prova parcial a gabarito

6
ESCOLA ESTADUAL “JOÃO XXIII” A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! Educando para a Modernidade desde 1967 NATUREZA DA ATIVIDADE: PROVA PARCIAL ___/___/ 2013 DISCIPLINA: BIOLOGIA TURMA:____ __ ASSUNTO: TAXONOMIA, VÍRUS E BACTÉRIAS Nº: _________ PROFESSOR(A): Altino, Everton e Sheila VALOR: 5,0 ALUNO (A): ________________________________________________________ __ NOTA: _______ QUESTÃO 01 (1,0) A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra a sequência abaixo. Atualmente os seres vivos são classificados em cinco reinos: 1) Monera (bactérias e cianobactérias) 2) Protista ( algas e protozoários) 3) Fungi (fungos) 4) Animália (animais) 5) Plantae (plantas) a) As três formas da figura (procarioto, eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos cinco reinos acima citados. CITE a célula característica dos organismos do Reino Monera. JUSTIFIQUE sua resposta. (0,5) O ser procariótico originou os organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias), cuja principal característica é a presença de célula procariontes, caracterizada pela ausência de organelas membranosas e membrana nuclear (carioteca). O ser eucariótico A originou os protistas heterótrofos (protozoários), os representantes do Reino Fungi e os do Reino Animalia, pois todos esses organismos possuem células eucariontes e são heterótrofos. O ser eucariótico B originou os protistas autótrofos (algas) e os representantes do reino Plantae, uma vez que possuem cloroplastos e são autótrofos fotossintetizantes. b) Com base nos dados da figura, QUAL seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos? JUSTIFIQUE sua resposta. (0,5)

Upload: sheila-souza-vieira

Post on 13-Aug-2015

211 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Parcial a Gabarito

ESCOLA ESTADUAL “JOÃO XXIII”A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

Educando para a Modernidade desde

1967

NATUREZA DA ATIVIDADE: PROVA PARCIAL ___/___/2013DISCIPLINA: BIOLOGIA TURMA:______

ASSUNTO: TAXONOMIA, VÍRUS E BACTÉRIAS Nº: _________

PROFESSOR(A): Altino, Everton e Sheila VALOR: 5,0

ALUNO (A): __________________________________________________________ NOTA: _______

QUESTÃO 01 (1,0)

A vida surgiu na Terra há mais de três bilhões de anos. Uma das primeiras formas de vida foram os procariotos primitivos, que eram organismos unicelulares, formados por uma membrana e protoplasma. Esses procariotos, através do tempo, foram incorporando DNA, mitocôndrias, alguns incorporaram núcleo e outros incorporaram cloroplastos, como mostra a sequência abaixo. Atualmente os seres vivos são classificados em cinco reinos:

     1) Monera (bactérias e cianobactérias)     2) Protista ( algas e protozoários)     3) Fungi (fungos)     4) Animália (animais)     5) Plantae (plantas)

a) As três formas da figura (procarioto, eucarioto A e eucarioto B) deram origem aos cinco reinos acima citados. CITE a célula característica dos organismos do Reino Monera. JUSTIFIQUE sua resposta. (0,5)O ser procariótico originou os organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias), cuja principal característica é a presença de célula procariontes, caracterizada pela ausência de organelas membranosas e membrana nuclear (carioteca).O ser eucariótico A originou os protistas heterótrofos (protozoários), os representantes do Reino Fungi e os do Reino Animalia, pois todos esses organismos possuem células eucariontes e são heterótrofos.O ser eucariótico B originou os protistas autótrofos (algas) e os representantes do reino Plantae, uma vez que possuem cloroplastos e são autótrofos fotossintetizantes.

b) Com base nos dados da figura, QUAL seria a melhor característica para separar procariotos e eucariotos?

JUSTIFIQUE sua resposta. (0,5)

A melhor característica seria a presença ou a ausência da membrana nuclear (carioteca) e organelas membranosas (mitocôndria, cloroplastos e outras). Os organismos eucarióticos apresentam membrana nuclear e organelas membranosas em suas células enquanto que os procarióticos não.

