pro.presi.02 regimento interno do manausprev - manaus...

27
Código: PRO.PRESI.02 Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08 ________________________________________________________________________ 1 / 27 MANAUSPREV FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS Elaborado Por Aprovado Por PRESI CMP

Upload: dinhtu

Post on 25-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 1 / 27

MANAUSPREV FUNDO ÚNICO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

Elaborado Por Aprovado Por

PRESI CMP

Page 2: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 2 / 27

TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DOS OBJETIVOS: Art. 1º - O MANAUSPREV, nos termos da Lei nº 870/05, de 21 de julho de 2005 alterada pela Lei nº 1.197, de 31 de dezembro de 2007, caracteriza-se como instituição paradministrativa, sem fins lucrativos, com natureza de serviço social autônomo. Art. 2º - O MANAUSPREV como ente de cooperação governamental, com a finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência do Município de Manaus, segundo o Plano de Benefícios e de Custeio previstos na referida Lei. Art. 3º - O MANAUSPREV é vinculado ao Município de Manaus nos termos do Contrato de Gestão celebrado entre ele e o Município, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração ou órgão do Poder Executivo Municipal que a suceder, o contrato em referência obedece a critérios estabelecidos no art. 77 da Lei 870/05. Art.4º– Para a consecução de seus objetivos, compete ao MANAUSPREV: I - O planejamento, a execução e controle das atividades do Programa de Seguridade Funcional destinados aos agentes públicos municipais, seus dependentes e pensionistas; II - A realização periódica de atualização cadastral dos dados dos servidores ativos, inativos e pensionistas e outros beneficiários do Programa de Seguridade Funcional, atualizando seus dados e possibilitando condições para avaliações e estudos atuariais; III - A manutenção, através do Presidente do MANAUSPREV, junto aos Secretários de Administração e Planejamento e do Secretário de Finanças do Município, de estreito relacionamento com o Município de Manaus, buscando adequação na interdependência de suas áreas de interesse; IV - O cumprimento do Contrato de Gestão firmado com a Prefeitura de Manaus, buscando padrões de excelência, de qualidade e de satisfação do Município e dos beneficiários do Programa de Seguridade Funcional; V - A celebração de convênios ou acordos de cooperação com órgãos públicos ou privados, visando à execução de suas finalidades; VI - A administração jurídica, financeira e contábil dos Fundos de Natureza Previdenciária, de que trata a Lei nº 870/05.

Page 3: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 3 / 27

TÍTULO II DO PATRIMÔNIO E DAS RECEITAS CAPÍTULO I DO PATRIMÔNIO Art. 5º - O patrimônio do MANAUSPREV é formado por seu PATRIMÔNIO GERAL, constituído pelos bens e recursos não afetos aos FUNDOS de que trata o art. 12 da Lei nº 870/05. CAPÍTULO II DAS RECEITAS Art. 6º - São fontes do plano de custeio do RPPS as seguintes receitas: I - Contribuição previdenciária do Município; II - Contribuição previdenciária dos segurados ativos; III - Contribuição previdenciária dos segurados aposentados e dos pensionistas; IV - Doações, dações, subvenções e legados; V - Receitas decorrentes de aplicações financeiras e receitas patrimoniais; VI - Valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do § 9° do art. 201 da Constituição Federal; VII - Produto decorrente de receitas de privatizações, alienações de ações preferenciais e ordinárias que o Município de Manaus, suas autarquias e fundações possuam no capital de empresas e outros ativos que lhe forem destinados; VIII - Recursos provenientes de contratos, convênios ou quaisquer outros acordos, inclusive de antecipações, firmados com a União ou outros organismos, inclusive internacionais; IX - Demais bens e recursos eventuais que lhe forem destinados e incorporados, desde que aceitos pelo Conselho Municipal de Previdência; X - Demais dotações previstas no orçamento municipal; XI - O valor proveniente da alienação dos bens de domínio da Prefeitura. XII – o valor das faltas descontadas dos servidores públicos municipais.

§1º Constituem também fonte do plano de custeio do RPPS as contribuições

previdenciárias previstas nos incisos I, II e III incidentes sobre o abono anual, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e os valores pagos ao segurado pelo seu vínculo funcional com o Município, em razão de decisão judicial ou administrativa.

§2º As receitas de que trata este artigo somente poderão ser utilizadas para pagamento de benefícios previdenciários do RPPS e da taxa de administração destinada à manutenção desse Regime.

Page 4: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 4 / 27

§3º O valor anual da taxa de administração mencionada no parágrafo anterior será de 2% (por cento) do valor total da remuneração, subsídios, proventos e pensões pagos aos segurados e beneficiários do RPPS na respectiva competência.

§4º Os recursos dos Fundos serão depositados em conta distinta da conta do Tesouro Municipal, com administração do órgão gestor único de RPPS do Município.

§5º As aplicações financeiras dos recursos mencionados neste artigo atenderão às resoluções do Conselho Monetário Nacional, sendo vedada a aplicação em títulos públicos, exceto os títulos públicos federais.

§6º Além das contribuições previstas no caput, o Município ficará responsável pela amortização relativa ao tempo de serviço passado, mediante recolhimento de contribuição suplementar, na forma estabelecida em Nota Técnica Atuarial.

§7º O não-recolhimento em até 5 (cinco) dias úteis da contribuição previdenciária que trata este artigo, bem como o não repasse dos valores retidos dos segurados, em folha de pagamento, pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo e Poder Legislativo, autorizará a automática compensação, pelo Tesouro Municipal dos valores correspondentes no mês subseqüente.

Art. 7º - Os recursos destinados e que componham os FUNDOS DE NATUREZA PREVIDENCIÁRIA, não comporão, em hipótese alguma, o patrimônio geral do MANAUSPREV, devendo ser contabilizados à parte. Art. 8º - O patrimônio do MANAUSPREV, em hipótese alguma, poderá ter aplicação diversa da estabelecida em seu Estatuto. TÍTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 9º – A estrutura organizacional do MANAUSPREV compreende: I - Órgãos Estatutários:

a) Conselho Municipal de Previdência - CMP, como órgão superior de

gerenciamento, normatização e deliberação, composto nos termos do art. 22 da Lei n.º 870/05;

b) Conselho Diretor, como órgão executivo, composto de: Diretor Presidente; Diretor de Administração e Finanças e Diretor de Previdência, de acordo com o art. 81 da Lei n.º 870/05.

c) Conselho Fiscal, órgão superior de fiscalização colegiada, cuja composição encontra-se prevista no art. 86 da Lei n.º 870/05 ;

II - Nível de Assessoramento:

a) Comitê de Investimento; b) Assessoria Jurídica;

Page 5: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 5 / 27

c) Assessoria Técnica; d) Assessoria de Comunicação Social; e) Chefia de Gabinete f) Secretaria Executiva; g) Auditoria Interna.

III - Nível de Execução:

a) Diretoria de Administração e Finanças:

• Gerência de Administração e Finanças 1. Setor de Recursos Humanos; 2. Setor de Orçamento e Contabilidade; 3. Setor Financeiro; 4. Setor de Administração Geral.

b) Diretoria de Previdência:

• Gerência de Previdência 1. Setor de Cadastro; 2. Setor de Manutenção de Benefícios; 3. Setor de Atendimento.

