projeto de criação

23
projeto de criação

Upload: ian-pimentel

Post on 12-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

projeto de criação três quatro cinco seis sete oito nove dez onze doze vinte vinte e dois Editora Mustang 77 Sobre o Produto Editorial Justificativa do Formato Sobre Interatividade e Não-Linearidade Paleta de Cores Tipografia Estudos de Logotipo Logotipo Selecionado Mapa de Hyperlinks Descrição das Páginas Principais Levantamento de Custos Patrocínio Ian Pimentel Lívia Vasconcellos Roberto do Vale André Silvestre C. Matheus Perez Filipe Laredo EquipE Editorial Missão Visão 3

TRANSCRIPT

Page 1: projeto de criação

projeto de criação

Page 2: projeto de criação

SumárioEditora Mustang 77

Sobre o Produto Editorial

Justificativa do Formato

Sobre Interatividade e Não-Linearidade

Paleta de Cores

Tipografia

Estudos de Logotipo

Logotipo Selecionado

Mapa de HyperlinksDescrição das Páginas Principais

Levantamento de Custos

Patrocínio

trêsquatrocincoseisseteoitonovedezonzedozevintevinte e dois

Page 3: projeto de criação

3

Editora Mustang 77

Ser vista como uma editora forte o suficiente para invadir os concorridos canais de comunicação mostrando manifestações urbano-contraditórias de arte individual e promovendo a ascensão dialética do conhecimento coletivo

Apresentar novas perspectivas do comum cotidiano das grandes cidades ao consumidor/leitor através dos produtos artísticos e informativos.

André SilvestreC. Matheus PerezFilipe Laredo

Ian PimentelLívia VasconcellosRoberto do Vale

Visão

Missão

EquipE Editorial

Page 4: projeto de criação

4

Sobre o Produto EditorialnoME: Neo Faneur

dEscrição concEitual: Neo Flaneur será um website multimidiático que procurará unir educação, cultura e urbanidade em uma experiência interativa que servirá para aprofundar o conhecimento do sticker, que é apenas uma das vozes na polifonia da cidade de São Paulo.

dEscrição técnica: O website do Neo Flaneur será desenvolvido no Adobe Flash, com a lingua-gem de programação ActionScript 2.0, que é uma das linguagens de desenvolvimento presentes no próprio software utilizado. As imagens estarão em formato .jpg, os vídeos serão gravados em .mp4 e convertidos para .flv para serem anexados ao website. A largura do site será de 1024 pixels, no esquema RGB de cores.

configuração MíniMa: Processador 800 MHz Memória 512 MB RAM

Page 5: projeto de criação

5

Justificativa do Formato

Prezando pela facilidade de leitura e entendimento do nosso produto, optamos por construir um website composto basicamente de dois ambiente: a página principal, onde pode ser encontrado o menu em forma de placa (onde os itens do menu são stickers), e as caixas com os conteúdos de cada um dos itens do menu. Normalmente os sites incorporam o menu na parte posterior horizontal da tela e para quebrar com esse paradigma, deslocamos para direita e acrescentamos um fator interativo. Optamos também por não utilizar sub menus, afim de que todos os conteúdos possam ser facilmente acessados; portanto cada botão corresponde somente a um assunto e os seus conteúdos falam por si só.

A foto que compõe o background (placa com stickers) é muito importante para dar o clima abordado no trabalho teórico. Nele o consumidor poderá passar o mouse em cima dos adesivos e estes vão direcioná-lo a uma parte do produto, agindo assim como um menu. A foto foi tirada na R. Augusta.

Page 6: projeto de criação

6

Sobre Interatividade e Não-Linearidade

A interatividade do nosso produto hipermidiático se dá no acesso aos diversos conteúdos, incluindo alguns customizáveis como o mapa localizador. Nesse hiperlink o usuário pode modificar o conteúdo, adicionando imagens e apontando lugares onde esteve. Na parte de fotos e vídeos, o público interage de forma contemplativa, apreciando a estética desse tipo de arte.

A maioria dos vídeos tem como base outros serviços de hospedagem na internet. Alguns vídeos estarão hospedados em um conta no Youtube, os textos em um blog etc. Isso possibilita que o usuário interaja não só com o conteúdo do nosso site, mas que ele entre em contato com materiais publicados por pessoas do mundo inteiro.

Não há uma ordem certa, um roteiro para entender o conteúdo. O usuário pode escolher o que quiser fazer: ver somente vídeos, interagir no fórum ou procurar o trabalho de outras pessoas no mapa. A disposição dos itens do menu não deixa clara nenhuma forma de hierarquia, favorecendo a não linearidade e a liberdade do usuário para interagir da maneira que bem entender.

Page 7: projeto de criação

7

Paleta de Cores

O site será feito no esquema de cores RGB, que são as cores primárias usadas nas telas de computador, e, portanto, na internet.

Procuraremos trabalhar dentro da escala de cinza dentro de nosso produto editorial, seja na cor das fontes como nas caixas de conteúdo, por estas cores nos remeterem ao contexto urbano no qual os stickers estão inseridos.

