prova i processo civil iv ufsc - 2014.2

2
CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PROF. CAETANO DIAS CORRÊA 8ª FASE - MATUTINO ALUNO: 1ª AVALIAÇÃO – 07.10.2014 Questões discursivas (2,0 pontos cada): 1. Jonas propõe medida cautelar inominada preparatória em face do Banco XPTO, requerendo liminarmente a determinação de que referida instituição financeira efetive a exclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes no qual inserido em virtude do não pagamento de três prestações de um contrato de mútuo celebrado entre as partes. Em referida cautelar, Jonas informa que ajuizará oportunamente a ação principal de revisão do contrato bancário. A liminar é indeferida, em decisão que afirma a impossibilidade de a concessão da providência de urgência requerida em sede cautelar, ante sua evidente satisfatividade. Insatisfeito, Jonas interpõe recurso, reiterando sua pretensão e afirmando que o deferimento da medida por ele requerida é possível, nos termos do art. 273, § 7º, do CPC. Responda: na qualidade de julgador do recurso interposto por Jonas, você manteria a decisão ou a reformaria para deferir a cautela pleiteada? Justifique. 2. Explique o que é a justificação prévia de que falam os arts. 802, II, 804 do Código de Processo Civil 3. Conceitue “poder geral de cautela” e indique os dispositivos legais em que referido instituto está previsto. Questões objetivas (1,0 ponto cada) 4. Assinale a alternativa correta: a) Na medida cautelar de arresto não é necessária a observância das regras de impenhorabilidade de bens. b) Na medida cautelar de justificação, o requerente precisa demonstrar o risco de perecimento da coisa. c) Na medida cautelar de exibição, não é cabível a fixação de multa pelo descumprimento da ordem de exibiçã estpo do documento. d) Na medida cautelar de sequestro, pode o juiz determinar a justificação prévia pelo requerente. 7. Assinale a alternativa correta a) É possível a formação de coisa julgada material no processo cautelar. b) não se admite a concessão de medida cautelar diversa daquelas nominadas na lei processual civil. c) a improcedência da ação principal acarreta a improcedência da medida cautelar. d) eventual prejuízo causado pelo autor da medida cautelar ao réu deve ser apurado em ação própria. 5. São características do processo cautelar, exceto: a) a autonomia

Upload: gabriel-augusto

Post on 11-Jan-2016

4 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

prova de processo civil

TRANSCRIPT

Page 1: Prova I Processo Civil IV UFSC - 2014.2

CENTRO UNIVERSITÁRIO – CATÓLICA DE SANTA CATARINACURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITOTEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONALPROF. CAETANO DIAS CORRÊA8ª FASE - MATUTINOALUNO:

1ª AVALIAÇÃO – 07.10.2014

Questões discursivas (2,0 pontos cada):

1. Jonas propõe medida cautelar inominada preparatória em face do Banco XPTO, requerendo liminarmente a determinação de que referida instituição financeira efetive a exclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes no qual inserido em virtude do não pagamento de três prestações de um contrato de mútuo celebrado entre as partes. Em referida cautelar, Jonas informa que ajuizará oportunamente a ação principal de revisão do contrato bancário. A liminar é indeferida, em decisão que afirma a impossibilidade de a concessão da providência de urgência requerida em sede cautelar, ante sua evidente satisfatividade. Insatisfeito, Jonas interpõe recurso, reiterando sua pretensão e afirmando que o deferimento da medida por ele requerida é possível, nos termos do art. 273, § 7º, do CPC. Responda: na qualidade de julgador do recurso interposto por Jonas, você manteria a decisão ou a reformaria para deferir a cautela pleiteada? Justifique.

2. Explique o que é a justificação prévia de que falam os arts. 802, II, 804 do Código de Processo Civil

3. Conceitue “poder geral de cautela” e indique os dispositivos legais em que referido instituto está previsto.

Questões objetivas (1,0 ponto cada)

4. Assinale a alternativa correta:a) Na medida cautelar de arresto não é necessária a observância das regras de impenhorabilidade de bens.b) Na medida cautelar de justificação, o requerente precisa demonstrar o risco de perecimento da coisa.c) Na medida cautelar de exibição, não é cabível a fixação de multa pelo descumprimento da ordem de exibiçã estpo do documento.d) Na medida cautelar de sequestro, pode o juiz determinar a justificação prévia pelo requerente.

7. Assinale a alternativa corretaa) É possível a formação de coisa julgada material no processo cautelar.b) não se admite a concessão de medida cautelar diversa daquelas nominadas na lei processual civil.c) a improcedência da ação principal acarreta a improcedência da medida cautelar.d) eventual prejuízo causado pelo autor da medida cautelar ao réu deve ser apurado em ação própria.

5. São características do processo cautelar, exceto:a) a autonomiab) a definitividadec) a sumariedade da cogniçãod) a fungibilidade

6. Assinale a alternativa correta:a) Tutela cautelar e tutela antecipada são duas espécies de tutela de urgência, diferenciando-se quanto à profundidade da cognição, que é exauriente em sede de antecipação de tutela.b) Não é possível ao juiz conceder tutela cautelar nos autos da ação principal.c) Em virtude de a tutela cautelar buscar primordialmente assegurar o resultado prático da norma que será criada na ação principal, não existem medidas cautelares de evidente caráter satisfativo.d) Existem medidas cautelares nas quais se dispensa a demonstração do perigo na demora para sua concessão.