projeto de simuladores de física

19
Comprovante Inscrição: 2779/2015 Nome do Responsável MARCELO JOSE BENTA ILDEFONSO Matricula 6096115 28/07/2015 11:17:10

Upload: marcelo-chikara

Post on 01-Feb-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um projeto executado com êxito. muito bom o tema, o uso de programas simuladores no ensino da física.

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de Simuladores de Física

Comprovante Inscrição: 2779/2015

Nome do Responsável MARCELO JOSE BENTA ILDEFONSO

Matricula 6096115

28/07/2015 11:17:10

Page 2: Projeto de Simuladores de Física

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

E.E.E.M. JOSÉ NILSON SANTIAGO POÇO DANTAS - PB

RELATÓRIO DO PROJETO DE FÍSICA TEMA: “O uso de Simuladores no ensino de Física”.

POÇO DANTAS - PB OUTUBRO / 2015

Page 3: Projeto de Simuladores de Física

MARCELO JOSÉ BENTA ILDEFONSO – MATRICULA 6096111-5

Relatório de funcionamento do projeto: O USO DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA, como requisito para a participação do Prêmio Mestre da Educação-PB.

POÇO DANTAS - PB OUTUBRO / 2015

Page 4: Projeto de Simuladores de Física

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................... 6

1.1 ESPAÇO ESCOLAR .......................................................................................................................... 7 2. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO ............................................................................ 8 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................................... 10 4. REFERÊNCIAS ..................................................................................................................................... 11

Page 5: Projeto de Simuladores de Física

Lista de Figuras Figura 1: Entrada da escola Nelson Batista Alves e sua localização no Mapa da cidade ........................ 7 Figura 2 ................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 3 ....................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 4 ....................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 5: ...................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 6: ...................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 7: ...................................................................................................... Erro! Indicador não definido. Figura 8: ...................................................................................................... Erro! Indicador não definido.

Page 6: Projeto de Simuladores de Física

1. INTRODUÇÃO

Este relatório é um efeito dos planos e práticas estabelecidas no Projeto: “O uso de Simuladores no ensino de Física”, nas turmas do 3° ano do Ensino Médio regular que funcionam nos períodos matutino e vespertino na Escola Estadual de Ensino Médio José Nilson Santiago, localizado na cidade de Poço Dantas, Estado da Paraíba.

O ambiente escolar é um local onde as relações de aprendizagem estão em constantes transformações, onde percebemos que acabam se tornando um espelho reflexo das necessidades da sociedade. Através de Gómez (2001) podemos afirma que:

“a função educativa da escola deve cumprir não só o processo de

socialização, mas oferecer às futuras gerações a possibilidade de questionar a validade dos conteúdos, de elaborar alternativas e tomar decisões autônomas acerca das transformações sociais e culturais”.

Inicializando da conjetura que o Projeto de Física é uma maneira de incentiva o gosto

pela disciplina, que é fundamental importância no desenvolvimento de um cidadão critico participativo dentro e fora de um meio social, ressaltamos como foco principal o uso de metodologias interdisciplinares e coletividade humana, para que se adequem ao ensino de Física melhorando o ensino e aprendizagem tanto educandos como dos educadores.

Nesta abordagem o Projeto mostra-se de grande ajuda para meio educacional no que se refere ao ensino de Física sobre tudo no conteúdo de Circuitos elétricos, no qual se tentou buscar como base a transmissão do conhecimento através das novas tendências da educação atual.

Page 7: Projeto de Simuladores de Física

1.1 ESPAÇO ESCOLAR

A E.E.E.M. José Nilson Santiago, em destaque no mapa 01, localiza-se, na Rua Odilon Francisco de Oliveira, no município de Poço Dantas, localizado no Estado da Paraíba; é uma instituição de ensino pertencente à rede pública de Ensino, que tem como responsabilidade cuidar da educação no nível Médio Regular.

Figura 1 - Entrada da escola José Nilson Santiago e sua localização no Mapa da cidade

Fonte: acervo do autor e adaptação do Google maps Disponível em: http://maps.google.com.br/

A escola como um todo tem como base uma aprendizagem que busca a relação dos

envolvidos com os avanços tecnicistas e a vida em sociedade; compete aos professores como mediadores do conhecimento motivar seus educandos no desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para que os mesmo tenham uma vida sociocultural adequada às novos rumos do saber. Partido desse ponto de vista o Professor da disciplina Física Marcelo José Benta Ildefonso, elaborou metodologicamente para no 3º ano do Ensino Médio regular este projeto intitulado: “O uso de Simuladores no ensino de Física”. Verificando-se o beneficiamento dos envolvidos no projeto com relação às dificuldades evidenciadas pelo

Page 8: Projeto de Simuladores de Física

professor no primeiro bimestre do correte ano. Por meio das Matrizes de Referência para o ENEM de Física e suas Tecnologias e embasamento no Plano de Metas do IDEPB/2015 da escola, Foi executado o cronograma de ações que teve um foco a interdisciplinaridade e a ampliação do saber cientifico. 2. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO

Primeiramente foi apresentado para os alunos o site, de onde foram baixados os Simuladores e também aplicativos para celular encontrados no Play Store, ressaltou-se também em sala para envolvidos no projeto a importância das Novas Tecnologias da Informação e Comunicações (NTICs).

