prontos para facilitar seu trabalho - contmatic.com.br · telefone: (11) 2942-6700 ... sem dúvida....

16
Edição 114 • Fevereiro 2014 PUBLICAÇÃO DA CONTMATIC PHOENIX PARA SEUS CLIENTES E PARCEIROS G5 CONTROL, ORION E GESCON PRONTOS PARA FACILITAR SEU TRABALHO CONHEÇA AS PRINCIPAIS ROTINAS DESSES SISTEMAS DA LINHA PHOENIX DA CONTMATIC, QUE TAMBÉM TRAZEM BOAS NOVIDADES PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM 2014 CONSULTOR DÁ IMPORTANTES DICAS PARA VOCÊ ENCARAR O eSOCIAL É TEMPO DE ENTREGAR A DIRF, RAIS, COMPROVANTES DE RENDIMENTOS...

Upload: ngohanh

Post on 10-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição 114 • Fevereiro 2014 Publicação da contmatic Phoenix Para seus clientes e Parceiros

g5 control, orion e gesconprontos para facilitar seu trabalhoconheça as principais rotinas desses sistemas da linha phoenix da contmatic, que também trazem boas novidades para os profissionais contábeis em 2014

consultor dá importantes dicas para você encarar o esocial

é tempo de entregar a dirf, rais, comprovantes de rendimentos...

ContmatiC PhoenixRua Padre Estevão Pernet, 215, Tatuapé, São Paulo/SP, CEP 03315-000. Telefone: (11) 2942-6700 www.contmatic.com.br • [email protected]

Um ano de mUdanças e transições

Conselho editorial: Sérgio Contente (Presidência) - Mário Hessel (Diretoria executiva) - Priscila Ribeiro - Salgado (Cursos) - Ailton dos Santos Silva (TI) - Bernadete Conceição (Legalmatic) - Roberval Lourenço (Vendas) - Rita de Cássia Müller (Marketing) • Produção editorial: Versátil Comunicação Estratégica (www.versatilcomunicacao.com.br) • textos: Helder Horikawa • Jornalista responsável: Cícero Vieira (MTb 23.171) • Projeto gráfico: Thatto Comunicação 360º (www.thatto.com.br) • impressão: Pontograf Gráfica e Editora • Periodicidade: mensal • tiragem: 20 mil exemplares - As opiniões expressas em artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a Contmatic: Comercial: (11) 2942-6723 • Financeiro: (11) 2942-6725 Cursos e Treinamentos: (11) 2942-6720Suporte:Folha: (11) 2942-6710 • G5/Junior: (11) 2942-6711Orion: (11) 2942-6716 • Contábil: (11) 2942-6712Rede: (11) 2942-6713 • Outros: (11) 2942-6714

Sérgio Contente Presidente da Contmatic Phoenix

Idealizador e mantenedor da Fundação Sérgio ContenteDeus seja louvado

Foto

• D

ivul

gaçã

o

O anO de 2014 cOmeçOu a pleno vapor. e um fantasma está tirando a tranquilida-de e o sono de contribuintes e profissio-nais contábeis por todo o Brasil. Trata-se do eSocial, nova obrigação acessória que integra o Sped e que exigirá informações detalhadas, e praticamente em tempo real, sobre a folha de salários, dados tributários, previdenciários e relacionados aos traba-lhadores, desde a admissão até a exposi-ção a agentes nocivos. Para as empresas despreparadas o risco do aumento no volume de autuações fiscais e trabalhistas é grande. mas, obviamente, ninguém quer sofrer penalizações. O desa-fio está não só na quantidade, mas na di-versidade e complexidade de informações. a dificuldade que as companhias e profis-sionais da contabilidade estão tendo refe-rem-se ao mapeamento para o preenchi-mento dos campos. Vejam, são 44 arquivos diferentes, com aproximadamente 1.760 campos distintos para serem preenchidos. É uma avalanche, sem dúvida. até o mo-mento não tínhamos no Sped uma obriga-ção que exigisse tantas informações.

como já dito por especialistas, as compa-nhias, mesmo as do Lucro Real, aquelas de grande porte, terão dificuldades para ter o arquivo pronto em 2014. Imaginem, então, o caso das pequenas e médias empresas. e olha que, para azedar de vez o cenário, ainda teremos copa do mundo e eleições no Brasil. definitivamente, o eSocial transformará a ro-tina de muita gente. Para ser mais exato, cer-ca de 6 milhões de empresas e 7,2 milhões de empregadores pessoas físicas. mas toda a equipe de desenvolvedores de sistemas e consultores de atendimento da contmatic está de prontidão. como empresa de tecnologia, disponibiliza-mos aos nossos clientes uma ampla gama de produtos e serviços que vai auxiliá-los no cumprimento das obrigações junto ao Fisco. não tenham a menor dúvida: estamos pron-tos e preparados. contem conosco!!!

canal aberto

Foto

s • D

ivul

gaçã

o

“Os cursos da Contmatic são excelentes e funcio-nam como um excelente aprendizado. Os profes-sores são profissionais da área sempre dispostos a ouvir e discutir questões pertinentes ao cotidiano. Além disso, o ambiente das salas de aula é agradável e muito bem equipado”Fernanda Campalle Pinhata - São Paulo (SP)

“Em primeiro lugar, quero agradecer ao pre-sidente da Contmatic, Sérgio Contente. Sua empresa, além de ofe-recer os melhores siste-mas do mercado, tam-

bém nos auxilia na qualificação com cursos e palestras com profissionais extremamente competentes. Tudo isso nos ajuda no dia a dia. Parabéns a todos da Contmatic”Antonio Guilherme dos Santos - São Paulo (SP)

O Contmatic Mais publica a coluna canal aberto mensalmente. nela apresenta-mos depoimentos de alunos e participan-tes dos cursos e palestras, e de colabora-dores de clientes da contmatic Phoenix. envie também seu relato para o e-mail [email protected], acompanha- do de uma foto com uma resolução de, no mínimo, 300 dpi. Os depoimentos serão analisados pela comissão edito-rial, que pode reproduzí-los e editá-los total ou parcialmente.

15

8

nesta edição:3

74

6a difícil tarefa para definir sucessores nas empresas

eSocial: Roberto dias duarte dá importantes dicas

nova resolução do cFc apresenta novidades para contratos

conheça as histórias dos parceiros afonso contábil e Procontábil

G5 control, Orion e Gescon facilitam a vida de clientes

Teste seus conhecimentos e divirta-se com o caça-Palavras

2 contmatic

editorial

Você confere a entrevista completa no site www.contmatic.com.br

veja mais

sUcessão nas empresas contábeis: planejamento é fUndamental

Segundo a consultora Ana Rita, é preciso que o processo esteja muito bem alinhado e que a transição seja feita de maneira cuidadosa, sem traumas

“A contabilidade é uma atividade que exige um vínculo muito grande do empresário com seu cliente”, diz Ana Rita

Foto

• D

ivul

gaçã

ouma PeSquISa da TReVISan escola de negócios e unisescon aponta que 79% das empresas contábeis têm no coman-do a primeira geração de contadores. ela revela também que 80% deles estão preo-cupados com o processo sucessório e 58% afirmam terem filhos ou sobrinhos interes-sados em dar continuidade aos negócios. mas encontrar sucessores não é uma ta-refa tão simples como parece. Por isso, o Contmatic Mais convidou a consultora ana Rita Bittencourt Schlatter, sócia da une consultoria e co-autora do livro Família Empresária de A a Z - Descomplicando as Expressões nas Empresas Familiares, para um bate-papo sobre o assunto.

Segundo o CFC, existem no Brasil mais de 82 mil organizações contábeis, a maioria composta por estrutura familiar ou sociedade entre amigos. Quando elas devem começar a se preocupar com a sucessão de comando?na realidade, não existe o momento mais adequado para se pensar em sucessão. então é bom e desejável que a empresa já tenha um planejamento pensado e elabo-rado desde a sua constituição. a sucessão é um processo delicado e que deve ser fei-to gradativamente, respeitando a cultura e os valores da companhia.

Uma pesquisa conjunta da Trevisan e Unisescon aponta que 79% das em-presas contábeis são comandadas pela primeira geração de empreendedores. Esse número cai para 13% quando mencionada a segunda geração. O planejamento sucessório não é só uma questão de pensar na gestão. não é sim-plesmente escolher quem ou alguém que

vá dar continuidade à empresa contábil. existem três sistemas que influenciam um processo de continuidade em uma empresa familiar. uma é a própria companhia, que tem regras de concorrência, empresarial, de trabalho, etc. Também há de se considerar uma dinâmica familiar envolvida (se exis-tem esposa e filhos trabalhando juntos, por exemplo), não podemos desconsiderar a cultura da empresa e seus vínculos familia-res. e a terceira dinâmica é a patrimonial, da propriedade. É importante reforçar que nes-sa todos os herdeiros serão sócios, mesmo os que não trabalham no escritório. Haverá uma separação do capital e do trabalho, por isso é fundamental definir regras que deli-mitem papel e responsabilidades dos admi-nistradores e dos sócios. Para isso sugiro a construção de um acordo societário.

A sucessão na área contábil é dife-rente da realizada em empresas de outros setores profissionais? existem algumas particularidades. O que mais chama a atenção, sem dúvida, é que é uma atividade que exige um vínculo mui-to grande do empresário com seu cliente. É uma atividade quase indelegável, que em uma empresa contábil exige muito cuidado na transferência desse trabalho. não precisa ser necessariamente alguém da família. mas é preciso que essa transfe-rência societária ou o processo sucessório esteja muito bem alinhado e que seja feita de maneira cuidadosa, sem traumas.

Como fazer com que os valores e a cul-tura de uma empresa não sejam perdi-dos durante essa transição?É fazer com que o sucessor esteja jun-to, próximo, acompanhando o jeito e o

modo de o fundador dirigir a empresa. Futuramente, as práticas de gestão po-derão ser em si muito parecidas, mas existe um estilo, um modo muito pessoal com que cada um comanda a empresa. mas as boas práticas são transferidas no dia a dia, sem dúvida. Os herdeiros não precisam, necessariamente, trabalhar diariamente acompanhando as opera-ções, mas a aproximação deles com o negócio é muito saudável.

A sucessão bem feita é garantia de su-cesso eterno da empresa?não é garantia eterna de sucesso, porque o processo de sucessão nunca acaba. Você tem um processo de transição de gerações. Sucessão não é simplesmente um evento, não é a saída de um e entrada de outro empresário. Por esse motivo, é fundamen-tal que haja comprometimento daqueles que farão parte da organização. a chave de tudo isso é o planejamento. e diálogo e conhecimento são de suma importância.

3contmatic

entrevista

OS PROFISSIOnaIS da cOnTaBILIdade já sabem que todo início de ano traz no-vidades, que logo se transformam em de-safios para o exercício de suas atividades. em 2014 não será diferente – o eSocial, que registrará eletronicamente os even-tos da vida dos trabalhadores brasileiros, é um novo componente do Sistema Pú-blico de escrituração digital (Sped).com atuação direta dos ministérios da Previdência Social, do Trabalho e emprego (mTe), Instituto nacional do Seguro Social (InSS), caixa econômica Federal e da Se-cretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), ele promete transformar a rotina de cerca de 6 milhões de empresas e 7,2 milhões de empregadores pessoas físicas no país. Os principais objetivos em mira são três: viabilizar a garantia dos direitos trabalhis-ta e previdenciários, simplificar o cum-primento das obrigações e aprimorar a

qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.empregador doméstico, microempre-endedor Individual, contribuinte indi-vidual equiparado a empresa com até dois empregados, pequeno produtor rural com esse mesmo número limi-te de colaboradores permanentes e o segurado especial podem registrar os eventos de seus empregados pelo por-tal www.esocial.gov.br.Os demais empregadores transmitirão os eventos por meio de arquivos assi-nados com certificado digital, portanto com validade jurídica. analogamente à nota Fiscal eletrônica, o eSocial, para esses casos, validará e autorizará o re-gistro de cada evento, entre os quais o cadastro do empregado, admissão, afas-tamento, acidente de trabalho, atestado de saúde, aviso prévio, desligamento e folha de pagamento.a maioria das empresas brasileiras tem sua folha de pagamento processada por mais de 70 mil organizações contábeis. as consequências do eSocial para elas não serão desprezíveis. em termos de TI, espera-se que a maior parte dos fornece-dores de software realize o quanto antes as adaptações necessárias. quando o assunto é infraestrutura tec-nológica, a questão é mais abrangente ainda. O volume de dados transmitidos no período de fechamento da folha será muito maior que os atuais envios de obrigações acessórias digitais. Portanto, todo o conjunto envolvendo redes, ser-

vidores, internet rápida e procedimentos de segurança precisarão ser preparados para a nova realidade.contudo, o ponto de maior impacto no risco da implantação do eSocial é a distribuição de processos e informa-ções trabalhistas interempresas, pois as organizações contábeis dependem das informações fornecidas por seus clien-tes em conformidade com o prazo e a qualidade requeridos.em um país tão diverso como o nosso, essa interface ocorre das formas mais variadas possíveis. São telefonemas, recados, documentos e anotações em papel, e-mails, planilhas, mensa-gens instantâneas e até mesmo redes sociais, sistematicamente utilizadas para informar dados do empregado, admissões, rescisões, atestados, faltas, horas-extras, afastamentos, etc. agora também será necessário informar os serviços tomados de cooperativas ou cessão de mão de obra, bem como aquisição de produção rural e outras modalidades de contratação.na prática, não será viável trabalhar com métodos precários de troca de in-formações. empresas e contadores te-rão de contar com sistemas realmente capazes de integrar organizações e de-partamentos. assim, é imprescindível que haja uma total reorganização nos processos relacionados à questão tra-balhista, inclusive na comunicação en-tre o empregador e a empresa contábil que lhe preste serviços.

