projeto + 60: inspirações

26
Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 1 E se… a cultura pudesse ajudar a melhorar a saúde do idoso? Fauja Singh, indiano, 100 anos. O maratonista mais velho do mundo. Não conseguia andar até os 5 anos e com 15 mal conseguia ir além de um quilômetro devido à sua condição física frágil. Só começou a correr depois dos 81 anos. É vegetariano e muito religioso. Arthur Gilbert, britânico, 90 anos. É considerado o mais velho triatleta do mundo. “O segredo é viver tranquilamente, sendo feliz, positivo e fazendo caridade. Eu não bebo ou fumo e faço check-ups médicos regularmente.”

Upload: tellus

Post on 14-Jul-2015

883 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 1

E se… a cultura pudesse ajudar a melhorar a saúde do idoso? Fauja Singh, indiano, 100 anos. O maratonista mais velho do mundo. Não conseguia andar até os 5 anos e com 15 mal conseguia ir além de um quilômetro devido à sua condição física frágil. Só começou a correr depois dos 81 anos. É vegetariano e muito religioso. Arthur Gilbert, britânico, 90 anos. É considerado o mais velho triatleta do mundo. “O segredo é viver tranquilamente, sendo feliz, positivo e fazendo caridade. Eu não bebo ou fumo e faço check-ups médicos regularmente.”

Page 2: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 2

E se… o conhecimento do idoso fosse um húmus para nutrir outras gerações? Húmus ou humo é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos. A compostagem é uma técnica de reciclagem que produz humo, que é riquíssimo em nutrientes e é usado como fertilizante orgânico para alimentar os vegetais. O fim de um ciclo vira alimento para o desenvolvimento de um novo ciclo.

Page 3: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 3

E se… fosse possível estímular o otimismo do idoso? Américo Antonio, 80 anos, pratica Paraglider. Anibbal Orrin, aos 71 anos, chega à praia às 5h30 para surfar. Mohr Keet, 96 anos, praticante de bungee jump. Gabe, 91 anos, a mulher mais velha à pular de bungee jump e já foram mais de 6 saltos. O que eles dizem sobre o segredo da vitalidade: "Sorrir sempre, não ficar se lamentando, fazer o bem incondicionalmente e procurar ver sempre o lado positivo das coisas".

Page 4: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 4

E se… pudéssemos criar uma biblioteca só com pessoas, sem livros? Os idosos são os principais mantenedores da tradição oral de uma cultura, preservando e repassando aos mais novos as histórias, lendas, usos e costumes através da fala e do convívio. “Quando morre um idoso, é como que se queimasse uma biblioteca”, provérbio africano.

Page 5: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 5

E se… os idosos fossem uma árvore, como eles seriam cultivados na BSP? Em um ecossistema de floresta, as árvores mais antigas e altas protegem e criam condições favoráveis de humidade, temperatura, nutrição, etc., para que as outras árvores e plantas possam nascer e se desenvolver.

Page 6: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 6

E se… a biblioteca fosse um pólo integrador do popular e do erudito? Benzedeiras, parteiras, curandeiras, cozinheiras, costureiras, contadoras de história, entre muitas outras mestras do diverso e rico conhecimento tecnológico popular, aprimoram e passam este aprendizado prático de geração para geração.

Page 7: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 7

E se… a abelha da Carnaúba fosse um símbolo para a biblioteca? O córrego Carandiru banhava a Fazenda Jesuíta, no atual bairro de Santana, onde foi erguido o Complexo Penitenciário do Carandiru. Esta palavra vem do Tupi-guarani: "Abelha da Carnaúba” - Carandá = Carnaúba (espécie de palmeira) + Iru = Abelha (Fonte: Prof. John Monteiro, Unicamp). Uma das principais funções das abelhas é polinizar as plantas, ou seja, contribuir para que haja troca, disseminação e continuidade da espécie.

