projeto de leitura

4
CIEP 230 – MANOEL MALAQUIAS GURGEL DA SILVA PROJETO DE LEITURA Objetivo Geral Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural. Objetivos Específicos · Incrementar a leitura no âmbito escolar; · Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem; · Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral; · Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania; · Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins; · Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global; · Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural; . Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do educando. Justificativa Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de

Upload: cacau-flamengo

Post on 15-Jun-2015

16.555 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de leitura

C I E P 2 3 0 – M A N O E L M A L A Q U I A S G U R G E L D A S I L V A

PROJETO DE LEITURA

Objetivo Geral

Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.

Objetivos Específicos

· Incrementar a leitura no âmbito escolar;· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural;. Propiciar ao educando enfoques básicos de aspectos filosóficos, morais e éticos, visando atender à formação geral do educando.

Justificativa

Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.

Page 2: Projeto de leitura

Acreditamos que a leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da realidade em que vive.Meta

Melhorar o desempenho do corpo discente em todas as disciplinas através da leitura.

Desenvolvimento

Cada turma terá um livro paradidático para ler durante todo o 1º semestre. No 1º bimestre será realizada uma prova (sobre o livro) e no 2º bimestre cada turma deverá apresentar alguma atividade elaborada de acordo com a história lida (esquete, vídeo, mural...) no dia da culminância.

Haverá dois dias para apresentação dos trabalhos: 1º dia – Manhã: Ensino Fundamental Tarde: 6º e 7º anos

2º dia – Manhã: Ensino Médio Tarde: 8º e 9º anos

Dividiremos as turmas para um ou dois professores estarem aplicando e orientando a leitura dos livros, mas também teremos um Coordenador que irá “supervisionar” e dar sugestões durante o desenvolvimento do projeto e o apoio da Animação Cultural e os oficineiros do Programa Mais Educação.

A divisão será feita da seguinte forma:

TURMAS (Ensino Fundamental)601 602 603 604 701 702 703 704 801 802 803 901 902 903

COORDENADORA: JÔPROFESSORES RESPONSÁVEIS (Português, Artes e Projetos)

Rosi RosianeMonalisa

Jô MaríliaRoseli

Elisângela

ElisângelaMichele

Rita Monalisa

RitaFernanda

JôMara

MaríliaMichele

Evelyn

Evelyn

Elisãng

LIVROS6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

*A minhoca sonhadora (28) *A eleição da criançada (23)* Chapeuzinho amarelo * O menino detrás das nuvens

* O guarda-chuva azarado (38)* Um grito de socorro(36)* Espelho maldito (15)* Sucesso! Eu vou chegar lá (18)

* E se fosse com você? (26)* Memórias de um dicionário (43)* O que rola na escola (16)

Maria y SUS manias (58) 901Julgar de verdad (33) – 902Adeus, escola. (15)- 903

TURMAS (Ensino Médio)COORDENADORA: DENISE

PROFESSORES RESPONSÁVEIS1001 1002 1003 1004 2001 2002 3001 3002

Claudia R. Claudia R Jô Luciana Luciana

Denise Denise Denise

Page 3: Projeto de leitura

* O Cortiço

Livros a serem escolhidos para o Ensino Médio:* Memórias póstumas de Brás Cubas (50)* Iracema (15)* Inocência (47)* Clara dos Anjos (15)* Crônicas (46)

O Projeto de leitura, no Ensino Médio, terá a participação de todos os professores, das diversas áreas, usando as revistas Época e Galileu. Os docentes que lecionam com Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua estrangeira e Educação Física deverão “levar” para a sala de aula as revistas abordando matérias e reportagens enfatizando a sua disciplina, com isso o aluno ficará bem informado, com o que acontece em nossa sociedade e também estará adquirindo o hábito da leitura, e com certeza passará a ter um melhor desempenho no âmbito escolar.

No dia da Culminância além de expor os trabalhos também será feita uma Olimpíada. Os alunos deverão responder diversas perguntas sobre a “obra” lida (serão 3 alunos por turma).

Avaliação

Os alunos, do Ensino Fundamental e Médio, serão avaliados através: das provas aplicadas no 1º bimestre; dos trabalhos apresentados na Culminância no 2º bimestre; do desempenho na Olimpíada (2º bimestre).

Obs.: Os alunos só terão notas de “trabalho” nas disciplinas envolvidas (Português, Projetos, Artes) mediante o resultado apresentados nas atividades propostas.

As demais disciplinas deverão estar desenvolvendo ações/atividades (bimestralmente) utilizando as Revistas Época, Galileu e Rural.