propriedades da tabela periódica

4
Tabela Periódica Eletrões de Valência GASES NOBRES/RAROS/IDEAIS: não formam moléculas porque são estáveis e têm todos os seus níveis de energia completos. EXEMPLOS 8 O 1s 2 2s 2 2p 4 35 Br 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 10 4p 5 Propriedades Periódicas Energia de Ionização É a energia mínima necessária fornecer a um átomo ou ião para lhe remover um eletrão. Supõe-se sempre que o átomo está no estado fundamental e isolado (com a não formação de moléculas e estando no estado gasoso). Aumenta ao longo do período e diminui ao longo do grupo. Fatores de identificação do elemento com maior EI I. Menor número de camadas 4º Período (4º nível de valência) 17º Grupo (7 eletrões de valência) Tendência a perder dois eletrões, ou seja, o oxigénio forma um ião di/binegativo. Um menor número de camadas faz com que os eletrões estejam mais próximos do núcleo sendo necessário fornecer uma maior Nº de eletrões de valência Nº do Grupo Nome do Grupo 1 1 º Grupo Metais Alcalinos 2 2 º Grupo Metais Alcalino- Terrosos 3 13 º Grupo Metais de Transição 4 14 º Grupo 5 15 º Grupo 6 16 º Grupo 7 17 º Grupo Halogénios 8 18 º Grupo Gases Nobres *

Upload: iva-monteiro

Post on 29-Dec-2014

49 views

Category:

Education


12 download

DESCRIPTION

Resumo efetuado sobre as propriedades periódicas dadas em Química de 10º ano tais como o Raio Atómico, Energia de Ionização, etc.

TRANSCRIPT

Page 1: Propriedades da Tabela Periódica

Tabela PeriódicaEletrões de Valência

GASES NOBRES/RAROS/IDEAIS: não formam moléculas porque são estáveis e têm todos os seus níveis de energia completos.

EXEMPLOS

8O 1s2 2s2 2p4

35Br 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

3d10 4p5

Propriedades Periódicas

Energia de IonizaçãoÉ a energia mínima necessária fornecer a um átomo ou ião para lhe remover um eletrão. Supõe-se sempre que o átomo está no estado fundamental e isolado (com a não formação de moléculas e estando no estado gasoso). Aumenta ao longo do período e diminui ao longo do grupo.

Fatores de identificação do elemento com maior EI

I. Menor número de camadas

II. Maior carga nuclear

EXEMPLO

4º Período (4º nível de valência)

17º Grupo (7 eletrões de valência)

Tendência a perder dois eletrões, ou seja, o oxigénio forma um ião di/binegativo.

Um menor número de camadas faz com que os eletrões estejam mais próximos do núcleo sendo necessário fornecer uma maior energia para lhe retirar um eletrão.

Quanto maior for a carga nuclear/o número atómico (Z), maior será a força de atração entre o núcleo e os eletrões. Estando mais atraídos a energia fornecida terá que ser maior.

Nº de eletrões de valência Nº do Grupo Nome do Grupo

1 1 º Grupo Metais Alcalinos

2 2 º Grupo Metais Alcalino-Terrosos

3 13 º GrupoMetais

de Transição4 14 º Grupo

5 15 º Grupo

6 16 º Grupo

7 17 º Grupo Halogénios

8 18 º Grupo Gases Nobres *

Page 2: Propriedades da Tabela Periódica

Qual destes elementos, Fluor, Magnésio e Cloro, tem uma maior EI? E qual tem a menor?

9F 1s2 2s2 2p5

12Mg 1s2 2s2 2p6 3s2

17Cl 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

Raio AtómicoÉ a distância do núcleo do átomo até a sua camada de valência. Diminui ao longo do período e aumenta ao longo do grupo.

Fatores de identificação do elemento com maior RA

I. Maior número de camadas

II. Maior carga nuclear

EXEMPLO

Qual destes elementos, Nitrogénio, Oxigénio e Árgon, tem um maior RA? E qual tem o menor?

7N 1s2 2s2 2p3

8O 1s2 2s2 2p4

18Ar 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

Raio IónicoÉ a distância do núcleo do ião até a sua camada de valência. Diminui ao longo do período e aumenta ao longo do grupo.

Fatores de identificação do elemento com maior RI

Maior EI: O fluor, pois tem um menor número de camadas o que faz com que a energia de ionização seja maior visto que os eletrões estão mais agarrados ao núcleo. (fator i)

Menor EI: O magnésio, porque apesar de ter o mesmo número de camadas que o cloro, a sua carga nuclear é menor. Ou seja, os eletrões estão menos agarrados ao núcleo o que faz com que a energia de ionização seja menor. (fator ii)

Quanto maior for a carga nuclear/o número atómico (Z), maior será a força de atração entre o núcleo e os eletrões. Assim sendo, a distância entre o núcleo e a camada de valência é menor.

Um maior número de camadas faz com que haja mais eletrões e que estes estejam mais afastados uns dos outros, por sua vez aumentando o raio atómico.

Maior RA: O árgon, pois tem um maior número de camadas, a distância do núcleo à camada de valência é maior, ou seja o raio é também maior. (fator i)

Menor RA: O oxigénio, porque apesar de ter o mesmo número de camadas que o cloro, a sua carga nuclear é maior. Ou seja, a atração ao núcleo é também ela maior o que faz com que o tamanho do raio seja mais pequeno. (fator ii)

Um maior número de camadas faz com que haja mais eletrões e que estes estejam mais afastados uns dos outros, por sua vez aumentando o raio iónico.

Page 3: Propriedades da Tabela Periódica

I. Maior número de camadas

II. Maior carga nuclear

EXEMPLO

Qual destes iões, 9F-,11Na+ e 13Al3+, tem um maior RI? E qual tem o menor?

9F- 1s2 2s2 2p6 (9+1) **

11Na+ 1s2 2s2 2p6 (11-1) **

13Al3+ 1s2 2s2 2p6 (13-3) **

ESPÉCIES ISOELETRÓNICAS: quando elementos ou iões têm o mesmo número de eletrões.

EletronegatividadeÉ a força que um átomo exerce de forma a atrair eletrões de um outro átomo, estando estes ligados. Aumenta ao longo do período e diminui ao longo do grupo.

O 1º e 2º grupo apresentam uma baixa eletronegatividade, ao contrário do 17º que apresenta uma elevada eletronegatividade. Os elementos do 18º grupo não têm eletronegatividade visto que são elementos estáveis e não formam moléculas, logo não atraem eletrões de outros átomos.

A eletronegatividade está relacionada com o raio atómico. Por norma, quanto menor o RA maior a sua eletronegatividade.

Quanto maior for a carga nuclear/o número atómico (Z), maior será a força de atração entre o núcleo e os eletrões. Assim sendo, a distância entre o núcleo e a camada de valência do ião é menor.

Maior RA: O fluor, porque tem uma menor carga nuclear, ou seja, a atração do núcleo à camada de valência é menor, o que faz com que o raio iónico seja maior. (fator ii)

Menor RA: O alumínio, porque a sua carga nuclear é maior, ou seja, a atração ao núcleo é também ela maior o que faz com que o raio iónico seja mais pequeno. (fator ii)