proposta de redaÇÃo – 2015 12 · proposta de redaÇÃo – 2015 12 linguagens, códigos e suas...

2
PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias OSG.: 091381/15 PROPOSTA I (Estilo Enem) A partir da leitura do texto motivador seguinte e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A relação entre desastres naturais e problemas no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Texto I PERIGO DO CLIMA INSTÁVEL Com as drásticas mudanças climáticas ocorridas na Terra, durante as últimas décadas, cientistas chegam à conclusão de que nove em cada dez desastres e sinistros naturais estão diretamente relacionados à instabilidade do clima. Segundo recente divulgação da Secretária de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), a crescente incidência dessas catástrofes tem estreita conexão com vários outros malefícios, entre eles, a exacerbação da fome e da desnutrição em grande parte do mundo. A ocorrência dessas hecatombes obviamente não faz distinção entre nações ricas e pobres, inclusive tendo o poder de agravar as crises econômicas, como a sofrida por último na Europa e nos Estados Unidos, com sensíveis reflexos em todo o mundo. Diário do Nordeste, 08/02/15. Texto II Já se tornou bem evidente que os prejuízos causados pela natureza não resultam somente em devastadoras calamidades ambientais. Está comprovado que seus efeitos indiretos se relacionam, também, com setores aparentemente tão diversos quanto a falta de alimentos, o baixo rendimento da aprendizagem escolar – causado pela desnutrição das crianças – e, até mesmo, a onda de instabilidade política em vários países, em decorrência da interligação socioeconômica dos problemas que se encontram no cerne da questão. Segundo análise contida no relatório da ONU, apresenta-se inadiável a necessidade de uma espécie de cruzada verde, com a finalidade de abranger o estímulo à produtividade agrícola, à garantia da sustentabilidade ambiental a às correlações desse contexto com os índices de lucratividade da economia global. A primeira medida a ser adotada em relação a esse processo seria reforçar a produção dos agricultores de subsistência, fornecendo-lhes, de maneira permanente, sementes e fertilizantes, além de proporcionar-lhes financiamentos, inclusive para investimentos específicos destinados à adaptação e rodízio de safras, preservação do solo e modernos projetos no campo da irrigação. Diário do Nordeste, 08/02/15. Texto III

Upload: others

Post on 12-Jun-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12 · PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias OSG.: 091381/15 PROPOSTA I (Estilo Enem) A partir da leitura do texto

PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasOSG.: 091381/15

PROPOSTA I (Estilo Enem)

A partir da leitura do texto motivador seguinte e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A relação entre desastres naturais e problemas no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto IPERIGO DO CLIMA INSTÁVEL

Com as drásticas mudanças climáticas ocorridas na Terra, durante as últimas décadas, cientistas chegam à conclusão de que nove em cada dez desastres e sinistros naturais estão diretamente relacionados à instabilidade do clima.

Segundo recente divulgação da Secretária de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), a crescente incidência dessas catástrofes tem estreita conexão com vários outros malefícios, entre eles, a exacerbação da fome e da desnutrição em grande parte do mundo. A ocorrência dessas hecatombes obviamente não faz distinção entre nações ricas e pobres, inclusive tendo o poder de agravar as crises econômicas, como a sofrida por último na Europa e nos Estados Unidos, com sensíveis refl exos em todo o mundo.

Diário do Nordeste, 08/02/15.

Texto II

Já se tornou bem evidente que os prejuízos causados pela natureza não resultam somente em devastadoras calamidades ambientais. Está comprovado que seus efeitos indiretos se relacionam, também, com setores aparentemente tão diversos quanto a falta de alimentos, o baixo rendimento da aprendizagem escolar – causado pela desnutrição das crianças – e, até mesmo, a onda de instabilidade política em vários países, em decorrência da interligação socioeconômica dos problemas que se encontram no cerne da questão.

Segundo análise contida no relatório da ONU, apresenta-se inadiável a necessidade de uma espécie de cruzada verde, com a fi nalidade de abranger o estímulo à produtividade agrícola, à garantia da sustentabilidade ambiental a às correlações desse contexto com os índices de lucratividade da economia global. A primeira medida a ser adotada em relação a esse processo seria reforçar a produção dos agricultores de subsistência, fornecendo-lhes, de maneira permanente, sementes e fertilizantes, além de proporcionar-lhes fi nanciamentos, inclusive para investimentos específi cos destinados à adaptação e rodízio de safras, preservação do solo e modernos projetos no campo da irrigação.

Diário do Nordeste, 08/02/15.

Texto III

Page 2: PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12 · PROPOSTA DE REDAÇÃO – 2015 12 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias OSG.: 091381/15 PROPOSTA I (Estilo Enem) A partir da leitura do texto

Proposta de Redação – 2015

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 091381/15

INSTRUÇÕES• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.• O texto defi nitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em 30 linhas.• A redação que apresentar cópias dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para

efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:• tiver até 7(sete) linhas escritas, sendo considerada “insufi ciente”.• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.• apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

PROPOSTA II (Outros Vestibulares)

Leia atenciosamente os textos abaixo. A seguir, na condição de um jornalista-editor, produza texto no gênero editorial de modo que você apresente as opiniões do(s) dono(s) da empresa a partir do tema O desafi o de se reduzir o tráfi co de drogas no Brasil. Use a 3ª pessoa e fortaleça o seu texto com bons argumentos.

Texto I

IMPLACÁVEL INDONÉSIA

Quando da execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira e de outros condenados estrangeiros por tráfi co de drogas, mês passado, na ilha indonésia de Nusakambangan, a presidente Dilma Rousseff declarou-se “consternada e indignada“ com aquele desfecho. O governo do presidente Joko Widodo manteve-se infl exível diante dos pedidos feitos pela mandatária, argumentando que a condenação ocorrera após o cumprimento de todos os trâmites previstos pelas leis do país, inclusive com o direito de defesa garantido a Archer e a outro brasileiro, Rodrigo Gularte, que brevemente deverá também enfrentar o pelotão de fuzilamento. O governante indonésio disse que nada poderia fazer para reverter as sentenças de morte impostas a Archer e a outros estrangeiros, condenados e executados no mesmo dia. Joko Widodo foi eleito com a promessa de combater duramente o tráfi co no país. A Indonésia é implacável com trafi cantes. Nusakambangan, ao sul da ilha de Java, é conhecida por suas prisões de segurança máxima, onde estão recolhidos condenados por terrorismo, assassinato, tráfi co de drogas e corrupção. É chamada de Alcatraz da Indonésia, em referência à celebre ilha-prisão norte-americana da baía de San Francisco. Seria bom que a Dilma se indignasse também com o Estado do Tráfi co em que se converteu o Brasil e que a Indonésia não deseja repetir. Ali o governo protege seus cidadãos de bandidos que nada têm a oferecer à sociedade. Apoio a atitude do país asiático. Estudos do próprio Ministério da Justiça apontam que, até o fi m do ano, cerca de 40 mil jovens brasileiros morrerão por causa do tráfi co de drogas. Cidadãos e policiais tombam diariamente, diante da ação desses marginais, que comandam ataques até mesmo de dentro de prisões “de segurança máxima“(!). O Brasil já é campeão mundial em consumo de crack e cocaína; as leis são risíveis, ridículas, e o Congresso não encara “para valer“ a questão. Estamos todos à mercê de bandidos do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital, que mandam e desmandam neste País de absurdos, sem comando, sem seriedade e sem rumo. Invejo a Indonésia!

Diário do Nordeste, 14 de fevereiro de 2015.

Texto II

Diário do Nordeste, 14 de fevereiro de 2015

Samuel – 02/03/2015 – Rev.: MHC