Parágrafo único – A representação gráfica desta estrutura é apresentada no organograma anexo a este Regimento. TÍTULO IV DO CAMPO FUNCIONAL CAPÍTULO I DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS: Seção I DO CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA: Subseção I Da Composição do CMP: Art. 10 - O Conselho Municipal de Previdência – CMP, órgão superior de deliberação colegiada, será composto por representantes nomeados pelo Prefeito, com mandato de dois anos, admitida recondução, com participação remunerada em conformidade com ato do Prefeito Municipal de Manaus, sendo:

Page 6: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 6 / 27

I – 2 (dois) representantes do Poder Executivo; II – 1 (um) representante do Poder Legislativo; III – 2 (dois) representantes dos servidores ativos; e IV – 1 (um) representante dos inativos e pensionistas.

§1° Cada membro terá um suplente com igual período de mandato do titular,

também admitida uma recondução. §2° Os membros do CMP e respectivos suplentes serão escolhidos da

seguinte forma:

I - O Presidente, que será um dos representantes do Poder Executivo, terá o voto de qualidade e será o Diretor Presidente do MANAUSPREV; II - Os representantes do Executivo e do Legislativo serão indicados pelos respectivos poderes; III - Os representantes dos servidores ativos e dos inativos e pensionistas serão indicados pelos sindicatos ou associações correspondentes, inexistindo estes, pelo Chefe do Poder Executivo Municipal; IV – O Suplente do Presidente do CMP será o Diretor de Administração e Finanças do MANAUSPREV; V - O Presidente do CMP terá participação honorífica.

Subseção II Do Funcionamento do CMP

Art. 11 - O Conselho Municipal de Previdência reunir-se-á, com a presença da maioria absoluta dos Conselheiros, ordinariamente, em sessões bimestrais e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou por pelo menos três de seus membros, com antecedência mínima de cinco dias.

§ 1º. As decisões do CMP serão tomadas por maioria simples, exigido o quorum de quatro membros.

§ 2º. O Presidente do Conselho tem voz e voto nas reuniões, sendo responsável por proferir o voto de desempate, conforme inciso I, § 2º, do artigo 22 da Lei n.º 870/05.

Art. 12 - Os membros do Conselho Municipal de Previdência tomarão posse em solenidade presidida pelo Secretário Municipal de Administração e Planejamento ou por quem o suceder. Parágrafo Único – O mandato dos Conselheiros e Suplentes escolhidos na forma do art. 10 será de 02(dois) anos, admitida recondução. Art. 13 - Incumbirá ao órgão gestor do RPPS proporcionar ao CMP os meios necessários ao exercício de suas competências.

Page 7: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 7 / 27

Subseção III Da Competência do CMP

Art. 14 - Ao Conselho Municipal de Previdência do MANAUSPREV compete velar pelos seus compromissos, diretrizes e objetivos, buscando, de forma constante e permanente, que a Instituição se comprometa com a garantia do nível de excelência e de qualidade no encaminhamento, solução e execução das matérias levadas a seu exame ou que lhe são pertinentes, buscando assegurar, em suas decisões, opiniões, votos e atos, a efetividade, o êxito e a garantia de perenidade do MANAUSPREV e, nos termos da Lei n° 870/05, especificamente:

I - aprovar:

a) O Regimento Interno do MANAUSPREV; b) As Diretrizes Gerais de atuação da Instituição; c) O Contrato de Gestão e suas alterações; d) A Nota Técnica Atuarial e a Regulamentação dos Planos de Benefícios

Previdenciários, de Custeio, e de Aplicações e Investimentos; e) O Orçamento anual e o plurianual; f) O Plano de Contas; g) As Normas de Administração e o Plano de Cargos e Salários do Pessoal

do MANAUSPREV; h) O Regulamento de Compras e Contratações, em todas as suas

modalidades; i) O valor da remuneração dos Diretores, que não poderá ser superior aos

praticados pelo mercado brasileiro dos Fundos de Pensão; j) O Parecer Atuarial do exercício, do qual constará, obrigatoriamente,

análise conclusiva sobre a capacidade dos Planos de Custeio para dar cobertura aos Planos de Benefícios Previdenciários;

l) O Relatório Anual do Conselho Diretor; m) Os balancetes mensais, bem como o Balanço, as Contas Anuais da

Instituição, e demais documentos contábeis e financeiros exigidos pela legislação nacional aplicável à previdência funcional;

II - autorizar a aceitação de bens oferecidos pelo Município, a título de dotação patrimonial, nos termos do art. 96 e seus parágrafos, da Lei n°. 870/05; III - autorizar a aquisição, alienação ou oneração de bens imóveis, bem como a aceitação de doações com encargo; IV - manifestar-se, pela maioria absoluta de seus membros, sobre a proposta de alteração deste Regimento ou Estatuto; V - pronunciar-se sobre qualquer outro assunto de interesse do MANAUSPREV, e que lhe seja submetido pelo Secretário Municipal de Administração e Planejamento ou quem o suceder, pelo Diretor-Presidente ou pelo Conselho Fiscal; VI - praticar os demais atos atribuídos pela Lei n° 870/05.

Page 8: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 8 / 27

§1º. O Diretor-Presidente encaminhará ao Conselho Municipal de Previdência, para deliberação, as matérias objeto dos incisos I a III deste artigo.

§2º. A iniciativa de proposições sobre os demais assuntos de competência do Conselho caberá a qualquer de seus membros e ao Conselho Diretor.

Art. 15 - O Conselho Municipal de Previdência tomará conhecimento dos atos praticados pelo Conselho Diretor, através dos relatórios mensais e por exposições feitas pelo Diretor-Presidente, em cada reunião.

Art. 16 - O Conselho Municipal de Previdência poderá determinar, a qualquer tempo, a realização de inspeções, auditorias ou tomadas de contas, podendo, para tanto, utilizar peritos ou auditores independentes, se for o caso. Art. 17 - O Conselho Municipal de Previdência encaminhará ao Secretário Municipal de Administração e Planejamento ou quem o suceder, juntamente com sua deliberação, até o dia 1° (primeiro) de março do ano subseqüente ao exercício considerado, os seguintes documentos:

a) O Relatório das Atividades do MANAUSPREV; b) As Contas Anuais da Instituição; c) Os demais documentos contábeis e financeiros exigidos pela legislação

nacional aplicável à previdência funcional; d) E os pareceres da Consultoria Atuarial, da Auditoria Externa

Independente e do Conselho Fiscal.

Art. 18 - O Conselho Municipal de Previdência poderá convocar, para participar de suas reuniões, dirigente, técnico ou especialista, integrante ou não do quadro de pessoal do MANAUSPREV, a fim de prestar esclarecimentos ou assessoramento.

Seção II DA AUDITORIA INTERNA :

Art. 19 - O Conselho Municipal de Previdência contará com uma Auditoria Interna, com a finalidade de acompanhar, fiscalizar e avaliar a gestão administrativa, financeira, contábil, patrimonial, orçamentária, de recursos humanos e previdenciários da Instituição, formulando as sugestões pertinentes.

