programa nacional de gestão pública e desburocratização...

59
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008 A gestão pública a serviço de todos os brasileiros Critérios resultados - 7.1 a 7.7 Evidências e comentários O diagnóstico dos resultados da organização é feito com base em três fatores: Itens Fatores 7.1 a 7.7 Relevância Grau de relação existente entre o conjunto de resultados apresentados e as práticas de gestão implementadas, bem como o grau de importância dos resultados para a determinação do desempenho global da organização, conforme o seu perfil, suas estratégias e planos de ação, e os seus processos. Desempenho Níveis atuais do conjunto de resultados em relação às informações comparativas pertinentes (definidas no Item 4.2). Tendência O comportamento do conjunto de resultados ao longo do tempo. Os resultados validam (qualificam) as práticas que os geraram. Em resumo, maus resultados são, em grande parte, conseqüência de práticas inadequadas, de limitada aplicação ou de ambos. A descrição e os comentários dos resultados são feitos de acordo com a seqüência estabelecida apresentada a seguir: identificação do critério Item, e Alínea objeto da avaliação; apresentação objetiva do resultado, preferencialmente em forma de gráfico, que contém a série histórica, pelo menos, de três pontos e o referencial comparativo; comentários sobre a relevância do resultado e sobre o desempenho da organização em relação ao resultado apresentado; indicar se a tendência é positiva.

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critérios resultados - 7.1 a 7.7 Evidências e comentários O diagnóstico dos resultados da organização é feito com base em três fatores:

Itens Fatores

7.1 a 7.7

Relevância Grau de relação existente entre o conjunto de resultados apresentados e as práticas de gestão implementadas, bem como o grau de importância dos resultados para a determinação do desempenho global da organização, conforme o seu perfil, suas estratégias e planos de ação, e os seus processos.

Desempenho Níveis atuais do conjunto de resultados em relação às informações comparativas pertinentes (definidas no Item 4.2).

Tendência O comportamento do conjunto de resultados ao longo do tempo.

Os resultados validam (qualificam) as práticas que os geraram. Em resumo, maus resultados são, em grande parte, conseqüência de práticas inadequadas, de limitada aplicação ou de ambos. A descrição e os comentários dos resultados são feitos de acordo com a seqüência estabelecida apresentada a seguir:

identificação do critério Item, e Alínea objeto da avaliação;

apresentação objetiva do resultado, preferencialmente em forma de gráfico, que contém a série histórica, pelo menos, de três pontos e o referencial comparativo;

comentários sobre a relevância do resultado e sobre o desempenho da organização em relação ao resultado apresentado; indicar se a tendência é positiva.

Page 2: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

O formulário a seguir foi elaborado com a finalidade de orientar a avaliação dos resultados da organização e propiciar o registro adequado dessa avaliação. Critério: 7 Resultados Pontuação: Item: Pontuação:

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Relevância Desempenho comparativo Tendência

Relevante Acima dos referenciais comparativos Positiva

Pouco relevante No nível dos referenciais comparativos Não há tendência

Irrelevante/ inexistente Abaixo dos referenciais comparativos Prática localizada

Não há referenciais comparativos

Page 3: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Como pontuar os Itens de Resultados 1. Avaliar o Item e, por meio da coluna de relevância /desempenho da Tabela de

Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base no estágio desses fatores para pontuação.

2. Em seguida, verificar a coluna de tendência da Tabela de Pontuação e escolher a faixa mais adequada, com base no estágio desse fator para pontuação.

3. Comparar as faixas de pontuação selecionadas nos itens 1 e 2:

Se a faixa de tendência for a mesma que a da relevância/desempenho:

A pontuação é o valor central da faixa selecionada.

Se a faixa de tendência for maior que a da relevância/desempenho:

A pontuação é o valor central da faixa selecionada de relevância/desempenho mais 10 pontos percentuais.

Se a faixa de tendência for menor que a da relevância/desempenho:

A pontuação é o valor central da faixa selecionada de relevância/desempenho menos 10 pontos percentuais ou faixas inferiores.

Em casos extremos, em que a faixa de Tendência estiver muito abaixo da faixa de Relevância/Desempenho, a pontuação poderá ser deslocada para faixas inferiores e acompanhar a posição definida pela faixa de Tendência. Transcreva o valor percentual encontrado para o campo que se encontra ao final da tabela de alíneas de cada Item, conforme modelo a seguir: Percentual do Item: Pontuação Máxima do Item: 15 Pontuação do Item:

Calcule a pontuação do Item a partir do percentual

atribuído ao Item

Page 4: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Tabela para resultados

RELEVÂNCIA/ DESEMPENHO TENDÊNCIA PERCENTUAL

Apresenta a maioria dos resultados relevantes para a determinação do desempenho do Item.

