclos de Ensino, do apoio à troca dos manuais escolares.

· Oferta de Fruta nas nossas Escolas – mantere-mos a promoção de hábitos de alimentação sau-dável através da oferta de fruta e dinamização de iniciativas pedagógicas de interesse alimentar

· AEC’S - Actividades de Enriquecimento Curri-cular- continuaremos a apostar na qualidade da oferta destas actividades, apesar do desinvesti-mento em cerca de 50% por parte do Ministério da Educação no apoio a estas actividades.

· Rede de transportes para as crianças – não dei-xaremos de ser exigentes no transporte das nos-sas crianças e jovens, que se tornou mais confor-tável e ajustado, independentemente do ponto de origem;

ARTICULAÇÃO COM O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS – Continuaremos a promover a parce-ria em várias atividades com as escolas, profes-sores e alunos do nosso concelho.

12 - UM MUNICÍPIO QUE ASSUME A SAÚDE

UNDADE MÓVEL DE SAÚDE - continuaremos a defender junto do Ministério da Saúde a aquisição de unidades móveis de saúde destinadas aos mu-nicípio do Médio Tejo, conforme compromissos anteriormente assumidos.

POSTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA – após con-tactos com o INEM, está previsto a entrega de uma ambulância, devidamente equipada, no pró-ximo 1 de Outubro.

Page 13: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

13

ALCANENA + SAÚDE – promoveremos em ar-ticulação com o Centro de Saúde e outras enti-dades regionais e/ou nacionais, um conjunto de iniciativas de promoção de hábitos de vida mais saudáveis, como hidroginástica, rastreios, etc.

13 - UM MUNICÍPIO QUE PROMOVE A CUL-TURA, O DESPORTO E O LAZER

ALCANENA: EVENTOS EM REDE – Continuare-mos a elaborar a agenda de todos os eventos que se realizem no concelho.

CENTENÁRIO DO CONCELHO – Promovere-mos uma agenda de atividade de qualidade que promovam e valorizem a história dos 100 anos do concelho de Alcanena.

GALA NOVOS TALENTOS/TALENTOS NOVOS – Realizaremos anualmente a gala que premeia o mérito e o talento nas várias áreas.

CINE TEATRO SÃO PEDRO – Com a integração do Cine Teatro no património do Município, as-sumiremos a sua dinamização e disponibilização desta importante infra-estrutura cultural ao servi-ço das associações e das pessoas.

FESTAS POPULARES – Continuaremos a apoiar a realização das festas populares que se realizam em todas as freguesias, fundamentais na identi-dade e na afirmação cultural e social dos diferen-tes lugares.

ENCONTRO DE POETAS - A Biblioteca Munici-pal de Alcanena continua , no último sábado de cada mês , a promover o encontro mensal de poe-tas, momento de grande relevância para a cultura do concelho. Em 2014 será editada uma coletâ-nea de poemas, dos vários poetas participantes, alusiva aos 100 anos de história do Concelho de

Alcanena.

GALERIA MARIA LUCÍLIA MOITA – Criação de uma galeria de exposições na Casa da Cultura para exposições regulares de artistas, em home-nagem à notável pintora natural de Alcanena.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE- Procurando respeitar e valorizar a etnografia e as tradições do nosso concelho, promovemos a rea-lização deste festival, garantindo no atual manda-to a participação de todos os Ranchos Folclóricos do concelho e, pela primeira vez, do jogo do pau do Espinheiro.

CARTA CULTURAL E CARTA DESPORTIVA – Promoveremos a sua elaboração e a sua apre-sentação pública, com o envolvimento de todos os agentes culturais e desportivos do concelho.

FÁBRICA DE CULTURA DE MINDE – Avaliare-mos as condições de requalificação, tendo em vista o fim para a qual foi adquirido o imóvel.

CENTRO DE MARCHA E CORRIDA – Através de Centro reforçamos a valorização de vários percur-sos para promover a prática da marcha e da corri-da, uma das modalidades com muitos praticantes no concelho.

MELHORIAS NOS EQUIPAMENTOS DESPOR-TIVOS – a requalificação e a manutenção do es-tádio, dos pavilhões, piscinas e outros equipa-mentos desportivos municipais, assim como dos equipamentos das coletividades, existentes no concelho continuarão a ser alvo da nossa preo-cupação.

ATIVIDADES DESPORTIVAS: Continuaremos a promover várias iniciativas desportivas já realiza-das no concelho, como as caminhadas pelo con-celho, centros de condição física, férias ativas, estafeta Alcanena-Rio Maior, Raid Cicloturismo Lisboa-Alcanena, torneios nas diferentes modali-dades.

PAVILHÃO DESPORTIVO DE VILA MOREIRA –apoiaremos a conclusão das instalações e equi-pamentos em falta, assumindo também a requa-lificação da área envolvente, em parceria com o Centro Desportivo e Recreativo Moreirense e com a Junta de Freguesia.

Page 14: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

14

14 – UM MUNICÍPIO QUE APOIA O ASSOCIATIVISMO

APOIO ÀS ASSOCIAÇÕES – manteremos o apoio a todas as associações do nosso concelho, à semelhança do que fizemos no actual manda-to, onde duplicámos o apoio financeiro, para além do apoio logístico, de reprografia, transportes e também ao nível administrativo, na obtenção de licenças de utilização dos seus edifícios ou na ce-dência de equipamentos escolares encerrados, colocados desta forma ao serviço da comunidade através de protocolos com as várias associações locais.

CONSELHO MUNICIPAL DO ASSOCIATIVISMO – Fórum de representatividade das associações, que será mantido e valorizado.

FÓRUM DO ASSOCIATIVISMO LOCAL – Con-tinuaremos a promover a realização anual de um fórum do associativismo local, local de partilha de projectos, ideias e experiências, com a inclusão de formações específicas às necessidades das associações.

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO – As asso-ciações serão parceiros privilegiados no planea-mento das actividades a realizar.

15 – UM MUNICÍPIO QUE VALORIZA A PROTEÇÃO CIVIL

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS – Procede-mos à requalificação do Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena e procuraremos junto dos Bombeiros Voluntários de Minde avaliar e con-cretizar as intervenções necessárias. Assumimos ainda a comparticipação nacional para dotar de mais equipamento de protecção individual

RECURSOS HUMANOS – Apesar das impo-sições legais face a despesas com pessoal e a novas contratações no actual mandato, está a decorrer um concurso para a contratação de 2 motoristas e 2 socorristas.

POSTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA – Este novo equipamento, que chegará a Alcanena no próxi-mo dia 1 de Outubro, como anteriormente refe-rido, dotará o concelho de mais um dispositivo, muito importante, de resposta de emergência.

GABINETE TÉCNICO FLORESTAL – Continua-remos a valorizar a acção deste importante gabi-nete e o trabalho desenvolvido pela COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA E DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL.

SAPADORES FLORESTAIS – Não obstante as di-ficuldades financeira, investimos no funcionamen-to das equipas de sapadores que trabalham no concelho de Alcanena.

PARCERIA COM O GIPS – GRUPO DE INTER-VENÇÃO DE PROTEÇÃO E SOCORRO – Esta parceria, iniciada em 2013 e que terá continuida-de, veio reforçar o trabalho de prevenção desen-volvido pelo concelho de Alcanena, sendo inclu-sivamente destacado por entidades de âmbito nacional.

