projeto básico e plano de trabalho ggim -modelo vitÓria

59
PROJETO BÁSICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Implantação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal no âmbito do PRONASCI Início (mês/ano): junho/2008 Término (mês/ano): junho/2010 2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE Proponente: Prefeitura Municipal De Vitória CNPJ: 27.142.058/0001 -26 Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 CEP: 29.050-945 DDD: 27 Tel.: 3335-8600 Fax: 3335-8601 Município: Vitória UF: ES E-mail: [email protected] Home page: www.vitoria.es.gov.br Regime jurídico e esfera administrativa: Direito Público Federal Estadual Municipal Direito Privado População do município: Em 2000: 272.126 Projetada 2007: 314.042 Representante legal: João Carlos Coser CPF: 394.957.607-04 Cargo: Prefeito Municipal Função: Prefeito Municipal CI/Órgão expedidor: 301.423 SSP/ES Endereço residencial: Rua Thereza Zanoni Caser,75 – Jardim Da Penha CEP: 29.060-800 DDD: 27 Telefone: Data: Assinatura: 3. COORDENAÇÃO DO PROJETO/ INDICAÇÃO FORMAL DO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO 1

Upload: david-sveci

Post on 23-Jul-2015

373 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

PROJETO BÁSICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Implantação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal no âmbito do PRONASCI

Início (mês/ano): junho/2008 Término (mês/ano): junho/2010

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PROPONENTE

Proponente:Prefeitura Municipal De Vitória

CNPJ:27.142.058/0001-26

Endereço:Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927

CEP:29.050-945

DDD:27

Tel.:3335-8600

Fax:3335-8601

Município: Vitória UF: ES E-mail: [email protected]

Home page: www.vitoria.es.gov.br

Regime jurídico e esfera administrativa:

Direito Público Federal Estadual Municipal

Direito Privado

População do município:Em 2000: 272.126Projetada 2007: 314.042

Representante legal:João Carlos Coser

CPF:394.957.607-04

Cargo:Prefeito Municipal

Função:Prefeito Municipal

CI/Órgão expedidor:301.423 SSP/ES

Endereço residencial:Rua Thereza Zanoni Caser,75 – Jardim Da Penha

CEP:29.060-800

DDD: 27Telefone:

Data: Assinatura:

3. COORDENAÇÃO DO PROJETO/ INDICAÇÃO FORMAL DO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO

Nome do coordenador(a): João José Barbosa Sana CPF: 493.852.917-34

DDD: 27 Telefone: 3314-2012 Fax: 3382-6661

E-mail: [email protected] Assinatura:

4. OBJETO DO PROJETOImplantação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipais para integração sistêmica e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, envolvendo atores municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões sócio-educativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.

1

Page 2: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

5. JUSTIFICATIVA

Entre as diversas capitais brasileiras, Vitória é considerada como uma das cidades com melhor qualidade de vida, confirmando assim, suas potencialidades e oportunidades locais. Apesar de ser também, considerada uma das mais violentas do país, sobretudo para a população jovem.

Em Vitória a ocupação decorrente do processo migratório, deu-se inicialmente nas encostas, morros e manguezais da cidade, com destaque para as invasões de terrenos onde hoje se localizam os bairros de Ilha do Príncipe, Romão, Forte São João, Consolação, Bonfim, Bairro da Penha e grande São Pedro. Esses bairros só receberam obras de infra-estrutura básica e estruturas de serviços públicos recentemente.

O municipio de Vitória, por ser capital, além de centralizar diversos serviços e atividades, geograficamente posiciona-se como passagem entre os municípios da região metropolitana, recebendo diariamente, uma população flutuante estimada em cerca de 750.000 pessoas.

Esse conjunto de fatores, entre outros, propicia o desdobramento de múltiplas violências.

Diante deste contexto, o município de Vitória vem desenvolvendo ações articuladas voltadas para a cidadania e do bem-estar da comunidade, por meio de estratégias de prevenção primária e secundária.

A política de segurança implementada pelo Município exige a criação de espaços e canais que valorizem e incentivem a participação da sociedade, orientando a gestão quanto as ações preventivas que possam reduzir e controlar os fatores que propiciam a violência e a criminalidade.

O desafio para os gestores públicos é ultrapassar o tratamento da violência a partir de intervenções limitadas à concepção policial e judicial, ampliando-a com a inserção de políticas públicas nas áreas de cidadania e segurança urbana, garantia dos direitos individuais e coletivos e de inclusão social, focando na promoção de um ambiente urbano mais seguro, saudável e harmônico para a população do Município.

Nesse sentido, é relevante um projeto que fortaleça, sensibilize e comprometa, a sociedade, Estados e Municípios, nas questões pertinentes à segurança pública, considerando a Constituição Federal, em seu Art. 144 que deixa claro que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Desse modo, viabilizar o Gabinete de Gestão Integrada, contribui para a prevenção, redução e controle da criminalidade e violência no Município. Essa iniciativa terá reflexo diretamente na participação de todos os envolvidos quanto à formulação de políticas públicas e representará um grande avanço nas relações entre sociedade e Estado.

Conforme preconiza o Manual de Celebração de Convênios do PRONASCI (2008) a segurança pública em nosso país tem sido uma preocupação constante de governantes, juristas, políticos, estudiosos e também da sociedade civil como um todo. Muitas das pessoas envolvidas são vítimas de um sistema que não consegue responder adequadamente às demandas sociais que crescem numa velocidade muito superior à oferta de políticas públicas e sociais por parte do Estado, à geração de postos de trabalho e a uma distribuição adequada de renda. Embora no atual Governo essa questão tenha avançado significativamente. Essa

2

Page 3: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

violência em grande parte é gerada por fatores sociais. Os atingidos com mais intensidade são as populações mais empobrecidas, que não dispõem de segurança privada e ou proteção, dependendo exclusivamente do Estado. Historicamente, o Estado tem enfrentado esse problema, em todas as suas formas, com ações repressivas que vão desde a intensidade das ações policiais, passando pela construção de presídios e endurecimento das penas. Todavia, essas iniciativas não têm apresentado os resultados esperados. Mesmo com a execução de projetos e ações e com a aplicação de investimentos, em algumas regiões os índices de criminalidade continuam aumentando, o que sugere uma nova forma de enfrentamento a essa questão. Nesse sentido, o Ministério da Justiça, órgão responsável para a implementação das políticas de segurança nacional, instalou um grupo de trabalho que elaborou um conjunto de diretrizes para nortear o debate interno e com outros especialistas. Desse debate e de outras contribuições, surge o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI.

Dentre as premissas do PRONASCI constam: articulação aos Projetos e ações sociais do Governo Federal, Estaduais e Municipais; intensa participação de Estados e Municípios; e ações policiais mais qualificadas e integradas, que respeitem os direitos humanos. A instância colegiada de deliberação e coordenação do PRONASCI no município será por intermédio da constituição de um Gabinete de Gestão Integrada instalado nos Municípios atendidos pelo Programa, com decisões tomadas com consenso, sem hierarquia e respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que os constituem. O GGI-M permitirá a participação, na condição de convidados, de representantes da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Os Municípios participantes deverão criar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M, nos termos do Convênio de Cooperação Federativa, estes gabinetes deverão interagir com os fóruns municipais e comunitários de segurança com o objetivo de constituir uma política municipal preventiva de segurança pública. Cada GGI terá a seguinte composição:

I - Prefeito Municipal; II - Autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social; III -Autoridades municipais responsáveis pelas ações sociais preventivas; IV - Autoridades policiais estaduais que atuam no município: polícias civis, militares e corpo de bombeiro; V - Representantes do Ministério da Justiça: coordenador estadual do PRONASCI, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal; e VI - Secretário Executivo do GGI-M.

O Ministério da Justiça, consoante com o PRONASCI por meio memorial descritivo tem como objetivo dotar os GGIs com equipamentos necessários ao seu pleno funcionamento, em seis módulos:

I - Sala do Pleno GGI-M, instância superior e colegiada com funções de coordenação e deliberação.II - Sala da Secretaria Executiva, responsável pela gestão e execução das deliberações do GGI-M e pela coordenação das ações preventivas do PRONASCI.III - Observatório de Segurança Pública, com funções de organizar e analisar os dados sobre a violência e a criminalidade local, a partir das fontes públicas de informações e de monitorar a efetividade das ações de segurança pública no município.

3

Page 4: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

IV - Sala de Situação, para tratar de ações de prevenção intersetorial, com previsão de uma sala de crise, tele-atendimento e central de videomonitoramento.V - Sistema de videomonitoramento, insumo de uma política para a segurança pública e a prevenção intersetorial que engloba vários atores municipais tais como: Guarda Municipal, Defesa Civil, Trânsito, SAMU e outros órgãos, integrados, também, com os agentes de segurança pública do estado (Polícias Civis, Militares e Corpo de Bombeiros).

Isto posto, a constituição física do GGIM se justifica pela necessidade de uma articulação sistêmica e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, envolvendo atores municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões sócio-educativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.

6. METAS E RESULTADOS ESPERADOS E DESTINAÇÃO DOS BENS

6.1. Metas:

Número Meta

01

Aparelhar em módulo, uma sala de reunião do Gabinete de Gestão Integrada

Municipal como instancia superior com funções de coordenação e deliberação de

ações preventivas na área de segurança pública, até dezembro de 2008.

02

Aparelhar, em módulo, uma sala de coordenadoria executiva do Gabinete de Gestão

Integrada Municipal como uma secretaria executiva responsável pela gestão e

execução das deliberações do GGIM, até dezembro de 2008.

03

Aparelhar, em módulo, um observatório de segurança pública do Gabinete de Gestão

Integrada Municipal com funções de organizar e analisar os dados sobre violência e

criminalidade local, até dezembro de 2008.

04

Aparelhar, em módulo, uma sala de situação do Gabinete de Gestão Integrada

Municipal com funções de articular ações preventivas intersetoriais, até dezembro de

2008.

05

Ampliar, em módulo, um sistema de videomonitoramento com pontos externos de

monitoramento e central de monitoramento na sala de situação do Gabinete de

Gestão Integrada Municipal, até dezembro de 2008.

6.2. Resultados Esperados

4

Page 5: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

O resultado esperado é que o GGI seja um colegiado de gestão integrada, eficiente e eficaz do sistema de segurança pública e defesa social com a participação das esferas federal, estadual e municipal, priorizando o planejamento e a execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, aumentando a percepção de segurança por parte da população e a valorização dos servidores públicos que atuam na área de segurança em todas as esferas.

6.3. Destino de Instalação dos Módulos

Módulos Local onde o módulo será instalado

Módulo ISecretaria Municipal de Segurança Urbana – Prédio GGI-M

Avenida Vitória, 3.128 – Bento Ferreira – Vitória – ES – CEP: 29.050-760

Módulo IISecretaria Municipal de Segurança Urbana – Prédio GGI-M

Avenida Vitória, 3.128 – Bento Ferreira – Vitória – ES – CEP: 29.050-760

Módulo IIISecretaria Municipal de Segurança Urbana – Prédio GGI-M

Avenida Vitória, 3.128 – Bento Ferreira – Vitória – ES – CEP: 29.050-760

Módulo IVSecretaria Municipal de Segurança Urbana – Prédio GGI-M

Avenida Vitória, 3.128 – Bento Ferreira – Vitória – ES – CEP: 29.050-760

Módulo V

Secretaria Municipal de Segurança Urbana – Prédio GGI-M

Avenida Vitória, 3.128 – Bento Ferreira – Vitória – ES – CEP: 29.050-760Os pontos de instalação das câmeras serão decididos e validados pelo Gabinete

de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). O município de Vitória possui

Projeto Piloto de Videomonitoramento com 6 (seis) câmeras em funcionamento

e está em fase de elaboração Projeto Básico para ampliação deste.

7. DETALHAMENTO DE CUSTOSOS VALORES A SEGUIR FORAM COTADOS PELO SETOR DE LICITAÇÕES DA SENASP EM ATAS DE REGISTRO DE PREÇO EM VIGOR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES DO ANEXO 1.

