prova 2010-2 formatada - fadisma · no poema “neologismo”, manuel bandeira (1886-1968) criou um...

21

Upload: others

Post on 16-Jan-2020

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras
Page 2: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras
Page 3: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

Seja bem-vindo!

A FADISMA tem enorme satisfação

em recebê-lo e agradece seu interesse.

Esta prova de seleção abrange, além da Redação,

trinta questões que, de acordo com o programa constante do

Manual do Candidato, foram elaboradas

para testar sua habilidade de linguagem,

sua capacidade de raciocínio e seu

conhecimento de contexto.

Leia com calma e atenção e procure

resolver com tranqüilidade.

DESEJAMOS A TODOS BOA SORTE!

Page 4: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

2

(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação no Brasil, neste ano de 2010, ganha um maior destaque, em razão da elaboração do Plano Nacional de Educação (PLN), que tem a importante finalidade de fixar as diretrizes educacionais e nortear os investimentos e as prioridades do país na Educação, no período de 2011 a 2020. Sobre esse assunto, nos meios de comunicação, foram veiculadas várias notícias e opiniões, dentre as quais foram destacadas as duas seguintes:

28/03/2010 - 11h22

Começa hoje conferência que vai traçar diretrizes para Plano Nacional de Educação

da Agência Brasil

A partir deste domingo, cerca de 3.000 pessoas, entre gestores, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e profissionais da educação se reúnem em Brasília para a Conae (Conferência Nacional de Educação). A principal missão do encontro será traçar as diretrizes para o próximo Plano Nacional de Educação que vai vigorar de 2011 a 2020 e deve orientar os investimentos em educação e as prioridades do país na área.

Entre os principais assuntos em discussão estão o financiamento da educação, a ampliação da obrigatoriedade do ensino básico, a questão das cotas no ensino superior, o analfabetismo e a valorização dos profissionais de educação. O tema da conferência é "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação".

Francisco das Chagas Fernandes, coordenador-geral da Conae e secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, afirma que a ideia é refletir sobre o regime de colaboração entre União, governos estaduais e prefeituras. "Queremos discutir como esse sistema vai se organizar levando em consideração aquilo que diz a Constituição, ou seja, que haja cooperação e colaboração", aponta.

Como em todas as conferências, as propostas aprovadas pelos participantes não têm valor legal, mas servem como base para orientar políticas públicas e projetos do Legislativo. "A conferência é um local onde a sociedade se encontra para discutir um tema e oferecer ao poder Executivo e Legislativo, propostas que orientem seus trabalhos", explica Chagas.

Antes da Conae, ocorreram em todo o país 2.258 conferências municipais de educação e 27 estaduais. A organização estima que cerca de 400 mil pessoas tenham participado dos eventos preparatórios elegendo os delegados que virão a Brasília. A Conae começa hoje e segue até quinta-feira (1º).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u713123.shtml. Acesso em 02/05/2010.

Page 5: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

3

Vestibular de Inverno 2010

“O país precisa de uma lei de responsabilidade educacional”

Para o especialista, é necessário fixar padrões curriculares e metas de desempenho nacionais e punir aqueles que não segui-los.

A existência de um plano de carreira e de um padrão mínimo salarial é fundamental para tornar efetivo o sistema nacional de Educação, baseado na articulação e na cooperação entre os entes federados. Isso é o que defende Carlos Coberto Jamil Cury, um dos maiores especialistas na área no país, docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para ele, o grande problema está em não haver um padrão de qualidade e uma base de conteúdos que sejam disponibilizados para todos. Às vésperas da elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), Cury alerta que “a qualidade não virá se não houver um desempenho melhor dos alunos, a qualificação de professores e também melhores atrativos para o exercício da docência.” (...) Fonte: FERNANDES, Elisângela. “O país precisa de uma lei de responsabilidade educacional”. Nova Escola. São Paulo, Abril, a. XXV, n. 232, maio 2010, p.32.

A partir das exposições acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo que demonstre seu posicionamento sobre o sistema nacional de educação e os problemas que enfrenta, bem como aponte medidas necessárias para alcançar um ensino com mais qualidade no Brasil.