16 – UM MUNICÍPIO QUE QUER MAIS SEGURANÇA E JUSTIÇA

TRIBUNAL – Com o governo PS havia o compro-misso da requalificação e ampliação do edifício existente e da manutenção do tribunal. Com o governo PSD/CDS foi decidido o encerramento do tribunal de Alcanena, não obstante as diversas diligência, reuniões e manifestações em que ma-

Page 15: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

15

nifestámos a nossa posição contra esse encerra-mento. Continuaremos a defender a manutenção do Tribunal de Alcanena.

QUARTEL DA GNR – Estabelecemos contactos com a Direção Geral de Infra Estruturas e Equi-pamentos do Ministério da Administração Interna e elaborámos um projeto de reabilitação do edifí-cio das forças de segurança de Alcanena, tendo lançado concurso publico para apresentação de candidatura para apoiar a sua construção.

17 – UM MUNICÍPIO QUE VALORIZA O AMBIENTE

SISTEMA DE ALCANENA – ETAR E REDE DE COLETORES – Com governo PS tínhamos a ga-rantia dos projetos, de apoios comunitários e da realização das obras. Com o governo PSD/CDS, o protocolo caiu e foi canalizada para outros pro-jetos os fundos comunitários que se destinavam à realização das obras em falta. Continuaremos a assumir a requalificação da ETAR e da rede de colectores, em parceria com as entidades co-res-ponsáveis por este processo, com toda a deter-minação e com carácter prioritário no próximo mandato.

SANEAMENTO BÁSICO – Concluímos a cober-tura de infra estruturas de saneamento básico nas freguesias da Serra de Santo António e de Mon-santo, sendo a nossa prioridade a elaboração de projetos para os lugares do concelho ainda não servidos, nomeadamente o Bairro da Arrangela e Casal Saramago (Bugalhos), Carvalheiro (Louri-ceira) e Covão do Coelho e Vale Alto (Minde), as-sim como dos prolongamentos da rede em áreas de expansão urbanística.

REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS – No âmbito do contrato de concessão e face às ne-cessidades e identificadas no respeitante à re-qualificação da rede existente, iremos proceder à requalificação da rede, mediante a sua prioridade de intervenção.

OLHOS DE ÁGUA – Submetemos à direção da EPAL uma proposta de protocolo para a cedên-cia de instalações, equipamentos e área envol-vente, propriedade da EPAL, incluindo a possibi-lidade da captação e da utilização de água por parte do Município. A EPAL comprometeu-se a avaliar esta cedência ainda no decorrer do mês de Setembro, o que permitiria ao Município poder utilizar, do ponto de vista estratégico, este impor-tantíssimo recurso que é a água. Pode, no Sec. XXI, esta nascente vir a abastecer o concelho de Alcanena, quando no passado chegou a abaste-cer a cidade de Lisboa.

PLANO DE AÇÃO PARA A ENERGIA SUSTEN-TÁVEL – Elaboraremos, no âmbito da nossa ade-são ao Pacto de Autarcas, o plano de ação que visa a adoção de uma estratégia integrada de desenvolvimento económico, social e ambiental para o concelho de Alcanena, assumindo o com-promisso de reduzir em pelo menos 20% as emis-sões de gases com efeito de estufa até 2020.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Continuaremos a implementar medidas que visem a eficiência ener-gética dos edifícios municipais e continuaremos a avaliar medidas de redução de consumos na ilu-minação pública.

MICROGERAÇÃO – Atualmente em avaliação com varias entidades, estaremos em condições de apostar nesta área no próximo mandato, fa-zendo o aproveitamento energético, por exemplo, das coberturas dos edifícios públicos.

HORTAS URBANAS E MERCADO ECO-RU-RAL– Apoio na instalação de novos agricultores através da criação de uma bolsa de terras e da

Page 16: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

16

valorização destes produtos agrícolas potencian-do a sua comercialização.

18 – UM MUNICÍPIO QUE VALORIZA O SEU PATRIMÓNIO

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DO ALVIELA – CAR-SOSCÓPIO – Quando iniciámos funções tínha-mos um edifício degradado com equipamento avariados e com notícias e reclamações das más condições em que o equipamento se encontrava. No atual executivo o equipamento foi requalifica-do, a área expositiva foi renovada e foram intro-duzidos novos módulos interactivos, fazendo este equipamento parte da Rede Nacional do Centros de Ciência Viva. Tendo reaberto as suas portas, completamente renovado, no passado mês de Abril, até à presente data já foi visitado por 8760 visitantes desde esse mês, tendo 635 pessoas pernoitado no alojamento disponibilizado no Cen-tro.

REQUALIFICAÇÃO DA PRAIA FLUVIAL E PAR-QUE DE CAMPISMO – Está em fase de adjudi-cação as obras para requalificar a praia fluvial e o parque de campismo, que iniciarão ainda em 2013.

PROJETO CONHECER E PERCORRER O CON-CELHO DE ALCANENA – Criação de uma rede municipal de percursos pedestres, em todas as freguesias do concelho, e de percursos de BTT, orientação e manutenção.

PROMOÇÃO TURÍSTICA DO CONCELHO – Atualizaremos e elaboraremos novos matérias de divulgação turística.

GASTRONOMIA E ARTESANATO – Realizámos o Festival da Morcela e da Cachola. Iremos pro-mover também o Festival do Azeite e das Ervas Aromáticas, procurando assim a valorização dos produtos locais associado também à produção artesanal.

MUSEUS - Contribuiremos para o funcionamento dos museus existentes:

Museu Da Aguarela;

Museu da Boneca;

Museu Etnográfico do Espinheiro

MUSEU DO CURTUME - Foi assinado um pro-tocolo com o Instituto Politécnico de Tomar e com a APIC e com o CTIC, para concessão, im-plementação e dinamização do projecto museo-lógico do Museu do Curtume. Pretendemos com este equipamento torna-lo mais que um simples museu, torna-lo num verdadeiro polo dinamizador da industria, da economia local, da cultura e do turismo.

PATRIMÓNIO RELIGIOSO – Apoiaremos os pro-jectos em curso promovidos pelas respectivas paróquias, nomeadamente Santa Marta, em Moi-tas Venda, ou o Cruzeiro e Via Sacra, em Minde.

RECUPERAÇÕES AMBIENTAIS – Procurare-mos promover a recuperação dos passivos am-bientais, nomeadamente o Olho da Maria Paula em Vila Moreira, para o qual foi assinado um pro-tocolo de cooperação com a Junta de Freguesia de Vila Moreira, a Sociedade Portuguesa de Espe-leologia e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e as pedreiras de Moitas Venda e de Casais Robustos/Minde.

Page 17: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

17

1E – Fernanda Maria Pereira

Asseiceira

2E – Luís Miguel Martins

Pires

3E – Maria João Martins Antunes

Gomez

4E – Hugo André Silva Ferreira

Santarém

5E – Óscar Manuel Justo

Pires

52 anos 54 anos 43 anos 35 anos 40 anos

Professora Industrial Docente Geógrafo Engenheiro Agrícula

6E – Carla Alexandra Varela

Nobre Ramos

7E – Edmundo Costa Reis

1S – Ana Raquel Gomes

Pastilha de Souza

2S – Pedro Miguel Gomes

Martins

3S – Luís Miguel Cardoso

Lourenço

42 anos 53 anos 29 anos 42 anos 37 anos

Enfermeira Bancário Educadora Social Técnico Comercial Engenheiro Civil

4S – Cristina Paula Picado Colaço

Caetano

5S – Romeu Martins

Carvalho

6S – Gisela Assentiz Fortes

7S – Jaime Santos

Pedrógão

8S – Maria da Conceição M. P.

Silva Carreira

45 anos 35 anos 24 anos 70 anos 62 anos

Empresária Gerente Industrial Estudante Eletricista Aposentada

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Câmara Municipal de Alcanena

9S – Arménio Joaquim Lopes

Almeirão

19S – CarlosVieira Santos

56 anos 70 anos

Comerciante Reformado

Page 18: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

18

AUTÁRQUICAS 2013PROJECTO DE CANDIDATURA 2013-2017

Assembleia Municipal de Alcanena

O COMPROMISSO DA CANDIDATURA Á ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALCANENA PARA O MANDATO DE 2013. 2017.

A Candidatura á Assembleia Municipal do Concelho de Al-canena é constituída por uma equipe que está alinhada com o Projecto sob o lema JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO, consubstanciado no Programa Candidatura á Câmara Mu-nicipal de Alcanena.

Esta equipe Candidata á Assembleia Municipal do Concelho de Alcanena,

por considerar relevantes, os compromissos e resultados obtidos pela Equipe da Camara Municipal, no mandato de 2009/2013, renova-lhe o seu apoio.

Esta confiança, foi alicerçada na avaliação dos resultados conseguidos com trabalho, dedicação e rigor orçamental, apesar da pesada herança recebida e na esperança que serão capazes de continuar lutar, em conjunto, com Assem-bleia Municipal e Juntas de freguesia, para conseguir obter recursos para fazer o que ainda não foi possível.

A equipe Candidata á Assembleia Municipal, consciente dos seus deveres e responsabilidades, de colaboração com os outros órgãos eleitos, assume apresentar as suas orien-tações aos Munícipes quem tem de servir e prestar contas, no próximo mandato.

•Promover acções e distinções que valorizem o mérito de Pessoas e Instituições que pelo seu trabalho e exemplo reforçam o espirito de cidadania e / ou serviço público que desejamos ajudar a estimular nos nossos Munícipes, em termos do género, como nos vários grupos etários;

•Renovar os serviços de apoio á Assembleia Municipal, introduzindo uma modernização administrativa nos processos de interacção com, Deputados Municipais, Serviços da Camara Municipal e Munícipes, acompanhada por uma afectação de espaços para funcionamento dos Grupos e Comissões Municipais e um reforço da afectação

de Recursos Humanos, por cedência desta.

•Continuar a acompanhar o processo de reafectação e disponibilização, pelo Governo, de recursos financeiros para a execução das obras de reabilitação dos Sistemas existentes para melhoria da qualidade do ar, agua e em geral do Ambiente no nosso Território;

•Contribuir para um aprofundar de colaboração entre a CIMT- Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Câmara Municipal, em áreas e sectores em que as vantagens e ganhos de escala são recíprocos.

•Apoiar as políticas que contribuam para a proximidade dos Serviços da Autarquia dos Munícipes, nomeadamente na manutenção destes nas 10 Freguesias.

•Ajudar, no âmbito das suas competências e responsabilidades, no envolvimento dos diferentes intervenientes, Privados, Públicos e da Autarquia e na convergência de soluções que conduzam á Segurança, Ordenamento, Reabilitação e Desenvolvimento do Território e do Património Urbano e Ambiental.

Apelamos ao dever de cidadania de cada um de vós, para procurar informar-se, para bem do Concelho de Alcanena e que exerça o seu Direito de voto no dia 29/9, como forma de reconhecimento do Poder Local, tão útil para as populações e ultimamente tão maltratado pelo Poder Central.

Por fim desejamos que de uma forma esclarecida nos trans-mita a confiança para o continuarmos a servir no novo Man-dato, através da expressão do seu voto nesta Candidatura do Partido Socialista, mantendo a esperança já reconhecida nos resultados que

JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO do Concelho de AL-CANENA!

Silvestre Luciano Gonçalves Pereira

SILVESTRE PEREIRA

Page 19: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

19

1E – Silvestre Luciano Gonçalves

Pereira

2E – Joaquim de Jesus Carmo

Gomes

3E – Patrícia Santos Louro

Anacleto

4E – Graciano Manuel Oliveira

Cerqueira

5E – Gonçalo Coelho Achega

57 anos 56 anos 35 anos 56 anos 34 anos

Engenheiro Gestor Engenheira Civil Técnico de Curtumes Advogado

6E – Inácia Cristina Adelina

Rodrigues

7E – João Paulo Gomez Moreira

Fernandez

8E – Henrique Lobo Ferreira

9E – Sílvia Carla Carvalho

Ferreira

10E – Luís Miguel Ferreira

Rodrigues

45 anos 45 anos 45 anos 43 anos 45 anos

Técnica de Contabilidade Empresário Programador Administrativa Administrativo

11E – Florbela Maria Cardoso

Lourenço

12E – Sérgio Ferreira Jorge

13E – Duarte Nuno Louro

Duarte

14E – Maria Fernanda Dias Pereira Costa

15E – Nuno Miguel Gomes

Fragoso

41 anos 30 anos 30 anos 63 anos 31 anos

Professora Engenheiro Civil Técnico de Desporto Aposentada Empregado de Armazém

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Assembleia Municipal de Alcanena

Page 20: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

20

21E – Isabel Maria Gomes

Almeida

1S – Paulo Jorge Ruivo Fernandes

2S – João Miguel dos Santos

Feitor

3S – Sandra Margarida

Grilate Louro

4S – Pedro Miguel Clemente

Duarte

51 anos 30 anos 31 anos 39 anos 38 anos

Gerente Comercial Técnico de Saúde Empresário Bancária Consultor Financeiro

16E – Alberto Antunes

Henriques

17E – Maria Alice Pereira do Rosário

18E – Carlos Alberto Bento

Ferreira

19E – Maria da Graça Barreiros

Henriques Ferreira

20E – João Ricardo Cabaço

Rebola

60 anos 41 anos 60 anos 52 anos 28 anos

Reformado Técnico Oficial de Contas Contabilista Chefe de Finanças Operário de Curtumes

5S – Roberto Carlos Marques

Ferreira

6S – Ana Luísa Pereira Roque

do Rosário

7S – Benjamim Pereira dos Reis

8S – Ângela Maria Vieira

Santos

9S – Tiago Filipe Carvalho

Costa

30 anos 33 anos 59 anos 37 anos 30 anos

Engenheiro Fabril Técnica de Laboratório Empresário Administrativa Desempregado

10S – Bruno Lourenço

Calado

11S – – Maria Vitória Gomes

Ruivo Fernandes

12S – Gonçalo Martins Marques

13S – David Jorge Couto

Pereira

14S – Marlene Costa Paulo

Cardoso

33 anos 60 anos 31 anos 25 anos 35 anos

Operário de Curtumes Aposentada Estudante Estudante Assistente Técnica

Page 21: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

21

20S – Maria Margarida

Rodrigues Ferreira

21S – Isidro Ferreira da Silva

22S – Ana Paula Marinha Francisco

Vieira

23S – Júlio Ferreira Gomes

24S – Carlos Manuel dos Santos

Marques

40 anos 54 anos 42 anos 64 anos 70 anos

Escriturária Industrial Secretária Aposentado Reformado

15S – Artur Agostinho

Elias

16S – Luís Lopes Vaz

17S – Ana Margarida Grave

Galveias

18S – Luís Miguel Valente

Correia

19S – Dalindo Rodrigues Fernandes

45 anos 80 anos 36 anos 49 anos 57 anos

Reformado Aposentado Encarregada de Loja Administrativo Aposentado

25S – Emília Marques Duarte

26S – Dionísio Ferreira Pires

27S – Cândido Alves Capaz

28S – Idalina Batista dos Reis

29S – José da Silva Pinheiro

48 anos 62 anos 42 anos 71 anos 82 anos

Operária Empresário Agrícola Comerciante Aposentada Reformado

Page 22: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

22

Propomos intervenções nas seguintes áreas e locais:

Alcanena

•Reparação do pavimento danificado na Rua Professor Abílio de Matos em parceria com a Câmara Municipal;

•Construção de Ponte junto à Arrangela em parceria com a Junta de Freguesia de Bugalhos;

•Construção de um parque infantil no Tojal;

•Requalificação das fontes e fontenários;

•Reparação de calçadas;

•Requalificação da estrada entre Alcanena e Gouxaria e construção da ciclovia;

•Manutenção e limpeza de passeios, valetas, caminhos e espaços verdes.

Vila Moreira

•Manter aberta a delegação da Junta Freguesia, assegurando o normal funcionamento dos serviços;

•Resolver o problema do escoamento das águas pluviais em algumas ruas;

•Continuar o processo de requalificação do olho da Maria Paula;

•Reparação da Rua 24 de Junho em parceria com a Câmara Municipal;

•Continuar o protocolo da ampliação do cemitério;

•Colocação de Pavimento Antiderrapante no final da Rua Eng.º Duarte Pacheco (junto ao quiosque);

•Manutenção e limpeza de passeios, valetas, caminhos e espaços verdes.

Gouxaria

•Pavimento parcial da Rua da Cova;

•Apoiar a melhoria do piso do pavilhão;

•Manutenção e limpeza de passeios, valetas, caminhos e espaços verdes.

Raposeira

•Requalificação da Estrada Principal em parceria com a Câmara Municipal;

•Apoiar a construção dos balneários do ring desportivo;

•Apoiar a construção da casa mortuária em parceria com a paróquia e com a Câmara Municipal;

•Manutenção e limpeza de passeios, valetas, caminhos e espaços verdes.

ANTÓNIO SILVA ANTÓNIO COELHO

AUTÁRQUICAS 2013O NOSSO COMPROMISSO PARA O MANDATO 2013-2014

União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira

Page 23: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

23

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira

1E -António Armando Frazão

Silva

2E – AntónioManuel Rosa Coelho

(Independente)

3E – Ermelinda Marques Duarte

Varanda

4E – Anabela Cardoso Parreira

Constantino

5E – Sérgio Paulo Santos

Vedor

51 anos 45 anos 49 anos 46 anos 41 anos

Empresário Técnico Oficial de Contas Empregada de Hotelaria Costureira Carteiro

6E – Maria da Conceição M. P.

Silva Carreira

7E – Margarida Maria Calçada

Fernandes

8E – Luís Manuel Gonçalves

Costa

9E – Abílio Manuel Pereira

Costa

1S – Sandra Sofia SilvaMarques

62 anos 36 anos 46 anos 52 anos 28 anos

Aposentada Professora Empresário Eletricista Desempregada

2S – Fernando Oliveira Rodrigues

3S – Jaime Pereira Barreiros

4S – Emília Marques Duarte

5S –Valentim Mota Parreira

6S – Eusébio Lopes Rodrigues

Gaião

53 anos 69 anos 48 anos 48 anos 49 anos

Empresário Mediador de Seguros Operária Aposentado Operário de Curtumes

Page 24: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

24

7S – Gisela Assentiz Fortes

8S – Paulo José Santos

Fojo

9S – António Júlio Fernandes

Rodrigues

10S – Aldina Rosa Mota

Ramalho Marques

11S – José Eduardo Salgueiro

Rodrigues

24 anos 40 anos 64 anos 75 anos 63 anos

Estudante Comerciante Aposentado Aposentada Mecânico

Page 25: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

25

Abrigo Sombreiro no Jardim do Parque Infantil Filhós

Estrada PrincipalPousados/Alcanena Pousados

Criação de Espaço Desporto e Laser Casais Romeiros

Alargamento da Entrada Casal Saramago

Requalificação da Estrada Dr. Carlos

Nunes Ferreira Bugalhos

•Requalificação da Rua José Vieira (Filhós)

•Remodelação dos Lavadouros (Bugalhos)

•Reconstrução do Fontenário nos Casais D’Além (Casais Romeiros)

•Requalificação da Rua do Troviscal (Pousados)

•Inicio do Projecto de Construção de Espaço de Lazer (Casal Saramago)

•Requalificação dos Açudes na Azenha e Sourinho, com a aprovação da entidade responsável (Filhós)

•Corte de Curvas e Alargamento da Estrada Bugalhos/Parceiros de São João e Rua do Campo de Futebol (Bugalhos)

•Requalificação/Dinamização do Edifício da Escola Primária (Casais Romeiros)

•Requalificar Parque Infantil (Pousados)

•Alargamento e Beneficiação da Estrada da Chã da Mó (Casal Saramago)

•Construção de Jardim na Rua da Corredoura (Filhós)

•Requalificação da Rua do Outeiro (Bugalhos)

•Implementação de Condições de Segurança Rodoviária na Estrada Regional 361, com a aprovação das Estradas de Portugal (Casais Romeiros)

•Remodelação das Escadas da Igreja (Bugalhos)

•Requalificação da Estrada do Marrujo/Acesso à Base (Bugalhos)

•Requalificação da Rua 1º de Maio (Pousados)

•Projecto “Descobrir a Freguesia” (atividades de lazer)

•Criação da Comissão social freguesia

•Comemoração do dia da Freguesia

•Gabinete de Apoio Jurídico

•Promover, Valorizar e Estimular a Economia local

•Ferias ativas para crianças e jovens

Mantemos os compromissos anteriormente assumidos, nos vários níveis, social, estrutural, saúde.

AUTÁRQUICAS 2013PROJECTO DE CANDIDATURA 2013-2017

Junta de Freguesia de Bugalhos

JOSÉ LUÍS RAMOS

Page 26: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

26

1E – José Luís Gomes

Ramos

2E – Marisa Cristina Mota

Salgueiro

3E – Paulo Jorge Cardoso

Pereira

4E – Albertina Maria Fernandes do Casal Louro

5E – Maria Manuela Faria

Cardoso

35 anos 33 anos 43 anos 51 anos 51 anos

Ferroviário Distribuidora Operário de Curtumes Solicitadora Assistente de Direção

6E – Paulo Fernando Bairros

Santos

7E – Patrícia Santos Louro

Anacleto

1S – Rui Manuel Fojo

Pereira

2S – Carla Patrícia Santos

Colaço

3S – Humberto Faria Felismino

40 anos 39 anos 32 anos 37 anos 40 anos

Escriturário Engenheira Civil Empresário Técnica Administrativa Gestor Imobiliário

4S – Bruno Lourenço

Calado

5S – Cristina Maria Oliveira

Filipe

6S – Ana Maria Zigue

Salgueiro

7S – Vítor Jorge Ribeiro

Carreira

8S – Mónica Susana Lopes

Carvalho Monteiro

33 anos 39 anos 51 anos 30 anos 37 anos

Operário de Curtumes Professora Reformada Empresário 1ª Caixeira

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Junta de Freguesia de Bugalhos

Page 27: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

27

14S – Jéssica Carvalho Monteiro

15S – Saúl Correia

Lourenço

16S – António Fernando Jorge

Pereira

17S – Clara Maria Bairros

Santos

18S – – Nuno Miguel Santos

do Rosário

20 anos 29 anos 74 anos 35 anos 41 anos

Estudante Funcionário Publico Reformado Empregada de Balcão Motorista

9S – Ana Rita Correia

Fojo

10S – António José Carvalho

Gomes

11S – Sandra Cardoso Cadimas

12S – António Manuel Anacleto

Correia

13S – Manuel Jorge Ferreira

Teteto

26 anos 49 anos 36 anos 42 anos 68 anos

1ª Caixeira Operário de Curtumes Administrativa Vendedor Reformado

19S – Maria José Monteiro do Casal

Soares Constantino

20S – João André Fojo

Ferreira

21S – Carla Alexandra Varela

Nobre Ramos

22S – MariaAntónia Mira

23S – Michael Rodrigues Santos

56 anos 28 anos 42 anos 61 anos 24 anos

Empregada de Escritório Comercial Enfermeira Agricultora Técnico de Próteses Dentárias

24S – Pedro Nuno Lourenço

Ferreira

20 anos

Estudante

Page 28: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

28

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Modernização administrativa- com melhoria nos equi-pamentos, formação na área da contabilidade, aten-dimento ao público, nas novas tecnologias;

Melhorar os procedimentos administrativos na secre-taria da Junta;

Atualizar cadastro de bens móveis e imóveis;

Dinamização do sítio net das Freguesias

ENSINO E CULTURA

Apoiar as Escolas e Jardins de Infância;

Apoiar os jovens com salas de estudo e material di-dático;

Apoiar a realização de cursos a fim de aumentar os índices de qualificação;

Apoiar com os parceiros locais as atividades extra-curriculares;

Promover formação sénior;

Implementar um prolongamento de horário para apoio à família do 1º ciclo;

Incentivar e apoiar as coletividades e ou grupos orga-nizados;

Dinamizar o associativismo Juvenil;

Promover colóquios;

Promover passeios turísticos dando a conhecer o que de melhor existe no concelho;

Promover atividades lúdicas, informativas e culturais;

Realizar cursos como: Arraiolos, pintura, artes deco-rativas entre outros.

Apoiar a publicação do Jornal a Voz do Espinheiro;

Apoiar a publicação de dissertações de interesse lo-cal;

Dinamizar e divulgar o Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro;

Promover o acesso da população à internet – criar es-paço exterior de acesso à internet;

Promover a captação de projetos e experiências de malhouenses, louriceirenses e espinheirenses resi-dentes e não residentes;

Apoiar a realização dos Tradicionais Festejos e Fes-tas;

Apoiar no enquadramento legal a Casa do Povo de Espinheiro;

Apoiar no enquadramento legal a Casa do Povo de Malhou;

Apoiar o grupo Musical e tradições do Espinheiro;

Apoiar o grupo musical “Cantares da Fonte da Bica” de Malhou.

AUTÁRQUICAS 2013PROJECTOS DE CANDIDATURA 2013-2017

União de Freguesias Malhou, Louriceira e Espinheiro

ANTÓNIO DUQUE TERESA CORREIA

LUÍS SACA

Page 29: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

SOCIAL

Avaliar com os parceiros locais as carências familiares e promover medidas que melhorem a qualidade de vida da população;

Implementar programa de ocupação de tempos livres para crianças;

Apoiar a terceira idade;

Apoiar a Juventude;

Apoiar e colaborar com as instituições do concelho e da União das Freguesias: Centro de Bem-Estar So-cial de Espinheiro, AIJIL- Apoio Integrado de Jovens e Idosos de Louriceira, MAAC-Movimento Apostolado de Adolescentes e Crianças, entre outras.

DESPORTO, LAZER E AMBIENTE

Promover atividades desportivas e de manutenção com toda a população;

Apoiar o desporto escolar;

Apoiar o Centro Recreativo e Desportivo Louriceiren-se;

Apoiar o Centro Recreativo e Cultural Malhouense;

Apoiar o Centro Recreativo da Chã de Cima;

Apoiar o Atlético Clube Recreativo Espinheirense;

Dar continuidade à realização da Corrida João Lou-renço;

Criar Parque de Merendas no Rio dos Cantos;

Estudar e desenvolver a implementação de quintinha agrícola pedagógica;

Colaborar com as Associações de Caçadores na ges-tão dos recursos cinegéticos e ambientais;

Colaborar com a Protecção Civil e bombeiros na pre-venção e combate a incêndios;

Promover em articulações com as entidades compe-tentes para uma melhoria na limpeza e requalificação das margens do Rio Alviela, Rio Centeio, Vigário e Ferreira;

Promover a limpeza das matas;

Promover em articulação com as entidades compe-tentes na preservação do nosso património;

Promover a oferta de árvores para arborização;

Promover a melhoria do sistema de recolha de lixo doméstico, fomentando uma correcta utilização dos

contentores do lixo, a reciclagem e a reutilização;

Criar circuitos pedestres: BTT e de manutenção;

Criar pontos de abastecimento de Água para regas ao serviço das populações, assim como construção de um tanque para auxiliar no combate a incêndios.

ÁGUA, SANEAMENTO E ELECTRICIDADE

Reforçar a iluminação elétrica em locais mal ilumina-dos;

Promover a ligação à rede de esgotos de habitações não ligadas;

Promover a remodelação da rede de abastecimento de água à população;

Melhorar a rede de escoamento de águas pluviais.

ACESSIBILIDADES E SINALIZAÇÃO

Melhorar mobilidade nas estradas inter-freguesias;

Melhorar sinalização vertical e horizontal;

Dar continuidade ao melhoramento dos caminhos ru-rais e florestais.

URBANISMO E HABITAÇÃO

Apoiar e desenvolver acções de sensibilização para a conservação de fachadas e edifícios;

Promover ações de sensibilização junto dos proprie-tários das casas degradadas a fim de as recuperarem ou demolirem;

Promover a venda de terrenos da Junta para constru-ção própria a preços controlados, no Espinheiro;

Promover ações de sensibilização junto dos proprie-tários na limpeza das zonas envolventes de casas de habitação, celeiros e palheiros;

Acompanhar e salvaguardar os interesses da fregue-sia na revisão do Plano Diretor Municipal em curso;

Adquirir terrenos para criar infraestruturas para Lotea-mento nas Freguesias.

INFRA-ESTRUTURAS PÚBLICAS E EQUIPAMEN-TOS

ÂMBITO GERAL:

Conservação e reparação de equipamentos e espa-ços públicos;

29

Page 30: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

Pavimentação de ruas;

Calcetamento de ruas;

Manutenção de estradas agrícolas, e florestais;

Manutenção dos edifícios públicos;

Prolongamento da rede de esgotos e da rede de águas;

Rede de saneamento básico;

Substituição do piso em areia dos parques infantis por piso sintético;

Debater com as operadoras telefónicas por uma me-lhor cobertura de rede móvel de internet e telefone;

Debater pela integração do concelho de Alcanena na sub-região de saúde da Lezíria (Santarém);

Aquisição de carrinha de nove lugares para apoio so-cial e às coletividades.

ÂMBITO ESPECIFICO:

Local do Malhou:

Pavimentação da Rua Luís de Camões (Estrada da Cancela);

Pavimentação da Rua do Cabeço Grande B;

Ligação entre estradas na zona do Cabeço Grande e Cheiras;

Requalificação do Edifício “ Casa do Povo de Ma-lhou”;

Embelezar e melhorar o Lavadouro Público do “ Al-queidão”

Requalificação do terreno junto ao “Mini-Campo” e “Polidesportivo”;

Apoio na limpeza do “Caminho de Fátima” que passa pela Freguesia;

Requalificação da entrada da Chã de Cima;

Recuperação, em articulação com os proprietários dos Moinhos da Chã de Cima;

Criação e dinamização do Museu do Azeite;

Requalificação e remodelação do jardim junto ao edi-fício da junta de freguesia e respetivo parque infantil;

Implementar novo espaço de estacionamento no Bairro do Vale das Vides;

Local de Louriceira:

Correção do traçado e pavimentação da estrada Lou-riceira / Alcanena;

Repavimentar a Rua do Adro;

Repavimentar a Rua dos Olhos de Água;

Pavimentar a Rua do Quinchoso;

Pavimentação da Rua da Ermida;

Repavimentar a Rua de São Vicente;

Repavimentar a Rua do Casalinho;

Apoio na restauração da Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Conceição;

Construção da ponte do Mouseiro – projeto intermu-nicipal;

Requalificação do Edifício do Pavilhão Polivalente;

Requalificação e melhoramento do campo desportivo “ Campo da Pedrinha”;

Pavimentação da estrada do Carvalheiro;

Pavimentação da Rua 25 de Abril - Carvalheiro;

Repavimentação da Rua da Saudade - Carvalheiro;

Repavimentação da Rua Pia Nova - Carvalheiro;

Repavimentação da Rua Paraíso - Carvalheiro;

Execução de uma rotunda no cruzamento da Rua das 3 Freguesias no Carvalheiro

Parque infantil no Carvalheiro;

Alargamento e execução de valetas em betão da es-trada principal Carvalheiro.

Local de Espinheiro:

Repavimentar a Rua das Portas de Baixo;

Prolongar o pavimento na Rua do Sobral e das Pe-reiras;

Dar continuidade ao melhoramento dos caminhos ru-rais e florestais, nomeadamente do caminho das Si-gadoiras e do Vale da Serpe;

Realizar as obras de alargamento e infraestruturação do cemitério;

Pavimentação da Travessa da Várzea;

Dar continuidade ao calcetamento de passeios e ber-mas na Rua Principal (Várzea), Travessa do Vale da

30

Page 31: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

Antónia e Bugalhada;

Promover a remodelação dos antigos balneários e bar do Parque do Rio dos Cantos;

Construir garagem para Dumper e tractor;

Adquirir pá carregadora e caixa de carga para o trac-tor;

Promover a aplicação de raids de protecção nas ber-mas no Pedrogão e na descida da Chã-de- Cima;

Proceder à pintura do rés-do-chão do Museu Rural e Etnográfico;

ECONOMIA

ÂMBITO GERAL:

Apoiar os empresários na promoção dos seus produ-tos e serviços;

Apoiar projetos que visem melhorar a exploração agrí-cola e florestal.

Local do Malhou:

Criação da Marca de Azeite “ MALHOU”.

Local de Louriceira:

Apoiar o empreendedorismo.

Local de Espinheiro:

Apoiar a ZIF do Arneiro das Milhariças e Espinheiro e promover a gestão sustentável da nossa área agrícola e florestal.

COOPERAÇÃO INTER-FREGUESIAS

Fomentar a cooperação com as freguesias da União de Freguesias e Freguesias vizinhas;

Fomentar e apoiar o desenvolvimento de projectos in-ter-freguesias em áreas diversas.

31

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

União de Freguesias Malhou, Louriceira e Espinheiro

1E – António Manuel Mina

Duque

2E – Teresa da C. dos Anjos

Clemente Correia

3E – Luís Miguel Brites

Saca

4E – Manuel Luís Alves

Brites

5E – Ana Isabel Ferreira

Clemente

50 anos 47 anos 45 anos 42 anos 48 anos

Conferente Contabilista Escriturário Sociólogo Professora

Page 32: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

32

6E – Maria Alice Pereira do Rosário

7E – Armando Joaquim da Silva

Pereira

8E –Cláudia Sofia da Cunha

Alves

9E – Sandra Margarida Grilate

Louro

1S – Mauro André Pereira

Lopes

41 anos 61 anos 32 anos 39 anos 25 anos

Técnica Oficial de Contas Eletricista Ajudante de Cozinha Bancária Operário de Curtumes

7S – Luís Manuel Loureiro

Rodrigues

8S – Bruna Sofia Rodrigues

Louriceira

9S – Pedro Miguel Gomes

Martins

10S – Luís Miguel Cardoso

Lourenço

42 anos 31 anos 42 anos 37 anos

Operário de Laboratório Professora Técnico Comercial Engenheiro Civil

2S – Ana Maria Brites

Duarte

3S – João Pereira Rafael

4S –Bruno Caldeira Almeirão

5S – Cátia Filipa Raposo

Laurentino

6S – Nuno Gonçalo Fortunato

Silva

30 anos 58 anos 23 anos 22 anos 35 anos

Professora Agricultor Estudante Operária Têxtil Financeiro

Page 33: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

33

Pretendemos com este programa eleitoral afirmar a vontade de servir a nossa freguesia.

Conscientes dos deveres e responsabilidades que tal implica, vamos partilhar com a população os nossos objectivos de contribuir para a valori-zação da freguesia e da melhoria da qualidade de vida de todos.

Assim, pretendemos fazer uma gestão rigorosa e transparente de modo a conseguir o que for pos-sível e que seja prioritariamente necessário.

Atentos às necessidades de tudo e de todos e co-nhecendo as muitas limitações nos tempos cor-rentes, propomos:

•Colaborar direta e regularmente com o Município de Alcanena;

•Promover regularmente reuniões públicas de esclarecimento na Junta de Freguesia, conforme estipulado por lei e publicar boletim informativo;

•Informar e esclarecer a população de tudo o que diz respeito ao funcionamento dos serviços da junta, incluindo a situação financeira;

•Apoio ao associativismo, às escolas, à paróquia e às coletividades existentes;

•Promover maior ligação entre as pessoas através de atividades de recuperação de tradições e memórias;

•Reconhecer valores que possam contribuir para uma ampla abertura à cultura das nossas gentes: poetas, artesãos, entre outros;

•Criar condições de apoio social a pessoas carenciadas;

•Reabilitação da estrada do Vale Vieirinha, entre

Moitas Venda e Casais Robustos, no que diz respeito à circulação e peões, criando uma ligação pedonal com todas as condições de segurança;

•Colocar lombas reguladoras de velocidade em lugares estratégicos;

•Recuperar estradas, ruas em pontos vitais, assim como caminhos rurais;

•Melhorar a sinalética e as condições de abrigos de passageiros nas paragens de autocarros;

•Reativar o kit de incêndio da Junta de Freguesia;

•Rever a iluminação pública;

•Promoção junto da população de ações de reciclagem, e da importância da proteção da natureza;

•Inserir Santa Marta em roteiro turístico, tanto a nível local como nacional, dotando o mesmo de condições para tal. Recuperação da casa da boda, melhoramentos sanitários, iluminação entre outros.

