projeto de responsabilidade social - agência cuma!

95
ARTHUR BERNARDES BÁRBARA BERNARDES JÉSSICA BINOTTO MARCELLO ALVES MARCOS VINÍCIUS NATÁLIA PEREIRA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESPONSABILIDADE SOCIAL UBERABA - MG 2009

Upload: tcc-comunicacao

Post on 18-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Documento do Projeto de Responsabilidade Social da Agência Experimental Chronos, como parte da conclusão do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba.

TRANSCRIPT

ARTHUR BERNARDES

BÁRBARA BERNARDES

JÉSSICA BINOTTO

MARCELLO ALVES

MARCOS VINÍCIUS

NATÁLIA PEREIRA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RESPONSABILIDADE SOCIAL

UBERABA - MG

2009

ARTHUR BERNARDES

BÁRBARA BERNARDES

JÉSSICA BINOTTO

MARCELLO ALVES

MARCOS VINÍCIUS

NATÁLIA PEREIRA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RESPONSABILIDADE SOCIAL

UBERABA - MG

2009

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigêngicas à conclusão de curso do 2º semestre de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Orientadores: Anderson Andrade Blueth Sabrina Talarico Daniel Fontão de Paula Janete Tranquila Karla de Almeida Borges Neire CastiFer Paulo Fernando Rocha

“É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como

os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos

escombros. Esses pobres de espírito, ao fi nal de sua jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se

perante Ele, por terem apenas passado pela vida...”

(Bob Marley)

AGÊNCIA CUMA! 06

Escolha da empresa 09

Briefi ng 10

Plenejamento Estratégico 16

Defi nição dos temas emergentes de gestão 16

Capitalização de oportunidades - gatilhos de ação 25

Business Case 35

Grupos de interesse (stakeholders) 39

Consulta às partes interessadas - pesquisa 40

Avaliação dos impactos sociais 44

Planejamento Tático 47

Defi nição do comitê executivo de responsabilidade social empresarial 47

Defi nição das políticas do projeto 49

Defi nição do canal de comunicação entre as partes e as possíveis parcerias 60

Implementação e Comunicação 62

Objetivo de cada política estabelecida 62

Estratégias e táticas de comunicação 64

Criação 69

Mídia 81

Avaliação e indicadores sociais 83

Conclusão 85

Referências 86

Anexos 87

SUMÁRIO

6Cervejaria Santo Onofre

AGÊNCIA CUMA!

Ingredientes ousados, misturas mirabolantes e um toque especial de criatividade!

A palavra certa é projetar.

Antes era tudo muito normal, muito igual, hoje, tudo é diferente!

Uma explosão de idéias de belas imagens e tipos.

A propaganda ganha força sufi ciente para revolucionar!

Apelo ao consumo? Não! O que realmente acontece é que a moda, a gastronomia, o bem-viver, enfi m, toda a vida, é ditada pelo bom gosto. As empresas têm o que oferecer, e, assim, precisam anunciar e, cada vez mais, de um jeito criativo, direto e abrangente. Cuma?

CUMA! Comunicação Unifi cada de Marketing e Adversiting.

SLOGAN: Criar e inovar!

MISSÃO: Gerar valor agregado de grandeza e notoriedade para nossos clientes, aproximando essas empresas de seu público por meio de campanhas criativas e ações diferenciadas, planejamento e assessoria.

FOCO: A CUMA! é uma empresa apta em todos os aspectos necessários para se desenvolver uma comunicação arrojada, moderna, plugada em questões geradoras dos diferenciais que irão determinar o sucesso da construção da imagem da sua empresa ou produto.

Criada pelos alunos do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda no 6o. Período da faculdade, a CUMA! está no mercado publicitário como uma agência inovadora. Frente à agência, uma equipe qualifi cada faz com que empresas e produtos ganhem destaque na mídia para alcançar sucesso.

No aténdimento, cuidando do planejamento, temos Jéssica. No setor de mídia, Natália direciona os números aos seus devidos lugares. Design, arte, cores e formas, fi cam por conta de Arthur, Bárbara, Marcos, enquanto Marcello cuida da redação. Ficam assim, unidos na direção de arte e produção. O planejamento da campanha é feito em forma de brainstorm com toda a equipe reunida. Juntos, essa equipe brilhante trabalha para garantir aquilo que mais lhes dá orgulho: o sucesso e reconhecimento de seus clientes.

CUMA! não é mais uma expressão que questiona algo que não fora entendido, mas sim, sinônimo de qualidade de prestígio de sua equipe humana para com seus clientes, e da efi cácia e sucesso de seu serviço nas campanhas dos anunciantes.

7Cervejaria Santo Onofre

Integrantes da AGÊNCIA CUMA!

ARTHUR BERNARDES

BÁRBARA COSTA

JÉSSICA BINOTTO

MARCELLO ALVES

MARCOS VINÍCIUS GABRIEL

NATÁLIA PEREIRA

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

9Cervejaria Santo Onofre

A ESCOLHA DA EMPRESA

Diante das possibilidades que tínhamos de escolha das empresas prospectadas,

havíamos mencionado o interesse em trabalhar com a empresa Nollie Street Wear ou

a Academia Swiming. Porém, o contato com as mesmas não foi possível, por atraso de

informações das empresas. Assim, decidimos escolher outra empresa, que pertence

a outro segmento.

Entramos em contato com a Cervejaria Santo Onofre, cujos proprietários, Tacyana

e Pablo, demonstraram bastante interesse em contribuir para a realização deste

trabalho.

Foi feita uma reunião com eles, a fi m de apresentar o nosso projeto e obter informações

a respeito da empresa. Em seguida, nos reunimos com o professor orientador Paulo

Fernando, que aprovou a escolha da empresa e, assim, demos início ao projeto.

10Cervejaria Santo Onofre

Breve histórico

A cervejaria surgiu de um projeto de cinco anos do casal (Tacyana e Pablo). Eles queriam montar um barzinho diferenciado na cidade de Itanhaém, litoral norte de São Paulo. O casal acreditava que Itanhaém necessitava de outro modo de atender o público. Mas por intempéries, tiveram que reformular o projeto e adaptá-lo a Uberaba. O motivo dessa mudança é decorrente de decepções que tiveram nos cargos de trabalho antigos que o impediram de colocar o projeto em andamento como haviam pensado inicialmente. Em Uberaba, perceberam que não havia um lugar para desgustar cerveja. Foi a partir disso, que iniciaram um novo projeto.

O nome Cervejaria Santo Onofre refere-se ao santo protetor dos “Cachaceiros”, um nome em que acreditam chamar a atenção, despertando a curiosidade dos clientes e, acima de tudo, um nome que remete a algo tradicional dos bares antigos, com ar jovial.

Mercado

No Brasil, bares, restaurantes e similares são responsáveis diretos pelo ganha-pão de aproximadamente, 1,5 milhões de pequenos empresários e pela geração de, no mínimo, 4,5 milhões de empregos. No total, são seis milhões de pessoas que exercem alguma atividade nesse setor, o que representa aproximadamente de 10% da mão-de-obra empregada.

Analisando os dados acima, pode-se verifi car que o mercado é bastante competitivo. Assim, a busca por novidades, visando atrair mais fregueses, é o grande diferencial para qualquer estabelecimento.

A Cervejaria Santo Onofre tem uma proposta inovadora, oferecendo um ambiente diferenciado, marcando a nova tendência de bares estilizados.

Proprietários: Tacyana Dezerê Felício Oliveira Pablo Rezende Rodrigues

A organização:

Razão social: Santo Onofre Cervejaria Ltda - MENome fantasia: Cervejaria Santo OnofreCNPJ: 10.579.513/0001-52Inscrição Estadual: 00110583300-71Endereço: Rua Marquês do Paraná, nº 662. Conj. Estados UnidosTelefone: 9113-5441 e 9145-8404E-mail: [email protected]

Ficha técnica

Setor da economia: Terciário Ramo de atividade: Comércio Tipo de negócio: AlimentícioProdutos ofertados/Produzidos: Comércio varejista de bebidas e bens acessórios complementares, aperitivos e pratos quentes e frios.

a

a

a

a

a

a

a

Briefi ng - Cervejaria Santo Onofre

BRIEFING

11Cervejaria Santo Onofre

Estrutura

Um visual bem cuidado é um passaporte para o sucesso. A Cervejaria é marcada de cores clássicas, sem deixar o estilo contemporâneo de lado, assim, como o próprio nome do estabelecimento, chama a atenção para algo inovador, sem partir para algo elitista. E ao contrário do que se pode pensar, os proprietários não querem que o lugar se torne um ambiente clássico, mas sim, aconchegante.

Apostaram, então, em um bar de estilo clássico contemporâneo, com ambiente aconchegante.

Analise situacional

Microambiente

Pontos fortes

A Cervejaria Santo Onofre ou Santo, como os proprietários a chamam, tem como pontos fortes diferenciais que a destacam no mercado de bares e entretenimento da cidade de Uberaba. São eles: o atendimento diferenciado, que aconchega o cliente para que esse se sinta em casa com os amigos; a variedade de cervejas, contando com 75 marcas, desde cervejas comuns a especi; o cardápio variado e elogiado pelos clientes, com vasta petiscaria para acompanhar as cervejas; a música ao vivo, de qualidade e estilos alternativos como rock, pop rock, samba, MPB, jazz, que agradam seu público alvo, além do ponto em que se estabeleceram, que já era conhecido e adequado para o investimento. O couver é no valor de R$3,50, sendo mais barato que o dos concorrentes.

Pontos fracos

O principal ponto negativo é a não utilização de cartão de débito e crédito, que limita a cartela de clientes, por ser um serviço esperado e cômodo. Os proprietários reconhecem que devem melhorar esse aspecto, mas por motivos de estabilidade fi nanceira, ainda não conseguiram adotar o serviço.

Macroambiente

Oportunidades

As oportunidades fi cam por conta do público uberabense, que preza por locais de entretenimento que forneçam não só bons produtos para consumo, como também locais aconchegantes e com som de qualidade. Como a maioria das casas noturnas e bares da cidade se aderem ao estilo sertanejo, o Santo Onofre se destaca por oferecer um ambiente alternativo. Outra oportunidade a ser destacada, é que o Santo Onofre é a única cervejaria na região, e a mais próxima, que é considerada concorrente direta, fi ca em Ribeirão Preto. Assim, o público só tem a casa para consumir variados tipos de cerveja.

Ameaças

Os concorrentes indiretos, como choperias e bares da cidade, são ameaça uma vez que também oferecem som ambiente equivalente. Os vizinhos do estabelecimento também entram nas ameaças, já que o som pode incomodar após determinado horário. E não só o som, como a movimentação na rua e o barulho causado pelos frequeses. Outra ameaça detectada são os fornecedores, que nem sempre facilitam a reposição das mercadorias do estabelecimento.

A falta de iluminação na redondeza também é considerada uma ameaça, já que assaltos aconteceram nesse ponto, quando nele estava instalado outro bar e isso acabou gerando repulsa de alguns frequentadores, com medo de que voltasse a acontecer Entretanto, desde sua abertura a Cervejaria não sofreu nenhuma violência nesse sentido.

12Cervejaria Santo Onofre

Organograma e principais executivos (cargos da empresa)

administradora e gerentecozinheira, barman e segurançaassistente de cozinha e garçons

Horário de funcionamento

De quarta à domingo, das 18h às 02h.

•••

Concorrência

Direta: Não possui concorrência direta na área de cervejaria em um raio de 200km, pois a mais próxima é em Ribeirão Preto-SP.

Indireta: MPBeco, Café do Teatro, Archimedes.

Capacidade de atendimento

Sentadas: 120 pessoas.Em pé: não há como mensurar, pois o espaço é aberto.

Porte: faturamento, número de empregados, instalações físicas (m²):

R$35 a R$40 mil/mês bruto9 empregados: 50 m² de salão, 20m² de área externa e 30m² de área de trabalho

Possui fi liais/escritórios regionais? Onde?

Não.

Proteção por patente, marca registrada?Não possui proteção de patente.

Equipamentos

Freezers, fogões, chopeira, equipamentos de som, máquinas registradoras, televisão, computadores, etc; Os materiais de uso diário, tais como: talheres, pratos, copos, panelas, cinzeiros, etcOs materiais de consumo, tais como: comidas, bebidas, artigos de limpeza e de uso administrativo.

Investimento

De acordo com pesquisas feitas no site do SEBRAE, os custos iniciais variam de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo esta variação girar em torno de R$ 40 mil. Somando ao custo estimado, previamente estipulado, e aos custos iniciais, tiveram um investimento inicial de R$ 80 mil.

Participação e potencial de mercado?

Ainda não mensurados, uma vez que pretendem fazer um balanço anual para mensuração de participação e potencial de mercado da empresa. O estabelecimento ainda não chegou ao seu primeiro ano.

•••

••

13Cervejaria Santo Onofre

Cardápio

“Não se pode querer agradar a gregos e troianos. Especializar-se é o melhor caminho, ou seja, quanto menos opções ao cliente melhor, para que, inclusive, possam controlar melhor o estoque”. Esse é o pensamento dos proprietário, que oferecem:

Comidas e aperitivos: apostaram em uma gama de cinco a oito pratos quentes, e de três a cinco variações de pratos frios e saladas.

Bebidas: por se tratar de uma cervejaria, têm a linha “A” do grupo AmBev, como Original, Stela Artois e Serra Malte. Sem deixar de lado as tradicionais, como Skol, Antártica, Brahma. Para a Bohemia, a linha completa, com a Weiss, Escura e Confraria. A diferença será a variedade de cervejas de outros países. Para os coquetéis, tem a linha tradicional, e uma linha de bebidas exóticas, que remeterão ao nome e à proposta do bar.

Produto de maior saída

Cerveja.

Preços

Regra básica: bebida tem margem pequena e serve mesmo como carro alegórico para vender comida. Segundo pesquisas, muitos estabelecimentos seguem a seguinte tendência:

Comida: o custo dos materiais deve ser menor do que até 40% do preço de venda. Bebidas: o custo deve ser 25% do preço de venda.

Os preços são semelhantes aos da praça, tendo como diferencial a quantidade de marcas servidas e o show ao vivo, que cobra couver. Lembrando que o couver é integralmente repassado ao músico, no valor de R$ 3,50 por pessoa.

••

Os clientes

Segmentação de mercado; grupo-alvo principal; grupo-alvo secundário

Grupo alvo principal: Homens e Mulhers, classe A e B, com idade entre 20 e 35 anos.

Grupo-alvo secundário: Homens e Mulhers, classe C, com idade entre 20 e 50 anos.

Perfi l demográfi co, socioeconômico e cultural

O público do Santo Onofre se caracteriza por pessoas de instrução, que completaram o ensino superior ou o estão cursando, jovens que têm renda estável ou já possuem empresa própria, apreciadores de música alternativa como MPB, samba, jazz, rock, reggae, que gostam de se relacionar com pessoas, estar entre amigos. São pessoas, em sua maioria, comunicativas e que prezam por sair na noite em lugares que proporcionam estilo de vida jovial e/ou contemporâneo.

Comportamento de compra/ Comportamento de consumo

São consumidores frequentes, que consomem bem e gastam com prazer para garantir uma boa noite e diversão.

A maioria consome mais entre os dias 5 e 10, dias de entrada da renda e tem preferência por frequentar bares nos fi nais de semana.

14Cervejaria Santo Onofre

Desde quando anuncia e com quais agências já trabalhou?

Desde a sua inauguração, a empresa trabalhou com outdoor, com placas localizadas em pontos nobres da cidade, e em mídias de referência, como o guia comercial.

Teve retorno?

Sim.

Já tem criado: mala direta, cartão de visitas, VT, entre outros?

Não.

Projetos futuros:

Começar o projeto de uma fi lial.A empresa tem um projeto de abrir na sexta feira às 16h e no sábado, às 14h, para happy hour, compensando o menor movimento que tem aos domingos.

Regulamentação: legislação específi ca

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

Registro na Junta Comercial; Registro na Secretária da Receita Federal; Registro na Secretária da Fazenda; Registro na Prefeitura do Município; Registro no Sindicato Patronal; Registro no INSS, (Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal);PROCON para adequação de produtos às especifi cações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Organização do setor: entidades às quais a empresa está fi liada.

Nenhuma. Em Uberaba não existe um sindicato específi co para bar. Tem para um segmento em geral, nada específi co, por isso não se fi liou.

••••••

Objetivos específi cos e metas:

de mercado: sustentação da marca, que já é conhecida e precisa ser mantida no mercado e na mídia.

de comunicação: ênfase em atributos, mostrando os benefi cios do local, agregamos valor a marca.

Orientações gerais: o planejamnto e as futuras estratégias devem ser baseadas de acordo com o perfi l do público, que hoje é exigente, e, querem o melhor lugar para seu entretenimento. Deve-se analisar o público de acordo com com seu perfi l psicológico, cultural e comportamental. Estratégias que ressaltam o requinte da marca, e o seu

Objetivo geral

Reforçar a marca Santo Onofre, que já é conhecida e admirada para que a empresa possa manter sua fatia de participação no mercado de uberaba e consiga fi delizar os clientes, conquistando tambem novos; além disso, atraves do projeto de responsabilidade social a ser desenvolvio, pretendemos posicionar a cervejaria santo onofre como empresa social, que realmente se preocupa e dá assitencia a comunidade na qual esta inserida.

15Cervejaria Santo Onofre

Curiosidades

O presença de público depende muito do músico que toca, tem quem vai e leva muita gente e tem quem vai e não leva quase ninguém. Toda quarta era aplicado o projeto: ‘músico novo’, nos primeiros seis meses deu oportunidades para apresentação de músicos novos, até então, sem espaço em Uberaba. Com este projeto eles ganharam força, e hoje estão dando oportunidade para 12 músicos que fazem parte do cardápio musical da cervejaria. Durante as férias, a casa abre um dia a mais na semana, as terças-feiras, assim o público tem oportunidade de apreciar mais uma atração na cidade.

Tanto na Igreja Católica como a Igreja Ortodoxa, o dia de Santo Onofre é celebrado no dia 12 de junho. Este santo é considerado o patrono da fortuna (sorte). Santo Onofre também é conhecido como o “padroeiro dos cachaceiros”.

posicionamento. É de estrema importancia ressaltar questões voltadas a saúde e bem estar, uma vez que este quesito está tanto em evidência depois da promulgaçao da Lei Seca.

Trabalharemos datas especiais, como férias, dia dos namorados, natal, etc., com promoções especifi cas.

Investimento: trabalharemos a principio com uma verba mensal de R$ 3000, num periodo de 6 meses.

16Cervejaria Santo Onofre

1 - Obesidade

Obesidade tem crescido entre crianças e adolescentes. Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE), realizada em 2002/03 pelo Ministério da Saúde, 16,7% dos adolescentes entre 10 e 19 anos têm excesso de peso e, destes, 2,3% obesidade. A causa é a mudanças de hábitos alimentares, com aumento no consumo de alimentos industrializados e um estilo de vida mais sedentária. O aumento de peso das crianças aumenta o risco de uma população adulta obesa e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.

A obesidade é mais grave nas áreas urbanas (19,5% dos adolescentes) do que na rural (11,4% de adolescentes) e mais evidente nas Regiões Sul e Sudeste, onde atinge 23,6% e 22,0% dos adolescentes, respectivamente. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, como chocolates, balas e chicletes, pode ainda prejudicar os dentes das crianças. No Brasil, o pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que a prevalência de obesidade em com menos de 5 anos é de 2,5% entre as crianças de menor categoria de renda a 10,6% no grupo economicamente mais favorecido. A causa é multifatorial, estando envolvidos fatores genéticos e ambientais como maior consumo energético e menor atividade física.

À curto prazo, as principais conseqüências da obesidade infantil são as desordens ortopédicas, os distúrbios respiratórios, o diabetes, a hipertensão arterial e as dislipidemias. Sem falar nos transtornos psicossociais. A longo prazo, é o aumento da mortalidade por doença coronariana nos adultos que foram obesos na infância e na adolescência.Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostram que a obesidade infantil atinge hoje mais de 5 milhões de crianças. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística) em apenas 30 anos, aumentou de 4% para 18% as crianças e adolescentes do sexo masculino acima do peso. Já as meninas o aumento foi de 7,5% para 15,5%. Dados alarmantes, pois as doenças decorrentes da obesidade provocarão um grande problema na rede pública de saúde do País.

FONTE: www.bebaleite.com.br/materia.asp?id_materia=522

SAÚDE E BEM ESTAR

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Defi nição dos temas emergentes de gestão.

A seguir, as reportagens referentes ao tema “Saúde e bem estar”, que foi o tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho.

Lembrando: as pesquisas foram feitas em cima de mais 3 temas emergentes de gestão, são eles: Ecologia e meio ambiente; Diversidade e Direitos Humanos e Comunidades.

17Cervejaria Santo Onofre

2 - Sedentarismo

Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fi ca mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.

Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passada assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.

O número de brasileiros que praticam atividade física regular aumentou em 2008. O percentual passou 14,9%, em 2006, para 16,4%, no ano passado. Embora continue alto, o sedentarismo baixou 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008.

A pesquisa foi realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008. Foram 54 mil entrevistas telefônicas realizadas pelo VIGITEL, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

“Os dados mostram uma tendência positiva, mas ainda é preciso mudar o padrão alimentar e de atividade física da população. Transformar esses dois hábitos básicos em estilo de vida poderia evitar, no Brasil, cerca de 260 mil mortes por ano, relacionadas a doenças como doenças cardiovasculares e cânceres”, afi rmou o ministro.

O relatório mostra que homens são mais ativos: 20,6% fazem alguma atividade física. Entre as mulheres, o índice é 12,8%. Mas são eles também que lideram o sedentarismo, correspondendo a um percentual de 29,5%.

Entre as mulheres 23,5% são consideradas sedentárias. Para os idosos, esse índice baixou de 56,5%, em 2007, para 52,6%, em 2008, entre adultos a partir de 65 anos de idade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “sufi ciente” a prática de 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana.

O ministro explicou que não é preciso ser um atleta para realizar atividades físicas. Segundo ele, a população deve inserir hábitos, como deixar o carro para percorrer à pé itinerários mais curtos, dar preferência à escada quando subir poucos andares em um prédio, brincar com os fi lhos, dançar, limpar a casa outras atividades que movimentem o corpo.

FONTE: http://boasaude.uol.com.br/lib/emailorprint.cfm?id=4772&type=lib

18Cervejaria Santo Onofre

3 - Depressão

A depressão é um distúrbio afetivo que tem crescido bastante nos últimos anos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. Somente no Brasil, estima-se que há 13 milhões de depressivos. E os números poderiam ser maiores caso todos os deprimidos procurassem um especialista. Por apresentar sintomas físicos aliados aos emocionais, a depressão é confundida com outras doenças, e nem sempre é diagnosticada corretamente.

A depressão interfere de forma signifi cativa na vida diária. O paciente tem difi culdade para trabalhar e estudar; come e dorme mal, e deixa de apreciar atividades que antes lhe eram agradáveis.

Saiba alguns números:

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos.

Depressão e ansiedade são responsáveis pela metade (740 milhões de pessoas) das doenças mentais existentes no mundo, segundo a OMS.

Pesquisa desenvolvida no Brasil aponta que de 2% a 5% das crianças sofrem de transtornos depressivos.

Quem já teve um episódio de depressão no passado corre 50% de risco de repeti-lo. Caso tenha tido dois casos, a probabilidade de voltar a ter a doença pode chegar a 90%, sendo essa percentagem superior em caso de três episódios.

Pessoas que sofrem de depressão têm risco três vezes maior de desenvolver a doença de Parkinson, segundo pesquisa desenvolvida na Holanda.

Cerca de 15% das mulheres relatam sintomas de depressão nos seis meses que se seguem ao nascimento de um fi lho.

A Depressão é apontada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a quinta maior questão de saúde pública e até 2020 deverá estar em segundo lugar.

10% da população mundial já tiveram depressão, 60% não fazem tratamento e apenas 50% são diagnosticados corretamente.

Apesar de atingir uma grande parte da população - 17 milhões apenas no Brasil -, a depressão, muitas vezes, não é diagnosticada nem tratada de maneira adequada. Hoje a doença é a quarta causa global de incapacidade e deve se tornar a segunda até o ano de 2021. Além disso, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado.

FONTE: http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=934

19Cervejaria Santo Onofre

4 - Hipertensão

Hipertensão, ou pressão alta, é muito mais comum do que a maior parte das pessoas acredita. Pode ser causada por problemas de diversos órgãos, quando é chamada de hipertensão secundária, já que ocorre por causa de algum problema de saúde, mas a maior parte dos casos não tem uma causa conhecida, e é chamada de hipertensão essencial ou primária. A maior parte dos pacientes hipertensos não tem sintomas, mas a pressão elevada por muitos anos pode causar graves danos a determinados órgãos vitais. Por isso, alguns médicos chamam a hipertensão de “assassino silencioso”. Dentre os diversos órgãos que podem ser afetados pela hipertensão estão o coração, o rim e o cérebro, que podem apresentar problemas muito graves como o infarto do miocárdio, a insufi ciência renal e o acidente vascular cerebral (derrame).

Fatos sobre hipertensão:

A maioria dos acidentes cardiovasculares ocorre nas primeiras horas da manhã, entre 6 e 12 horas.

Acontecem cerca de 360 mil mortes por acidentes cardiovasculares por ano no Brasil.

No mundo, 1,2 bilhão de pessoas sofre de hipertensão

A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que 12 a 13 milhões de brasileiros sofram de hipertensão e somente cerca de 2,7 milhões se tratam.

Tratar a hipertensão pode reduzir em 40% os riscos de ocorrência do derrame e em 20% de infarto do miocárdio.

A hipertensão é o principal fator de risco de acidentes cardiovasculares, afetando 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

Acidentes cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e responsáveis por 34% dos óbitos no país. São cerca de 360 mil mortes por ano.

85% dos pacientes que sofrem derrame e cerca de 40% a 60% dos pacientes com infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada.

As causas da hipertensão são desconhecidas. Somente em 5% dos casos é possível a identifi cação, como malformações e obstruções das artérias renais, tumores de certas glândulas, uso de determinados medicamentos etc.

A hipertensão incide em homens e mulheres igualmente.

A hipertensão se manifesta geralmente a partir dos 30 anos.

FONTES: http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=35 Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão

20Cervejaria Santo Onofre

5 - Pré-diabetes. O que é isso?

Como o título já sugere, este termo é usado para identifi car as pessoas que possuem risco potencial de desenvolver o diabetes. É uma forma ou um estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2 no adulto. No entanto, sabe-se que nem todos irão deixar a condição de pré-diabético para se tornar um diabético. Mas, por precaução, são considerados em estado de risco para essa progressão.

Fatores de Risco

Existem fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento do diabetes. Entre eles estão: o fator da idade (estar acima de 45 anos); o excesso de peso; o sedentarismo; a hipertensão arterial e as alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sangüíneos e a história familiar de diabetes .

Isso serve para ambos os sexos. Mulheres que geraram fi lhos com mais de 4 kg ou que sejam portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos também têm risco aumentado.

A melhor maneira de identifi car o pré-diabetes é através da dosagem da glicemia.

Importante salientar que as pessoas que adquirem novos hábitos no estilo de vida - como a atividade física regular resultando na diminuição de 5 a 7% no peso corporal - ajudam a, no mínimo, retardar o aparecimento do diabetes.

Em grandes estudos realizados com indivíduos com pré-diabetes, tais medidas reduziram a taxa de novos casos em mais de 50% em um período de dois a cinco anos de acompanhamento. Essas mudanças ainda são benéfi cas para o estado de saúde geral, promovendo menor risco no desenvolvimento de outras doenças, especialmente cardiovasculares.

No geral existem muitas evidências de que o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou ter seu início retardado. Os indivíduos com pré-diabetes podem ser facilmente identifi cados. Alterações no estilo de vida, especialmente redução moderada do peso e aumento da atividade física são indicadas, além de promoverem efeito positivo adicional na saúde como um todo.

Confi ra os Sintomas do Diabetes Tipo II

Aumento da sede; Aumento do número de micções (principalmente à noite); Dores em membros inferiores; Infecções freqüentes; Alteração visual (visão embaçada); Difi culdade na cicatrização de feridas; Formigamento nos pés; Furunculose.

FONTE: http://www.diabetes.org.br/diabetes/prediab.php

••••••••

21Cervejaria Santo Onofre

6 - Osteoporose – Doença cruel, pode ser prevenida pela alimentação e atividade física

10/07 - Andrea Alves

Durante toda a vida, o risco de desenvolver uma fratura por osteoporose nas mulheres é de 30 a 50% e nos homens de 15 a 30%. Esse é um dado presente no site da Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco).

A doença não dá alardes de que está chegando e geralmente é descoberta quando ocorre a primeira fratura ou quando um exame de densitometria óssea de rotina é pedido à mulher que chega à menopausa. Em estágio avançado, pode ser cruel e até letal.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde detectou, entre 2005 e 2008, o número de internações por fratura no fêmur, geralmente provocadas pela osteoporose, aumentou em 8%. A mesma pesquisa aponta que as fraturas são responsáveis por 24% das mortes em idosos e 6% no restante da população.

Os fatores genéticos contribuem com cerca de 46% a 62% de Densidade Mineral Óssea (DMO). De 38% a 54% podem ter causas relacionadas ao estilo de vida, como hábitos alimentares, afi rma ela. A redução do estrógeno, hormônio feminino, é outra das causas da osteoporose e motivo pelo qual a doença aparece, na maioria das vezes, em mulheres que começam a enfrentar a menopausa.

Diagnóstico e tratamento

Normalmente, as partes do corpo mais atingidas são a coluna vertebral, o quadril e o punho, embora outras regiões, como os ombros, também possam ser afetadas.

Apesar de tantas armas químicas para combater e tratar a doença, profi ssionais elencam a complementação de cálcio e vitamina D como importantes reforços. Alimentação é ferramenta também de tratamento e de prevenção.

Educação em saúde como prevenção

O reumatologista também ressalta a importância de evitar a automedicação e tratar adequadamente as doenças que podem levar à osteoporose como, por exemplo, o hipertireoidismo. Alguns medicamentos usados para emagrecer têm hormônios tireoidianos que podem aumentar o risco de osteoporose, diz. Martinez ainda acredita que a educação em saúde é a melhor forma de evitar e combater a osteoporose, já que muitas infl uências da doença são modifi cáveis, como hábitos alimentares e prática de atividades físicas, e é enfático em outras atitudes classifi cados como preventivas. Exercícios físicos aumentam a atividade das células produtoras de matriz óssea, três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos consecutivos, é uma boa medida. Os adequados, de acordo com Martinez, são exercícios aeróbicos realizados no solo e musculação, praticada de maneira equilibrada, moderada. Os exercícios em piscina, embora sejam úteis para os músculos, não ajudam a prevenir a osteoporose, afi rma.

FONTE: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=33&id=200897

22Cervejaria Santo Onofre

7 - Mal de Parkinson - Uma doença ainda incurável, apesar dos avanços científi cos

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa como o Alzheimer e afeta entre 1% e 2% da população com mais de 65 anos e entre 3% e 4% da faixa de idade maior que 75 anos.

Os principais sintomas são a desordem progressiva do movimento, como tremor, rigidez muscular e lentidão de movimentos.

O mal é provocado por uma disfunção dos neurônios secretores de dopamina, essencial para o controle dos movimentos. A L-Dopa, medicamento destinado a corrigir a falta desse neurotransmissor, continua sendo o tratamento mais utilizado. Os médicos, contudo, não sabem ainda como parar - ou mesmo reduzir com absoluta certeza - o processo destrutivo dos neurônios.

A L-Dopa possui efeitos colaterais sérios, como a discinesia - movimentos involuntários -, já que a administração dessa molécula não está sob controle, diferente da dopamina liberada pelo cérebro de forma natural.

O verdadeiro desafi o para os pesquisadores continua sendo descobrir modos de bloquear ou pelo menos reduzir a progressão da doença.

“Nós encontramos uma etapa intermediária” com medicamentos que dão resultados negativos ou pouco conclusivos, explicou Rascol.

As células-tronco e a terapia genética são outros caminhos que podem ser explorados, apesar de todas as questões éticas que esses tratamentos ainda levantam em certas partes do mundo.

FONTE: AFP (Paris) - http://www.sindifarmajp.com.br/noticias.php?not_id=188

8 - Entendendo o Alzheimer

20/04/2009

Aos poucos, a memória se apaga. Fica a confusão, a dependência, o medo. O Alzheimer é a mais comum das doenças mentais da velhice. Ainda não há cura, mas os sintomas já podem ser controlados e existem formas de retardar as manifestações da doença.

“Muitas pessoas de 40, 50 anos, se queixam de que a memória não é mais como era antes. Tem sentido? É obrigatório acontecer isso?”, indaga o doutor Drauzio Varella.

Alzheimer é a mais comum de um grupo de doenças que a medicina classifi ca como “demências”, termo que não tem nada a ver com loucura. As “demências” atingem, principalmente, as pessoas mais velhas: 10% a 15% dos que têm 70 anos, e 50% a 60% de quem chega aos 90 anos.

A palavra demência choca um pouco, porque o signifi cado popular da palavra é muito ruim mesmo. Na verdade, na medicina, as demências são um grupo de doenças nas quais acontece uma alteração, uma diminuição da capacidade intelectual.

As demências afetam, fundamentalmente, a memória.

A chamada memória de trabalho é a primeira a ser afetada pela doença. A memória de trabalho é usada para guardar informações operacionais, importantes no dia-a-dia, mas que esquecemos logo, como o número de um telefone ou um novo endereço.

23Cervejaria Santo Onofre

9 - Uso de drogas pode agravar esquizofrenia

Doença mental é cercada por incompreensões.

Um alerta importante: os médicos dizem que o consumo de drogas como maconha, principalmente entre jovens, aumenta em até dez vezes a chance de a esquizofrenia se manifestar em quem já tem predisposição para a doença. No Brasil, hoje, 1,5 milhão de pessoas têm esquizofrenia.

“Esquizofrenia é uma doença que o indivíduo que apresenta passa a ter sintomas do tipo delírios e alucinações. Além disso, elas começam a ter um retraimento social, evitam contato com seus amigos ou familiares”, explicou o professor de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rodrigo Bressan.

O cérebro de quem tem esquizofrenia sofre uma alteração química. Os neurônios liberam grande quantidade de uma substância chamada dopamina e a pessoa começa ter alucinações, como ouvir vozes.

A ciência já provou que, quando o paciente diz ouvir vozes, ele realmente ouve vozes. Durante os surtos, áreas cerebrais ligadas à audição são ativadas. E ninguém está livre de desenvolver a doença, que se manifesta principalmente entre 17 e 30 anos de idade.

“Os episódios ou surtos agudos da doença estão associados a um stress muito grande ou uso de substâncias químicas que geram stress dentro do cérebro, como por exemplo, drogas que causam dependência, em especial a cocaína, a maconha, anfetamina, são muito importantes no sentido de desencadear sintomas psicóticos. Atualmente, está muito claro que usar maconha, principalmente usar maconha mais cedo, antes dos 15 anos, está associado a desenvolver esquizofrenia. Para aqueles indivíduos predispostos geneticamente e que usam maconha, aumenta em até 10 vezes o risco de desenvolver esquizofrenia”, alerta o doutor Bressan.

FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1091106-15605,00.html

Esquecimentos que afetam a capacidade de administrar o cotidiano somados à desorientação espacial indicam um problema mais sério.

O paciente resiste, não entende o que acontece. A família demora a perceber, e atribui tudo à idade. Aceitar o diagnóstico da doença de Alzheimer é difícil e doloroso.

Uma pesquisa, de 2003, mostrou que as habilidades e o conhecimento eram preservados por mais tempo nas pessoas instruídas. Nelas, os sintomas só apareciam nas fases mais avançadas da doença.

Alguns neurônios, que não se juntam, como fi os elétricos, deixam um espaço entre eles. Esse espaço, a sinapse, é afetado pelas demências ou pela falta de uso. Ele se atrofi a, e começa a desaparecer, a morrer. Sem sinapse, não é possível haver conexões entre os neurônios.

“Duas atividades são muito importantes. A primeira atividade é ler, pegar o jornal, ler revista, livro, manter a leitura. A segunda, é a atividade física. Quanto mais o senhor andar, melhor, porque andando, mantendo a atividade, o senhor oxigena melhor o cérebro. Mantendo a oxigenação cerebral, o cérebro funciona melhor”, ensina Drauzio.

FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1382324-4005-599491-0-26072009,00.html

24Cervejaria Santo Onofre

10 - Sexo X stress: quem ganha esta batalha?

Pressionados pelo dia-a-dia cada vez mais estressante, casais andam fi cando diante de uma decisão delicada: sexo ou sono? Se depender dos homens... Uma nova pesquisa revela o que todo mundo já desconfi ava.

Os homens fazem muito mais sexo do que as mulheres. Pelo menos é o que diz uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre o comportamento sexual do brasileiro. Segundo a pesquisa, o número de relações sexuais dos homens em um mês, chega a ser o dobro do das mulheres.

A pesquisa foi feita em janeiro deste ano e perguntou sobre o comportamento dos entrevistados nos últimos seis meses: 65,6% dos homens revelaram ter mais de 12 relações sexuais em um mês. E só 34,4% das mulheres, fazem sexo com essa freqüência.

A vida sexual dos homens e mulheres é mais intensa entre 25 e 34 anos. Mas mesmo os homens adolescentes e acima dos 50 anos, fazem mais sexo do que as mulheres nas mesmas faixas.

A pesquisa mostra ainda que mulheres acima dos 70 deixam de fazer sexo. E 2% dos homens continuam ativos.

A grande maioria, 80% dos casados fazem sexo mais de 12 vezes em um mês! Entre os namorados esse índice cai pra 13,5%, e entre os “sem compromisso”, 6,3%.

Essa alta freqüência sexual dos homens não deve ser entendida como uma vantagem. Na verdade, os homens fazem mais sexo, porque estão mais estressados! A afi rmação é da psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo.

“Muitas pessoas fazem isso. Fazem mais sexo para poder desestressar. De imediato isso se resolve. A longo prazo, não mais. O sexo passa a ser uma fuga. Virou uma válvula de escape. Sexo não pode ser uma válvula de escape”, diz a sexóloga.

No Brasil, não temos um estudo medindo o quanto o stress está afetando a vida do brasileiro.

“A mulher leva mais o stress para a cama, sem dúvida, porque ela tem jornada dupla, tripla de trabalho”, explica Carmita. “Para a mulher, sexo não é prioridade quando ela tem que cuidar da casa, quando ela tem que ajudar no orçamento doméstico. O homem usa mais o sexo como válvula de escape para o stress. A mulher, às vezes, se doa sexualmente já que ela percebe que seu companheiro está muito estressado. Ela percebe que fazer sexo com ele pode trazer a ele uma recuperação desse estado. Mas eu insisto, isto é momentâneo. A longo prazo, não vai se resolver o problema do stress com sexo”, fi naliza a sexóloga.

FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL691945-15605,00.html

25Cervejaria Santo Onofre

CAPITALIZAÇÃO DE OPORTUNIDADES (Gatilhos de ação)

A análise dos temas emergentes foi feita e a partir dela, passamos a trabalhar em cima de 11 gatilhos de ação. São eles:

Assembleia Legislativa de MG vota proibição ao cigarro

A exemplo do que já foi aprovado pelas Assembleias Legislativas de São Paulo e do Rio de Janeiro, o parlamento mineiro aprovou ontem (11), em primeiro turno, a proibição do uso de cigarros e produtos similares em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados. Se virar lei, as baforadas somente poderão ser dadas em tabacarias e locais similares, além de ambientes abertos ou ao ar livre. O projeto prevê, também, que em ambientes fechados os fumantes poderão usar seus cigarros em áreas separadas por barreira física, com arejamento sufi ciente ou equipadas com aparelhagem para exaustão do ar para o ambiente externo.A matéria vai à apreciação da Comissão de Saúde, antes de ser votada, novamente, em segundo turno. Se aprovada, segue à sanção do governador Aécio Neves.Desde o dia 7 de agosto, a lei anti-fumo está em vigor no Estado de São Paulo, estabelecendo restrições ao cigarro e severas multas aos estabelecimentos que a descumprirem. Já no Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa aprovou, também na data de ontem (11), a proibição do uso do cigarro em todo o estado, que será enviada à sanção do governador Sérgio Cabral.

Fonte: http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/not_750918.asp

2) Atividade física contra sedentarismo

As pessoas têm o costume de se divertir nos fi nais de semana, e sair alguns dias da semana para bares, PUBs, restaurantes. Algumas se esquecem de que a vida não é só diversão, e que devem cuidar da saúde. Então, por que não conciliar uma atividade física com uma diversão com os amigos.

Segundo Túlio Prado, professor do Curso de Educação Física da Universidade de Uberaba e coordenador de algumas das modalidades do Programa Uniube Ativa, que oferece atividades físicas para universitários e a comunidade externa, sedentarismo, que se discrima por má alimentação, falta de exercícios físicos, vícios como álcool ou cigarro, podem levar a diversas complicações de saúde e aumento do stress. Ainda segundo o professor, muitas pessoas não realizam as atividades oferecidas pelo programa por não terem acesso a sua divulgação e pela distância do campus aeroporto da Uniube dos demais bairros da cidade.

A importância dada ao esporte e exercícios físicos, aumentou na cabeça das pessoas, entretanto, falta despertar nelas o prazer de praticar tais atividades, caso contrario, ela se torna cansativa e obrigatória e não surte o efeito necessário.

1) Proibição do cigarro

Diante da promulgação da lei que proibi fumantes em locais fechados, no estado de São Paulo, o estado de Minas Gerais, já aprovou, em primeira instância essa proibição também. E se referindo ao estado como um todo, a cidade de Uberaba também está sujeita a cumprir essa lei.