Desempenho superior ou equivalente ao das informações comparativas pertinentes apresentadas para alguns resultados relevantes.

Tendências favoráveis para a maioria dos resultados relevantes apresentados.

100

Apresenta vários resultados relevantes para a determinação do desempenho do Item.

Desempenho superior ou equivalente ao das informações comparativas pertinentes apresentadas para alguns dos resultados relevantes.

Tendências favoráveis para vários dos resultados relevantes apresentados.

80+/-10

Apresenta vários resultados relevantes para a determinação do desempenho do Item.

Desempenho inferior ao das informações comparativas pertinentes apresentadas para todos os resultados relevantes ou nenhuma informação comparativa apresentada.

Tendências favoráveis para alguns dos resultados relevantes apresentados.

50+/-10

Apresenta alguns dos resultados relevantes para a determinação do desempenho do Item.

Desempenho inferior ao das informações comparativas pertinentes apresentadas para todos os resultados relevantes, ou nenhuma informação comparativa apresentada.

Tendências favoráveis em alguns dos resultados relevantes apresentados, ou em estágios iniciais de desenvolvimento.

20+/-10

Resultados irrelevantes ou não apresentados.

Tendências desfavoráveis para todos os resultados relevantes apresentados ou impossibilidade de avaliação de tendências.

0

Notas: 1. Para definir a abrangência dos termos “alguns”, “maioria” e “quase todos”, considerar as

alíneas de cada Item de Resultados, com todos os seus desdobramentos. 2. Nesta tabela, adotar os seguintes significados:

Alguns – de mais de um até 25% (inclusive); Vários – mais de 25% até 50% (inclusive); Maioria – de mais do que 50% até 75%;(inclusive) Quase todos – mais do que 75% e menos do que Todos.

Page 5: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério Resultados Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.1 - Resultados relativos aos cidadãos-usuário Pontuação: 50

Alínea: Abordar os seguintes requisitos A Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores de satisfação dos

cidadãos-usuários e os demais indicadores relativos a eles, estratificados por tipos ou grupos de usuários.

B

Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores utilizados para medir o atendimento ao universo potencial de usuários.

C

Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores de desempenho relativos à participação da organização no mercado, quando for pertinente.

D

Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores utilizados para medir a imagem da organização e o conhecimento dos seus serviços/ produtos e ações junto aos cidadãos-usuários.

NOTAS:

1. Os resultados relativos à satisfação do cidadão relatados neste Item derivam das práticas de avaliação descritas no Item 3.2.

2. Os resultados relativos a mercado e ao atendimento do universo potencial de cidadãos-usuários relatados neste Item derivam das práticas descritas no Item 3.1.

3. No caso das organizações que exercem atividades exclusivas de Estado, essas atividades deverão ser comparadas com referenciais pertinentes.

4. Mostre a situação atual e a evolução dos resultados (utilizar gráficos, preferencialmente).

5. A tendência equivale a, pelo menos, três ciclos alinhados.

Page 6: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.1 - Resultados relativos aos cidadãos-usuário Pontuação: 50

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A:

– Os indicadores a seguir são os resultados de pesquisas realizadas em 2001 pelo “Vetor pesquisas” e 2005/2006 pelo “Instituto Euvaldo Lodi – IEL”, onde foram mensuradas a Satisfação, insatisfação e desempenho de produtos e serviços de responsabilidade da SEFAZ, distribuídos nos macroprocessos da Receita Pública e Tesouro Estadual, estratificados por grupo de usuários e local de atendimento. Indicador de Satisfação/ insatisfação

Indicador de Satisfação por área finalística (Receita Pública e Tesouro Estadual)

Page 7: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Indicador de Satisfação, estratificado por grupos de usuários e localização geográfica

- Indicadores operacionais que informam sobre acompanhamento e encaminhamento de demandas recebidas pelo SCIAC (de vários canais)

Status da Manifestação no período de Março/2007 a Agosto/2008

Status Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago TOTAL %

Encerrada - Atendida em 1º 22 40 63 87 101 63 67 52 69 43 68 54 82 151 146 168 191 188 1655 73,75

Encerrada - Atendida em 2º 32 38 60 51 38 42 39 32 10 16 20 25 28 26 14 5 9 8 493 21,97

Encerrada - Demanda de outro 3 6 6 6 3 11 8 4 1 1 2 51 2,27

Encerrada - Inconsistente 1 2 3 1 1 5 1 2 6 3 3 28 1,25

Sob Análise em Unidade Gerencial 1 1 6 9 17 0,76

TOTAL GERAL 57 84 130 146 145 117 115 94 80 59 88 79 111 177 162 181 209 210 2244 100,00

1º NÍVEL RESOLVIDO NO ÂMBITO DA SCIAC E/OU ACESSO A BANCO DE DADOS DE RESPOSTAS;

Page 8: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Fonte: SCIAC – Período de medição – Mar/07 a Ago/08.

Alínea B: - Não tem indicadores.

Alínea C: – Não pertinente para a SEFAZ.

Alínea D:

– Indicadores de Imagem - A seguir estão os resultados referentes a imagem:

1º NÍVEL RESOLVIDO NO ÂMBITO DA SCIAC E/OU ACESSO A BANCO DE DADOS DE RESPOSTAS;

2º NÍVEL RESOLVIDO POR OUTRAS ÁREAS OU SETORES DA SEFAZ.

Status da Manifestação

74%

22%1%1%2%

Encerrada - Atendida em 1º Nível

Encerrada - Atendida em 2º Nível

Encerrada - Demanda de outro Órgão

Encerrada - Inconsistente

Sob Análise em Unidade Gerencial

1655

493

51

28

17

2244

Page 9: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Relatório de matérias produzidas na ASC e publicadas (jornais impresos e on-lines)

81,98% 80,66%

97,45%98,36%95,57%100%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

110%

2003 2004 2005 2006 2007 2008 (jan a set)Fonte: ASC

%

Meta: 90%

Avaliação de matérias: Positivas

77,84%

41,88%

30,60%36,61%

53,74%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

2004 2005 2006 2007 2008 (jan a mai)

%

Fonte: ASC

Matérias produzidas na ASC e publicadas (jornais impressos e on-line)

Page 10: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Avaliação de Matérias: Neutras

50,48%

21,44% 19,98%

46,58% 44,86%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

2004 2005 2006 2007 2008 (jan a set)Fonte: ASC

%

Avaliação de Matérias: Negativas

11,54%18,92% 18,54%

2,18%

24,82%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

2004 2005 2006 2007 2008 (jan a mai)

%

Fonte: ASC

Page 11: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Espaço ocupado na mídia em Cm2 - 2008

0

5000

10000

15000

20000

25000

30000

35000

40000

45000

50000

55000

60000

65000

70000

Junho Julho Agosto TotalFonte: ASC - Mapa Mídia

24.327 cm2

14.307 cm2

60.621 cm2

21.987 cm2

– Indicadores de conhecimento dos seus serviços/ produtos e ações junto ao

cidadão-usuário Resultados da pesquisa IEL 2005/2006, realizada com a população em geral de Cuiabá e Várzea Grande, que demonstra o conhecimento do cidadão-usuário sobre a SEFAZ e seus produtos:

Você conhece a Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso?

Respostas Qde. citação Freqüência Sim 124 55,4% Não 100 44,6% Total citação 224 100%

Em sua opinião, qual é a função da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso?

Respostas Qde. Citações Freqüência Arrecadar impostos 54 43,5% Fiscalização 42 33,8% Cobrança de impostos 09 7,2% Administrar os impostos do Estado 09 7,2% Recebe/distribui para o Governo 08 6,4% Impedir sonegação de impostos 04 3,2% Reuni os empresários/políticos visando ações para população

03 2,4%

Emissão de notas fiscais 01 0,8% Declaração de impostos 01 0,8% Fiscalizar entrada/saída de mercadorias 01 0,8% Regulamentação tributária 01 0,8% Total Observações 124 106,9%

Page 12: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 10%

Pontuação Máxima do Item 50

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 05

Pontuação do Item na Validação

Page 13: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.2 - Resultados relativos à interação com a sociedade Pontuação: 25

Alínea: Abordar os seguintes requisitos

A

Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores relativos à interação com a sociedade.

NOTAS: 1. A Alínea “A” aplica-se às empresas públicas e às sociedades de economia mista que atuam no

mercado somente quando exercem também atividades públicas sem fins lucrativos.

2. Os resultados relatados neste Item relacionam-se diretamente com as práticas e indicadores descritos no Item 3.3.

3. Os resultados devem também estar alinhados com os planos e as metas da organização descritos em 2.2.

4. Apresentar as evoluções de indicadores relativos ao controle social como: quantidade de eventos de educação ao cidadão-usuário, realizados para a sociedade, dos quais a organização participou versus o número de participantes/ visitantes atendidos; quantidade de informações e esclarecimentos sobre a atuação da organização; eficácia e eficiência dos mecanismos de participação do cidadão-usuário nas atividades da organização etc.