Moitas Venda

•Criar espaço de convívio para idosos, assim como apoio à juventude, tentando assim criar um “Espaço atelier e ATL”;

•Tentar recuperar património perdido, nomeadamente o Edifício da Escola Velha;

•Definir situação do salão polivalente e proporcionar o seu bom funcionamento;

•Requalificar o recinto de festas;

•Concluir as obras do cemitério de Moitas Venda;

AUTÁRQUICAS 2013“FAZER MAIS E MELHOR, COM HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA”

Junta de Freguesia de Moitas Venda

ÁLVARO CAPAZ GONÇALVES

Page 34: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

34

1E – Álvaro Santos Capaz

Gonçalves

2E – David António Reis

Santarém

3E – Sónia Antunes Martins

4E – António Silva Santarém

5E – Tiago Gonçalves Reis

63 anos 33 anos 34 anos 65 anos 28 anos

Reformado Fiel de Armazém Administrativa Gerente Comercial Professor

6E – Regina Maria Lopes

Ferreira

7E – Humberto Martins Reis

1S – Raimundo Rosa Ferreira

2S – Sílvia Carla Carvalho

Ferreira

3S – Gonçalo André Ferreira

Pereira

53 anos 55 anos 45 anos 43 anos 33 anos

Escriturária Empresário Cortador Administrativa Sonoplasta

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Junta de Freguesia de Moitas Venda

•Recuperar e requalificar a Fonte de Moitas de Baixo e fontanário;

•Concluir as obras de recuperação da Estrada da Soalheira;

•Construir passeio pedonal na Estrada da Quebrada;

•Requalificar o espaço público no cruzamento da Rua da Graça com a Av.ª Nova.

Casais Robustos

•Recuperação da ligação do caminho antigo que liga Santa Marta a Casais Robustos, com a criação de parque de merendas na antiga Lagoa do Vale Vieirinha;

•Requalificar o entroncamento da Rua da Liberdade com a Estrada Nacional em Casais Robustos;

•Realização de melhoramentos nos espaços exteriores no cemitério de Casais Robustos, dignificando assim a respetiva área.

Page 35: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

35

4S – Nelson Manuel Neto

Neves

5S – Sandra Carreira

6S – Paulo Manuel Neto

Neves

7S – Carlos Miguel Santos

Ferreira

8S – Lisa Lopes Martins

36 anos 27 anos 39 anos 28 anos 19 anos

Mecânico Auto Desempregada Operário Estudante Estudante

14S – Adriana Ferreira Rosão

15S – Romeu Calado Faustino

16S – Cristiano Carvalho Correia

17S – Leila Silvestre Santos

18S – Luís Carlos Alves

Migalha

25 anos 39 anos 25 anos 21 anos 44 anos

Estudante Operário de Curtumes Técnico de Marketing Empregada de Balcão Motorista

9S – Diogo Rosa Lopes

10S – Isidro Ferreira da Silva

11S – Eduarda Inês Santos

Ferreira

12S – Joaquim Salvador Poeira

Martins

13S – Gonçalo Martins Marques

28 anos 54 anos 23 anos 50 anos 31 anos

Técnico de Armazém Industrial Estudante Operário de Curtumes Estudante

Page 36: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

36

29S – Nina Chambeau

30S – Américo Batista Ferreira

Silva

27 anos 66 anos

Técnica Administrativa Reformado

19S – Cíntia dos Anjos

Branco

20S – Mónica Inês S. F. Santarém

de Sá Pires

21S – José Manuel Silva

Ferreira

22S – Liliana Neves Vassalo

23S – Susy Marta Carvalho Silva Ferreira

21 anos 38 anos 71 anos 21 anos 36 anos

Operária de Curtumes Professora Reformado Operadora de Caixa Assistente Operacional

24S – Leopoldo Ventura da Silva

25S – Paula Alexandra Almeida

26S – Maria Inês Ferreira

27S – ArlindoPicado Ferreira

28S – Fernanda Maria Bráz de Almeida

56 anos 44 anos 73 anos 41 anos 59 anos

Motorista Operadora de Caixa Reformada Industrial Operária Têxtil

Page 37: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

37

1 – INVESTIR NA ACESSIBILIDADE E NA MO-BILIDADE PARA TODOS

- Reforçar os contactos, através da Câmara Mu-nicipal de Alcanena, junto das Estradas de Portu-gal para construir passeios e colocar passadeiras elevadas na ER 361 (Rua da Liberdade) sabendo que o projeto de requalificação da mesma já está em execução

- Construir passeios e valetas em Monsanto, Ca-sais da Moreta e Covão do Feto

– Limpar e recuperar caminhos rurais em articula-ção com o Gabinete Técnico – Florestal da Câma-ra Municipal de Alcanena

– Requalificar as seguintes ruas:

Rua Infante D. Henrique

Rua da Fonte

Rua do Lavadouro

Rua Vasques Tenrreiro

Rua das Rigueirinhas

Rua 1º de Maio

Rua das Soldeias

- Colocar sinalização e lombas nalgumas ruas da freguesia

- Intervir na estrada do Felgar do Covão do Feto

– Melhorar as acessibilidades entre Casais da Moreta e Covão do Feto

- Melhorar o percurso pedestre entre Monsanto e os Olhos de Água

- Construir pedovia entre Monsanto e Covão do

Feto na rota dos Peregrinos

2 – AÇÃO SOCIAL

- Ajudar e apoiar a população ativa nas questões de emprego e formação profissional

- Apoiar famílias carenciadas, crianças e idosos

- Disponibilizar linha telefónica SOS idoso

- Apoiar a reativação da IPSS “A Casinha”

- Atendimento ao público por parte da Junta de Freguesia em horário semanal a definir

AUTÁRQUICAS 2013PROGRAMA ELEITORAL 2013-2017

Junta de Freguesia de Monsanto

CRISTINA MARQUES

Page 38: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

38

3 - REQUALIFICAR O ESPAÇO PÚBLICO

- Requalificar os atuais sanitários públicos e a área envolvente (Largo Arbirú)

- Requalificar a Fonte do Pião e a área envolvente

- Requalificar a Torre do Relógio e a área envol-vente

- Requalificar o Parque Infantil junto ao edifício da Junta de Freguesia

- Recuperar os Lavadouros da Mata

- Concluir Largo dos Lavadouros nos Casais da Moreta

- Requalificar a área envolvente ao Parque Des-portivo do Covão do Feto

- Requalificar a área envolvente à Capela do Co-vão do Feto

- Requalificar a Lagoa do Covão do Feto

- Manutenção e conservação de todas as infraes-truturas da freguesia quer sejam: espaços verdes, limpeza de ruas e passeios, edifícios património da Junta de Freguesia e Cemitérios

4 – PROMOVER A CULTURA, DESPORTO E LA-ZER

- Criar um Boletim Informativo Trimestral da Junta de Freguesia

- Dinamizar a Biblioteca da Freguesia (espólio doado pelo Dr. Luís Gregório)

- Apoiar a realização de atividades de âmbito cul-tural, sensibilizando para a criação de uma as-sociação cívica para dinamizar o Centro Cultural (Casa do Povo)

- Dinamizar o Anfiteatro e o espaço Fonte d`Além

– Apoiar e incentivar a realização de atividades levadas e efeito na freguesia pelas associações locais

– Apoiar a criação de associações jovens

- Colaborar com todas as Coletividades e Institui-ções da freguesia

5 – VALORIZAR O AMBIENTE

– Sensibilizar a população para as questões am-bientais e higiene/sanitárias

Estes são alguns dos nossos projetos, esta é a nossa equipa e o voto nesta candidatura traduzirá a alternativa capaz de iniciar um processo de mu-dança no futuro da nossa freguesia.