Page 6: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

4

→ As questões 1, 2 e 3 referem-se aos textos apresentados anteriormente.

1. Com base no primeiro texto citado acima, não é correto afirmar sobre a Conae (Conferência Nacional de Educação):

a) As propostas aprovadas pelos participantes da Conae servem como base para orientar políticas públicas e projetos do Legislativo do país.

b) A principal missão dessa conferência será traçar as diretrizes para o próximo Plano Nacional de Educação, que terá vigência pelo período de 2011 a 2020 e deve orientar os investimentos a serem aplicados na educação.

c) As propostas aprovadas pelos participantes da Conae têm valor legal e servem como base para orientar políticas públicas.

d) Nessa conferência, serão abordados, entre outros pontos, o financiamento da educação, a ampliação da obrigatoriedade do ensino básico, a questão das cotas no ensino superior, o analfabetismo e a valorização dos profissionais de educação.

e) O tema norteador da conferência é "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação".

2. “Antes da Conae, ocorreram em todo o país 2.258 conferências municipais de educação e 27 estaduais.” Nessa frase, a expressão “Antes da Conae” representa um termo acessório da oração que se denomina: a) Adjunto adnominal b) Sujeito c) Adjunto adverbial de lugar d) Adjunto adverbial de tempo e) Aposto

Page 7: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

5

Vestibular de Inverno 2010

3. Marque a alternativa correta acerca da regência do verbo precisar na frase: “O país precisa de uma lei de responsabilidade educacional”

a) Transitivo Direito b) Intransitivo c) Transitivo Indireto d) Transitivo Indireito e Direito e) Transitivo Indireto e Direto

4. A partir do trecho da reportagem “A Escravidão ainda existe”, publicada na Revista Nova Escola de abril de 2010, responda o questionamento adiante apresentado. “A preocupação do Brasil com o combate à escravidão é recente. Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as formas contemporâneas de servidão têm dois elementos básicos: trabalho ou serviço impostos sob a ameaça de punição e aquele executado involuntariamente, sendo que ambos envolvem o cerceamento da liberdade. Segundo a última estimativa da OIT, mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas do trabalho forçado.

Leonardo Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil, uma referência no combate ao trabalho escravo no país, afirma que a escravidão do século 19 é bem distinta da atual. “Antes, o custo da caça aos índios ou da aquisição do transporte de africanos era muito alto. Hoje temos um exército de mão de obra desempregada e pobre, que pode ser cooptado e aliciado”, diz.” Referência FERNANDES, Elisângela. A Escravidão ainda existe. Revista Nova Escola. Ano XXV, n. 231, abril 2010, Ed. Abril, p. 58-59.

Qual a técnica de redação utilizada na construção dos parágrafos acima? a) A descrição, porque retrata a atual situação da escravidão no mundo. b) A narração, pois apresenta uma opinião acerca da escravidão atual. c) A dissertação, pois expõe a problemática acerca de um determinado assunto, qual seja: as formas contemporâneas de servidão. d) A narração, porque, especificamente, conta a atual situação da servidão. e) A dissertação, pois detalha, descreve minuciosamente a situação do combate à escravidão recente.

Page 8: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

6

5. No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”:

“Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo Teadoro, Teodora.”

Esse novo verbo criado pelo poeta chama-se neologismo. Essa forma de criação de palavras, na língua portuguesa, é diferente do estrangeirismo, que é o emprego de palavras, expressões de outra(s) língua(s). O estrangeirismo ocorre por um processo natural de assimilação, especialmente decorrente da globalização, onde os meios de comunicação permitem a circulação e importação de línguas estrangeiras.

A partir das considerações tecidas acima, é correto afirmar:

a) “Tuiteiro” e “Twitter” são palavras estrangeiras, incorporadas em nossa língua. b) “Marketing” e “tuitar” “ são palavras estrangeiras, que foram assimiladas em nossa língua portuguesa. c) “Golaço” e “delivery” são palavras estrangeiras, que foram assimiladas em nossa língua portuguesa. d) “Sushi” e “Shopping Center” são palavras estrangeiras, que foram assimiladas em nossa língua portuguesa. e) “Multimídia” e “marketing” são palavras novas criadas através do processo chamado neologismo.

