programa pm em forma · 4.1.1 elaborará em conjunto com o neqv vídeos motivacionais para...

22
1 COMANDO-GERAL GABINETE DO COMANDO-GERAL ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018-CG (Implementação do “Programa PM em Forma”) 1 FINALIDADE Regular a implementação do “Programa PM em Forma” na RMBH, por intermédio das seguintes atividades: a) capacitação de gestores e multiplicadores no âmbito das Unidades de Execução da RMBH para o desenvolvimento do programa; b) comunicação do programa e seus benefícios a todo o público militar da PMMG; c) aquisição e distribuição de equipamentos para o desenvolvimento do programa; d) desenvolvimento do processo de adesão voluntária de policiais militares ao programa na RMBH. 2 SITUAÇÃO 2.1 Contextualização Pesquisas apontam alta prevalência de sedentarismo, um elevado nível de estresse entre os policiais militares brasileiros e um preocupante número de militares que não possuem o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Nesse contexto, alguns trabalhos realizados com policiais militares têm apontado níveis insatisfatórios de aptidão física e de composição corporal, observando-se percentuais de gordura corporal elevados, em grande parte da amostra. Segundo estudos realizados nas unidades da PMMG, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, compreendendo o primeiro semestre de 2003, os problemas músculo esqueléticos foram a maior causa de afastamento do trabalho em todas as unidades pesquisadas.

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

1

COMANDO-GERAL

GABINETE DO COMANDO-GERAL

ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018-CG

(Implementação do “Programa PM em Forma”)

1 FINALIDADE

Regular a implementação do “Programa PM em Forma” na RMBH, por intermédio das seguintes atividades:

a) capacitação de gestores e multiplicadores no âmbito das Unidades de Execução da RMBH para o desenvolvimento do programa;

b) comunicação do programa e seus benefícios a todo o público militar da PMMG;

c) aquisição e distribuição de equipamentos para o desenvolvimento do programa;

d) desenvolvimento do processo de adesão voluntária de policiais militares ao programa na RMBH.

2 SITUAÇÃO

2.1 Contextualização

Pesquisas apontam alta prevalência de sedentarismo, um elevado nível de estresse entre os policiais militares brasileiros e um preocupante número de militares que não possuem o hábito de praticar exercícios físicos regularmente.

Nesse contexto, alguns trabalhos realizados com policiais militares têm apontado níveis insatisfatórios de aptidão física e de composição corporal, observando-se percentuais de gordura corporal elevados, em grande parte da amostra.

Segundo estudos realizados nas unidades da PMMG, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, compreendendo o primeiro semestre de 2003, os problemas músculo esqueléticos foram a maior causa de afastamento do trabalho em todas as unidades pesquisadas.

Page 2: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

2

Os altos níveis de sedentarismo e estresse encontrados entre os policiais militares pesquisados revelam, portanto, uma situação preocupante, pois o aparecimento de doenças cardiovasculares, AVE (Acidente Vascular Encefálico), hipertensão, diabetes mellitus, obesidade, osteoporose, câncer de cólon, câncer de mama, ansiedade e depressão estão relacionados à falta de prática de atividade física regular.

Tais situações impactam diretamente na qualidade de vida do policial militar e, consequentemente, no seu desempenho profissional, o que, certamente, acarreta prejuízos à qualidade da prestação de serviços à sociedade.

2.2 Justificativa

O desenvolvimento e a manutenção de níveis adequados de aptidão física é condição sine qua non para o desempenho satisfatório do serviço policial militar, tanto que a demonstração de níveis mínimos de aptidão física é exigida na PMMG como requisito para ingresso, ascensão na carreira, realização de cursos, estágios e avaliação de desempenho dos profissionais, sendo objeto de aferição por meio do Teste de Aptidão Física (TAF).

Pode-se dizer que os militares fisicamente ativos percebem-se menos estressados que os sedentários, confirmando o efeito positivo da atividade física regular no controle do estresse.

Assim, este Programa demonstra-se altamente relevante na medida em que a implantação de políticas de incentivo à prática de atividade física regular funcionaria como um fator motivador, medida simples e pouco onerosa, que favorece a qualidade de vida e a valorização da saúde do servidor militar, aumentando a produtividade e contribuindo para a excelência da qualidade do serviço prestado pela PMMG.

Ademais, bons níveis de condicionamento e higidez física proporcionam uma maior produtividade operacional, aliada a uma redução dos riscos típicos da profissão policial militar. A melhora das capacidades físicas indubitavelmente possibilita ao militar operar no dia a dia com mais segurança e assertividade.

2.3 Conceito

O “Programa PM em Forma” é um programa de qualidade de vida alicerçado no autotreinamento. Baseia-se na estratificação dos níveis de saúde a partir das avaliações as quais o Policial Militar é submetido na Instituição. Além disso, visa o condicionamento físico ocupacional direcionado para as capacidades físicas essenciais e condicionantes exigidas para uma atuação eficaz no desempenho da atividade fim.

Page 3: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

3

O “Programa PM em Forma” tem como premissa a participação voluntária dos militares, que receberão da Polícia Militar suporte técnico através de professores qualificados e remunerados, que atuarão nas unidades dois dias na semana.