5. No caso de as organizações exercerem atividades exclusivas de Estado, essas atividades devem ser comparadas com referenciais pertinentes;

6. Mostrar a situação atual e a evolução dos resultados (utilizar gráficos, preferencialmente);

7. A tendência equivale, pelo menos, a três ciclos alinhados.

Page 14: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.2 - Resultados relativos à interação com a sociedade Pontuação: 25

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A: - Quantidade de pessoas qualificadas como disseminadores da Educação fiscal em Mato Grosso, fruto do Programa com o mesmo nome, coordenado pela SEFAZ

Qtdade de Servidores, Acadêmicos e Representantes da Sociedade Civil qualificados como Disseminadores de Educação

Fiscal

0

5000

Em 2006 o Curso foi realizado na modalidade PresencialEm 2007 o Curso foi realizado na modalidade E-learning

(O Público que concluiu o curso na modalidade presencial em 2006 participou do curso na modalidade E-learning em 2007)

Qua

ntid

ade

de

Diss

emin

ador

es

Qua

lific

ados

MetaRealizado

Meta 2000 2200

Realizado 2200 2507

Exercício Fiscal de 2006 Exercício Fiscal de 2007

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 10%

Pontuação Máxima do Item 25

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 2,5

Pontuação do Item na Validação

Page 15: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.3 - Resultados orçamentários e financeiros Pontuação: 30

Alínea: Abordar os seguintes requisitos

A

Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores de eficiência na aplicação dos recursos orçamentários e financeiros da organização. Destacar: 1. Relação entre recurso executado versus recurso planejado; 2. Cumprimento das metas planejadas versus recursos executados.

B

Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores de desempenho na conservação do patrimônio e na arrecadação de receitas decorrentes do seu uso, quando for pertinente.

C

Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores de arrecadação de receitas decorrentes de recolhimento de taxas por prestação de serviços ou de impostos, quando for pertinente.

D

Para empresas públicas e sociedades de economia mista que atuam junto ao mercado, incluir os níveis atuais e tendências dos principais indicadores referentes ao desempenho financeiro e/ou valores econômicos.

NOTAS:

1. Na alínea “A-1” considerar como recurso planejado o constante na proposta orçamentária aprovada pelo Legislativo. No caso de ocorrência de contingenciamentos, mencionar seus impactos nos resultados e modo como foram gerenciados de forma a minimizar os seus efeitos. Exemplo de impacto inclui o n° de serviços/produtos que deixaram de ser realizados versus montante de recursos contingenciados.

2. Na Alínea “A-2” podem ser apresentados os resultados de indicadores que mostram como os serviços prestados e/ou produtos entregues foram afetados em função da diferença entre o recurso planejado e o recurso executado.

3. As alíneas “B” e “C” são pertinentes apenas às organizações autorizadas a arrecadar receitas ou tributos.

4. A apresentação de resultados de indicadores de arrecadação de receitas ou recolhimento de taxas deve ter como decorrência o aumento no n° de serviços prestados ou de melhoria da qualidade dos serviços.

5. Exemplos de indicadores que podem ser relatados na alínea “D”: indicadores relativos à receita bruta e líquida; rentabilidade do patrimônio, retorno do investimento: EVA (valor econômico agregado); lucro operacional e líquido; margem de lucro > lucro por ação: confiabilidade na previsão de lucro e/ou outras medidas de liquidez e atividades financeiras.

6. Mostre a situação atual e a evolução dos resultados (utilizar gráficos, preferencialmente).

7. A tendência equivale, pelo menos, aos últimos três ciclos alinhados.

Page 16: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.3 - Resultados orçamentários e financeiros Pontuação: 30

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A: – A . 1 - A SEFAZ é responsável pela arrecadação da Receita Pública do Estado de Mato Grosso. Os resultados a seguir são referentes ao Fundo de Gestão Fazendária – FUNGEFAZ, utilizado para custeio e investimento, sendo a folha de pagamento mantida pela fonte 100 (do Estado), saldos financeiros no final do exercício são transferidos ao Tesouro Estadual.

COMPARATIVO DESPESA AUTORIZADA E EXECUTADA

-10.000.000,0020.000.000,0030.000.000,0040.000.000,0050.000.000,0060.000.000,0070.000.000,0080.000.000,00