Page 8: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 8

1

1 2

2 3

3

4

4

5

5

E se… a cultura fosse o fator-chave para o aumento da expectativa de vida? Estes países com a MAIS ALTA EXPECTATIVA DE VIDA possuem em comum ALTOS ÍNDICES de Anos Médios de Estudo, de Anos Esperados de Escolaridade (taxas de matrícula + taxa de evasão + qualidade do ensino), de Renda Individual e de Saúde (Health-Care Capabilities).

EXPECTATIVA DE VIDA

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

Page 9: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 9

E se… a cultura pudesse reconectar o idoso ao seu ciclo biológico natural? “Capsula Mundi”, dos designers Raoul Bretzel and Anna Citelli, é uma urna funerária biodegradável de plástico, que contém sementes de uma árvore, na qual a matéria orgânica do corpo vira nutriente para a planta se desenvolver. Com isso, propõem uma reconexão do homem com seu ciclo biológico natural e uma nova postura sobre o término da vida e começo de outra. “O velho alimentando o novo”.

Page 10: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 10

E se… a BSP fosse um símbolo para que gerações mais novas pudessem aprender e honrar seu passado? Ruínas, memoriais e museus como o do Holocaustro (Auschwitz, Polônia), a Cúpula da Bomba Atômica (Hiroshima, Japão) e do Carandiru, servem principalmente de testemunha física e palpável para que as gerações mais novas não se esqueçam da história e possam aprender com ela.

Page 11: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 11

E se… a BSP fosse um grande centro de reciclagem e reutilização do conhecimento do idoso? RECICLAR E REUTILIZAR são formas de colocar um elemento novamente no seu ciclo natural ou dentro de um novo ciclo. Também, são formas de reconhecer o valor de um elemento e usar este seu potencial/valor existente para ampliar sua vida útil.

Page 12: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 12

E se… a BSP pudesse ajudar os idosos a se modernizar e se revalorizar para a sociedade? RETROFIT e RENOVAÇÃO URBANA, são maneiras de modernizar e revalorizar equipamentos, prédios ou áreas urbanas considerados ultrapassados ou degradados, através da substituição e integração de novas tecnologias, materiais de alta qualidade e novas funções às estruturas destes espaços antigos existentes.

Page 13: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 13

E se… os idosos enxergassem a velhice apenas pelo seu lado positivo? Para o Budismo, a velhice pode ser grande fonte de sofrimento se ficamos apegados aos valores da jovialidade e às limitações físicas do corpo, mas pode ser fonte de grande aprendizado se mantivermos vivo o espírito de procura e a prática da fé. Para o Islamismo, o esforço de cuidar dos pais no momento mais difícil de suas vidas é considerado uma honra, uma bêncão e uma oportunidade para o grande crescimento espiritual. No Antigo Testamento a velhice é entendida como a idade madura, maturidade, pois eles possuem a sabedoria e a prudência.

Page 14: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 14

E se… os idosos pudessem aprender a se rejuvenecer com os jovens? Existem muitos programas e projetos nos quais jovens e idosos estão trabalhando juntos em voluntariado (como no FIFTY-FIFTY), morando juntos em repúblicas (como no Viure i Conviure), aprendendo juntos (como no TinTim), plantando juntos (como no GAP), capacitando-se profissionalmente juntos (como no IGLOO) e muitos outros. São projetos que combinam e complementam o que existe de melhor destas idades.

Page 15: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 15

E se… todos os idosos fossem premiados por suas histórias de vida? O Prêmio Nobel é entregue anualmente às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade. O prêmio é considerado um dos maiores reconhecimentos públicos do mundo, coroando uma pessoa pelo resultado do seu longo trabalho de vida.

Page 16: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 16

E se… todo jovem tivesse um grande mestre como tutor? Isaac Newton disse: “Se vi mais longe foi por estar sobre ombros de Gigantes". Essa metáfora medieval ilustra um princípio da ciência, que é gerar conhecimento através da compreensão da pesquisa e trabalhos criados por pensadores notáveis do passado, isto é, aproveitar e aprender com os conhecimentos acumulados do passado (acertos e erros) para, a partir deles, ir mais longe e mais rápido.