3 EXECUÇÃO

3.1 Abrangência

O “Programa PM em Forma” será implementado inicialmente nas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte atualmente submetidas ao TPB no Centro de Treinamento Policial.

3.2 Período de Implantação do Programa na RMBH

De 02/08/18 a 31/12/2018.

3.3 Equipe Coordenadora - Núcleo de Excelência em Qualidade de Vida (NEQV)

- Maj PM Cássio Antônio dos Santos (GMG);

- 1º Ten QOS Luiz Inácio Quinaud (CSC PM);

- 1º Ten QOS Cintia Coelho Galvão (34º BPM);

- 2º Ten QOS Erika Dias Barbosa de Oliveira (APM);

- Cb PM Aníbal Francisco Gonçalves Júnior (34º BPM).

3.4 Desenvolvimento

3.4.1 1ª Etapa: Seleção/Capacitação dos Educadores Físicos

3.4.1.1 Treinamento e Nivelamento de Multiplicadores: Os educadores físicos serão militares selecionados na tropa e terão como pré-requisito técnico a graduação em Educação Física, além de outros explicitados no Edital de Credenciamento para Formação do Banco de Educadores Físicos do Programa.

3.4.1.2 Os educadores físicos serão devidamente capacitados pela equipe do Núcleo de Excelência em Qualidade de Vida (NEQV), o qual será instituído por ato do Comandante Geral.

Page 4: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

4

3.4.1.3 Os educadores físicos serão treinados, capacitados e nivelados de acordo com a filosofia do Programa, além de se submeterem a provas, incluindo treinamento EAD e participação em seminário.

3.4.1.4 Nivelamento dos Gerentes: Os Comandantes de Cia e Unidades serão submetidos a um nivelamento e alinhamento com a filosofia e forma de execução do programa, a ser desenvolvido pelo NEQV.

3.4.1.5 Nivelamento do QOS: Os Chefes e Oficiais dos NAIS e do HPM serão submetidos a um nivelamento e alinhamento com a filosofia e forma de execução do programa, a ser desenvolvido pelo NEQV.

3.4.2 2ª Etapa: Divulgação e Sensibilização

3.4.2.1 A sensibilização será realizada através de palestras nas Unidades. As palestras serão agendadas pelo Adjunto de Ensino e Treinamento e multiplicadores. O cronograma das palestras deverá ser enviado para o NEQV até o dia 28Jul18, na caixa "Núcleo de Qualidade de Vida". Durante as palestras será apresentado o programa e descrita a forma de adesão e desenvolvimento das atividades, além da realização da bioimpedância pelos educadores físicos do programa.

3.4.2.2 Serão desenvolvidos e disponibilizados vídeos de curta duração e banners institucionais na página principal da intranet, além de Folders “onepage” para envio via whatsapp aos comandantes de Unidades, que por sua vez os distribuirão aos seus respectivos subordinados, visando ampla divulgação do programa.

3.4.2.3 Serão elaborados roteiros de treinamento contendo rotinas, orientações sobre a prática segura de atividades físicas, técnicas de motivação intrínseca e extrínseca, dentre outros.

3.4.3 3ª Etapa: Avaliação geral dos policiais militares

3.4.3.1 Durante o PSOPM, todos os militares serão submetidos à bioimpedância que será lançada no Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP) pelo multiplicador da Unidade e/ou profissionais do NAIS, como o médico ou seu auxiliar, juntamente com os demais indicadores de saúde e condicionamento físico.

3.4.3.2 Durante o PSOPM, todos os militares serão submetidos à estratificação de risco de eventos cardiovasculares adversos em calculadora específica no Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP).

3.4.3.3 Durante o PSOPM, todos os militares serão submetidos à avaliação através de questionário, para estratificação da qualidade de vida e saúde mental.

Page 5: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

5

3.4.3.4 Será realizado o sistema de bandeiramento de níveis de saúde no Módulo de Qualidade de Vida no Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP), conforme Anexo B.

3.4.4 4ª Etapa: Adesão ao Programa e início das atividades regulares

3.4.4.1 Após a palestra, o militar interessado em aderir ao programa realizará o seu cadastro através de plataforma específica. Durante o período do programa o militar frequentará voluntariamente uma sessão de treinamento semanal em sua Unidade ou na Unidade mais próxima de sua residência, conforme a preferência. Portanto, a adesão ao programa será voluntária, baseada, principalmente, na motivação intrínseca.

3.4.4.2 Os militares que desejarem participar do programa, mas que por algum motivo não participaram da palestra inicial realizada durante o período de implantação na Unidade, poderão ser incluídos através de captação via multiplicadores e/ou profissionais de saúde nas Unidades em que estão lotados.

3.4.4.3 Os multiplicadores apresentarão nas segundas-feiras e terças-feiras, durante a instrução, um ciclo de 3 palestras com diferentes conteúdos. Serão abordados nas Unidades temas como: condicionamento físico seguro, redução do risco cardiovascular, estratégias de recuperação física, gerenciamento do estresse e de lesões músculo esqueléticas, bem como orientações nutricionais.