§ 1º. No desempenho de suas funções a Auditoria poderá examinar livros e

documentos. § 2º. A Auditoria deverá comunicar de imediato, ao Conselho Municipal de

Previdência as irregularidades que apurar.

Art. 20 - A Auditoria será coordenada por um Auditor aprovado pelo Conselho Municipal de Previdência, tendo como competência: I - Realizar auditorias preventivas obedecendo aos programas previamente elaborados;

Page 9: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 9 / 27

II - Elaborar relatórios de auditoria realizados durante o exercício financeiro assinalando as eventuais falhas encontradas, apontando suas soluções, para fornecer aos dirigentes subsídios necessários à tomada de decisões; III - Examinar os atos de gestão com base nos registros contábeis e na documentação comprobatória das operações, com o objetivo de verificar a exatidão, a regularidade das contas e comprovar a eficiência e a efetividade na aplicação dos recursos disponíveis; IV - Examinar os processos de aposentadorias e pensões concedidas de forma a verificar a sua regularidade; V - Examinar a concessão dos demais benefícios de forma a verificar a sua regularidade; VI - Acompanhar a execução orçamentária, financeira e patrimonial; VII - Acompanhar a observância das leis às quais o MANAUSPREV está sujeito; VIII - Verificar o cumprimento das diretrizes, normas e orientações emanadas pelos órgãos internos competentes no âmbito da Instituição; IX - Verificar e opinar sobre as contas dos responsáveis pela aplicação, utilização ou guarda de bens e valores e de todo aquele que der causa a perda, subtração ou dano de valores, bens e materiais de propriedade da Instituição; X - Verificar a consistência e a segurança dos instrumentos de controle, guarda e conservação dos bens e valores da Instituição ou daqueles pelos quais seja responsável; XI - Examinar as licitações relativas à aquisição de bens, contratações de prestação de serviços, realização de obras e alienações, no âmbito da Instituição; XII - Analisar e avaliar os procedimentos contábeis, financeiros e operacionais com o objetivo de opinar sobre a qualidade e fidelidade das informações prestadas; XIII - Analisar e avaliar os controles adotados com vistas a garantir a eficiência e eficácia dos mesmos; XIV - Analisar os Balanços e emitir o Certificado de Auditoria no encerramento do exercício financeiro; XV - Elaborar propostas visando o aperfeiçoamento das normas e procedimentos de auditoria e controles adotados com o objetivo de melhor avaliar o desempenho das unidades auditadas; XVI - Prestar assessoramento técnico aos Órgãos e Unidades Administrativas da Instituição; XVII - Apresentar sugestões e colaborar na sistematização, padronização e simplificação de normas e procedimentos operacionais de interesse comum da Instituição. Seção III DO CONSELHO FISCAL:

Art. 21 – O Conselho Fiscal será composto por membros de qualificação superior, com mandato de 2 (dois) anos, admitida uma única recondução, com participação remunerada em conformidade com ato do Prefeito Municipal de Manaus, sendo:

I – Um representante do Poder Executivo; II – Um representante do Poder Legislativo;

Page 10: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 10 / 27

III – Um representante dos servidores segurados ativos; IV – Um representante dos inativos e pensionistas

§ 1º. Cada membro terá um suplente com igual período de mandato do titular, também admitida uma recondução § 2º. O Conselho Fiscal reunir-se-á, ordinariamente, em sessões bimestrais, com a presença da maioria absoluta dos Conselheiros e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou por pelo menos três de seus membros, com antecedência mínima de cinco dias. § 3º. As decisões do Conselho Fiscal serão tomadas por maioria absoluta dos presentes, exigido o quorum de quatro membros. § 4º. Aplica-se aos membros do Conselho Fiscal o disposto no art. 11 e 12.

Art. 22 - É da competência do Conselho Fiscal:

I - Emitir parecer prévio sobre os balancetes mensais, o Balanço e as Contas Anuais da Instituição, assim como sobre os demais documentos contábeis e financeiros exigidos pela legislação nacional aplicável à previdência funcional, encaminhando-os ao Conselho Municipal de Previdência, para deliberação; II - Opinar sobre assuntos de natureza econômico-financeira e contábil que lhes sejam submetidos pelo Conselho Municipal de Previdência ou pelo Diretor-Presidente do MANAUSPREV; III - Emitir pareceres prévios a respeito do Plano de Cargos e Salários, e sobre a regularidade das operações previstas no art. 14, inciso I, alínea “d,e,f,m” e incisos II e III; IV - Comunicar ao Conselho Municipal de Previdência os fatos relevantes que apurar no exercício de suas atribuições.

Parágrafo único. No desempenho de suas funções, o Conselho Fiscal poderá examinar livros e documentos, bem como, se eventualmente necessário, indicar, justificadamente, a contratação de perito e/ou auditor independente.

Seção IV DO CONSELHO DIRETOR:

Art. 23 - O Conselho Diretor do MANAUSPREV tem a seguinte composição:

I - Diretor-Presidente; II - Diretor de Administração e Finanças; III - Diretor de Previdência;

§ 1º. Os Diretores do MANAUSPREV contarão com assistentes técnicos,

profissionais de carreira, responsáveis pela promoção do apoio técnico direto e imediato em atividades relacionadas com os assuntos pertinentes e o objetivo da Instituição.

Page 11: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 11 / 27

§ 2º. Além do apoio técnico de que trata o parágrafo anterior, o Diretor de Previdência contará com Atuário, incumbido de executar, acompanhar, orientar e avaliar a eficácia dos Planos de Benefícios Previdenciários e aspectos atuariais e de custeio, sugerindo o que for adequado.

Art. 24 - Os membros do Conselho Diretor do MANAUSPREV serão designados pelo Prefeito Municipal, dentre profissionais com formação superior em nível de pós-graduação, com experiência mínima de 2 (dois) anos em gestão previdenciária. Parágrafo único - Não pode ser designado para a função de Diretor, profissional que tenha parentesco, natural ou afim, até o terceiro grau inclusive, com membros dos Conselhos Municipal de Previdência e Fiscal.

Art. 25 - O Conselho Diretor funcionará, colegiadamente, para: I - Propor, para fins de aprovação do CMP:

a) As diretrizes gerais do RPPS; b) Proposta Orçamentária do RPPS; c) Estrutura administrativa, financeira e técnica do RPPS; d) Relatório anual.

II - Aprovar, para fins de encaminhamento e deliberação do CMP: a) Parecer atuarial do exercício; b) As proposições de bens oferecidos pelo Município; c) As proposições de aquisição, alienação ou oneração de bens imóveis,

bem como a aceitação de doações com encargos.

III - Acompanhar e controlar: a) A execução dos Planos de Benefícios e do respectivo Plano de Custeio

Atuarial, com base nas normas de gestão previdenciária; b) O plano de aplicações e investimentos.