5

Page 6: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

MÓDULO 1 - SALA PLENO

Equipamentos UnidadesValor Unitário Valor total

Descritivo do anexo 1

Aparelho Televisão 29" 1 R$ 641,79 R$ 641,79 24DVD Player 1 R$ 184,00 R$ 184,00 27Tela de projeção 1 R$ 499,00 R$ 499,00 26Microcomputador 1 R$ 1.769,99 R$ 1.769,99 14Cadeira giratória c/ braço 21 R$ 158,90 R$ 3.336,90 8Cadeira fixa c/ braço 20 R$ 79,90 R$ 1.598,00 2Mesa em trapezio sala de reuniões 13 R$ 230,00 R$ 2.990,00 N/I Ar condicionado (30.000 BTUs) 1 R$ 2.800,00 R$ 2.800,00 22Sistema de som (c/ 15 microfones) 1 R$ 9.000,00 R$ 9.000,00 N/I Estabilizador 1000kva 2 R$ 102,98 R$ 205,96 19Mesa para Televisão 29" 1 R$ 218,00 R$ 218,00 4Mesa para computador 1 R$ 206,50 R$ 206,50 5Software-Office SL 1 R$ 792,00 R$ 792,00 31Armário (c/ chave) 2 R$ 647,00 R$ 1.294,00 11TOTAL     25.536,14  

MÓDULO 2 - SALA COORDENADORIA EXECUTIVA

Equipamentos UnidadesValor Unitário Valor total

Descritivo do anexo 1

Estação de trabalho 2 R$ 440,00 R$ 880,00 7Cadeira giratória c/ braço 2 R$ 158,90 R$ 317,80 3Gaveteiro volante 2 R$ 169,00 R$ 338,00 9Armário (c/ chave) 1 R$ 647,00 R$ 647,00 11Ar condicionado (21.000 Btus) 1 R$ 1.850,00 R$ 1.850,00 23Microcomputador 2 R$ 1.769,99 R$ 3.539,98 14Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Frigobar 1 R$ 700,00 R$ 700,00 21Máquina fotográfica digital 1 R$ 572,00 R$ 572,00 30Projetor multimídia 1 R$ 3.070,00 R$ 3.070,00 25Notebook 1 R$ 2.930,00 R$ 2.930,00 12Impressora jato de tinta 1 R$ 249,00 R$ 249,00 15Estabilizador 1000kva 2 R$ 102,98 R$ 205,96 19Software-Office SL 4 R$ 792,00 R$ 3.168,00 31TOTAL     18.918,74  

MÓDULO 3 – OBSERVATÓRIO BÁSICO

Equipamentos UnidadesValor Unitário Valor total

Descritivo do anexo 1

Microcomputador 2 R$ 1.769,99 R$ 3.539,98 14Notebook 1 R$ 2.930,00 R$ 2.930,00 12Nobreak 2 R$ 800,00 R$ 1.600,00 18Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Estação de trabalho 2 R$ 440,00 R$ 880,00 7Cadeira giratória c/ braço 7 R$ 158,90 R$ 1.112,30 3

6

Page 7: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

Mesa reunião 1 R$ 230,00 R$ 230,00 10Armário (c/ chave) 2 R$ 647,00 R$ 1.294,00 11Estabilizador 2000kva 1 R$ 229,00 R$ 229,00 20Software-Office SL 3 R$ 792,00 R$ 2.376,00 31TOTAL     14.642,28  

MÓDULO 4 – SALA DE SITUAÇÃO

Equipamentos UnidadesValor Unitário Valor total

Descritivo do anexo 1

Aparelho Televisão LCD 42” 1 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 32Microcomputador 7 R$ 1.769,99 R$ 12.389,93 14Cadeira giratória c/ braço 11 R$ 158,90 R$ 1.747,90 8Mesa reunião 1 R$ 230,00 R$ 230,00 10Ar condicionado (30.000 BTUs) 1 R$ 2.800,00 R$ 2.800,00 22Estação de trabalho 7 R$ 440,00 R$ 3.080,00 14Gaveteiro volante 9 R$ 169,00 R$ 1.521,00 9Ar condicionado (21.000 Btus) 1 R$ 1.850,00 R$ 1.850,00 23Nobreak 1 R$ 800,00 R$ 800,00 18Switch 1 R$ 799,95 R$ 799,95 17Servidor de Rede 1 R$ 4.870,00 R$ 4.870,00 13Estabilizador 2000kva 1 R$ 229,00 R$ 229,00 20Estabilizador 1000kva 11 R$ 102,98 R$ 1.132,78 19Antena (12 meses / 1 R$ 732,00 R$ 732,00  Webcam 1 R$ 600,00 R$ 600,00 28Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Headset 1 R$ 91,80 R$ 91,80 29Software-Office SL 7 R$ 792,00 R$ 5.544,00 31TOTAL     R$ 41.869,36  

MÓDULO 5 – SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

Equipamentos UnidadeValor

Unitário Valor total DescritivoCâmera móvel, Digitalizador de vídeo, Caixa de acomodação de equipamentos para aplicação externa, Sofware de Gerenciamento e Gravação. 35

R$ 12.193,25R$ 609.663,60

N/IServiços de instalação de câmera em poste, Serviços de Conexão com rede corporativa.

35 R$ 3.739,92R$ 186.995,90

R$ 796.659,50

VALORES MÓDULOS GGI M

7

Page 8: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

MódulosCapitalMateriais permanentes

CusteioServiços

Módulo 1 – Sala Pleno R$ 25.536,14 0,00Módulo 2 – Sala Coordenadoria Executiva R$ 18.918,74 0,00Módulo 3 – Observatório R$ 14.642,28 0,00Módulo 4 _ Sala de situação R$ 41.869,36 0,00Módulo 5 – Videomonitoramento R$ 609.663,60 R$ 186.995,90SUBTOTAL R$ 710.630,12 R$ 186.995,90TOTAL R$ 897.626,02 (MUNICÍPIOS)

8

Page 9: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

PLANO DE TRABALHO

1 - DADOS CADASTRAIS - PROPONENTE

Órgão/Entidade Proponente

Prefeitura Municipal de Vitória

CNPJ

27.142.058/0001-26

Endereço

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 – Bento Ferreira

CidadeVitória

UFES

CEP29.050-945

DDD/Telefone

(27)3335-8601

EAMunicipal

Conta Corrente

73.074-2

Banco

001

Agência

3665-X

Praça de Pagamento

VitóriaNome do ResponsávelJoão Carlos Coser

CPF394.957.607-04

CI/Órgão Expedidor

301.423-SSPES

Cargo

Prefeito Municipal

Função

Prefeito Municipal

Matrícula

523004

EndereçoRua Thereza Zanoni Coser, 75 – Jardim da Penha

CEP29.060-800

2 - DADOS CADASTRAIS - EXECUTOR

Nome

Secretaria Municipal de Segurança Urbana

CNPJ/CPF27.142.158/0001-26

EAMUNICIPAL

Endereço

Avenida Vitória, 3069, Edifício Independência, 1º andar – Horto

CEP29050-141

Nome do Responsável

João José Barbosa Sana

CPF493.852.917-34

CI/Órgão Expedidor

968.093-SSPES

Cargo

Secretário

Função

Secretário

Matrícula

525983

Endereço

Rua Arthur Czartoryski, 60, apt 402 – Jardim da Penha

CEP29.060-370

9

Page 10: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

3 - DESCRIÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto

Implantação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipais no âmbito do PRONASCI

Período de Execução

Início

Junho/2008

Término

Junho/2010

Identificação do Objeto

Implantação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipais para integração sistêmica e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, envolvendo atores municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões sócio-educativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.

Justificativa da Proposição

Entre as diversas capitais brasileiras, Vitória é considerada como uma das cidades com melhor qualidade de vida, confirmando assim, suas potencialidades e oportunidades locais. Apesar de ser também, considerada uma das mais violentas do país, sobretudo para a população jovem.

Em Vitória a ocupação decorrente do processo migratório, deu-se inicialmente nas encostas, morros e manguezais da cidade, com destaque para as invasões de terrenos onde hoje se localizam os bairros de Ilha do Príncipe, Romão, Forte São João, Consolação, Bonfim, Bairro da Penha e grande São Pedro. Esses bairros só receberam obras de infra-estrutura básica e estruturas de serviços públicos recentemente.

O municipio de Vitória, por ser capital, além de centralizar diversos serviços e atividades, geograficamente posiciona-se como passagem entre os municípios da região metropolitana, recebendo diariamente, uma população flutuante estimada em cerca de 750.000 pessoas.

Esse conjunto de fatores, entre outros, propicia o desdobramento de múltiplas violências.

Diante deste contexto, o município de Vitória vem desenvolvendo ações articuladas voltadas para a cidadania e do bem-estar da comunidade, por meio de estratégias de prevenção primária e secundária.

A política de segurança implementada pelo Município exige a criação de espaços e canais que valorizem e incentivem a participação da sociedade, orientando a gestão quanto as ações preventivas que possam reduzir e controlar os fatores que propiciam a violência e a criminalidade.

10

Page 11: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

O desafio para os gestores públicos é ultrapassar o tratamento da violência a partir de intervenções limitadas à concepção policial e judicial, ampliando-a com a inserção de políticas públicas nas áreas de cidadania e segurança urbana, garantia dos direitos individuais e coletivos e de inclusão social, focando na promoção de um ambiente urbano mais seguro, saudável e harmônico para a população do Município.

Nesse sentido, é relevante um projeto que fortaleça, sensibilize e comprometa, a sociedade, Estados e Municípios, nas questões pertinentes à segurança pública, considerando a Constituição Federal, em seu Art. 144 que deixa claro que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Desse modo, viabilizar o Gabinete de Gestão Integrada, contribui para a prevenção, redução e controle da criminalidade e violência no Município. Essa iniciativa terá reflexo diretamente na participação de todos os envolvidos quanto à formulação de políticas públicas e representará um grande avanço nas relações entre sociedade e Estado.

Conforme preconiza o Manual de Celebração de Convênios do PRONASCI (2008) a segurança pública em nosso país tem sido uma preocupação constante de governantes, juristas, políticos, estudiosos e também da sociedade civil como um todo. Muitas das pessoas envolvidas são vítimas de um sistema que não consegue responder adequadamente às demandas sociais que crescem numa velocidade muito superior à oferta de políticas públicas e sociais por parte do Estado, à geração de postos de trabalho e a uma distribuição adequada de renda. Embora no atual Governo essa questão tenha avançado significativamente. Essa violência em grande parte é gerada por fatores sociais. Os atingidos com mais intensidade são as populações mais empobrecidas, que não dispõem de segurança privada e ou proteção, dependendo exclusivamente do Estado. Historicamente, o Estado tem enfrentado esse problema, em todas as suas formas, com ações repressivas que vão desde a intensidade das ações policiais, passando pela construção de presídios e endurecimento das penas. Todavia, essas iniciativas não têm apresentado os resultados esperados. Mesmo com a execução de projetos e ações e com a aplicação de investimentos, em algumas regiões os índices de criminalidade continuam aumentando, o que sugere uma nova forma de enfrentamento a essa questão. Nesse sentido, o Ministério da Justiça, órgão responsável para a implementação das políticas de segurança nacional, instalou um grupo de trabalho que elaborou um conjunto de diretrizes para nortear o debate interno e com outros especialistas. Desse debate e de outras contribuições, surge o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI.

Dentre as premissas do PRONASCI constam: articulação aos Projetos e ações sociais do Governo Federal, Estaduais e Municipais; intensa participação de Estados e Municípios; e ações policiais mais qualificadas e integradas, que respeitem os direitos humanos. A instância colegiada de deliberação e coordenação do PRONASCI no município será por intermédio da constituição de um Gabinete de Gestão Integrada instalado nos Municípios atendidos pelo Programa, com decisões tomadas com consenso, sem hierarquia e respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que os constituem. O GGI-M permitirá a participação, na condição de convidados, de representantes da magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Os Municípios participantes deverão criar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M, nos termos do Convênio de Cooperação Federativa, estes gabinetes deverão interagir com os fóruns municipais e comunitários de segurança com o objetivo de

11

Page 12: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

constituir uma política municipal preventiva de segurança pública. Cada GGI terá a seguinte composição: I - Prefeito Municipal; II - Autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social; III -Autoridades municipais responsáveis pelas ações sociais preventivas; IV - Autoridades policiais estaduais que atuam no município: polícias civis, militares e corpo de bombeiro; V - Representantes do Ministério da Justiça: coordenador estadual do PRONASCI, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal; e VI - Secretário Executivo do GGI-M.

O Ministério da Justiça, consoante com o PRONASCI por meio de memorial descritivo tem como objetivo dotar os GGIs com equipamentos necessários ao seu pleno funcionamento, em seis módulos: I - Sala do Pleno GGI-M, instância superior e colegiada com funções de coordenação e deliberação.II - Sala da Secretaria Executiva, responsável pela gestão e execução das deliberações do GGI-M e pela coordenação das ações preventivas do PRONASCI.III - Observatório de Segurança Pública, com funções de organizar e analisar os dados sobre a violência e a criminalidade local, a partir das fontes públicas de informações e de monitorar a efetividade das ações de segurança pública no município.IV – Telecentros, estrutura de formação, organizada através de ambientes que serão implantados ou desenvolvidos com o apoio do Ministério da Justiça.V - Sala de Situação, para tratar de ações de prevenção intersetorial, com previsão de uma sala de crise, tele-atendimento e central de videomonitoramento.VI - Sistema de videomonitoramento, insumo de uma política para a segurança pública e a prevenção intersetorial que engloba vários atores municipais tais como: Guarda Municipal, Defesa Civil, Trânsito, SAMU e outros órgãos, integrados, também, com os agentes de segurança pública do estado (Polícias Civis, Militares e Corpo de Bombeiros).

Isto posto, a constituição física do GGIM se justifica pela necessidade de uma articulação sistêmica e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI, envolvendo atores municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões sócio-educativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.