3.4.4.4 A captação também ocorrerá através do NAIS, durante o PSOPM e durante as consultas médicas para homologações de dispensas e licenças. Durante estas consultas, o médico do NAIS, verificando as necessidades do militar, o encaminhará ao programa. Além disso, as iniciativas já existentes para oferecer maior qualidade de vida aos militares, tais como os grupos de atenção multidisciplinar existentes no HPM, encaminharão ao “Programa PM em Forma” os militares em condições de participar.

3.4.5 5ª Etapa: Avaliação após a adesão

3.4.5.1 Os multiplicadores capacitados conforme as diretrizes e forma de atuação do programa serão orientados pelos indicadores de controle de saúde e condicionamento físico do militar.

3.4.5.2 Serão traçadas as metas individuais para o programa de exercícios e os objetivos do treinamento.

3.4.5.3 As medidas aferidas serão relacionadas, planilhadas, analisadas, verificadas e ajustadas em uma base de dados que será integrada ao Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP).

Page 6: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

6

3.4.6 6ª Etapa: Treinamento Físico Ocupacional

3.4.6.1 O modelo de treinamento será baseado no modelo de replicabilidade. Será realizada a formatação de modelos de aplicação das avaliações físicas, bem como das estratégias de gestão de qualidade de vida, de fácil execução e replicabilidade com segurança pelos multiplicadores, tendo em vista os recursos disponíveis nas diversas localidades.

3.4.6.2 O programa seguirá um cronograma de treinamento físico ocupacional periodizado, com foco no aprimoramento das valências físicas necessárias à plena execução da atividade fim. A periodização ocorrerá durante 16 semanas, conforme especificado no Anexo C.

3.4.7 7ª Etapa: Reavaliação do Treinamento e Readequação de Metas

3.4.7.1 Definição inicial das metas de alcance do programa periodicamente.

3.4.7.2 As metas serão reavaliadas após o ciclo quadrimestral. A partir dos resultados da bioimpedância e testes físicos, novos pontos a serem abordados no treinamento serão analisados.

4 Atribuições particulares

4.1 Diretoria de Comunicação Organizacional

4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal da intranet, determinados nos itens 3.4.2.2 e 3.4.2.3.

4.1.2 Elaborará banners para fixação nas Unidades executoras do programa na RMBH, determinados no item 3.4.2.2.

4.1.3 Será responsável pela divulgação do programa no âmbito da PMMG, determinada no item 3.4.2.1.

4.1.4 Produzirá os vídeos com os temas elaborados pela coordenação técnica do programa conforme determinados no item 3.4.4.3.

4.2 Diretoria de Tecnologias e Sistemas;

4.2.1 Procederá a adaptação do Prontuário eletrônico utilizado no Programa de Saúde Ocupacional da Policia Militar, incluindo os campos destinados a avaliação física conforme metodologia estabelecida para o programa, determinada nos itens 3.4.3.1 a

Page 7: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

7

3.4.3.4 e 3.4.5.3;

4.2.2 Criará o Módulo de Qualidade de Vida no PEP, alimentado por dados que serão acrescentados ao sistema nas consultas ocupacionais, periciais, avaliações físicas, resultados do TPB e TAF e licenças/dispensas lançadas no sistema.

4.2.3 Desenvolverá um sistema de algoritmos para calcular de forma automatizada o nível de bandeiramento, baseado nos dados coletados especificados no item anterior, determinado no item 3.4.3.4.

4.2.4 Procederá a aquisição de notebooks e impressoras para a utilização dos aparelhos de bioimpedância.

4.3 Academia de Policia Militar

4.3.1 Gerenciará a seleção dos Educadores do “Programa PM em Forma” através da elaboração e divulgação de Edital de Credenciamento para Formação do Banco de Educadores Físicos do Programa, determinada no item 3.4.1.1.

4.3.2 Disponibilizará conteúdo EAD, para treinamento dos professores do programa, determinado no item 3.4.1.3.

4.3.3 Auxiliará a Coordenação do Programa na organização e realização do Seminário de Nivelamento dos Educadores Físicos selecionados e dos Gestores Intermediários (Comandantes de Companhias) das Unidades envolvidas e dos Oficiais QOS, determinados nos itens 3.4.1.3 a 3.4.1.5.

4.3.6 Gerenciará o banco de Educadores Físicos do programa, determinado no item 3.4.1.1.

4.3.7 Adquirirá kit de materiais para o treinamento ocupacional determinado nos itens 3.4.6.1 e 3.4.6.2, a serem distribuídos para as Unidades de execução do programa, conforme especificações definidas pelo NEQV.

4.3.8 Estabelecerá metodologia para a realização de avaliação física e consequente lançamento na plataforma do Programa PM em Forma dos dados antropométricos de todos os militares que participarem do curso de formação a partir de janeiro de 2018.

4.4 Diretoria de Saúde

4.4.1 Adquirirá aparelhos de bioimpedância, conforme a especificação definida, para realização das medidas determinadas nos itens 3.4.2.1 e 3.4.3.1.

4.4.2 Participará juntamente com os responsáveis técnicos pelo programa e a DTS da adaptação do prontuário eletrônico com a inclusão dos dados de avaliação físico

Page 8: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

8

antropométrica e criação do Módulo de Qualidade de Vida no PEP, determinadas nos itens 3.4.3.1 a 3.4.3.4.

