proposta 22 novembro - plano de carreira

7
ASSOCIAÇÃO “BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO” PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS Dispõe sobre a Carreira dos Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte: Art. 1° - Os Quadros de Organização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e a Carreira dos Bombeiros Militares passam a observar os preceitos estatuídos na presente Lei. Art. 2° - Fica instituída a Carreira de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, estruturada através do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar - QOBM e do Quadro de Praças Bombeiros Militares - QPBM. § 1° - O ingresso na Carreira de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, dar-se- á de forma única, na graduação de Soldado Bombeiro Militar, por ato do Governador do Estado, após aprovação em concurso público mediante aprovação em respectivo Curso de Formação podendo o militar chegar ao posto de Coronel Bombeiro Militar. § 2° - O Quadro de Oficiais, de que trata este artigo, é constituída dos postos de Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel. § 3º - O Quadro de Praças, de que trata este artigo, é constituída das graduações de Soldado, 2º Sargento e 1º Sargento. § 4° - A inclusão no quadro de acesso para a promoção ao posto de Major, Tenente Coronel e Coronel; e nas graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e 1º Tenente, poderá ser recusada pelo servidor. § 5º - Esta assegurado, a qualquer militar oriundo da Brigada Militar o direito de, mediante concurso público conforme o §1º do presente artigo, independente de sua idade, incluir no corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, na graduação de Soldado QPBM. Art. 3º - As Qualificações Bombeiros Militares do CBMRS passam a ser as seguintes:

Upload: probombeiro

Post on 14-Aug-2015

529 views

Category:

Data & Analytics


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

Dispõe sobre a Carreira dos Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte: Art. 1° - Os Quadros de Organização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e a Carreira dos Bombeiros Militares passam a observar os preceitos estatuídos na presente Lei. Art. 2° - Fica instituída a Carreira de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, estruturada através do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar - QOBM e do Quadro de Praças Bombeiros Militares - QPBM. § 1° - O ingresso na Carreira de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, dar-se-á de forma única, na graduação de Soldado Bombeiro Militar, por ato do Governador do Estado, após aprovação em concurso público mediante aprovação em respectivo Curso de Formação podendo o militar chegar ao posto de Coronel Bombeiro Militar. § 2° - O Quadro de Oficiais, de que trata este artigo, é constituída dos postos de Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel e Coronel. § 3º - O Quadro de Praças, de que trata este artigo, é constituída das graduações de Soldado, 2º Sargento e 1º Sargento. § 4° - A inclusão no quadro de acesso para a promoção ao posto de Major, Tenente Coronel e Coronel; e nas graduações de 2º Sargento, 1º Sargento e 1º Tenente, poderá ser recusada pelo servidor. § 5º - Esta assegurado, a qualquer militar oriundo da Brigada Militar o direito de, mediante concurso público conforme o §1º do presente artigo, independente de sua idade, incluir no corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Sul, na graduação de Soldado QPBM. Art. 3º - As Qualificações Bombeiros Militares do CBMRS passam a ser as seguintes:

Page 2: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

I - Qualificação Oficial Bombeiro Militar (QOBM): Oficiais Bombeiros Militares. II - Qualificação Praças Bombeiros Militares (QPBM): Praças Bombeiros Militares. Art. 4º - As Qualificações Bombeiros Militares, a que se refere o artigo anterior, a partir da edição desta Lei, são constituídas pelos postos e graduações como segue: I - QOBM: Primeiro Tenente, Capitão, Major, Tenente Coronel e Coronel, II - QPBM: Soldado, 2º Sargento e 1º Sargento, III- Abaixo tabela explicativa com os quadros, postos e graduações:

Quadro de Oficiais - QOBM - Quadro de Praças - QOPM

Coronel Primeiro Sargento

Tenente Coronel Segundo Sargento

Major Soldado Capitão

Primeiro Tenente

Art. 5° - O ingresso no Quadro de Oficiais Bombeiro Militar - QOBM dar-se-á no Posto de Capitão, por ato do Governador do Estado, após concluída a formação específica, mediante aprovação no Curso Superior de Bombeiro Militar. § 1º - O ingresso no Curso Superior de Bombeiro Militar dar-se-á mediante concurso interno de provas e títulos com exigência de diplomação de nível superior reconhecido pelo MEC nas áreas de:

a) Engenharia; b) Medicina; c) Enfermagem; d) Administração; e) Educação Física; f) Ciências Físicas; g) Ciências Químicas; h) Ciências Biológicas; i) Cursos Regulares da Escola Superior de Guerra; j) Bacharelado em Direito; k) Cursos Superiores de Tecnologia; l) Cursos Superiores na área da Computação; m) Cursos Superiores de Gestão.

§ 2º - Os aprovados no concurso interno de que trata o parágrafo anterior, enquanto estiverem frequentando o Curso Superior de Bombeiro Militar, cujo prazo de duração não excederá a dois

Page 3: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

anos, serão chamados Aluno-Oficial Bombeiro. § 3º - As vagas abertas ao posto de Capitão QOBM, serão preenchidos através de concurso interno:

a) Até o ano de 2018 com percentual de 50% das vagas para os Tenentes QOBM que tenha, formação em nível superior conforme art5º §1º da presente lei, obedecendo o critério de antiguidade, e 50% para praças com mais de três anos de efetivo serviço prestado na corporação.

b) A partir do ano de 2019 a proporção de 30% das vagas para Tenentes QOBM que tenha, formação em nível superior conforme art 5º §1º da presente lei, obedecendo ao critério de antiguidade, e 70% para praças com mais de três anos de efetivo serviço prestado na corporação.

Art. 5° - A ascensão funcional nos postos do QOBM e nas graduações do QPBM, ocorrerá após decorrido o interstício mínimo de três anos de efetivo serviço em órgãos do CBMRS em cada posto ou graduação imediatamente anterior ao correspondente à promoção. § 1° - Para a promoção ao posto de Major, o ocupante do posto de Capitão deverá ter prestado serviços em órgão de execução por um período, consecutivo ou não, de no mínimo três anos EM ORGÃO DO CBMRS e ter concluído, com aprovação, o Curso Avançado de Administração Bombeiro Militar - CAABM. § 2° - O acesso à promoção ao posto de Coronel, pelo ocupante do posto de Tenente-Coronel, exige:

A) Conclusão, com aprovação, do Curso de Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública - CEPGSP.

B) No mínimo 5 anos de experiência de comando em órgãos do CBMRS de maior complexidade § 3° - Os Tenentes e Praças Bombeiros Militares da corporação que na data da promulgação desta Lei já estejam incluídos no CBMRS e possuem ou venha a possuir, qualquer Curso Superior Reconhecido pelo MEC, estão aptos a concorrer ao Concurso Interno para Capitão QOBM. Art. 6° - Comporão o QOBM Os atuais 1º Ten QTPM oriundos da Brigada Militar, os atuais Capitães, Major, Tenente-Coronel e Coronel oriundos do QOEM da brigada militar que optarem por integrar o QOBM, conforme Lei de transição, Paragrafo Único, os 1º ten serão chamados oficiais transitórios, podendo onde houver vacância:

a) Se possuir formação de nível médio, responder por funções de CAP; b) Se possuir formação de nível superior, conforme art. 5º §1º da presente lei, responder por

Page 4: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

funções de capitão ou major. Art. 9º - À medida que vagarem os cargos dos postos e graduações do QOBM e QPBM criados na Lei de Fixação de Efetivo do CBMRS, o poder executivo deverá adotar politica de promoções a fim de que o número de cargos vagos não exceda 20% do numero de cargos existentes, devendo o CBMRS, providenciar em Concursos Internos e Cursos para o provimento destes cargos, e quando este percentual chegar a 30% dos cargos existentes, no prazo de 30 dias compulsoriamente o poder executivo deverá promover extraordinariamente os militares mais antigos dos postos e graduações anteriores aos cargos vagos, independentemente de tempo de serviço e comportamento do ME a ser promovido, observando para que as vagas das graduações anteriores também sejam preenchidas conforme a este artigo. § 1º - O Poder Executivo do Estado fica exclusivamente responsável pelo preenchimento ou não da graduação de Soldado Bombeiro Militar e com a responsabilidade e obrigação de preencher o restante dos cargos vagos nos Postos e Graduações.

Art. 10º - O Oficial do Quadro de Oficial Bombeiro Militar - QOBM exerce o Comando, Chefia ou Direção dos órgãos administrativos de média e alta complexidade da estrutura organizacional da Corporação e das médias e grandes frações de tropa de atividade operacional, incumbindo-lhe o planejamento, a coordenação e o controle das atividades a seu nível, na forma regulamentar, bem como o planejamento, a direção e a execução das atividades de ensino, pesquisa, instrução e treinamento, voltadas ao desenvolvimento da segurança pública, na área afeta à Brigada Militar.

Art. 11º - O Oficial oriundo do Quadro de Oficiais Especialista em Saúde - QOES, da Carreira Militar Estadual de Nível Superior da Brigada Militar, atuará nas atividades da nova carreira no QOBM, cumprindo as mesmas obrigações e horários que os oficiais do QOBM. Art. 12º - A criação de novos cargos e ou alterações no efetivo previsto na Lei de Fixação de Efetivo, será proporcional, com base no posto de Coronel, a cada vaga de Coronel QOBM criada, proporcionalmente serão criados novos cargos no restante dos postos e graduações. § 1º - Os novos cargos se necessários ao CBMRS, começarão a ser criados da Graduação de Soldado Bombeiro e proporcionalmente os restantes de Graduações e Postos necessários. Art. 13º - A incorporação dos Oficiais oriundos dos Quadros QOEM e QOES da Brigada Militar, por esta Lei Complementar ao novo Quadro por ela criado, far-se-á respeitando a hierarquia

Page 5: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

na ordem de precedência que entre si detinham nos Quadros de origem, assegurando-se a mencionados Oficiais o direito de acesso a todos os postos, em igualdade de condições. Art. 14º - Às praças do Quadro de Praças Bombeiros Militares - QPBM, fica a garantia da promoção ao ingressar na reserva remunerada com os proventos integrais do posto ou graduação a que foi promovido independente de ter alcançado tal posto ou graduação na ativa.

§ 1º - A inclusão em Quadro de Acesso para as promoções no QPBM da carreira instituída no

Art. 1º e Art. 2º desta Lei, poderá ser recusada pelo servidor militar. § 2º - Fica assegurado aos Terceiros-Sargentos em Extinção e aos Soldados que ingressaram

na Brigada Militar anterior a data de 18 de agosto de 1997, o direito de frequentarem o Curso de Formação de Sargento Bombeiro Militar (CFS-BM) ou equivalente, independente de possuírem o ensino médio, permanecendo a necessidade de preencherem os demais requisitos impostos em lei.

§ 3º - Os Militares Estaduais para serem promovidos deverão estar classificados, no mínimo,

no comportamento "Bom", excetuando-se os casos de promoções extraordinárias, conforme o art. 9º da presente lei.

§ 4º - Na promoção dos quadros QOBM e QPBM da Carreira de Bombeiros Militares do

Estado do Rio Grande do Sul não será exigido exame psicotécnico. § 5º - As promoções dos quadros QOBM e QPBM, serão exclusivamente por antiguidade,

merecimento e extraordinárias respeitando os seguintes critérios: I - Estar no Comportamento "BOM", exceto para promoções extraordinárias; II - Não estar em Função Gratificada fora do CBMRS; III- Não estar em Licença de Afastamento por Interesse Particular;

Art. 15º - Os Bombeiros Militares do Quadro de Praças Bombeiros Militares - QPBM são, por excelência, respeitada a ordem hierárquica, elementos de execução das atividades administrativas e operacionais, podendo exercer o Comando e Chefia de órgãos administrativos de menor complexidade e das pequenas frações de tropa da atividade operacional da estrutura organizacional da Corporação, assim como auxiliar nas tarefas de planejamento, executar a coordenação e o controle das atividades em seu Quadro, na forma regulamentar, e ainda auxiliar na execução das atividades de ensino, pesquisa, instrução e treinamento.

§ 1º - Os Soldados e Terceiro-Sargento promovidos extraordinariamente para preencher os

cargos de 2º Sargento QPBM, previstos na Lei de Fixação de Efetivo do CBMRS, terão um prazo de dois anos para iniciarem a frequentar o Curso de Aperfeiçoamento ou equivalente ao CFSBM - Curso de Formação de Sargento Bombeiro Militar.

Page 6: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

§ 2º - Se o CBMRS, não providenciar no prazo estipulado, aos ME mencionados no inciso

anterior o devido Curso, estes serão novamente promovidos, quando vagarem os cargos da graduação imediatamente superior, respeitando a Lei de Fixação de Efetivo.

Art. 16º - Serão promovidos à graduação de Segundo-Sargento, após aprovação no curso de

habilitação no Curso de Formação de Sargento Bombeiro Militar – CFS-BM, os Soldados, que contarem com mais de três anos de efetivo serviço no CBMRS, obedecidos os critérios de antiguidade e merecimento, a medida que vagarem os cargos.

Parágrafo único - Serão promovidos à graduação de Primeiro-Sargento, os Segundos-Sargentos, que contarem com pelo menos 1 (um) ano na graduação, obedecidos os critérios de antigüidade e merecimento, à medida que vagarem os cargos.

Art. 17º - Serão promovidos ao posto de Primeiro-Tenente, após aprovação em curso de

habilitação Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBABM), os Primeiro-Sargentos, obedecidos os critérios de antigüidade e merecimento, à medida em que vagarem os cargos.

Art. 18º - Os critérios de merecimento, tanto no QOBM e QPBM, o militar que for possuidor de Curso Superior Reconhecido pelo MEC, este terá uma pontuação superior ao militar não possuidor de Curso Superior.

Art. 19º - Os Praças Cinófilos e Mergulhadores oriundos da QPM-1 da Brigada Militar, ao

ingressar no CBMRS, não poderão alterar a lista de antiguidade já existente entre ao praças bombeiros oriundos da QPM-2 da Brigada Militar, devendo dentro de suas graduações ser realocados na lista de antiguidade após do ultimo militar bombeiro

§ 1º - Os militares cinófilos e mergulhadores oriundos da QPM-1 ou do QOEM da Brigada

Militar, terão obrigatoriamente de frequentar o Curso de Adaptação para atividade de Bombeiro Militar, curso este exclusivo para estes ME.

Art. 21º - As especialidades de interesse da CBMRS, exercidas por Oficiais e Praças, serão

criadas e reguladas por Lei Complementar solicitadas por Projeto de Lei do Chefe do Poder Executivo, mediante proposta do Comandante-Geral do CBMRS ao Secretário de Estado responsável pelos assuntos da segurança pública. Art. 22 – Requisitos para promoção por merecimento: I – Cursos Superiores Reconhecidos pelo MEC:

a) Doutorado equivale a 10 pontos; b) Mestrado equivale a 9 pontos;

Page 7: Proposta 22 novembro - Plano de carreira

ASSOCIAÇÃO

“BOMBEIROS 22 DE NOVEMBRO”

PROPOSTA DE PLANO DE CARREIRA PARA O EFETIVO DO CBMRS

c) Pós Graduações a 8 pontos; d) Curso Superior de Engenharia equivale a 7 pontos; e) Bacharelados equivale a 6 pontos; f) Tecnólogos equivale a 5 pontos; II – Cursos Técnicos

(cursos reconhecidos pelo MEC) Art. 22º - Ficam mantidos os padrões remuneratórios dos cargos correspondentes aos postos e graduações da Brigada Militar, sobre os quais incidirá a política salarial do Estado. Art. 23º - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias. Art. 24º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 25º - Revogam-se as disposições em contrário.

Tarso Genro - Governador do Estado