2004 2005 2006 2007

DESPESA AUTORIZADA DESPESA EXECUTADA

Legenda: DA – Despesa autorizada / DE – Despesa executada

2004 2005 2006 2007 DESPESA AUTORIZADA 73.852.589,00 46.779.853,00

43.600.904,00 69.602.330,37

DESPESA EXECUTADA 52.751.148,00 28.036.376,00

32.736.314,00 62.906.004,69

DA/ DE = 1

Page 17: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

- COMPARATIVO DA DESPESA EXECUTADA X AUTORIZADA

COMPARATIVO DESPESA EXECUTADA/AUTORIZADA

71%

60%

75%

90%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

140%

2004 2005 2006 2007

EXECUTADA/AUTORIZADA %

= 100%%

Fonte: SEJUF

- DEMONSTRATIVO DO EQUILÍBRIO FISCAL DO FUNGEFAZ

0,50%

0,82%0,79%

0,91%0,88%

0,00%

0,10%

0,20%

0,30%

0,40%

0,50%

0,60%

0,70%

0,80%

0,90%

1,00%

2003 2004 2005 2006

Demonstrativo do equlíbrio fiscal do FUNGEFAZ Despesa/Receita < = 1

Fonte: CPLA

Índice

Page 18: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

- INDICADOR DE CUSTO DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

CUSTO DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

2,60443914

0 0

7 7 7 7 7 7 7 7 7

2,182195944

2,6158593952,474664638

2,4735188712,230793383

2,925584797

0

1

2

3

4

5

6

7

8

Anos

Índi

ce d

o C

usto

da

Adm

Faz

endá

ria

Índice

Meta

Índice 2,925585 2,230793 2,473519 2,474665 2,615859 2,182196 2,604439 0 0

Meta 7 7 7 7 7 7 7 7 7

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Nota: Índice do custo da Adm. Fazendária = Custo do FUNGEFAZ/ Receita Corrente Realizada do Estado

- A . 2 – Não tem indicador.

Alínea B: – Não se aplica.

Custo <=7% RCR

Page 19: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea C: – Os valores abaixo são referentes ao FUNGEFAZ.

COMPARATIVO RECEITA PREVISTA (AJUSTADA) E REALIZADA

0

10.000.000

20.000.000

30.000.000

40.000.000

50.000.000

60.000.000

70.000.000

80.000.000

RECEITA PREVISTA(AJUSTADA)

73.852.589 45.999.853 43.600.904 42.147.901

RECEITA REALIZADA 73.176.853 44.866.274 40.004.411 71.383.037

2004 2005 2006 2007

R$ Reais

Fonte: SAG

Nota: 2004 o orçamento foi suplementado em R$ 42.541.336,00 referente a superávit financeiro de 2003.

- GRÁFICO DO COMPARATIVO RECEITA REALIZADA/ PREVISTA

COMPARATIVO RECEITA REALIZADA/PREVISTA

99% 98%92%

169%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

120%

140%

2004 2005 2006 2007

REALIZADA/PREVISTA %

= 100%%

Fonte: SAG

Page 20: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea D: - Não se aplica.

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 50%

Pontuação Máxima do Item 30

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 15

Pontuação do Item na Validação

Page 21: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.4 - Resultados relativos às pessoas Pontuação: 30

Alínea: Abordar os seguintes requisitos

A

Os níveis e tendências dos principais indicadores relacionados com as práticas de gestão de pessoas, entre os quais se destacam os indicadores de: 1 .Eficácia e melhoria dos sistemas de trabalho da organização 2. Avaliação, capacitação e desenvolvimento das pessoas; 3. Bem estar e Satisfação das pessoas.

NOTAS:

1. Relatar neste Item os resultados relacionados com as práticas da organização descritas nos itens 5.1, 5.2 e 5.3.

2. Os resultados relativos à eficácia e melhoria dos sistemas de trabalho são indicadores pertinentes à quantidade de equipes de projetos ou times de melhoria, resultados dos sistemas de comunicação interna para compartilhamento de conhecimentos e habilidades, índices de acesso das pessoas às informações da organização, resultados dos sistemas de remuneração e reconhecimento das pessoas etc.

3. Como indicadores de desenvolvimento de pessoas podem ser incluídos os resultados dos cursos concluídos e treinamentos realizados, índices de adequação do perfil profissional às atividades da organização, escolaridade, resultados dos sistemas de avaliação e acompanhamento do desempenho.

4. Mostre a situação atual e a evolução dos resultados (utilizar gráficos, preferencialmente).

5. A tendência equivale, pelo menos, aos últimos três ciclos alinhados.

Page 22: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.4 - Resultados relativos às pessoas Pontuação: 30

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A - A . 1 – Eficácia e Melhoria dos Sistemas de trabalho. – A Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas – CGP realiza a parte cartorial e gestão da força de trabalho da SEFAZ.