4.4.3 Envolverá todos os Chefes de NAIS da 1ª, 2ª e 3ª RPM e Diretorias para participação no programa com fins a integrar o prontuário eletrônico, PSOPM e convocação para o TPB ao programa.

4.4.4 Auxiliará através das estatísticas de absenteísmo e dispensas, da definição dos critérios para inclusão no bandeiramento vermelho, determinado no item 3.4.3.4.

4.4.5 Auxiliará o NEQV na organização e execução do Seminário de Nivelamento do QOS ao programa, conforme determinado no item 3.4.1.5.

4.5 Diretoria de Recursos Humanos

4.5.1 Revisará a legislação implicada no programa.

4.5.1.1 Adequação da AADP para critério objetivo na avaliação da higidez do militar.

4.5.1.2 Adequação da Resolução do PSOPM para previsão da avaliação psicológica de estratificação de risco no exame periódico e das avaliações físicas periódicas de estratificação de risco, determinadas nos itens 3.4.3.1 a 3.4.3.4, 3.4.4.4 e 3.4.5.3.

4.5.1.3 Alterar as legislações referentes ao pagamento de honorários aula, a fim de possibilitar a efetivação do pagamento de honorários aos multiplicadores.

4.5.2 Auxílio, através das estatísticas de absenteísmo e dispensas, para a definição dos critérios de inclusão no bandeiramento vermelho, determinado no item 3.4.3.4.

4.6 Comandantes da 1ª, 2ª e 3ª RPM, CPE, APM, COMAVE, CPRV, CPMAmb e Diretores

4.6.1 Fiscalizarão a atuação dos oficiais de educação física das suas respectivas unidades na tutoria e orientação dos militares inscritos no programa;

4.6.2 Determinará aos oficiais de educação física que atendam as convocações dos responsáveis técnicos para participação nas reuniões de nivelamento, acompanhamento e monitoramento do programa;

4.6.3 Convocarão a tropa sob seu comando para as palestras e providenciarão local e infraestrutura adequada para a realização das palestras e avaliações de bioimpedância, determinadas no item 3.4.2.1.

Page 9: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

9

4.6.4 Determinarão aos Adjuntos de Ensino e Treinamento das Unidades que elaborem cronograma de palestras e avaliações físicas e enviem ao NEQV até 28jul18, determinadas no item 3.4.2.1.

5 Prescrições Diversas

5.1 A metodologia do programa seguirá as premissas e determinantes especificados no Anexo A.

5.2 A participação na palestra e nas avaliações físicas realizadas nas Unidades é obrigatória para todos os militares. No entanto, a inscrição no programa será voluntária.

5.3 Os Comandantes em todos os níveis deverão estimular a participação e adesão dos militares no programa.

5.4 Ao final de doze meses de participação no programa os militares participantes serão premiados conforme descrito no quadro do Anexo D.

5.5 As Premiações previstas no Anexo D referente a elogio individual e nota meritória passam a valer a partir da implantação do projeto em todo o Estado de Minas Gerais.

5.6 A partir do segundo ano as Unidades serão avaliadas em relação ao número de adesões e resultados dos militares participantes do programa. Será oferecida premiação para a melhoria da infraestrutura àquelas que obtiverem melhor desempenho. Para tanto, será expedida normatização especifica que regulará tal premiação.

5.7 Em caso de número insuficiente de militares para execução da função de Educador Físico do banco de Educadores Físicos do projeto, o edital de credenciamento preverá a contratação de Educadores Físicos civis.

5.8 Em caso de número insuficiente de alunos na turma, conforme previsto na legislação, em até uma aula por quadrimestre, os honorários serão pagos ao Educador Físico. A partir da segunda no quadrimestre com número insuficiente de alunos não serão pagos os honorários referentes a essas aulas.

5.9 Os Educadores Físicos, conforme parâmetros estabelecidos no edital poderão ser substituídos.

5.10 Todos os militares das unidades da RMBH e diretorias deverão assistir a palestra motivacional e passar pelo procedimento de avaliação antropométrica de bioimpedância.

5.11 A quantidade de militares por turma no programa será de no mínimo 10 e no máximo 30 militares por turma.

Page 10: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

10

5.12 Cada unidade poderá ter tantas turmas quanto se fizerem necessárias para atender aos militares que se matricularem. A coordenação e controle da quantidade de turmas, número de militares por turma e empenho de multiplicadores do programa, será feita pelo Adjunto de Ensino e Treinamento das Unidades e supervisionado pelo Sub Comandante.

5.13 Os Multiplicadores do programa serão designados para exercer suas atividades preferencialmente nas suas Unidades de origem. Não havendo disponibilidade na Unidade de origem, os militares serão designados pelos critérios de classificação no processo seletivo e antiguidade, respectivamente.

6 ADMINISTRAÇÃO

6.1 Pessoal

6.1.1 Militares formados em Educação Física serão selecionados através de Edital de Credenciamento para criação de banco de dados de Educadores Físicos do Programa, disponíveis para atuar.

