projeto cultura nordestina

3
Escola Estadual Maria Terceira Projeto de Trabalho para o 2° Bimestre de 2013 Tema: Viajando pela cultura nordestina Justificativa: A cultura popular nasce da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, aí incluídos suas crenças, artes, moral, leis, linguagem, ideais, hábitos, tradições, usos e costumes, etc. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo de cada região. É sabido que a cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, tornando-a muito rica e diversificada. Estudar as riquezas do nordeste se faz necessário para que alunos e comunidade possam perceber os aspectos sociais, culturais e naturais desta região, que traz elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos aqui acontecidos, além da arte, alimentação, literatura, danças, lendas folclóricas, religiosidade, etc. A partir das discussões e atividades propostas, pretende-se que os alunos entrem em contato mais aprofundado com a cultura de sua região, podendo inferir conceitos e desconstruir preconceitos. É sabido também que os temas relacionados a cultura nordestina são facilmente encontrados nos diversos elementos artísticos e culturais produzidos pelo povo da região, constituindo um repertório vasto que converte-se em um rico subsídio didático para o trabalho com os alunos, com intuito de mostrar nossa realidade social, discutir os principais problemas existentes, como a seca que ora assola nossa região, buscando formar educandos conscientes, críticos e, principalmente, ativos. Objetivo Geral: - Incorporar os saberes da cultura nordestina aos conteúdos programáticos das diversas áreas do conhecimento, visando favorecer a compreensão das dimensões sociais e culturais da região e sua consequente valorização. Objetivos Específicos: Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina; Demonstrar a importância das manifestações culturais da região para a cultura popular; Enumerar os aspectos positivos de nossa região, mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem seu valor; Valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural; Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade com a cultura nordestina e as demais;

Upload: jailda-oliveira

Post on 26-Nov-2015

28 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Cultura Nordestina

Escola Estadual Maria TerceiraProjeto de Trabalho para o 2° Bimestre de 2013

Tema: Viajando pela cultura nordestina

Justificativa:

A cultura popular nasce da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, aí incluídos suas crenças, artes, moral, leis, linguagem, ideais, hábitos, tradições, usos e costumes, etc. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo de cada região.

É sabido que a cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, tornando-a muito rica e diversificada.

Estudar as riquezas do nordeste se faz necessário para que alunos e comunidade possam perceber os aspectos sociais, culturais e naturais desta região, que traz elementos próprios, como a linguagem, os símbolos que representam os fatos históricos aqui acontecidos, além da arte, alimentação, literatura, danças, lendas folclóricas, religiosidade, etc.

A partir das discussões e atividades propostas, pretende-se que os alunos entrem em contato mais aprofundado com a cultura de sua região, podendo inferir conceitos e desconstruir preconceitos. É sabido também que os temas relacionados a cultura nordestina são facilmente encontrados nos diversos elementos artísticos e culturais produzidos pelo povo da região, constituindo um repertório vasto que converte-se em um rico subsídio didático para o trabalho com os alunos, com intuito de mostrar nossa realidade social, discutir os principais problemas existentes, como a seca que ora assola nossa região, buscando formar educandos conscientes, críticos e, principalmente, ativos.

Objetivo Geral:

- Incorporar os saberes da cultura nordestina aos conteúdos programáticos das diversas áreas do conhecimento, visando favorecer a compreensão das dimensões sociais e culturais da região e sua consequente valorização.

Objetivos Específicos:

Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina; Demonstrar a importância das manifestações culturais da região para a cultura popular;  Enumerar os aspectos positivos de nossa região, mostrando que a diversidade cultural existe e que cada região tem

seu valor; Valorizar e perceber a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural;  Desenvolver atitudes de respeito e solidariedade com a cultura nordestina e as demais; Promover a criatividade por meio de atividades com a música, dança, desenho/gravuras e demais produções; Discutir os principais problemas sociais do nordeste, buscando compreender suas origens e possíveis soluções; Favorecer o desenvolvimento do sentimento de pertença ao grupo social e cultural nordestino; Estudar aspectos naturais e históricos relevantes da região.

Habilidades/Conteúdos: (Por área do conhecimento)Língua Portuguesa:

Diversidade textual (poesias, histórias em quadrinhos, fábulas, textos publicitários, informativos, adivinhas, quadrinhas, etc). Produção de material ilustrativo e informativo (cartazes, murais, anúncios, jornal, slides, etc). Produção de textos variados, expressão oral e capacidade de argumentação. Gramática: concordância nominal e verbal, pronomes pessoais, pronomes de tratamento.

Matemática:

Noções de estatística, gráficos e tabelas (leitura, interpretação e construção). Operações (adição, subtração e multiplicação em situações contextuais), elaboração e resolução de situações problemas, medida de massa.

Page 2: Projeto Cultura Nordestina

Ciências:

Continuação do estudo do corpo humano, alimentação e saúde.

História:

História das tradições juninas, mudanças de tradições ao longo do tempo (nas músicas, nas danças, nas vestimentas, nos hábitos, nas crenças, na religiosidade, etc), importância de se preservar essas tradições.

Geografia:

Continuação do estudo da região Nordeste, a seca, suas implicações e consequências, possíveis soluções, influencia da seca no modo de vida das pessoas (convivência e sobrevivência), economia e sustentabilidade. Clima, vegetação da Caatinga e suas características específicas, como a capacidade de regeneração.

Artes:

Música, danças, artes plásticas, produções relacionadas ao tema.

Ensino Religioso:

A religiosidade do povo nordestino, a história dos santos (São João, São Pedro e Santo Antonio), valores éticos e morais.

Educação Física:

Quadrilhas juninas e outras atividades, a importância da atividade física para a saúde, o corpo e a estética na sociedade atual.

Cultura do RN:

Exploração do tema a partir do acervo artístico e literário potiguar: nas músicas, livros, poesias, nas artes plásticas, etc; A religiosidade potiguar e sua influência na cultura do povo.

Avaliação:

Avaliar é um processo contínuo, essencial para que o professor possa perceber em que aspectos os alunos avançaram e que pontos precisam ser retomados para que haja maior compreensão. Neste sentido, o professor deve lançar mão da observação e análise das produções dos alunos, realizando um diagnóstico das dificuldades percebidas e planejando as possíveis intervenções. Também podem ser realizadas atividades específicas para este fim de avaliar, buscando realizar a verificação da aprendizagem de cada tema estudado.