Indicadores de pessoas – vacância por carreira

DEMONSTRATIVO DO QUADRO DAS CARREIRAS DA SEFAZ - 2006

550 380 254 196 338 30 226 1.974

479

203

254

62163

937

1.207

71

177

0

134175

21189

767

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

ATE FTE AAF TAIG AAIG GG AUX. AIG TOTAL

NR VAGAS OCUPADAS VACÂNCIA

DEMONSTRATIVO DO QUADRO DAS CARREIRAS DA SEFAZ - 2007

550 380 256 196 338 226 1.946

461234

256141 193

33

1.318

89146

055 145

193

628

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

ATE FTE AAF TAIG AAIG AUX. AIG TOTAL

NR VAGAS OCUPADAS VACÂNCIA

Page 23: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

DEMONSTRATIVO DO QUADRO DAS CARREIRAS DA SEFAZ - 2008

550 380 254 198 335 226 1.943

451 277254 198

223

31

1.434

99 1030 0

112

195

509

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

ATE FTE AAF TAIG AAIG AUX. AIG TOTAL

NR VAGAS OCUPADAS VACÂNCIA

- A . 2 - Avaliação, capacitação e desenvolvimento das pessoas

- A capacitação e o desenvolvimento das pessoas na SEFAZ estão a cargo da

Gerência da Escola Fazendária – GEF/ CDP/SEJUF.

8561

183

58

163

105

0

100

200

Qua

ntid

ade

EVENTOS DE T&D PLANEJADOS E EXECUTADOS

Planejados 85 183 163

Executados 61 58 105

% Executado 72% 32% 64%

2005 2006 2007

Page 24: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

0,00

10,00

20,00

30,00

40,00

Méd

ia C

HR

ef. 3

4 a

52

Média de Carga Horária de Capacitação/Servidor

Média 36,27 28,07 26,43 26,51 28,87

META 0 0 0 0 28 30 33 37 40

2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Nota: Referencial - 34 a 52 horas por servidor por ano (média nacional de org privadas e públicas feitas pela ABTD)

0,00

0,50

1,00

% d

e In

vest

imen

to

Investimento em Capacitação/Custo Adm. Fazendária

% Investimento 0,35 0,23 0,21

Referência Estado MG 0,83

2005 2006 2007

Custo = Folha de pagamento dos ativos + custeio + investimentos

Page 25: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

0

2000

4000

QU

AN

TID

AD

E

VAGAS OFERTADAS & VAGAS UTILIZADAS

Vagas Ofertadas 1482 2066 3012

Vagas Utilizadas 1482 1989 2725

% Vagas Utilizadas 100,00% 96,27% 90,47%

2005 2006 2007

Vagas = todos os eventos disponibilizados para servidores (cursos, seminários, etc)

- A . 3 - Bem estar e Satisfação das pessoas - Segue abaixo tabela que demonstra o resultado da pesquisa de clima organizacional realizada pela SEFAZ, de 2005 a 2008. Há de se registrar que existem resultados de outras pesquisas, com questionamentos diversos do apresentado abaixo, e que não foram consideradas aqui.

Percebo que o trabalho que faço contribui para a empresa atingir seus 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 94 95 94 78 Concordo parcialmente 6 5 5 20 Indiferente 0 0 0 0 Discordo parcialmente 0 0 1 0 Discordo plenamente 0 0 0 2 Total 100 100 100 100 Compreendo claramente a minha função. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 81 86 84 80 Concordo parcialmente 19 14 16 18 Indiferente 0 0 0 2 Discordo parcialmente 0 0 0 0 Discordo plenamente 0 0 0 0 Total 100 100 100 100 Tenho confiança nas minhas competências para realizar meu trabalho. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 82 83 79 82 Concordo parcialmente 17 17 21 16 Indiferente 0 0 0 0 Discordo parcialmente 1 0 0 2 Discordo plenamente 0 0 0 0 Total 100 100 100 100 Consigo visualizar como meu trabalho se relaciona aos trabalhos de 2005 2006 2007 2008

Page 26: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

outras pessoas. (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 71 69 80 55 Concordo parcialmente 29 29 20 39 Indiferente 0 2 0 2 Discordo parcialmente 0 0 0 2 Discordo plenamente 0 0 0 2 Total 100 100 100 100 O clima interno da minha equipe de trabalho é participativo. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 53 50 60 54 Concordo parcialmente 34 40 32 39 Indiferente 2 5 0 2 Discordo parcialmente 5 5 5 0 Discordo plenamente 4 0 3 5 Não respondeu 2 0 0 0 Total 100 100 100 100 Considero satisfatório na organização o fluxo de informações sobre mudanças de normas, metas e instruções da organização. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 29 29 60 18 Concordo parcialmente 71 67 32 36 Indiferente 0 2 0 11 Discordo parcialmente 0 2 5 14 Discordo plenamente 0 0 3 16 Não respondeu 0 0 0 5 Total 100 100 100 100 O acesso ao meu superior imediato é bastante aberto para que eu possa sugerir idéias, esclarecer dúvidas ou tratar de assuntos relacionados à organização. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 48 40 58 70 Concordo parcialmente 38 58 35 25 Indiferente 2 0 2 0 Discordo parcialmente 8 2 4 5 Discordo plenamente 4 0 1 0 Total 100 100 100 100 Meu superior Imediato me motiva/estimula a buscar um alto desempenho na realização do meu trabalho, reconhecendo meu trabalho. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 41 24 48 57 Concordo parcialmente 37 62 35 27 Indiferente 4 5 6 5 Discordo parcialmente 12 7 9 9 Discordo plenamente 5 0 2 2 Não respondeu 1 2 0 0 Total 100 100 100 100