26Cervejaria Santo Onofre

Quanto aos dados específi cos, o motivo pelo qual as pessoas mais procuram atividade física entre os jovens e adultos é a estética e entre o mais velhos, por questões de saúde e bem estar. Aliás, esses jovens devem ser orientados para que não exagerem na quantidade e nem façam uso de substancias para adiantar resultados da atividade física, o que muitas vezes acontece.

Outro problema que deve ser trabalhado é avaliação medica/física, pois antes de uma atividade física é necessário conhecer as limitações, indicações e objetivos de cada pessoa, descobrir se a pessoa fuma, bebe, tem diabetes, doenças cardíacas ou mesmo histórico na família de tais doenças é fundamental tanto como prevenção de complicações quanto de garantia de bons resultados e boa saúde!

Fonte: Curso de Educação Física da Universidade de Uberaba

3) Acessibilidade para defi cientes visuais

Tratando-se de comunidade, a Cervejaria santo Onofre, está localizada no mesmo bairro que o Instituto dos Cegos. Assim, muitos defi ciente visuais residem nas proximidades. Sendo assim, trabalhar uma maios integração dessas pessoas na sociedade, e possibilitar paro os mesmo uma maior acessibilidade, será de grande importância.

Instituto dos Cegos executa obra para atender melhor o defi ciente visual

O Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) foi fundado em 25 de agosto de 1942. A entidade que é referência no Brasil está passando por reforma desde o fi nal de 2007. O ICBC é uma instituição sem fi ns lucrativos, possui como presidente atual o neurocirurgião Wilson Adriano Abrão Borges, neto de Antônio Simões, um dos fundadores do ICBC.

Wilson explica que a obra trata de reestruturação arquitetônica com fi nalidade de promover a acessibilidade e de atender às exigências sanitárias. A obra se encontra em fase fi nal. “Isto permitirá a ampliação de nossas ações de habilitação e reabilitação, embasando a entidade como prestadora de serviços de reabilitação na área de defi ciência visual. Todos os atendimentos do ICBC são gratuitos”, esclarece Wilson.

O presidente relata que o instituto conta com psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, pedagogos, especialistas em educação de defi cientes visuais, assistente social, oftalmologista, técnicos em orientação e mobilidade, técnico em estimulação visual. “Mantemos escola fi lantrópica inteiramente gratuita de ensino infantil e fundamental (anos iniciais ou 1º a 4ª série), além de estar em andamento parceria com o colégio Dr. José Ferreira, onde já estão incluídos nas salas de aula regulares cerca de 17 alunos defi cientes visuais, como bolsistas integrais, que estudam naquela escola e recebem o apoio pedagógico integral do ICBC. Mantemos internato que hoje conta com cerca de 40 pessoas, com idades entre 12 e 80 anos. Atendemos não só à defi ciência visual pura, mas à defi ciência múltipla, pois estas pessoas têm muita difi culdade de serem aceitas por outras entidades”, salienta.Voluntários - Borges relata que a população pode contribuir fi nanceiramente ou como voluntariado em todas as atividades desenvolvidas. Segundo o presidente, o interessado pode procurar a entidade e escolher uma tarefa de auxílio. “Temos desde a simples leitura para os defi cientes visuais até a atuação dentro de uma determinada profi ssão, como: psicologia, fonoaudiologia, medicina, direito, assistência social, etc”, acrescenta.

Empresário - De acordo com o presidente, empresário tem a chance de usar uma portaria do Ministério do Trabalho que permite que ele contrate o defi ciente sem os encargos sociais. Para isso, o defi ciente visual tem que estar vinculado ao Instituto dos Cegos ou outra entidade equivalente. “Dessa forma, nós fazemos com que o defi ciente visual trabalhe na empresa como

27Cervejaria Santo Onofre

uma terapia elaborativa. O empresário economizará todos os encargos sociais referentes a esse indivíduo. Quem se interessar deve procurar a instituição, já que realizamos o treino com o defi ciente visual dentro do ambiente, treinando-os dentro da empresa, damos todo o apoio para o empresário contratar o defi ciente visual”, observa.

Piso tátil - Wilson pondera que o piso tátil é a principal ferramenta de acessibilidade do defi ciente visual. Segundo ele, consiste numa trilha aplicada no piso com um relevo específi co. “Temos dois relevos básicos, um de direção e outro de mudança de direção. O defi ciente, ao passar o pé em cima do piso, percebe se existe caminho para diante, se ele pode parar, se tem um obstáculo à frente”, explica.

Wilson Adriano Abrão Borges / Sandro Neves

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=30618

http://braillenodinheiro.com/

Informações coletadas pela agêcia.

Em contato com Marisa, obtivemos os seguintes dados sobre o Instituto hoje:Tem em torno de 170 usuários, sendo que 40 desses são internos;Para os internos disponibilizam, além de quatro refeições diárias, dormitórios separados em feminino e masculino;O Instituto tem convênio com a Prefeitura de Uberaba;A Prefeitura disponibilizou semáforos especiais, que apesar de poucos na cidade ajudam muito aos defi cientes;É constantemente ajudado pelo Instituto Agronelli;Tem convênio com o Estado de Minas Gerais, que disponibiliza funcionários para a Instituição;Conta com a ajuda de sócio-colaboradores e da comunidade local;A comunidade local, além de ajudar com mantimentos, ajuda com a consciência, ou seja, eles têm consciência de que defi cientes visuais circulam por ali e os ajudam quando necessário, avisam ao Instituto quando novos buracos ‘surgem’ na rua, entre outros.

Contato com o Instituto de Cegos do Brasil CentralRua Marquez do Paraná, 351 – Bairro Estados UnidosE-mail: [email protected]: www.icbcuberaba.org.br

••

••

••

••

4) Poluição sonora (PATRULHA SILÊNCIO - 153)

Os proprietários da Cervejaria já tiveram problemas com a vizinhança por causa de som, uma vez que, por oferecerem música ao vivo, as vezes os próprios freqüentadores do bar estrapolam na altura da cantoria e também pela bagunça na rua onde a cervejaria está localizada. Estamos em contato com a Patrulha do Silêncio, que trabalha esse problema na cidade pra colher informações mais concisas.

Poluição Sonora, um Crime Ambiental!

Por ser uma Cervejaria e contar com musica ao vivo, uma de nossas preocupações quanto problemas que poderiam ser gerados pela Santo Onofre, é a poluição sonora. Já que o Bairro Estados Unidos onde esta localizado o bar, é um bairro residencial, tradicional e de ‘família’. Eles já tiveram problemas com os vizinhos, não devido ao som ambiente, mas pela movimentação dos freqüentadores do bar na rua. Entretanto, o problema foi resolvido com conversas entre vizinhos.

28Cervejaria Santo Onofre

Para conhecer mais sobre o problema sonoro de Uberaba, entramos em contato com o chefe de policiamento da Guarda Municipal, Sr. Marco Tulio Gianvecchio, que nos recebeu com muita atenção e disposição para transmitir os dados necessários.

Segundo ele, o bairro Estados unidos recebe reclamações, mas nada muito relevante, porque a vizinhança já tem consenso com os bares, tanto que esses estabelecimentos tem horário fi xo para fechar em acordo com a população do bairro. A maior reclamação da cidade de Uberaba é no Bairro Universitário, uma vez que a concentração de estudantes e republica é imensa e essas pessoas não tem horário para festas e confraternizações. Eles recebem reclamações ate mesmo de outros estudantes que tem seus estudos nas salas de aulas interrompidos por sons durante o dia.

Antes, para se chamar a Patrulha do Silencio, no 153, o som deveria estar acima dos decibéis permitidos e depois do horário das 22hs, entretanto, devido a nova legislação, a poluição sonora se defi ne por crime ambiental, e como tal, pode ser reclamado 24hs, ou seja, a qualquer hora do dia você pode acionar a Patrulha do Silencio a fi m de tranqüilizar sua vizinhança. Os atuados correm risco de serem advertidos e ate mesmo pagar multa, se forem notifi cados mais uma vez, no valor aproximado de R$ 1000,00.

Fonte: Patrulha do Silêncio - 153 Sr. Marco Tulio - 3313 0551 - Ramal 224

5) Destino do óleo de cozinha

A empresa Agronelli já trabalha com uma gincana, na cidade de Uberaba, de arrecadação de óleo de cozinha. A gincana recolhe óleo de empresas e doa a mulheres de uma comunidade que fazem sabão com este produto. Porém, há ainda muita falta de consciência da população em relação à reciclagem e despejo do óleo de cozinha, que muitas vezes é despejado, erroneamente, em pias e ralos. Estamos em contato com ETE/ETA/CODAU para coletarmos as devidas informações.

Projeto ECOletar - Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha Usado Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

O Instituto Curupira acaba de lançar o Projeto ECOletar - Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha Usado, temos o apoio da Universidade de Uberaba - UNIUBE e contamos com a participação da comunidade acadêmica para trazer de casa o óleo de cozinha usado e depositar no tambor que estará disponível no Bloco Z. Todo óleo arrecadado será destinado a fabricação de sabão ecológico, que poderá ser doado a instituições de caridade e famílias de baixa renda.

Ecopontos de Óleo de Cozinha Usado

Os ecopontos são pontos espalhados pela cidade de Uberaba, onde as pessoas podem levar seu óleo de cozinha usado esses ecopontosa facilitam o trabalho de coleta , pois é mais viável para nós buscar em um local já determinado do que passar de casa em casa, já que não contamos com muitos subsídios para isso. Veja os Ecopontos que temos disponíveis:

Bairro PacaembuRua Celestino Pessato, 82

Bairro Beija Flor IICEMEI - Francisca Valias Wenceslau

Fonte: http://institutocurupira.blogspot.com/2009/08/projeto-ecoletar-campanha-de-coleta-de.html

29Cervejaria Santo Onofre

Informações coletadas pela agêcia.

Em contato com Mariângela Camargo, a responsável pelo projeto de coleta de óleo de cozinha em Uberaba pelo Instituto Agronelli, obtivemos as seguintes informações:

Todo ano o Instituto faz uma gincana na cidade para arrecadar óleo de cozinha;esse ano, 2009, a gincana arrecadará óleo para ser transformado em biocombustivel por uma empresa de Itaúna;sabe-se que um grupo de mulheres do bairro Beija-Flor transforma óleo de cozinha em sabão caseiro.em pesquisas obtivemos os seguintes resultados:

“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto”, afirma Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/ SENAI;

Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa desde banho, comida e consumo por até 40 anos.

••

a

a

6) Reciclagem e coleta seletiva

A Cervejaria tem consciência da importância da coleta seletiva pro meio ambiente, por isso faz coleta por conta própria, visto que o bairro não participa do programa da cidade. Existe, na cidade de Uberaba, uma parceria da Prefeitura com duas cooperativas de catadores que atendem 26 bairros da cidade. Esse número deve ser triplicado, no menor tempo possível, para melhor atender a população. Entretanto falta divulgação e conscientização da população para acatar e auxiliar no projeto.

Recolhedores de lixo esbarram na resistência de empresas

Enquanto o Supermercado LS Guarato, Frango Nhô Bento e Ambev integram a relação das empresas que mais colaboram com a preservação do meio ambiente, através da doação de materiais para reciclagem, em Uberaba, inúmeros estabelecimentos comerciais da cidade não demonstram nenhum interesse em aderir a essa postura social responsável. Desde a desativação da Usina de Lixo, no fi m do ano de 2006, de acordo com o diretor do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infra-Estrutura, João Ricardo Pessoa Vicente, está em ação o trabalho da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu).Antônio Marcos Polvarin, diretor-presidente da Cooperu, revela que apesar das visitas feitas às empresas, explicando o propósito da entidade, e do empenho da prefeitura, ainda é pequena a adesão do segmento. Eles contam com a parceria de 22 empresas, entre grandes, médias, pequenas e micros. Observa que os interessados em fazer a doação devem ligar para 3315-9560 e passar o endereço, que um caminhão - cedido pela Prefeitura de Uberaba -, vai buscar o material. Polvarin entende que a não-adesão só pode estar ligada ao fato de a maioria das empresas visar apenas ao lucro. Para elas, observa, a questão do meio ambiente ainda é algo muito distante.A resistência de algumas empresas em optar pela coleta seletiva do lixo e de doar seu material à Cooperu levou a Secretaria do Meio Ambiente, segundo Marcos, a intervir. Admite que estes foram alguns casos extremos, mas que a maioria aceita fazer a doação. Aquelas que não aderem ao projeto, geralmente, segundo Marcos, alegam difi culdade para fazer a separação do lixo. “No fundo é falta de interesse mesmo e que refl etirá sobre eles mesmos, mais tarde”, frisa.

Rose Dutra

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=13738

30Cervejaria Santo Onofre

Informações coletadas pela agêcia.

Em contato com a Prefeitura Municipal de Uberaba, especifi camente com a Daniela Fuchs (Assessoria de Educação Ambiental) da Secretaria do Meio Ambiente, obtivemos as seguintes informações:

A Prefeitura desenvolve ações, hoje, em parceria com duas cooperativas de recolhedores materiais recicláveis, a Cooperu e a Cáritas, situadas no bairro Filomena Catafi na;as cooperativas atendem hoje um total de 26 bairros na cidade de Uberaba mais algumas empresas e condomínios residenciais;as usinas de triagem funcionam como parceiras da Prefeitura Municipal de Uberaba, que é quem cede o espaço (galpões) de funcionamento e equipamentos necessários para a coleta (caminhões);não há, ainda, reciclagem dos materiais recolhidos;a prefeitura, em parceria com as Cooperativas, pretende triplicar o número de bairros atendidos para melhor atender a população uberabense, projeto ainda sem data de início.

Prefeitura municipal de Uberaba – Secretaria do Meio AmbienteDaniela Fuchs (3318-0323)

Contato com os responsáveis das cooperativasCooperu: Marco – 8813-1027 / Cáritas: Sebastião – 9998-6919.

••

7) Stress - Qualidade de vida

A correria do dia-a-dia, a divisão do tempo em estudos, trabalhos, problemas pessoais dentre outros fatores, fazem com que as pessoas cada vez menos dêem importância ao seu bem estar e alegria com coisas simples, tais como, conversar com os amigos, ouvir os mais velhos, morrer de rir. Essas atividades que fazem falta e podem combater o stress cotidiano. A Cervejaria Santo Onofre pode ser um facilitador dessa qualidade de vida.

Trânsito, falta de tempo, prazos apertados, situação econômica instável, ambiente de trabalho, vida em família, noites mal-dormidas... Todos esses ingredientes apimentam um prato cada vez mais difícil de digerir: o stress, que nada mais é do que uma reação do organismo frente a fatores externos pra lá de desfavoráveis. Há uma descarga de adrenalina que atinge, principalmente, os aparelhos circulatório e respiratório e quando o perigo passa, a produção de adrenalina pára e tudo volta ao normal. Por isso, a reação é de taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante. Pode haver, também, um descontrole da pressão arterial, ou seja, um aumento dela em níveis bem altos, o que não signifi ca que a pessoa seja hipertensa.

De acordo com José Moromizato, médico que hoje é considerado um dos grandes incentivadores da psicossomática, parte da medicina dedicada a estudar o refl exo das emoções no corpo humano, o organismo traduz exatamente o que as pessoas pensam e sentem. “Quando reprimimos nossos sentimentos, eles vão se acumulando até o ponto que nos machucam profundamente, atingindo algum órgão mais sensível”, afi rma.A conclusão da incidência das doenças psicossomáticas surgiu a partir do acompanhamento da evolução do quadro clínico dos pacientes. O especialista notou que, muitas vezes, as moléstias sanadas nas salas de cirurgia, como úlceras, por exemplo, voltavam a incomodar. Os diálogos travados ao longo dos anos reforçaram a suspeita do médico de que a origem dessas doenças era emocional-mental. Em relação à quantidade de stress que as pessoas acumulam, em razão da vida atribulada,

A verdadeira face do stress

31Cervejaria Santo Onofre

o médico é categórico. “Deus criou o dia e a noite justamente para trabalharmos à luz do dia, e descansarmos à escuridão da noite”. Entretanto, a evolução técnico-científi ca das últimas décadas não permitiu a continuidade deste hábito e sobrecarregou a mente com informações que devem ser absorvidas a cada instante, já que estas são produzidas e divulgadas em uma velocidade surpreendente, comparada com o início do século passado, onde a incidência do stress era bem menor. Para se ter uma idéia, aproximadamente 30% das pessoas que moram e trabalham em grandes cidades, e até Uberaba serve de exemplo, vivem sob grande stress.

O estudioso e pesquisador defende que a evolução trouxe, mais rapidamente, ao homem, uma sobrecarga de informações, às vezes desnecessárias, que demanda do organismo uma série de mecanismos para compensar tamanha tensão que a vida moderna traz. “Entre as diversas reações bioquímicas que o stress provoca, encontram-se o fechamento (constrição) dos vasos sangüíneos, o aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, da freqüência respiratória e a diminuição dos movimentos gastro-intestinais, além do aumento da temperatura corpórea e do tônus muscular”, afi rma.

Todas essas reações são desencadeadas pelo cérebro, que percebe e decodifi ca uma sensação de perigo iminente, preparando o corpo para correr ou defender-se. No entanto, o médico explica que situações como estas acontecem esporadicamente. “O problema encontra-se justamente neste ponto porque, em primeiro lugar, essas reações, que foram criadas para facilitar o movimento e a força muscular para o organismo agir, não são aproveitadas, dada a vida sedentária que o homem moderno adotou no seu dia-a-dia. Em segundo lugar, as cobranças e exigências desta mesma vida moderna deixam o homem em constante tensão, levando a um quadro que se torna crônico, com o passar dos anos”, alerta o especialista.

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoB&SUBMENU=Saude&CODIGO=2589

8) Boa alimentação

A correria do dia-a-dia não permite que as pessoas se alimentem corretamente, muitas vezes trocando alimentos saudáveis por fast food ou/e lanches quase nada nutritivos.

Essa correria do dia-a-dia não é mais uma desculpa plausível para a má alimentação, já que existem restaurantes de comida rápida, saudável e nutritiva, sempre acompanhados por um nutricionista, que hoje é um dos principais requisitos para abrir um restaurante.

Má alimentação dos jovens em Uberaba

Mudanças vivenciadas por jovens que deixam a casa dos pais para estudar, podem infl uenciar diretamente na alimentação, é o que afi rma a nutricionista Stephania Pereira, professora da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), “os hábitos adquiridos com adaptação em outra casa e em outro cotidiano, faz com que estudantes procurem formas mais práticas para se alimentar”. Para a professora a praticidade é o que jovem privilegia na alimentação, com isso a presença de alimentos desnecessários como fast-foods (pizzas, sanduíches, salgadinhos, biscoitos) se tornam mais comum no dia-a-dia.

O excesso no consumo de alimentos gordurosos, com muito açúcar e sódio, podem reverter à satisfatória comodidade de comer um cachorro-quente ou uma pizza em algo prejudicial à saúde. Segundo Stephania, o aumento de peso e gordura corporal, trazem problemas arteriais e graves doenças como à Diabetes, não esquecendo os “problemas psicológicos gerados pelas mudanças no corpo, principalmente nas mulheres”.

32Cervejaria Santo Onofre

Alimentação saudável pode fazer parte da vida de estudantes lembra a Nutricionista, basta fi car atento a variedade e quantidade na alimentação, mantendo sempre horários fi xos e certos para se alimentar, “a pessoa pode fazer um café da manhã, depois um lanchinhos no meio da manhã, depois almoço, um lanche a tarde, e um jantar, então pelo menos cinco ou seis refeições ao dia”. O corpo precisa de equilíbrio na quantidade e tempo entre as refeições, fazer mais refeições com menores quantidades, em intervalos regulares, é a melhor saída para não fi car com fome e não comer o desnecessário.

Raphael Ilídio, Rádio UNIUBE - 1° semestre de 2008.

Duas mulheres foram presas, suspeitas de causar a morte de uma bebê de dois meses, por asfi xia, na tarde de anteontem, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Uma das acusadas é a mãe da criança, Taciana Pereira, de 24 anos. A outra é uma amiga dela, Cleonice dos Santos, de 33 anos. Segundo a Polícia Militar, as duas teriam ingerido bebida alcoólica e dormido sobre a criança. (Foto:Acusada de matar bebê foi presa com amiga pela PM)

Testemunhas disseram à polícia que a mãe e a amiga teriam passado a noite bebendo na residência, um barracão no bairro Jardim Primavera. Após a bebedeira, elas teriam passado mal e foram se deitar, no mesmo local em que a criança dormia.

De acordo com a PM, a força do impacto dos corpos na cama quebrou a grade do móvel e o corpo do bebê teria fi cado prensado.

As suspeitas teriam percebido que a criança estava anormal somente no fi nal da manhã. Por volta das 11h30, elas pediram socorro a uma vizinha, que esteve no local e percebeu os hematomas no corpo da criança desacordada. Ela acionou a unidade de resgate e o bebê foi levado para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde já chegou sem vida. A causa da morte teria sido uma parada respiratória.