IV - Pronunciar-se sobre qualquer outro assunto de interesse do MANAUSPREV, e que lhe seja submetido pelo Secretário Municipal de Administração e Planejamento, ou quem o suceder e pelo Diretor-Presidente; V - Tratar, mediante proposição de qualquer um de seus membros, de assuntos de interesse das Diretorias; VI - Deliberar sobre matérias previstas como de sua competência em Lei, no Estatuto e no Regimento Interno da Instituição. Parágrafo único. As reuniões do Conselho Diretor ocorrerão a cada dez dias ou quando necessário.

Page 12: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 12 / 27

Seção V Das Disposições comuns aos Órgãos Estatutários Art. 26 - Os Presidentes do Conselho Municipal de Previdência, do Conselho Fiscal e os Conselheiros respectivos serão designados pelo Prefeito Municipal, para exercício por um período de 2 (dois) anos, atendido o disposto no Estatuto, podendo ser reconduzidos na forma da Lei n.º 870/05.

§ 1º. O mandato dos Diretores, bem como dos Presidentes de Conselho e dos Conselheiros de escolha do Prefeito Municipal, e dos respectivos suplentes, cessará, antes do prazo estabelecido neste artigo, com o término do mandato do Prefeito que procedeu à respectiva designação.

§ 2º. Quando for requisito de investidura, como Diretor ou Conselheiro, a condição de segurado inscrito no MANAUSPREV, a perda da mesma acarretará a extinção do mandato.

§ 3º. Em qualquer hipótese, o Diretor, Presidente de Conselho ou Conselheiro permanecerá no exercício da função, até que seus sucessores assumam.

§ 4º. Os Diretores, Presidentes de Conselho e Conselheiros serão civil e criminalmente, de forma pessoal e solidária, responsáveis pelos atos lesivos que praticarem, com dolo, desídia ou fraude, aplicando-se-lhes o disposto no art. 8º. da Lei Federal nº. 9. 717, de 27 de novembro de 1998.

§ 5º. Salvo nas hipóteses referidas no parágrafo anterior, os Diretores, Presidente de Conselho e Conselheiros não respondem pelas obrigações da Instituição.

§ 6º. A participação no Conselho Municipal de Previdência no Conselho Fiscal será remunerada, em conformidade com ato do Prefeito Municipal de Manaus. Art. 27 - É vedado aos membros dos Conselhos efetuar negócios, de qualquer natureza, direta ou indiretamente relacionados com o MANAUSPREV, não sendo considerada, como tal, a inscrição no Sistema de Seguridade Funcional.

Art. 28 - Os Conselhos Municipal de Previdência, Fiscal e Diretor, contarão com a Chefia de Gabinete, como unidade administrativa de apoio.

Art. 29 - O Diretor-Presidente poderá indicar dentre os demais Diretores, aquele que irá substituí-lo, em suas ausências e impedimentos, na Presidência do Conselho Diretor. Parágrafo único – O Diretor-Presidente poderá indicar dentre os demais Diretores, aquele que irá substituir o Diretor que estiver ausente ou impedido.

Art. 30 - Ocorrendo vacância definitiva do cargo de um membro do Conselho Diretor, o Prefeito designará um substituto que, uma vez nomeado, exercerá o mandato pelo prazo remanescente. Parágrafo único – O Diretor permanecerá no exercício da função até que seu sucessor assuma. Art. 31 - Os membros do Conselho Diretor não poderão se afastar do exercício dos respectivos cargos, sem causa justificada, por mais de 30 (trinta) dias.

Page 13: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 13 / 27

Parágrafo único - As férias serão concedidas a seus membros pelo respectivo Conselho.

Art. 32 - O valor da remuneração dos Diretores, membros do Conselho Diretor, não poderá ser superior aos praticados pelo mercado brasileiro dos fundos de pensão e serão fixados através do Plano de Cargos e Salários do MANAUSPREV. CAPÍTULO II DO NÍVEL DE DIREÇÃO SUPERIOR SEÇÃO I DO DIRETOR-PRESIDENTE Art. 33 - Ao Diretor-Presidente compete, especialmente: I - Representar o MANAUSPREV; II - Coordenar as Diretorias da Instituição, presidindo as reuniões do Conselho Diretor, nas quais tem voz e voto, inclusive de desempate; III - Elaborar o projeto de Orçamento Anual e Plurianual do MANAUSPREV; IV - Autorizar, conjuntamente com o Diretor de Administração e Finanças, as aplicações e investimentos efetuados com os recursos dos FUNDOS DE PREVIDÊNCIA, FINANCEIRO, bem como os do PATRIMÔNIO GERAL do MANAUSPREV, atendido o disposto no art. 83, e seus incisos, da Lei n° 870/05, e o Plano de Aplicações e Investimentos; V - Celebrar, em nome do MANAUSPREV, o Contrato de Gestão e suas alterações, e as contratações em todas as suas modalidades, inclusive as de prestação de serviços por terceiros, convênios, acordos, ajustes, protocolos, atos formadores de parcerias e criadores de consórcios, desde que previamente aprovados pelo Conselho Diretor os respectivos textos; VI - Praticar, conjuntamente com o Diretor de Administração e Finanças, os atos relativos a admissão, dispensa, promoção, licenciamento e punição de pessoal, bem como o de pedido de cessão de terceiros ao MANAUSPREV; VII - Praticar, conjuntamente com o Diretor de Previdência, os atos relativos à concessão e à cassação dos benefícios previdenciários; VIII - Encaminhar, após manifestação do Conselho Diretor, o Relatório, o Balanço e as Contas Anuais da Instituição, bem como os demais documentos contábeis e financeiros exigidos pela legislação nacional aplicável à previdência funcional, para deliberação do Conselho Municipal de Previdência, acompanhados dos pareceres do Conselho Fiscal, da Consultoria Atuarial e da Auditoria Externa Independente; IX - Supervisionar e avaliar as atividades da Instituição; X - Promover a articulação do MANAUSPREV com órgãos e instituições, públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais, com vistas à dinamização, modernização e aprimoramento dos serviços da Instituição; XI - Cumprir e fazer cumprir o Estatuto e o Regimento Interno do MANAUSPREV, colhendo subsídios para as alterações que se tornarem necessárias;

Page 14: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 14 / 27

XII - exercer as atribuições previstas no § 1º. do art. 15 e em outros dispositivos do Estatuto e na Lei n° 870/05; XIII - Propor para aprovação do Conselho Municipal de Previdência, após ouvido o Conselho Diretor, os Planos de Benefícios, Custeio, de Aplicações e Investimentos e os Planos Anuais e Plurianuais; XIV - Exercer a coordenação dos processos de negociação e de formação de parceria ou consórcio e para o estabelecimento de contrato, convênio, acordo, ajuste e protocolo, com a finalidade de incorporar elementos facilitadores para a consecução da missão, dos compromissos e dos objetivos da Instituição; XV - Praticar os demais atos atribuídos pela Lei n° 870/05 pelo Estatuto e pelo Regimento Interno, como de sua competência; XVI - Exercer competência residual, quando inexistir atribuição específica de órgão da estrutura estatutária da Instituição, e competência implícita quanto aos atos inerentes às suas atribuições. XVII - Presidir as reuniões de Análise Crítica juntamente com Comitê de Qualidade do MANAUSPREV para avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade com base nos objetivos, metas e indicadores de desempenho. SEÇÃO II DO ASSESSORAMENTO TÉCNICO: Subseção I DA ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Art. 34 - Compete à Assessoria de Planejamento: I - A assistência abrangente ao Diretor-Presidente; II - O apoio administrativo às unidades de assessoramento ao Diretor-Presidente e demais setores da Instituição; III - O assessoramento técnico abrangente ao Diretor-Presidente, sob a forma de estudos, pesquisas, pareceres técnico-administrativos, consolidação das informações a nível global, dentre outros; IV - Elaborar, acompanhar e atualizar o Plano Plurianual de acordo com as premissas definidas pela Presidência; V - Coordenar o processo de planejamento estratégico da Instituição orientando os demais órgãos na formulação dos Planos; VI - Elaborar o Relatório Anual retratando as atividades mais relevantes, por área de atuação, no exercício; VII - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas. VIII - O desempenho de outras atividades correlatas.

Page 15: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 15 / 27

Subseção II DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Art. 35 - Compete à Assessoria de Comunicação Social: I - A assistência abrangente ao Diretor-Presidente, incluindo a coordenação da agenda e relações públicas; II - O apoio administrativo às unidades de assessoramento ao Diretor-Presidente e demais setores da Instituição; III - O assessoramento técnico abrangente ao Diretor-Presidente, sob a forma de estudos, pesquisas, pareceres técnico-administrativos, consolidação das informações a nível global, dentre outros; IV - O planejamento, a organização e a execução de programas de conferências, palestras, seminários, exposições, congressos e mesas-redondas sobre assuntos de interesse da Instituição; V - O assessoramento em solenidades e eventos em que o Diretor-Presidente venha a participar; VI - A organização e o acompanhamento de entrevistas dos dirigentes; VII - A divulgação interna e externa aos servidores e usuários dos serviços prestados pelo MANAUSPREV, sobre as políticas adotadas pela Instituição; VIII - A elaboração e a manutenção de sistema de divulgação do funcionamento do MANAUSPREV, em forma de slides, filmes, intranet e internet, etc; IX - A redação de comentários, correspondências, esclarecimentos, artigos, notas e reportagens sobre as atividades da Instituição; X - A análise e a padronização de publicações a serem expedidas, inclusive aos usuários da Instituição; XI - A organização e a manutenção do arquivo de correspondências e notícias; XII - O relacionamento com a mídia; XIII - Pesquisar diariamente os assuntos publicados nos Diários Oficiais, bem como nos demais meios de comunicação, concernentes às atividades da Instituição; XIV - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas. XIV - O desempenho de outras atividades correlatas. Subseção III DA ASSESSORIA DE O & M Art. 36 - Compete à Assessoria de Organização e Métodos: I - A assistência abrangente ao Diretor-Presidente; II - O apoio administrativo às unidades de assessoramento ao Diretor-Presidente e demais setores da Instituição; III - O assessoramento técnico abrangente ao Diretor-Presidente, sob a forma de estudos, pesquisas, pareceres técnico-administrativos, consolidação das informações a nível global, dentre outros;

Page 16: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 16 / 27

IV - A articulação com as demais Diretorias, com vistas à normatização dos sistemas, métodos e procedimentos administrativos a serem adotados pela Instituição; V - Elaborar e atualizar de forma sistemática os instrumentos normativos e layouts da instituição de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas; VI - Rever constantemente as rotinas das atividades desenvolvidas para alterações e implementações visando maior agilidade e segurança nos processos; VII - Monitorar o processo de comunicação visual e ambientação da Instituição, dando homogeneidade visual em todas as possibilidades de aplicação; VIII - Controlar a emissão, revisão, identificação, distribuição, implantação e controle dos documentos do Sistema da Gestão de Qualidade; IX - O desempenho de outras atividades correlatas. Subseção IV DA ASSESSORIA DE INFORMÁTICA: Art. 37 - Compete à Assessoria de Informática: I - A assistência abrangente ao Diretor-Presidente; II - O apoio técnico às unidades de assessoramento ao Diretor-Presidente e demais setores da Instituição; III - O assessoramento técnico abrangente ao Diretor-Presidente, sob a forma de estudos, pesquisas, pareceres técnicos, consolidação das informações a nível global, dentre outros; IV - A elaboração das diretrizes e ações relacionadas com a informatização dos processos, análise dos negócios, organização das informações, gestão de contratos e recursos de informática, bem como pela normatização das políticas de informática; V - A liberação de acesso aos usuários dos sistemas; VI - As recomendações quanto aos equipamentos e programas a serem utilizados na Instituição; VII - O levantamento das necessidades de negócios, análise, organização, modelagem e customização dos dados, utilizando recursos computacionais; VIII - A viabilização e a manutenção do ambiente operacional, prestando atendimento e orientação técnica a clientes (internos / externos) e corpo técnico, bem como a implementação da infra-estrutura, especificação e manutenção do parque computacional e da padronização de software; IX - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas. X - Zelar pela segurança dos dados de todos os programas, softwares, bem como da documentação eletrônica do SGQ do MANAUSPREV. XI - O desempenho de outras atividades correlatas.

Page 17: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 17 / 27

Subseção V DA ASSESSORIA JURÍDICA: Art. 38 - Compete à Assessoria Jurídica: I- A coordenação de trabalhos jurídicos; II - A elaboração de estudos e pareceres jurídicos sobre matéria de natureza jurídica em geral; III - A proposição e acompanhamento de processos jurídicos em qualquer órgão ou esfera que se fizer necessário; IV - A elaboração de minutas de contratos, convênios, escrituras e demais documentos de cunho legal; V - A emissão de pareceres relativos aos contratos, convênios e outros documentos de cunho legal; VI - O assessoramento jurídico às diversas áreas da Instituição acerca de matérias afetas à sua competência; VII - A emissão de pareceres conclusivos acerca dos pedidos de concessão de benefícios, isenções de contribuição previdenciária e inscrição/instituição de segurados, dependentes e pensionistas; VIII - A emissão de pareceres acerca de benefícios previdenciários; IX - A análise de pedidos de revisão de proventos e de pensões; X - A representação da Instituição em Juízo; XI - A promoção de acordos judiciais; XII - O acompanhamento do cumprimento de ordem judicial; XIII - A proposição de ações e recursos cabíveis nos diversos segmentos relacionados à Instituição; XIV - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas. XV - O desempenho de outras atividades correlatas. Subseção VI DA CHEFIA DE GABINETE Art. 39 - Compete à Chefia de Gabinete: I - Organizar as reuniões dos Conselhos, elaborar as atas e quaisquer outros documentos relacionados às reuniões dos respectivos Conselhos; II - Recepcionar, preparar e expedir correspondências Institucionais e manter o arquivo oficial do Conselho; III - Acompanhar a execução das deliberações da Presidência e Conselhos, de acordo com cada setor responsável pelo cumprimento; IV - Elaborar as resenhas de documentos oficiais para posterior publicação na imprensa oficial; V - Ordenar, organizar e processar as sugestões de pautas de reuniões dos respectivos Conselhos; VI - Realizar a manutenção regular do trâmite de documentos entre os Conselhos do MANAUSPREV;