QUESTÃO 02 (0,5)

Muitas doenças humanas são produzidas por vírus. Marque da relação seguinte a única de origem bacteriana:a.( ) gripeb.( ) caxumbac.( ) tétanod.( ) sarampoe.( ) varíola

Page 2: Prova Parcial a Gabarito

QUESTÃO 03 (0,5)

O vírus da AIDS deprime o sistema imunológico, POR QUE: a.( ) fagocita as hemoglobinas b.( ) fagocita os leucócitos c.( ) parasita os linfócitos d.( ) inibe a diaspedese e.( ) confere resistência as bactérias

QUESTÃO 04 (0,5)

A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. IDENTIFIQUE abaixo o nome científico escrito CORRETAMENTE:

a.( ) charadrius Collaris - Maçarico-de-coleirab.( ) Eudocimus Ruber – Guarác.( ) Arenaria interpres - Maçarico vira-pedrasd.( ) Falco Peregrinus - Gavião-peregrinoe.( ) Himantopus Himantopus - Maçarico-pernilongo

QUESTÃO 05 (1,0)

Com relação à figura a seguir, PODEMOS AFIRMAR a semelhança morfológica entre os dois tipos de asas.

a) EXPLIQUE qual tipo de semelhança entre a asa do inseto e a asa da ave. JUSTIFIQUE. (0,5)A semelhança morfológica entre as duas asas é a capacidade de voar. Ambas possuem a mesma função, portanto

são órgãos análogos.

b) Órgãos homólogos são aqueles que possuem a mesma origem embrionária. CITE um exemplo de órgão

homólogo que ocorre entre o homem, a baleia e o morcego. (0,5)

Homem: mão

Baleia: nadadeira

Morcego: asa

QUESTÃO 06 (0,5) (PUC - RIO 2007)

Durante um exame de uma criança enferma, o médico explica aos pais que o paciente tem uma doença causada por um organismo, unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibiótico. O médico descreveu um organismo classificado como:

a.( ) Fungib.( ) Protistac.( ) Vírusd.( ) Monera

Page 3: Prova Parcial a Gabarito

QUESTÃO 07 (1,0)

O PULSO letra: Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto.

O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa

Peste bubônica, câncer, pneumonia Raiva, rubéola, tuberculose, anemia

Rancor, cisticercose, caxumba, difteriaO pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa

Hepatite, escarlatina, estupidez, paralisia Toxoplasmose, sarampo, esquizofrenia

Úlcera, trombose, coqueluche, hipocondria Sífilis, ciúme, asma, cleptomania

O corpo ainda é pouco O corpo ainda é pouco

Reumatismo, raquitismo, cistite, disritmia Hérnia, pediculose, tétano, hipocrisia

Brucelose, febre tifoide, arteriosclerose, miopia Catapora, culpa, cárie, câimbra, lepra, afasia

O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa

Observando a letra da música RESPONDA: a) CITE três doenças causadas por vírus três doenças bacterianas encontradas na música dos Titãs:

PESSOAL, ABAIXO SEPAREI TODAS AS DOENÇAS VIRAIS E BACTERIANAS DO TEXTO, COM A EXPLICAÇÃO DE CADA UMA.

Viroses: Raiva: A raiva (também conhecida impropriamente como Hidrofobia) é uma doença infecciosa que afeta

os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

Rubéola: A rubéola é uma doença causada pelo togavírus e transmitida por via respiratória.

Caxumba: A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa.

Hepatite: Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado causada por vírus.

Pneumonia: é uma doença inflamatória no pulmão, afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos), associada a febre. Pode ser causada por um vírus ou por bactéria.

Paralisia: A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas.

Sarampo: é uma doença víral, e é uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus.

Catapora: A varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster.

Page 4: Prova Parcial a Gabarito

Infecções bacterianas

Peste bubônica: é uma doença pulmonar ou septicêmica, infectocontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida ao homem pela pulga através do Rato-preto.

Pneumonia: é uma doença inflamatória no pulmão, afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos), associada a febre. Pode ser causada por um vírus ou por bactéria.

Tuberculose: É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-koch.

Difteria: A difteria ou crupe é uma doença infectocontagiosa causada pela toxina do bacilo Corynebacterium diphteriae, que provoca inflamação e lesão em partes das vias respiratórias.

Escarlatina: é uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus pyogenes e é quase sempre uma complicação da amigdalite/faringite.

Úlcera: As úlceras pépticas são causadas por uma bactéria denominada Helicobacter pylori.

Coqueluche: também conhecida como tosse convulsa é uma doença altamente contagiosa e perigosa para crianças causada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis, que causa tosse violenta contínua e dolorosa.

Sífilis: é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria espiroqueta chamada Treponema pallidum.

Cistite: é uma inflamação na bexiga, normalmente causada por infecção de bactérias naturais da flora intestinal.

Tétano: É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.

Brucelose: também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados.

Febre tifoide: é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi em alimentos ou água contaminada.

Cárie: pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela acção das bactérias.

Lepra: é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae.