programe com scratch

1
Muitas pessoas acham que a programação de computadores é muito chata, coisa para especialistas ou gênios, acessível apenas para aqueles com elevados níveis treinamento técnico. E, de fato, linguagens tradicionais de programação como Java e C++ são difíceis para muitos de nós. Scratch, uma nova linguagem de programação gráfica, pretende mudar isso. Scratch tira vantagem dos avanços na computação e na interface gráfica para tornar a programação mais atraente e acessível para crianças, adolescentes, e todos que queiram aprender a programar. O Scratch oferece algumas coisas como: Programação com blocos. Para criar programas no Scratch, você precisa apenas juntar blocos gráficos empilhando-os. Os blocos foram projetados para se encaixarem perfeitamente de modo que façam sentido, sem erros de síntaxe ou de lógica. Diferentes tipos de dados possuem formas diferentes, eliminando erros de comuns. Você pode mexer nas pilhas mesmo com o seus programas a rodarem, de modo que fica fácil você agregar e experimentar novas ideias interativamente. Manipulação de mídia. Com o Scratch, você pode criar programas que controlem e mexam com gráficos, animações, música, e som. Scratch amplia as possibilidades de manipulação de mídias tão populares hoje em dia – por exemplo, adicionar um filtro de imagem programável no estilo Photoshop. Partilhar e colaborar. O portal do Scratch lhe provê inspiração e audiência: você pode experimentar projetos de outras pessoas; reutilizar e adaptar suas imagens e scripts; e publicar seus próprios projetos. O objetivo principal é desenvolver em torno do Scratch uma cultura e uma comunidade que partilha. Scratch oferece um começo fácil, em que o céu é o limite (a possibilidade de criar projetos complexos), e amplos horizontes (suporte a uma diversidade de projetos). Ao desenvolver o Scratch, demos prioridade à simplicidade, às vezes até mesmo sacrificando a funcionalidade e a compreensão. Ao trabalharem com projetos Scratch, estudantes terão oportunidade de aprender importantes conceitos computacionais tais como iteração, condicionais, variáveis, tipos de dados, eventos, e processos. Scratch tem sido usado para introduzir esses conceitos aos estudantes de todas as idades, do ensino fundamental à graduação. Alguns estudantes transitam para as linguagens tradicionais baseadas em texto após serem introduzidos à programação com o Scratch. Scratch é feito em cima da linguagem de programação Squeak. Ele foi inspirado em trabalhos prévios com Logo e Etoys, só que mais fácil e intuitivo. Scratch é um projeto open-source mas de desenvolvimento fechado. O código fonte é livremente disponível, mas o aplicativo só é desenvolvido por uma pequena equipe de pesquisadores Media Lab no MIT. Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab

Upload: alexandre-r-soares

Post on 20-Jun-2015

320 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Apresentação do software Scratch (MIT)

TRANSCRIPT

Page 1: Programe com Scratch

Muitas pessoas acham que a programação de computadores é muito chata, coisa para especialistas ou gênios, acessível apenas para aqueles com elevados níveis treinamento técnico. E, de fato, linguagens tradicionais de programação como Java e C++ são difíceis para muitos de nós.

Scratch, uma nova linguagem de programação gráfica, pretende mudar isso. Scratch tira vantagem dos avanços na computação e na interface gráfica para tornar a programação mais atraente e acessível para crianças, adolescentes, e todos que queiram aprender a programar. O Scratch oferece algumas coisas como:

• Programação com blocos. Para criar programas no Scratch, você precisa apenas juntar blocos gráficos empilhando-os. Os blocos foram projetados para se encaixarem perfeitamente de modo que façam sentido, sem erros de síntaxe ou de lógica. Diferentes tipos de dados possuem formas diferentes, eliminando erros de comuns. Você pode mexer nas pilhas mesmo com o seus programas a rodarem, de modo que fica fácil você agregar e experimentar novas ideias interativamente.

• Manipulação de mídia. Com o Scratch, você pode criar programas que controlem e mexam com gráficos, animações, música, e som. Scratch amplia as possibilidades de manipulação de mídias tão populares hoje em dia – por exemplo, adicionar um filtro de imagem programável no estilo Photoshop.

• Partilhar e colaborar. O portal do Scratch lhe provê inspiração e audiência: você pode experimentar projetos de outras pessoas; reutilizar e adaptar suas imagens e scripts; e publicar seus próprios projetos. O objetivo principal é desenvolver em torno do Scratch uma cultura e uma comunidade que partilha.

Scratch oferece um começo fácil, em que o céu é o limite (a possibilidade de criar projetos complexos), e amplos horizontes (suporte a uma diversidade de projetos). Ao desenvolver o Scratch, demos prioridade à simplicidade, às vezes até mesmo sacrificando a funcionalidade e a compreensão.

Ao trabalharem com projetos Scratch, estudantes terão oportunidade de aprender importantes conceitos computacionais tais como iteração, condicionais, variáveis, tipos de dados, eventos, e processos. Scratch tem sido usado para introduzir esses conceitos aos estudantes de todas as idades, do ensino fundamental à graduação.Alguns estudantes transitam para as linguagens tradicionais baseadas em texto após serem introduzidos à programação com o Scratch.

Scratch é feito em cima da linguagem de programação Squeak. Ele foi inspirado em trabalhos prévios com Logo e Etoys, só que mais fácil e intuitivo.Scratch é um projeto open-source mas de desenvolvimento fechado. O código fonte é livremente disponível, mas o aplicativo só é desenvolvido por uma pequena equipe de pesquisadores Media Lab no MIT.

Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab