provas de biologia ufscar

17
3 UFSC/3.ºCad-BioFisGeo 1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS BIOLOGIA 01. O processo de salinização pode ocorrer em solos intensamen- te irrigados. Sais presentes na água de irrigação acumulam- se no solo quando a água evapora. Em algumas situações, plantas cultivadas podem passar a perder água pelas raízes, ao invés de absorvê-la. Quando isso ocorre, pode-se dizer que (A) as células das raízes perdem água por osmose e tornam-se plasmolisadas. (B) as concentrações de soluto dentro e fora das células se igualam por transporte ativo de sais e as células tornam-se túrgidas. (C) as células das raízes perdem água para o meio externo mais concentrado, por difusão facilitada, e tornam-se lisadas. (D) as células das raízes perdem água para o meio externo menos concentrado, por osmose, e tornam-se lisadas. (E) as concentrações dos solutos dentro e fora das células se igualam por difusão facilitada da água e as células tornam-se plasmolisadas. 02. Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do (A) retículo endoplasmático e complexo Golgiense. (B) complexo Golgiense e cloroplasto. (C) lisossomo e retículo endoplasmático. (D) lisossomo e mitocôndria. (E) cloroplasto e mitocôndria 03. A ilustração mostra um inseto estilizado de tamanho exa- gerado. (Maurício de Sousa. Adaptado.) Argumenta-se que a inexistência de insetos de grande tamanho corporal deve-se a restrições quanto à sustentação e dinâmica de fluidos corporais. Essas restrições estariam relacionadas ao tipo de sustentação corporal, sistemas circulatório e res- piratório, que nos insetos correspondem a (A) endoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração cutânea. (B) exoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração traqueal. (C) exoesqueleto incompleto, sistema circulatório misto e respiração traqueal. (D) exoesqueleto mineralizado, sistema circulatório fechado e respiração cutânea. (E) endoesqueleto calcáreo, sistema circulatório aberto e respiração traqueal. 04. Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da (A) leishmaniose, dengue e tifo. (B) hepatite B, tifo e leishmaniose. (C) amebíase, febre amarela e hepatite B. (D) amebíase, sífilis e dengue. (E) leishmaniose, dengue e hepatite B. 3ºCad_BioFisGeo.indd 3 3ºCad_BioFisGeo.indd 3 12/11/2007 18:04:46 12/11/2007 18:04:46

Upload: setentaesete

Post on 07-Jun-2015

15.024 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

provas de biologia teste dos últimos anos da UFSCAR

TRANSCRIPT

Page 1: Provas de Biologia UFSCAR

3 UFSC/3.ºCad-BioFisGeo

1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

BIOLOGIA

01. O processo de salinização pode ocorrer em solos intensamen-te irrigados. Sais presentes na água de irrigação acumulam-se no solo quando a água evapora. Em algumas situações, plantas cultivadas podem passar a perder água pelas raízes, ao invés de absorvê-la. Quando isso ocorre, pode-se dizer que

(A) as células das raízes perdem água por osmose e tornam-se plasmolisadas.

(B) as concentrações de soluto dentro e fora das células se igualam por transporte ativo de sais e as células tornam-se túrgidas.

(C) as células das raízes perdem água para o meio externo mais concentrado, por difusão facilitada, e tornam-se lisadas.

(D) as células das raízes perdem água para o meio externo menos concentrado, por osmose, e tornam-se lisadas.

(E) as concentrações dos solutos dentro e fora das células se igualam por difusão facilitada da água e as células tornam-se plasmolisadas.

02. Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do

(A) retículo endoplasmático e complexo Golgiense.

(B) complexo Golgiense e cloroplasto.

(C) lisossomo e retículo endoplasmático.

(D) lisossomo e mitocôndria.

(E) cloroplasto e mitocôndria

03. A ilustração mostra um inseto estilizado de tamanho exa-gerado.

(Maurício de Sousa. Adaptado.)

Argumenta-se que a inexistência de insetos de grande tamanho corporal deve-se a restrições quanto à sustentação e dinâmica de fluidos corporais. Essas restrições estariam relacionadas ao tipo de sustentação corporal, sistemas circulatório e res-piratório, que nos insetos correspondem a

(A) endoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração cutânea.

(B) exoesqueleto quitinoso, sistema circulatório aberto e respiração traqueal.

(C) exoesqueleto incompleto, sistema circulatório misto e respiração traqueal.

(D) exoesqueleto mineralizado, sistema circulatório fechado e respiração cutânea.

(E) endoesqueleto calcáreo, sistema circulatório aberto e respiração traqueal.

04. Existem diversas doenças que afetam o homem e que são causadas por agentes patogênicos, tais como vírus, bactérias e protozoários. Com relação a esses agentes, existem medidas profiláticas como, por exemplo, lavar bem alimentos que são ingeridos crus, o combate a insetos transmissores e o uso de agulhas e seringas esterilizadas. Essas medidas profiláticas seriam úteis, respectivamente, no combate da

(A) leishmaniose, dengue e tifo.

(B) hepatite B, tifo e leishmaniose.

(C) amebíase, febre amarela e hepatite B.

(D) amebíase, sífilis e dengue.

(E) leishmaniose, dengue e hepatite B.

3ºCad_BioFisGeo.indd 33ºCad_BioFisGeo.indd 3 12/11/2007 18:04:4612/11/2007 18:04:46

Page 2: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3.ºCad-BioFisGeo

05. O crescimento das raízes e caules das plantas é devido à ação de hormônios vegetais, dentre eles, as auxinas. Esse cresci-mento se deve ao alongamento das células sob a ação desses fitormônios. O gráfico mostra o que ocorre com a raiz e o caule em relação a diferentes concentrações de auxina.

A análise do gráfico mostra que

(A) as células das raízes e caules respondem igualmente às concentrações de auxina.

(B) a mesma concentração de auxina promove o máximo crescimento das raízes e dos caules.

(C) o crescimento, tanto das raízes como dos caules, é direta-mente proporcional às concentrações crescentes de auxina.

(D) concentrações elevadas de auxina que promovem o cresci-mento do caule são inibidoras do crescimento das raízes.

(E) a concentração de auxina em que se observa maior crescimento do caule é menor do que aquela em que se observa maior crescimento da raiz.

06. Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser bran-cas ou vermelhas. A determinação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou he-terozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque,

(A) se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas.

(B) se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

(C) se a planta for homozigótica, 50% da descendência será de plantas com flores brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas.

(D) se a planta for heterozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores brancas.

(E) se a planta for homozigótica, 75% da descendência será de plantas com flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

07. O Museu de Arte de São Paulo recebeu neste ano a mostra so-bre o naturalista inglês Charles Darwin, que propôs no século XIX um mecanismo para explicar a evolução das espécies. Esse mecanismo é a

(A) seleção estabilizadora, que tende a promover o controle do tamanho das populações e melhor utilização dos recursos do ambiente.

(B) seleção sexual, que se baseia na semelhança entre os indivíduos da mesma espécie, o que promove o sucesso reprodutivo e crescimento populacional.

(C) seleção natural, que pressupõe a existência de variação entre indivíduos, sendo que aqueles portadores de ca-racterísticas adaptativas têm maiores chances de sobre-vivência e reprodução.

(D) lei do mais apto, que se baseia na existência de indivíduos mais competitivos com melhor desempenho na obtenção de recursos do ambiente.

(E) seleção natural, que se baseia na existência de um grande número de indivíduos semelhantes entre si, que integram uma mesma espécie e que são igualmente aptos ao su-cesso reprodutivo.

08. A energia luminosa do Sol é transformada, por alguns or-ganismos, em energia química. Nas cadeias alimentares, o fluxo dessa energia é unidirecional. Por outro lado, a matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades pra-ticamente constantes. Essas duas afirmações se justificam porque

(A) cada nível trófico capta energia luminosa que é acumu-lada, assim como a matéria, na passagem dos níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores.

(B) a energia aumenta na passagem de um nível trófico para outro e a matéria reciclada é acumulada.

(C) a energia flui do último nível trófico para o primeiro por reciclagem, juntamente com a matéria orgânica.

(D) a energia captada pelos produtores é transferida de um nível trófico para outro, sempre em menor quantidade, até os decompositores, enquanto que a matéria é reciclada.

(E) a energia dissipa-se apenas pela ação dos decompositores, que reciclam a matéria orgânica.

3ºCad_BioFisGeo.indd 43ºCad_BioFisGeo.indd 4 12/11/2007 18:04:4612/11/2007 18:04:46

Page 3: Provas de Biologia UFSCAR

5 UFSC/3.ºCad-BioFisGeo

09. Em um experimento, populações de tamanho conhecido de duas espécies de insetos (A e B) foram colocadas cada uma em um recipiente diferente (recipientes 1 e 2). Em um terceiro recipiente (recipiente 3), ambas as espécies foram colocadas juntas.

Recipientes

Durante certo tempo, foram feitas contagens do número de indivíduos em cada recipiente e os resultados representados nos gráficos.

A partir desses resultados, pode-se concluir que

(A) a espécie A se beneficia da interação com a espécie B.

(B) o crescimento populacional da espécie A independe da presença de B.

(C) a espécie B depende da espécie A para manter constante o número de indivíduos.

(D) a espécie B tem melhor desempenho quando em compe-tição com a espécie A.

(E) o número de indivíduos de ambas se mantém constante ao longo do tempo quando as duas populações se desen-volvem separadamente.

10. A energia do Sol entra na atmosfera sob a forma de ondas de luz, aquecendo a Terra. Parte dessa energia é refletida e volta a irradiar-se no espaço, sob forma de ondas infraver-melhas. Em condições normais, uma parte dessa radiação infravermelha que volta para o espaço é, naturalmente, retida pela atmosfera... O problema que enfrentamos agora é que essa fina camada atmosférica está ficando mais espessa em conseqüência da enorme quantidade de dióxido de carbono e outros gases-estufa produzidos pelo homem, resultando no aquecimento global.

(Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, 2006.)

Embora as hipóteses hoje levantadas em relação às causas do efeito estufa não sejam consensuais, podemos dizer que, dentre as atividades humanas que intensificam esse fenômeno, destacam-se

(A) as queimadas, que aumentam a quantidade de CO2 e diminuem a camada de ozônio (O3).

(B) a utilização de combustíveis fósseis e queimadas, que elevam o nível de CO2.

(C) a utilização de combustíveis minerais e queimadas, que diminuem a concentração de oxigênio na atmosfera.

(D) o desmatamento e o uso do CFC, que afetam a quantidade de CO2 na atmosfera.

(E) a utilização de combustíveis fósseis, as queimadas e o uso do CFC, que alteram as proporções de O2 e CO2 na atmosfera.

3ºCad_BioFisGeo.indd 53ºCad_BioFisGeo.indd 5 12/11/2007 18:04:4612/11/2007 18:04:46

Page 4: Provas de Biologia UFSCAR

3 UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

BIOLOGIA

01. O diagrama apresenta a concentração relativa de diferentesíons na água (barras claras) e no citoplasma de algas verdes(barras escuras) de uma lagoa.

Co

nce

ntr

ação

Na K Ca Mg Cl+ + 2+ 2+ –

As diferenças na concentração relativa de íons mantêm-sedevido a

(A) osmose.

(B) difusão através da membrana.

(C) transporte passivo através da membrana.

(D) transporte ativo através da membrana.

(E) barreira exercida pela parede celulósica.

02. Determinado medicamento tem o seguinte modo de ação:suas moléculas interagem com uma determinada proteínadesestabilizando-a e impedindo-a de exercer sua funçãocomo mediadora da síntese de uma molécula de DNA, apartir de um molde de RNA. Este medicamento

(A) é um fungicida.

(B) é um antibiótico com ação sobre alguns tipos de bac-térias.

(C) impede a reprodução de alguns tipos de vírus.

(D) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários.

(E) inviabiliza a mitose.

03. A coloração vermelha da casca da maçã é determinadageneticamente. Um alelo mutante determina casca de coramarela. Um produtor de maçãs verificou que, em uma deter-minada macieira, um dos frutos, ao invés de apresentarcasca vermelha, apresentava casca com as duas cores,como representado na figura.

Considerando-se que, na maçã, o que chamamos de fruto éum pseudofruto, no qual a parte comestível desenvolve-sea partir do receptáculo da flor, espera-se que as árvoresoriginadas das sementes dessa maçã produzam frutos

(A) todos de casca amarela.

(B) todos de casca vermelha.

(C) todos de casca bicolor.

(D) alguns de casca amarela e outros de casca vermelha.

(E) alguns de casca amarela, outros de casca vermelha eoutros de casca bicolor.

04. O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiraçãopara duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (plantade sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere quea taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.

taxa fotossintéticaplanta A

taxa fotossintéticaplanta B

taxa respiratóriaplantas A e B

X Y

Inte

nsi

dad

ed

ofe

men

o

luz

Pode-se concluir que:

(A) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome maisoxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese.

(B) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consomemais oxigênio do que aquele produzido na sua fotos-síntese.

(C) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita eheliófita.

(D) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz maisoxigênio do que aquele consumido na sua respiração.

(E) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do queaquele produzido na sua fotossíntese, e a planta Bproduz a mesma quantidade de oxigênio que aquelaconsumida na sua respiração.

1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

Page 5: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

05. O rato-canguru (Dipodomys merriami) é tido como umexemplo clássico de espécie adaptada a ambientes áridos.Esse roedor habita regiões desérticas da América do Norte,nas quais não há água líquida disponível para ser bebida.Sua alimentação é quase que exclusivamente à base desementes secas. Sobre esse roedor, foram apresentadas asquatro afirmações seguintes.

I. A urina apresenta concentração salina superior à doplasma.

II. A respiração fornece parte da água necessária à suamanutenção.

III. Os rins são atrofiados.IV. A produção e a liberação do hormônio antidiurético

(ADH) no sangue são reduzidas.

São corretas apenas as afirmativas

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) III e IV.

(D) I, II e III.

(E) II, III e IV.