6. Marque a opção em que os termos (destacados em negrito) foram empregados de forma correta na construção das frases:

a) A população brasileira ficou ao par de que as ações foram cotadas a par. b) Santa Cruz do Sul fica acerca de uma hora e 50 minutos de Santa Maria. c) Ela saiu há dez minutos, mas voltará daqui a meia-hora. d) O acidente foi causado porque o veículo foi ao encontro do poste. e) Devemos estudar bastante, afim de que obtenhamos êxito na avaliação.

Page 9: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

7

Vestibular de Inverno 2010

7. A partir da charge abaixo, marque a assertiva correta acerca de sua interpretação:

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/4portugues/5charge4.jpg

I) A charge apresenta de forma crítica e cômica a influência e as conseqüências da tecnologia nos adolescentes.

II) A charge faz uma crítica ao papel da mulher - como mãe e profissional - que evita o diálogo com o filho.

III) A charge exibe um cenário em que a mãe demonstra severa crítica contra o uso da tecnologia pelo filho adolescente.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) Apenas III está correta. d) Apenas I e II estão corretas. e) Apenas II e III estão corretas.

Page 10: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

8

8. Complete as lacunas. O debate político, que tinha previsão de iniciar _____ 19h, somente começou por volta das 20h. ____ discussões entre os candidatos centraram-se nas questões tributárias _______ nível federal. A seqüência correta é a) as– As – em b) às– As – em c) às– As – a d) as– As – a e) as– Às – a

9. Conforme o autor Flávio Loureiro Chaves, na obra “História e Literatura”, “A literatura brasileira sempre registrou as grandes transformações sociais, adquirindo com freqüência um aspecto documentário para trazer ao debate as profundas alterações das forças detentoras do poder econômico e político.”

Referência: CHAVES, Flávio Loureiro. História e Literatura. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade, p. 33.

A partir da afirmativa acima, é correto afirmar acerca da obra literária e do seu respectivo contexto histórico:

a) Na obra “Música ao Longe” de Érico Veríssimo (1043), o autor retrata a nova formação burguesa no estado do Rio Grande do Sul através dos imigrantes, mostrando a decadência da antiga aristocracia rural sulina.

b) Na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, o autor retrata o interior paulista, uma região miserável, dominada pela seca e pela opressão dos poderosos proprietários de terras.

c) Na obra “Terras do sem-fim” de Jorge Amado, o autor descreve o período de formação da zona de cana de açúcar, no interior de Pernambuco, a luta pela posse da terra, o estabelecimento das plantações e a construção das pequenas cidades no nordeste, no começo do século XX.

d) O autor Carlos Drummond de Andrade, através das poesias “Sentimento do mundo” e “A rosa do povo”, retrata a disputa de terras na região baiana, motivada principalmente pelo cultivo do cacau.

e) No poema “Navios Negreiro, o autor Castro Alves retrata a chegada dos portugueses no Brasil e a dominação do povo indígena.

Page 11: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

9

Vestibular de Inverno 2010

10. O segundo semestre do corrente ano contará com um momento importante para a soberania popular brasileira, pois serão realizadas as eleições presidenciais. Sobre o direito ao voto não é correto afirmar:

a) O voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos.

b) O voto é facultativo para os analfabetos e os maiores de setenta anos.

c) O voto é facultativo para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

d) O voto é facultativo para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e obrigatório para os maiores de setenta anos.

e) A Constituição Federal de 1988 determina que o voto é direto e secreto.

11. Sobre a desertificação e a arenização não é correto afirmar:

a) A desertificação é um fenômeno que provoca a perda do potencial produtivo da terra e que ocorre em clima árido, semiárido e semiúmido.

b) A desertificação ocorre em clima árido, semiárido e semiúmido, enquanto a arenização ocorre em clima úmido.

c) A ocorrência do processo de arenização é verificada na região sudoeste do Rio Grande do Sul.

d) A arenização é a formação de bancos de areia, em face da retirada de cobertura vegetal em solos arenosos em região de clima úmido.

e) O desmatamento e o uso inadequado do solo não são fatores que potencializam o processo de arenização.