4 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

MetaEtapa

FaseEspecificação

Indicador Físico Duração

Unidade Quantidade

Início Término

1 Aparelhamento sala de reunião do GGIM – Módulo 1

Jun2008 Dez2008

1.1. Aparelho Televisão 29" unidade 11.2. DVD Player unidade 11.3. Tela de projeção unidade 11.4. Microcomputador unidade 1

12

Page 13: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

1.5. Cadeira giratória c/ braço unidade 211.6. Cadeira fixa c/ braço unidade 201.7. Mesa em trapezio sala de reuniões unidade 131.8. Ar condicionado (30.000 BTUs) unidade 11.9. Sistema de som (c/ 15

microfones)unidade

11.10. Estabilizador 1000kva unidade 21.11. Mesa para Televisão 29" unidade 11.12. Mesa para computador unidade 11.13. Software-Office SL unidade 11.14. Armário (c/ chave) unidade 2

2 Aparelhamento secretaria executiva do GGIM – Módulo 2

Jun2008 Dez2008

2.1. Estação de trabalho unidade 22.2. Cadeira giratória c/ braço unidade 22.3. Gaveteiro volante unidade 22.4. Armário (c/ chave) unidade 12.5. Ar condicionado (21.000 Btus) unidade 12.6. Microcomputador unidade 22.7. Impressora Laser Multifuncional unidade 12.8. Frigobar unidade 12.9. Máquina fotográfica digital unidade 12.10 Projetor multimídia unidade 12.11. Notebook unidade 12.12. Impressora jato de tinta unidade 12.13. Estabilizador 1000kva unidade 22.14 Software-Office SL unidade 4

3 Aparelhamento observatório de segurança pública do GGIM – Módulo 3

Jun2008 Dez2008

3.1. Microcomputador unidade 23.2. Notebook unidade 1 3.3. Nobreak unidade 2 3.4. Impressora Laser Multifuncional unidade 13.5. Estação de trabalho unidade 2 3.6. Cadeira giratória c/ braço unidade 7 3.7. Mesa reunião unidade 13.8. Armário (c/ chave) unidade 2 3.9. Estabilizador 2000kva unidade 13.10 Software-Office SL unidade 3

13

Page 14: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

4 Aparelhamento Sala de situação do GGIM – Módulo 4

Jun2008 Dez2008

4.1. Aparelho Televisão LCD 42” unidade 1

4.2. Microcomputador unidade 7

4.3. Cadeira giratória c/ braço unidade 11

4.4. Mesa reunião unidade 1

4.5. Ar condicionado (30.000 BTUs) unidade 1

4.6. Estação de trabalho unidade 7

4.7. Gaveteiro volante unidade 9

4.8. Ar condicionado (21.000 Btus) unidade 1

4.9. Nobreak unidade 1

4.10. Switch unidade 1

4.11. Servidor de Rede unidade 1

4.12. Estabilizador 2000kva unidade 1

4.13. Estabilizador 1000kva unidade 11

4.14. Antena (12 meses / unidade 1

4.15. Webcam unidade 1

4.16. Impressora Laser Multifuncional unidade 1

4.17. Headset unidade 1

4.18. Software-Office SL unidade 7

5 Ampliar o sistema de videomonitoramento do GGIM – Módulo 5

Jun2008 Dez2008

5.1 Câmera móvel unidade 355.2 Digitalizador de vídeo unidade 355.3 Caixa de acomodação de

equipamentos para aplicação externa.

unidade

355.4 Software de Gerenciamento e

Gravação (licenças)unidade

355.5 Serviços de instalação de câmera

em posteunidade

355.6 Serviços de conexão com rede

corporativaunidade

35

5 - PLANO DE APLICAÇÃO

Natureza da despesa

Código Especificação Total Concedente Proponente44.90.52 Aquisição de Material Permanente R$ 710.630,12 R$ 696.417,52 R$ 14.212,60

33.90.39 Prestação de Serviço – Pessoa Jurídica

R$ 186.995,90 R$ 183.255,98 R$ 3.739,92

14

Page 15: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

TOTAL GERAL R$ 897.626,02 R$ 879.673,50 R$ 17.952,52

6 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO CONCEDENTE

Meta Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

1 R$ 25.025,42

2 R$ 18.540,37

3 R$ 14.349,43

4 R$ 41.031,97

5 R$ 780.726,31

TOTAL R$ 879.673,50

PROPONENTE (Contrapartida)Meta Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

11 R$ 510,72

2 R$ 378,37

3 R$ 292,85

4 R$ 837,39

5 R$ 15.933,19

TOTAL R$ 17.952,52

15

Page 16: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

7 – DECLARAÇÃO Na qualidade de representante legal do proponente, declaro, para fins de prova no Ministério da Justiça / Secretaria Executiva do PRONASCI, para efeitos e sob as penas da Lei, que inexistem débitos em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Nacional ou com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal que impeçam a transferência de recursos oriundos de dotações consignadas nos orçamentos da União, na forma deste plano de trabalho.

Pede deferimento,

Vitória/ES _____________________________________ João Carlos Coser Prefeito8 - APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE

Aprovado

_______________________________ ____________________________________ Local e Data Concedente (Representante da unidade/Órgão concedente)

16

Page 17: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

RELAÇÃO DE BENS PERMANENTES A SEREM ADQUIRIDOS

Os valores a seguir foram definidos no Memorial Descritivo dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal, exceto o desdobramento de despesas do sistema de videomonitoramento que segue o menor valor de duas cotações mercadológicas apresentadas.

MÓDULO 1 - SALA PLENO

Equipamentos UnidadesValor

Unitário Valor totalDescritivo do

anexo 1 Aparelho Televisão 29" 1 R$ 641,79 R$ 641,79 24DVD Player 1 R$ 184,00 R$ 184,00 27Tela de projeção 1 R$ 499,00 R$ 499,00 26Microcomputador 1 R$ 1.769,99 R$ 1.769,99 14Cadeira giratória c/ braço 21 R$ 158,90 R$ 3.336,90 8Cadeira fixa c/ braço 20 R$ 79,90 R$ 1.598,00 2Mesa em trapezio sala de reuniões 13 R$ 230,00 R$ 2.990,00 N/I Ar condicionado (30.000 BTUs) 1 R$ 2.800,00 R$ 2.800,00 22Sistema de som (c/ 15 microfones) 1 R$ 9.000,00 R$ 9.000,00 N/I Estabilizador 1000kva 2 R$ 102,98 R$ 205,96 19Mesa para Televisão 29" 1 R$ 218,00 R$ 218,00 4Mesa para computador 1 R$ 206,50 R$ 206,50 5Software-Office SL 1 R$ 792,00 R$ 792,00 31Armário (c/ chave) 2 R$ 647,00 R$ 1.294,00 11TOTAL     25.536,14  

MÓDULO 2 - SALA COORDENADORIA EXECUTIVA

Equipamentos UnidadesValor

Unitário Valor totalDescritivo do

anexo 1Estação de trabalho 2 R$ 440,00 R$ 880,00 7Cadeira giratória c/ braço 2 R$ 158,90 R$ 317,80 3Gaveteiro volante 2 R$ 169,00 R$ 338,00 9Armário (c/ chave) 1 R$ 647,00 R$ 647,00 11Ar condicionado (21.000 Btus) 1 R$ 1.850,00 R$ 1.850,00 23Microcomputador 2 R$ 1.769,99 R$ 3.539,98 14Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Frigobar 1 R$ 700,00 R$ 700,00 21Máquina fotográfica digital 1 R$ 572,00 R$ 572,00 30Projetor multimídia 1 R$ 3.070,00 R$ 3.070,00 25Notebook 1 R$ 2.930,00 R$ 2.930,00 12Impressora jato de tinta 1 R$ 249,00 R$ 249,00 15Estabilizador 1000kva 2 R$ 102,98 R$ 205,96 19Software-Office SL 4 R$ 792,00 R$ 3.168,00 31TOTAL     18.918,74  

17

Page 18: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

MÓDULO 3 – OBSERVATÓRIO BÁSICO

Equipamentos UnidadesValor

Unitário Valor totalDescritivo do

anexo 1Microcomputador 2 R$ 1.769,99 R$ 3.539,98 14Notebook 1 R$ 2.930,00 R$ 2.930,00 12Nobreak 2 R$ 800,00 R$ 1.600,00 18Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Estação de trabalho 2 R$ 440,00 R$ 880,00 7Cadeira giratória c/ braço 7 R$ 158,90 R$ 1.112,30 3Mesa reunião 1 R$ 230,00 R$ 230,00 10Armário (c/ chave) 2 R$ 647,00 R$ 1.294,00 11Estabilizador 2000kva 1 R$ 229,00 R$ 229,00 20Software-Office SL 3 R$ 792,00 R$ 2.376,00 31TOTAL     14.642,28  

MÓDULO 4 – SALA DE SITUAÇÃO

Equipamentos UnidadesValor

Unitário Valor totalDescritivo do

anexo 1Aparelho Televisão LCD 42” 1 R$ 3.000,00 R$ 3.000,00 32Microcomputador 7 R$ 1.769,99 R$ 12.389,93 14Cadeira giratória c/ braço 11 R$ 158,90 R$ 1.747,90 8Mesa reunião 1 R$ 230,00 R$ 230,00 10Ar condicionado (30.000 BTUs) 1 R$ 2.800,00 R$ 2.800,00 22Estação de trabalho 7 R$ 440,00 R$ 3.080,00 14Gaveteiro volante 9 R$ 169,00 R$ 1.521,00 9Ar condicionado (21.000 Btus) 1 R$ 1.850,00 R$ 1.850,00 23Nobreak 1 R$ 800,00 R$ 800,00 18Switch 1 R$ 799,95 R$ 799,95 17Servidor de Rede 1 R$ 4.870,00 R$ 4.870,00 13Estabilizador 2000kva 1 R$ 229,00 R$ 229,00 20Estabilizador 1000kva 11 R$ 102,98 R$ 1.132,78 19Antena (12 meses / 1 R$ 732,00 R$ 732,00  Webcam 1 R$ 600,00 R$ 600,00 28Impressora Laser Multifuncional 1 R$ 451,00 R$ 451,00 16Headset 1 R$ 91,80 R$ 91,80 29Software-Office SL 7 R$ 792,00 R$ 5.544,00 31TOTAL     R$ 41.869,36  

MÓDULO 5 – SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

Equipamentos UnidadeValor

Unitário Valor total DescritivoCâmera móvel 35 R$ 9.178,21 R$ 321.237,35Digitalizador de vídeo 35 R$ 5.551,42 R$ 194.299,70Caixa de acomodação de equipamentos para aplicação

35 R$ 1.412,03 R$ 49.421,05

18

Page 19: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

externa.Software de gerenciamento e gravação (licença) 35 R$ 1.277,30 R$ 44.705,50TOTAL R$ 609.663,60

RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM ADQUIRIDOS

Os valores a seguir foram definidos no Memorial Descritivo dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal, exceto o desdobramento de despesas do sistema de videomonitoramento que segue o menor valor de duas cotações mercadológicas apresentadas.

MÓDULO 5 – SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

Serviços Unidade Valor Unitário

Valor total Descritivo

Serviços de instalação de câmera em poste.

35 R$ 1.715,56 R$ 60.044,60

Serviços de Conexão com rede corporativa.

35 R$ 3.627,18 R$ 126.951,30

R$ 186.995,90

VALORES MÓDULOS GGI M

MódulosCapital

Materiais permanenteCusteioServiços

Módulo 1 – Sala Pleno R$ 25.536,14 0,00Módulo 2 – Sala Coordenadoria Executiva R$ 18.918,74 0,00Módulo 3 – Observatório R$ 14.642,28 0,00Módulo 4 _ Sala de situação R$ 41.869,36 0,00Módulo 5 – Videomonitoramento R$ 609.663,60 R$ 186.995,90SUBTOTAL R$ 710.630,12 R$ 186.995,90

TOTAL R$ 897.626,02 (MUNICÍPIOS)

19

Page 20: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

PESQUISA MERCADOLÓGICA PARA SISTEMA DE VIDEOMONITORAMENTO

A cotação abaixo, realizada em duas empresas, observou o preconizado no Módulo VI do Memorial Descritivo dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal.

Descriminação EMPRESA STARTID

EMPRESA NYGER FONTE DA PESQUISA

(Internet, carta consulta etc

Câmera móvel  R$ 321.237,35  R$ 311.366,30

Encaminhando de orçamentos via fax e via internet para as

empresas. 

Digitador de vídeo  R$ 194.299,70  R$ 235.344,20Caixa de acomodação de equipamentos para aplicação externa.

 R$ 49.421,05  R$ 46.064,90

Software de gerenciamento e gravação (licenças)

 R$ 44.705,50  R$ 44.530,85

Serviços de instalação de câmera em poste

 R$ 60.044,60  R$ 52.642,10

Serviços de conexão com rede corporativa.

 R$ 126.951,30  R$ 122.437,70

TOTAL  R$ 796.658,50 

R$ 812.386,05

 

20

Page 21: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

CHECK LIST

1. PLANO DE TRABALHO (conforme IN/STN 01, de 15.1.97)ITEM

a) Dados cadastrais do órgão/entidade, convenente, do responsável e de outros partícipes

b) Identificação e justificativa do objeto a ser executado

c) Descrição das metas a serem atingidas – especificação e quantificação

d) Etapas ou fases de execução, com início e fim da execução do objeto

e) Plano de aplicação do montante de recursos a ser desembolsado pelo PRONANSCI e pelo PROPONENTE

f) Cronograma de Desembolso

g) Assinatura do Titular do Órgão PROPONENTE

Relação de Bens e Serviços.

Relação de Localização dos Bens

Pesquisa mercadológica

2. DOCUMENTAÇÃOITEM

a) Ofício de encaminhamento do Pleito

b) Termo de Posse do titular do órgão convenente e executor (cópia autenticada)

c) CPF do titular do órgão convenente e executor (cópia autenticada)

d) Carteira de Identidade do titular do órgão convenente e executor (cópia autenticada)

e) Comprovante de Residência do titular do órgão convenente e executor (cópia autenticada)f) CNPJ/MF do convenente e executor, constante dos dados cadastrais do Plano de Trabalho (cópia autenticada).

g) Declaração de adimplência (dados constantes do item 3 deste check-list)

h) Comprovante de abertura de conta bancária específica para o Convênio

i) Declaração de Contrapartida

j) Quadro de Detalhamento de Despesa – QDD, atual, para comprovação dos valores constantes na Declaração de Contrapartida.

21

Page 22: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

3. DECLARAÇÃO DE ADIMPLÊNCIA CONTENDO OS SEGUINTES ITENS:ITEM

a) que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidorb) que instituiu, regulamentou e arrecada todos os tributos previstos nos arts. 155 e 156 da CF, ressalvado o imposto previsto no art. 156, com redação dada pela EC nº 3, de 1993, quando comprovada a ausência do fato geradorc) que os recursos não serão destinados ao pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionistas, do Estado, Distrito Federal ou Municípiod) que se acha em dia quanto à Prestação de Contas de recursos anteriormente recebidos do ente transferidor

e) que cumpre os limites constitucionais relativos à educação e à saúde

f) que existe dotação específica e previsão orçamentária de contrapartida

g) que encaminhou suas contas à Secretaria do Tesouro Nacional ou entidade preposta nos prazos estabelecidos

22

Page 23: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

ANEXO I

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS DOS GGI’s

MUNICIPAIS - MÓDULOS 1,2,3,4, e 5

Item Descrição Cores01 POLTRONA FIXA COM PRANCHETA ESCAMOTEÁVEL:

Poltrona fixa com espaldar médio e braços com prancheta escamoteável. Estrutura do assento e encosto termo formados, material de alta resistência, indeformável, resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, estofada com espuma de poliuretano injetada, moldada anatomicamente com densidade controlada superior a 50 kg/m3 com espessura média de aproximadamente 40mm (no mínimo). Perfil de PVC rígido, fixado a quente, para total proteção das bordas. Braços em espuma de poliuretano integral com alma de aço, apóia-braços em espuma de poliuretano integral com alma em chapa de aço. Prancheta escamoteável em madeira compensada laminada e revestida em fórmica, com perfil de acabamento nas bordas, fixada ao braço da poltrona através de mecanismo dotado de 02 movimentos diferentes. Base de aço tubular ABNT 1010, com diâmetro mínimo 1” e espessura da parede mínima de 2,00 mm, com deslizadores em nylon. Revestimento em tecido poliéster na cor azul e partes metálicas pintadas em epóxi pó cor preta e revestida com capa de polipropileno e poliuretano na cor preta.- Deverá ser apresentado o Certificado de Conformidade de ABNT NBR 1362:2002.

Preta/preta

02 CADEIRA PARA COMPUTADOR:

Cadeira fixa sem braços. Estrutura do assento e encosto em madeira compensada moldada anatomicamente. Almofadas com espuma de poliuretano injetada com espessura média de 40mm (no mínimo) densidade controlada de 62 e 52 kg/m3, para o assento e encosto respectivamente. Contra-encosto com capa de proteção em polipropileno e Perfil de PVC rígido, fixado a quente, para total proteção das bordas. Suporte do encosto em aço tubular ABNT 1010/1020, com 2mm de espessura, com alma de aço maciço, em forma de "T", e dois coxíns flexíveis de borracha com lâminas de aço nas extremidades para maior resistência, e dobradiças em chapa de aço para conferir a amplitude necessária à inclinação do encosto. Base com 04 (quatro) pés de aço tubular ABNT 1010, com diâmetro de 19 mm e espessura da parede do tubo de 1,9mm curvado pneumaticamente. Deslizadores auto-articuláveis com eixo de aço ABNT 12L14, com diâmetro de 9mm articulável em corpo de náilon natural. Revestimento em tecido poliéster na cor azul e partes metálicas pintadas em epóxi pó cor preta e revestida com capa de polipropileno e poliuretano na cor preta.- Deverá ser apresentado o Certificado de Conformidade de ABNT NBR 1362:2002.

Tecido azul/pés pretos

03 CADEIRA PARA TUTOR/INSTRUTOR

Cadeira giratória sem braços. Estrutura do assento e encosto em madeira compensada moldada anatomicamente. Almofadas com espuma de poliuretano injetada com espessura de 40mm, densidade controlada de 62 e 52 kg/m3, para o assento e encosto respectivamente. Contra-encosto com capa de proteção em polipropileno e Perfil de PVC rígido, fixado a quente, para total proteção das bordas. Suporte do encosto em aço tubular ABNT 1010/1020, com 2mm de espessura, com alma de aço maciço, e dois coxins flexíveis de borracha para conferir a amplitude necessária à inclinação do encosto. Altura do assento regulável por sistema a gás, com eixo central, acionado por alavanca de controle permitindo regulagem em 5 posições. Regulagem de altura do encosto em 05 (cinco) posições. Adicionado a este sistema deverá existir o mecanismo que libera a regulagem de inclinação do encosto, dando livre movimentação, podendo ser travada em 03 (três) posições. Base giratória. Componentes do tubo central: Mola amortecedora, de alta resistência, dimensionada para absorção de impactos provenientes do sentar brusco, com diâmetro do fio de aço mola de, no mínimo, 3 mm.

Tecido azul, pés pretos

23

Page 24: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

Material de baixo coeficiente de atrito, que permite o fácil giro da cadeira, bem como a regulagem de sua altura, sem causar ruídos; rolamento de esferas em aço envolvidas em corpo de polietileno. Bucha para sustentação da coluna. Blindagem telescópica para total proteção dos mecanismos. Pé com cinco pás em chapa de aço ABNT 1010/1020, com espessura mínima de 1,9mm, estampadas e dobradas, soldadas ao tubo central pelo lado interno, através de sistema que não permite falhas ou formação de bolhas, com perfeito acabamento, pás com perfis de proteção em polipropileno na parte superior. Rodízios: Corpo em náilon natural injetado, roldanas duplas em náilon natural injetado, com movimentos independentes e fixadas em eixo horizontal disposto no corpo do rodízio, produzido em aço ABNT 12L14. Eixo vertical em aço ABNT 12L14, zincado natural, fixado à base através de anel de pressão em aço. Revestimento em tecido poliéster na cor azul e partes metálicas pintadas em epóxi pó cor preta e revestida com capa de polipropileno e poliuretano na cor preta.

-Apresentar certificado de ensaio, laudo de laboratório credenciado pelo INMETRO descrevendo o móvel, o método utilizado nos ensaios e testes e a adequação e atendimento a NBR 13962: 2002

04 MESA PARA TELEVISOR (29 POLEGADAS):

Mesa de formato reto, medindo 120 x 60 x 73 cm, composta de: nivelador com base de poliamida, e eixo central com parafuso zincado. Suporte dos niveladores constituído em chapa de aço ABNT - 1010/1020, com 3mm de espessura e 8cm de comprimento, com formato em “U” para envolver o pé-painel. Pé-painel: em madeira aglomerada com espessura mínima de 25mm, com revestimento melamínico, de baixa pressão. Tampo: em madeira aglomerada com espessura mínima de 25mm, com revestimento superior e inferior em melamínico de baixa pressão, na cor marfim liso. Bordas arredondadas em PVC fixado a quente, tipo macho e fêmea, da mesma cor do laminado, com 25mm de espessura. Altura do tampo de 73 cm. Painel frontal: O painel frontal constituído de chapa em aglomerado revestido com laminado melaminico de baixa pressão, com 18mm de espessura. A fixação do tampo a estrutura deverá ser por meio de bucha auto-atarraxante em aço e parafusos. Fixação do painel frontal a estrutura por meio de conectores do tipo “minifix”. Fixação de porca metálica embutida na pata inferior para recepção de reguladores de nível em polipropileno ou nylon. Calha para passagem da fiação (da televisão, DVD e Vídeo), com 03 divisões internas de 90 e 110mm cada, com pintura em preto epóxi pó cor preta. A calha será fixada ao tampo por meio de suportes de poliamida – PA 6 e parafusos.

Marfim liso

05 MESA PARA COMPUTADOR:

Mesa para micro com 80x75x80 cm, em formato reto, constituído de: tampo e painel frontal, ambos em madeira aglomerada com no mínimo 25mm e 18 mm de espessura, respectivamente, com revestimento superior e inferior em laminado melamínico, na cor marfim liso. A fixação do tampo a estrutura deverá ser por meio de bucha auto-atarraxante em aço e parafusos. Fixação do painel frontal a estrutura por meio de conectores do tipo “minifix”. Fixação de porca metálica embutida na pata inferior para recepção de reguladores de nível em polipropileno ou nylon. Estrutura em aço ABNT 1010/1020 tubular, com espessura da parede mínima de 1,2 mm e com reforço estrutural vertical paralelo, constituído do mesmo material, na cor preta; pés com ponteira em copolímero de polipropileno na cor preta e deslizadores ajustáveis para desníveis de piso. Base do teclado fixa com altura ergonômica, medindo 80 x 28 x 67cm. Calha para passagem de fiação (do computador), com 03 divisões internas de 90 e 110mm, com pintura em epóxi pó cor preta. A calha será fixada ao tampo por meio de suportes de poliamida – PA 6 e parafusos.- Deverá ser apresentado o Certificado de Conformidade as Normas da ABNT NBR 1395:1997, NBR 13966:1997 e NBR 14111:1998 emitido por laboratórios de ensaios idôneos ou laboratórios de ensaios credenciados ao INMETRO.

Marfim liso

06 MESA PARA INSTRUTOR:

Mesa de formato reto, medindo 140 x 60 x 73 cm, composta de:Nivelador: Base de poliamida, e eixo central com parafuso zincado. Suporte dos niveladores Constituído em chapa de aço ABNT - 1010/1020, com 3mm de espessura e 8 cm de comprimento, com formato em “U” para envolver o pé-painel. Pé-painel: Em madeira aglomerada com espessura mínima de 25mm, com revestimento em melamínico, de baixa pressão. Possuir aberturas laterais, permitindo a passagem de fiação entre estações diversas. Tampo: Em madeira aglomerada com espessura mínima de 25mm com revestimento inferior e superior em melamínico de baixa pressão, na cor marfim liso. Bordas

Marfim liso/pés pretos

24

Page 25: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

arredondadas em PVC da mesma cor do laminado, fixado a quente tipo macho e fêmea, com no mínimo 25mm de espessura. Altura do tampo de aproximadamente 73cm. Painel frontal: O painel frontal será constituído de chapa melamínica de baixa pressão, com 18mm de espessura. A fixação do tampo a estrutura deverá ser por meio de bucha auto-atarraxante em aço e parafusos. Fixação do painel frontal a estrutura por meio de conectores do tipo “minifix”. Fixação de porca metálica embutida na pata inferior para recepção de reguladores de nível em polipropileno ou nylon. Calha para passagem de fiação (do computador), escamoteável, com 03 divisões internas de 90 e 110mm, com pintura em epóxi pó cor preta. A calha será fixada ao tampo por meio de suportes de poliamida – PA 6 e parafusos.- Deverá ser apresentado o Certificado de Conformidade as Normas da ABNT NBR 1395:1997, NBR 13966:1997 e NBR 14111:1998 emitido por laboratórios de ensaios idôneos ou laboratórios de ensaios credenciados ao INMETRO.

07 ESTAÇÃO DE TRABALHO:

Estação de trabalho medindo 140 x 140 x 60 cm, de formato em “L”, composta de:Nivelador: Base de poliamida, e eixo central com parafuso zincado. Suporte dos niveladores Constituído em chapa de aço ABNT - 1010/1020, com 3mm de espessura e 8 cm de comprimento, com formato em “U” para envolver o pé-painel , na cor Preto Fosco. Pé-painel: Em madeira aglomerada com espessura mínima de 25 mm, com revestimento em melamínico, de baixa pressão. Possuir aberturas laterais, permitindo a passagem de fiação entre estações diversas. Calha para passagem de fiação (telefônica, lógica e elétrica) escamoteável, com 03 divisões internas de 90 e 110mm, com pintura em epóxi pó na cor preta. A calha será fixada ao tampo por meio de suportes de poliamida – PA 6 e parafusos. Tampo: Em madeira aglomerada com espessura de 25mm, com revestimento inferior e superior em melamínico de baixa pressão, na cor marfim. Bordas arredondadas em PVC fixadas a quente tipo macho e fêmea, da mesma cor do laminado, com 25mm de espessura. Altura do tampo de 73cm. Formato orgânico. Painel frontal: Os painéis frontais serão constituídos de chapas em aglomerado revestidos em laminado melamínico de baixa pressão, com 18mm de espessura. A fixação do tampo a estrutura deverá ser por meio de bucha auto-atarraxante em aço e parafusos. Fixação do painel frontal a estrutura por meio de conectores do tipo “minifix”. Fixação de porca metálica embutida na pata inferior para recepção de reguladores de nível em polipropileno ou nylon. Pé de canto: Tubo de seção quadrada, de 100x100mm, para ampla passagem de fiação, em aço ABNT 1010/1020, com 2mm de espessura. Três canais superiores para passagem de fiação, com três saídas para: telefonia, dados e elétrica. Suporte para teclado: Suporte regulável, giratório, com porta mouse retrátil, ajuste de altura, sem a utilização de travas ou alavancas.- Deverá ser apresentado o Certificado de Conformidade as Normas da ABNT NBR 1395:1997, NBR 13966:1997 e NBR 14111:1998 emitido por laboratórios de ensaios idôneos ou laboratórios de ensaios credenciados ao INMETRO.

Marfim/pés pretos

08 CADEIRA GIRATÓRIA ESPALDAR MÉDIO

Regulagem "back sistem" a gás, braço CBR, espuma injetada, revestida em vinil. Encosto regulável no sentido vertical e horizontal. Contra-encosto com capa em polipropileno ou fibra de vidro com poliéster. Suporte de fixação de encosto ao assento em aço tubular reforçado. Base giratória c/ tubo central. Base de cinco pás de aço estampado ABNT 1010/1020 com espessura mínima de 1,9 mm, de formato trapezoidal, soldada internamente, pintadas em epóxi na cor preta, com perfil de PVC na parte superior das pás, e dotadas de rodízios duplos em nylon.

preta

09 GAVETEIRO VOLANTE

1) Gaveteiro volante, medindo aproximadamente 450 x 580 x 650 mm (largura X profundidade X altura), em madeira compensada com acabamento na cor marfim liso.

2) Gaveteiros volantes compostos de no mínimo 3 (três) gavetas simples ou 2(duas) gavetas sendo 1 (uma) simples e 1 (um) gavetão-arquivo, sendo admitidas variações para mais 1 (uma) gaveta simples em cada modelo.

3) Gaveteiros volantes providos de rodízios duplos orientáveis de duplo giro com diâmetro aproximado de =a polegada e meia, carcaças em polipropileno e roldanas em nylon injetado com eixo vertical em aço travado através de bucha injetada de nylon ou por anel de pressão,

4) Gaveteiros providos de fechaduras embutidas com duas chaves. 5) Laterais e frente das gavetas em madeira compensada, com espessura de no mínimo 20 mm, com

acabamento em laminado de madeira (Freijó claro ou similar), com junção em "malheta" e fundo em durapac ou similar.

Marfim liso

25

Page 26: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

6) Gavetas resistentes até 25 Kg de carga cada uma. 7) Gavetas providas de trilhos telescópicos silenciosos, fáceis de abrir e fechar. 8) Abertura das gavetas deve ser do tipo "extensão máxima" permitindo total utilização do espaço e

fácil acesso ao interior da mesma.

9) Puxadores serão tipo "U" de 4 polegadas, metálicos, com acabamento em esmalte "PRETO".10 MESA REUNIÃO

Mesa de reunião para 4 lugares,tampo desenvolvido para proporcionar movimento do usuario sem que haja contato com a estrutura da mesa, c/ curva para melhor rendimento ergométrico executada em madeira desfibrada c/ aprox. 28mm de esspessura revestido nas duas faces com laminado melaminico texturado de alta pressão cor marfim liso, estrutura tubular executada em tubo de aço com aprox. 1.1/2" acoplada em uma longarina executada em tubo de aço com aprox. 1.3/8" com cantilever para suporte do tampo executado em chapa de aço c/ 1,9mm de espessura tratamento de fosfatização e acabamentos em pintura epoxi em pó ponteiras de nylon fixada por encaixe, incluem sapatas niveladora anti-atrito que permite ajuste para quando há desnível no piso med. aprox.1020x1000x740

Marfim liso

11 ARMÁRIOS DE MADEIRA C/ 2 PORTAS

1) Estrutura em MDF ou aglomerado, espessura mínima de 18 mm;2) Revestimento em laminado melamínico padrão pau-marfim em todas as faces;3) Bordas aparelhadas, revestidas com filete em laminado melamínico padrão pau-marfim ou

madeira maciça padrão-pau-marfim, espessura mínima de 1mm;4) Sapata niveladora;5) Laterais dos armários deverão ser fixadas sobre a base;6) Tampo com espessura mínima de 28 mm, com superfície em MDF ou aglomerado. Seu

revestimento superior deve ser em laminado melamínico de alta pressão padrão pau-marfim e inferior em laminado melamínico, com encabeçamento em madeira maciça pau-marfim em todas as bordas, espessura mínima 2,5 mm, acabamento arredondado superior e inferior com raio mínimo de 2,5 mm, os mesmos devem ser acoplados às mesas e/ou aos painéis autoportantes. Será aceita a variação de até 30 mm na largura da superfície, desde que a dimensão total seja idêntica à do painel divisório;

7) Portas em MDF ou aglomerado com espessura mínima de 18 mm e revestimento em laminado melamínico padrão pau-marfim em todas as faces. As bordas aparelhadas, revestidas com filete em laminado melamínico padrão pau-marfim ou madeira maciça padrão-pau-marfim, espessura mínima de 1mm. Os puxadores devem ser metálicos tipo alça, com pintura epóxi, cor preta e conter dobradiças metálicas internas que permitam abertura entre 150° a 180°.

8) Fechaduras em aço, tipo cremona, para travamento simultâneo das portas na parte superior e inferior da estrutura, com 2 chaves;

9) Prateleira regulável em MDF ou aglomerado, espessura mínima 18 mm, revestida em laminado melamínico padrão pau-marfim nas duas faces, bordas aparelhadas, revestidas com filete em laminado melamínico padrão pau-marfim ou madeira maciça padrão-pau-marfim, espessura mínima de 1mm, com pino trava.

10) Dimensões máximas: Largura: 800 mm; Profundidade: 600 mm.

Pau-marfim

12 NOTEBOOK

Processador1) Intel Pentium M730, M740, ou AMD Athlon XP-M 2000+, ou superior (deve atender

similarmente em consumo elétrico).2) Cache L2 com mínimo de 512Kbytes

Placa-mãeBios

1) Memória do tipo flash EEPROM ou em outro tipo de memória regravável.2) Armazena dados do setup;

26

Page 27: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

3) Permite configurar duas passwords diferentes: password de supervisor, para ter acesso às configurações do notebook e password de usuário, para utilizar o notebook;

4) Apresenta data de atualização posterior a 01.01.2003;5) Possui um slot de memória livre;6) Possui memória DDR (ou DDR-II) SDRAM de, no mínimo, 512 Mbytes, expansível até 2

Gbytes, no mínimo;

Interfaces

1) Possuir interface enhanced IDE (ATA5, ATAPI) ou superior2) Oferecer 1 interface para conexão de teclado ou mouse externo com conector padrão

MiniDIN ou USB3) Apresentar 03 interfaces livres para Barramento Serial Universal (Universal Serial Bus -

USB 2.0)4) Para fins de interfaces USB livres, será aceito o uso de "hubs"5) Possuir porta para conexão de monitor externo padrão SVGA, com resolução de 1280 X

pixels e 16,7 milhões de cores ou superior6) Possuir interface de comunicação S-Video7) Entrada RJ11 e RJ45 para modem e LAN respectivamente8) Possibilidade de geração de imagens simultâneas na tela do notebook e em um monitor

externo9) Possuir porta para conecção de dispositivos no padrão IEEE 1394 (firewire).10) Apresenta 01 (um) slot PC Card tipo II, ou superior compatível, disponível depois que todas

as configurações mínimas forem satisfeitas11) Possuir Leitor de cartões de memoria 5 em 1 que suporte Cartões: Secure Digital,

MultiMedia, MemoryStick, Memory Stick Pro, e xD-Picture.

Teclado1) Integrado ao notebook2) Possuir no mínimo 84 teclas, com 12 teclas de função3) Possuir teclas de setas para navegação em formato de "T" invertido4) Apresentar "Layout" padrão inglês-internacional ou Português-Brasileiro ABNT2.

Dispositivo de apontamento Touchpad integrado com, pelo menos, dois botões e uma direção de navegação (scroll).

Dispositivos de armazenamento

1) Conter unidade interna de disco rígido, com capacidade mínima de 80Gbytes, padrão Enhanced IDE(ATA-5) ou superior, com 5400 RPM.

2) Possuir unidade leitora e gravadora de DVD±RW (8x) Dois Níveis (Double Layer) e leitora e gravadora de CDRW (8x8x24) integradas em um só dispositivo e interna ao gabinete com velocidades mínimas indicada.

3) Possuir unidade de disco flexível de 3 ½", 1.44 MB,integrada ou não ao gabinete.

Subsistema de vídeo

1) Possuir controladora de vídeo colorida padrão WXGA ou WSXGA com as características a seguir

2) Implementar 16,7 milhões de cores na resolução mínima 1.280 X 1024 pixels 3) Possuir memória RAM de, no mínimo, 128MB compartilhada ou não com a memória RAM

principal4) Display policromático de cristal líquido (LCD) de matriz ativa TFT que apresenta no

mínimo a resolução de 1.280 x 800 com 16,7 milhões de cores5) Apresentar medida na diagonal de, pelo menos 15.4" WXGA e formato WideScreen (16:9).

Equipamentos multimídia

1) Possuir placa de som de 16 bits ou superior, estéreo2) Compatível com os padrões Sound Blaster

27

Page 28: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

3) Possuir , no mínimo, 2 alto-falantes embutidos no gabinete4) Possuir entrada para microfone5) Saída para fone de ouvido

Recursos de comunicação

1) Interface padrão Ethernet 10BaseT/100BaseTX integrada placa-mãe2) Total compatibilidade com os padrões IEEE 802.33) Suporte ao protocolo SNMP4) Configuração por meio de software5) Possuir interface de comunicação Infra Vermelha, pronta para uso.6) Fax/modem integrado na placa-mãe que opera, pelo menos, nas velocidades 9.600, 14.400,

28800, 33.600 e 56.000 bps7) Wireless LAN integrado, padrão IEEE 802.11 b/g.

Requisitos de alimentação elétrica

1) Funcionar com baterias de Lítio-Ion recarregáveis2) Vir acompanhado de pelo menos 1 (uma) bateria de Lítio-Ion recarregável com duração

mínima de 2 horas, em plena atividade3) Vir acompanhado de carregador/adaptador de baterias bivolt automático (110/220V) com

tomada compatível com padrão nacional e internacional.4) Oferece modo de hibernação, visando a economia de energia elétrica

Sistema Operacional

1) O equipamento deverá vir acompanhado de licença do Windows XP Profissional em Português do Brasil e:

2) CD de instalação do Windows XP Profissional em Português do Brasil, ou;3) Sistema de auto-recuperação do sistema operacional e aplicativos; além de todo o

equipamento estar relacionado como hardware compatível (por peças ou pelo equipamento) nas HCLs (Hardware Compatibility List) de algum dos seguintes sistemas operacionais:

Suse Linux HCL (“http://hardwaredb.suse.de/index.php?LANG=en_UK”); Red Hat HCL (“https://hardware.redhat.com/hwcert/index.cgi”); Mandriva HCL (“http://hcl.mandriva.com/”);4) O equipamento deverá vir previamente instalado com um dos sistemas operacionais citados

no item anterior e configurado de modo a reconhecer os elementos de hardware que compõem o sistema

Documentação

1) Composta, pelo menos, por manuais originais do conjunto de equipamentos a seguir: do notebook, do hardware para fax/modem e da interface de rede Ethernet;

2) Não serão aceitas fotocópias, resumos ou adaptações de qualquer natureza;

Acessórios

1) Maleta para acondicionamento e transporte com fecho na parte superior (do mesmo lado da alça da maleta)

2) Trava de segurança com fechadura de aço mecânica inviolável com cabo de aço para encaixe direto no notebook para cada equipamento

3) Todos os drivers de softwares e dispositivos (e.g. cabos) necessários para instalação, configuração e uso do notebook e de todos os seus componentes (incluindo o dispositivo fax/modem, de rede e os equipamentos multimídia)

Garantia

O equipamento deverá ter garantia total, "on-site" e por um período mínimo de 36 (trinta e seis) meses, a partir da data de recebimento definitivo.

13 SERVIDOR DE REDE

28

Page 29: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

1. Servidor de Conexão

Atributos da Placa Principal1. A placa principal deverá dispor de controle específico de gerenciamento, capaz de monitorar

as temperaturas das CPU’s, e as tensões da fonte de alimentação;2. O Processador deve ser fornecido em uma das duas opções:

1) Um processador Dual-Core Intel Xeon da família “5000 sequence” ou superior, com freqüência de "clock" mínimo de 2.6 GHz; ou

2) Um processador AMD Opteron Dual Core ou superior, com freqüência de "clock" mínimo de 2.6 GHz, com a largura do controlador de memória DDR2 de 128bits.

3) Memória Cache L2 de 1MB, integrada ao processador;4) Barramento da placa principal totalmente compatível com a do microprocessador;5) Memória:6) Capacidade Instalada de 2GB; 7) Tecnologia DDR 2 SDRAM (2X 1GB), ECC 667MHz ou de tecnologia superior; 8) Capacidade de expansão de pelo menos 8 GB; e9) Surportar banco de memória tipo “Spare Bank” e SDDC (Single Device Data

Correction).10) A memória deve ser totalmente compatível com o barramento do sistema;11) BIOS em Flash EPROM, compatível com a tecnologia PLUG and PLAY;12) Uma ou mais interface serial RS-232-C 9 pinos;13) Uma interface paralela padrão Centronics bidirecional (ECC/EPP), com suporte a DMA

ou adaptador USB para interface paralela “Centronics”;14) Interface USB 2.0 com no mínimo 04 (quatro) portas disponíveis, podendo ser usado

HUB externo para suprir a quantidade de portas.

Atributos do Adaptador de Vídeo1) Integrado à Placa mãe;2) 16 MB ou mais de memória, não compartilhados com a memória RAM da placa principal;3) Padrão SVGA;4) Resolução de 1024 X 768, com mínimo de 16,7 milhões de cores;5) Compatível e com drivers para os sistemas operacionais Windows 2000/2003 server,

Windows 2000/XP Professional e Linux

Atributos da Controladora de Disco1) Placa controladora de disco padrão Ultra 320 SCSI, dual channel;2) Capacidade para 02 canais (mínimo);3) Taxa de transferência de 320 MB/segundo (mínimo).

Atributos do Disco Rígido1) Compatível com a controladora de disco instalada;2) Disco rígido Ultra 320, SCSI, 1IN;3) Velocidade mínima de 10000 RPM; 4) Capacidade de armazenamento interno, bruto, em disco rígido, de 140GB (mínimo);5) Tempo médio de busca igual ou inferior a 9 ms em média; e6) Taxa de transferência de 160 MB/segundo (mínimo).

Unidade Leitora e Gravadora de CD/DVD1) Interno, padrão IDE,CD-RW com as velocidades mínimas de gravação 48x (CD write), 24x

(CD rewrite), 48x (CD read), 10x DVD +R/-R e 4x DVD-RW.2) Uma unidade interna de fita modelo DAT, 35/70 GB, 4 mm, para operações de backup;3) Padrão DAT/DDS; e4) Cada Unidade deve vir acompanhada de 10 (dez) fitas virgens, padrão DAT 35/70,

totalmente compatíveis com a unidade fornecida, e com uma fita para limpeza do cabeçote de gravação.

5) Uma unidade de disco-flexível de 3,5 polegadas com capacidade de leitura e gravação de 1.44 MB.

Atributos dos Adaptadores de Rede

29

Page 30: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

1) Um adaptador Dual Port Gigabit, auto-selecionável;2) Taxa de transmissão de 10/100/1000 Mbits;3) Negociação automática entre half e full duplex;4) O adaptador deve possuir 02 (dois) conectores RJ-45;5) Leds indicadores de conexão e velocidade da rede;6) Suporte a balanceamento de carga e redundância a falha;7) Configuração inteiramente mediante software, sem "jumpersless";8) Drivers de dispositivo e compatibilidade para os sistemas operacionais Windows

2000/2003 server, Windows 2000/XP Professional e Linux (vide item 1.14.2).9) Um adaptador compatível com o padrão Fast Ethernet 10/100 auto-selecionável;10) Taxa de transmissão de 10/100 Mbits;11) Negociação automática entre half e full duplex;12) Um conector RJ-45;13) Leds indicadores de conexão e velocidade da rede;14) Configuração inteiramente mediante software, sem "jumpers";

Atributos do Monitor1) Tamanho da tela de 15” ou superior;2) Padrão SVGA com “dot picth” de 0.28 e suporte à resolução de 1024 X 768, com mínimo

de 16 milhões de cores, em modo não-entrelaçado;3) Função “multiscan” ou “multisinc” selecionando automaticamente a freqüência ideal para

cada resolução;4) Controles digitais para pleno ajuste da imagem;5) Correção de efeitos de imagem; e6) Ajuste de inclinação e rotação do monitor.

Atributos do Teclado e do Mouse1) Teclado AT enhanced, padrão ABNT-2, com 107 teclas incluindo “Ç”, com ajustes de

inclinação;2) Conexão ao computador através de porta padrão mini DIN 6 pinos ou USB caso não haja

porta mini-din para teclado na placa mãe;3) Compatível com o ISO 13406-2;4) Mouse padrão PS/2, de dois ou três botões, botão de rolagem, mecanismo de

posicionamento óptico com resolução mínima de 400 x 400 dpi e conexão ao computador mediante porta específica mini DIN ou USB caso não haja porta mini-din para mouse na placa mãe; e

5) Os periféricos acima deverão ser da mesma marca do gabinete

Fonte de AlimentaçãoBivolt 110/220V com seleção automática, com potência suficiente para suprir o equipamento com configuração máxima (mínima de 500W), redundante e hot- swap/hot/plug

Slots de Expansão1) Após a completa instalação, configuração e ativação do equipamento, o mesmo deverá

possuir 2 (dois) slots PCI livres;2) Pelo menos 01 SLOT PCI-x 100MHz; e3) Pelo menos 01 SLOT PCI-EXPRESS x8.

Características Físicas e GerenciamentoGabinete tipo “Torre”;

1) Baias de drive com seis compartimentos de unidades de discos rígidos, três compartimentos de 5 ¼” – sendo um ocupado pela combinação de disquete / DVD-CD-ROM, dois disponíveis para fita, para outra mídia ou para dois discos rígidos adicionais;

2) Botão liga/desliga instalado na parte frontal do gabinete, em posição recuada e protegido contra desligamento acidental;

3) Indicadores luminosos frontais e individuais de funcionamento do computador e de acesso ao disco rígido;

4) Ventilação e exaustão reforçada redundante.5) O computador deve ser fornecido com tranca ou cadeado, de forma a restringir o acesso

aos componentes internos. O conjunto de chaves para tranca ou cadeado devem ser

30

Page 31: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

fornecidas em embalagem lacrada;6) O equipamento deve ser entregue com todos cabos, conectores, adaptadores, assim como a

documentação, mídias, drivers e elementos necessários para o pleno funcionamento da configuração especificada neste documento, inclusive software de gerenciamento de performance e operação.

Sistema Operacional1) Sistema Operacional Microsoft Windows 2003 Server em inglês, pré instalado, com

licença para 20 (vinte) usuários, compatível e operante com todos os equipamentos instalados na presente configuração juntamente com Antivírus , devidamente atualizados.

2) O equipamento deve ter compatibilidade comprovada com pelo menos uma das seguintes distribuições Linux: Red Hat, Debian, SuSe ou Mandrake.

3) Fornecimento de todas as mídias e suas atualizações, licenças de uso e documentações originais.

GarantiaO equipamento deverá ter garantia total, “on-site” e por um período de 36 (trinta e seis) meses, a partir da data de recebimento definitivo.

Certificação1) Certificado de compatibilidade do equipamento (Servidor de Rede) com o Sistema

Operacional Windows 2000/2003 “Windows 2000/2003 Hardware na Categoria SERVIDOR”, da Microsoft, não sendo permitida a certificação por dispositivo integrante do equipamento;

2) Certificação de concordância com a série ISO 9001 e ISO 14000, do fabricante.

14 MICROCOMPUTADOR

Processador1) Intel Pentium D, de 3.2 GHz ou AMD Athlon 64 de 2.4 GHz ou superior;2) Memória Cache L2 com no mínimo de 2 MBytes para processadores Intel e 512 KBytes

para processadores AMD.

Cooler do Processador1) Base do dissipador de cobre ou alumínio (caso o dissipador seja de dois tipos de metais,

estes deverão ser fundidos);2) Seja capaz de manter a temperatura do processador em no máximo 85% da temperatura

máxima indicada pelo fabricante do processador.

Placa-mãeBios:

1) Memória do tipo flash EEPROM ou em outro tipo de memória regravável;2) Armazena dados do setup;3) Permite configurar duas passwords diferentes: password de supervisor, para ter acesso às

configurações da placa-mãe e password de usuário, para utilizar o computador;4) Bios com capacidade de boot pela unidade de disco flexível, pelo CD ROM e HD.5) Barramento da placa principal totalmente compatível com a do microprocessador

Interfaces:2. Possui 1 interface enhanced IDE (ATA133) ou superior;3. Possui 2 (duas) interfaces Serial ATA II (SATA II) ou superior;4. Oferece, pelo menos, 1 interface conector padrão MiniDIN – PS/2, para conexão de teclado;5. Apresenta, pelo menos, 6 interfaces para Barramento Serial Universal (Universal Serial Bus – USB

2.0), sendo 2 (duas) frontais ao gabinete.Slots de Expansão:

1) Possui pelo menos 1 (um) slot PCI – Express x16;2) Possui pelo menos 1 (um) slot PCI – Express x1 ou superior;3) Possuir pelo menos 2 (dois) slots PCI livre após micro montado.4) Barramento das Memórias:5) Possui barramento DDR-II SDRAM;6) Barramento que aceite memórias de no mínimo 533 Mhz;

31

Page 32: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

7) Expansível até 4 Gbytes no mínimo;8) Disponibilizar pelo menos um barramento de memória livre após micro montado;9) Com suporte à tecnologia Dual Channel;

Memórias1) Possui memória DDR-II SDRAM de, no mínimo, 2 Gbytes;2) Possuir dois pentes de memória idênticos com suporte a tecnologia Dual Channel (2 x

1GB);3) Memórias do tipo DDRII SDRAM com freqüência de 533MHz ou superior.

Placa de Som1) Será aceito placas on-board;2) Possui placa de som de 16 bits ou superior, estéreo;3) Compatível com os padrões Sound Blaster;4) Possuir entradas para microfone e dispositivos de audio externos e saída de audio para

caixas de som;5) Completa funcionalidade nos sistemas operacionais Windows 2000, XP, VISTA e Linux.

Placa de Rede1) Será aceito placas on-board;2) Interface padrão Ethernet 10BaseT/100Base TX/1000bASEtk;3) Total compatibilidade com os padrões IEEE 802.3;4) Suporte ao protocolo SNMP e led's externos de monitoração;5) Configuração por meio de software;6) Entrada para conectores RJ-45;7) Completa funcionalidade nos sistemas operacionais Windows 2000, XP, VISTA e Linux.8) Cabo Line Cord9) O equipamento deverá ser acompanhado de cabo Line Cord, pronto de fábrica, com as

seguintes características:10) Cordão de Linha do tipo UTP categoria 5e com núcleo de cobre multifilar;11) Conectores RJ-45, plug nas extremidades também categoria 5e;12) Comprimento mínimo do cabo: de 3m;13) O cabo deve ser confeccionado e testado em fábrica, não se admitindo cabos de confecção

artesanal;14) O mesmo deve ser entregue em embalagem lacrada e com comprovante de “categoria 5e”,

dado pelo fabricante.

Placa de Vídeo1) Conexão PCI-Express x16 ou superior, não será aceito placa de vídeo on-board;2) Core Clock mínimo de 300 MHz;3) Clock da Memória mínimo de 500 MHz;4) Memory BUS mínimo de 128 bits;5) Memória de 128 MB DDR;6) Suporte completo às tecnologias DirectX 9 e OpenGL.;7) Deve possuir conexões de saída de vídeo dos tipos VGA, TV e DVI;8) Deve acompanhar Manual em Inglês ou Português, CD de instalação e adaptador DVI para

VGA para cada saída;9) Deve acompanhar o CD de Instalação original da placa;10) Completa funcionalidade nos sistemas operacionais Windows 2000, XP, VISTA e Linux.

Disco Rígido1) Capacidade mínima de 80 GB;2) Conexão Serial ATA (SATA II– 300MB/s);3) Velocidade mínima de rotação de 7200 rpm;4) Cache mínimo de 8 MB.

Gravadora de DVD1) Unidade leitora e gravadora de DVD±RW 8x;2) Dois Níveis de Gravação (Double Layer);3) Cd’s com software licenciado de gravação de CDs e Leitura de DVD compatível com o

32

Page 33: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

equipamento (o software não deve conter prazo de expiração e deve ser de funcionalidade completa);

4) Acompanha software de Leitura para Video-DVD e software de Gravação para CD e DVD;5) Na mesma cor predominante do gabinete.

Unidade de Disquete1) Possui unidade de disco flexível de 3 ½”, 1.44 MB, interna ao gabinete;2) Na mesma cor predominante do gabinete.

Fonte de Alimentação1) Padrão ATX ou BTX (conforme modelo do gabinete);2) Com chaveamento 110/220 ou automático;3) Saída para alimentação do monitor de vídeo (será aceito cabo Y ou Filtro de linha Bivolt);4) Potência suficiente para funcionar todos os hardwares simultaneamente, que suporte a

configuração da máquina;5) Cabo de alimentação com extensão mínima de 1,80 metros.

Gabinete1) Gabinete modelo desktop ou mini torre ATX ou BTX;2) Painel frontal com no mínimo com Power Led, Hd Led, e chave Liga/Desliga;3) Mínimo de 04 baias, sendo 02 externas de 5 ¼, 01 internas de 3 ½ e 01 externa de 3 ½.;4) Na cor predominante branco, bege claro, preto, cinza ou prata;5) Cooler adicional fixo ao gabinete.

Teclado1) Conexão PS/2, sendo aceito USB com adaptador USB/PS2;2) Possui no mínimo 102 teclas;3) Possui teclas de setas para navegação em formato de “T” invertido;4) Teclado do tipo ergonômico;5) Apresenta “Layout” padrão Português-Brasileiro ABNT2;6) Na mesma cor predominante do gabinete.

Mouse1) Conexão PS/2 ou USB;2) Mouse óptico de no mínimo 400 dpi;3) Possui dois botões mais um de rolamento;4) Acompanha mouse pad compatível;5) Na mesma cor predominante do gabinete.

Caixas de Som1) Caixa de Som estéreo de no mínimo 180 W PMPO;2) Conexão compatível à placa de som;3) Alimentação de 110V ou chaveado 110/220V;4) Na mesma cor predominante do gabinete.

Sistema Operacional1) O equipamento deve ter compatibilidade comprovada com os Sistemas Operacionais

Microsoft Windows XP, Vista e com pelo menos uma das seguintes distribuições Linux: Red Hat, Debian, SuSe ou Mandrake.

2) O equipamento deverá vir acompanhado de licença e CD de instalação do Windows XP Profissional SP2 ou em imagem do equipamento em Português do Brasil;

3) A etiqueta de Licença do Sistema Operacional Windows XP deverá estar colada nos Gabinetes;

4) O equipamento deverá vir previamente instalado com o sistema operacional Windows XP Profissional com SP2 e configurado de modo a reconhecer todos os elementos de hardware que compõem o sistema.

Monitor1) LCD TFT matriz ativa de 17” de área visível;2) Alimentação comutável automaticamente de 100 a 240 Volts;

33

Page 34: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

3) Permitir resolução de 1280 x 1024 pixels e 16 milhões de cores;4) Freqüência de varredura horizontal em baixa no máximo de 30 Khz e varredura horizontal

em alta no minimo de 81 kHz;5) Freqüência de varredura vertical em baixa no máximo de 56 Hz e varedura vertical em alta

no mínimo 75 Hz;6) Pixel pitch máximo de 0,264 mm;7) Brilho mínimo de 300 cd/m²;8) Contraste mínimo de 500:1;9) Consumo máximo de 55 Watts;10) Certificações: DPMS Energy Star, MPR II ou DPMS Energy Star, TCO;11) Ângulo de visão no mínimo de 160° na horizontal e no mínimo 160° na vertical;12) Tempo de resposta no máximo de 16ms;13) Interface de vídeo RGB analógico;14) Conector D-sub 15 pinos;15) Padrão Plug&Play;16) Manual do produto impresso em inglês, português ou espanhol;17) Deve acompanhar todos os cabos, conectores, manuais e drivers originais do fabricante;18) Comprimento do cabo de força, no mínimo, 180 cm (caso o cabo não possua o comprimento

exigido, deverá ser fornecido cabo extensor pronto de fábrica).

Documentação1) Composta, pelo menos, pelos manuais originais da Placa-mãe e da Placa de Vídeo em Inglês

ou em Português do Brasil;2) Não serão aceitas fotocópias, resumos ou adaptações de qualquer natureza.3) Trancas4) Acompanhar tranca de gabinete com fechadura de aço mecânica removível com adaptador

para travamento da tampa do gabinete do micro e proteção dos cabos e teclado, mouse e monitor, com chave micromecânica;

5) Acompanhar trava de segurança padrão slot universal de segurança (universal slot security) para monitor LCD (compatível também com notebook e projetor multimídia) com fechadura blindada micro mecânica com duas chaves e cabo de aço galvanizado com laço e revestido com plástico;

6) Entregar todas as fechaduras e chaves em embalagem lacrada por questão de segurança.

GarantiaO equipamento deverá ter garantia total, “on-site” e por um período de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de recebimento definitivo.

15 IMPRESSORA JATO DE TINTA COLORIDA

1) Capacidade de imprimir em preto e em tons de cinza e colorido;2) Resolução mínima de 1200 X 1200 dpi em preto e 4800 X 1200 dpi em cor;3) Velocidade de impressão mínima de 22 ppm para texto em preto e 12 ppm para texto em

cor, ambos no modo rascunho e em papel de 215 mm x 279 mm;4) Imprimir em papel com gramatura no intervalo mínimo entre 64 e 90 g/m² (sessenta e quatro

e noventa gramas por metro quadrado);5) Ajustável para impressão em papel nos padrões, A4 (210x297 mm), carta (216x279 mm),

oficio (216x356 mm) e executive (184x267 mm);6) Capacidade para imprimir em etiquetas;7) Capacidade para imprimir em envelopes N°10, DL, e C6;8) Ciclo mensal de no mínimo 2000 (dois mil) páginas;9) Interface USB 1.1 ou 2.0;10) Cabo USB para conexão da impressora ao microcomputador, com comprimento mínimo de

2 (dois) metros;11) Fonte de alimentação de tensão com comutação automática de 100V a 240V ou 110 VCA

(Cento e dez volts em corrente alternada) desde que seja fornecido com o equipamento, um transformador de tensão com entrada 220 VCA (Duzentos e vinte volts em corrente alternada) e saída 110 VCA (cento e dez volts em corrente alternada) e com potência necessária ao funcionamento do equipamento;

34

Page 35: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

12) Programas (device drivers) necessários à utilização da impressora nos Sistemas Operacionais Microsoft Windows XP Home e Professional, Windows 2000, Windows Vista e Linux, acompanhados da respectiva documentação;

13) Acompanhada de um conjunto de consumível (cartuchos) além do que já vem instalado na impressora para cada equipamento;

14) Documentação técnica necessária à instalação, configuração e operação da impressora;15) Garantia total “on-site”, de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de recebimento

definitivo.16 IMPRESSORA LASER MULTIFUNCIONAL MONOCROMÁTICA COM FAX

1) Deve ter suporte, no mínimo, às Deve ter suporte, no mínimo, às funções de impressora, copiadora, scanner e

2) e transmissão/recepção de FAX;3) Impressão monocromática (preto e branco), com tecnologia à Lazer;4) Alimentação automática de papel através de bandeja com capacidade mínima para 200

folhas;5) Deve ter bandeja de saída com capacidade mínima para 100 folhas;6) Mínimo de 32 Mb de memória;7) Portas de Entrada/Saída:8) 01 (uma) interface de comunicação USB 2.0 (ou superior);9) 01 (uma) interface Ethernet 10/100 Mbps, integrada;10) 02 (duas) portas RJ-11 integradas, para interligar a linha telefônica e o aparelho telefônico,

diretamente ao equipamento;11) A impressora deve ter suporte a administração completa remota a partir de um navegador

web;12) Suporte ao protocolo DHCP;13) Acompanhar cabo USB para interligação a um computador;14) Permitir a gravação de todas as configurações possíveis, incluindo data, hora e opções de

FAX, em memória não volátil, de modo que na ausência de rede elétrica estas não sejam perdidas;

15) O consumo de energia do equipamento não deve ser superior à 650 Watts, quando em operação de impressão;

16) Função Impressora:17) Velocidade de impressão de no mínimo 19ppm;18) Resolução mínima: 1200 x 600 dpi, permitindo otimização por software;19) Suporte à PCL 5e e PCL 6;20) Função FAX:21) Fax/Modem padrão V.34, com velocidade de no mínimo 33Kbps;22) Velocidade de envio: 03 seguros por página;23) Gerenciamento de catálogo telefônico através de interface web ou programa específico;24) Memória para armazenamento de páginas recebidas com capacidade para no mínimo 50

páginas;25) Configuração de discagem rápida para números armazenados na memória;26) Função copiadora:27) Velocidade de no mínimo 19 ppm;28) Resolução mínima: 600x600 dpi;29) Redução e ampliação: 25% a 400%;30) Permitir a cópia de materiais encadernados, sem necessidade de destacar folhas;31) Função scanner:32) Resolução de no mínimo 600x600 dpi óptico;33) Profundidade de no mínimo 24 bits;34) Bandeja de alimentação de originais para 30 folhas;35) Compatibilidade e software:36) Compatibilidade com os sistemas operacionais Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows

XP, Windows 2003 e Windows Vista;37) Deve vir acompanhada de mídia com os drivers dos sistemas operacionais suportados;38) Acompanhada de um conjunto extra de consumível (tonner) além do que já vem instalado

na impressora para cada equipamento;39) O equipamento deverá ter garantia total, “on-site” por um período de 36 (trinta e seis)

35

Page 36: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

meses, a partir da data de recebimento definitivo

17 SWITCH

1) Deverão ser instaláveis em racks profissionais de 19”, com seus respectivos Kit’s de fixação;

2) Os itens de 3 até 38 devem ser COMPROVADOS:3) Deve possuir 24 portas 10BaseT/100BaseTX/1000T com detecção automática e conector

RJ-45 4) Deve possuir pelo menos 2 slots destinados à inserção de interfaces Gigabit Ethernet;5) Deve possuir uma porta para o gerenciamento e configuração do equipamento, out-of-band

via console;6) Deve possuir switch fabricação de no mínimo 25 Gbps; 7) Deve possuir uma taxa de encaminhamento de no mínimo 34 Mpps (para pacotes de 64

bytes); 8) Deve possuir capacidade para 8.000 endereços MAC;9) Deve possuir 90 MB de memória DRAM e 32 MB de memória Flash;10) Configuração padrão guardada em memória Flash; 11) Deve permitir que o usuário crie uma rede de até 8 equipamentos gerenciados por apenas

um IP;12) Seleção automática de transmissão half-duplex ou full-duplex em cada porta;13) Todas as portas devem operar em “wire-speed” melhorando a performance de cada porta;14) Possuir fonte de alimentação interna de 110/220 VAC com chaveamento automático;15) Possuir certificado comprovando a compatibilidade elétrica FCC Part 15 Class A;16) Deve ter a possibilidade de operar com fonte redundante externa;17) Deve possuir MTBF medido superior a 220.000 horas; 18) Suportar os padrões: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3ab, 1000BaseZX (70KM) ou

compatíveis ,IEEE 802.3z, IEEE 802.1s, IEEE 802.1w, IEEE 802.1x, IEEE 802.3ad, IEEE 802.3x, IEEE 802.1D, IEEE 802.1p e IEEE 802.1Q;

19) Controle de “broadcast” por porta; 20) Deve implementar filas de prioridade em cada porta, permitindo a priorização do tráfego de

rede e uma integração transparente de dados, voz e vídeo através do protocolo IEEE 802.1p com CoS (class-of-Service);

21) Implementar QoS com classificação no nível 2 (tipo de encapsulamento, endereço MAC de destino e de origem), nível 3 (endereço IP fonte ou destino) e nível 4 (portas dos protocolos TCP e UDP);

22) Implementar ACL (access control lists);23) Implementar 802.1S/W (tolerância a falhas, balanceamento de carga, recuperação rapida);24) Permitir marcação e remarcação do campo DSCP de pacotes IP;25) Possuir, no mínimo, 4 filas de pacotes por porta 10/100BaseTX e processamento de filas

baseados nos algoritmos Stricted Round Robin (SRR), Stricted Priority ou Weighted Round Robin (WRR);

26) Efetuar filtragem de pacotes por endereço MAC;27) Permitir a utilização dos protocolos NTP (Network Time Protocol) ou SNTP (Simple

Network Time Protocol);28) Filtragem de pacotes por endereço MAC, endereço IP e porta UDP ou TCP;29) Possuir suporte ao protocolo IGMP Snooping versão 3;30) Permitir o bloqueio de porta LAN através do endereço MAC;31) Deve suportar gerenciamento via SNMPv1, SNMPv2c e SNMPv3;32) Configuração via linha de comando e Telnet;33) Suportar os seguintes grupos de RMON: History, Statistics, Alarms e Events;34) Possuir LEDs indicadores de operação half ou full-duplex, de operação 10BaseT ou

100Base TX ou 1000T e do estado de cada porta e também do equipamento: fonte redundante, atividade do sistema e utilização da banda;

35) Possuir suporte a TFTP;36) Permitir a configuração de múltiplos níveis de privilégio para a configuração via console; e37) Permitir configuração automática via DHCP.38) O equipamento deverá ter garantia total, “on-site” por um período de 12 (doze) meses, a

partir da data de recebimento definitivo

36

Page 37: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

18 NOBREAK

1) Potência nominal mínima de 2.000 VA.2) Microprocessado com estabilizador interno e filtro de linha.3) Proteção contra descarga total das baterias;4) Alarme audiovisual intermitente para queda e fim do tempo de autonomia;5) Proteção contra sub/sobre-tensão com retorno automático de rede6) Fator de Potência na Saída de 0,7;7) Tensão de entrada nominal AC 110/220 V;8) Tensão de saída nominal AC 115 V;9) Possibilidade de acoplar um adaptador de SNMP;10) Painel frontal proporciona uma leitura simples da situação da rede, carga e estado das

baterias;11) Recarga automática das baterias;12) Software de monitoramento do No-Break incluso;13) Disponibilidade de acoplamento de bateria extra e externa, acompanhando o cabo para

ligação da bateria externa;14) Portas de comunicações RS232 com o acompanhamento dos respectivos cabos e conectores;15) Possuir no mínimo 6 saídas protegidas;16) Deve possuir certificado UL ou equivalente;17) Deve acompanhar todos os cabos, conectores, manuais e drivers originais do fabricante;18) Garantia total “on-site” de, de 24 (vinte e quatro) meses a partir da data de recebimento

definitivo, incluindo as baterias.19 ESTABILIZADOR DE TENSÃO (ESTAÇÃO DE TRABALHO)

1) Potência nominal mínima de 1 KVA;2) Possuir filtro de linha3) Tensão de entrada nominal AC 110/220 V;4) Tensão de saída nominal AC 115 V;5) Proteção contra sobrecarga e sub/sobretensão na rede elétrica;6) Regulação da saída mínima de +/- 6%;7) Possuir no mínimo 3 tomadas padrão NEMA 5/15;8) Proteção contra curto-circuito;9) Fusível externo;10) Aterramento no gabinete do estabilizador;11) Aprovado pelo INMetro.12) O equipamento deverá ter garantia total, “on-site” e por um período de 12 (doze) meses, a

partir da data de recebimento definitivo20 ESTABILIZADOR DE TENSÃO (IMPRESSORA LASER MULTIFUNCIONAL)

1) Estabilizador Microprocessado;2) Potência nominal mínima de 2 KVA;3) Possuir filtro de linha4) Tensão de entrada nominal AC 110/220 V;5) Tensão de saída nominal AC 115 V;6) Proteção contra sobrecarga e sub/sobretensão na rede elétrica7) Regulação da saída mínima de +/-6%;8) Possuir no mínimo 3 tomadas padrão NEMA 5/15;9) Proteção contra curto-circuito;10) Fusível externo;11) Aterramento no gabinete do estabilizador;12) Aprovado pelo INMetro.13) O equipamento deverá ter garantia total, “on-site” por um período de 12 (doze) meses, a

partir da data de recebimento definitivo

21 FRIGOBAR Com capacidade de no mínimo 120 (cento e vinte) litros, com dimensões aproximadas (LAP): 53 x 84 x 59 mm, fonte de energia 220 volts. Cor branca.

37

Page 38: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

Garantia total de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses em todos os componentes, a partir da data do recebimento definitivo

22 APARELHO AR CONDICIONADO 30.000 btu/h,

1) Condicionador de Ar do tipo Split, modelo Piso/Teto;2) Capacidade Nominal mínima de 30.000 BTU/h;3) Dimensões Internas: Largura entre 1.100 mm e 1.400 mm; Altura entre 200 mm e 300 mm;

Profundidade entre 600 mm e 700 mm;4) Dimensões Externas: Largura entre 850 mm e 1.200 mm; Altura entre 600 mm e 900 mm;

Profundidade entre 300 mm e 400 mm;5) Sistema de refrigeração, ventilação e desumidificação;6) Tensão de 220 Volts;7) Funções timer, sleep, auto e swing;8) Possuir bomba para água de condensação;9) Possuir filtro anti-pó que elimine as impurezas do ar;10) Controle remoto sem fio;11) Possuir no mínimo 2 (duas) velocidades de insuflamento de ar;12) Possuir proteção anti-corrosiva das aletas do condensador;

Garantia total de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses em todos os componentes, a partir da data do recebimento definitivo.

23 APARELHO AR CONDICIONADO 21.000 btu/h,

1) Condicionador de ar modelo de janela. 2) Capacidade de Resfriamento: 21 000 BTU;3) Tensão (60Hz):110 - 220Volts;4) Consumo: ~2.200 (W)5) Corrente (Resfriamento / Aquecimento): ~ 10 A;6) Nível de Ruído : melhor que 48 dB (a);7) Desumidificação: ~3,0 (l/h)8) Vazão de ar: ~ 1020 m³/H;9) Dimensões Máximas : (700 x 500 x 400) mm;

Garantia total de, no mínimo, 24 (vinte e quatro) meses em todos os componentes, a partir da data do recebimento definitivo.

24 TELEVISOR 29”

Características mínimas:1) Tela de 29 polegadas, em cores, TELA 100 % PLANA, estéreo. 2) Freqüência automática 50/60 Hz.3) Controle Remoto.4) Sistema de Cor Pal-M/NTSC.5) Entrada S-vídeo.6) Entradas de Áudio e Vídeo.7) Saída de Áudio e Vídeo.8) Potência Mínima - 14 Watts (RMS).9) Bivolt.10) Teclas Closed Caption no controle remoto.

Garantia total de, no mínimo, de 12 (doze) meses a partir da data de recebimento definitivo.25 PROJETOR MULTIMÍDIA

1) Tecnologia de LCD ou DLP;2) Compatível com IBM PC, Macintosh e Notebook;3) Resolução real mínima de 1024x768 (XGA);4) Resolução compatível com VGA (640x480), SVGA (800x600), SXGA (1600x1200);5) Compatibilidade de vídeo com NTSC, PAL-M, PAL-N, SECAN, HDTV;6) Luminosidade mínima de 2000 (dois mil) ANSI Lumens;7) Razão de Contraste de no mínimo 1000:1;8) Lente com zoom manual mínimo (1.2x);9) Lâmpada com vida útil de no mínimo 2000 (duas mil) horas e substituível pelo usuário;10) Projeção em 16,7 milhões de cores, sem perda de qualidade;

38

Page 39: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

11) Com no mínimo 1 (uma) entrada RGB para computador;12) Com no mínimo 1 (uma) entrada S-Video, 1 (uma) entrada de vídeo composto e entrada

para áudio;13) Com no mínimo uma entrada de controle USB e uma RS232;14) Capacidade de fazer apresentações sem a necessidade de um computador;15) Com capacidade de comunicação sem fio com o protocolo Wi-Fi (802.11b);16) Controle remoto sem fio de funcionalidade completa com mouse;17) Com 1 alto-falante interno de 1W RMS no mínimo;18) Alimentação de 100~120/220~240V – 50/60Hz com conversão automática;19) Dimensão da imagem com margem mínima de 0,66m a 5,46m na diagonal;20) Menor distância de projeção: 1,5m ou menor;21) Maior distância de projeção: 10 m ou maior;22) Com correção eletrônica do efeito trapézio de no mínimo +/- 10° vertical;23) Maleta para viagem que permita acondicionar o projetor e todos os acessórios,24) Acompanhado de todos os cabos para conexões de computador e áudio e vídeo;25) Drivers para uso com os sistemas operacionais MS Windows 98, MS Windows 2000, MS

Windows XP e Linux caso necessite instalar algum programa para utilização do projetor multimídia;

26) Peso máximo de 2,4Kg;27) Documentação completa.28) Garantia total “on-site” de, no mínimo, de 36 (trinta e seis) meses a partir da data de

recebimento definitivo.

26 TELA DE PROJEÇÃO

1) Retrátil, com ajuste de altura com múltiplos pontos de parada,

2) Suporte para fixação em parede ou teto,

3) Estojo em alumínio, de no mínimo 2.5”,

4) Com pintura eletrostática, ganho de brilho de 1.5, resistente a riscos e corrosão,

5) Barra de acabamento inferior, medindo no mínimo 1,50 X 1,50 mt.27 DVD

1) Saída de vídeo componente com a tecnologia Progressive Scan, bivolt automático2) Reprodução Multi-formato: DVD-Vídeo, DVD+RW/-RW, DVD+R/-R (inclusive DiVX)

DVD-RW em modo VR, SVCD, VCD, CD3) Sistema de cor NTSC4) Saídas de áudio: Digital Coaxial e Analógico5) Alimentação 50/60 Hz6) Áudio, CD-R/RW, JPEG, WMA, MP3, SUCD7) Zoom Variável: ajuste fino à tela do televisor8) Direct Navigator: menus de navegação na tela9) Advanced Surround: modos alto-falante 1/2, fone de ouvido ½10) Modos de Imagem: Normal, Cinema 1, Cinema 2, Animation e Dynamic11) Modos de Reprodução: Programada, Repetitiva e Aleatória12) Função Sleep: desligamento automático13) Conversor D/A de áudio14) Conversor D/A de vídeo15) Garantia total “on-site” de, no mínimo, de 36 (trinta e seis) meses a partir da data de

recebimento definitivo.28 WEB CAN

1) Sensor de no mínimo 2 Megapixels (reais)2) Lentes de alta precisão (conjunto óptico)3) Resolução de vídeo de no mínimo 1600x1200 pixel4) Resolução de foto de no mínimo 3200x2400 pixel (software)5) Controle automático de foco

6) Interface usb 2.029 HEADSET ESTÉREO COM MICROFONE DIRECIONAL

1) Conjunto de cabeça estilo tiara ajustável, composto de 02 fones de ouvido estéreos conjugados com lábio-fone de cápsula eletromagnética, com proteção de espuma que envolva toda região auricular, articulado, com regulagem para os fones de ouvido e para o

39

Page 40: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

microfone, com plugs para conexão de entrada (MIC) e saída (AUDIO OUT) ambos no padrão P-2 estéreo para utilização em placas de som de microcomputadores;

2) Deverá atender a Norma ABNT 10152, no que couber.3) Compatível com Windows vista e XP

30 MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL

1) Resolução de imagem: 7.0 megapixel mínima;2) Velocidade do obturador: 1/8 a 1/2000 f.3) Fonte de energia: 1 bateria de li-ion recarregável acompanhada de um carregador indicador

de carga de bateria.4) Memória interna de 32 MB ou superior.5) Capacidade de receber cartões de memórias externos tipo memory-stick pro ou

equivalente.6) Conexões A/V, USB.7) Gravação de vídeo com som.8) Zoom óptico 3X ou superior.9) Zoom digital 2X ou superior.10) Formato de imagem JPEG.11) Formato de Vídeo AVI MPEG.12) Visor de LCD colorido fixo.13) 01 cabo de Áudio, vídeo e dados (USB), 01 CD (drivers e Softwares) e um manual de

instruções.

31 TV LCD 42 “

1) Tamanho de tela : 42 Polegadas LCD2) Tela Plana/Convencional : Plana 3) HDTV Ready 4) Formato de tela : Widescreen - 16:9 5) Progressive scan 6) Resolução de Imagem mínima: 1300 x 700 Pixel / Linha 7) Potência de saída : 20 W ( 10W + 10W RMS)8) Sistema de som : Estéreo 9) Auto Volume (AVL) SAP 10) Conexões :HDMI, S-Vídeo, Vídeo Componente, Entrada RGB para PC, Saída para Fones

de ouvido, Entrada A/V (Lateral e/ou Traseira)11) Voltagem 100-240V Automático 12) Consumo aproximado em Stand By: menos que 1W , sendo consumo máximo em

operação: 250W13) Ângulo mínimo de Visão de 165º 14) Trinorma (Pal-M, Pal-N, NTSC) 15) Durabilidade aproximada 60.000 horas 16) Funções e Características Gerais : Proteção de Tela, On/Off Timer, Bloqueio de Canais,

Closed Caption, PIP, Controle Remoto Garantia total de, no mínimo, de 12 (doze) meses a partir da data de recebimento definitivo.

32 OFFICE Sugerimos a adoção, smj, de software livre como por exemplo BROffice, Star Office, Open Office, no que tange ao pacote para a edição de texto, planilhas, apresentações, etc.Vantagens:

1) Economia de custos a médio e longo prazo com software proprietário.2) Maior segurança 3) Eliminação de mudanças compulsórias que os modelos proprietários impõem,

periodicamente, aos seus usuários, em virtude da descontinuidade de suportea versões.

4) Independência tecnológica 5) Desenvolvimento de conhecimento local.

Possibilidade de auditabilidade dos sistemas.

40

Page 41: Projeto Básico e Plano de Trabalho GGIM  -MODELO VITÓRIA

41