06. Células eucarióticas diplóides em interfase foram colocadaspara se dividir em um tubo de ensaio contendo meio decultura, no qual os nucleotídeos estavam marcados radia-tivamente. Essas células completaram todo um ciclo mi-tótico, ou seja, cada uma delas originou duas células filhas.As células filhas foram transferidas para um novo meio decultura, no qual os nucleotídeos não apresentavam marca-ção radiativa, porém o meio de cultura continha colchicina,que interrompe as divisões celulares na fase de metáfase.Desconsiderando eventuais trocas entre segmentos de cro-mátides de um mesmo cromossomo ou de cromossomoshomólogos, a marcação radiativa nessas células poderiaser encontrada

(A) em apenas uma das cromátides de apenas um cro-mossomo de cada par de homólogos.

(B) em apenas uma das cromátides de ambos cro-mossomos de cada par de homólogos.

(C) em ambas as cromátides de apenas um cromossomode cada par de homólogos.

(D) em ambas as cromátides de ambos cromossomos decada par de homólogos.

(E) em ambas as cromátides de ambos cromossomos decada par de homólogos, porém em apenas 50% dascélulas em metáfase.

07. Uma empresa agropecuária desenvolveu duas variedadesde milho, A e B, que, quando entrecruzadas, produzemsementes que são vendidas aos agricultores. Essas se-mentes, quando plantadas, resultam nas plantas C, quesão fenotipicamente homogêneas: apresentam as mesmascaracterísticas quanto à altura da planta e tamanho da es-piga, ao tamanho e número de grãos por espiga, e a outrascaracterísticas de interesse do agricultor. Porém, quando oagricultor realiza um novo plantio com sementes produzidaspelas plantas C, não obtém os resultados desejados: asnovas plantas são fenotipicamente heterogêneas e nãoapresentam as características da planta C; têm tamanhosvariados e as espigas diferem quanto a tamanho, número equalidade dos grãos. Para as características consideradas,os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,

(A) heterozigoto, heterozigoto e homozigoto.

(B) heterozigoto, homozigoto e heterozigoto.

(C) homozigoto, heterozigoto e heterozigoto.

(D) homozigoto, homozigoto e heterozigoto.

(E) homozigoto, homozigoto e homozigoto.

08. O programa Fantástico, exibido pela Rede Globo em01.08.2004, apresentou em um de seus quadros um provávelanimal do futuro, uma possível espécie de ave que poderáexistir daqui a alguns milhões de anos. Por essa época, oencontro entre massas continentais provocará o apareci-mento de imensas cordilheiras, muito mais altas que asatualmente existentes. Segundo o programa, nesse ambien-te possivelmente existirão aves portadoras de 2 pares deasas, o que lhes garantiria maior sustentação em condiçõesde ar rarefeito. Essas aves seriam as descendentes modifi-cadas de espécies atuais nas quais há apenas um par deasas. Se isso realmente ocorrer, e considerando que o parde asas das aves atuais é homólogo aos membros anterio-res de mamíferos e répteis, é mais provável que esse novopar de asas

(A) seja homólogo ao par de pernas das aves atuais.

(B) seja análogo ao par de pernas das aves atuais.

(C) seja homólogo ao par de asas das aves atuais.

(D) apresente os mesmos ossos das asas atuais: úmero,rádio e cúbito (ulna).

(E) apresente novos ossos criados por mutação, sem si-milares dentre os das aves atuais.

Page 6: Provas de Biologia UFSCAR

5 UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

09. No aparelho digestório de um boi o estômago é divididoem 4 compartimentos. Os dois primeiros, rúmem e barrete(ou retículo), contêm rica quantidade de bactérias e proto-zoários que secretam enzimas que decompõem a celulosedo material vegetal ingerido pelo animal. O alimento semi-digerido volta à boca onde é remastigado (ruminação) enovamente deglutido. Os dois outros compartimentos,ômaso e abômaso, recebem o alimento ruminado e secretamenzimas que quebram as proteínas das bactérias e dosprotozoários que chegam continuamente dos compartimen-tos anteriores. Considerando apenas o aproveitamento dasproteínas bacterianas na nutrição do boi, é correto afirmarque o boi e os microorganismos são, respectivamente,

(A) consumidor primário e decompositores.

(B) consumidor secundário e decompositores.

(C) consumidor primário e produtores.

(D) consumidor primário e consumidores secundários.

(E) consumidor secundário e consumidores primários.

10. A maior parte da Amazônia central e oriental situa-se emsolos antigos pré-cambrianos, altamente lixiviados, ousobre depósitos arenosos pobres em nutrientes. Contudo,esses locais sustentam uma floresta luxuriante e produtiva.Dentre os mecanismos que permitem a manutenção desseecossistema, pode-se citar:

(A) emaranhado de raízes finas e superficiais, que recupe-ram os nutrientes das folhas caídas e das chuvas;predominância de árvores caducifólias, cujas folhascaem em determinada época do ano, repondo nutrien-tes no solo.

(B) raízes profundas, que atingem as camadas do soloricas em água e minerais; predominância de árvorescom folhas perenes e com cutícula grossa, reduzindoa perda de nutrientes.

(C) micorrizas associadas com sistemas radiculares queagem aprisionando nutrientes; predominância de árvo-res com folhas perenes e com cutícula grossa, redu-zindo a perda de nutrientes.

(D) emaranhado de raízes finas e superficiais, que recupe-ram os nutrientes das folhas caídas e das chuvas;predominância de árvores com folhas de superfíciereduzida, que retardam a perda de água por trans-piração.

(E) raízes profundas, que atingem as camadas do soloricas em água e minerais; predominância de árvorescaducifólias, cujas folhas caem em determinada épo-ca do ano, repondo nutrientes no solo.

FÍSICA11. Leia a tirinha.

"Não pude ler a liçãoporque meus paisesqueceram de pagara conta dagravidade"

(Calvin e Haroldo, Bill Watterson)

Imagine que Calvin e sua cama estivessem a céu aberto,em repouso sobre um ponto P do equador terrestre, nomomento em que a gravidade foi “desligada” por falta depagamento da conta.

Tendo em vista que o ponto P’ corresponde ao ponto P horasmais tarde, e supondo que nenhuma outra força atuassesobre o garoto após “desligada” a gravidade, o desenhoque melhor representa a posição de Calvin (ponto C) no ins-tante considerado é

(A)

C

P'

(B)

C

P'

(C)

C

P'

(D)C P'

(E)

Page 7: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

BIOLOGIA

01. Em nosso intestino delgado, as moléculas de DNA (ácidodesoxirribonucléico) presentes no alimento são digeridase originam

(A) apenas aminoácidos.

(B) fosfato, glicídio e bases nitrogenadas.

(C) glicídio, bases nitrogenadas e aminoácidos.

(D) RNA transportador, RNA mensageiro e RNAribossômico.

(E) átomos livres, de carbono, nitrogênio, oxigênio, hidro-gênio e fósforo.