Page 17: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… existissem centenas de Cartolas entre os idosos? Cartola, considerado por alguns o melhor sambista brasileiro da história, era um cantor conhecido em sua comunidade e depois sumiu por anos, foi redescoberto lavando carros em Ipanema e alcançou sua consagração alguns meses antes de completar 66 anos, quando o gravou seu primeiro disco-solo.

Page 18: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… os idosos reinventassem a utilização das mídias sociais? A aposentada Avril Lethbridge de 79 anos criou um aplicativo para tablets que ensina boas maneiras às crianças. Ela teve a ideia depois de observar jovens mal comportados em um ônibus, quando ela tinha 77 anos. Já Peter Oakley ficou famoso através do youtube, com seus vídeos sobre sua história de vida, postados regularmente na internet. Hoje já conta com mais 320 vídeos e está entre os top 20 mais acessados do UK.

Page 19: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… a BSP formasse seu próprio “The Elders”? Fundada por Nelson Mandela The Elders é uma organização de grandes ex-líderes mundiais com mais de 60 anos que com o objetivo de mobilizar governo, sociedade e empresas para tomarem ações e decisões ousadas corretas para construir um mundo mais justo e sustentável. Juntos fazem palestras e oferecem apoio à jovens empreenderem seus projetos

Page 20: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… a BSP fosse uma universidade para a vida? Nola Hill , uma americana de 95 anos é reconhecida por ser a pessoa mais idosa do mundo que terminou seu curso superior. Ela começou seu curso em 1930, com um módulo via correspondência, mas depois se casou e mudou para uma fazenda e só voltou aos estudos, depois que seu marido morreu em 1972. Em 2009 se formou na mesma classe que sua neta.

Page 21: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… a Biblioteca fosse um grande centro produtor de conhecimento? Nascida em uma fazenda de escravos norte-americana, Sadie Delany foi a primeira professora negra a ensinar economia doméstica para alunos de escolas públicas nos Estados Unidos. Se tornou famosa, ao publicar um best-seller sobre sua história e de sua irmã, aos 103 anos de idade.

Page 22: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Educar Brincando | Bliblioteca de São Paulo | Relatório Preliminar | 24/04/2012

E se… a biblioteca fosse uma grande família? Características agregadoras dos avôs e avós são uma excelente inspiração positiva sobre a importância do idoso na sociedade. Na fala de hoje é mais ou menos assim. Vovó: Ela não tem facebook mas lembra do seu aniversário

Page 23: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 23

E se… todos os idosos fossem VIP’s na BSP? Pessoas especiais merecem serviços especiais. Nas salas premier os clientes vip’s são recebidos pelo gerente ou atendente especializado, que o chama pelo nome, lhe serve café ou chá. Caso queira, há computadores à disposição.

Page 24: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 24

E se… todos os idosos quisessem frequentar a BSP? A Campus Party reúne 7.500 pessoas em 5 dias de evento, sendo que 5.500 acampam no local. A reputação e o grande leque de atividades (exposições, palestras, oficinas, áreas temáticas, competições de games, conexão internet alta velocidade, etc) atraem as multidões de todo país e exterior.

Page 25: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 25

E se… a cultura pudesse dar um próposito de vida ao idoso? A espiritualidade e conexão com um propósito de vida são fatores que contribuem para a vida ativa e envelhecimento saudável na 3ª idade. Nos seus últimos 30 anos de vida, irmã dulce tinha 70% da capacidade respiratória comprometida, mas isso não a impediu de construir uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país.

Page 26: Projeto + 60: Inspirações

Instituto Tellus Bliblioteca de São Paulo | Pesquisa Inspiracional | 21/03/2012 26

E se… fosse possivel levar a BSP para cada bairro de São Paulo através da tecnologia? Aulas de ginástica rítmica gravadas em fita mobilizam idosos todas as manhãs desde 1930. No Brasil, desde 1978 mobiliza mais de 10 mil pessoas. Desde 1930, por iniciativa conjunta do serviço de previdência dos correios japoneses e do Rádio Clube do Japão, foi criado o Rádio Taissô: literalmente, ginástica através do rádio. Um conceito simples e milenar, de trazer saúde por meio de exercícios, utilizando um dos meios de comunicação de massa.