Page 8: projeto de criação

8

Tipografia

Pelo fato de o produto editorial se tratar de um website, procuramos nos ater à uma fonte de tela, sem serifa, para que a legibilidade não seja comprometida. A fonte escolhida foi Helvetica, por ser uma fonte conhecida e de fácil leitura. O corpo da fonte será 12 para a maioria do conteúdo, e corpos 30 e 24 para títulos e subtítulos respectivamente.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz1234567890

Page 9: projeto de criação

9

Estudos de Logotipo

Page 10: projeto de criação

10

Logotipo Selecionado

Page 11: projeto de criação

11

Mapa de Hyperlinks

Page 12: projeto de criação

12

Descrição das Páginas Principais

HoME: Página principal, a placa com o stickers colados é o menu do site. Ao passar o mouse sobre os stick-ers, o nome do respectivo item do menu aparece.

Page 13: projeto de criação

13

soBrE: Explica sobre o que se trata o Neo Flaneur, qual é seu propósito, e quem está por detrás do projeto.

Page 14: projeto de criação

14

Blog: Aqui o internauta podera ler entrevistas, se informar sobre eventos relacionados à arte urbana, além de poder ler artigos sobre o tema. Umas das áreas de apren-dizado do website.

Page 15: projeto de criação

15

galEria dE VídEos: Aqui o in-ternauta poderá encontrar vários vídeos relacionados ao tema stick-ers; desde tutoriais, até entrevistas e outros conteúdos que sejam do interesse do público.

Page 16: projeto de criação

16

VídEo: Página que carrega quando um dos vídeos da galeria é clicado.

Page 17: projeto de criação

17

galEria dE fotos: Diversas fotos de stickers e outras formas de arte urbana serão postadas aqui para que o internauta possa vê-las e usá-las como inspiração para criar seus próprios stickers. Fotos sele-cionadas postadas pelos próprios internautas através do fórum tam-bém serão colocadas neste espaço.

Page 18: projeto de criação

18

Mapa custoMizáVEl: Mapa onde o internauta poderá marcar onde ficam os stickers perto de sua residência ou seus próprios stickers. Este mapa procura incentivar o ideal neo-flaneur, fazendo com que o internauta explore sua cidade contemplando a arte urbana.

Page 19: projeto de criação

19

foruM: Aqui ocorrerá o máximo da interatividade dentro do Neo Flaneur, pois o internauta poderá trocar experiências e participar de discussões com outros usuários, além de poder postar fotos e vídeos, que serão selecionados para aparecer no site principal.

Page 20: projeto de criação

20

Custos Implantação e Manutenção

iMplantaçãoCusto de Implantação (único): R$ 3000,00

ManutEnçãodesenvolvedor HtMlEstimativa de Horas 5 - Custo Hora 80,00 - Total Mensal 400,00desenvolvedor flashEstimativa de Horas 5 - Custo 80,00 - Total Mensal 400,00desenvolvedor de Banco de dadosEstimativa de Horas 5 - Custo 80,00 - Total Mensal 400,00programador Estimativa de Horas 5 - Custo 90,00 - Total Mensal 450,00sub total mensal de manutenção: 1.650,00sub total anual de manutenção: 19.800,00

Page 21: projeto de criação

21

Outros Custos

dEspEsas MEnsais Conta de água: 25,00Conta de luz: 250,00Aluguel: 500,00Condomínio: 80,00Banda larga: 200,00Outros: 100,00Conta de telefone: 300,00Seguro: 120,00sub total mensal: 1.575,00sub total anual: 18.900,00

outros custos anuaisHospedagem: 100,00Registro Dominio: 2,50Direitos Autorais Imagens (estimativa): 1.000,00Pró labore anual da equipe editorial: 57.600,00sub total: 58.702,50

Custos de implantação: 3.000,00 Custos anuais: 97.402,50total: 100.402,50

custos mensais totais: 8.116,875

Page 22: projeto de criação

22

PatrocínioA receita de nosso produto hipermidiático virá de um patrocinador auxiliado pela Lei de incentivo a cultura, a lei Rouanet. De acordo com o artigo 18 da Lei nº 8.313/91 o nosso produto se encaixa no ramo das humanidades, podendo ter uma dedução de 100% do valor da doação ou patrocínio no imposto de renda do patrocinador. Sendo assim, mandaríamos o projeto (contendo cronograma, valores etc.) para aprovação no ministério da cultura e caso ele fosse aprovado, captaríamos recur-sos junto a uma empresa (no nosso caso utilizaremos a 3M). Com esses recursos captador, man-teríamos o site por um ano. Se fossemos manter o nosso produto por mais tempo, renovaríamos o projeto no ano seguinte.

Como funciona a lei Rouanet? O nosso patrocinador (pessoa física ou jurídica) pode utilizar de 5% a 6% do valor que iria pagar de imposto de renda para investir em cultura. Esse valor (no caso do nosso projeto) pode ser 100% deduzido, não causando prejuízo algum para a empresa. O mecenas pode fazer isso de duas maneiras, patrocinando ou doando. No caso do patrocínio, o investimento terá retorno institucional para a empresa, tendo o seu logo, banners ou algo do gênero no produto. No caso da doação o mecenas não precisa ter vínculo nenhum com a obra produzida.

Page 23: projeto de criação

23

Que produtos online se utilizam da lei Rouanet e de que maneira isso é passado para o usuário? Vamos utilizar como exemplo o site overmundo.com.br. No lado superior esquerdo do site há três imagens: uma da Petrobrás (o patrocinador), uma da lei rouanet (a fomentadora) e o logo exigido “Brasil, um país de todos”. Somente isso já é o suficiente, o projeto é visto como um produto cultural com peso institucional e não como uma ferramenta de marketing direto.

fontes:www.cultura.gov.brwww.overmundo.com.brwww.manufaturadecultura.art.br