Roberto dias duarte*

o desafio para as organizações

contábeis

*É administrador, membro do GT de Tecnologia do CRC-MG e coordenador do MBA Empreendedorismo Contábil no B.I. International

Foto

• D

ivul

gaçã

o

4 contmatic

a palavra é sUa

O eSocial, móduLO dO SISTema Público de escrituração digital (Sped), será implan-tado a partir de 2014 no Brasil. a minuta do manual de Orientação – Versão 1.1, pu-blicada no dia 1º de janeiro, apresentou o estágio atual do projeto que pretende uni-ficar, ao longo dos próximos meses, o en-vio eletrônico ao governo das informações previdenciárias, tributárias e trabalhistas relacionadas a todos os brasileiros.O eSocial chega com a promessa de sim-plificar a vida do empregador e da área contábil ao unificar informações e elimina-ção de formulários e algumas obrigações acessórias. em entrevista à imprensa, o auditor da Receita Federal, Samuel Kruger, disse que há módulos via web para pe-quenos empregadores, como domésticos, segurado especial, pequenos produtores rurais, empresas do Simples nacional e do meI (microempreendedor Individual). cada evento será transmitido em um ar-quivo xml e a folha de pagamento será desmembrada por trabalhador, assim como outras informações, segundo a sua natureza. O novo sistema inclui ainda in-tegração com servidores da Receita para apuração automática dos débitos e crédi-tos tributários. Haverá também um novo darf, que unificará diversas informações. O eSocial não é um assunto novo. Segun-

do Roberto dias duarte, membro do GT Tecnologia da Informação do conselho Regional de contabilidade de minas Ge-rais, desde 2009 a autoridade tributária federal tem realizado apresentações para discuti-lo. nesse cenário, ele chama a atenção para o trabalho importante das empresas contábeis e seus profissionais. “a maioria das empresas brasileiras tem sua folha de pagamento processada por mais de 70 mil organizações contábeis. as consequências do eSocial para elas não serão desprezíveis. em termos de TI, espera-se que a maior parte dos fornece-dores de software realize o quanto antes as adaptações necessárias”, justifica (veja artigo sobre o assunto na página ao lado). as adaptações necessárias citadas por duarte são justamente aquelas que estão sendo desenvolvidas pela equipe de con-sultores do Folha Phoenix, da contmatic, que trabalha intensamente nas mudan-ças para facilitar a vida dos clientes com essa nova obrigação acessória, cujos pra-zos oficiais de entrega ainda não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. nessa primeira etapa a compa-nhia está disponibilizando as atualiza-ções para atender a carga inicial, que se refere basicamente aos cadastros entre a empresa e seus colaboradores para

EntrEga da dSPJ InatIva

Desde o primeiro dia útil do ano, to-das as empresas que permaneceram inativas em 2013 estão obrigadas a apresentar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) 2014. A mes-ma regra vale para as pessoas jurídicas que foram extintas, cindidas parcial ou totalmente, fusionadas ou incor-poradas durante este ano-base. Estão dispensadas da DSPJ – Inativa 2014 as microempresas e empresas de peque-no porte optantes do Simples Nacional que permaneceram inativas durante 2013. A declaração, original ou retifica-dora, deve ser apresentada pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) até o dia 31 de março.

raIS até 21 dE março

As empresas devem entregar, até 21 de março, ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Estão obri-gados a declará-la, entre outros, em-pregadores urbanos e rurais; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de enti-dades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior; autônomos ou profissionais liberais que tenham mantido empregados no ano-base; órgãos e entidades da administração direta e autárquica dos governos fe-deral, estadual e municipal; e conse-lhos profissionais com atribuições de fiscalização do exercício profissional.

Como SE PrEParar• Ordemecoerêncianasinformaçõesdecadastrodostrabalhadores;

• Contrataçãodesoftwaredefolhade pagamento compatível com oWebServices;

• Conscientização dos empresá-riosparaocorretofornecimentodeinformaçõesparaalimentaçãodosistema;

• Treinamento dos profissionaisparamanuseiodosistema.

sem sUrpresas com o esocialalimentar o banco de dados do eSocial. não há multas especificas do eSocial. Permanecem apenas as penas previstas na cLT e Lei 8.212/1991 e serão aplicadas pela essência da informação e não devido ao novo formato de transmissão.

Para a ImPlantação SErá PrECISo• Ter à disposição informações doempregadoretabelasderubricasjáutilizadasatualmente;

• Alimentação inicial do Registrode Eventos Trabalhistas (RET),lembrandoque informaçõespre-téritas não serão transmitidas.Somenteeventosdevínculosati-vosnadatade iníciodavigênciadosistema.

Fonte: Fenacon

tome nota

5contmatic

espaço contábil

tome notaa PaRTIR de aGORa, o contrato de pres-tação de serviços das empresas contá-beis deve conter a cláusula sobre a obri-gatoriedade do fornecimento de carta de Responsabilidade da administração para o encerramento do exercício contá-bil. a exigência foi editada pelo conse-lho Federal de contabilidade (Resolução cFc nº 1.457) e publicada no diário Ofi-cial da união no final de 2013. de acordo com o art. 1º da nova redação dada pela Resolução cFc, o profissional da contabilidade ou a organização contá-bil deverá manter contrato por escrito de prestação de serviços como forma de ga-rantir e comprovar os limites e a extensão da sua responsabilidade técnica, permi-tindo a segurança das partes e o regular desempenho das obrigações assumidas.a resolução determina que o contrato deverá conter, no mínimo, dados como

a identificação das partes contratantes, a relação dos serviços a serem prestados, cláusula rescisória com a fixação de pra-zo para a assistência, após a denúncia do contrato, honorários profissionais e res-ponsabilidade das partes. ainda segundo o § 3º do art. 1, o profis-sional deverá comunicar ao cRc de seu domicílio profissional a recusa da en-trega da carta de Responsabilidade da administração por parte da empresa. a exigência em contrato para entrega da carta de Responsabilidade da adminis-tração é obrigatória somente nos con-tratos de novos clientes, ou quando da renovação dos contratos antigos.quem não cumprir as novas regras está sujeito à multa, advertência reservada, censura reservada, censura pública, sus-pensão do exercício profissional e cassa-ção do exercício profissional.

empresas contábeis devem apresentar carta

de responsabilidade da administração

SEm rEgIStro dE ESCrItórIo IndIvIdualTambém em dezembro foi publi-cada no Diário Oficial da União aResoluçãoCFCn° 1.456/2013, querevogaoincisoIdo§1ºeincisoIdo§3ºdoart.2ºeoincisoIdoart.5ºda Resolução CFC n.º 1.390/2012,quedispõesobreoRegistroCadas-traldasOrganizaçõesContábeis.Desde 1º de janeiro os conselhos re-gionais de contabilidade não estãomaisconcedendooregistrocadastralde Escritório Individual. A situaçãocadastraldosescritóriosindividuaisjá

registrados permanecerá inalterada.Aos profissionais que exercematividades contábeis soba formadeescritórioindividualéfaculta-da a alteração do registro de es-critório individual para uma dasformasderegistrodeorganizaçãocontábil que dispõe sobre o Re-gistroCadastraldasOrganizaçõesContábeis de responsabilidadeindividual e coletiva, previstosnoart.2º,§1ºe2º,daResoluçãoCFCnº1.390/2012.

dIrf até o fIm do mêSAs pessoas físicas e jurídicas devem, até o fim deste mês de fevereiro, en-tregar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) relativa ao ano-calendário 2013. Em espe-cial neste ano, há muitas novidades acerca das despesas médicas de be-neficiárias pessoas físicas assalaria-das, por plano empresarial ou não. Segundo a Receita Federal, quem não apresentar a Dirf no prazo está sujeito à multa de 2% ao mês-calen-dário ou fração incidente sobre o montante dos tributos e contribui-ções informados na declaração, ain-da que integralmente pago.

ComProvantE dE rEndImEntoSTermina no dia 28 de fevereiro o prazo para as empresas entregarem aos seus funcionários o compro-vante de rendimentos, documento que é necessário para a realização da declaração do Imposto de Ren-da Pessoa Física de 2014, ano-base 2013. O comprovante deve trazer as informações sobre o total dos ren-dimentos obtidos pelo trabalhador no ano passado e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período. Neste ano, a multa por não entregar o documento dentro do prazo, ou apresentá-lo com infor-mações incorretas, foi mantida em R$ 41,43 por funcionário.

6 contmatic

espaço contábil

cOm PRaTIcamenTe três décadas com a mesma formação societária, a Procontábil, que atua em assessoria em-presarial em Itu, a 60 km de São Paulo, comemora os bons resultados obtidos na parceria com a contmatic Phoenix, oficialmente, desde 1999. “Para nós, tec-nologia é uma questão de fundamental importância. Se a empresa não a tem, rapidamente ela estará fora do merca-do. Por isso optamos pelos programas da contmatic, que nos oferecem segu-rança e credibilidade nas informações que geramos aos nossos clientes”, afirma marcus Vinícius campregher, membro do departamento contábil da empresa. marcus Vinícius é filho do administra-dor Geraldo Galvão campregher, um dos sócios da Procontábil, que ain-da tem no comando seu irmão Luiz

antônio Galvão campregher e os ami-gos Benedito Roberto cardoso e Odair antônio Telles. “além da segurança, a contmatic nos propiciou uma ampla integração dos sistemas que, conse-quentemente, acabou por gerar uma redução de custo e mais produtividade no trabalho. e com um custo mais baixo nos serviços, podemos investir ainda mais na qualificação de nossos colabo-radores”, explica marcus Vinícius. Os sócios da Procontábil têm larga ex-periência profissional. Luiz antônio e Geraldo estão à frente, respectivamen-te, do Setor Legal e da contabilidade. Benedito coordena o departamento Pessoal e Odair, o Fiscal. Todos conhe-cem a contmatic há muitos anos. mas foi só em 1999 que optaram por testar os sistemas ao lado de outro forne-

cedor. no ano seguinte não tiveram dúvida: resolveram utilizar exclusiva-mente os programas da Linha Phoenix. começaram com o Folha, G5 e o JR. em 2003, integrou ao portfólio o contábil. Hoje, a Procontábil, com 25 profissio-nais, atende a cerca de 200 clientes de Itu e municípios vizinhos de Sorocaba, Indaiatuba e cabreúva.

sistemas contmatic redUzem cUstos e levam

procontábil a ampliar investimentos em eqUipe

InSTaLada em uma Sede PRóPRIa no bairro de Santo amaro, na zona sul de São Paulo, a afonso contábil é cliente da contmatic Phoenix desde 2009. “mas há muito tempo já conhecíamos a reputação e a eficiência de seus sistemas. após um processo de implantação que deman-

dou meses de treinamento e adaptação, hoje somos atendidos plenamente pela contmatic”, explica o diretor Juliano Zuza Ferreira, um dos sócios da empresa ao lado de seu pai, Jurandir Barreto Ferreira e elaine Ferreira Oliveira.além da qualidade dos programas, tam-bém pesou a favor da contmatic a ampla gama de serviços gratuitos já incluída aos clientes, como treinamentos, cursos, pa-lestras, Legalmatic e o Portal de empregos. “com a crescente demanda pelo Fisco de obrigações acessórias das mais diversas, tí-nhamos que investir em sistemas atualiza-dos que atendessem a essas necessidades. e, além da qualidade deles, com o apoio da equipe do Legalmatic e dos serviços à disposição, nossa tarefa para atender os

clientes torna-se mais fácil”, elogia Juliano. a afonso contábil, criada oficialmen-te em 1º de outubro de 1981 por Jurandir, albertina Pereira de Lira e eliezer afonço Ferreira, utiliza atual-mente os sistemas G5, contábil, Folha, Gescon e nFP. “Todos eles atendem com satisfação os departamentos do escritório, que se divide em Recursos Humanos, escrita Fiscal, contábil e Triagem”, diz Juliano. em 2013, a sede passou por uma ampla reforma para atender melhor a carteira de 250 clientes, atendidos por 34 funcioná-rios, e as constantes mudanças impostas pela legislação com pesados investimen-tos em conforto, tecnologia da informa-ção e treinamento de pessoal.

Empresa com sede em Itu é comandada pelos irmãos Campregher e os amigos Cardoso e Telles

Empresa tem 250 clientes, atendidos por 34 funcionários

Foto

• D

ivul

gaçã

o

Foto

• D

ivul

gaçã

o

eficiência dos programas e “pacotão” de serviços

conqUistaram a afonso contábil em sp

7contmatic

nossos parceiros

LançadO em 2012, o G5 control, composto pelos módulos Hunter e o monitor, foi desenvolvido pela contmatic Phoenix com o que há de mais avançado em termos de tecno-logia, como Java, Fire Bird, delphi Xe2 e Web cloud computing. O sistema é dotado de inteligência fiscal e digital que o torna amigá-vel, prático e de fácil utilização. consequentemente, ele auxilia os profissionais contábeis a diminuir, e muito, o atual trabalho de escritu-ração fiscal, além de oferecer mais segurança e controle das operações para seus clientes. desde junho do ano passado, o G5 control disponibiliza mais uma gran-de facilidade para os clientes. Trata-se da manifestação do destinatário. com ela os fornecedores emitem as notas fiscais e as enviam para a Receita Federal, o cliente as recebe e efetua a manifestação delas atra-vés do módulo Hunter. a empresa contábil, por sua vez, recebe au-tomaticamente as notas já com a manifestação efetuada e as impor-

ta para o G5 Phoenix escriturá-las. em um bate-papo com o Contmatic Mais, a consultora do G5 control, Thaís Barbone, comenta sobre a manifestação do destinatário e ex-plica em detalhes as principais roti-nas do sistema. e fala das grandes vantagens do uso desse programa pelos profissionais contábeis, além das novidades que estão sendo pre-paradas para 2014.

O que faz exatamente o G5 Control?O G5 control é composto pelos mó-dulos Hunter e o monitor. O módulo Hunter caça os arquivos (nF-e, Sped, nFP e cT-e) de acordo com e-mails ca-dastrados e pastas pré-determinadas. com ele também é possível efetuar a manifestação do destinatário para as notas emitidas contra o cnPJ do con-tribuinte em questão, efetuar o down-load de notas diretamente no portal e verificar a autenticidade das notas, uti-lizando o certificado digital. É possível efetuar o download das notas mani-festadas em lote, porém, com a digita-ção do captcha (caracteres anti robô).

Logo após a caça, esses arquivos serão enviados para o módulo monitor para que ele possa gerenciá-los, enviando para o G5 Phoenix e armazenando-os no PROnaVTecH.

Os módulos Hunter e Monitor são de uso específico para quem? O módulo monitor é utilizado pelo contador, já o Hunter, por sua vez, é de uso do cliente do contador.

Há alguma parametrização e como funciona para que eles possam co-municar-se simultaneamente? como já informado, o Hunter caça os arquivos e por intermédio do menu Ferramentas/envio/Recebimento é feito o envio para o módulo mo-nitor. nesse, além de cadastrar um diretório para que o sistema efetue as buscas, também é possível ca-dastrar uma conta de e-mail para recebimentos de arquivos que serão enviados pelo monitor. neste último, ao clicar em sincronizar, todos os arquivos serão sincronizados, sejam aqueles que estão no e-mail cadas-

Unidos pela qUalidade e segUrança nos serviços contábeis a clientes

g5 phoenix e g5 control

Armazena, organiza e controla arquivos xmls de clientes

Módulo Hunter

Cliente Módulo Monitor

EmpresaContábil

PRONAVTECHEmissor, Validador,Auditor e Armazenador de Arquivos Digitais

NOTAFISCALPAULISTA

G5 PHOENIXEscrita Fiscal

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

8 contmatic

sistemas

trado no menu configurações/email (criado pelo contador) ou que foram enviados pelo Hunter.

Quais vantagens as empresas têm ao utilizar o G5 Control?as empresas têm maior controle e organização dos arquivos dos seus clientes, poupando principalmente tempo de trabalho, pois, é impor-tante reiterar, que com ele é possível gerenciar os arquivos de nF-e, Sped, cT-e e nFP, enviá-los para a escritura-ção no G5 Phoenix e também arma-zená-los no PROnaVTecH. Também é possível efetuar a manifestação do destinatário, fazer o download de notas diretamente do Portal da nF-e, verificando a autenticidade dessas. A “caça” pelos arquivos xml pode ser parametrizada?Sim, a caça pelo módulo Hunter pode ser parametrizada em minutos. ele caça os arquivos na pasta seleciona-da, no e-mail e no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O download dos arquivos no Portal da NF-e é feito somente das entradas? não. O download pode ser feito tan-to para as notas de entrada quanto para as notas de saída. Basta infor-mar a chave que deseja efetuar o download e possuir o certificado

digital do cnPJ da nota em questão. essa opção está disponível somente no módulo Hunter através do menu Ferramentas/download XmL.

E como funciona o download atra-vés do Manifesto de Destinatário?Por meio do manifesto do destinatário é possível efetuar o download em lote com a digitação do captcha das notas com confirmação da Operação e ciência da emissão. nesse caso, so-mente as notas de entradas, com es-sas situações de manifestação pode-rão ser baixadas.

Já existe previsão para o download em lote sem o capctha? Como irá funcionar esse processo e no que ele facilitará para o cliente?essa novidade está em processo de desenvolvimento. com ele, a empre-sa contábil informará as chaves que deseja efetuar o download e o siste-ma automaticamente fará o downlo-ad desses arquivos, sem a necessida-de de digitar o captcha.

Quais as rotinas estão sendo desen-volvidas para 2014?estamos desenvolvendo o download em lote sem a necessidade de digi-tação do captcha para nF-e e cT-e. essa rotina será disponibilizada no módulo monitor para que o contador

possa fazer o download das nF-e de entradas, saídas e também do cT-e, digitando somente a chave. Teremos também mais relatórios que vão faci-litar a visualização dos arquivos.

Que tipo de relatórios serão produ-zidos e para que servirão?ainda estamos levantando as necessidades dos clientes, mas a princípio serão relatórios que mostrarão quais arquivos já foram importados para o G5 Phoenix, ar-mazenados no PROnaVTecH, em quais datas foram feitas. Também vamos alterar o layout de pesqui-sa e acrescentar algumas opções, como data, situação, etc.

Consultora Thaís Barbone diz que caça de arquivos pelo módulo Hunter pode ser parametrizada em minutos

Foto

• D

ivul

gaçã

o

Armazena, organiza e controla arquivos xmls de clientes

Módulo Hunter

Cliente Módulo Monitor

EmpresaContábil

PRONAVTECHEmissor, Validador,Auditor e Armazenador de Arquivos Digitais

NOTAFISCALPAULISTA

G5 PHOENIXEscrita Fiscal

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

um SISTema TOTaLmenTe desenvol-vido para gerenciar e administrar a em-presa contábil. assim funciona o Gescon Phoenix. com ele é possível emitir diver-sos documentos, como Boletos, Recibos, Recibos Rápidos, notas de despesas, notas Fiscais de Serviços, Recibos Provisórios de Serviços (RPS) para mais de 35 muni-cípios, cheques, Protocolos, Orçamentos, contratos, Guias e darfs, que podem ser enviados via e-mail sem sair do sistema.Sempre de olho nas necessidades de seus clientes, a contmatic desenvolve diversas rotinas no Gescon que facilitam e agregam valores aos serviços prestados pelos profissionais da área. Por meio da agenda, por exemplo, há um controle total e prático de pelo menos quatro roti-nas importantes do sistema: o cRm aten-dimento, o Financeiro, as Obrigações e o controle de documentos e Validades. Para 2014, a equipe de desenvolvedores da contmatic já trabalha arduamente em inúmeras novidades. “estamos promo-vendo melhorias nos relatórios geren-

ciais, unificação de usuários e controle de tarefas integrado com o cRm Web cloud. além disso, novas rotinas irão integrar cada vez mais o cliente à empresa con-tábil de forma simples e prática”, explica a consultora do Gescon, Lucimara Braz. Todas as rotinas disponíveis no sistema, revela ela, são utilizadas em sua totalida-de, pois o Gescon é completamente inte-grado à Linha Phoenix. as ferramentas disponibilizadas atual-mente permitem ao contabilista, segun-do ela, gerenciar, entre outros, o contas a Pagar e Receber, Fluxo de caixa e o Livro caixa. Lucimara destaca ainda o controle automático das rotinas realizadas pelos colaboradores por meio do Time Sheet, que registra o tempo de acesso dos usu-ários em toda a Linha Phoenix. “com ele, sempre que o usuário estiver ausente por inatividade nos sistemas Phoenix, o Gescon trava a contagem do tempo tra-balhado e o computa como ocioso. essa rotina é a forma mais completa de calcular a lucratividade e chegar nos valores reais

de custos da empresa contábil”, explica. na Rotina do Protocolo, uma das prin-cipais vantagens é a mobilidade. afinal, como os protocolos gerados pelo Gescon são integrados com todos os sis-temas da Linha Phoenix, eles podem ser gerenciados de qualquer lugar por meio de aplicativos com tecnologia android ou IOS. “dessa forma, tanto a empresa como o seu cliente podem acompanhar o envio e o recebimento dos dados em tempo real”, argumenta Lucimara.

oferece controle de rotinas qUe facilitam trabalho de contabilista

Consultora Lucimara Braz argumenta que melhorias estão sendo promovidas nos relatórios gerenciais e controle de tarefas integrado com o CRM Web Cloud

Foto

• D

ivul

gaçã

o

agenda do gescon

sistemas contmatic

Segundo a consultora Cristiane, o Orion é um sucesso porque possui uma interface de fácil utilização

Foto

• D

ivul

gaçã

oLançado em 2010, o Orion Phoenix é um sistema de gestão empresarial com mó-dulos que atendem a praticamente toda estrutura de uma empresa, integrando e disponibilizando as informações em tempo real. com isso, facilita-se o fluxo de informações entre as principais ativi-dades da companhia, como fabricação, estoque, faturamento e finanças. uma das grandes vantagens é que o Orion integra-se automaticamente aos sistemas G5, contábil e Folha Phoenix. com isso, evita-se o retrabalho nas áreas de contabilidade e escrituração fiscal da empresa ou da empresa contábil. com a integração, automaticamente as informações financeiras são enviadas ao contábil e as de faturamento são enca-minhadas ao G5. Por outro lado, as infor-mações de folha de pagamento geram contas a pagar no financeiro do Orion. entre as principais rotinas do sistema estão emissão e Gerenciamento de cT-e/nF-e, Integração Bancária de re-cebimento e pagamento com diversos bancos e o Gerenciamento de Produtos através do controle de Lote e Rastreabi-

lidade. e hoje, os processos mais utiliza-dos pelos clientes da contmatic são o Faturamento (emissão e gerenciamento de nF-e e notas de serviços), Financeiro (Fluxo de caixa - previsto e realizado - e cnaB de Recebimento) e estoque (en-tradas de notas via importação xml e apuração do custo via Kardex). Para 2014, o Orion já tem novidades. “neste primeiro trimestre liberaremos o relatório de lucratividade, a emissão de nota Fiscal de Serviços para o município de Bauru e a nota complementar de im-portação. mas já estamos desenvolven-do a implementação de novos relatórios que facilitarão o processo de gestão da empresa, liberação de notas Fiscais de Serviços para vários outros municípios, além da liberação do processo de análi-se de crédito, entre outros”, afirma a con-sultora cristiane duarte. de acordo com ela, o Orion é um sucesso porque possui uma interface de fácil uti-lização, o que faz com que os processos sejam executados com rapidez, aumen-tando assim a produtividade da empre-sa. “com isso há um acesso rápido e con-

fiável às informações gerenciais, através de resultados em tela ou em relatórios para a tomada de decisões. a simplifica-ção das tarefas diárias, consequência da integração, faz com que sejam evitados retrabalhos entre os departamentos. a entrada de uma nF-e, por exemplo, não precisa ser digitada. Basta importar o xml e automaticamente é efetuada a entrada dos produtos em estoque, atua-lizado o custo médio e gerado o contas a pagar”, explica cristiane.