6.1.2 Participarão do “Programa PM em Forma” todos os militares que se voluntariarem após a palestra do programa e avaliação física específica.

6.2 Logística

Conforme previsto na presente O.S e normas em vigor.

7 COMUNICAÇÕES

Os contatos para esclarecimentos de dúvidas poderão ser realizados junto à Equipe coordenadora do Programa, por meio dos telefones ou por meio do painel administrativo, na caixa “NEQV” (Intranet PM).

Maj PM Cássio Antônio dos Santos (GMG) (31) 99689-9448

1º Ten QOS Luiz Inácio Quinaud (CSC PM) (31) 2123-1182

1º Ten QOS Cintia Coelho Galvão (34º BPM) (31) 98611-0475

2º Ten QOS Erika Dias Barbosa de Oliveira (APM) (31) 98979-0773

Cb PM Aníbal Francisco Gonçalves Júnior (34º BPM) (31) 2123-1326

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG

Page 11: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

11

Anexos:

- Anexo A: metodologia do “Programa PM em Forma”.

- Anexo B: sistema de bandeiramento dos níveis de saúde do programa.

- Anexo C: cronograma de treinamento do programa nas unidades.

- Anexo D: tabela de premiações do “Programa PM em Forma”.

- Anexo E: cronograma de atividades necessárias à execução do programa.

- Anexo F: Tabela de percentuais de gordura - Pollock e Wilmore.

Page 12: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

12

ANEXO "A" A ORDEM DE SERVIÇO nº 8053.5/2018

METODOLOGIA DO PROGRAMA PM EM FORMA

1. PREMISSAS

O Programa PM em Forma tem como premissa a participação voluntária dos militares, que receberão da Polícia Militar suporte técnico através de professores qualificados e remunerados, que atuarão nas Unidades dois dias na semana, observados os seguintes critérios:

1.1 Envolvimento dos servidores: Estratégias de marketing e de motivação para aumento da adesão e incorporação das práticas propostas. Os Comandantes de Unidades participarão ativamente no processo de estímulo, através da motivação extrínseca via premiação/ competição entre as Unidades.

1.2 Independência Técnica: A gestão de qualidade de vida é questão estratégica das instituições com objetivo de redução de custos, do absenteísmo e do presenteísmo, bem como melhor capacitação dos servidores para o aprimoramento da prestação do serviço público. A efetiva implantação e as consequentes intervenções necessárias envolvem diversas diretorias da instituição tendo somente o Comando Geral o poder decisório para tal orquestração de execução.

1.3 Capilaridade: A capacidade de atingir o maior número possível de militares é essencial para o sucesso e manutenção do projeto. Nesse caso, será realizada através dos multiplicadores. Os educadores físicos serão devidamente capacitados pela equipe do Núcleo de Excelência em Qualidade de Vida (NEQV).

1.4 Interdisciplinariedade: Participação das especialidades necessárias para a execução, como educação física, medicina, fisioterapia, psicologia, nutrição, com efetiva troca de informação para aprimoramento dos resultados.

1.5 Campanhas de Promoção de Saúde: Priorizar a abordagem global da prevenção. A cada ano, será lançada uma grande campanha utilizando as mídias da instituição sobre um tema específico, por exemplo: “Estratégias para gestão do stress”. Culminando na Semana de Promoção de Saúde anual da Instituição.

1.6 Gerenciamento Estratégico do Programa: Em nível estratégico o programa será gerenciado pelo Núcleo de Excelência em Qualidade de Vida (NEQV). O núcleo se vinculará funcionalmente à Assessoria de Desenvolvimento Organizacional.

Page 13: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

13

2 METODOLOGIA

2.1 Inicialmente em conjunto com a APM, o NEQV realizará a seleção dos profissionais de Educação Física possuidores de formação superior na área nas Unidades de Belo Horizonte e região metropolitana. Poderão candidatar-se militares com curso de graduação em Educação Física na modalidade Bacharelado. Não havendo número suficiente de inscritos, poderão participar os possuidores de curso de graduação na modalidade Licenciatura.

2.2 No processo seletivo serão considerados para critério de desempate, e reclassificação os cursos e títulos do militar, conforme edital a ser divulgado.

2.3 O militares selecionados participarão de curso EAD, contendo a filosofia e metodologia do programa

2.4 Após a realização do período EAD, o NEQV e APM realizarão seminário de nivelamento com a participação dos militares selecionados, os quais passarão a ser denominados multiplicadores do projeto.

2.5 Após capacitados, os multiplicadores atuarão nas suas respectivas Unidades, ministrando palestras motivacionais onde os militares conhecerão a metodologia do programa. Após a palestra, todos os policiais serão submetidos à avaliação física através de procedimento de bioimpedância.

2.6 Todos os militares obrigatoriamente participarão da palestra e da avaliação física realizada pelo multiplicador, de acordo com a escala e locais definidos pelos Comandantes de Unidades.

2.7 Ao término das avaliações os militares receberão os resultados dos testes e poderão matricular-se voluntariamente no programa.

2.8 A inscrição no programa será feita via intranet, ambiente no qual será feito o controle da presença do militar nas sessões de treinamento.

