projeto pnud bra10007 edital 0032013

7
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007 “BOAS PRÁTICAS EM REDES NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: SIPIA CONSELHO TUTELAR E SIPIA SINASE WEB” TERMO DE REFERÊNCIA Nº 021/2013. Órgão Responsável: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Assunto: Contratação de consultor para subsidiar o trabalho da SDH/PR em ações de análise de dados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e suas interfaces com o Sipia Sinase Web. Justificativa: O Sistema de Informações para Infância Adolescência (Sipia) é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência. Atua diretamente a serviço do pacto federativo com base em eixos temáticos de ação, nos quais realiza a captação, sistematização, análise e distribuição de informações analíticas com recortes municipal, regional, estadual e nacional sobre o cenário de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, subsidiando também o controle social exercido pela sociedade brasileira a respeito das garantias preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em sua natureza o Sipia é um instrumento estratégico descentralizado, de interesse público à garantia dos direitos da criança e do adolescente, que inclui, dentre suas versões temáticas, módulo para Conselhos Tutelares, módulo para instituições do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. As primeiras versões do Sipia datam do ano de 1996, as quais passaram por qualificações ao longo dos anos, em especial no período entre 2008/2010, envolvendo o aperfeiçoamento de conceitos, softwares e fluxos, assim como o desenvolvimento de novas versões e funcionalidades congruentes às demandas do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), às diretrizes do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2011/2021) e aos compromissos internacionais pactuados pelo Estado Brasileiro junto ao Sistema ONU e ao Sistema Interamericano.

Upload: erica-da-silva

Post on 04-Jan-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

PNUD

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto PNUD BRA10007 Edital 0032013

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICASECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

PROJETO BRA/10/007

“BOAS PRÁTICAS EM REDES NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: SIPIA CONSELHO TUTELAR E SIPIA

SINASE WEB”

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 021/2013.

Órgão Responsável: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Assunto: Contratação de consultor para subsidiar o trabalho da SDH/PR em ações de análise de dados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e suas interfaces com o Sipia Sinase Web.

Justificativa:

O Sistema de Informações para Infância Adolescência (Sipia) é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência.

Atua diretamente a serviço do pacto federativo com base em eixos temáticos de ação, nos quais realiza a captação, sistematização, análise e distribuição de informações analíticas com recortes municipal, regional, estadual e nacional sobre o cenário de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, subsidiando também o controle social exercido pela sociedade brasileira a respeito das garantias preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em sua natureza o Sipia é um instrumento estratégico descentralizado, de interesse público à garantia dos direitos da criança e do adolescente, que inclui, dentre suas versões temáticas, módulo para Conselhos Tutelares, módulo para instituições do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As primeiras versões do Sipia datam do ano de 1996, as quais passaram por qualificações ao longo dos anos, em especial no período entre 2008/2010, envolvendo o aperfeiçoamento de conceitos, softwares e fluxos, assim como o desenvolvimento de novas versões e funcionalidades congruentes às demandas do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), às diretrizes do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2011/2021) e aos compromissos internacionais pactuados pelo Estado Brasileiro junto ao Sistema ONU e ao Sistema Interamericano.

Tendo em vista sua dedicação à captação de dados e geração de informações, é esperado do Sipia papel estruturante no âmbito da elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de políticas, programas, projetos e ações de garantia dos direitos humanos da infância e adolescência, por meio da atualização de dados e da produção de relatórios situacionais sobre o tema.

À luz dos compromissos do país, desde o ano de 1996 a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulga o “Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei”. Uma publicação com informações gerenciais sobre o atendimento socioeducativo aos adolescentes em conflito com a lei no Brasil, subsidiada na capacidade de produção e oferta de dados do Sipia. O levantamento é uma compilação de dados com base primordial em: i) informações fornecidas pelos órgãos gestores estaduais do sistema socioeducativo; ii) levantamento realizado, com apoio dos governos estaduais, em programas em meio aberto; e iii) informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

O relatório também toma por base dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA), assim como, de pesquisas realizadas por institutos e/ou organizações não governamentais que tenham como foco o custo desta modalidade de atendimento.

Page 2: Projeto PNUD BRA10007 Edital 0032013

O propósito do documento é subsidiar os processos de gestão e constante monitoramento da eficiência, eficácia e efetividade do Sinase, fornecendo dados atualizados que demonstrem: a) séries históricas, quadros comparativos e taxas de atendimento; b) quantitativo e perfil das unidades socioeducativas; c) quantitativo e perfil dos adolescentes; d) atendimento em meio aberto; e) organização do sistema socioeducativo nas unidades federadas.