evita retrabalho nas áreas contábil e fiscal

integração automática do orion

com a participação especial da escola de Samba Gaviões da Fiel, a contmatic Phoenix comemorou o final de 2013 com uma grande festa de confraternização que reuniu seus 500 funcionários e res-pectivos familiares. a “folia” rolou solta no Ginásio Poliesportivo do corinthians, em São Paulo. a companhia, sob o comando do empresário Sérgio contente, inaugu-rou duas novas filiais no ano passado no interior de São Paulo (Santos e Sorocaba) e deu início ao plano de expansão fora do território paulista, com o lançamento da unidade operacional no Rio de Janeiro.

“zirigUidUm” da contmatic phoenix no corinthians

IdeaLIZada POR SÉRGIO cOnTenTe, presidente da contmatic, a fundação que leva seu nome promoveu, no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a 1ª caminhada pelos Parques. a edição inaugural dessa atividade, que terá outros pas-seios em 2014, ocorreu no Parque esportivo dos Trabalhadores (PeT), antigo ceret, no bairro do Tatuapé. as inscrições foram abertas para 300 participantes. esse número, segundo Sérgio contente, deverá ser maior nos próximos encontros.

dePOIS de dOaR BeBedOuROS de água em granito ao Parque esportivo dos Trabalhadores (PeT) em 2013, a Funda-ção Sérgio contente quer fazer o mesmo com o Parque do Piqueri, também na região do Tatuapé, em São Paulo. com mais de 97 mil metros quadrados de área, o local tem em sua estrutura pista para caminhada, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playground, lago, palco para apresentações e conchas de bocha.

caminhada no pet doação de bebedoUros

Casal Sérgio e Patrícia Contente com mestre-sala e porta-bandeira da Gaviões da Fiel: carnaval antecipado

Diversão foi garantida no Ginásio do Corinthians, com participação maciça de funcionários e seus familiares

Colaboradores da empresa participam do sorteio de prêmios durante a confraternização

Funcionários da Contmatic Phoenix divertem-se durante a festa: muito mais sucesso em 2014

Foto

s • D

ivul

gaçã

o

12 contmatic

galeria

ações sociais sérgio contente

São PauloTema: DirfPalestrante:RogérioBezerraRamosData:3defevereiroHorário:14às18horasLocal: Auditório da Fundação SérgioContenteEndereço: Rua Visconde de Itaboraí,443/441-Tatuapé

SantosTema: DesoneraçãodafolhadepagamentoPalestrante:ValériadeSouzaTellesData:13defevereiroHorário:13às17horasLocal: Sindicato dos Contabilistas deSantosEndereço: Rua Silva Jardim, 445 – VilaMathias

MaríliaTema: DirfPalestrante:FernandoCezarAzevedoData:18defevereiroHorário:14às17horasLocal:CasadoContabilistadeMaríliaEndereço:RuaTaquaritinga,112–Centro

CampinasTema: eSocialPalestrante:RenatoJorginoGiacomelloData:21defevereiroHorário:19às21horasLocal:FilialContmaticCampinasEndereço:RuaCadeteJoãoTeixeira,431-VilaTeixeira

Ribeirão PretoTema: DirfPalestrante:FernandoCezarAzevedoData:21defevereiroHorário:14às17horasLocal:CasadoContabilistadeRibeirãoPretoEndereço:AvenidaCapitãoSalomão,280–JardimCamposElíseos

ConfIra a Programação do mêS

aS PeSSOaS FíSIcaS e JuRídIcaS de-vem, até o fim deste mês de fevereiro, entregar a declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (dirf ) relativa ao ano-calendário 2013. Segundo o Fisco, no caso de extinção decorrente de liquidação, incorporação, fusão ou cisão total ocorrida em 2013, a pessoa jurídica extinta deverá apresentar a dirf relativa ao ano-calendário 2014 até o último dia útil do mês seguinte ao da ocorrência do evento.a dirf será tema da palestra do mês, em São Paulo, organizada pela contmatic Phoenix. O assunto também será apresentado pelas filiais de marília e Ribeirão, pelo professor Fernando cezar azevedo. na capital paulista, o encontro terá como palestrante o contabilista e advogado especializado em tributos diretos, e sócio-diretor da Personalize Treinamentos empresariais, Rogério Bezerra Ramos. O palestrante vai abordar as novida-des, prazo de entrega, situações espe-ciais, penalidades e cuidados a serem tomados no preenchimento das fichas para que o contribuinte não caia na malha fina da Receita Federal. Outros tópicos a serem abordados são os ren-

dimentos e códigos que devem ser in-formados na declaração e como infor-mar as reten-ções do IRRF, P I S / P a s e p , cofins e cSLL.

encontro em são paUlo

aborda dirf 2014

TREINAMENTO C.H. DATA HORÁRIO

Folha Phoenix Passo a passo Dirf 2014 1h10 03/02 9h – 10h10

Contábil PhoenixParte cadastral 1h10 03/02 16h – 17h10

Contábil PhoenixLançamentos e relatórios 1h10 04/02 16h – 17h10

Contábil PhoenixCentro de custo e Lalur 1h10 05/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Rais 2014 1h10 06/02 9h – 10h10

Contábil PhoenixIntegrações 1h10 07/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Dirf 2014 1h10 10/02 9h – 10h10

Folha PhoenixParte cadastral 1h10 10/02 16h – 17h10

Folha PhoenixCálculos e relatórios 1h10 11/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Rais 2014 1h10 13/02 9h – 10h10

Folha PhoenixFérias individuais e coletivas 1h10 13/02 16h – 17h10

Folha PhoenixRescisão e Rescisão Complementar

1h10 14/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Dirf 2014 1h10 17/02 9h – 10h10

G5 PhoenixParte cadastral 1h10 18/02 16h – 17h10

G5 Phoenix Escrituração de notas e livros fiscais 1h10 19/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Rais 2014 1h10 20/02 9h – 10h10

G5 PhoenixObrigações acessórias  1h10 20/02 16h – 17h10

G5 Phoenix Integrações 1h10 21/02 16h – 17h10

Folha PhoenixPasso a passo Dirf 2014 1h10 24/02 9h – 10h10

Folha PhoenixPasso a passo Rais 2014 1h10 25/02 9h – 10h10

G5 Phoenix EFD Fiscal e Contribuições: cadastros fundamentais

1h10 27/02 9h – 10h10

G5 PhoenixEFD Fiscal e Contribuições: escrituração e arquivo

1h10 28/02 9h – 10h10

eSOCIAl

eSoCiaL1h10 10/02 16h - 17h10

1h10 24/02 16h - 17h10

Os treinamentos à distância são dispo-nibilizados gratuitamente para todos os clientes da contmatic. acesse o site www.contmatic.com.br/treinamento e faça a sua inscrição. confira a programa-ção neste mês de fevereiro.

