prova 7º (2º bimestre)

2
1- Principalmente a partir do século XVI vários autores passam a desenvolver teorias, justificando o poder real. São os legistas que, através de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o Absolutismo. Um deles é Maquiavel: afirma que a obrigação suprema do governante é manter o poder e a segurança do país que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponíveis, pois que "os fins justificam os meios." Professou suas ideias na famosa obra: a) "Leviatã" b) "Do Direito da Paz e da Guerra" c) "República" d) "O Príncipe" 2- A frase de Luiz XIV, "L'Etat c'est moi" (O Estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava: a) a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional); b) a superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida; c) a submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais; d) a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos; 3- Sobre a Contra-Reforma (reação da Igreja Católica à Reforma Protestante) é correto afirmar que: a) O movimento contra-reformista não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois eles acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa. b) Ela conseguiu enfraquecer e terminar com todas as religiões protestantes já no século XVI. c) Ela conseguiu instalar a paz religiosa na Europa, evitando qualquer tipo de perseguição ou conflito religioso. d) Ela retomou o Tribunal do Santo Oficio, fundou a Companhia de Jesus e criou o Índice de Livros Proibidos.

Upload: smgg22

Post on 16-Dec-2015

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

aS

TRANSCRIPT

1- Principalmente a partir do sculo XVI vrios autores passam a desenvolver teorias, justificando o poder real. So os legistas que, atravs de doutrinas leigas ou religiosas, tentam legalizar o Absolutismo. Um deles Maquiavel: afirma que a obrigao suprema do governante manter o poder e a segurana do pas que governa. Para isso deve usar de todos os meios disponveis, pois que "os fins justificam os meios." Professou suas ideias na famosa obra:a) "Leviat"b) "Do Direito da Paz e da Guerra"c) "Repblica"d) "O Prncipe"

2- A frase de Luiz XIV, "L'Etat c'est moi" (O Estado sou eu), como definio da natureza do absolutismo monrquico, significava:a) a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criao de uma Igreja Francesa (nacional);b) a superioridade do prncipe em relao a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida;c) a submisso da nobreza feudal pela eliminao de todos os seus privilgios fiscais;d) a centralizao do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos;

3- Sobre a Contra-Reforma (reao da Igreja Catlica Reforma Protestante) correto afirmar que:a) O movimento contra-reformista no teve o apoio do papa e dos bispos catlicos, pois eles acreditavam que no havia nada o que fazer para evitar o avano do protestantismo na Europa.b) Ela conseguiu enfraquecer e terminar com todas as religies protestantes j no sculo XVI.c) Ela conseguiu instalar a paz religiosa na Europa, evitando qualquer tipo de perseguio ou conflito religioso.d) Ela retomou o Tribunal do Santo Oficio, fundou a Companhia de Jesus e criou o ndice de Livros Proibidos.

4- Inmeros escritores e poetas portugueses retrataram o imaginrio que acompanhou o homem ibrico na sua aventura pelos mares nunca dantes navegados. Temores e fantasias no o impediram de se lanar s guas do mar Oceano, arriscando-se em busca, principalmente, de:a) novos caminhos para o Oriente, novos mercados, metais preciosos e propagar a f crist.b) escravos africanos, cana-de-acar, metais preciosos e catequizar os indgenas.c) escravos e ouro, desvendar os segredos dos mares e descobrir correntes martimas desconhecidas.d) ouro e marfim, expandir o protestantismo e romper o monoplio rabe-veneziano no Mediterrneo.5- No incio da Idade Moderna, percebia-se a grande distncia entre o que a Igreja propunha e o que seus ministros sobretudo os membros do alto clero realizavam. Por isso ela sofria crtica a diversos aspectos,exceto:a) atitude mundana do clero, utilizando as rendas da Igreja em benefcio prprio.b) prtica da simonia, ou seja, o comrcio de objetos sagrados ou cargos religiosos.c) venda de indulgncias, garantindo o perdo mediante pagamento.d) exigncia de que os padres herticos tambm fossem condenados fogueira.