02. Ao compararmos células somáticas de diferentes tecidosdo corpo de uma pessoa, encontraremos:

conjuntos de conjuntos de conjuntos decromossomos moléculas de DNA genes em atividade

(A) diferentes diferentes idênticos

(B) diferentes idênticos diferentes

(C) idênticos idênticos idênticos

(D) idênticos diferentes idênticos

(E) idênticos idênticos diferentes

03. Considere as seguintes características da espécie Homosapiens:

I. ausência de cauda.

II. presença de vértebras.

III. coração com quatro cavidades.

IV. endotermia (homotermia).

A ordem cronológica mais provável de ocorrência desseseventos ao longo da história evolutiva dos cordados foi:

(A) I, II, III e IV.

(B) I, III, II e IV.

(C) II, III, IV e I.

(D) II, IV, I e III.

(E) III, IV, II e I.

04. Qual das alternativas apresenta, corretamente, uma distin-ção entre pteridófitas e gimnospermas?

Características Pteridófitas Gimnospermas

(A) Meiose apresentam não apresentam

(B) Semente não apresentam apresentam

(C) Xilema e floema não apresentam apresentam

(D)Dominância da

não apresentam apresentamgeração diplóide

Alternância de(E) gerações haplóide apresentam não apresentam

e diplóide

05. Uma pessoa vegetariana estrita e que nunca teve contatocom água onde vivem caramujos foi diagnosticada comoportadora de larvas de tênia encistadas em seu cérebro.Isso é

(A) possível, pois se pode adquirir esse parasita pelaingestão de seus ovos e, nesse caso, as larvas origi-nam cisticercos no cérebro.

(B) possível, pois as larvas infectantes desse parasita de-senvolvem-se no solo e penetram ativamente atravésda pele.

(C) possível, pois esse parasita é transmitido por insetosportadores de larvas infectantes.

(D) pouco provável, pois só se adquire esse parasita pelaingestão de carne contendo larvas encistadas (cisti-cercos).

(E) pouco provável, pois as larvas infectantes desse para-sita desenvolvem-se em caramujos aquáticos.

06. Se um músculo da perna de uma rã for dissecado e mantidoem uma solução isotônica em recipiente hermeticamentefechado, o músculo é capaz de se contrair algumas vezesquando estimulado, mas logo deixa de responder aos estí-mulos. No entanto, se a solução for arejada, o músculoreadquire a capacidade de se contrair quando estimulado.A explicação para o fenômeno é que o ar fornece o gás

(A) nitrogênio, necessário à transmissão do impulso nervo-so ao músculo.

(B) nitrogênio, necessário à síntese dos aminoácidos com-ponentes da miosina.

(C) oxigênio, necessário à oxidação da miosina e da actinaque se unem na contração.

(D) oxigênio, necessário à respiração celular da qual pro-vém a energia para a contração.

(E) carbônico, necessário à oxidação do ácido lático acumu-lado nas fibras musculares.

Page 8: Provas de Biologia UFSCAR

5 UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

07. Doses intensas de radiação ionizante podem danificar amedula óssea e tornar uma pessoa anêmica. Nesse caso, arazão da anemia é que a medula óssea

(A) é a fonte do iodo necessário à síntese da hemoglobina.

(B) é a fonte do ferro necessário à síntese da hemoglobina.

(C) é a fonte dos aminoácidos essenciais para a síntesedos anticorpos.

(D) contém as células tronco que se diferenciam em he-mácias.

(E) contém as células tronco que se diferenciam em pla-quetas.

08. Um pesquisador verificou que o núcleo celular dos óvulosde uma certa espécie de formiga tem 4 cromossomos euma quantidade X de DNA. Considerando-se que os ma-chos de formiga desenvolvem-se por partenogênese e sãohaplóides, que quantidade de DNA e de cromossomos seespera encontrar no núcleo dos espermatozóides dessaespécie?

(A) 2X de DNA e 8 cromossomos.

(B) 2X de DNA e 4 cromossomos.

(C) X de DNA e 4 cromossomos.

(D) X de DNA e 2 cromossomos.

(E) 1/2 X de DNA e 2 cromossomos.

09. No final da década de 1970, foram descobertas comunida-des biológicas vivendo no fundo dos oceanos, em profun-didades de 2,5 mil metros, próximo a fendas por onde ex-travasa magma quente que superaquece a água ao redor.Essas comunidades são formadas principalmente por bac-térias que obtêm energia pela oxidação de H

2S formado nas

fendas e por animais que se nutrem delas. Entre os ani-mais dessas comunidades, estão vermes tubulares gigan-tescos, com mais de 1 metro de comprimento, que se nu-trem às custas de bactérias quimiossintetizantes que vi-vem como simbiontes dentro de seus corpos.

Nessas comunidades submarinas, as bactérias que obtêmenergia pela oxidação de H

2S e os vermes gigantes mencio-

nados no texto atuam, respectivamente, como

(A) produtores e consumidores primários.

(B) produtores e decompositores.

(C) consumidores primários e consumidores secundários.

(D) decompositores e produtores.

(E) decompositores e consumidores primários.

10. O segmento de DNA humano que contém informação paraa síntese da enzima pepsina é um

(A) cariótipo.

(B) cromossomo.

(C) códon.

(D) genoma.

(E) gene.

FÍSICA

11. A figura mostra a trajetória do asteróide 2002 NY40 obtidano dia 18 de agosto de 2002, no hemisfério norte.

(Fonte: Nasa)

Nesse dia, às 09:00 UT (Universal Time), o 2002 NY40atingia a sua aproximação máxima da Terra. Sabe-se quenesse momento o asteróide passou a cerca de 5,3.108 m daTerra com um deslocamento angular, medido da Terra, de4,0.10–5 rad/s. Pode-se afirmar que, nesse momento, a ve-locidade do asteróide foi, em m/s, aproximadamente de

(A) 7,5.10–14.

(B) 4,0.10–4.

(C) 2,1.104.

(D) 5,3.105.

(E) 1,4.1013.

Page 9: Provas de Biologia UFSCAR

3 UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

BIOLOGIA

01. O diagrama apresenta a concentração relativa de diferentesíons na água (barras claras) e no citoplasma de algas verdes(barras escuras) de uma lagoa.

Co

nce

ntr

ação

Na K Ca Mg Cl+ + 2+ 2+ –

As diferenças na concentração relativa de íons mantêm-sedevido a

(A) osmose.

(B) difusão através da membrana.

(C) transporte passivo através da membrana.

(D) transporte ativo através da membrana.

(E) barreira exercida pela parede celulósica.

02. Determinado medicamento tem o seguinte modo de ação:suas moléculas interagem com uma determinada proteínadesestabilizando-a e impedindo-a de exercer sua funçãocomo mediadora da síntese de uma molécula de DNA, apartir de um molde de RNA. Este medicamento

(A) é um fungicida.

(B) é um antibiótico com ação sobre alguns tipos de bac-térias.

(C) impede a reprodução de alguns tipos de vírus.

(D) impede a reprodução de alguns tipos de protozoários.

(E) inviabiliza a mitose.

03. A coloração vermelha da casca da maçã é determinadageneticamente. Um alelo mutante determina casca de coramarela. Um produtor de maçãs verificou que, em uma deter-minada macieira, um dos frutos, ao invés de apresentarcasca vermelha, apresentava casca com as duas cores,como representado na figura.

Considerando-se que, na maçã, o que chamamos de fruto éum pseudofruto, no qual a parte comestível desenvolve-sea partir do receptáculo da flor, espera-se que as árvoresoriginadas das sementes dessa maçã produzam frutos

(A) todos de casca amarela.