2.9 As sessões de treinamento ocorrerão às segundas-feiras 17:00 às 18:40h e às terças-feiras de 08:00 às 09:40hs.

2.10 Será proibida a participação no programa durante o expediente administrativo ou turno de serviço na condição de aluno ou professor.

2.11 As sessões de treinamento terão a duração de cinquenta minutos. O primeiro tempo de aula será destinado à apresentação de palestras sobre temas pré-estabelecidos, realização de avaliações e reavaliações físicas, atendimento para orientação e elaboração de programas de atividade física em complementação ao treinamento semanal realizado na Unidade.

2.12 Durante o segundo tempo de aula será ministrada uma sessão de treinamento físico com foco ocupacional, de acordo com os critérios estabelecidos pelo NEQV.

Page 14: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

14

2.13 As orientações e os planilhamentos repassados no programa servirão para que os militares executem o programa em seu horário de folga.

2.14 O militar realizará a sua inscrição na unidade a qual pertence, no entanto poderá participar das sessões de treinamento em sua unidade e em mais uma unidade à sua escolha de acordo com o seu local de residência. Esta escolha deverá feita no ato da inscrição e só poderá ser alterada ao fim de cada período de quatro meses. Ao participar do treinamento em outra unidade a participação do militar será lançada no sistema próprio que fará o computo de participação para fins de controle e concessão de recompensa.

2.15 Após cada período de quatro meses os multiplicadores realizarão a reavaliação dos militares e farão o lançamento dos dados em sistema próprio.

2.16 Os Adjuntos de Ensino e Treinamento das unidades serão os responsáveis pela conferência da presença dos participantes e dos lançamentos dos dados nos sistemas próprios por parte dos multiplicadores.

2.17 Todas as participações dos inscritos no programa deverão ser lançadas pelos adjuntos de Ensino e Treinamento da unidade no sistema PM em forma;

2.18 Para fins de recompensa, será computada uma participação semanal que poderá ocorrer em umas das duas sessões de treinamento semanais.

2.19 Ao final de cada três quadrimestres do projeto, serão computadas as presenças e os resultados das avaliações físicas para a premiação dos militares.

2.20 Por se tratar de participação voluntária nas sessões de treinamento, caso não haja o número mínimo de militares exigido pela legislação para o cômputo do pagamento de honorários, fica definido o seguinte: na 1ª sessão de treinamento em que o número de participantes não atingir o mínimo exigido, os honorários serão pagos normalmente. Nas sessões seguintes, não poderá haver o pagamento de honorários, cabendo ao multiplicador atuar de maneira proativa no fomento e motivação dos militares para a participação nas atividades. Tal possibilidade de pagamento de honorários só poderá ocorrer novamente após o período de 12 meses.

2.21 O NEQV atuará como facilitador e auxiliador dos multiplicadores na implantação e desenvolvimento da metodologia do projeto nas suas respectivas Unidades.

3 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL

Será realizada através de avaliações físicas regulares pelos Educadores Físicos nas Unidades ao longo do quadrimestre do Projeto.

Page 15: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

15

4 TREINAMENTO FÍSICO OCUPACIONAL

A PM é uma agência pública de prestação de serviços e de socorro comunitário. A segurança da população exige que cada policial militar possua um alto grau de aptidão física necessária para o desempenho das atividades operacionais.

Existem capacidades físicas essenciais e condicionantes para o desempenho da atividade policial. Questões como subir e descer escadas, ficar pendurado utilizando os braços, subir e equilibrar-se em muros, correr, rastejar, saltar, andar em terrenos irregulares, caminhar longas distâncias, permanecer em pé muito tempo, dentre outras, exigem capacidades físicas específicas.

Dentre as capacidades físicas utilizadas para desenvolver essas atividades operacionais encontramos força de membros superiores, resistência muscular localizada, resistência anaeróbica, coordenação, agilidade, flexibilidade, velocidade, força de membros inferiores, resistência aeróbica e ritmo.

Como são valências bastante variadas exige-se do militar um constante aprimoramento das mesmas, para as mais variadas situações que poderá encontrar durante o atendimento de ocorrências.

5 RESULTADOS ESPERADOS

Ao final de cada período de realização do projeto espera-se dos participantes os seguintes resultados:

Melhorar o índice de composição corporal e a qualidade de vida da tropa.

Reduzir o número de lesões músculo esqueléticas.

Atuar na prevenção de doenças crônico degenerativas.

Concentrar o PSOPM e o controle fisiológico em uma única avaliação.

Reduzir o absenteísmo.

Reduzir o número de reprovações no TAF.

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG

Page 16: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

16

Bandeira Verde

Aprovação no TAF

Bom condicionamento (testes físicos)

Baixo risco cardiovascular

Baixo nível de gordura visceral

Boa gestão do stress

Boa avaliação na AADP

Bandeira Amarela

Reprovação no TAF

Descondicionamento (teste de VO2Max)

Liberação após tratamento (alta recente)

Melhora do nível do risco Cardiovascular

Sobrepeso com aumento do nível de gordura visceral

● Avaliação psicológica (stress, trabalho, família e financeira)

Tratamento psiquiátrico e/ou de alcoolismo

Dispensa temporária/definitiva

Bandeira Vermelha

● N.º de licenças/ano acima da média;

● Dispensa temporária/definitiva

● Sintoma / lesão

● Risco cardiovascular elevado

● Nível de gordura visceral

● Obesidade (IMC alto e excesso de gordura abdominal).