Page 18: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 18 / 27

VII - Viabilizar e fornecer esclarecimentos aos Conselheiros sobre as atividades dos respectivos Conselhos; VIII - Realizar e manter as estatísticas relativas às reuniões e decisões dos Conselhos de Administração, Fiscal e Diretor, elaborando relatórios periódicos a respeito; IX - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas. X - Desempenhar outras atividades correlatas ao cargo. Subseção VII DA SECRETARIA EXECUTIVA: Art. 40 - A Secretaria Executiva, subordinada ao Diretor Presidente e supervisionada pelas Diretorias do MANAUSPREV, funcionará como unidade de apoio aos Conselhos de Previdência, Fiscal e Diretor e será coordenada por um assessor do Diretor Presidente, cabendo-lhe, especificamente: I - Auxiliar nas reuniões realizadas pela Diretoria, executando todas as providências necessárias; II - Recepcionar, preparar, expedir correspondências institucionais e manter arquivo oficial da Presidência, Diretorias e Conselhos; III - Assessorar a Presidência e Conselhos na elaboração de agenda e demais atividades inerentes ao secretariado; IV - Protocolar, expedir e receber correspondências e outros documentos de interesse da Instituição; VI - Elaborar minutas de despacho, correspondências em geral e outros documentos; VII - Arquivar documentos em geral, classificando-os em ordem alfabética, cronológica ou outra forma, efetuando controle sistemático dos mesmos; VIII - Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas; IX - Desempenhar outras atividades correlatas. CAPÍTULO V DO NÍVEL DE EXECUÇÃO: SEÇÃO I DO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Art. 41 -. Ao Diretor de Administração e Finanças competem as matérias concernentes aos recursos humanos e aos serviços gerais e de informática, inclusive quando prestados por terceiros, e em especial:

Page 19: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 19 / 27

I - A administração de pessoal, incluídas as ações relacionadas com a qualificação técnica do mesmo, atendido o disposto no art. 28, VI do Estatuto; II - A aquisição de material e a contratação de serviços, respeitado o disposto no art. 28, V do Estatuto; III - Os serviços de segurança, conservação e manutenção, zeladoria, reprografia, transportes e outras áreas afins aos serviços gerais; IV - A conservação, guarda e manipulação do acervo documental e bibliográfico da Instituição. Art. 42 - Ao Diretor de Administração e Finanças cabem as ações de gestão orçamentária, de planejamento financeiro, os recebimentos e pagamentos, os assuntos relativos à área contábil e, respeitado o estatuído pelo art. 28, IV, as aplicações e investimentos, e a gerência dos bens pertencentes ao MANAUSPREV, velando por sua integridade, e especialmente no tocante:

I - Aos serviços de tesouraria; II - À negociação de recursos que possam ser fornecidos por terceiros, nas áreas de interesse da Instituição. Parágrafo único – Integrará a Diretoria de Administração e Finanças uma Gerência de Administração e Finanças. Subseção I DA GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Art. 43 - A Gerência de Administração e Finanças coordenará e supervisionará todas as atividades inerentes a área Financeira, Contábil, Orçamentária, Administrativa e Patrimonial, desempenhando as funções de execução através dos seguintes setores e suas respectivas competências: I - Do Setor de Recursos Humanos:

a) O recrutamento e a seleção de recursos humanos para a Instituição; b) A administração de cargos e salários; c) A avaliação de desempenho, o treinamento e o desenvolvimento de

recursos humanos; d) A elaboração e a manutenção de folha de pagamento do pessoal da

Instituição; e) O registro e a movimentação de pessoal; f) A manutenção e implantação dos dados cadastrais, funcionais e

financeiros dos empregados do MANAUSPREV; g) O controle do pessoal colocado à disposição do MANAUSPREV; h) O acompanhamento e o controle do quadro de pessoal da Instituição; i) O controle de freqüência dos empregados da Instituição e do pessoal

colocado à disposição do MANAUSPREV; j) A elaboração e o controle da documentação e dos encargos trabalhistas; l) O controle e a distribuição dos benefícios concedidos pela Instituição;

Page 20: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 20 / 27

m) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas;

n) O desempenho de outras atividades correlatas.

II - Do Setor de Orçamento e Contabilidade:

a) A execução e o acompanhamento do Orçamento Anual e Plurianual da Instituição;

b) A execução dos registros e controles contábeis; c) A manutenção dos sistemas de informações contábeis e orçamentárias; d) O processamento das despesas e das receitas da Instituição, de acordo

com as normas e legislação vigente; e) A orientação técnica e normativa às demais unidades da Instituição em

matéria de natureza contábil e orçamentária; f) A elaboração de relatórios da posição orçamentário da Instituição; g) A execução da contabilidade do MANAUSPREV; h) A elaboração da prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado,

bem como o fornecimento de informações aos demais órgãos fiscalizadores;

i) Elaboração de demonstrativos contábeis para MPS; j) Elaboração de demonstrativos para atendimento da Lei de

Responsabilidade Fiscal; k) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da

Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas; l) O desempenho de outras atividades correlatas.

III - Do Setor Financeiro:

a) A execução do pagamento dos compromissos financeiros da Instituição,

bem como o controle da arrecadação; b) O acompanhamento e a execução dos procedimentos necessários ao

recebimento dos repasses necessários por parte da Prefeitura de Manaus - Poder Executivo e Câmara Municipal de Manaus – Poder Legislativo;

c) A execução dos procedimentos necessários ao pagamento dos aposentados e pensionistas de responsabilidade da Instituição;

d) A execução dos procedimentos necessários ao pagamento das consignatárias da Instituição, inclusive as decisões e sentenças judiciais;

e) A manutenção dos sistemas de informações financeiras; f) A orientação técnica e normativa às demais unidades da Instituição em

matéria de natureza financeira; g) O controle dos convênios e contratos que envolvam recursos financeiros

da Instituição; i) A efetivação de pagamentos, depósitos bancários e recebimentos de

valores; j) O controle de saldos bancários e disponibilidades; k) A emissão de cheques, recibos e ordens de pagamentos; l) A liquidação das operações de investimentos; m) A elaboração de conciliação bancária;