(B) todos de casca vermelha.

(C) todos de casca bicolor.

(D) alguns de casca amarela e outros de casca vermelha.

(E) alguns de casca amarela, outros de casca vermelha eoutros de casca bicolor.

04. O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiraçãopara duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (plantade sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere quea taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.

taxa fotossintéticaplanta A

taxa fotossintéticaplanta B

taxa respiratóriaplantas A e B

X Y

Inte

nsi

dad

ed

ofe

men

o

luz

Pode-se concluir que:

(A) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome maisoxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese.

(B) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consomemais oxigênio do que aquele produzido na sua fotos-síntese.

(C) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita eheliófita.

(D) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz maisoxigênio do que aquele consumido na sua respiração.

(E) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do queaquele produzido na sua fotossíntese, e a planta Bproduz a mesma quantidade de oxigênio que aquelaconsumida na sua respiração.

1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

Page 10: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

05. O rato-canguru (Dipodomys merriami) é tido como umexemplo clássico de espécie adaptada a ambientes áridos.Esse roedor habita regiões desérticas da América do Norte,nas quais não há água líquida disponível para ser bebida.Sua alimentação é quase que exclusivamente à base desementes secas. Sobre esse roedor, foram apresentadas asquatro afirmações seguintes.

I. A urina apresenta concentração salina superior à doplasma.

II. A respiração fornece parte da água necessária à suamanutenção.

III. Os rins são atrofiados.IV. A produção e a liberação do hormônio antidiurético

(ADH) no sangue são reduzidas.

São corretas apenas as afirmativas

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) III e IV.

(D) I, II e III.

(E) II, III e IV.

06. Células eucarióticas diplóides em interfase foram colocadaspara se dividir em um tubo de ensaio contendo meio decultura, no qual os nucleotídeos estavam marcados radia-tivamente. Essas células completaram todo um ciclo mi-tótico, ou seja, cada uma delas originou duas células filhas.As células filhas foram transferidas para um novo meio decultura, no qual os nucleotídeos não apresentavam marca-ção radiativa, porém o meio de cultura continha colchicina,que interrompe as divisões celulares na fase de metáfase.Desconsiderando eventuais trocas entre segmentos de cro-mátides de um mesmo cromossomo ou de cromossomoshomólogos, a marcação radiativa nessas células poderiaser encontrada

(A) em apenas uma das cromátides de apenas um cro-mossomo de cada par de homólogos.

(B) em apenas uma das cromátides de ambos cro-mossomos de cada par de homólogos.

(C) em ambas as cromátides de apenas um cromossomode cada par de homólogos.

(D) em ambas as cromátides de ambos cromossomos decada par de homólogos.

(E) em ambas as cromátides de ambos cromossomos decada par de homólogos, porém em apenas 50% dascélulas em metáfase.

07. Uma empresa agropecuária desenvolveu duas variedadesde milho, A e B, que, quando entrecruzadas, produzemsementes que são vendidas aos agricultores. Essas se-mentes, quando plantadas, resultam nas plantas C, quesão fenotipicamente homogêneas: apresentam as mesmascaracterísticas quanto à altura da planta e tamanho da es-piga, ao tamanho e número de grãos por espiga, e a outrascaracterísticas de interesse do agricultor. Porém, quando oagricultor realiza um novo plantio com sementes produzidaspelas plantas C, não obtém os resultados desejados: asnovas plantas são fenotipicamente heterogêneas e nãoapresentam as características da planta C; têm tamanhosvariados e as espigas diferem quanto a tamanho, número equalidade dos grãos. Para as características consideradas,os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,

(A) heterozigoto, heterozigoto e homozigoto.

(B) heterozigoto, homozigoto e heterozigoto.

(C) homozigoto, heterozigoto e heterozigoto.

(D) homozigoto, homozigoto e heterozigoto.

(E) homozigoto, homozigoto e homozigoto.

08. O programa Fantástico, exibido pela Rede Globo em01.08.2004, apresentou em um de seus quadros um provávelanimal do futuro, uma possível espécie de ave que poderáexistir daqui a alguns milhões de anos. Por essa época, oencontro entre massas continentais provocará o apareci-mento de imensas cordilheiras, muito mais altas que asatualmente existentes. Segundo o programa, nesse ambien-te possivelmente existirão aves portadoras de 2 pares deasas, o que lhes garantiria maior sustentação em condiçõesde ar rarefeito. Essas aves seriam as descendentes modifi-cadas de espécies atuais nas quais há apenas um par deasas. Se isso realmente ocorrer, e considerando que o parde asas das aves atuais é homólogo aos membros anterio-res de mamíferos e répteis, é mais provável que esse novopar de asas

(A) seja homólogo ao par de pernas das aves atuais.

(B) seja análogo ao par de pernas das aves atuais.

(C) seja homólogo ao par de asas das aves atuais.

(D) apresente os mesmos ossos das asas atuais: úmero,rádio e cúbito (ulna).

(E) apresente novos ossos criados por mutação, sem si-milares dentre os das aves atuais.

Page 11: Provas de Biologia UFSCAR

3 UFSC/3oCad/BioFisGeo

1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

BIOLOGIA

01. Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermentobiológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sobtemperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seuvolume. Durante esse processo predomina a

(A) respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônicoe água. O gás promove o crescimento da massa, enquan-to a água a mantém úmida.

(B) fermentação lática, na qual bactérias convertem o açú-car em ácido lático e energia. Essa energia é utilizadapelos microorganismos do fermento, os quais promo-vem o crescimento da massa.

(C) respiração anaeróbica, na qual os microorganismos dofermento utilizam nitratos como aceptores finais de hi-drogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respi-ração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás li-berado provoca o crescimento da massa.

(D) fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de ál-cool e gás carbônico. O gás promove o crescimento damassa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.

(E) reprodução vegetativa dos microorganismos presentesno fermento. O carboidrato e a água da massa criam oambiente necessário ao crescimento em número das célu-las de levedura, resultando em maior volume da massa.

02. Considere os seguintes pares de estruturas:

I. Folhas de uma laranjeira e espinhos de um cacto.

II. Penas de uma ave e pêlos de um mamífero.

III. Asas de um morcego e asas de uma borboleta.

Para cada par, pode-se dizer que as estruturas citadas em

(A) I e II são homólogas e as citadas em III são análogas.

(B) I e III são homólogas e as citadas em II são análogas.

(C) II e III são homólogas e as citadas em I são análogas.

(D) I e II são análogas e as citadas em III são homólogas.

(E) II e III são análogas e as citadas em I são homólogas.

03. Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luzincidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como afloração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foramsubmetidas a três diferentes regimes de luz, como represen-tado no esquema.

Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram

(A) no regime A e as de dia longo no regime C, apenas.

(B) no regime B e as de dia longo nos regimes A e C, apenas.

(C) nos regimes B e C e as de dia longo no regime A, apenas.

(D) nos regimes B e C e as de dia longo no regime B, apenas.

(E) no regime C e as de dia longo no regime C, apenas.