● Transtorno psiquiátrico descompensado

● Alcoolismo descompensado

ANEXO "B" A ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018 SISTEMA DE BANDEIRAMENTO DOS NÍVEIS DE SAÚDE

PROJETO PM EM FORMA

1. O número médio de licenças médicas/militar por período de avaliação, para fins de bandeiramento, será estabelecido através de estudo da DRH, DS e NEQV.

2. Pacientes com queixas ou em tratamento ortopédico - fisioterapêutico, serão mantidos no bandeiramento vermelho até a liberação para o condicionamento físico ocupacional.

3. A estratificação de Risco Cardiovascular será realizada através da Calculadora de Risco Global Cardiovascular em 10 anos de Framingham (D'agostini& Cols.).

4. Os níveis de gordura visceral e a Relação Cintura/Quadril serão medidos através da Bioimpedância, conforme parâmetros do American College Sports of Medicine.

Page 17: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

17

5. Os pacientes com transtorno psiquiátrico descompensado ou alcoolismo com repercussão no trabalho ou social serão enquadrados no bandeiramento vermelho.

6. Pacientes em tratamento psiquiátrico ou do alcoolismo compensados e com boa evolução serão enquadrados no bandeiramento amarelo.

7. O condicionamento aeróbico será avaliado pelo teste de corrida de 2400m, para o público ativo e o teste de caminhada de 1600m para o público sedentário, sendo considerada a classificação boa para a aprovação.

8. A avaliação dos níveis de stress será verificada através de questionário próprio.

9. Os dispensados definitivos ou temporários poderão ser qualificados tanto na bandeira vermelha, quanto na amarela. Tal classificação se dará em razão do tipo de enfermidade, que possibilite ou não alguma prática de atividade física. Havendo condições clínicas, o médico poderá classificar o policial na bandeira amarela para que este participe do programa.

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG

Page 18: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

18

ANEXO "C" A ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018

CRONOGRAMA DE TREINAMENTO DO PROJETO NAS UNIDADES

Semanas 1º Tempo de Aula 2º Tempo de Aula

1ª Orientações 1º teste físico

2ª Orientações Treino

3ª Palestra e orientações Treino

4ª Orientações Treino

5ª Palestra e orientações Treino

6ª Orientações Treino

7ª Orientações Treino

8ª Palestra e orientações Treino

9ª Orientações Treino

10ª 2º teste físico Treino

11ª Orientações Treino

12ª Orientações Treino

13ª Orientações Treino

14ª Orientações Treino

15ª 3º teste físico Treino

16ª Bioimpedância Bioimpedância

Os testes físicos tem a função precípua de aumentar a motivação intrínseca do participante. Visam integrá-lo de forma inteligente e participativa, auxiliando na percepção do militar como o ator principal da manutenção e melhora do seu condicionamento físico. Os resultados dos testes incentivarão os participantes na busca pela excelência do condicionamento físico e valorização da necessidade de comportamento e mudança de estilo de vida.

Os testes físicos a serem realizados na segunda e décima semana serão compostos dos seguintes exercícios executados em 60 segundos: Agachamento (livre e sem carga), Flexão de braços (policiais do sexo feminino poderão utilizar apoio dos joelhos), Burpee e flexão abdominal remador.

Os testes físicos realizados deverão ser lançados no sistema próprio, e servirão para a avaliação do militar em relação os seu próprio condicionamento físico do militar.

O Teste da décima quinta semana consistirá na aplicação de um teste físico nos moldes do aplicado por ocasião do Treinamento Policial Básico.

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM

Comandante Geral da PMMG

Page 19: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

19

ANEXO "D"A ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018

TABELA DE PREMIAÇÕES DO PROGRAMA PM EM FORMA

Ao final de doze meses de participação no programa os militares participantes serão premiados conforme descrito no quadro abaixo:

PREMIAÇÃO REQUISITOS

02 dias de folga e concessão de um Elogio individual.

- Manutenção ou progressão para percentual de gordura em níveis considerados saudáveis conforme tabela referência.

- IMC < 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

- IMC > 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

- Percentual de Gordura no nível Bom conforme tabela "F"

- Aprovação no TAF do TPB com média superior a 80%.

- Frequência mínima de 85% nas aulas do projeto contados um ano a partir da data da inscrição.

02 dias de folga e concessão de uma nota meritória.

- Manutenção ou progressão para percentual de gordura em níveis considerados saudáveis conforme tabela referência.

IMC < 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

IMC > 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

Percentual de Gordura no nível Acima da média conforme tabela "F"

- Aprovação no TAF do TPB com média superior a 70%.

- Frequência mínima de 80% nas aulas do projeto contados um ano a partir da data da inscrição.

Page 20: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

20

PREMIAÇÃO REQUISITOS

01 dia de folga e concessão de uma nota meritória.