Figura 2 – Print da pagina inicial do site utilizado para baixar o programa.

Fonte: Acervo do autor.

Disponível em: https://phet.colorado.edu

Logo em seguida teve-se contato inicial com a interface do programa (software) do simulador no qual o professor mostrou-se como utilizá-lo (fotos abaixo); foram repassadas problemáticas para serem debatidas em sala, desta forma encaminharam-se ações didáticas com foco na aprendizagem construtiva e significativa fortalecendo a compreensão dos conceitos e fundamentos técnico/sócias da Física.

Page 9: Projeto de Simuladores de Física

Fonte: Acervo do autor.

Por continuidade do projeto a primeira ação - Meditando e potencializando a importância NTICs no ensino/aprendizagem foi posta em prática e nela foram abordadas as novas tecnologias e sua importância para a sociedade atual, mencionando acontecimentos de interesse da Física, além da interdisciplinaridade com outros conteúdos que se entrelaçam (como história, química filosofia, economia etc.). Tentamos aguçar a mente dos educandos para que o mesmo pudesse perceber que o conhecimento é sempre mais amplo. Também foi feito uma conscientização para o uso correto do computador e principalmente do celular para pesquisa de assuntos construtivos e uteis para aprendizagem.

Já na segunda fase - Debater situações-Problemas na busca de resposta - foram lançadas elaboradas atividades para serem feitas e demonstradas no simulador pelo Educador, onde o mesmo buscou a construção do conhecimento, através de questionamentos e indagações feitas aos educando e conduzida em forma de debate para mostrar que uma resposta pode muitas vezes ter mais de uma solução adequada.

Figura 3 - Explicação do conteúdo de física e instruções de como usar o simulador

Page 10: Projeto de Simuladores de Física

Fonte: Acervo do autor

Através de debates coletivos houve enriquecimento na cognição dos envolvidos construindo assim uma aprendizagem significativa numa interação mutuas entre Professor e aprendizes; também a troca interacional pode motivar na transformação social dos indivíduos em cidadãos críticos/participativos.

Na ultima etapa intitulada - Praticando simulações e construindo “saber” - Aconteceu

exposições focalizando problematizações onde ouve o uso do simulador pelos próprios alunos. Podem ser feitos experimentos simulatórios de Circuitos organizados em conjuntos de resistores interligados (associação de resistores) como mostra fotos acima. Os alunos através de seminário explicaram o comportamento desta associação conforme a variação de ligação entre os resistores, tipificando-os e demostrando as séries, paralela ou mista. Com uma analise conjunta do professor e dos alunos das simulações e da formação de gráficos, proporcionou para ambos uma aprendizagem socioeducativa.

Figura 4 - Demonstração do simulador e aplicações Física

Page 11: Projeto de Simuladores de Física

Fonte: Acervo do autor

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que o Projeto seguiu o molde que estrutura os objetivos educacionais atuais, para formar pessoas com capacidade técnico/sociais e com discernimento crítico para viver em grupo e em plena contribuição, seja intelectual ou prática, com a sociedade moderna. É destacado na afirmativa de BARROS (2009, p.1) que a “Tecnologia é produto da ação humana, está inserida em todo lugar, fazendo parte das nossas vidas. Nossas ações cotidianas são realizáveis graças às tecnologias descobertas e utilizadas pelos povos durante toda a história da humanidade”. Sendo assim, a incumbência do professor como a gente mediador/transformador de opinião, fez-se de suma importância para o projeto já que objetivou durante toda a sua execução um ensino-aprendizagem totalmente preocupado como a Física e seus conceitos fundamentais para uma boa construção do saber cientifico.

A intermediação de programas de simulação computacional (e aplicativos de celular) mostrou-se como um aparato tecnólogo de grande utilidade tanto para os docentes como para os discentes, conseguindo um bom desenvolvimento na cognição e desta forma ampliando a concepção tanto no aspecto físico/teórico como crítico/prático.

Figura 5 - simulações feitas pelos aluno em sala para debate do conteúdo.

Page 12: Projeto de Simuladores de Física

4. REFERÊNCIAS PAIM, Viviane Catarini e NODARI, Paulo César. A Missão Da Escola No Contexto Social Atual. Seminário de pesquisa em educação da região sul - IX ANPEDSUL - 2012. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Sociologia_da_Educacao/Trabalho/06_34_10_1063-7350-1-PB.pdf >. Acesso em: 03/ago./2015 BARROS, Marcos Alexandre de Melo. As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências. Academia de Educação, 2009. Disponível em: <http://www.academia.edu/2439819/AS> Acesso: 03/ago./2015.

Page 13: Projeto de Simuladores de Física

Anexos

Page 14: Projeto de Simuladores de Física
Page 15: Projeto de Simuladores de Física
Page 16: Projeto de Simuladores de Física
Page 17: Projeto de Simuladores de Física
Page 18: Projeto de Simuladores de Física
Page 19: Projeto de Simuladores de Física