Page 21: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 21 / 27

n) A manutenção de cadastro de instituições financeiras e afins; o) O controle dos contratos de prestação de serviços no que se refere aos

pagamentos; p) O controle e o acompanhamento dos investimentos; q) A elaboração e a manutenção de um calendário de vencimentos dos

investimentos; r) O acompanhamento e a informação à tesouraria para recebimentos dos

direitos (juros, dividendos, amortizações, juros de capital, prêmios, etc); s) A elaboração de relatórios com a rentabilidade global e analítica dos

investimentos; t) A elaboração de relatório financeiro; u) A manutenção da carteira de ações avaliadas pelo preço médio do último

pregão do mês; v) O acompanhamento dos valores diários das cotas dos fundos de

investimentos financeiros; w) As informações e o fornecimento dos documentos necessários às

instituições financeiras para cadastro; x) A elaboração e o controle de contratos de administração de carteiras; y) A elaboração e o controle de outros contratos pertinentes à área de

investimentos; z) O controle e as providências quanto às remessas e retiradas de

numerários junto às administradoras de recursos; aa) As providências e o acompanhamento quanto à custódia de títulos; ab) A operacionalização das liquidações físicas e financeiras dos

investimentos; ac) O acompanhamento da legislação financeira, tributária e de

investimentos; ad) O acompanhamento permanente da evolução da conjuntura econômica

do país e dos mercados financeiros e de capitais; ae) A identificação, o estudo e a apresentação de alternativas de

investimentos; af) A execução das operações relativas aos investimentos, decididas pelo

Comitê de Investimentos, Conselho Diretor ou Presidente em conjunto com o Diretor de Administração e Finanças, observando os aspectos legais e, visando rentabilidade, economicidade, segurança e liquidez ;

ag) As análises e os controles das operações de títulos, valores mobiliários e demais investimentos;

ah) O acompanhamento dos pregões diários das bolsas de valores; ai) A elaboração de relatórios periódicos dos investimentos, comparando

com as taxas de mercado; aj) O acompanhamento da evolução das carteiras e fundos de investimentos,

próprios e administrados por terceiros; ak) A elaboração e a implementação de metodologia para gestão de risco; al) A definição sobre a manutenção de recursos financeiros disponíveis para

investimentos estratégicos; am) O acompanhamento, através de jornais e revistas especializadas, para

identificação das oportunidades de negócios; an) O acompanhamento diário das taxas de mercado;

Page 22: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 22 / 27

ao) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas;

ap) O desempenho de outras atividades correlatas.

IV - Do Setor de Administração Geral:

a) A conservação das instalações do MANAUSPREV, através de serviços próprios ou contratados;

b) A responsabilidade pela segurança dos imóveis da Instituição; c) A execução dos serviços e reparos de engenharia, elétricos e hidráulicos

nos imóveis da Instituição; d) O controle dos contratos de manutenção e locação de equipamentos de

reprografia junto às empresas contratadas; e) Abertura e o fechamento das dependências do MANAUSPREV, bem

como o controle de entrada e saída de visitantes e o encaminhamento às unidades solicitadas, após triagem e identificação;

f) O controle do cumprimento dos contratos de fornecimento de bens e serviços no âmbito da Instituição;

g) A supervisão da limpeza e a manutenção geral dos prédios onde funcionam a Instituição;

h) A execução dos serviços de telefonia e telecomunicação da Instituição; i) A guarda, o controle e o disciplinamento do uso dos veículos de

propriedade e/ou de uso da Instituição; j) A aquisição de materiais de consumo e permanente, de acordo com as

necessidades das unidades da Instituição; k) O recebimento e a conferência dos materiais de consumo e permanentes

adquiridos; l) A entrega do material requisitado pelas unidades da Instituição; m) A classificação, a codificação e o registro de patrimônio dos

equipamentos e materiais permanentes da Instituição; n) A manutenção de catálogo, registro de recebimento e saída dos materiais

do almoxarifado; o) A execução de inventários periódicos e anual, demonstrando o estoque

dos materiais existentes; p) O registro, o controle e o arquivo de processos ou documentos recebidos

e expedidos pela Instituição; q) O controle e a prestação de informação sobre a movimentação interna de

processos; r) A seleção e a execução da expedição e do envio de correspondências

relativas à Instituição; s) O registro e o controle dos bens móveis e imóveis vinculados aos Fundos

de Natureza Previdenciária do MANAUSPREV; t) A administração dos bens imóveis, incluindo locação e venda dos

mesmos bem como a manutenção e o controle de cada um; u) A manutenção e a guarda dos documentos comprobatórios do direito e

posse dos bens imóveis de propriedade do MANAUSPREV;

Page 23: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 23 / 27

v) O acompanhamento, o controle e as providências necessárias relativas à situação legal dos imóveis de propriedade da Instituição, incluindo o pagamento dos respectivos tributos;

w) A administração dos bens imóveis de propriedade da Instituição, desde sua aquisição até a venda dos mesmos;

x) O cumprimento dos parâmetros legais que regulam a compra e venda de imóveis;

y) A execução, o acompanhamento e o controle dos contratos de locação dos bens imóveis da Instituição;

z) A execução de reformas e ampliações em imóveis de propriedade da Instituição;

aa) A manutenção do controle e execução das providências necessárias quanto à documentação e situação legal dos imóveis, gerenciados pelo MANAUSPREV, relativamente a impostos e tributos;

ab) A avaliação de imóveis que venham a ser incorporados aos Fundos da Instituição;

ac) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas;

ad) O desempenho de outras atividades correlatas. SEÇÃO II DO DIRETOR DE PREVIDÊNCIA Art. 44 - Ao Diretor de Previdência competem as ações referentes à inscrição e ao cadastro de segurados ativos, inativos, dependentes e pensionistas; ao processamento das concessões de benefícios previdenciários e das respectivas folhas de pagamento; aos cálculos atuariais e ao acompanhamento e controle da execução dos Planos de Benefícios Previdenciários e do respectivo Plano de Custeio Atuarial, com atendimento do prescrito no art. 28, VII do Estatuto do MANAUSPREV; Parágrafo único – Integrará a Diretoria de Previdência uma Gerência de Previdência. Art .45 - Nos termos dispostos na Lei n° 870/05, e neste Regimento o Diretor de Previdência deverá acompanhar o cronograma de folha de pagamento do Município. Subseção I DA GERÊNCIA DE PREVIDÊNCIA Art. 46 - A Gerência de Previdência coordenará e supervisionará as ações referentes à inscrição e ao cadastro de segurados ativos, inativos, dependentes e pensionistas; ao processamento das concessões de benefícios previdenciários e das respectivas folhas de pagamento; aos cálculos atuariais e ao acompanhamento e controle da execução dos Planos de Benefícios Previdenciários e do respectivo

Page 24: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 24 / 27

Plano de Custeio Atuarial, desempenhando suas funções de execução através dos seguintes setores e suas respectivas competências: I - Do Setor de Cadastro:

a) O processamento da inscrição e consulta de informações cadastrais de

segurados ativos, inativos e pensionistas e seus dependentes; b) A instituição de dependentes para fins de benefícios previdenciários; c) A análise, implantação e manutenção de alterações de dados cadastrais

de segurados ativos, inativos e pensionistas e seus dependentes que impliquem na percepção ou cancelamento de benefícios previdenciários;

d) O processamento do recadastramento periódico de segurados e pensionistas;

e) A manutenção do controle individual das contribuições previdenciárias; f) O acompanhamento das alterações dos dados cadastrais para fins de

avaliações e relatórios atuariais; g) O gerenciamento e manutenção de consignações de segurados inativos e

pensionistas; h) O fornecimento de informações a servidores inativos e pensionistas às

seguradoras para fins de pagamento de prêmios e seguros; i) O processamento de interface permanente com o setor de Recursos