confira a programação do ead contmatic

GRATUITO

Em SP assunto será abordado pelo advogado Rogério Ramos

Foto

• D

ivul

gaçã

o

as palestras são gratuitas para os clien-tes da contmatic. não clientes pagam uma taxa de R$ 250. na capital paulista a contmatic fica na Rua Padre estevão Pernet, 215. mais informações pelo tele-fone (11) 2942-6720.

palestras

13contmatic

Os cursos são gratuitos para clientes da Contmatic Phoenix, a quem são destinados 90% das vagas. Os 10% restantes são dedicados a não clientes, estudantes de universidades e de cursos técnicos mediante pagamento de inscrição a partir de R$ 250. Alunos de universidades e de cursos técnicos conveniados à Contmatic têm desconto de 60% e os não conveniados, 30%. Inscrições, mediante a disponibilidade de vagas, podem ser efetuadas por meio do site www.cursoscontmatic.com.br.

Até o dia 20 de cada mês, a Contmatic Phoenix torna disponível, em www.cursoscontmatic.com.br, a programação de cursos do mês subsequente. Para recebê-la por e-mail, mantenha seus dados atualizados. Para isso, acesse o site www.contmatic.com.br digite o seu código e senha na área “Cliente”. Na próxima janela, clique na opção “Cadastro de e-mails do MAC”.

vagas limitadas garanta já a sua!

São José do Rio Preto - Tel. (17) 3211-1399Área contábil C.H Data HorárioContabilidade geral 28h 8, 15 e 22/2 e 8/3 8h30 - 16h30Demonstrações contábeis 24h 19, 20, 21, 24, 25 e 26/2 18h30 - 22h30Área tributária C.H HorárioEscrita fiscal 24h 3, 4, 5, 6, 7 e 10/2 18h30 - 22h30Sped EFD-Contribuições(Lucro Real/Lucro Presumido) 8h 3 e 4/2 18h30 - 22h30

Área trabalhista C.H Data HorárioDepartamento Pessoal 28h 8, 15 e 22/2 e 8/3 8h30 - 16h30Desoneração da folha de pagamento 8h 13 e 14/2 18h30 - 22h30

eSocial 6h 10 e 11/2 19h - 22h17 e 18/2 19h - 22h

Gestão de RH e Relações trabalhistas 8h 19 a 20/2 18h30 - 22h30

Marília - Tel. (14) 3401-2499Área tributária C.H Data HorárioSped Fiscal ICMS/IPI 6h 15/2 9h - 16h

Matriz (São Paulo) – Tel. (11) 2942-6720Área contábil C.H. Datas HoráriosAbertura de empresas 8h * 1/2 8h30 - 17h30

Contabilidade geral 28h * 1, 8, 15 e 22/2 e 8, 15 e 22/3 9h - 13h* 3, 4, 5, 7, 10, 11 e 12/2 18h30 - 22h30

Demonstrações contábeis 24h 1, 8, 15, 22/2 e 8 e 15/3 9h - 13hEncerramento de empresas 8h * 22/2 8h30 - 17h30IFRS para pequenas e médias empresas 12h * 10 a 13/2 9h - 12hÁrea tributária C.H. Datas HoráriosAnalista fiscal 32h * 15, 22/2 e 8 e 15/3 8h30 - 17h30

Escrita fiscal 24h * 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13/2 19h - 22h* 17, 18, 19, 24, 25 e 26/2 9h - 13h

Faturamento e emissão de notas fiscais 16h * 1 e 8/2 8h30 - 17h30* 17 a 20/2 18h30 - 22h30

Retenções na fonte (PIS, Cofins, CSLL, IRRF, ISSQN e INSS-PJ) 16h * 15 e 22/2 8h30 - 17h30

Sped EFD-Contribuições (Lucro Real/Lucro Presumido) 8h * 15/2 8h30 - 17h30

Sped Fiscal (ICMS/IPI) 6h * 4 e 6/2 19h - 22h* 22/2 9h - 16h

Substituição tributária 14h * 8 e 15/2 9h - 17h* 11, 13, 18 e 20/2 18h30 - 22h

Área trabalhista C.H. Datas HoráriosCálculos da folha de pagamento e apuração dos encargos trabalhistas da empresa 18h * 3, 5, 10, 12, 17 e 19/2 19h - 22h

Compensação e Restituição de INSS 6h * 24 e 26/2 19h - 22h

Departamento pessoal 28h* 1, 8, 15 e 22/2 e 8, 15 e 22/3 9h - 13h* 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24 e 26/2 19h - 22h30* 10, 11, 12, 13, 17, 18 e 19/2 9h - 13h

eSocial (noVo) 6h4 e 6/2 19h - 22h

11 e 13/2 19h - 22h18 e 20/2 19h - 22h

Gestão de RH e relações trabalhistas 8h * 18, 20 e 25/2 19h - 21h40

São José dos Campos - Tel. (12) 3908-0900Área Contábil C.H Data HorárioContabilidade geral 28h 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13/2 18h30 - 22hÁrea Tributária C.H Data HorárioAnalista fiscal 32h 1, 8, 15 e 22/2 8h30 - 17h30EFD-Contribuições (PIS/Cofins) 6h 8/2 8h30 - 15h30Procedimentos fiscais no serviço de transporte 8h 3 a 5/2 18h30 - 21h10

Retenções na fonte (PIS, Cofins, CSLL, IRRF, ISSQN e INSS-PJ) 16h 17 a 20/2 18h30 - 22h30

Substituição tributária 14h 24 a 27/2 18h30 - 22hÁrea Trabalhista C.H Data HorárioDepartamento pessoal 28h 10, 11, 12, 13, 17, 18 e 19/2 18h15 - 22h15Noções básicas do Direito do trabalho 8h 22/2 9h - 18hSefip 7h 15/2 9h - 17h

Sorocaba - Tel. (15) 3333-1700Área Contábil C.H Data HorárioAbertura de empresas 8h 10 e 11/2 18h - 22hContabilidade geral 28h 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 13/2 18h30 - 22hContabilidade para não contadores 16h 1 e 8/2 8h30 - 17h30Encerramento de empresas 8h 24 a 25/2 18h - 22hÁrea Tributária C.H Data HorárioFaturamento e emissão de notas fiscais 24h 15 e 22/2 8h30 - 17h30Sped EFD-Contribuições (Lucro Real/Lucro Presumido) 8h 15/2 8h30 - 17h30

Área Trabalhista C.H Data HorárioDepartamento pessoal 28h 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27/2 18h30 - 22hEquiparação salarial 4h 12/2 18h - 22h

Santos - Tel. (13) 3278-2550Área Contábil C.H Data HorárioContabilidade geral 28h 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20/2 18h30 - 22hÁrea Tributária C.H Data HorárioEscrita fiscal 24h 8, 15 e 22/2 8h30 - 17h30Retenções na Fonte (PIS, Cofins, CSLL, IRRF, ISSQN E INSS-PJ) 16h 8 e 15/2 8h30 - 17h30

Área Trabalhista C.H Data HorárioDepartamento pessoal 28h 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20/2 18h30 - 22h