- Manutenção ou progressão para percentual de gordura em níveis considerados saudáveis conforme tabela referência.

IMC < 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

IMC > 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

- Percentual de Gordura no nível média conforme tabela "F"

- Aprovação no TAF do TPB com média superior a 60%.

- Frequência mínima de 75% nas aulas do projeto contados um ano a partir da data da inscrição.

Concessão de uma menção elogiosa escrita

- Manutenção ou progressão para percentual de gordura em níveis considerados saudáveis conforme tabela de referência.

IMC < 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

IMC > 25 e Índice de Cintura Quadril < 0,85 (feminino) e < 0,90 (masculino).

- Percentual de Gordura no nível média conforme tabela "F"

- Aprovação no TAF do TPB com média superior a 60%.

- Frequência mínima de 65% nas aulas do projeto contados um ano a partir da data da inscrição.

Considerando a implantação gradativa do projeto em toda a Policia Militar de Minas Gerais, as recompensas passarão a ser concedidas a partir de dezembro de 2020. A partir de então serão concedidas ao fim de cada três quadrimestres de participação no projeto. As folgas relativas as premiações deverão ser concedidas em um período de até quatro meses de acordo com as demandas da unidade. A concessão de recompensas será regulamentada por norma específica a ser editada pelo Comando.

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG

Page 21: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

21

ANEXO "E" A ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES NECESSÁRIAS À EXECUÇÃO DO PROJETO PM EM FORMA

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG

ATIVIDADE RESPONSÁVEL PRAZO PARA CONCLUSÃO

Elaboração de relação atualizada dos Oficiais de Educação Física das unidades alcançadas pelo projeto.

AE1 e responsáveis técnicos

08Jun18

Elaboração da logomarca do programa. DCO 12Jun18

Produção de vídeos e materiais de divulgação do projeto.

DCO 06Jul18

Adaptação da legislação afeta ao projeto DRH 30Jun18

Planejar e realizar Processo seletivo dos multiplicadores na RMBH

APM / NEQV 02Jul18

Instituir módulo de capacitação dos multiplicadores, por meio de plataforma EAD

APM / NEQV 02Jul18

Licitação e aquisição de equipamentos para treinamento ocupacional

APM / NEQV 09Jul18

Seminário de nivelamento dos Educadores Físicos das Unidades

NEQV 16 e 17Jul18

Seminário de alinhamento e divulgação do projeto junto ao QOS dos NAIS da 1, 2 e 3 RPM, Diretorias, CPE, APM e HPM.

NEQV 18Jul18

Aquisição de Bioimpedanciômetros. DS 13Jul18

Aquisição notebooks para os Bioimpedanciômetros.

DTS 13Jul18

Inserção no prontuário eletrônico dos dados relacionados a avaliação antropométrica.

DS, DTS e NEQV 20Jul18

Início das atividades do programa nas Unidades

Multiplicadores das unidades

06Ago18

Page 22: PROGRAMA PM EM FORMA · 4.1.1 Elaborará em conjunto com o NEQV vídeos motivacionais para exibição no momento das palestras, divulgação em redes sociais e na página principal

22

ANEXO "F" A ORDEM DE SERVIÇO Nº 8053.5/2018

TABELA DE PERCENTUAL DE GORDURA

PERCENTUAL DE GORDURA (G%) PARA HOMENS

Nível /Idade 18 – 25 26 - 35 36 - 45 46 - 55 56 - 65

Excelente 4 a 6 % 8 a 11% 10 a 14% 12 a 16% 13 a 18%

Bom 8 a 10% 12 a 15% 16 a 18% 18 a 20% 20 a 21%

Acima da Média 12 a 13% 16 a 18% 19 a 21% 21 a 23% 22 a 23%

Média 14 a 16% 18 a 20% 21 a 23% 24 a 25% 24 a 25%

Abaixo da Média 17 a 20% 22 a 24% 24 a 25% 26 a 27% 26 a 27%

Ruim 20 a 24% 20 a 24% 27 a 29% 28 a 30% 28 a 30%

Muito Ruim 26 a 36% 28 a 36% 30 a 39% 32 a 38% 32 a 38%

PERCENTUAL DE GORDURA (G%) PARA MULHERES

Nível /Idade 18 – 25 26 - 35 36 - 45 46 - 55 56 - 65

Excelente 13 a 16% 14 a 16% 16 a 19% 17 a 21% 18 a 22%

Bom 17 a 19% 18 a 20% 20 a 23% 23 a 25% 24 a 26%

Acima da Média 20 a 22% 21 a 23% 24 a 26% 26 a 28% 27 a 29%

Média 23 a 25% 24 a 25% 27 a 29% 29 a 31% 30 a 32%

Abaixo da Média 26 a 28% 27 a 29% 30 a 32% 32 a 34% 33 a 35%

Ruim 29 a 31% 31 a 33% 33 a 36% 35 a 38% 36 a 38%

Muito Ruim 33 a 43% 36 a 49% 38 a 48% 39 a 50% 39 a 49%

Fonte: Pollock & Wilmore,1993

(a) Helbert Figueiró de Lourdes, Cel PM Comandante Geral da PMMG