Certo é que a riqueza das informações colhidas até o momento é inestimável para qualificar a concepção, a implementação, o monitoramento e a avaliação da política pública de direitos da criança e do adolescente. Importantes e significativos aprimoramentos já foram realizados pela SDH/PR na sua estratégia de atuação na temática a partir de subsídios desse Levantamento, como por exemplo, a revisão e o fortalecimento das funcionalidades do Sipia Sinase Web. No entanto, avalia-se que a metodologia de elaboração desse documento pode ser aperfeiçoada, tornando-o um instrumento ainda mais fidedigno e eficiente para a gestão do Sinase. Nesse sentido, e a título de exemplo, pode-se citar o fato de que todos os dados que alimentam o Sipia Sinase Web e o Levantamento são autodeclarados pelos gestores estaduais, sem que haja uma avaliação in loco acerca da sua pertinência. Da mesma forma, não há uma avaliação prévia por parte dos Conselhos Estaduais de Direitos das Crianças e Adolescentes sobre esses dados, o que distancia o papel destes colegiados dos arranjos institucionais de gestão da política pública para o segmento.

Nestes termos, os resultados do projeto de cooperação concentram-se em desenvolver mecanismos de consolidação e registro sistemáticos de dados relativos às características do sistema, dos adolescentes nele inseridos, bem como sobre as estruturas de gestão socioeducativa do meio aberto e meio fechado. Pretende-se contribuir com a qualificação da gestão das políticas de garantia de direitos da criança e do adolescente nos três níveis de governo, bem como facilitar seu acompanhamento na base territorial para a infância e adolescência, entendendo serem estes elementos essenciais para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. Ressalta-se que área técnica responsável pelo projeto não dispõe de recursos humanos para atendimento às demandas previstas no presente termo de referência.

Objetivo da consultoria:Prestar Consultoria Técnica - Modalidade Produto - para subsidiar o trabalho da SDH/PR em ações de análise de dados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e suas interfaces com o Sipia Sinase Web.

Enquadramento no Prodoc:Resultado 3: Elaboração de insumos técnicos para o acompanhamento, monitoramento e avaliação das experiências apoiadas e executadas na área da infância e adolescência.

Requisitos Mínimos de Qualificação do Contratado(a):

Graduação completa em curso de nível superior reconhecido pelo MEC nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Ciências Exatas.

Experiência profissional mínima de 03 anos em elaboração de pesquisas e/ou relatórios situacionais em áreas relacionadas à saúde, assistência social, educação, cultura, orçamento ou direitos humanos.

Disponibilidade para viajar no país.

Requisitos Desejáveis: Conhecimento sobre legislação e políticas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes

e sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Experiência profissional em organização e gestão de dados e indicadores sobre políticas sociais. Domínio de linguagem e avançada experiência de navegação na Internet. Domínio avançado do software MS Excel.

Descrição das atividades:

Page 3: Projeto PNUD BRA10007 Edital 0032013

1. Elaborar plano de trabalho.

2. Conhecer o planejamento estratégico e a sistemática desenhada pela SDH/PR para consolidação integrada do Sipia.

3. Mapear e analisar dados do Sinase de âmbito nacional, estadual e local, do meio aberto e meio fechado, sistematizando informações e relatórios.

4. Elaborar análises e estudos descritivos sobre o cenário de atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei com base nos dados do Sipia Sinase Web e das edições do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013.

5. Produzir mapas, gráficos, textos, tabelas, relatórios e quadros analíticos sobre o cenário do atendimento socioeducativo em meio aberto e meio fechado.

6. Promover e participar de reuniões, seminários, oficinas e workshops presenciais e à distância com a SDH/PR e as UF para disseminação de dados relacionados do Sipia Sinase Web e o Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei.

7. Desenvolver propostas de aperfeiçoamento operacional e metodológico de mobilização e sistematização de dados sobre o Sinase.

Produtos esperados:

Produto Data entrega ProdutoProduto 01: Documento técnico contendo proposta de aperfeiçoamento metodológico e operacional do processo de Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, para o meio aberto e meio fechado, contendo manual instrutivo e instrumentos de coleta de dados.

10/06/2013

Produto 02: Relatório de oficina nacional de preparação de pontos focais nacionais, estaduais e locais de aplicação do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2012, contendo cópia dos materiais metodológicos, programação do encontro, listas de presença e registro fotográfico das atividades.