Ribeirão Preto - Tel. (16) 3603-6100Área Tributária C.H HorárioSubstituição tributária 14h 15 e 22/2 8h30 - 16h30Área Trabalhista C.H HorárioEquiparação salarial 4h 24/2 18h30 - 22h30Gestão de RH e relações trabalhistas 8h 18 a 19/2 18h30 - 22h30

Campinas - Tel. (19) 3284-2433Área contábil C.H Data HorárioDemonstrações contábeis 24h 11, 13, 14, 18, 20 e 21/2 18h30 - 22h30Área tributária C.H HorárioBásico de ICMS 9h 25 a 27/2 19h - 22hÁrea trabalhista C.H Data HorárioDepartamento pessoal 28h 1, 8, 15 e 22/2 8h30 - 16h30Desoneração da folha de pagamento 8h 15/2 8h30 - 17h30

* As vagas dos cursos indicados com asterisco não estão disponíveis para inscrições, pois primeiramente serão convocados os inscritos na lista de espera.

confira a programação completa abaixo:gratuito

para clientes

Notadamente utilizada na cobrança do ICMS, a substituição tributária é um mecanis-mo de arrecadação de tributos utilizado pelos governos federal e estadual. Ele atribui ao contribuite a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A substituição é recolhida pelo contribuinte e posteriormente repassada ao governo.O Curso de Substituição Tributária oferecido pela Contmatic Phoenix, a ser minis-trado em São Paulo pelo professor Rodrigo Panacci Paciullo, é importante para esclarecer os principais aspectos relacionados a aplicação de substituição tributá-

ria nas operações internas e interestaduais, e como resolver diferentes operações que a envolvem nas operações subsequentes. A partir da legislação do ICMS de São Paulo e das principais regras de operações sub-sequentes, o curso, diz Paciullo, apresenta métodos práticos e fáceis de resolução de problemas, evitando erros de recolhimento e acelerando a rotina de trabalho. Ele é destinado a iniciantes na área fiscal, tributária e contábil, além de profissionais que busquem atualização da legislação e reciclagem em suas carreiras.

Foto

• D

ivul

gaçã

o

cUrso esclarece principais aspectos da sUbstitUição tribUtária

Curso com Rodrigo Paciullo apresenta métodos práticos e fáceis

cUrsos contmatic All-InclusiveContmatic Phoenix Pacote

É a sigla do programa de parcelamento oferecido pelo governo de São

Paulo para promover a regularização dos créditos do estado, decorren-

tes de débitos de IcmS, constituídos ou não, inclusive os inscritos em dí-

vida ativa, ajuizados ou a ajuizar, em razão de fatos geradores ocorridos

até 31 de julho de 2012.

É a sigla da Infraestrutura de chaves Públicas Brasileira, que é uma cadeia

hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais

para identificação virtual do cidadão.

Sigla de um serviço da Receita Federal. Por meio dele, o contribuinte tem

várias facilidades, como cadastrar até três números de celulares e endere-

ços de e-mail para recebimento do aviso de mensagem na caixa postal e

redução no tempo de trâmite dos processos administrativos digitais.

É um portal eletrônico onde diversos serviços protegidos por sigilo fiscal

podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte, como verifi-

car eventuais pendências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Fí-

sica, obter cópia de declarações, retificar pagamentos e parcelar débitos.

É uma entidade contábil fundada no dia 27 de fevereiro de 1948 com o

intuito de articular os sindicatos de todo o estado de São Paulo, represen-

tando-os de forma unificada; atualmente congrega 24 sindicatos distribu-

ídos por todo o território paulista.

É o órgão administrativo, ligado ao ministério da Fazenda, a qual todas

as empresas prestadoras de serviço contábil estabelecidas no Brasil,

desde o último dia 1º de janeiro, devem se reportar para denunciar

operações de clientes suspeitas de lavagem de dinheiro.

conjunto de serviços e softwares disponibilizado pela contmatic com a

cara do Windows 8; a maioria deles consiste em aplicações na web, aces-

sadas a partir de um navegador - por meio dele o cliente tem acesso em

tempo real a atualizações dos sistemas, agenda de cursos, palestras, etc.

É o regime tributário ideal para empresas com faturamento anual supe-

rior a R$ 78 milhões e baixa margem de lucro; companhias de determina-

dos setores da economia estão obrigadas a adotar esse regime.

É a sigla de um documento de arrecadação federal, cujo boleto é utilizado

para pagamento de tributos administrados pela Receita Federal.

De forma bem humorada e descontraída, você, leitor do Contmatic Mais, pode testar seus conhecimentos sobre os sistemas e serviços oferecidos pela Contmatic Phoenix, bem como sobre as obrigações acessórias e legislações nas áreas contábil, fiscal, tributária, previdenciária, societária e trabalhista.

teste seUs conhecimentosNesta edição, encontre os nomes de termos e siglas utilizadas nas áreas contábil, trabalhista e previdenciária. Boa diversão!

d T e a F S W I T a L P

V a V V P a J a n S L e

q L T P O T P L a L R P

m I P L a c X J T c u a

J V J Z F O u S a I G m

c e I c e n a u P O a e

O c K d c V d a R F m J

a O a F O e m I S a K P

F n L a n c X q c B d K

V T e I T O a I a e I R

I P I c e n X n G a c Z

P R u e S I I S O e P V

I K R c P G m e a K B T

m I c m S u d m T a R O

n X c S a R a c O X a c

J S R e O d m O F G S q

I P e S B I R R F a I S

a n d R a X T I m V L L

B X P I q a W u a T B c

m I L u c R O R e a L m

Respostas: 1) PeP, 2) IcP Brasil, 3) dTe, 4) e-cac, 5) Fecontesp, 6) coaf, 7) Livecont, 8) Lucro Real, 9) daRF,

10) IRRF, 11) IcmS, 12) convecon.

É a sigla de uma obrigação tributária principal em que a

pessoa jurídica ou equiparada está obrigada a reter do be-

neficiário da renda, o imposto correspondente, nos termos

estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda.

É a sigla de um imposto em que cada estado possui uma tabe-

la de valores; está presente na constituição Federal de 1988, e

o objetivo é apenas fiscal, e o principal fato gerador é a circula-

ção de mercadoria, até mesmo as que iniciam no exterior.

Realizado da cada dois anos, é o maior evento contábil do

estado de São Paulo, que disponibiliza assuntos de grande

atualidade e relevância para a classe.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

15contmatic

caça palavras

CRM WebCloud

TV ContmaticPortal deempregos

Cursos de especialização

Consultoriade legislação

Treinamentosde sistemas

Suportetécnico

Boletiminformativo

Sped Cursose Suporte

Suporteonline

Ensino àdistância

Gerenciamentode NF-e/CT-e

É por isso que quem compara escolhe...1987Desde

VENDAS: 0800 779 4449

ORION PHOENIXERP - Gestão Empresarial

LOJA PHOENIXAutomação Comercialna Nuvem - SaaS

Soluções Empresariais

IRPJ/JR PHOENIXImposto de Renda

ADM PHOENIXAdministrador do Escritório Contábil

CONTÁBIL PHOENIXContabilidade

GESCON PHOENIXGestão de EmpresasContábeis

G5 PHOENIXEscrita Fiscal

FOLHA PHOENIXFolha de Pagamento

Soluções Contábeis

CRM WEB CLOUDEscritório Contábil Online

PRONAVTECHEmissor, Validador, Auditore Armazenador de Arquivos Digitais

G5 CONTROLGerenciamento de NF-e/CT-e

Soluções Multinegócios

Diversos serviços gratuitos com as mais completas soluções

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K