04. Considere o modo de reprodução de peixes, anfíbios, répteis,aves e mamíferos. Pode-se dizer que na maioria das espéciesde cada uma dessas classes de vertebrados encontramos, res-pectivamente,

(A) oviparidade, larvas aquáticas, larvas terrestres, vivipa-ridade e viviparidade.

(B) oviparidade, ovos sem casca, fecundação interna,oviparidade e útero.

(C) oviparidade, larvas aquáticas, fecundação externa,oviparidade e mamas.

(D) larvas aquáticas, fecundação externa, oviparidade, cui-dado parental e oviparidade.

(E) larvas aquáticas, fecundação interna, oviparidade, cui-dado parental e viviparidade.

Caderno_BioFisGeo.pmd 19/12/2005, 16:143

Page 12: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3oCad/BioFisGeo

05. Do metabolismo das proteínas pelos animais resultam pro-dutos nitrogenados, como a amônia, a uréia e o ácido úrico.Sobre a toxicidade, solubilidade e excreção desses produtos,pode-se dizer que

(A) a amônia é o mais tóxico deles, o que implica que deveser eliminada praticamente à medida que vai sendo pro-duzida, resultando em perda de grande quantidade deágua pelo animal. Os peixes ósseos apresentam amôniacomo excreta nitrogenado.

(B) a uréia é praticamente insolúvel em água, o que implicaque o animal não precisa recrutar grande quantidade deágua para promover sua excreção. Por ser pouco tóxica,pode ser retida pelo organismo por mais tempo. Aves erépteis apresentam excretas desse tipo.

(C) o ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados,o que implica em ter que ser eliminado rapidamente doorganismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade,necessita de pequenas quantidades de água para ser eli-minado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa aomodo de vida dos insetos.

(D) a uréia apresenta o maior grau de toxicidade e a maisbaixa solubilidade, o que implica na necessidade de gran-des volumes de água para sua diluição e excreção. A ex-cessiva perda de água representa desvantagem aos orga-nismos com excretas desse tipo, tais como os mamíferos.

(E) a amônia apresenta baixa toxicidade e é praticamenteinsolúvel em água, o que permite que seja mantida pormais tempo no organismo. Além disso, a amônia é com-patível com o desenvolvimento do embrião fora do corpomaterno e dentro de um ovo fechado, o que ocorre nasaves e répteis. Esse embrião morreria caso produzisseuréia ou ácido úrico.

06. O quadro apresenta uma estimativa do número de pares debase (em milhões) do DNA de diferentes espécies.

ESPÉCIEPARES DE BASE

(em milhões)Mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster) 180Jibóia (Boa constrictor) 2 100Homem (Homo sapiens) 3 100Gafanhoto (Schistocerca gregaria) 9 300Cebola (Allium cepa) 18 000Peixe pulmonado (Protopterus aethiopicus) 140 000Salamandra (Phioglossum petiolatum) 160 000Ameba (Amoeba dubia) 670 000

Esses dados confirmam que:

(A) há uma correlação direta entre número de pares de basee complexidade estrutural e funcional do organismo.

(B) há uma correlação direta entre número de pares de basee número de genes do organismo.

(C) em relação aos outros organismos, as amebas codificame sintetizam um maior número de tipos de proteínas.

(D) o DNA é composto por muitas seqüências de pares debases que não codificam proteínas.

(E) o gafanhoto tem cerca de 3 vezes mais genes que o ho-mem.

07. Aproximadamente 90% da flora neotropical produz frutoscarnosos, com características atrativas para os vertebradosque os consomem. Desse modo, estes animais têm papel im-portante na dispersão de sementes e na organização dascomunidades vegetais tropicais. Com relação à dispersão desementes pelos vertebrados, pode-se afirmar que

(A) os animais frugívoros que têm visão monocromática,como alguns canídeos, são ineficazes no processo dedispersão de sementes.

(B) a única forma de dispersão realizada pelos mamíferos éatravés do transporte acidental nos pêlos.

(C) a dispersão através das fezes é possível porque as enzimasdigestivas não digerem o embrião de algumas sementes.

(D) os peixes não se alimentam de frutos e por isso não par-ticipam do processo de dispersão de sementes.

(E) os animais onívoros só promovem a dispersão de semen-tes quando ingerem as vísceras de animais frugívoros.

08. Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante pro-duz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte dessematerial acaba sendo depositada em lixões ou aterros sanitá-rios. Sobre esses dois métodos de destinação do lixo, pode-se dizer que

(A) os lixões são mais indicados que os aterros apenas quan-do localizados fora do perímetro urbano e quando hou-ver controle sobre o acesso de pessoas.

(B) lixões e aterros apresentam o inconveniente de invia-bilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material.

(C) os aterros apresentam a vantagem de minimizar o riscode transmissão de doenças, mas são desvantajosos porquenão impedem a contaminação do solo e das águas subter-râneas.

(D) os lixões mantêm o lixo exposto a céu aberto, atraindoanimais e provocando mau cheiro. Quando cobertos comlona ou mantidos sob galpão, são denominados aterrossanitários.

(E) os aterros, assim como os lixões, produzem gás metanoe chorume, mas nos aterros há controle sobre a produ-ção e drenagem desses produtos, de modo a não conta-minar o solo e a atmosfera.

Caderno_BioFisGeo.pmd 19/12/2005, 16:144

Page 13: Provas de Biologia UFSCAR

5 UFSC/3oCad/BioFisGeo

09. Uma tubulação de esgoto passava ao lado de um lago no parquecentral da cidade. Embora em área urbana, esse lago era po-voado por várias espécies de peixes. Um vazamento na tubu-lação despejou grande quantidade de resíduos nesse lago, tra-zendo por conseqüência, não necessariamente nessa ordem,

I. morte dos peixes;II. proliferação de microorganismos anaeróbicos;

III. proliferação de organismos decompositores;IV. aumento da matéria orgânica;V. diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água;

VI. liberação de gases mal cheirosos, como o ácido sulfídrico.

Pode-se dizer que a ordem esperada para a ocorrência desseseventos é:

(A) I, IV, III, V, II e VI.

(B) I, VI, III, IV, V e II.

(C) IV, III, V, I, II e VI.

(D) IV, VI, V, III, II e I.

(E) VI, V, I, III, IV e II.

10. Nesta cidade, vacinação anti-rábica. Não deixe de levar seuscães e gatos.

A Vigilância Sanitária promove, ao longo do ano, campanhapara a vacinação anti-rábica de cães e gatos. Nessas campa-nhas, as pessoas não são vacinadas porque

(A) com os animais vacinados, é menor a probabilidade doshumanos contraírem a doença.

(B) a raiva só ocorre em humanos quando contraída atravésda mordida de morcegos.

(C) ainda não existe uma vacina específica para os humanos.

(D) a raiva é uma doença exclusiva de cães e gatos.

(E) já foram imunizadas com a vacina tríplice tomada quan-do criança.

FÍSICA

11. Em um filme, para explodir a parede da cadeia a fim de queseus comparsas pudessem escapar, o “bandido” ateia fogo aum pavio de 0,6 m de comprimento, que tem sua outra extre-midade presa a um barril contendo pólvora. Enquanto o pa-vio queima, o “bandido” se põe a correr em direção oposta e,no momento em que salta sobre uma rocha, o barril explode.

Ao planejar esta cena, o piroplasta utilizou os dados gráficosobtidos cuidadosamente da análise das velocidades do dublê(que representa o bandido) e da chama no pavio, o que per-mitiu determinar que a rocha deveria estar a uma distância,relativamente ao ponto em que o pavio foi aceso, em m, de

(A) 20.

(B) 25.

(C) 30.

(D) 40.

(E) 45.

12. Para misturar o concreto, um motor de 3,5 HP tem solidáriaao seu eixo uma engrenagem de 8 cm de diâmetro, que seacopla a uma grande cremalheira em forma de anel, com120 cm de diâmetro, fixa ao redor do tambor misturador.

Quando o motor é ligado, seu eixo gira com freqüência de 3 Hz.Nestas condições, o casco do misturador dá um giro comple-to em

(A) 3 s.

(B) 5 s.

(C) 6 s.

(D) 8 s.

(E) 9 s.

Caderno_BioFisGeo.pmd 19/12/2005, 16:145

Page 14: Provas de Biologia UFSCAR

3 UFSC/3ºCad/BioFisGeo

1.ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

04. Um biólogo encontra uma nova espécie animal de aspectovermiforme. A princípio, fica em dúvida se este é um repre-sentante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre asduas opções, você recomendaria que ele examinasse a pre-sença de

(A) simetria bilateral.

(B) segmentação corporal.

(C) sistema circulatório aberto.

(D) sistema digestivo completo.

(E) sistema nervoso difuso.

05. As temperaturas corporais de um felino e de uma serpenteforam registradas em diferentes condições de temperaturaambiental. Os resultados estão apresentados na tabela.

Temperatura (oC)

ambiente felino serpente

10 37 11

20 38 21

30 38 30

Com base nesses resultados, pode-se considerar que

(A) a serpente é ectotérmica, pois sua temperatura corporalé variável e independe da temperatura ambiente.

(B) o felino é ectotérmico, pois a variação da temperaturaambiente não interfere na sua temperatura corporal.

(C) a serpente e o felino podem ser considerados ectotérmi-cos, pois na temperatura ambiente de 10 oC apresentamas menores temperaturas corporais.

(D) o felino é endotérmico, pois sua temperatura corporal épouco variável e independe da temperatura ambiente.

(E) a serpente é endotérmica, pois a variação de sua tempe-ratura corporal acompanha a variação da temperaturaambiente.

06. Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e saisminerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem es-tar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nessetransporte estão envolvidos

(A) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculasde água se mantêm unidas por forças de coesão.

(B) elementos do floema, no interior dos quais as moléculasde água se mantêm unidas por pressão osmótica.

(C) elementos do parênquima, dentro dos quais as molécu-las de água se mantêm unidas por pressão osmótica eforças de coesão.

(D) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais asmoléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.

(E) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais asmoléculas de água se mantêm unidas por pressão osmó-tica.

BIOLOGIA

01. O exame de um epitélio e do tecido nervoso de um mesmoanimal revelou que suas células apresentam diferentes carac-terísticas. Isso ocorre porque

(A) as moléculas de DNA das duas células carregam infor-mações diferentes.

(B) os genes que estão se expressando nas duas células sãodiferentes.

(C) o mecanismo de tradução do RNA difere nas duas células.

(D) o mecanismo de transcrição do DNA nas duas células édiferente.

(E) os RNA transportadores das duas células são diferentes.

02. Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (–)de alguns componentes encontrados em três diferentes tiposcelulares (A, B e C).

TIPOS CELULARESCOMPONENTES

A B CEnvoltório nuclear + – +Ribossomos + + +Mitocôndrias + – +Clorofila – + +Retículo endoplasmático + – +

A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos

(A) eucariotos heterótrofos, procariotos heterótrofos e pro-cariotos autótrofos.

(B) eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucario-tos autótrofos.

(C) procariotos heterótrofos, eucariotos heterótrofos e euca-riotos autótrofos.

(D) procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucario-tos heterótrofos.

(E) eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucari-otos autótrofos.

03. Há quatro anos o Brasil dava sinais de que tinha conseguidoconter a malária.... No ano passado, o número de infecçõesvoltou à casa dos 600.000... A ocupação de igarapés por fa-velas levou ao represamento da água nesses braços do rio,transformando-a em criadouro de mosquitos...

(Veja, maio de 2006. Adaptado.)

Uma das principais medidas para prevenir a malária consistena eliminação de criadouros de mosquitos pois, conseqüen-temente, evita-se

(A) a reprodução do agente viral.

(B) a transmissão do agente bacteriano.

(C) a transmissão do protozoário causador da doença.

(D) a transmissão do vírus causador da doença.

(E) a reprodução do agente bacteriano.

Page 15: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3.ºCad/BioFisGeo

07. No gráfico, estão representadas as taxas de fotossíntese e res-piração de uma determinada planta, quando submetida a di-ferentes intensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da intensidade luminosapode-se dizer que a planta está

(A) produzindo e consumindo o mesmo volume de CO2.

(B) produzindo e consumindo matéria orgânica em iguaisquantidades.

(C) aumentando a taxa de respiração e produção de CO2.

(D) diminuindo a taxa de fotossíntese e reduzindo a produ-ção de CO

2.

(E) produzindo mais matéria orgânica do que consumindo.

08. Suponha um organismo diplóide, 2n = 4, e a existência deum gene A em um dos pares de cromossomos homólogos ede um gene B no outro par de homólogos. Um indivíduo he-terozigótico para os dois genes formará

(A) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.

(B) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.

(C) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.

(D) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.

(E) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1.

09. No exemplo de cadeia alimentar da ilustração, supondo queo peixe abocanhado pelo jaburu se alimente de plantas aquá-ticas,

(Turma da Mônica)

podemos considerar que

(A) a maior quantidade de energia disponível está no níveltrófico do peixe.

(B) o nível trófico do jaburu apresenta menor quantidade deenergia disponível que o do jacaré.

(C) a menor quantidade de energia disponível está no níveltrófico do jaburu.

(D) a quantidade de energia disponível nos níveis tróficosdo peixe e do jacaré são equivalentes.

(E) a quantidade de energia disponível no nível trófico dopeixe é maior que no nível trófico do jaburu.

10. Em várias regiões do mundo, a dieta das populações huma-nas é predominantemente vegetariana. O aumento da quanti-dade e qualidade das proteínas vegetais é um dos objetivosdas pesquisas agrícolas e muitas se dedicam, por exemplo,ao estudo de microorganismos que vivem associados às raí-zes de plantas leguminosas. O interesse nesses microorga-nismos justifica-se porque eles

(A) sintetizam proteínas a partir do N2 atmosférico, disponi-

bilizando-as para as plantas.

(B) fixam NO2 na forma de nitratos, que podem ser utiliza-

dos no metabolismo de proteínas.

(C) fixam o N2 atmosférico na forma de cátions amônio, que

podem ser utilizados pelas plantas para a síntese de pro-teínas.

(D) sintetizam N2 na forma de nitritos, que podem ser utili-

zados para a síntese de proteínas.