Page 27: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

As informações e/ou documentos que recebo são suficientes para o bom desempenho de minhas atividades. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 26 14 36 23 Concordo parcialmente 58 72 53 45 Indiferente 1 2 0 7 Discordo parcialmente 13 12 9 16 Discordo plenamente 2 0 2 7 Não respondeu 0 0 0 2 Total 100 100 100 100 A atual administração demonstra consistência na proposição de políticas e medidas de interesse do servidor, gerando boas expectativas. 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 46 72 22 16 Concordo parcialmente 39 2 57 45 Indiferente 2 12 6 7 Discordo parcialmente 8 0 9 7 Discordo plenamente 5 14 6 18 Não respondeu 0 0 0 7 Total 100 100 100 100 Considero importante um programa continuado de integração com a Administração, para minimizar as dificuldades de comunicação da Sefaz 2005 2006 2007 2008 (%) (%) (%) (%) Concordo plenamente 95 89 79 66 Concordo parcialmente 4 10 20 25 Indiferente 1 1 0 5 Discordo parcialmente 0 0 1 2 Discordo plenamente 0 0 0 0 Não respondeu 0 0 0 2 Total 100 100 100 100

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 10%

Pontuação Máxima do Item 30

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 03

Pontuação do Item na Validação

Page 28: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.5 - Resultados relativos à suprimentos Pontuação: 20

Alínea: Abordar os seguintes requisitos

A

Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores relativos à gestão de suprimentos. Destacar os resultados dos seguintes indicadores: 1. relativos à avaliação do desempenho de fornecedores; 2. relativos à gestão dos bens materiais, dos bens patrimoniais e dos estoques.

NOTA:

1. Relatar neste Item os resultados relacionados com as práticas da organização descritas nos itens 6.3.

Page 29: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.5 - Resultados relativos a suprimentos Pontuação: 20

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A: - A . 1 – relativos à avaliação de desempenho de fornecedores - Não há indicadores.

- A . 2 – relativos à gestão dos bens materiais, dos bens patrimoniais e dos estoques

Economia com aquisições na SEFAZ

REDUÇÃO DE CUSTOS NA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO, CONVITE, TOMADA DE PREÇOS E CONCORRÊNCIA - SEFAZ - NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2003 À AGOSTO 2008

-

5.000.000

10.000.000

15.000.000

20.000.000

25.000.000

30.000.000

35.000.000

VALOR ESTIMADO 6.745.577 6.208.461 3.628.734 26.032.148 32.534.805 16.043.806 VALOR HOMOLOGADO 5.452.856 5.583.493 3.193.582 25.515.321 31.619.110 14.473.877 REDUÇÃO 1.292.721 624.968 435.152 516.827 915.695 1.569.929 % REDUÇÃO 19% 10% 12% 2% 3% 10%

2003 2004 2005 2006 2007 2008 ATÉ AGO

AQUISIÇÕES E CONTRATOS

Page 30: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Nota: O gráfico mostra uma diminuição dos valores com compras diretas, o que demonstra o esforço da organização no cumprimento da diretriz em diminuir o máximo esta modalidade de aquisição.

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 40%

Pontuação Máxima do Item 20

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 08

Pontuação do Item na Validação

Page 31: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.6 - Resultados relativos aos serviços e produtos Pontuação: 45

Alínea: Abordar os seguintes requisitos A Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores relativos aos

serviços/produtos. B Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores relativos aos principais

processos finalísticos, incluindo os relativos às parcerias institucionais.

C Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores relacionados à execução dos Programas e/ou ações do PPA.

NOTAS:

1. Os resultados relatados neste Item relacionam-se diretamente com as práticas e indicadores descritos no item 6.1.

2. Os resultados devem também estar alinhado aos planos de ação e metas da organização, descritos no Item 2.2.

3. Na Alínea “A”, podem ser demonstradas as evoluções de indicadores de qualidade e de eficácia do serviço/produto. Os indicadores de desempenho dos serviços/produtos devem referir-se a requisitos importantes para as partes interessadas (tempo de atendimento, prazo de resposta, n° de serviços prestados, etc).

4. Na Alínea “B”, podem ser demonstradas as evoluções de indicadores de produtividade ou de eficiência e de eficácia operacional.