12. No continente africano, encontramos os seguintes desertos:

a) Gobi, Saara e Atacama

b) Tengger, Thar e Gobi

c) Atacama, Patagonia e Namibe

d) Thar, Gobi e Calaári

e) Saara, Namibe e Calaári

Page 12: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

10

13. A África possuiu muitos países em situação de miserabilidade; porém há países que apresentam realidade diversa em razão do crescimento das exportações de petróleo e minérios. Dentre esses países exportadores, destacam-se:

a) Angola, Nigéria e Camarões

b) Congo, Serra Leoa e Moçambique

c) Dubai, Nigéria e Moçambique

d) Nepal, Serra Leoa e Camarões

e) Angola, Dubai e Nigéria

14. Em 30 de setembro de 2009, cerca de 1,1 mil pessoas morreram em um terremoto ocorrido em Sichuan, na China. Em janeiro do corrente ano, os tremores voltaram a assustar o mundo através da tragédia no Haiti. Sobre esses fenômenos - terremotos – não é correto afirmar:

a) Os terremotos são causados pelo choque entre as placas tectônicas, que ficam no interior terrestre.

b) A escala Richter indica a força de energia liberada pelos tremores.

c) A intensidade do terremoto depende da energia que libera, acumulada pelas forças que agem no interior da Terra.

d) Os terremotos são causados pelo choque entre as placas tectônicas, que ficam na superfície terrestre.

e) São mais suscetíveis de ocorrência de terremotos mais intensos em regiões próximas às bordas das placas tectônicas.

15. Sobre a história do Haiti é correto afirmar:

a) A Revolução Haitiana, em busca da independência, que se iniciou em 1791, tem destaque em razão de ser um levante de escravos contra a metrópole européia – a França.

b) O Haiti foi a primeira colônia americana a declarar sua independência de sua metrópole européia – a França.

c) Após a Revolução Haitiana (1791-1803), o país teve um considerável crescimento econômico, em face da extinção da escravidão.

d) A Revolução Haitiana, em busca da independência da metrópole francesa, foi promovida pela a elite rica do país.

Page 13: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

11

Vestibular de Inverno 2010

e) Após a independência, o Haiti conseguiu estabelecer relações de comércio com outros países europeus.

16. Complete as lacunas.

À medida que mais _________ é lançado na atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis e queimadas, aumenta o(a) _______, provocando o aquecimento do planeta. A elevação da temperatura pode _________ as calotas polares, _________ o nível dos mares. A seqüência correta é:

a) ozônio – efeito estufa – diminuir – aumentando.

b) gás carbônico – efeito estufa – diminuir – aumentando.

c) ozônio – incidência de radiação ultravioleta – diminuir – aumentando

d) gás carbônico – incidência de radiação ultravioleta – aumentar – diminuindo.

e) ozônio – efeito estufa – aumentar – diminuindo.

17. O aumento da incidência de radiação solar durante os meses de verão, em cada um dos hemisférios terrestres, está relacionado

a) A maior proximidade entre a terra e o sol.

b) Às mudanças de inclinação da órbita do sol em torno da terra.

c) À passagem do sol sobre a linha do equador.

d) A inclinação do eixo de rotação da terra em relação ao plano da órbita da terra em torno do sol.

e) A um aumento da atividade solar durante esse período do ano.

18. A etiqueta de um eletrodoméstico contém as seguintes especificações técnicas: 110 V, 60 Hz, 220 W. Assinale a alternativa que indica, na ordem correspondente, se os números caracterizam a rede elétrica à qual o aparelho deve ser ligado (rede) ou o consumo de energia do aparelho (consumo).

a) consumo, rede, consumo

b) rede, consumo, consumo

c) consumo, consumo, rede

Page 14: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

12

d) rede, consumo, rede

e) rede, rede, consumo

19. As raízes podem ser apresentar com a seguinte classificação: tuberosa, tubércule e bulbo. Na primeira, os nutrientes se acumulam dentro da raiz embaixo da terra, ficando o caule acima da superfície. Na segunda, as raízes têm a função de fixar o vegetal ao solo, ficando o caule subterrâneo e armazena energia. Por fim, no terceiro, também a raiz e o caule são subterrâneos, sendo que este é reduzido a um disco basal.