20/06/2013

Produto 03: Relatório de monitoramento dos processos e ações de mobilização de dados nacionais, estaduais e locais, meio aberto e meio fechado, do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2012.

22/07/2013

Produto 04: Relatório de sistematização e análise dos resultados do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2012, bem como sua comparação com os resultados do Levantamento dos anos de 2010 e 2011.

10/09/2013

Produto 05: Relatório de realização de workshop nacional de divulgação dos resultados do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2012, contendo cópia dos materiais de disseminação de dados, programação do encontro, listas de presença e registro fotográfico das atividades.

30/09/2013

Produto 06: Relatório de oficina nacional de preparação de pontos focais nacionais, estaduais e locais de aplicação do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição

29/11/2013

Page 4: Projeto PNUD BRA10007 Edital 0032013

2013, contendo cópia dos materiais metodológicos, programação do encontro, listas de presença e registro fotográfico das atividades.Produto 07: Relatório de monitoramento dos processos e ações de mobilização de dados nacionais, estaduais e locais, meio aberto e meio fechado, do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2013.

20/01/2014

Produto 08: Relatório de sistematização e análise dos resultados do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2013, bem como sua comparação com os resultados do Levantamento dos anos de 2011 e 2012.

03/03/2014

Produto 09: Relatório de realização de workshop nacional de divulgação dos resultados do Levantamento Nacional sobre o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei, Edição 2013, contendo cópia dos materiais de disseminação de dados, programação do encontro, listas de presença e registro fotográfico das atividades.

09/05/2014

Os produtos previstos deverão ser encaminhados à SDH/PR para avaliação e, após aprovação, deverão ser entregues em sua forma definitiva, para registro e arquivamento, em formato impresso (tamanho A4), encadernado, e em meio digital (CD-ROM). Cada relatório será submetido a uma versão para análise da SDH/PR, sendo a versão definitiva elaborada em 02 (duas) vias e em meio digital (CD-ROM). Para os arquivos digitais deverão ser utilizados aplicativos do MSOffice. Na via digital de cada produto, esses arquivos deverão estar adequadamente organizados, com nomes padronizados que induzam ao seu conteúdo. Cada produto deverá compor-se de um único arquivo em MSOffice (Word e Excel). Para a base de referência, as palavras-chave devem estar em português, assim como preferencialmente o resumo. As publicações magnéticas ou digitalizadas devem estar em pastas organizadas logicamente e catalogadas no software de gerenciamento de referencia de tal forma que seja facilmente localizável. As publicações impressas também devem estar cadastradas e organizadas por tema e, quando possível, possuir também um arquivo digital. Arquivos corrompidos ou com defeitos que impeçam a sua visualização não serão considerados, até que sejam repostos pelo consultor. A aprovação do produto ficará condicionada a esta reposição.

7. Modalidade de Contratação: Por produto.

08. Insumos: Diárias e passagens.

09. Período de contratação: 12 meses.

10. Localidade do Trabalho: Brasília.

11. Nome do Supervisor:

Cláudio Augusto Vieira da Silva

Cargo do Supervisor: Coordenador-geral do Sinase.

Page 5: Projeto PNUD BRA10007 Edital 0032013

Edital 003/2013Modalidade Produto – Área de Direitos Humanos (01 vaga)Graduação completa em curso de nível superior reconhecido pelo MEC nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Ciências Exatas. Experiência profissional mínima de 03 anos em elaboração de pesquisas e/ou relatórios situacionais em áreas relacionadas à saúde, assistência social, educação, cultura, orçamento ou direitos humanos. Disponibilidade para viajar no país. Requisitos Desejáveis: Conhecimento sobre legislação e políticas relacionadas aos direitos humanos de crianças e adolescentes e sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Experiência profissional em organização e gestão de dados e indicadores sobre políticas sociais. Domínio de linguagem e avançada experiência de navegação na Internet. Domínio avançado do software MS Excel.Para detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, acessar http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/cooperacao/editaisPeríodo (previsão): 12 meses.Os honorários serão calculados de acordo com a experiência e qualificação do profissional. Os currículos deverão ser enviados, a partir da publicação deste anúncio até o dia 20/05/2013, em envelope fechado e IDENTIFICADO EXTERNAMENTE COM O NÚMERO DO PROJETO E DO EDITAL, para a Caixa Postal nº 3841 – CEP 70089-970 – Brasília/DF. A SDH não custeará despesas de candidatos para realização de entrevistas. Candidatos de outros estados, quando classificados, poderão ser entrevistados pelo telefone, se assim desejarem.