Contamos convosco!

Cristina Marques

Page 39: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

39

Mandatário Humberto do

Rosário Duarte

1E – Cristina Maria Graça

Marques

2E – António Joaquim Pedreira Crespo Carreira

3E – Samuel Marques Frazão

4E – Maria de Fátima

Rodrigues Lopes

79 anos 51 anos 53 anos 26 anos 43 anos

Reformado Gestora de Empresas Aposentado Empresário Técnica Superior

5E – Mário José Ramos Rodrigues

6E – Diana Cadete Ferreira

7E – Ana Cristina Rodrigues Henriques Filipe

1S – Júlio Ferreira Gomes

2S – Ana Patrícia Santos

Cadete

37 anos 23 anos 50 anos 64 anos 34 anos

Téc. Sup. Con. de Gestão Estudante Desempregada Aposentado Educadora de Infância

3S – Mário João Lopes Pedrogão

4S – Ana Isabel Lopes

Joaquim

5S – Tomé Manuel Couteiro

Lemos

6S – Jaime Santos Pedrogão

7S – Paula Manuela Gomes Saraiva Marques

47 anos 39 anos 45 anos 70 anos 47 anos

Operário de Curtumes Operária Fabril Tintureiro Eletricista Escriturária

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Junta de Freguesia de Monsanto

Page 40: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

40

8S – José Luís Santos Campos

9S – Patrícia Ferreira Almeida

10S – João Manuel Rodrigues

Mina

11S – Nuno Ricardo Monteiro Fidalgo

Germano

12S – Susana Margarida Frazão

Antunes

52 anos 29 anos 36 anos 37 anos 37 anos

Industrial Assistente Clínica Desempregado Trabalhador de Limpeza Escriturária

Page 41: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

41

Assumir esta candidatura é assumir o desafio de continuar a desenvolver a Serra de Santo António.

Esta é uma candidatura de continuidade, mas também de inovação.

Assim, no esforço da construção de um melhor futuro não podemos ignorar as boas práticas de hoje, nomeadamente uma rigorosa aplicação dos dinheiros públicos, numa postura honesta, sem favoritismos, orientada para o bem desta Fregue-sia e de todos os seus habitantes.

Ao nível dos EQUIPAMENTOS as nossas apos-tas são:

- Concluir a ampliação do cemitério da Freguesia;

- Valorizar e embelezar o espaço público;

- Melhorar as acessibilidades;

- Requalificar a Casa Manuel Valentim, cujo pa-gamento foi concluído recentemente, de modo a que a mesma possa contribuir para a valorização da tradição da Freguesia;

- Aproveitar a riqueza paisagística desenvolvendo e preservando o Património Natural.

No âmbito dos SERVIÇOS apostamos na:

- Aquisição de equipamentos para melhorar o fun-cionamento da Casa Mortuária, do edifício-sede da Junta, das escolas do Primeiro Ciclo e Jardim de Infância e do Parque Infantil;

- Continuação da implementação de serviços pú-blicos de proximidade;

- Ampliação do âmbito da rede wi-fi para acesso gratuito à internet;

- Constituição da Junta como espaço de troca de

informação útil entre as pessoas.

Sem megalomanias, propomo-nos estabelecer um conjunto de medidas orientadas para as PES-SOAS:

- Criando um subsídio de apoio à natalidade: cheque-bebé;

- Reforçando o apoio ao Centro de Bem-Estar Social de Serra de Santo António, cuja conclusão das obras se deseja a curto prazo.

- Distinguindo e promovendo o sucesso escolar;

- Apoiando a recuperação de imóveis degrada-dos, promovendo a opção pela traça tradicional e processos e materiais mais ecológicos;

- Promovendo a realização de eventos culturais e desportivos, através de uma política de apoio ao Associativismo;

- Criando uma marca da Freguesia com o objecti-vo de promover o comércio, a indústria e os even-tos locais numa identidade comum;

- Divulgando as potencialidades da Freguesia nas redes de turismo e desporto de natureza.

. Recuperando caminhos de modo a possibilitar a constituição de uma rede de percursos (pedes-tres, BTT, roteiros fotográficos, etc.)

A deterioração das condições económicas do país leva a que, na escassez de verbas, seja ne-cessária imaginação e uma nova abordagem aos problemas. É possível fazer mais com menos.

Qualquer povoação vale pelo povo que a habita. Numa terra que tantos exemplos tem dado daqui-lo que consegue com a união de todos, desprezar essa força é um erro estratégico.

PAULO CALADO RIBEIRO

AUTÁRQUICAS 2013PROJECTOS DE CANDIDATURA 2013-2017

Junta de Freguesia da Serra de Santo António

Page 42: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

Vemos a Junta como elo privilegiado de ligação entre as várias vertentes da vida serrantoniense – comércio, indústria e serviços locais, associa-ções, comissões de festas, grupos etários dife-renciados – e a nossa disponibilidade e abertura são totais.

Queremos que a nossa terra seja um espaço dinâ-mico, com uma identidade própria que seja vivida com orgulho pelos seus habitantes. A IDEIA orien-tadora da nossa actuação é uma Serra de Santo António mais segura, mais sustentável, mais mo-

derna, mais bonita, mais solidária, mais viva.

Por todos, Juntos construímos o futuro.

42

AUTÁRQUICAS 2013CANDIDATOS

Junta de Freguesia da Serra de Santo António

1E – Paulo Jorge Calado

Ribeiro

2E – Carla Maria Jorge

Batista

3E – Óscar Manuel

Justo Pires

4E – Filipa Costa Gameiro

5E – Sérgio Ferreira

Jorge

44 anos 40 anos 40 anos 30 anos 30 anos

Professor Gestora V. Negócio Engenheiro Agrícola Agente de Execução Engenheiro Civil

6E – Bruno Lourenço

Santos

7E – Maria Helena Pires

Santos

1S – Edmundo Costa Reis

2S – Daniel Ferreira Gonçalves

3S – Ana Margarida Grave

Galveias

29 anos 54 anos 54 anos 29 anos 36 anos

Téc. de Man. Industrial Doméstica Bancário Osteopata Encarregada de Loja

Page 43: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

43

9S – Vanessa Pires Silva

10S – Martinho Fortunato Ferreira

11S – Jorge Filipe Paixão

Marques

12S – Maria Isabel Jesus

Felizardo

13S – Carolina Carreira Neves

23 anos 39 anos 32 anos 29 anos 19 anos

Operária Fabril Motorista Operário Fabril Animadora Sociocultural Estudante

14S – Samuel Castela Duarte

23 anos

Operário Fabril

4S – João André Gonçalves

5S – Duarte Ribeiro Silva

6S – Maria da Graça Jorge

7S – Abel Elias Guiomar

8S – Jorge da Silva Neves

21 anos 22 anos 47 anos 44 anos 46 anos

Estudante Estudante Engomadeira Emp. de Construção Civil Eletricista

Page 44: PS Alcanena - Revista 44 Páginas _vfinal_sbleed

www.juntosconstruimosofuturo.pt

https://www.facebook.com/juntosconstruimosofuturo

JUNTOS CONSTRUIMOS O FUTURO.

VOTE PARTIDO SOCIALISTA PS