A direção do hospital comunicou o fato à Polícia Militar, que se dirigiu até a casa de Taciana. A mulher não foi encontrada no imóvel. No quarto onde a criança morreu, segundo os policiais, havia várias garrafas de bebida alcoólica.

Após buscas, Taciana e a amiga foram presas em fl agrante. Elas foram conduzidas para Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), onde, em depoimento, Taciana disse que não sabia que a criança estava na cama. Ela alegou ter sentido uma tontura e desmaiado.InquéritoAs duas suspeitas estão detidas na Penitenciária Regional de Uberaba. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte. Elas poderão ser indiciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O corpo da criança foi enterrado na tarde de ontem.

9) Bebida alcoólica e violência doméstica/familiar

Uma pauta interessante e com dados alarmantes é o excesso de álcool e consequente violência doméstica. A Cervejaria tem como carro-chefe a venda de bebidas alcoolicas, mas nem por isso deve deixar de conscientizar a população do quanto a bebida pode ser nociva. Dados e relatos comprovam que a bebida em excesso é a principal causa de violência doméstica no mundo inteiro. Dados como esses são comprovados pelo AA e Delegacias de Uberaba.

Bebê morre sufocado pela mãe embriagada em Uberaba

33Cervejaria Santo Onofre

Outros fi lhosTaciana Pereira tem mais outros dois fi lhos: uma criança de 6 e outra de 4 anos. Com a sua prisão, ambas foram entregues à avó materna e serão acompanhadas pelo Conselho Tutelar de Uberaba.

A avó assinará um termo de responsabilidade e receberá a guarda provisória das crianças, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente.

A promotoria da cidade vai encaminhar o caso ao Juizado de Infância e Juventude, que decidirá sobre a guarda defi nitiva dos menores. Supernotícia

Postado por José San Martín Caminã Neto às 13:01

10) Bebida alcoólica e direção

Por se tratar de uma Cervejaria, não poderíamos deixar de ter como gatilho, a relação errônea de bebida e direção, um tema muito comentado, mas pouco trabalhado na cidade de Uberaba e nada explorado pelos bares e estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas. O Delegado de Embriaguez ao Volante, Dr. Joaquim, está colaborando com as estatísticas de acidentes e apreensões dentro desse contexto. (DETRAM)

Em Uberaba, segundo as policias Rodoviária Estadual e Federal, as autuações continuam

No início um excesso de preocupação. A maioria dos motoristas se preocupava em não dirigir depois que ingeria bebida alcoólica. Um ano depois como será que está a situação?

Pelos números apresentados pelas policias Rodoviária Estadual e Federal as autuações continuam. Já o cuidado dos condutores nem tanto.

Bebida e direção não combinam. E desde que a lei seca passou a vigorar essa combinação fi cou ainda mais perigosa. Entrou na mira da lei e fez alguns motoristas mudarem de atitude.

E foi também há um ano que o comerciante Aristides Ribeiro criou um serviço para transportar os clientes até em casa. Funcionou por três meses. Para não perder a clientela e não infringir a lei surgiram novas alternativas. Ele fez convênio com empresas de táxi e conseguiu desconto para os clientes.

Mas foi nas estatísticas da polícia que a lei mostrou mais resultados. O número de autuações nas estradas estaduais da região aumentou. Em 2008 foram 22 notifi cações. Dez pessoas presas e encaminhadas a delegacia. Só nos cinco primeiros meses deste ano, 26 notifi cações e 13 prisões. O crescimento se deve ao uso do bafômetro, disponível desde novembro passado.

Já nas rodovias federais as ocorrências registraram um índice bem maior. Entre junho de 2007 a maio de 2008 a Polícia Rodoviária Federal notifi cou quatro motoristas embriagados. Outros quatro foram detidos.

No mesmo período, entre 2008 e 2009, o número de notifi cações subiu para 38. Vinte e quatro motoristas foram presos por apresentarem resultados de ingestão alcoólica de 0,30mg, ou seja, três vezes mais do que o permito por lei. Já a estatística de acidentes reduziu. De 471, de junho de 2007 a maio de 2008, para 444, de junho de 2008 a maio de 2009.

34Cervejaria Santo Onofre

11) Desperdício de comida

A Cervejaria oferece para seus clientes um cardápio recheado de petiscos, e pratos diversifi cados. Devido a isso, existe despedício de alimentos, mesmo que em poucas quantidades. Na empresa, os proprietários já se preocupam com essa questão e ja trabalham para combater isso. Mas, e a comunidade, será que tem a mesma atitude?

Não é preciso o motorista apresentar sinais de embriaguez para que seja feito o teste. Nilo Soares, taxista há uma década, conta que a procura pelo serviço aumentou 15% quando a lei foi criada. O índice continua alto, mas somente em dias de festas e shows.

Para algumas pessoas o tempo fez as fi scalizações fi carem menos intensifi cadas e vários motoristas despreocupados. A Polícia Militar não divulgou as estatísticas na cidade. Mas de acordo com o chefe de pelotão de transito, Tenente William de Freitas, o trabalho não diminuiu.

Fonte: http://megaminas.globo.com/2009/06/19/lei-seca-completa-um-ano

Em funcionando desde junho de 2006, o Banco de Alimentos de Uberaba está fornecendo gêneros alimentícios para 280 instituições, entre creches, asilos, hospitais, entidades que cuidam de defi cientes e dependentes químicos, entidades religiosas, associações de bairros e clubes de mães. A informação é da secretária de Desenvolvimento Social, Maria Teresa Rodrigues da Cunha, acrescentando que famílias são atendidas pelo programa, desde que cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Atualmente, mais de 62 doadores cadastrados fornecem parte de suas produções ao Banco de Alimentos, principalmente verduras e legumes. A Secretaria Municipal de Agricultura é a principal parceira do projeto, estimulando produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas a ajudar a minimizar a fome das pessoas carentes da cidade e a diminuir o desperdício de alimentos.

A Sagri faz a captação das doações e a Seds, através do Banco de Alimentos, seleciona e distribui os produtos recebidos. Semanalmente, cerca de 130 instituições usam esses alimentos para preparação de sopas, alimentos sólidos e cestas entregues as famílias de baixa renda. Em média são atendidas 30 mil famílias ao mês.

Para melhorar o programa a atender um número maior de pessoas, as Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social fi rmou convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para compra direta de leite e derivados e hortaliças dos produtores da região. São 85 instituições atendidas por esse programa.

Maria retesa destaca que instituições que desejam ser benefi ciadas pelo Banco de Alimentos devem levar cópias do CNPJ, estatuto, ata da eleição da diretoria e outros documentos, para encaminhado à Seds e aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Já as famílias necessitadas devem se cadastrar no Cras mais próximo de suas casas.

Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,318

Banco de Alimentos abastece 280 instituições assistenciais de Uberaba

35Cervejaria Santo Onofre

BUSINESS CASE

Nossos gatilhos de ação foram todos muito bem pesquisados e analisados, qualquer um que fosse trabalhado, seria de grande valia para a comunidade de Uberaba, entretanto, optamos por trabalhar três gatilhos - atividade física contra sedentarismo, stress e qualidade de vida, má alimentaçao - que estivessem dentro do tema emergente “Saúde e Bem estar”.

Os gatilhos relacionados com Álcool e Direção, Combate ao fumo e ao Alcoolismo foram descartados por serem incoerentes com o ramo de atuação da empresa.

Sendo assim, apresentamos a seguir, nosso business case.

É relevante lembrar também, que todos esses gatilhos envolvem uma reeducação tanto da comunidade, como de funcionarios e para tal, o tema escolhido será trabalhado de forma envolvente, para que não parece obrigação e sim mostrar que cuidar da saúde e do bem estar pode ser uma atividade extremamente prazerosa.

Atividade física contra sedentarismo

As pessoas têm o costume de se divertir nos fi nais de semana e, mesmo durante a semana, frequentarem bares, PUBs e restaurantes. Algumas se esquecem de que a vida não é só diversão, e que devem cuidar da saúde. Então, por que não conciliar uma atividade física com uma diversão com os amigos.

Nosso objetivo é mostrar que uma cervejinha e uma noitada não fazem mal a ninguém, mas levando em conta que, em excesso fazem mal a saúde, e que, ao consumir bebidas, as pessoas petiscam algo junto e saem da dieta ideal, é necessário que esse público realize atividades físicas para balancear seu condicionamento.

O sedentarismo atinge cada vez mais crianças e adolescentes, o que preocupa a comunidade e os pais, já que, eles não incentivam e não dedicam seu tempo para levarem as crianças para praticar exercícios.

Deve-se lembrar ainda que a prática de atividade física deve sempre ser acompanhada de uma avaliação de um profi ssional qualifi cado, mesmo que para prática um simples exercício como caminhada. A avaliação deve ser feita regularmente, para manutenção da saúde da pessoa, principalmente em escolas, faculdades e academias.

O projeto abrirá caminho para o combate ao sedentarismo de forma discreta e menos invasiva que a imposição da pessoa ter que praticar exercício. Essas pessoas serão incentivadas a praticar exercícios por meio do projeto de responsabilidade social, ligadas a prática de exercícios.

Um ponto positivo a destacar é que nenhum bar de Uberaba trabalha com responsabilidade social. Outro ponto a favor, é que os jovens têm consciência de que, sentar e beber em um bar, engorda e na maioria das vezes, esse fator é repudiado por esse público, assim, um projeto com atividade física, desperta a atenção desses jovens.

36Cervejaria Santo Onofre

Fortaleça as pessoas

Atração de talentos: Um projeto que envolva atividade física e conseqüentemente, melhora na qualidade de vida, vai gerar a longo prazo sim, atração de talentos, uma vez que, empresas que trabalham com Responsabilidade Social e incluam seus funcionários nesses projetos, são consideradas melhores para se trabalhar.

Retenção de pessoal: Assim como citado anteriormente, que o projeto não só pode como deve envolver o funcionário, um funcionário valorizado, que trabalhe em uma empresa que o dê atenção e participe de uma melhora física e comportamental para si, retém pessoal, Por demonstrar interesse no ser humano que esses funcionários são.

Desenvolvimento de pessoal: Atividade física x Sedentarismo é um atrativo para quem quer trabalhar na empresa e um incentivo para quem já trabalha, o funcionário se desenvolve junto com a empresa, faz parte do seu crescimento e contribui para isso, por se sentir bem de trabalhar nessa empresa.

Fortaleça o negócio

Reduzir e evitar custos: Nesse caso, a empresa não terá redução de custos, uma vez que a empresa precisará de verba para investir no projeto.

Aumento dos lucros: Um projeto de RSE atrai olhares e forma opinião, chamando a atenção do público, conseqüentemente, a demanda para o bar será maior e seu lucro também.

Fortaleça a reputação

Receptividade e apoio local: A comunidade apoiara o projeto e será receptiva, uma vez que isso é em prol dela e para acrescentar-lhes. Quanto a Cervejaria, proprietários e funcionários estão aptos e ansiosos em colaborar com as ações.

Stress e qualidade de vida

A correria do dia-a-dia, a divisão do tempo em estudos, trabalhos, problemas pessoais dentre outros fatores, fazem com que as pessoas cada vez menos dêem importância ao seu bem estar e alegria com coisas simples, tais como, conversar com os amigos, ouvir os mais velhos, morrer de rir. Essas atividades, fazem falta e podem combater o stress cotidiano. A Cervejaria Santo Onofre pode ser um facilitador dessa qualidade de vida.

O intuito de toda pessoa que vai a um bar é se distrair, descontrair. A qualidade de vida se relaciona a acabar com o stress da rotina em um ambiente descontraído e aconchegante, onde se possa apreciar de boa música e de um bom entretenimento.

Entretanto, muitas pessoas, vêem nesse tipo de distração uma maneira de fugir da realidade. Geralmente muitas pessoas saem do serviço com a cabeça quente, após um dia estressante e cansativo, e pensam que saindo pra beber e se divertir vão esquecer seus problemas. Porém essa fuga é momentânea, ou seja, assim que o efeito da bebida passa e o divertimento acaba, os problemas todos voltam. Um projeto que acolha esse tema pode ajudar para que a qualidade de vida não seja momentânea e sim, parte do cotidiano.

37Cervejaria Santo Onofre

Aumento dos lucros: Um projeto de RSE atrai olhares e forma opinião, chamando a atenção do público, conseqüentemente, a demanda para o bar será maior e seu lucro também.

Fortaleça a reputação

Receptividade e apoio local: A comunidade apoiara o projeto e será receptiva, uma vez que isso é em prol dela e para acrescentar-lhes. Quanto a Cervejaria, proprietários e funcionários estão aptos e ansiosos em colaborar com as ações.

Má alimentação

È um gatilho extremamente ligado aos citados anteriormente, a correria do dia-a-dia não permite que as pessoas se alimentem corretamente, muitas vezes trocando alimentos saudáveis por fast-food ou/e lanches quase nada nutritivos.

Entretanto, essa rotina não é mais uma desculpa plausível para a má alimentação, já que existem restaurantes de comida rápida, saudável e nutritiva, sempre acompanhados por um nutricionista, que hoje é um dos principais requisitos para se abrir um estabelecimento.

Estudos comprovam que muitas pessoas deixam a alimentação para segundo plano quando estão cansadas, ou seja, preferem descansar a se alimentar, e isso acaba por refl etir em sua má alimentação, já que, sem tempo, comem coisas rápidas e sem nutrientes.

O índice de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto aumenta cada dia mais, principalmente em crianças e jovens, tendo em vista que a falta de tempo dos pais acaba por refl etir na alimentação dos fi lhos, que sem supervisão se alimentam mal.

Fortaleça as pessoas

Atração de talentos: Assim como o primeiro gatilho, um projeto que envolva o combate ao stress e que também traria, conseqüentemente, melhora na qualidade de vida, vai gerar a longo prazo sim, atração de talentos, uma vez que, empresas que trabalham com Responsabilidade Social e incluam seus funcionários nesses projetos, são consideradas melhores para se trabalhar.

Retenção de pessoal: Mostrar para o funcionário que ele é parte essencial do crescimento da empresa e que sua qualidade de vida interfere no bom andamento do serviço, assim trabalhando com ele num projeto anti stress, retém totalmente seu pessoal na empresa, já que os funcionários gostam de ser tratados como todo target que envolve a empresa, seja os cosumidores, fornecedores ou os proprietários, não é porque ele é funcionário que terá tratamento inferior e sem cuidados.

Desenvolvimento de pessoal: Também é um tema atrativo para quem quer trabalhar na empresa e um incentivo para quem já trabalha, o funcionário se desenvolve junto com a empresa, faz parte do seu crescimento e contribui para isso, por se sentir bem de trabalhar nessa empresa, assim como já explicado anteriormente.

Fortaleça o negócio

Reduzir e evitar custos: Pode sim vir a reduzir custos internos, uma vez que funcionários mais dispostos e atendidos, terão menos faltas de serviço, menos gastos extras e também, trabalhando com mais vigor, evitarão desperdícios e reclamações.

38Cervejaria Santo Onofre

Aumento dos lucros: Um projeto de RSE atrai olhares e forma opinião, chamando a atenção do público, conseqüentemente, a demanda para o bar será maior e seu lucro também.

Fortaleça a reputação

Receptividade e apoio local: A comunidade apoiara o projeto e será receptiva, uma vez que isso é em prol dela e para acrescentar-lhes. Quanto a Cervejaria, proprietários e funcionários estão aptos e ansiosos em colaborar com as ações.

Há ainda a preocupação da frequência dos horários de refeição, que, segundo nutricionistas, deve ser em períodos curtos, e a quantidade recomendada de refeições diárias é 6 por dia. Porém não há respostas satisfatórias da população em relação a acatar a quantidade de refeições, e muito menos a refeições saudáveis.

Esse gatilho se torna um agravante maior quando associado a falta de exercício físico e vícios, como cigarro e bebidas.

Fortaleça as pessoas

Atração de talentos: Trabalhar com boa alimentação, dietas saudáveis e acompanhadas por nutricionistas pode atrair talentos, isso pois a empresa com essa postura demonstra preocupação com a comunidade e interesse em solucionar problemas e manter uma qualidade de vida e saúde estáveis.

Retenção de pessoal: Um projeto envolvendo alimentação, também mostra para o funcionário que ele é parte essencial do crescimento da empresa e que sua qualidade de vida interfere no bom andamento do serviço.

Desenvolvimento de pessoal: Também é um tema atrativo para quem quer trabalhar na empresa e um incentivo para quem já trabalha, o funcionário se desenvolve junto com a empresa, faz parte do seu crescimento e contribui para isso, por se sentir bem de trabalhar nessa empresa, assim como já explicado anteriormente.

Fortaleça o negócio

Reduzir e evitar custos: Nesse caso, o projeto não teria tanto valor internamente na empresa.

39Cervejaria Santo Onofre

Por ser aleatório os fl uxo de pessoas da Cervejaria Santo Onofre, se torna impossível a listagem de todos os freqüentadores que formam o público alvo. Abaixo segue a lista de todos os formadores de opiniões da empresa e os principais grupos de apoio da Cervejaria.

Funcionários:

Tacyana Dezerê Felício Oliveira - AdministradoraPablo Rezende Rodrigues - Gerente GeralCarlos Augusto Marecos - GarçonDanillo Ricardo Dias - GarçonThiago Andrucciole - GarçonCarolina Borges Gennari - CozinheiraFátima - Assistente de cozinhaWillians Rodriguez – Segurança

Músicos:

LibêncioLuiz AvilaLeonardo PalharesCris RibeiroRafael MelloAdriano ZocaGrupo Entre AmigosRicardo e NecaBanda Capitão Pinga LocaBanda Face 2Banda Skina 2 Gui Diamantino e Rock no Vinil

Principais Fornecedores:

AmbevGrupo SchincariolCoca-colaSupermercado Zebu CarnesVarejão Rei das FrutasGrupo Águas Claras - CristalRema distribuidor e tabacariaCompanhia do SaborMiss Brasil Importadora de bebidas

••••••••

••••••••••••

•••••••••

GRUPOS DE INTERESSE (STAKEHOLDERS)

40Cervejaria Santo Onofre

CONSULTA ÀS PARTES INTERESSADAS – PESQUISA

Objetivo geral

Observar se o projeto será aplicável e se acarretará em retorno para empresa e stakeholders.

Objetivos específi cos

Identifi car as necessidades do público-alvo quanto a:

Níveis de sedentarismo (grau de sedentarismo e porcentagem de sedentários dos stakeholders);Níveis de assimilação da proposta do projeto (aceitação do público – funcionários, fornecedores, clientes, comunidade);

Pesquisa realizada nos dias 3 e 4/09/09, na cervejaria Santo Onofre com clientes, funcionários e parceiros do estabelecimento. ANEXO 01.

Resultados quantitativos

Questão Alternativas Qtdade Respostas Porcentagem *

Idade 18 a 28 34 68%

29 a 39 16 32%

Sexo Masculino 31 62%

Feminino 19 38%

1) Pratica alguma SIM 26 52%

atividade física? NÃO 24 48%

- Se Sim: Qual (is)? Caminhada 11 32%

Academia 12 34%

Futebol 5 14%

Ciclismo 3 8,5%

Outros 4 11,5%

Com que freqüência? 1x por semana 4 15%

2x por semana 3 11,5%

3x por semana 8 30,5%

Mais de 3x 11 43%

Tem acompanhamento SIM 18 69,5%

profi ssional? NÃO 8 30,5%

- Se Não: Por quê? Falta Tempo 12 44,5%

Falta Dinheiro 2 7,5%

Falta Vontade 12 44,5%

Acha Desnecessário 1 3,5%

41Cervejaria Santo Onofre

Questão Alternativas Qtdade Respostas Porcentagem *

2) Há quanto tempo não Mais de 1 mês 10 41,5%

pratica nenhum Mais de 1 ano 11 46%

exercício? Mais de 2 anos 3 12,5%

3) Com quais atividades Caminhada 20 30%

físicas tem mais Ciclismo 10 15%

afi nidade? Academia 18 27%

Futebol 7 10,5%

Natação 7 10,5%

Outros 5 7%

4) Quando tem Todo dia 22 44%

disponibilidade para Alguns dias 16 32%

praticar esportes? Final de semana 11 22%

Não tem 1 2%

5) Tem preferência por Manhã 18 44%

horário? Se sim: Tarde 14 34%

Noite 9 22%

6) Sabe os riscos que o SIM 47 94%

sedentarismo apresenta? NÃO 3 6%

- Se sim: cite alguns Diabetes 9 11,5%

males causados por ele: Hipertensão 26 33,5%

Obesidade 30 38,5%

Colesterol alto 13 16,5%

7) Você apresenta algum SIM 6 12%

dos males citados acima? NÃO 44 88%

8) Você se preocupa em SIM 45 90%

alimentar bem? NÃO 5 10%

9) Que meios de Rádio 6 6%

comunicação costuma TV 27 26, 5%

utilizar para se informar? Jornal 9 9%

Internet (94%) 47 46%

Revista 13 12,5%

10) O que você considera Música 15 24%

um atrativo a mais para a Amigos 32 51%

prática de esporte? Local alternativo 16 25%

42Cervejaria Santo Onofre

Abaixo, destacamos os principais pontos detectados:

• Foram entrevistadas 50 pessoas, dessas, 31 homens e 19 mulheres, com idade predominante entre 18 e 28 anos.

• 52% praticam exercícios físicos regularmente, a maioria com acompanhamento médico e/ou profi ssional (69%). As modalidades mais praticadas são as caminhadas e academia (musculação), que juntas totalizam 66% da pesquisa.

• Quanto aos 48% de pessoas que não praticam, os principais motivos são falta de tempo e de vontade, que andam lado a lado. Com a pesquisa, constatamos que questões fi nanceiras não interferem na prática ou não dessa atividade física e que as pessoas, apesar de não praticarem não consideram a atividade desnecessária.

• Entre todas as pesquisas, independente de quem pratica ou não atividade física, a modalidade de maior afi nidade com o publico é a caminhada. Academia fi ca em segundo lugar na preferência. Outras duas modalidades são destaque no gosto desses jovens, ciclismo e natação.

• Das pessoas que não praticam, quase 100% estão sem se exercitar por mais de 6 meses, e em alguns casos, até anos. Isso mostra o grau de sedentarismo elevado do público, que frequenta semanalmente o bar e não se preocupa com a saúde.

• Quanto à disponibilidade, dado que pode favorecer nas ações de nosso projeto, encontramos um público fl exível, que pode praticar atividades durante toda a semana e mas que dão preferência por horários durante o dia: manhã ou tarde. Esses dados nos mostram que a falta de tempo usada como alternativa para a não prática de esporte, não passa de desculpa para a falta de vontade.

• 94% sabem dos riscos que o sedentarismo traz para a saúde. Algumas pessoas não sabem defi nir os nomes das doenças corretamente, mas sabem explicar as conseqüências delas para o organismo. Dentre as principais doenças causadas pelo sedentarismo, as mais lembradas foram hipertensão e obesidade, mostrando a falta de conhecimento do público quanto a doenças sérias como diabetes e colesterol alto. Na maioria das vezes, a atividade física é ligada apenas a estética, e a preguiça é deixada de lado. Ponto para esse tópico, que demonstra a necessidade da nossa agência de divulgar essas doenças ao público do Projeto de RSE.

• Apenas 6 pessoas entrevistadas apresentam alguma dessas doenças, o que representa 12% do total. A maioria das pessoas consideram-se “pessoas obesas”, o que confi rma a preocupação com a estética por meio da prática de exercícios.

• Apesar de praticamente metade dos entrevistados não praticarem atividades físicas, sua alimentação anda em dia, pois 90% deles, se preocupam em ter uma alimentação balanceada e saudável.

• Quanto à mídia, a internet é unanimidade, apenas 3 pessoas não a utilizam na busca por informação. Por ser um público jovem e ligado nas novidades tecnológicas, podemos explorar bem essa mídia a nosso favor. Televisão vem em segundo lugar da preferência e as outras mídias tem porcentagens irrelevantes, apesar de servirem de apoio durante uma campanha.

43Cervejaria Santo Onofre

• Na última questão, perguntamos o que seria um atrativo a mais para incentivar a prática de esportes. Os amigos foi a resposta mais dada. Estavam nas alternativas também, música e locais alternativos como natureza, que os entrevistados também acharam interessantes.

Gráfi cos

No ANEXO 02, mostramos na forma de gráfi cos, os resultados obtidos com a pesquisa.

Confeccionamos gráfi cos apenas para as questões que achamos fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

Horário preferencial para eventos do projeto

Após realizar o questionário anterior, refi zemos a pesquisa, com os mesmos stakeholders para conhecer a preferência de horários dos mesmos, para a realização dos eventos, especifi cadamente, do Santo Futebol Clube e do Dia do Santo.

Após confi rmarem interesse no projeto de RSE de Atividade Física, perguntamos a eles:

Qual o melhor dia e horário, para a realização de nossos eventos?

( ) Sábado de manhã (antes das 11h)( ) Sábado à tarde (Após as 11h)( ) Sábado ao entardecer (Após as 17h) ( ) Domingo de manhã (antes das 11h)( ) Domingo à tarde (Após as 11h)( ) Domingo à tarde (Após as 17h)

Num total de 46 entrevistados, os resultados obtidos foram:

Alternativa N° Respostas

Sábado de manhã 8

Sábado à tarde 20

Sábado ao entardecer 6

Domingo de manhã 6

Domingo à tarde 4

Domingo ao entardecer 2

Em dados

43,5% do público alvo preferem que os eventos aconteçam no sábado a tarde. Um dos motivos seria não acordar cedo nos dias em que se pode descansar mais, o fi nal de semana.

Gráfi co

ANEXO 03

44Cervejaria Santo Onofre

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIAIS

Dentro dos três âmbitos fundamentais de assistência social, o impacto da Cervejaria Santo Onofre se destaca em algumas ações, ainda em pequenas proporções, mas que favorecem não só funcionários como a comunidade. Abaixo detalhamos sua participação:

Âmbito operacional:

Nesse estágio, a Cervejaria se destaca por dar total apoio a seus funcionários. Os proprietários gostam de manter o ambiente aconchegante para que eles se sintam realmente como uma família, para isso, o tratam como tal.

Na medida do possível, apóiam os que necessitam de ajuda e os incentivam a atividades que melhorem sua condição física e controle psicológico. Participação na geração de renda:

a Cervejaria Santo Onofre, mantêm 9 funcionários, participando diretamente do orçamento dos mesmos, através do salário pago. Aproximadamente, a Cervejaria tem de despesa mensal, R$ 5.500,00 com a remuneração de seus funcionários.

por oferecer música ao vivo, também participa da renda de 12 músicos que se mantém fi xos no cardápio musical da casa. Esses músicos recebem o cover total pago pelos consumidores. O valor do cover individual é R$ 3,50. Dias de grande movimento como sexta-feira e/ou sábado, podem render até R$ 600,00.

Ofertas de emprego:

O quadro de funcionários do Santo Onofre se divide em (por ordem de autoridade): 1 administradora, 1 gerente geral, 1 cozinheira, 2 Barmans, 1 segurança, 2 garçons e 1 assistente de cozinha. Por ter um movimento intenso de clientes, os proprietários sempre oferecem mais vagas a comunidade, seja de barman ou garçom, para melhoria do atendimento.

Além dos cargos diretos, a Cervejaria apóia os funcionários e comunidade, gerando empregos indiretos:

as hortaliças utilizadas nos pratos que são oferecidos no cardápio, são compradas da horta mantida por um amigo, assim, ao mesmo tempo que utilizam produtos de maior qualidade(sem agrotóxicos), incentivam a manutenção de uma horta comunitária;

proporcionam renda extra a uma funcionária, abrindo espaço para comercialização do pão de mel feito por ela.

Benefícios para os funcionários (Controle de RH):

Conscientizam e incentivam os funcionários a irem para o trabalho caminhando ou de bicicleta, ao invés de carro. Essa ação conta com apoio de 3 funcionários.

A restauração dos alimentos, ou doação dos alimentos que sobram, é feira entre os funcionários, uma vez que as quantidades não são relevantes para doação para sociedade. Vale lembrar que esses alimentos são consumidos quando estão em boas condições.

A casa oferece tabuleiros de xadrez para os funcionários exercitarem a mente antes e durante o expediente, como forma de interação entre os funcionários e também como forma de descontração e desestress. Essa atividade não pára por aí. Os proprietários incentivam os funcionários a sugerirem novas formas de entretenimento, para que o clima agradável do bar se mantenha sempre.

45Cervejaria Santo Onofre

A Cervejaria oferece jantar aos funcionários antes do início do expediente e petiscos durante o seu horário de trabalho.

- A “família” Santo Onofre se apóia em necessidades mais especifi cas, recentemente, os proprietários fi zeram uma rifa para favorecer uma funcionária que estava com difi culdades fi nanceiras.

Compartilhar padrões e práticas empresarias internacionais:

seguem padrões internacionais das cervejas importadas comercializadas, trabalhando a adaptação do público quanto a maneira mais adequada de consumir cada bebida. Essas cervejas importadas, ou especiais, são conservadas e servidas de modo diferente, assim como são em seus países de origem, para melhor degustação/apreciação. Preocupam-se sempre em manter as cervejas de 2º a 7ºC. Na maioria das vezes, seguem os padrões estabelecidos nos rótulos.

Projetos institucionais e de infra-estrutura:

por ser um sucesso estrondoso de público, a Cervejaria algumas vezes deixa de atender seus clientes devido a infra estrutura, pois o ambiente é pequeno em relação a demanda. Entretanto, não é de interesse dos proprietários aumentar o ponto, por fatores variados, como perder a essência do bar, etc.. Para sanar essa questão, tem projeto de mais pra frente abrir uma fi lial em outro local de Uberaba.

Quanto a abertura de uma fi lial, a empresa tem inclusive planos de se tornar franquia, levando o atendimento, produtos e padrões do Santo Onofre para outras cidades.

Descrição dos produtos oferecidos:

consideram que especializar-se em determinados produtos é o melhor caminho, por isso, oferecem um cardápio resumido, com produtos de boa qualidade, para assim, realizarem um melhor manutenção no estoque. Quanto as comidas e aperitivos: tem uma gama de cinco a oito pratos quentes e três a cinco variações de pratos frios e saladas.

Para as bebidas, por se tratar de uma cervejaria, oferecem a linha “A” do grupo AmBev, como Original, Stela Artois e Serra Malte, sem deixar de lado as tradicionais, como Skol, Antártica, Brahma. Da Bohemia, trazem a linha completa, com a Weiss, Escura e Confraria. A diferença é a variedade de cervejas de outros países. Para os coquetéis, mantém a linha tradicional e uma linha de bebidas exóticas, que remeterão ao nome e à proposta do bar.

Investimento social:

A Cervejaria Santo Onofre também colabora com a comunidade. Suas ações no Investimento Social, são pequenas, mas demonstram a preocupação da Empresa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Dentre as ações, a Cervejaria abrange doações e fi lantropia, uma vez que atendem a necessidade de outros.

Destino do óleo de cozinha:

Todo óleo utilizado no bar é doado. Os proprietários não mensuram a quantidade mas indicaram que doam metade para uma funcionária e metade para uma instituição. Ambos têm a mesma fi nalidade, transformar o óleo em sabão. O nome da Instituição também não foi citado. Essa doação é feita mensalmente.

46Cervejaria Santo Onofre

Destino do lixo reciclado:

A empresa trabalha com coleta seletiva. Eles separam alumínio e vidro. As latas são doadas para o pai da proprietária Tacyana, que comercializa o material para reciclagem. Os vidros são repassados para os próprios lixeiros da prefeitura, que se oferecem para ajudar a separar os materiais e os comercializar. As quantidades que são separadas e o impacto dessa comercialização para os envolvidos, também não é mensurada.

Políticas públicas:

Não trabalham com nenhuma lei de proteção à sociedade ou meio ambiente. Praticam ações que consideram dever de cada cidadão mas não estão ligados diretamente a nenhum projeto em tramite ou que esteja sendo realizado.

47Cervejaria Santo Onofre

DEFINIÇÃO DO COMITÊ EXECUTIVO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Para um bom andamento do projeto de responsabilidade social, é necessária que todas as partes envolvidas, tenham um representante para colaborar na manutenção do projeto, nas melhorias, etc. A defi nição do comitê executivo consiste nisso, numa interação entre as partes interessadas. No caso do nosso projeto, que envolve o incentivo a prática de atividades físicas, o comitê executivo será formado por:

Agência Cuma! Representada por Jéssica Binotto. Acompanhamento da comunicação e divulgação do projeto.

Cervejaria Santo Onofre: Representado pela proprietária Tacyana Dezerê. Responsável pela coordenação e aplicação do projeto.

Funcionários Santo Onofre: Representado pelo segurança Willians Rodriguez. Responsável pela motivação dos colegas e avaliação das atividades oferecidas.

Público consumidor: (o responsável será escolhido quando aplicado o projeto) Responsável pela motivação dos amigos e avaliação das atividades oferecidas.

Professor de Educação Física: Túlio Prado Responsável pela aplicação e coordenação das atividades físicas e indicação de

estagiários do curso para colaboração no projeto.

Para motivar os stakeholders na participação do projeto, equipes multifuncionais serão estabelecidas, cada uma com sua força tarefa, destinada a realização de cada ação, são elas:

Amigo de copo, amigo de malhação. Parceria com Academia:Projeto de desconto para clientes do Santo Onofre nas atividades da academia Gustavo Delfi no. O responsável terá que acompanhar junto com sua equipe de funcionários, o rendimento dos alunos participantes do projeto, além de incentivar a avaliação física e o acompanhamento profi ssional.Obs.: A proprietária do Santo Onofre, Tacyana Afonso, mostrou preferência por um amigo que está inaugurando sua academia para trabalhar nessa parceria.

Dia do Santo:Evento que necessitará de apoio da prefeitura, para fornecimento do espaço, de ambulâncias, médicos e profi ssionais para avaliação física e outras assistências. O responsável coordenará o evento e acompanhará as etapas necessárias a sua realização: divulgação, envolvimento, inscrições, etc.Responsável: Agência Cuma! (mobilização e comunicação)

a

a

a

a

a

Santo Futebol Clube: O campeonato, assim como a O Dia do Santo também precisara de apoio da prefeitura

e de parceiros, para garantir a segurança e bem estar dos participantes. O responsável irá acompanhar a formação das equipes, sua inscrição, premiações etc. e também garantira que todos os atletas passem pela avaliação física antes da competição.

Responsável:Tacyana Dezerê e Agência Cuma! (mobilização e comunicação)

PLANEJAMENTO TÁTICO

48Cervejaria Santo Onofre

Ecoturismo: A excursão será um ponto alto do projeto, teremos que manter um responsável para

coordenar uma equipe desde o retorno de interesse do público, até as atividades que serão realizadas durante a viagem. Precisaremos de hospedagem, transporte, alimentação, dentre outros.

Responsável: Tacyana Dezerê e Agência Cuma! (mobilização e comunicação)

Em todas essas ações contamos também com a participação da Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal, através do Dr. Valdemar Hial e de sua secretária Fernanda, com quem teremos contato direto. Esse apoio é fundamental para realização dos eventos, uma vez que são eles que fornecem ambulância, segurança e profi ssionais para o bom andamento das atividades.

Gostaríamos de ressaltar que os nomes citados para os responsáveis de cada ação são de pessoas consultadas pela agência Cuma! e que demonstraram interesse no projeto, entretanto, os responsáveis estão susceptíveis a aprovação do comitê executivo, quando o projeto for iniciado.

49Cervejaria Santo Onofre

DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS DO PROJETO

Nosso projeto de Responsabilidade Social recebeu o nome de “Meu Santo é forte”. Uma expressão popularmente conhecida, que utilizamos para remeter ao nome do cliente e a atividades físicas. Reforçando que a expressão “é forte” remete a força física e a força de vontade.

O projeto terá inicio em Março de 2010. Essa data foi defi nida, levando em consideração que o projeto de TCC será entregue para o cliente em Dezembro. Já que em Janeiro o pessoal viaja de férias e os estudantes de fora ainda não retornaram à Uberaba, e que nem tudo tem muito efeito no Brasil até que se passe o Carnaval! As etapas do projeto acontecem até Novembro de 2010, dessa forma, teremos Dezembro e Janeiro para mensuração dos resultados e alteração dos elementos necessários, reiniciando o ciclo mais uma vez, em Março do próximo ano.

Escolhemos o tema de Atividade física x Sedentarismo por acreditar que um bar tem bastante infl uência na saúde de seus consumidores. Em momento algum condenamos o entretenimento em bares, e até mesmo o consumo de álcool, cervejas para ser mais específi co; acreditamos que uma vida agitada, possa ser parceira de momentos de preocupação com seu corpo. Não queremos forçar ninguém à prática de esportes, mas conscientizar da importância desses para nossa vida. Uma atividade física melhora não só o físico, como o psicológico, uma vez que relaxa e tranquiliza o corpo e a mente.

Poderíamos ter trabalhado com temas mais preocupantes socialmente e ligados ao ambiente do bar, como alcoolismo, álcool e direção, mas percebemos que tais temas demandariam uma discussão e uma ação que estava aquém das possibilidades do cliente e incoerentes com seu ramo de atuação, uma vez que projetos de RSE devem buscar o equilíbrio entre benefi cio social e benefi cio econômico. Por isso, mostrar que você pode beber sua cervejinha, mas também praticar uma atividade física se tornou um tema tão interessante e aberto a ações alternativas e diferenciadas, como é esperado pelo público do Santo Onofre.

Para melhor desenvolvimento do projeto de RSE da Cervejaria Santo Onofre, dividimos nossas ações em fases. No ANEXO 04 encontra-se a tabela de monitoramento das fases a seguir:

INFORMAÇÃO

Nessa fase, trabalharemos uma comunicação diversifi cada, para passar ao público alvo as principais informações que ele precisa conhecer, antes de aplicarmos o projeto; comunicar sobre o que é o tema escolhido, sedentarismo, os problemas causados por ele e os benefícios da prática de atividade física:

O que comunicar?

Pautados nas informações colhidas no andamento do projeto e nos resultados da pesquisa realizada com os stakeholders do Santo Onofre, conhecemos alguns pontos principais de necessidade para informar, são eles:

reforçar o que é o sedentarismo; quais os males/riscos que ele oferece a saúde; mostrar os benefícios da atividade física para a saúde e que atividade física não é importante apenas pela estética; destacar a importância da avaliação física e acompanhamento profi ssional; mostrar que, apesar da era da informação na qual estamos inseridos tornar nosso cotidiano bastante movimentado, o agito fi ca no mundo virtual e não no real.

a

a

a

a

a

50Cervejaria Santo Onofre

Também pretendemos divulgar informações curiosas que despertem o interesse do público, como quantas calorias é preciso perder após uma taça de chopp ou a quantidade de caloria a mais que gastamos se ao invés de caminhar sozinho, caminharmos com amigos. Sendo assim, o foco principal da comunicação serão os benefícios da atividade física! Sem deixar de lado a informação técnica a respeito de alguns problemas causados pelo sedentarismo.

Como comunicar?

Na pesquisa constatamos que nosso público sabe o que é sedentarismo e que ele apresenta riscos, mas na maioria das vezes, as pessoas ligam esses riscos apenas a estética, ou pior, não praticam atividade física porque a consideram uma obrigação, não sentindo prazer na atividade. É esse ponto que queremos atingir na fase de informação, essa é a questão que vale destacar; será a fase de maior impacto do nosso projeto, uma vez que pretendemos conscientizar sobre a importância de uma atividade física.

Entretanto, é preciso cautela nessa hora, não achamos interessante frisar os pontos negativos do sedentarismo, o que ele pode acarretar a saúde, mas sim, mostrar os benefícios que a atividade física pode trazer para sua vida.

Com uma linguagem formal, mas descontraída, vamos trabalhar a mente do consumidor mostrando que pequenas ações do dia-a-dia podem ajudar no combate ao sedentarismo. Parar o carro mais longe do destino já força uma caminhada, substituir o elevador pelas escadas também é legal, trocar o ônibus por bicicleta, entre outros.

O humor nas informações é um atrativo para o público jovem e descontraído. Nas peças, trabalharemos frases que despertem um questionamento sobre como anda o cuidado com o corpo desses jovens, a preocupação com sua saúde. Como já citado, a intenção é mostrar que caminhar com os amigos pode gastar mais calorias, que tantos minutos na academia compensam o chopp do fi nal de semana e por ai vai.

Pelo perfi l do público constatado na pesquisa, nosso leque de comunicação se abriu para mídias alternativas dentro do próprio estabelecimento e variadas ações na internet.

Teremos disponível uma verba entre R$1.000,00 e R$1.500,00 por mês, disponibilizada pela cliente, para investimento na comunicação. Vale lembrar que para as ações, buscaremos parcerias e apoios culturais, para divisão dos custos e despesas com o projeto de RSE. Por ser um projeto de atividade física, com boa visibilidade pelo comércio local, acreditamos que não nos faltará colaboração.

As ferramentas escolhidas para essa comunicação foram:

Na Cervejaria Santo Onofre:

Adesivo de banheiro: podemos brincar com as mídias no banheiro à vontade, o ambiente, além de ser utilizado com frequência no bar, uma vez que cerveja é um produto diurético, tem pontos estratégicos que tem grande visibilidade; no caso do banheiro feminino, o espelho e no masculino, a parede em frente o mictório. Esses pontos servirão de base para adesivos, plotter ou cartaz de informação, de forma criativa, atrativa e impactante para o público;

a

51Cervejaria Santo Onofre

Bolacha de chopp: outra mídia alternativa de impacto, com a mesma fi nalidade do adesivo de copo;

Toten: colocado em local estratégico, contendo informações sobre as ações do projeto;

Ações no bar: Usaremos fi ta métrica e balança para medir a massa corporal dos clientes, em parceria com os músicos e funcionários do Santo, para que a ação tenha teor de brincadeira, se tornando um entretenimento do bar e ao mesmo tempo, uma fonte de informação sobre como anda a saúde dos consumidores; para os mais acanhados não terem preocupação com exposição pública, colocaremos um tipo de biombo, onde não haverá exposição ao medir e pesar a pessoa. Essa ação será realizada em parceria com alunos da Uniube, tanto de educação física, como cursos da área da saúde e profi ssionais da Academia parceira do projeto, do proprietário Gustavo Delfi no, reforçando a importância de avaliação física e acompanhamento profi ssional antes de qualquer atividade física.

Stand up comedy: febre atual dos atores de teatro, o stand up serve para tratar de situações cotidianas com tom sarcástico e engraçado. Nos intervalos dos músicos, as sextas-feiras e aos sábados, a Cervejaria Santo Onofre contará com apresentação de um grupo teatral, que improvisará e contará piadas envolvendo o sedentarismo e situações diversas sobre atividade física e esportes. Consideramos que essa ação é uma forte aliada para passar informações ao nosso público em questão, sutilmente, de forma que eles trabalhem sua concepção acerca de atividade física sem que percebam, associando exercícios a momentos de diversão e prazer. A Cia Teatral que realizará essa ação se chama Tripudiar e conta com 3 atores, experientes em improvisação e envolvimento direto com o público.

Encarte para cardápio: nossa principal peça impressa, por conter informações completas - uma vez que as mídias alternativas citadas acima servem como apoio - escolhemos o encarte no cardápio para substituir o folder, considerado pela equipe, uma mídia de pequeno impacto com o público. Um folder distribuído no bar não seria aproveitado e acabaria se tornando lixo. Um encarte fi xo no cardápio é visto num momento de atenção (escolha dos pedidos), desperta curiosidade e é ambientalmente correto.

Jogo interativo: criaremos um jogo de tabuleiro, que será adesivado nas mesas do estabelecimento, contendo informações sobre benefícios da atividade física e riscos do sedentarismo. Esse jogo é uma forma de passar a informação com diversão. Se o cliente se interessar por jogá-lo, os funcionários passarão as instruções necessárias e entregarão as peças. Mesmo que a pessoa não se interesse pelo jogo, as informações estarão sobre a mesa e serão lidas, já que o tabuleiro despertará curiosidade nos consumidores. Nessa ação, procuraremos parceria com empresas de impressão digital, para fornecimento dos adesivos que serão colocados na mesa. A Cervejaria tem parceria com a Copyart para impressão de cardápios e alguns materiais impressos, sendo assim, daremos preferência a ela, caso manifeste interesse.

Display para folder: colocado em locais estratégicos do Santo Onofre e academia.

Flyer: material para divulgação do projeto e programação dos eventos.

a

a

a

a

a

a

a

a

52Cervejaria Santo Onofre

Camiseta e boné: brinde para distribuição nos eventos.

Convite: kit promocional para os stakeholders contendo: toalha, squeeze e ecobag persolalizadas com a logo do projeto.

Na internet:

Hot site “Meu Santo é forte”: na fase da informação, divulgaremos o hot site que servira como teaser do projeto e canal de comunicação entre o público alvo e a Cervejaria. O hot site conterá informações e curiosidades sobre o sedentarismo e atividades físicas, vídeos do projeto enviados pelo público, seção de dúvidas e dicas, além de ser a ponte para as outras ações na internet, como twitter, Orkut, youtube. A Cervejaria já possui conta no Orkut e tem seus seguidores, adaptaremos a conta para utilizar no projeto.

Mailing / e-mail marketing: Através do Orkut e cadastro feito pelo hot site, manteremos um mailing para enviar novidades e datas de eventos do projeto posteriormente;

Viral (VT caseiro): será lançado na net, alguns vídeos produzidos pela agência Cuma!, sem assinatura, com situação cômica e atrativa relacionada a Cervejaria Santo Onofre e a atividades físicas. Optamos pelo viral, considerando seu sucesso e impacto com o público e pelo poder como teaser para lançamento futuro do projeto;

Nessa fase da informação não trabalharemos com mídias tradicionais, como TV, Rádio, Outdoor, Revista e Jornal, pois nosso público é interno e ações no Santo Onofre terão maior impacto. Além disso, esse público atingido terá papel de agente multiplicador das idéias propostas, uma vez que eles espalharão as informações recebidas com outras pessoas da comunidade.

a

a

a

a

a

ENVOLVIMENTO

Nesta fase, contamos com o feedback do cliente, ou seja, o retorno do público em questão. As ações dessa fase mostrarão a receptividade do público em relação ao projeto. Acreditamos que no envolvimento, as ferramentas serão pontes entre a captação das informações necessárias e a aceitação das ações.

Enquetes no site: Usaremos o hot site como elo entre Cervejaria, Projeto e público envolvido. Através de enquetes, brincadeiras e pesquisas, conseguimos dados necessários para aplicação das ações do projeto e aval para sua inicialização;

Vídeo dos clientes: Com a participação dos consumidores enviando vídeos seu de prática de atividades físicas, incentivamos novas pessoas e conseguimos interação entre as partes do projeto;

Cadastro no hot site: Nesse cadastro, contamos com a colaboração dos visitantes e freqüentadores do Santo Onofre, para nos informarem das melhores condições de se executar o nosso projeto de RSE, ou seja, qual o melhor horário, em que dias da semana, em que local, além de receber sugestões de modalidades e eventos. Para incentivar esse cadastro, brindes recolhidos com os parceiros (um mês de academia, squeezes, toalhinhas, etc.) e cupons vale produtos na casa Santo Onofre, serão sorteados. Como já citado, a comunidade do Orkut mantida pelos freqüentadores do Santo, pode ser uma aliada nessa ação, usaremos os contatos do Orkut para enviar o endereço do hot site, a fi m de que eles se cadastrarem.

a

a

a

53Cervejaria Santo Onofre

AÇÃO

O projeto em si, está descrito abaixo, com suas ações detalhadas para melhor entendimento.

Queremos ressaltar que inicialmente, o projeto “Meu Santo é forte” será limitado a funcionários, fornecedores e consumidores da Cervejaria Santo Onofre. Utilizaremos das experiências com esse público para mensurar as ações do projeto e continuar seu ciclo. Que é renovável, uma vez que o projeto de RSE não tem fi m. Esse target escolhido, nos será útil no papel de agente multiplicador das idéias anti sedentarismo, dessa forma, numa segunda fase do projeto, a comunidade, que dessa vez será convidada a participar das ações, já terá conhecimento de nossos objetivos e credibilidade.

Nossa agência decidiu, após olhares críticos sobre a pesquisa e o público envolvido, que ações rotineiras não serão bem vindas, uma vez que implicaria em maior dispendimento de tempo, maior compromisso com horários e cairia na questão de que atividade física é obrigação, fato que queremos abolir da mente dos sedentários. Assim, optamos por trabalhar eventos esporádicos, de maior alcance de público e que tem muitos elementos de motivação para os jovens.

Para colocar em prática um projeto desse porte, são indispensáveis parcerias nas diversas áreas de interesse envolvidas, sejam profi ssionais da saúde, da educação física, da comunicação, dentre outras. Abaixo, descrevemos as parcerias que serão feitas em prol do “Meu Santo é forte”.

Parcerias:

Em todos os eventos, medidas de segurança e bem estar serão obrigatoriamente tomadas, para garantir uma pratica de atividade física saudável e divertida, sem riscos para o público. Para isso, são necessários contatos com entidades da cidade, que forneçam esses serviços, são eles:

Prefeitura Municipal de Uberaba, que através da Secretaria de Saúde nos fornecera profi ssionais para acompanhamento das ações e liberação dos locais públicos, caso seja necessário, no dia do evento. O responsável é o Dr. Valdemar Hial, com colaboração da sua secretaria com quem teremos contato direto, Fernanda.SAMU, que fornece ambulância e paramédicos, caso algum empecilho venha a acontecer; Corpo de bombeiros, que nos dá o aval de segurança tanto das condições climáticas como do local, para que nenhum elemento atrapalhe o bom andamento do evento;Uniube, que através do curso de Educação Física, nos fornecerá profi ssionais para acompanhar nossos atletas e realizar com todos, avaliação física antes do inicio dos eventos.Academia Gustavo Delfi no: parceiro da ação Amigo de copo, amigo de malhação.Projeto o Tatu vai a pé: através da responsável Mirna, irá organizar a excursão de eco turismo.

As parcerias citadas acima, contarão com o apoio do curso de Educação Física da Uniube, que será responsável pelas ações práticas e já tem listagem dos elementos necessários para garantir o sucesso de eventos do porte que realizaremos.

a

a

a

a

a

a

54Cervejaria Santo Onofre

Comunicação:

Já equipados com um hot site de informações e intensa comunicação interna (na Cervejaria), contaremos com mais alguns aliados para divulgação das nossas ações e para intensifi car os convites ao público em questão.

Apesar do rádio não ter sido apontado por muitas pessoas na pesquisa, entendemos que os jovens escutam música, mas na internet e que rádios interativas, que tem transmissão ao vivo pela net, comunidades e formas de se comunicar on lines, são sucesso de público nessa faixa etária. Assim sendo, utilizaremos da infl uência do locutor Tubarão, da Rádio Difusora FM, para reforçar o convite a prática de atividades físicas e indicação do projeto da Cervejaria Santo Onofre como aliado nessa causa.

Outro ponto diferenciado, serão os convites enviados aos stakeholders, confeccionaremos um kit, com brindes, informações e convite para os fornecedores, músicos e funcionários. Consideramos essa estratégia um ganho de adeptos ao projeto, uma vez que a comunicação se torna mais pessoal e demonstra que a pessoa que recebeu o kit é de grande importância para a Cervejaria, que se preocupa com sua saúde e bem estar.

Eventos:

Idealizamos três eventos esporádicos e uma ação promocional para colocar em prática o projeto “Meu Santo é forte”. Todas as ações, com modalidades que agradam e tem afi nidade com o público alvo da Cervejaria Santo Onofre. Além disso, todos esses eventos contarão com parcerias que proporcionarão além da prática de atividade física, música e artistas para animarem enquanto rola a programação, distribuição de brindes, lanches e comemorações e/ou festas de confraternização na própria Cervejaria.

Tudo isso, para manter o clima de amizade e “grande família” que a Cervejaria já oferece a seus funcionários e consumidores.

Os eventos estão descritos abaixo. Os dados quantitativos como custos, datas, estão descriminados logo em seguida, na planilha de monitoramento.

Parceria com academia:

Essa ação tem por objetivo, incentivar amigos de copo a serem também amigos de malhação! Como? Fornecendo desconto aqueles que se matricularem nas modalidades da academia do parceiro Gustavo Delfi no, juntamente com um amigo.

Para que a academia tenha controle dos alunos que estão se matriculando incentivados pelo projeto Meu Santo é Forte, os interessados deverão se inscrever pela internet, para ter direito ao desconto. Assim, ao buscarem informações na academia, terão seu nome cadastrado na ação. Essa é uma forma também de coletarmos mailing de stakeholders do projeto.

Para ligar Cervejaria, Academia e Projeto, os participantes da ação estarão concorrendo a brindes das três instituições e uma comunicação indoor na academia será trabalhada, com uso de totem, display e folder, divulgando os demais eventos do Meu Santo é Forte!

O intuito da parceria com academia, é incentivar a prática de atividade física em academias, que são locais onde o acompanhamento profi ssional e a avaliação física são garantidos. Além disso, tanto a Cervejaria Santo Onofre, como a Academia, terão vantagens com a parceria.

55Cervejaria Santo Onofre

Como na pesquisa, o principal atrativo citado para deixar de lado a preguiça e praticar esportes foi a companhia de amigos, trabalharemos além do desconto, comunicação incentivando que amigos de copo (ou boteco), possam ser também amigos de malhação! O valor do desconto ainda não foi estipulado com o proprietário da academia.

Campeonato de futebol - Santo Futebol Clube

Contando com a vantagem do público consumidor da casa Santo Onofre ser, em sua maioria, grandes grupos de amigos e/ou conhecidos, idealizamos um campeonato de Futebol entre os stakeholders da Cervejaria, pautados na interação saudável que nosso público apresenta e na utilização de um esporte que é preferência nacional.

Intitulado “Santo Futebol Clube”, o campeonato consiste na formação de equipes dos consumidores do Santo, funcionários e fornecedores, que competirão entre si para ganhar o torneio.

Para incentivar a inscrição de equipes, a Cervejaria fi rmará parceria com os músicos fi xos de seu cardápio musical, para que esses montem equipes com seus amigos e fãs. No ato da inscrição, cada jogador deverá doar um kg de alimento, que será doado a comunidade. A instituição benefi ciada com a doação ainda não foi defi nida pela proprietária do Santo Onofre, que está conhecendo alguns projetos para se decidir com qual colaborar.

Para envolver os participantes do campeonato no próximo evento do projeto Meu Santo é Forte, a premiação da equipe campeã será vaga na excursão promovida pelo Santo para a Serra da Canastra. Dessa forma, agradamos os campeões e utilizamos de seu papel multiplicador de mensagem para informar mais gente sobre o evento. Medalhas e troféus também serão distribuídos para o 1°, 2° e 3° lugar. A premiação dos campeões será realizada na Cervejaria, com uma noite de confraternização de todas as equipes participantes.

O Santo Futebol Clube será divulgado não só nas mídias indoor e internet, como terá reforço de comunicação com inserções na Rádio Sete Colinas, de grande audiência com o público em questão que ouve a radio pela internet.

O evento disponibilizará espaços para divulgação dos comércios de Uberaba que apoiarem o evento. Esses parceiros são fundamentais para a realização do evento, visto que, colaboram com a confecção dos uniformes, despesas com aluguel da quadra e premiação.

O campeonato terá duração de um mês e os jogos acontecerão aos sábados, no período da tarde. As disputas seguirão uma tabela, montada a partir do numero de equipes participantes.

O local escolhido para disputa foi o Caribe Sport Bar, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira. Assim, garantimos uma localização privilegiada (central ) e uma estrutura adequada de quadras para receber os participantes.

Defi nimos que o mês ideal para o campeonato é Maio. Primeiro, porque teremos dois meses para a comunicação, garantindo período sufi ciente para o envolvimento dos stakeholders com as inscrições. E segundo, para entrar no clima da Copa do Mundo de Futebol em 2010 na África do Sul - que começa dia 11 de Junho, sem que os jogos do

56Cervejaria Santo Onofre

Santo Futebol Clube se choquem com os jogos da Seleção Brasileira. A proximidade com a copa é uma oportunidade encontrada pela agência Cuma! para o campeonato, uma vez que, a paixão pelo futebol e das torcidas estará em alta! Abaixo, as datas estabelecidas:

Jogos classifi catórios: 05, 12 e 19/05/2010Final e Confraternização: 26/05/2010.

Excursão para Serra da Canastra (ecoturismo):

Além dos amigos, apontados como principal atrativo para participação no projeto, lugares alternativos e proximidade com a natureza também foram destaque no questionário. Por ser uma galera antenada com os problemas ambientais atuais e gostar de se reunir, consideramos que uma ação que envolvesse ecoturismo, seria bastante viável e agradaria ao público em cheio.

A excursão será realizada pelo bar e organizada por terceiros, mais especifi cadamente pelo projeto O Tatu vai a pé – de responsabilidade da Terapeuta Mirna – que cuida do transporte a programação, alimentação, hospedagem, tudo!

A Cervejaria entra como parceira na divulgação e incentivo a seus clientes para não só realizar atividades físicas durante o passeio, como ciclismo, trilha, rapel.. e também, aproveita o gancho para defender o meio ambiente e passar através da excursão, o respeito que os locais visitados devem receber, como não espalhar lixo, não interferir na vida da fauna e fl ora típicas do lugar, etc.

Essa excursão será uma ponte entre os eventos esporádicos realizados dentro do “Meu Santo é Forte”! Premiará os campeões do Campeonato de Futebol, sendo divulgada durante o torneio e será usada como meio de divulgação para o Dia do Santo, evento realizado no Piscinão.

A data defi nida para a excursão foi 03/09/2010, por estar próxima ao feriado de 7 de Setembro.

Dia do Santo

Com uma tarde dedicada à atividade física, saúde e cultura, vamos realizar o Dia do Santo no Parque das Acácias, conhecido popularmente em Uberaba como Piscinão.

No dia do evento, que será realizado no dia 06/11/2010, num Sábado (melhor dia apontado por nosso público consumidor em pesquisa), teremos avaliação física para garantir que os participantes estão aptos para o esporte, medição de massa corporal, exames de pressão e diabetes gratuitos, conselhos profi ssionais de educadores físicos, lanche para os inscritos, apresentação de bandas, DJ e grupo de teatro stand up, alongamento e uma caminhada em volta do piscinão.

A principio, iríamos realizar apenas uma caminhada com alongamento e avaliação física, mas consideramos importante gerar atrativos que levassem os jovens ao local do evento e lá, a atividade física acontecesse naturalmente. Esse evento, apesar de divulgado internamente no Santo Onofre, será o único aberto a comunidade, pois após realizados dois eventos e mantido uma comunicação sólida, o projeto “Meu Santo é forte” já será conhecido e terá credibilidade de atingir outros públicos. Esse é nosso objetivo, que os primeiros participantes espalhem a idéia do projeto e com isso, ele se torne cada vez maior e possa suportar um maior numero de participantes.

57Cervejaria Santo Onofre

Com horário de começo previsto para as 11h da manhã, deixaremos rolando música ambiente enquanto todos os participantes terão acesso a avaliação física e demais consultas da área de saúde. Pelas 13h, serviremos um lanche fornecido pelos parceiros. Até então, estamos conversados com o responsável de marketing da Cooperativa de Patos de Minas e da empresa Cemil, que por estarem investindo na comunicação na região de Uberaba, tem bastante interesse em fornecer seus produtos em troca de retorno e divulgação. Na conversa, Marcelo Alvino, o diretor de mkt, disse que eles podem fornecer os produtos que tem, como suco de soja, achocolatados, vitaminas, queijo, doces, requeijão, dentre outros derivados de leite. Para balancear, procuramos uma padaria para fornecer pães e roscas, mas não obtivemos resposta ate a Conclusão dessa etapa.

Após o lanche, mais músicos se apresentam e também, o grupo de stand up que é parceiro em ações de divulgação do projeto. Assim, temos tempo necessário para a digestão, até que a atividade física comece. Adiar o exercício também é eloqüente pois dessa forma, esperamos o sol baixar um pouco, já que o local é aberto.

Às 14:30h iniciamos o alongamento, para aquecer o corpo dos participantes e as 15h, a caminhada. Durante todo o dia, o DJ Tonto, que já tocou na Casa Santo Onofre e bandas escolhidas do cardápio musical da Cervejaria, se apresentarão para garantir entretenimento aos participantes.

Nosso evento será encerrado com outro alongamento para descansar os músculos. O término está previsto para as 18h no máximo.

Principalmente nesse evento onde mobilizaremos mais pessoas, é fundamental e de extrema importância as parcerias com UNIUBE e Prefeitura Municipal para bom andamento das atividades e apoio, caso necessário.

A caminhada também terá, na inscrição doação de alimentos. A instituição, assim como no campeonato de futebol, será defi nida pela Tacyana, proprietária do Santo, que ainda não nos informou sua decisão. Todos os participantes que se inscreverem, ganharão uma camiseta do evento, para usarem no dia e que poderá ser customizada pelas alunas de moda da UNIUBE, que estarão presentes no Dia do Santo para essa função.

Ressaltamos que os proprietários do Santo Onofre, estão acompanhando todo o projeto, conhecendo as ações pretendidas e dando seu aval se concordam ou não e se elas tem a ver com o publico e com o ambiente da Cervejaria.

Para fortifi car o projeto, a agência Cuma! irá trabalhar toda parte de assessoria de imprensa, para que as idéias do “Meu Santo é forte” sejam multiplicadas. No Dia do Santo, inclusive, pretendemos inserir o evento no programa Bem Viver, que trata de saúde e bem estar na TV Integração. Entrando em contato com o comercial da emissora, fomos informados que eles têm interesse de divulgar ações como as do nosso projeto, em prol do bem estar da população. Para isso, próximo a data de realização do evento, entraremos em contato com o comercial da Integração de Uberlândia e sugeriremos a pauta. Se aprovada, eles farão não só a cobertura do evento, como sua divulgação na agenda do programa.

58Cervejaria Santo Onofre

MENSURAÇÃO:

Como já citado, o projeto de RSE consiste em ações que não tem fi m. Elas são sempre renovadas, como um ciclo. Após a conclusão dos eventos desse nosso primeiro ciclo, temos necessidade de passar pela etapa de mensuração, que é fundamental para dar andamento ao projeto.

Não só no fi nal do ciclo, como durante seu desenvolvimento, trabalharemos critérios de avaliação para ter consciência do feed back do projeto Meu Santo é forte! São eles:

Fase de Informação:Precisamos mensurar quantas pessoas absorveram a mensagem transmitida e quais informações foram compreendidas, para isso, realizaremos um quiz pelo hot site.

