projeto: articulação entre o turismo no parque estadual do ibitipoca e seu entorno trabalho...

10
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno

Trabalho Disciplina IF 128

Page 2: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

• Necessidade de promover o desenvolvimento econômico da comunidade do entorno, fortemente dependente do Parque

Problemas Abordados

• Crescente Pressão antrópica sobre o Parque devido a demanda turística crescente.

• Falta de consciência de turistas a cerca da importância do parque e dos sistemas naturais, perceptível nas inúmeras pichações nas grutas do Parque.

Page 3: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

ConsequênciaInteração

LEGENDA

Solução PropostaO projeto propõe o conceito de descentralização turística da região como forma de diminuir a pressão sobre o Parque ao mesmo tempo que promove o crescimento econômico das comunidades no entorno do mesmo. E pretende incentivar a formação de guias locais, iniciativa vista como ferramenta importante de conscientização ambiental tanto dos turistas quanto dos moradores do entorno do Parque

Divisão do Contingente Turístico concentrado no Parque com o entorno

Parque

Contingente de Turistas

Guias

Empreendedores Turísticos do Entorno

Suporte do Parque na formação de Guias

Emprego dos Guias

Guias influenciando na conservação do ParqueGuias influenciando na conservação do Entorno

Geração de empregosContenção da degradação

Educação Ambiental

Aumento nos lucrosConhecimento mais amplo do patrimônio Natural Regional

Page 4: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Articulação dos empreendedores

Para que o turismo na Região deixe de se concentrar majoritariamente no PEI é necessário que o setor turístico da região se desenvolva. E neste aspecto a criação de um mecanismo de articulação entre os variados setores vinculados ao turismo é uma forma de viabilizar e acelerar este processo . O mecanismo de articulação proposto por este projeto é a formação de uma Cooperativa entre os empreendedores do ramo turístico da região, contando com o apoio e incentivo do PEI, visando o benefício mútuo.

União ObjetivoRapidez • Maior poder de negociação• Aumento do Público• Melhoria na divulgação• Melhor atendimento• Maior satisfação dos fregueses• Incremento das atividades• Integração com mútuos

benefícios

Page 5: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Papel do Parque e BenefíciosO papel do parque neste processo é apoiar e incentivar as atividades desenvolvidas pela associação, uma vez que o seu sucesso representa a redução da pressão antrópica sobre o PEI. Esta redução implica em ganho ecológico com diminuição da degradação de certos pontos do Parque pela super exposição a grupos de turistas, e consequentemente na redução dos custos com medidas preventivas e de recuperação, como as necessárias a contenção dos danos causados pelo pisoteamento, que são em geral bastante dispendiosas.

Animal registrado apenas na borda norte do Parque, afugentado provavelmente devido a atividade antrópica intensa dentro do Parque

Entrada da Gruta do Peão, com solo com sinais de pisoteio.

Trilha para o Pico do Peão, com sinais de intenso pisoteio.

Page 6: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Formação dos GuiasUm dos aspectos chaves do processo é a formação de guias especializados na região. Esta ação concatena interesses do ponto de vista do PEI, dos empreendedores turísticos e da população do entorno.Ao Parque caberá a função de certificar os guias, a associação a de emprega-los e a população local a de fornecer o contingente humano necessário. Em retorno o parque receberá visitantes mais bem orientados ficando menos sujeito a depredações, os empreendedores fornecerão um serviço de melhor qualidade, o que tende a aumentar seus lucros, e a população do entorno é beneficiada com a criação de empregos. Ademais, os turistas terão acesso a informações valiosas a respeito do parque e seu entorno, ficando ao fim de sua estadia cientes de sua importância.

• A INFORMAÇÃO é o melhor caminho para a CONSERVAÇÃO

Page 7: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Benefícios para população do entorno

A população do entorno se beneficiará do maior contingente turístico motivado pelo aumento no número de atrações, o que irá incrementar significativamente o setor secundário local, gerando assim mais empregos. Além dos benéficos econômicos ela também irá desfrutar de um maior grau de conservação do ecossistemas no qual está inserida uma vez que a conservação destes terá, a partir de então, não apenas um apelo sentimental, mas também um valor econômico.

Distrito fora do foco turístico

Distrito no foco turístico

Principais atividades atualmente

desenvolvidas

Principais atividades atualmente

desenvolvidas

Atividades desenvolvidas com

foco no meio ambiente

Page 8: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

TuristasOs visitantes da região serão providos com uma maior gama de opções de turismo e com um serviço de melhor qualidade derivado da melhor organização do setor turístico da região. O acesso a informação sobre os estabelecimentos e sua opções de atividades será facilitado. E o valor de seus passeios na região serão agregados de informações valiosas sobre o ecossistema local e sua importância, enriquecendo sua experiência e somando-se a lembranças inesquecíveis de paisagens deslumbrantes. Ao fim de sua estadia na região espera-se que os visitantes desenvolvam sua consciência ambiental, incentivados pelo aspecto prático do contato com a natureza.

Page 9: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

ConclusãoEspera-se que a organização dos empreendedores com atividades ligadas direta e indiretamente com o turismo desencadeie a descentralização do turismo na Região, diminuindo a pressão antrópica sobre o PEI e movimentando a economia local. Além disso, com a vinculação destas atividades á guias locais especializados a tendência é que se gere uma nova fonte de empregos na região e se estimule a conscientização e educação ambiental, diminuindo assim degradação do Parque, por ações inadequadas de seus visitantes.

Page 10: Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128

Obrigado.