promovendo agendas 21 no vale do juruá

7
PROMOVENDO AGENDAS 21 NO VALE DO JURUÁ PROPOSTA PRELIMINAR PROPOSTA PRELIMINAR Amigos da Águas do Juruá novembro de 2009

Upload: amigos-das-aguas-do-jurua

Post on 04-Jun-2015

312 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Promovendo Agendas 21 No Vale Do Juruá

PROMOVENDO AGENDAS 21 NO VALE DO JURUÁ

PROPOSTA PRELIMINARPROPOSTA PRELIMINAR

Amigos da Águas do Juruá

novembro de 2009

Page 2: Promovendo Agendas 21 No Vale Do Juruá

3

APRESENTAÇÃOAmigos das Águas do Juruá – AMAJ

A “Amigos das Águas do Juruá” é uma organização não governamental fundada em 29 de dezembro de 2006 com a missão de contribuir na proteção dos recursos hídricos do vale do Juruá. Desde a sua fundação, vem trabalhando prioritariamente na promoção da Educação Ambiental em escolas e comunidades da região, bem como servido de articulador entre a sociedade e o Poder Público na implementação de políticas adequadas à realidade da nossa região.

Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA

O Fundo Nacional do Meio Ambiente criado há 20 anos, é hoje o principal fundo público de fomento ambiental do Brasil, constituindo-se como um importante parceiro da sociedade brasileira na busca pela melhoria da qualidade ambiental e de vida.

O FNMA é uma unidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado pela lei nº 7.797 de 10 de julho de 1989, com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.

O FNMA é hoje referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos. Seu conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil, garante a transparência e o controle social na execução de recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional.

Ao longo de sua história, foram 1.400 projetos socioambientais apoiados e recursos da ordem de R$ 230 milhões voltados às iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais.

Agenda 21

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

Mâncio Lima foi o primeiro – e até agora é o único – município do vale do Juruá a ter a sua Agenda 21 Local elaborada e já em implementação.

Page 3: Promovendo Agendas 21 No Vale Do Juruá

3

Objetivo do ProjetoPromover a elaboração das Agendas 21 locais nos municípios do vale do Juruá tendo como

exemplo uma experiência local em realização: a Agenda 21 do município Mâncio Lima.

JustificativaEm resumo, a adoção de Agendas 21 locais fortalece o processo de construção democrática das

políticas públicas locais, assegurando sua implementação de forma mais adequada, buscando a desenvolvimento sustentável das populaces beneficiadas.

O fato de termos um município com a Agenda 21 Local já elaborada e em implementação favorece a elaboração de outras Agendas 21 Locais no vale do Juruá, sendo importante a divulgação desta experiênciaem todo a região.

Por ainda estar em implementação, a Agenda 21 de Mâncio Lima necessita de refinamentos para a sua concratização, bem como ser melhor assimilada pela socieadade e poderes públicos manciolimenses e acreanos.

Metas, Atividades e Metodologia1. Revitalizar o processo de implementação da Agenda 21 de Mâncio Lima

1. Realizar um seminário para internalização da AG21ML pelo Executivo Municipal Encontro com prefeito, secretários e quadro técnico da prefeitura para

responder perguntas tais como: “Como a AG21ML interfere/auxilia no meu trabalho? O quê no conteúdo da AG21ML diz respeito à minha area de atuação”; identificar as ações da AG21ML já implementadas.

2. Realizar trinta reuniões setoriais e comunitárias nos principais bairros e comunidades do município de Mâncio Lima

Constituição de equipe multinstitucional para a realização de reuniões, com o objetivo de reapresentar o conteúdo da AG21ML (realizar uma oficina para elaboração de materialadequado às comunidades) prestar contas do atual estágio da AG21ML (resultado do seminário); identificar projetos prioritários e as parcerias necessárias para a elaboração destes projetos. Atenção especial será dada às crianças, com atividades recreativas e educacionais durante as reuniões.

3. Audiência Pública com os resultados do projeto Reunião ampla e aberta à sociedade manciolimense para a apresentação dos

resultados do projeto e resgate do conteúdo da AG21ML2. Promover a constituição de fóruns para a elaboração de Agendas 21 nos municípios do vale

do Juruá1. Apresentações nos 4 municípios do vale do Juruá

Constituição de uma comitiva composta por, pelo menos, um membro da AMAJ, um membro da Equipe Técnica da AG21ML e um membro do Fórum da Agenda 21, além de facilitadores especialmente contratados, que em viagem realizará reuniões e audiências junto a setores-chave dos municípios:

Reunião com prefeito e secretários/assessores; Reunião com Câmara de Vereadores;

Page 4: Promovendo Agendas 21 No Vale Do Juruá

3

Audiência Pública para promoção da AG21 nos municípios; Reunião com lideranças comunitárias

e representações da sociedade civil.2. Apresentação na Assembléia Legislativa:

A mesma comitiva, em audiência na Assembléia Legislativa irá apresentar o conteúdo da AG21ML e os resultados do projeto aos deputados estaduais do Acre.

3. Apresentação para a Bancada Federal Reunião de membros do projeto para apresentar o conteúdo da AG21ML e

os resultados do projeto, no sentido de viabilizar projetos específicos.

3. Elaboração de material de divulgação

1. Elaboração de materiais para a divulgação do processo de elaboração de Agendas 21 Contratação de profissionais para a elaboração dos materiais necessários,

sob supervisão da equipe técnica da AG21ML e do Fórum da AG21ML e da AMAJ

Documentário (vídeo): (o processo de elaboração da AG21ML) Cartilha (como elaborar a agenda21 do seu município)

2. Elaboração de materiais para a divulgação da Agenda 21 de Mâncio Lima Contratação de profissionais para a elaboração/reprodução de material

Agenda 21 de Mâncio Lima, impresso e digital (CD interativo)o Realizar oficinas para a elaboração de conteúdo em

linguagem adequada ao público local Banners Outdoor Cartazes Cartão postal Folder Spot de rádio Documentário do Projeto

Público Alvo1. Comunidade manciolimense em geral; jovens; profissionais das áreas de saúde, educação,

segurança e meio ambiente; produtores rurais; pescadores; piscicultores2. População, representações políticas, comunitárias e setoriais dos municípios do vale do Juruá3. Políticos eleitos em nível estadual e federal no estado do Acre

Prazo de Execução: O projeto deverá ser executado inicial em 12 meses.

Financiamento do Projeto1. O projeto será submetido ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, que já financiou a

elaboração da AG21ML;2. Contrapartida dos proponentes de 4%.3. Parcerias com diversos setores da sociedade e poderes públicos do vale do Juruá