Humanos, da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento e demais secretarias municipais;

j) A análise, o cálculo, e a habilitação de benefícios previdenciários e respectivas revisões, bem como o fornecimento de informações solicitadas;

k) A avaliação e a expedição de parecer para inclusão ou cancelamento de dependentes inválidos;

l) A recepção de segurados ativos, inativos e seus dependentes no que se refere a atendimento social;

m) A orientação e atendimento social aos segurados e dependentes ; n) A realização de entrevistas sociais, visando fornecer subsídios à

manutenção correta de informações referentes aos segurados; o) A realização de visitas domiciliares, visando à complementação de

informações referentes aos beneficiários; p) A prestação de informações de caráter específico, relacionadas à

situação particular do segurado e seus dependentes, no âmbito do MANAUSPREV;

q) A recepção de segurados ativos, inativos, seus dependentes e pensionistas, bem como orientação aos mesmos sobre benefícios previdenciários, montagem e encaminhamento dos processos para protocolização;

r) A preparação, controle e encaminhamento para publicação, dos atos administrativos relativos à concessão e revisão dos benefícios previdenciários;

s) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas;

t) O desempenho de outras atividades correlatas.

Page 25: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 25 / 27

II - do Setor de Manutenção de Benefícios:

a) O processamento da implantação e manutenção dos benefícios previdenciários concedidos pelo MANAUSPREV ;

b) A implantação e controle das alterações nas folhas de pagamento dos servidores inativos e pensionistas;

c) A implantação e acompanhamento dos procedimentos determinados por decisões e sentenças judiciais;

d) A supervisão e controle dos pagamentos de contribuições de segurados em licença sem vencimentos;

e) O controle e acompanhamento dos valores relativos à folha de pagamento de benefícios, bem como a efetivação de conciliação bancária, decorrente de saldos apresentados na rede bancária;

f) O controle e efetivação de estornos contábeis decorrentes de pagamentos cancelados e devolvidos pelo Banco, por não saque;

g) O processamento da análise e liberação de pagamento de benefícios não efetivados;

h) O acompanhamento dos retornos bancários de créditos bloqueados e não sacados, para fins de aplicação financeira pela Gerência de Administração e Finanças;

i) A implantação e controle de isenção de imposto de renda a detentores de benefícios previdenciários, por motivo de invalidez, bem como a depuração de dados para fins de emissão da DIRF -Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, à Receita Federal;

j) A articulação com o sistema de pagamento dos servidores ativos do Município de Manaus, demais áreas da instituição e Secretarias do Município;

k) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas;

l) O desempenho de outras atividades correlatas. III - do Setor de Atendimento:

a) o atendimento dos segurados e seus dependentes; b) a recepção de todos os pleitos de natureza previdenciária formulados

pelos segurados; c) a prestação de informações e esclarecimentos de dúvidas suscitadas

pelos segurados inerentes aos benefícios previdenciários; d) a conferência de toda documentação entregue pelos segurados para

atendimento de pleitos previdenciários; e) a observação das normas legais quanto ao atendimento de caráter

especial; f) atender com cortesia, educação, presteza e segurança; g) Elaborar, alterar e implantar os procedimentos do Sistema de Gestão da

Qualidade de acordo com as atividades desempenhadas; h) o desempenho de outras atividades correlatas.

Page 26: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 26 / 27

TÍTULO VI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: Art. 47 – A concessão dos benefícios de que tratam os Artigos 28, 32 e 34 da Lei nº 870/05, ocorrerá com base em Laudo Médico Pericial fornecido pela Junta Médica do Município de Manaus. Art. 48 – Os Conselheiros e Diretores do MANAUSPREV perderão o mandato em virtude de renúncia, ou de condenação judicial ou administrativa transitada em julgado que gere incompatibilidade para o exercício do cargo.

§ 1º - A instauração de processo administrativo, para apuração de responsabilidades de Conselheiros e Diretores, dar-se-á no âmbito do Conselho Municipal de Previdência, por sua iniciativa, por proposição da maioria absoluta dos membros dos Conselhos Diretor e Fiscal ou do Secretário Supervisor.

§ 2º - Para a instauração do processo de que trata o parágrafo anterior, será necessária a aprovação da maioria absoluta dos membros do Conselho Municipal de Previdência, que poderá determinar, também por decisão da maioria absoluta de seus membros, o afastamento do indiciado, até a conclusão do procedimento.

§ 3º - Na verificação do quorum de que tratam os §§ 1º e 2º, o eventual indiciado estará impedido de votar, ficando assegurado a este a efetividade das garantias do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. Art. 49 - As alterações deste Regimento serão efetivadas através de ato do Diretor-Presidente do MANAUSPREV, após aprovação pelo Conselho Municipal de Previdência. Art. 50 - Os casos omissos no presente Regimento, serão resolvidos pelo Conselho Diretor, de cujas decisões dará ciência ao Conselho Municipal de Previdência.

Page 27: PRO.PRESI.02 Regimento Interno do MANAUSPREV - Manaus …manausprevidencia.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/... · 2014-02-06 · finalidade de gerir o Regime Próprio de Previdência

Código: PRO.PRESI.02

Emissão: 01 Data: 09.11.05 MANAUSPREV REGIMENTO INTERNO DO

MANAUSPREV Revisão: 02 Data: 19.12.08

________________________________________________________________________ 27 / 27

Controle de Revisão

Data Revisão Natureza da Alteração Página

05/07/06 01 Inclusão do Item Auditoria Interna 5/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Seção I e Subseção I da Seção II.

15/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção II da Seção II. 16/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção III e IV da Seção II.

17/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção V e inclusão da Subseção VI na Seção II.

18/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção VII da Seção II.

19/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Recursos Humanos.

20/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Orçamento e Contabilidade.

21/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Financeiro. 22/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Administração Geral. 24/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Setor de Cadastro.

25/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Setor de Concessão e Manutenção. 26/28

05/07/06 01 Inclusão de Item na Subseção I, Setor de Atendimento. 27/28

19/12/08 02 Alteração na redação dos Arts. 1º e 3º 2/27

19/12/08 02 Inclusão do inciso XII do Art. 6º 3/27

19/12/08 02 Alteração das alíneas “b” e “c” do Art. 9º 4/27

19/12/08 02 Inclusão da alínea “d” do Art. 9º 5/27

19/12/08 02 Alteração na redação do parágrafo único e do Art. 10

5/27

19/12/08 02 Alteração na redação dos incisos I, III, IV e V do Art. 10

6/27

19/12/08 02 Alteração na redação dos Arts. 11 e 12, § 2º do Art. 11 e Parágrafo único

6/27

19/12/08 02 Alteração na redação dos Art. 21 9/27

19/12/08 02 Alteração na redação dos §1º, §2º, ª3º e §4º 10/27

19/12/08 02 Alteração na redação do Art. 24 e Parágrafo único

11/27

19/12/08 02 Alteração na redação dos Art. 26 e 28 §6º do Art. 36 e Parágrafo único

12/27

19/12/08 02 Inclusão das alíneas de “i” a “t” no Art. 46 Inciso I

24/27