Para fugir da pesquisa convencional, o quiz chamará a atenção da galera pelo formato interativo, que coloca as questões em tom de brincadeira. Para incentivar a participação, sortearemos brindes ao participantes, fornecidos pelos parceiros, como 1 mês de academia, por exemplo.

Fase de Envolvimento:

Nosso principal objetivo na mensuração do envolvimento é conhecer se nossos stakeholders realmente tiveram interesse nas ações e irão se juntar ao projeto, esses resultados serão obtidos com análise das inscrições para os eventos do Meu Santo é forte e com comentários e enquetes pelo hot site.

Fase da Ação:

Nessa fase, nossa mensuração é de grande valia, vamos avaliar o que deu certo ou não nos eventos, o que deve continuar para o próximo ciclo, qual foi a participação do público, se as atividades escolhidas agradaram, etc. Esses dados serão analisados durante os próprios eventos e após seus términos, com relatórios sobre tudo que aconteceu. Além de opiniões do nosso público, pelo hot, que contará com páginas de bate papo sobre os eventos que realizarmos, sempre que esse passar.

Dessa forma, temos nosso olhar e o olhar do público, que é o principal interessado na melhoria do projeto.

O comitê executivo será de grande valia na análise dos erros e acertos do evento.

59Cervejaria Santo Onofre

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS GERAIS

Após 1 ano de observação, pretendemos compilar e analisar os dados obtidos com a realização do projeto, considerando os dados objetivos (obtidos na fi cha de avaliação) e subjetivos (obtidos por meio de análise comparativa do questionário sobre qualidade de vida).

Dados objetivos a serem observados:

níveis pressóricos; glicemia; perfi l lipídico; alteração do IMC e percentual de gordura; adesão ao tratamento.

Dados subjetivos:

infl uência da atividade física nos aspectos emocionais e na socialização dos pacientes;infl uência nos sintomas subjetivos referentes à doença de base.

Cabe salientar que em quase um ano de implementação do projeto, será possível observar a melhora da qualidade de vida dos participantes do projeto.

Com a análise dos dados obtidos, pretendemos obter resultados positivos após a execução do nosso projeto e voltar a trabalhá-lo no próximo ano.

a

a

a

a

a

a

a

60Cervejaria Santo Onofre

DEFINIÇÃO DO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PARTES E AS POSSÍVEIS PARCERIAS

Durante a elaboração das políticas do projeto, sutilmente já citamos os meios que vamos usar para nos comunicar com o público alvo em questão, abaixo defi nimos melhor nossas estratégias:

Envolvendo os Stakeholders

Nossa comunicação será na própria Cervejaria, uma vez que nosso objetivo é atingir o público interno: consumidores, fornecedores e funcionários. O canal que temos por fora é o hot site Meu Santo é forte, desenvolvido especialmente para o projeto, e que será nosso principal aliado, em todo o andamento do mesmo.

Toda a comunicação, como VT, banners, ações no bar etc, servirá como caminho até o site. Nosso objetivo com as demais peças é despertar interesse e curiosidade, para que os stakeholders entrem no site e conheçam a fundo o projeto.

No hot site, além de área de cadastro, vídeos e fotos, contaremos com espaço para enquetes e quiz sobre o projeto e o tema da Atividade Física; disponibilizaremos informações técnicas acerca do sedentarismo e as doenças causadas por ele; destacaremos a importância da avaliação física e o incentivo de um acompanhamento profi sional durante as atividades exercidas; teremos curiosidades sobre atividades físicas e variadas formas de como gastar calorias; informaremos sobre o projeto em si e quais as ações e eventos do mesmo; manteremos o calendário das ações e área de dicas e bate papo sobre o tema entre outros. Enfi m, o hot site é a chave de todo o projeto.

Após comprovar na pesquisa que a Internet é o meio de comunicação mais usado pelos consumidores do Santo, percebemos no hot site, uma maneira de interação frequente dos stakeholders com o projeto. No site eles podem tudo! Vão conhecer sobre o projeto, participar com opiniões, vídeos e fotos, inscrever-se para as ações, concorrer a prêmios entre outros.

Além disso, o hot site Meu Santo é forte será a ponte para outras ações na internet, como twitter, Orkut, youtube. A Cervejaria já possui conta no Orkut e tem seus seguidores, adaptaremos a conta para utilizar no projeto.

Parcerias

Como todo projeto de RSE, parcerias são fundamentais para seu desenvolvimento. Para dar maior credibilidade aos eventos, contamos com apoio de pessoas especializadas e conhecidas nas suas áreas de atuação, desenvolvendo assim um trabalho sério.

Quando se fala em colaborar com uma melhora na qualidade de vida do próximo, parceiros sempre aparecem para fazer parte dessa interrelação de cidadania.

No caso do Meu Santo é forte, nossos parceiros são:

Prefeitura Municipal de Uberaba, que através da Secretaria de Saúde nos fornecerá profi ssionais para acompanhamento das ações e liberação dos locais públicos, caso seja necessário, no dia do evento. O responsável é o Dr. Valdemar Hial, com colaboração da sua secretária com quem teremos contato direto, Fernanda.SAMU, que fornece ambulância e paramédicos, caso algum imprevisto venha a acontecer;

61Cervejaria Santo Onofre

Corpo de bombeiros, que nos dá o aval de segurança tanto das condições climáticas, como do local, para que nenhum elemento atrapalhe o bom andamento do evento;Uniube, que através do curso de Educação Física, nos fornecerá profi ssionais para acompanhar nossos atletas e realizar, com todos, avaliação física antes do início dos eventos;

Além dos parceiros de cada ação, como alunos dos cursos de comunicação, moda, área da saúde, educação física da UNIUBE; grupo de teatro Tripudiar; Academia Gustavo Delfi no; músicos do Santo Onofre; Saks Brindes Promocionais; Cemil; Coopatos, dentre outros que participarão ativamente como apoio cultural dos eventos.

62Cervejaria Santo Onofre

IMPLEMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Planejamento: Defi nição dos objetivos de comunicação para cada política estabelecida

Após defi nido que nossa mídia será trabalhada internamente e na internet, a seguir, justifi camos o uso de cada ferramenta, apresentando o objetivo de comunicação de cada política estabelecida, dentre mídias.

Nos quadros abaixo, destacamos as mídias. Na frente de cada linha, está a fase do projeto que essa corresponde, dentre elas: fase de Informação, fase de Envolvimento, fase da Ação. A expressão Geral, signifi ca que a ferramenta será usada durante todas as fases e em prol de todos os eventos.

Mídia na Internet:

Ferramentas Objetivo da peça Etapa/ação

ViralFuncionará como teaser para o projeto, primeira peça

a divulgar o hot site.Informação

Hot SiteInformar e persuadir sobre o projeto e o tema, principal

canal entre stakeholders, empresa e projeto.Geral

Redes Sociais Ferramentas de interação do público com o projeto. Geral

Mídia Indoor na Cervejaria Santo Onofre:

Ferramentas Objetivo da peça Etapa/ação

BanheirosMídia de apoio: Despertar curiosidade e encaminhar o

público ao site.Informação

Encarte no cardápio Informar sobre o tema e encaminhar o público ao site. Informação

Bolacha choppMídia de apoio: Despertar curiosidade e encaminhar o

público ao site.Informação

JogoMídia de apoio: Informar de maneira divertida, ações

do dia-a-dia de combate ao sedentarismo.Informação

Totem Divulgar as ações e eventos. Base para a

programação.Geral

Dislplay Modelo take on, base para os folders da programação. Geral

Flyer Programação das ações e eventos. Geral

VT Divulgação do conceito do projeto, divulgação do site. Informação

Mídia Indoor na Academia Gustavo Delfi no:

Ferramentas Objetivo da peça Etapa/ação

Totem Divulgar as ações e eventos. Base para a

programação.Geral

Dislplay Modelo take on, base para os folders da programação. Geral

Flyer Programação das ações e eventos. Geral

63Cervejaria Santo Onofre

Mídia na TV Aberta:

Programa Objetivo da peça Etapa/ação

Bem Viver – TV Integração

Assessoria de Imprensa: Divulgação da ação do Dia do Santo. Cobertura do evento.

Ação

Mídia no Rádio:

Programa Objetivo da peça Etapa/ação

Programa do Tubarão – Sete

ColinasDivulgação do Campeonato de Futebol e do Dia do Santo. Ação

Ações Promocionais:

Ferramentas Objetivo da peça Etapa/ação

Stand upDivulgar o projeto e informar sobre o tema de forma

descontraída.Informação e

Ação

Equipe Movimento com Ação

Equipe de profi ssionais ligados à atividade física. Responsáveis por medir massa corporal dos participantes

e informar sobre avaliação física.Informação

Kit convite Convidar os stakeholders para o lançamento do projeto. Envolvimento

Academia Gustavo Delfi no

Mídia de apoio: Placa com divulgação das ações e eventos.

Geral

64Cervejaria Santo Onofre

Estratégias e táticas de comunicação com os stakeholders do projeto

Conhecendo o objetivo das peças, destacamos agora toda comunicação e ação promocional que será trabalhada durante o projeto. Ordenamos as ferramentas pelas fases.

Todas as estratégias descritas abaixo, foram idealizadas e repensadas com toda a agência, para estarem coerente não só com a preferência de mídia do público, mas também, realmente informasse e impactasse os stakeholders e deixasse claro nosso conceito de movimento.

Fase de Informação

Nesta fase, usaremos todas as mídias citadas acima para informar o público sobre o tema, o projeto e nossas ações

Viral:

Serão 3 vídeos produzidos pela Agência Cuma! com teor humorístico e elementos que associem posteriormente, esses vídeos ao projeto.Nos virais, mostramos um Santo correndo pela cidade de Uberaba, ele começa na rodovia e passa pelo calçadão, mercadão, até chegar na porta da Cervejaria Santo Onofre.Filmados com celulares e câmeras digitais, de baixa resolução, o intuito é fazer parecer que esse situação é real e várias pessoas a fi lmaram.No terceiro vídeo soltado na internet, divulgamos o site da campanha.

Lançamento do projeto:

Para convidar os stakeholders do projeto, usaremos duas ferramentas: o site e os totens para os consumidores e um Kit promocional para funcionários e fornecedores.

Com o kit, pretendemos aproximar fornecedores e funcionários com o projeto e deixar claro que eles também são nosso foco principal, não só público consumidor. Para incentivar desde o convite a prática de exercícios físicos, juntamente com o convite impresso, esses stakeholders receberão: squeeze, toalha e ecobag (personalizados com a logo do projeto), brindes usados como apoio na prática de esportes.

O convite, convoca todos a participarem do lançamento do projeto Meu Santo é Forte.

O evento, realizado na própria Cervejaria, no dia 9 de Março de 2010, a partir da 19hs, apresentará o projeto e suas fi nalidades, com direito a debate entre stakeholders, agência Cuma! e Cervejaria, para sanar dúvidas e descontrair o evento. Enquanto um Buffet é servido, os convidados serão entrertidos e persuadidos sutilmente pelo grupo de Stand up Tripudiar. Bem informados e acreditando no projeto, os proprietários também serão bons infl uenciadores.

O evento consiste em algo simples, aconchegante e direto. A ser numa terça-feira, dia em que não abrem, para não atrapalhar o movimento da mesma. O conteúdo consistirá em informações precisas do projeto e sua implementação, dando ênfase na importância do apoio dos stakeholders para a boa aceitação e bom aproveitamento do mesmo.

Mídia Indoor (leia-se adesivo de banheiro, bolacha de chopp, display para folder e folder):

Escolhidos pela variedade de formas que podem ser trabalhadas, as mídias indoors, consideradas também mídias alternativas, dão o toque de humor que precisávamos pra envolver o público.

65Cervejaria Santo Onofre

No adesivo de banheiro, o duplo sentido das frases, atrai o consumidor e o leva ao site do projeto, por curiosidade.

As bolachas de chopp vem com frases de incentivo a prática de esportes ou parabenização para aqueles que já o fazem. Em linguagem direta e informal, também levo a pessoa que lê ao site.

Já o display para folder e o próprio folder da programação, são usados para divulgar os eventos e o projeto em si, para aquelas pessoas que já foram tocadas pelo conceito do projeto e se habilitaram a participar das suas ações. O display será instalado ao lado do caixa, com suporte para a programação. Dessa forma, quem vai pagar a conta e já realmente se interessou no projeto, pega o seu fl yer.

Totem:

Composto da logo do projeto e um quadro negro para que as informações sejam trocados ao longo das ações do Meu Santo é Forte, essa foi a saída que encontramos para uma placa, que identifi casse o projeto e divulgasse seus eventos, sem gastar toda vez que a aço mudasse.

Serão dois. O primeiro, fi cará instalado na Cervejaria, no hall entre os banheiros que tem grande visibilidade, não só de quem utiliza a área, como também que chega no Santo (da porta o totem será visível). O segundo, fi cará na Academia parceira, para divulgar os eventos também no local.

Stand up comedy:

Para chamar a atenção e impactar os stakeholders, fi rmamos parceria com um grupo de teatro de stand up. Nos intervalos dos músicos, as sextas-feiras, a Cervejaria Santo Onofre contará com apresentação de um grupo teatral, que improvisará e contará piadas envolvendo o sedentarismo e situações diversas sobre atividade física e esportes. Consideramos que essa ação é uma forte aliada para passar informações ao nosso público em questão, sutilmente, de forma que eles trabalhem sua concepção acerca de atividade física sem que percebam, associando exercícios a momentos de diversão e prazer. A Cia Teatral que realizará essa ação se chama Tripudiar e conta com 3 atores, experientes em improvisação e envolvimento direto com o público.

Após reconhecido o valor de tal ação, usaremos ela não só para informação como antes dos eventos, para divulgação reforçada dos mesmos.

Ações no bar:

Para mostra a realidade do Sedentarismo aos consumidores, faremos uma brincadeira ‘séria’. Mediremos a massa corporal do público, de maneira divertida. Usaremos fi ta métrica e balança para medir a massa corporal dos clientes, em parceria com os músicos e funcionários do Santo, para que a ação tenha teor de brincadeira, se tornando um entretenimento do bar e ao mesmo tempo, uma fonte de informação sobre como anda a saúde dos consumidores.

Essa ação será realizada em parceria com alunos da Uniube, tanto de educação física, como cursos da área da saúde e profi ssionais da Academia parceira do projeto, do proprietário Gustavo Delfi no, reforçando a importância de avaliação física e acompanhamento profi ssional antes de qualquer atividade física.

66Cervejaria Santo Onofre

Encarte para cardápio:

Não queríamos fazer uma peça com informações importantes, que viesse a ser descartada pelos stakeholders. Pensando nisso, ao invés de um folder sobre o projeto, resolvemos trabalhar uma mídia alternativa. Aplicar um encarte no cardápio.

Um folder distribuído no bar não seria aproveitado e acabaria se tornando lixo. Um encarte fi xo no cardápio é visto num momento de atenção (escolha dos pedidos), desperta curiosidade e é ambientalmente correto.

Consideramos a medida viável, já que o cardápio do Santo tem informações e curiosidades e por isso, já é lido com atenção e interesse pelo seu público consumidor.

Assim, inserimos o projeto em um ambiente já conhecido, transmitindo a mensagem de forma concisa, sem agressividade.

Jogo interativo:

Uma das peças mais criativas da campanha, o jogo do Santo, será adesivado nas mesas do estabelecimento, contendo informações sobre benefícios da atividade física e riscos do sedentarismo. Esse jogo é uma forma de passar a informação com diversão. Se o cliente se interessar por jogá-lo, é mais um entretenimento no bar. Caso contrário, mesmo que a pessoa não se interesse pelo jogo, as informações estarão sobre a mesa e serão lidas, já que o tabuleiro despertará curiosidade nos consumidores. Nessa ação, procuraremos parceria com empresas de impressão digital, para fornecimento dos adesivos que serão colocados na mesa. A Cervejaria tem parceria com a Copyart para impressão de cardápios e alguns materiais impressos, sendo assim, daremos preferência a ela, caso manifeste interesse.

Hot site:

Principal ferramenta de comunicação do projeto, vai informar, envolver e divulgar as ações do Meu Santo é Forte para o stakeholders, sendo o principal canal entre as partes envolvidas.

Na fase da informação, divulgaremos o hot site que servirá como teaser do projeto e canal de comunicação entre o público alvo e a Cervejaria. O hot site conterá informações e curiosidades sobre o sedentarismo e atividades físicas, vídeos do projeto enviados pelo público, seção de dúvidas e dicas, além de ser a ponte para as outras ações na internet, como twitter, Orkut, youtube. Nas abas, temos:

O projeto: que explica o que é o Meu Santo é forte, qual seu objetivo, sua importância para a comunidade, como surgiu, etc. um breve histórico do andamento do projeto de RSE até o presente momento.

Parcerias: Espaço para destacarmos os parceiros do projeto e fazer divulgação de suas marcas, em forma de agradecimento por acolher nossa causa.

Eventos: com todas as ações e eventos do projeto abertos ao público e as informações necessárias para sua participação, como datas e horários, locais, inscrição.

Você Sabia? Aba com informações sobre atividade física, sedentarismo e curiosidades sobre o tema!

Fotos: Fotos enviadas pelos cadastrados no site e dos eventos que acontecerem.

Videos: Espaço para os vídeos da campanha do projeto, dos eventos e enviados pelos stakeholders.

Cadastro: Área para que os participantes se cadastrem e recebam newsletter do projeto, concorram a brindes e possam enviar seus materiais para serem divulgados no site.

a

a

a

a

a

a

a

67Cervejaria Santo Onofre

Enquetes: Ficará na página para forçar a participação do público, essas enquetes variaram com quiz, usados na mensuração do projeto.

Links para as redes sociais: clicando na logo da rede social, o visitante do nosso site cai na página do Orkut ou Twitter do Meu Santo é Forte.

O site também terá espaço para banner links, que serão exclusivos para divulgar os eventos e ações do projeto, de acordo com a época em que acontecerem.

a

a

Fase de Envolvimento

Nesta fase, contamos com o feedback do cliente, ou seja, o retorno do público em questão. As ações dessa fase mostrarão a receptividade do público em relação ao projeto.

Hot site:

Na fase do envolvimento, terá papel fundamental, uma vez que inscrições, enquetes, cadastros, envio de vídeos e fotos por parte dos stakeholders é feito através do site.

As enquetes, brincadeiras e pesquisas, nos fornecerão dados necessários para aplicação das ações do projeto e aval dos participantes.

Os vídeo enviados pelos clientes, aproximam esse do projeto, pois a participação se dá através do envio de vídeos pessoais com prática de atividades físicas. Além disso, incentivamos novas pessoas e conseguimos interação entre as partes do projeto.

Para incentivar o cadastro no hot site, brindes recolhidos com os parceiros e também da Cervejaria, serão sorteados.

Fase da Ação

Já contando com uma comunicação freqüente e impactante, precisamos divulgar as ações especifi cas do Meu Santo é forte, reforçando as mídias.

Para parceria com Academia

Um projeto de RSE, deve manter sempre uma troca saudável de atitudes. Foi pensando nisso que não só divulgaremos a parceria com a academia que concede desconto aos cliente do Santo, como também vamos usar a academia como ponto de apoio da campanha, instalando nela totem, display e programação.Para divulgação da ação Amigo de copo, amigo de malhação, trabalharemos o hot site e as ações promocionais, stand up e alunos de saúde.

Campeonato de Futebol

Além de utilizar todas as mídias citadas acima, a divulgação do Santo Futebol Clube será reforçada com inserções na Rádio Sete Colinas.As inserções na Sete Colinas, serão no programa semanal do Tubarão, locutor de forte impacto nos jovens. Uma semana antes do termino das inscrições para o torneio, colocaremos testemunhais nesse programa, diários para informar sobre o campeonato e o site, que conterá as informações completas da ação.

68Cervejaria Santo Onofre

Excursão para Serra da Canastra

Como todos os eventos, será divulgado em todas as mídias defi nidas para o projeto e terá reforço da ação de stand up, que em Agosto, mês que antecede a viagem, trabalhar temas ligados a ecoturismo e informará sobre como o público pode participar.

Dia do Santo

Também será comunicado em todas as mídias. Como nessa ação o projeto Meu Santo é Forte já estará mais difundido, usaremos de assessoria de imprensa para divulgação do evento também para a sociedade. Além disso, inserções na Rádio Sete Colinas serão veiculadas e o evento será sugerido como pauta no programa Bem Viver da rede Integração.

Quanto as inserções na rádio, segue o mesmo esquema da divulgação do campeonato de futebol. Testemunhais diários uma semana antes do evento.

69Cervejaria Santo Onofre

CRIAÇÃO: PÚBLICO ALVO, TEMA, CONCEITO USP, APROACH CRIATIVO

Briefi ng de criação

Tendo em vista a necessidade da comunidade, e da população mundial, de sair do sedentarismo, optamos por trabalhar com o tema. Como é um tema que apresenta grande difi culdade e rejeição, optamos por uma linha descontraída, para poder aproximar o público.

Inicialmente, trabalharemos com um público pequeno que atuará como agentes multiplicadores, que por sua vez, aumentará conforme a campanha tiver repercussão.