A partir das definições acima, a sequência que apresenta vegetais com raízes tuberosa, tubérculo e bulbo é:

a) beterraba – batata – alho.

b) cebola – batata – alho.

c) cenoura – alho – batata.

d) beterraba – cenoura – cebola.

e) cenoura – alho – cebola.

20. Um caminhão vai ser carregado com 105 sacos de batata com 45 kg cada um. Se o peso do caminhão vazio é de 2,8 t, qual será o peso do caminhão com a carga?

a) 5,725 t

b) 73 t

c) 7,525 t

d) 4,725 t

e) 107,80 kg

21. A chácara do Sr. Brasil ocupa um terreno retangular que tem as seguintes dimensões: 328 m e 240 m. O Sr. Alberto quer comprar a chácara e está disposto a pagar R$ 8,00 o metro quadrado de terreno. Se o negócio se realizar por este preço, qual será o preço total da chácara?

a) R$ 78.720,00

b) R$ 454.000,00

c) R$ 629.760,00

d) R$ 780.720,00

Page 15: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

13

Vestibular de Inverno 2010

e) R$ 62.970,00

22. Claudete leu 3/5 de um livro e ainda faltam 48 páginas para ela terminar de ler o livro todo. Marque a alternativa correta quanto ao número total de páginas do livro e o número de páginas que ela já leu desse livro.

a) 120 e 72

b) 130 e 36

c) 100 e 60

d) 60 e 36

e) 130 e 72

23. Um copo cheio de água pesa 325g. Se jogarmos metade da água fora, seu peso cai para 180g. O peso do copo vazio é:

a) 20g

b) 25g

c) 35g

d) 40g

e) 45g

24. Um feirante compra caquis de R$ 0,75 para cada duas unidades e as vende ao preço de R$ 3,00 para cada seis unidades. O número de caquis que deverá vender para obter um lucro de R$ 50,00 é:

a) 40

b) 52

c) 400

d) 520

e) 600

25. Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

Page 16: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

14

a) 12 b) 8 c) 6 d) 5 e) 10

26. Na compra de um aparelho obtive desconto de 15% por ter feito o pagamento à vista. Se paguei R$ 102,00 reais pelo aparelho, qual era seu o preço original?

a) R$ 150,00

b) R$ 185,00

c) R$ 120,00

d) R$ 117,00

e) R$ 122,00

27. Sabendo que a área de um quadrado é 36cm², qual é seu perímetro?

a) 36 cm

b) 24 cm

c) 20 cm

d) 16 cm

e) 22 cm

28. Um trapézio tem a base menor igual a 2, a base maior igual a 3 e a altura igual a 10. Qual a área deste trapézio?

a) 10 cm²

b) 32 cm²

c) 50 cm²

d) 52 cm²

e) 25 cm²

Page 17: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

15

Vestibular de Inverno 2010

29. Observe a figura:

Marque a alternativa que responde corretamente as questões:

- Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

- A parte pintada representa que fração do retângulo?

a) 1/8 e 7/8

b) 8 e 1/8

c) 1/8 e 5/8

d) 2/8 e 6/8

e) 3/8 e 5/8

30. Um sexto de uma pizza custa 3 reais, quanto custa a terça parte da pizza?

a) R$ 6,00

b) R$ 12,00

c) R$ 9,00

d) R$ 4,50

e) R$ 5,00

Page 18: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

16

RASCUNHO

Page 19: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

Vestibular de Inverno 2010

Page 20: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras
Page 21: Prova 2010-2 Formatada - FADISMA · No Poema “Neologismo”, Manuel Bandeira (1886-1968) criou um novo verbo: “teadorar”: “Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

Vestibular de Inverno 2010

Folha rascunho para as questões objetivas.

O candidato somente poderá destacar está folha do caderno de questões.

Vestibular de Inverno 2010