(E) fixam NO2 e NO

3 na forma de cátions amônio, que po-

dem ser utilizados no metabolismo das proteínas.

FÍSICA

11. Um pequeno objeto, quando lançado verticalmente para cima,retorna ao local de partida após ter decorrido o tempo 2t. Dosconjuntos de gráficos apresentados, aquele que se pode ade-quar perfeitamente à situação descrita, supondo desprezívela ação resistiva do ar, é

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Page 16: Provas de Biologia UFSCAR

4UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

BIOLOGIA

01. Toda célula viva possui

(A) membrana plasmática, mas pode não possuir núcleoe mitocôndrias.

(B) membrana plasmática e mitocôndrias, mas pode nãopossuir núcleo.

(C) núcleo, mas pode não possuir membrana plasmáticae mitocôndrias.

(D) núcleo e mitocôndrias, mas pode não possuir mem-brana plasmática.

(E) núcleo, membrana plasmática e mitocôndrias.

02. ... quando cultivadas por três meses num local com 720 ppm(partes por milhão) de CO

2 no ar, o dobro da concentra-

ção atmosférica, as mudas de Hymenaea courbaril[jatobá] duplicam a absorção de gás carbônico e a pro-dução de açúcares (carboidratos) e aumentam em até 50%sua biomassa ...

(Marcos Pivetta. Pesquisa FAPESP n.º 80, outubro de 2002.)

O texto permite concluir que, nos jatobás, a

(A) taxa de respiração celular em condições naturais écerca de 100% maior do que em um ambiente com720 ppm (partes por milhão) de CO

2 no ar.

(B) produção de açúcares só não é maior em condiçõesnaturais porque a concentração de CO

2 atmosférico

atua como fator limitante da fotossíntese.

(C) produção de açúcares só não é maior em condiçõesnaturais porque a concentração de CO

2 atmosférico

atua como fator limitante da respiração celular.

(D) concentração de CO2 atmosférico atua como fator esti-

mulante da fotossíntese e como fator inibidor da res-piração celular.

(E) concentração de CO2 atmosférico atua como fator

inibidor da fotossíntese e como fator estimulante darespiração celular.

03. Se retirarmos um anel da casca de um ramo lateral de umaplanta, de modo a eliminar o floema, mas mantendo oxilema intacto, como mostrado na figura, espera-se que

Xilema

Floema

(A) o ramo morra, pois os vasos condutores de água esais minerais são eliminados e suas folhas deixarãode realizar fotossíntese.

(B) o ramo morra, pois os vasos condutores de substânciasorgânicas são eliminados e suas folhas deixarão dereceber alimento das raízes.

(C) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores deágua e sais minerais não são eliminados e as folhascontinuarão a realizar fotossíntese.

(D) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores desubstâncias orgânicas não são eliminados e suas fo-lhas continuarão a receber alimento das raízes.

(E) a planta toda morra, pois a eliminação do chamadoanel de Malpighi, independentemente do local ondeseja realizado, é sempre fatal para a planta.

04. Encontra-se em cordados, artrópodos, moluscos e anelí-deos, mas não em platelmintos:

(A) celoma.

(B) simetria bilateral.

(C) sistema nervoso dorsal.

(D) endoesqueleto calcificado.

(E) reprodução sexuada.

05. Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue deuma pessoa, quando de sua passagem por um capilarsangüíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partirdali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelointerior de:

(A) artérias → veias → coração → artérias → pulmão →veias → capilares.

(B) artérias → coração → veias → pulmão → veias →coração → artérias → capilares.

(C) veias → artérias → coração → veias → pulmão →artérias → capilares.

(D) veias → pulmão → artérias → coração → veias →pulmão → artérias → capilares.

(E) veias → coração → artérias → pulmão → veias →coração → artérias → capilares.

Page 17: Provas de Biologia UFSCAR

5 UFSC/3ºCad/Biol-Fís-Geo

06. Os esquemas representam processos químicos que ocor-rem nas hemácias de uma pessoa, envolvendo hemoglobina(Hb), gás oxigênio e gás carbônico.

O2

CO2

H2O

CO2

HCO3HbH HCO3

Cl–

H CO32

HbO2

H+ O2

CO2

H2O

CO2

HCO3HbH HCO3

Cl–

H CO32

HbO2

H+

I II

Os locais onde ocorrem as situações representadas em I eII são, respectivamente,

(A) intestino e músculo.

(B) pele e músculo.

(C) rim e intestino.

(D) rim e pulmão.

(E) pulmão e pele.

07. Os machos de abelha originam-se de óvulos não fecunda-dos e são haplóides. As fêmeas resultam da fusão entreóvulos e espermatozóides, e são diplóides. Em uma linha-gem desses insetos, a cor clara dos olhos é condicionadapelo alelo recessivo a de um determinado gene, enquantoa cor escura é condicionada pelo alelo dominante A. Umaabelha rainha de olhos escuros, heterozigótica Aa, foiinseminada artificialmente com espermatozóides de ma-chos de olhos escuros. Espera-se que a prole dessa rainhatenha a seguinte composição:

Fêmeas (%) Machos (%)

olhos olhos olhos olhosescuros claros escuros claros

(A) 50 50 50 50

(B) 50 50 75 25

(C) 75 25 75 25

(D) 100 – 50 50

(E) 100 – 100 –

08. A transfusão de sangue tipo AB para uma pessoa com san-gue tipo B

(A) pode ser realizada sem problema, porque as hemáciasAB não possuem antígenos que possam interagir comanticorpos anti-A presentes no sangue do receptor.

(B) pode ser realizada sem problema, porque as hemáciasAB não possuem antígenos que possam interagir comanticorpos anti-B presentes no sangue do receptor.

(C) pode ser realizada sem problema, porque, apesar deas hemácias AB apresentarem antígeno A e antígenoB, o sangue do receptor não possui anticorpos contraeles.

(D) não deve ser realizada, pois os anticorpos anti-B pre-sentes no sangue do receptor podem reagir com osantígenos B presentes nas hemácias AB.

(E) não deve ser realizada, pois os anticorpos anti-A pre-sentes no sangue do receptor podem reagir com osantígenos A presentes nas hemácias AB.

09. A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedirque os ribossomos das bactérias realizem sua função.O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactériassensíveis a ele é inibir a síntese de

(A) ATP.

(B) DNA.

(C) proteínas.

(D) RNA mensageiro.

(E) lipídios da parede bacteriana.

10. As figuras 1 e 2 mostram curvas de crescimento de duasespécies de protozoários, A e B. Em 1, as espécies foramcultivadas em tubos de ensaio distintos e, em 2, elas foramcultivadas juntas, em um mesmo tubo de ensaio.

Figura 1. Figura 2.

A

A

B

B

Tempo

Número de indivíduosNúmero de indivíduos

Tempo

Considerando que as condições do meio foram as mesmasem todos os casos, a explicação mais plausível para osresultados mostrados é:

(A) a espécie A é predadora de B.

(B) a espécie B é predadora de A.

(C) a espécie A é comensal de B.

(D) a espécie B é comensal de A.

(E) as espécies A e B apresentam mutualismo.