Optamos por trabalhar com movimento, tanto pela descontração oferecida pelo tema como por estar diretamente ligado ao sedentarismo.

O público será envolvido, de forma a perceber que a prática de exercício físico não exige mais que força de vontade em pequenas doses diárias. Pesquisas constataram que os sedentários não sentem prazer em praticar exercícios, e sim repulsa; mudaremos isso de forma a mostrar que exercício, além de fazer bem para a saúde, pode ser divertido.

Fato principal

Conscientizar, inicialmente, uma pequena comunidade de que a prática de exercício físico traz benefícios para a saúde.

Objetivo de comunicação

Apresentar o projeto de Responsabilidade Social “Meu Santo é Forte” e persuadir as pessoas a adotá-lo/fazerem parte dele.

Público-alvo

Homens e mulheres, de 18 a 28 anos, das classes A e B, de estilo alternativo, que gostam da companhia de amigos e sabem apreciar a Música Popular Brasileira.

Conceito USP

O projeto tem como base a concientização da população dos males que o sedentarismo traz à saúde.

A comunicação será feita de forma direta e indireta, já que o assunto é sério e delicado. A forma direta se trata na concepção das ideias e dos textos, que informarão as partes relevantes. E a indireta fi ca por conta da descontração adicionada a alguns textos e, principalmente, às peças, que virão coloridas e com um mascote, para aproximar o público do projeto.

Approach criativo

O approach escolhido foi movimento, tem tudo a ver com o tema sedentarismo. A palavra foi escolhida pela ambigüidade que permite na temática do nosso projeto, movimento pode ser um movimento de atividade física, ou movimento de mobilização para acatar o projeto. Entre tantas justifi cativas, primeiramente por que os sedentários não são quem mais gostam de praticar exercícios. Segundo porque é uma forma dinâmica e divertida de abordar um tema de alto nível de rejeição.

Promessa

Meu Santo é Forte. Movimento com saúde!

70Cervejaria Santo Onofre

Justifi cativa da promessa

Meu Santo é Forte remete a força física, e não ao dito popular. A força física em evidência é para cessar, ou pelo menos mudar, a ideia que as pessoas tem de que sedentarismo é obesidade. São temas diferentes, e doenças diferentes; podem estar ligadas, mas nem sempre o sedentarismo apresenta a obesidade.

Movimento com Saúde está diretamente ligado ao approach, uma vez que focamos em movimento. A crença, comprovada por pesquisas, é de que um mínimo de exercícios semanais ajuda a combater muitas doenças; doenças essas que afl ingem a sociedade moderna, que se focou na vida virtual e acabou esquecendo da vida real. Essa sociedade virtual e sem tempo é nosso público alvo, é quem deve se movimentar, sair do sedentarismo e ver as belezas que a natureza e até mesmo as cidades oferecem ao seu bem estar.

Peças

Para criar o layout das peças, cada detalhe foi discutido e repensado pela agência Cuma!, como especifi cado abaixo:

Com relação às cores

Trabalhamos cores quentes e vibrantes, que despertam desejos e chamam atenção.O uso de diversas cores de tons complementares não as torna desagradáveis. Essa mistura se deve ao propósito de dar vida e empolgação às peças, despertando desejos e chamando atenção.

Com relação a formas

Todas as formas foram trabalhadas de modo a dar movimento, visto que, quadrados e linhas retas (o oposto do usado nas peças) transmitem sensação de estática, trazendo rigidez e fugindo ao conceito proposto.Apesar de usar quadrados, percebe-se que os mesmos têm cantos arredondados e possuem interligações uns com outros causando assim movimento e dinâmica na leitura, não sendo algo estático e monótono.

O personagem

O Santo Onofre foi criado, para não só aproximar o projeto do público, como humanizar as peças, trazendo maior irreverência e descontração para as mesmas.Nosso personagem torna-se um link que associa a Cervejaria Santo Onofre ao projeto, além de ilustrar o nome do mesmo: “Meu Santo é Forte”.

As fontes

O uso das fontes Calibri e Cooper Black foi minuciosamente pensado. Cada fonte foi escolhida com base nos critérios de estética e movimento, já que a fonte é um importante complemento visual. A fonte calibri proporciona maior facilidade de leitura de textos longos e a Cooper Black é uma fonte descontraída e ao mesmo tempo pesada, ou seja traz maior impacto. Por isso foi colocada em títulos para dar maior destaque e importância aos mesmos.Também criamos uma fonte exclusiva para o desenho do logotipo. Foi idealizada pensando justamente nessa questão da descontração que desejamos passar com as peças.

a

a

a

a

71Cervejaria Santo Onofre

O fundo das peças

Pensando como um grupo socialmente responsável, adaptamos os fundos das peças ao uso do papel reciclato, um tipo de papel 100% reciclado (o papel é composto de 75% de aparas pré-consumo* e 25% de aparas pós-consumo**).

a

* APARAS PRÉ-CONSUMO: é o material reciclável proveniente do próprio processo de fabricação do papel normal.

* *APARAS PÓS-CONSUMO: é o material oriundo da coleta seletiva do lixo municipal, vendido às fábricas de papel reciclado através de parcerias com as cooperativas dos catadores de papel.

Todos os elementos foram dispostos e pensados de forma a traduzir ritmo e movimento, seguindo nosso approuch criativo.

LOGO E MASCOTE

72Cervejaria Santo Onofre

CONVITE

73Cervejaria Santo Onofre

KIT PROMCIONAL

74Cervejaria Santo Onofre

SITE

75Cervejaria Santo Onofre

ENCARTE

FRENTE

VERSO

76Cervejaria Santo Onofre

ADESIVO

77Cervejaria Santo Onofre

BOLACHA

TOTEM

78Cervejaria Santo Onofre

DISPLAY E FOLDER

79Cervejaria Santo Onofre

BONÉ E CAMISETA

80Cervejaria Santo Onofre

JOGO

81Cervejaria Santo Onofre

MÍDIA

Por limitar o projeto inicialmente para consumidores, fornecedores e funcionários, o público interno da Cervejaria Santo Onofre; por ter disponibilizado uma verba limitada para ações mensais e constatado em pesquisa quais os hábitos de mídia desse público, concentramos as ações de comunicação principalmente na internet e na própria Cervejaria.

Dessa forma, acreditamos que economizamos com veiculação, atingimos em cheio os stakeholders do projeto Meu Santo é Forte e agradamos ao público, com mídias alternativas e divertidas.

Levando avante a fi losofi a de que “Menos é Mais”, verba limitada é sinônimo de maior criatividade para a mídia. E foi assim que trabalhamos nas ações desse projeto.

O período de veiculação vai de Fevereiro a Dezembro de 2010, com ações diferenciadas durante esses meses e que antecedem o lançamento do projeto, em função da divulgação de nosso viral e também continuam após o termino de nossas ações, por manter no ar o site no período de mensuração.

A verba disponível é de R$ 1.000 a 1.500,00 por mês, destinada a despesas com as ações promocionais, produção e veiculação.

É válido ressaltar que em algumas ações, não temos custos pois a criação e produção são feitas pela Agência Cuma! e outras, porque fazem parte de mídia espontânea (assessoria de imprensa). Além disso, essas despesas serão divididas entre os patrocinadores, no decorrer de cada ação.

Tabela 1 - Valores da mídias

Ferramenta Valor Discriminação Empresa

Hot Site R$ 30,00 Produzido e mantido pela agência Cuma,

esse valor é referente ao domínio. Agência Cuma!

Tubarão Audio Show

R$ 435,00 10 testemunhais (5 em Maio e 5 em

Novembro) Rádio Sete Colinas

Banheiros R$ 42,50 02 adesivos de 0,5 x 0,5 cm Copyart

Encarte Cardápio

R$ 120,00 15 encartes - Frente e verso colorido e

plastifi cado. Tamanho 20 x 15cm. Copyart

Bolacha chopp R$585,00 1500 bolacha de chopp - 5 modelos diferentes, frente e verso colorido.

Bolacha pra chopp SP

Jogo R$ 480,00 15 tabuleiros para mesa, tamanho 0,7 x 0,7 cm. Reforçados com plastifi cação.

CP Silk

Placa R$ 240,00 02 unidades em madeirite com adesivo e

quadro de giz Agência Cuma!

Dislplay R$ 49,40 02 unidades em acrílico com adesivo do

projeto. 21 x 15 cm. Acrildestac

Panfl eto R$ 245,00 5000 unidades - colorido frente e verso

tamanho 15 x 12 cm Gráfi ca Menphis

Abaixo, apresentamos o quadro com valores das mídias e um segundo, com os meses de sua aplicação.

82Cervejaria Santo Onofre

Stand up R$ 450,00 3 atores, cachê por dia. Serão 3

apresentações. Cia Tripudiar

Kit convite R$ 557,00 30 kits. Valor refere à ecobag, squeeze,

toalha e convite impresso*. Agência Cuma!

Boné R$ 600,00 100 bonés promocionais com a logo

bordada.TA Malharia

Camiseta R$ 3.600,00 300 camisetas brancas silkadas frente e

verso.TA Malharia

TOTAL R$ 7.433,90

FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Viral X

Hot site X X X X X X X X X X

Mídia Indoor X X X X X X X X X

VT X

Jogo X X X X X X X X

Grupo Stand up X X x

Grupo “Movimento com saúde”

X X

Rádio Sete Colinas - Programa Tubarão

X X

TV Integração - Bem Viver

X

Brindes X X

Kit Convite X

Tabela 2 - Meses de aplicação

* Valor unitário dos itens do Kit Convite: Ecobag R$ 6,90 - Squeeze R$ 6,00 - R$ Toalha R$ 4,00 - Convite impresso R$ 50,00

As mídias não citadas na tabela, não geram despesa de veiculação e/ou produção para o projeto.

83Cervejaria Santo Onofre

AVALIAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Por estar sendo lançado agora, ou seja, o projeto Meu Santo é Forte está em fase de iniciação. E também, pela Cervejaria Santo Onofre ser de pequeno porte, seu indicador é de nível 1. Abaixo, justifi camos a avaliação e determinamos os fatores apresentados no Nível 1.

Avaliação

A realização da avaliação dos projetos tem quase a mesma função da mensuração. Nessa etapa, colocamos em prova o projeto e seus eventos, contando com a colaboração de todos os envolvidos, stakeholders e parceiros para avaliarem, juntos, os pontos do projeto no sentido geral e particular, de acordo com seu interesse no mesmo.Isso fortalece o projeto e contribui para que ele seja coerente com as necessidades da comunidade.

Indicadores Trabalhistas

Perfi l força do trabalhoO projeto Meu Santo é forte, tem pleno interesse em envolver seus funcionários e os músicos do bar no projeto, uma vez que atividade física gera melhora na qualidade de vida, sendo interessante a todos e refl etindo diretamente no bom andamento do serviço na Cervejaria.

Número de faltas dos funcionáriosComo as ações do projeto não serão executadas em dias ou horários de funcionamento da Cervejaria Santo Onofre, ele não interferirá nas faltas trabalhistas, que entretanto, são irrelevantes.

Descumprimento de normas de saúde e segurançaDurante todas as etapas de nosso projeto, temos preocupação com a saúde, segurança e bem estar dos participantes. Através das parcerias e incentivo a avaliação física e prática de esportes, os funcionários reconhecem o esforço do Santo em oferecer-lhes um ambiente de trabalho e relacionamento cada vez mais agradáveis.

Números de queixasNosso cliente já tem uma relação muito forte com seus funcionários, que se tratam como uma verdadeira família. Sendo assim, o projeto em ação não reduzirá queixas visto que essas são mínimas já que as condições oferecidas para se trabalhar no Santo agradam a todos, mas o projeto aproximara ainda mais os laços entre todos.

a

a

a

a

Indicadores de mercado

Reclamação dos consumidores sobre o serviçoNa realidade, nosso tema do projeto não interfere tanto no serviço oferecido pelo Santo, mas vai gerar maior satisfação por parte dos consumidores, quando a Cervejaria mostrar que se preocupa não só com o entretenimento de seus clientes, como com seu bem estar, incentivando a prática de atividades físicas sem condenar o uso de seus produtos, como a cerveja.

Reclamação PublicitáriaAs mídias e ações do projeto foram defi nidas em cima de resultado de pesquisa e comprovação de audiência e impacto com o público alvo em questão.

a

a

84Cervejaria Santo Onofre

Indicadores ambientais

Consumo total de energiaNão temos o valor absoluto da energia gasta mensalmente, no entanto, temos consciência juntamente com o cliente que um bar consome bastante energia, devido iluminação, congeladores, aparelhagem de som etc. O que é feito para minimizar, mesmo que em pequenas quantidades, esse consumo, é abaixar a iluminação ambiente, criando inclusive um local a meia luz.

Uso de águaNão é dispendioso. Usam o necessário para o funcionamento do bar, para limpeza e higiene, cozinha e banheiros.

Quantidade de lixo sólido reduzidoTem preocupação ambiental e por isso praticam coleta seletiva, que não reduz, mas dá um caminho melhor para esse lixo sólido.

a

a

a

Indicadores da comunidade

Valor em dinheiro da contribuição com a comunidade em porcentagem do lucro bruto: Não tivemos acesso a renda líquida do cliente, mas sabemos que a bruta ira em torno de R$ 35 a 40 mil. O valor do investimento com o projeto será de R$ 1.000 a 1.500 reais mensais, ou seja, aproximadamente 3% de sua renda bruta.

Valor total estimado em tempo cedido por funcionários da empresa: Como os funcionários serão participantes, e não agentes do projeto, as horas são variáveis de acordo com a ação que cada um optar por participar.Quanto a sua ajuda com a divulgação do projeto, ela será espontânea no decorrer de suas atividades na Cervejaria Santo Onofre.

a

a

85Cervejaria Santo Onofre

CONCLUSÃO

Após um intenso trabalho de pesquisa e estudos acerca do tema, da empresa e da comunidade de Uberaba, fi nalizamos o TCC com sensação de dever cumprido e com imenso prazer, ao apresentar um projeto tão conciso como o Meu Santo é Forte!

O projeto faz menção a um dito popular muito conhecido, que traz proteção! Além dessa vertente, escolhemos a expressão porque ela está diretamente ligada ao nome de nosso cliente e ao tema escolhido – Incentivo à atividades físicas!

Essa força que o Santo tem, é a de vontade! Vontade para impactar um público jovem e sagaz de novidades, através de uma mídia alternativa e moderna! Vontade de envolver os stakeholders mostrando que atividade física pode ser mais prazerosa do que se imagina! Vontade de melhorar a qualidade de vida daqueles que, para a Cervejaria Santo Onofre, fazem parte de uma grande família (consumidores, fornecedores e funcionários).

Esse projeto de RSE, vai além de um trabalho de conclusão de curso. Ele é o desejo de uma agência que se caracteriza inovadora, e capaz de embarcar no novo mercado publicitário: o ecologicamente sustentável. No decorrer do projeto, mudamos conceitos e adaptamos situações ao nosso dia-a-dia, como reutilização do óleo, coleta seletiva, uso de papel reciclável e principalmente, nos propusemos a ser os primeiros impactados pelo nosso projeto, começando a dar valor e praticar atividades físicas.

Quanto a aplicabilidade, o projeto Meu Santo é forte não só é extremamente viável como barato!Com o uso de mídias alternativas e internet, parcerias com instituições e comércios da comunidade Uberabense, as ações e os eventos que são realmente possíveis e contarão com uma equipe de peso para colocá-los em prática. Reduzimos custos e fechamos o plano de ação com um valor abaixo da verba destinada pelo cliente.

É viável pois é um projeto atual e esperado pelo seu público. Num mundo onde atualmente, o virtual substitui o real, promover ações que agradem uma parcela da sociedade, serão sempre bem vindos, principalmente quando se trata de melhorar a qualidade de vida

Claro que, um projeto só é viável se tiver MOVIMENTO. E assim como essa palavra tem um peso considerável no approach criativo de nossas peças, também foi adotado pela nossa equipe, que, com muita organização na estrutura e uma assessoria dedicada, criou ações para transmitir a mensagem certa, ao público correto!

Estamos não só felizes como orgulhosos do trabalho desenvolvido. São os fruto de um esforço que vem sendo cultivado desde o primeiro dia de aula na faculdade e que agora, com sabor adocicado nos confi rma no quão profi ssionais qualifi cados nos tornamos.

Nosso maior objetivo é ver o projeto Meu Santo é Forte aplicado! E não estamos muito distantes de atingi-lo. Se considerarmos a qualidade das etapas aqui contidas, a confi ança depositada em nós pelo cliente e a vontade “Cumense” de executar as ações, em breve os jovens de Uberaba estarão se reunindo para praticar exercícios físicos e se divertirem!

Afi nal, nosso Santo é Forte!

86Cervejaria Santo Onofre

REFERÊNCIAS

http://www.professionalpublish.com.br/?id=77,1,view,2,3129,sid

http://rav-felicidadeparaoplaneta.blogspot.com/2008/09/aparas-pr-e-ps-consumo.html

http://www.bebaleite.com.br/materia.asp?id_materia=522

http://boasaude.uol.com.br/lib/emailorprint.cfm?id=4772&type=lib

http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=934

http://www.boehringer-ingelheim.com.br/conteudo.asp?conteudo=35

http://www.diabetes.org.br/diabetes/prediab.php

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=33&id=200897

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1382324-4005-599491-0-26072009,00.html

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1091106-15605,00.html

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL691945-15605,00.html

http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/not_750918.asp

http://www.jornaldeuberaba.com.br?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=30618

http://braillenodinheiro.com/

http://www.icbcuberaba.org.br

http://institutocurupira.blogspot.com/2009/08/projeto-ecoletar-campanha-de-coleta-de.html

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=13738

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoB&SUBMENU=Saude&CODIGO=2589

http://megaminas.globo.com/2009/06/19/lei-seca-completa-um-ano

http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,318

Curso de Educação Física da Universidade de Uberaba

AFP (Paris) - http://www.sindifarmajp.com.br/noticias.php?not_id=188

Raphael Ilídio, Rádio UNIUBE - 1° semestre de 2008.

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

a

87Cervejaria Santo Onofre

Questionário: Responsabilidade Social Empresarial – Cervejaria Santo Onofre.Idade: ( ) 18 a 28 ( ) 29 a 39 ( ) Acima de 40 Sexo: ( ) Masc ( ) Fem

1. Você pratica algum tipo de atividade física?[ ] Sim [ ] Não

Se sim, qual (is)? Com que frequência? [ ] caminhada [ ] academia [ ] futebol [ ] outros________________

Freqüência: _________________________________________________

Tem acompanhamento profi ssional para praticar esportes?[ ] Sim [ ] Não

Se não: porque? [ ] falta de tempo [ ] questão fi nanceira [ ] falta de vontade [ ]acha desnecessário

2. Há quanto tempo não pratica nenhum exercício?[ ] uma semana [ ] um mês [ ] um ano [ ] outros _________________

3. Com quais atividades físicas tem mais afi nidade?[ ] caminhada [ ] bicicleta [ ] academia [ ] futebol [ ] outros______________

4. Quando tem disponibilidade para praticar esportes?[ ] todo dia [ ] alguns dias da semana [ ] fi nal de semana

5. Tem preferência de horário?[ ] Sim [ ] Não

Se sim: [ ] manhã [ ] tarde [ ] noite

6. Sabe os riscos que o sedentarismo apresenta à saúde?[ ] Sim [ ] Não

Se sim, cite alguns males causado por ele:[ ] diabetes [ ] hipertensão [ ] obesidade [ ] colesterol alto

7. Você apresenta algum dos males citados acima?[ ] Sim [ ] Não

8. Você se preocupa em se alimentar bem?[ ] Sim [ ] Não

9. Quais meios de comunicação costuma utilizar para se informar?[ ] rádio [ ] TV [ ] jornal [ ] internet [ ] revista

10. - O que você considera um atrativo a mais para a prática de esporte?( ) música( ) amigos( ) lugares alternativos (natureza, etc)

ANEXO 01 - PESQUISA

88Cervejaria Santo Onofre

ANEXO 02 - GRÁFICOS

Questão 1) Você pratica algum tipo de atividade física?

- Se sim, qual (is)?

89Cervejaria Santo Onofre

- Tem acompanhamento profi ssional?

- Se Não: Por quê?

90Cervejaria Santo Onofre

Questão 2) Há quanto tempo não pratica nenhum exercício?

Questão 3) Com quais atividades físicas tem mais afi nidade?

91Cervejaria Santo Onofre

Questão 6) Sabe os riscos que o Sedentarismo apresenta à saúde?

- Se SIM, cite alguns males causados por ele:

92Cervejaria Santo Onofre

9) Quais meios de comunicação costuma utilizar para se informar?

10) O que você considera um atrativo a mais para a prática de esporte?

93Cervejaria Santo Onofre

ANEXO 04 - HORÁRIO PREFERENCIAL PARA EVENTOS DO PROJETO

94Cervejaria Santo Onofre

ANEXO 04 - TABELA DE MONITORAMNETO

Tabela de Monitoramento

95Cervejaria Santo Onofre