5. Mostre a situação e a evolução dos resultados (utilizar gráficos, preferencialmente).

6. A tendência equivale a pelo menos os últimos três ciclos alinhados.

Page 32: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.6 - Resultados relativos aos serviços e produtos Pontuação: 45

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A: Receita Pública - Produtos da área da Receita Pública, os quais a SEFAZ gerencia atendendo as demandas do Estado.

o Indicador Nr. 1 – Receita de ICMS realizada

Receita de ICMS Realizada (corrigida pelo IGPDI)

3.085 3.1413.465

2.6663.009

3.500

-500

1.0001.5002.0002.5003.0003.5004.0004.500

2005 2006 2007

Valor Realizado MT Valor Realizado MS

1,13 113%

95%

50%

Page 33: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

o Indicador Nr. 2 – Receita de IPVA realizada

Receita de IPVA Realizada (corrigida pelo IGPDI)

129.886155.938

166.811

104.425124.769

150.284

-20.00040.00060.00080.000

100.000120.000140.000160.000180.000200.000

2005 2006 2007

AnoValor Realizado MT Valor Realizado MS

o Indicador Nr. 3 – Receita de ITCD realizada

Receita de ITCD Realizada (corrigida pelo IGPDI)

5.716 7.247 8.012

19.00123.757

34.604

-5.000

10.00015.00020.00025.00030.00035.00040.000

2005 2006 2007

Valor Realizado MT Valor Realizado MS

Page 34: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

o Indicador Nr. 4 – Receita de TAXAS realizada

Receita de TAXAS Realizada (corrigida pelo IGPDI)

21.328

38.88041.571

5.735 5.494 6.275

-5.000

10.00015.00020.00025.00030.00035.00040.00045.00050.000

2005 2006 2007

Valor Realizado MT Valor Realizado MS

o Indicador Nr. 5 – Receita de OUTROS realizada

Receita de OUTROS Realizada (corrigida pelo IGPDI) SEM CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA

207.215 218.663

565.992

11.141 8.006 10.177-

100.000

200.000

300.000

400.000

500.000

600.000

2005 2006 2007

Valor Realizado MT Valor Realizado MS

Page 35: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

o Indicador Nr. 6 – Receita de FETHAB realizada

Receita de FETHAB Realizada (corrigida pelo IGPDI)

311.512

358.559

270.000294.875

275.323298.629

-

50.000

100.000

150.000

200.000

250.000

300.000

350.000

400.000

2005 2006 2007

Previsão Meta Valor Realizado

o Indicador Nr. 7 – Receita de CIDE realizada

Receita da CIDE - Combustível Realizada (corrigida pelo IGPDI)

40.136 39.754 38.59834.337

32.28934.551

-

5.000

10.000

15.000

20.000

25.000

30.000

35.000

40.000

45.000

2005 2006 2007

Valor Realizado MT Valor Realizado MS

Page 36: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

o Indicador Nr. 8 – Receita da Divida Ativa realizada

Receita de Divida Ativa Realizada (corrigida pelo IGPDI)

16.41513.229

18.005

24.003

7.081

2.372

-

5.000

10.000

15.000

20.000

25.000

30.000

2005 2006 2007Valor Realizado MT Valor Realizado MS

Tesouro Estadual - Produtos do Tesouro Estadual sob a coordenação da SEFAZ:

29,04% 27,76% 26,46%23,64%

25,83% 26,21%

0%

5%

10%

15%

20%

25%

30%

35%

2002 2003 2004 2005 2006

%

CUSTEIO DO ESTADO(DESPESA CUSTEIO / RECEITA CORRENTE LÍQUIDA)

Fonte: SATE

Page 37: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

40,23% 42,08%45,33%

42,66%

33,23%

53,49%49,27%

40,72%36,62% 37,25%

35,26%37,89%

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

2002 2003 2004 2005 2006 2007

ESTADO (? 60% RCL ) PODER EXECUTIVO (? 49% RCL)

% E ? 60 % RCL e PE ? 49 % RCL

DESPESA PESSOAL(DESPESA COM PESSOAL / RECEITA CORRENTE LÍQUIDA)

Alínea B:

Receita Pública - Principais processos finalísticos da área da Receita Pública.

Fonte: SATE

Page 38: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Receita Pública Realizada

5.65

8.000

6.57

9.978

6.19

9.686

5.79

5.580

6.21

5.777

7.13

1.238

-1.000.0002.000.0003.000.0004.000.0005.000.0006.000.0007.000.0008.000.0009.000.000

2005 2006 2007

Valo

r em

milh

ões

(R$)

Previsão Meta Valor Realizado

Tesouro Estadual – Principais processos finalísticos da área do Tesouro Estadual.

9,94% 9,91%

12,51%

14,09%

12,40%11,63%

0%

2%

4%

6%

8%

10%

12%

14%

16%

2002 2003 2004 2005 2006

%

INVESTIMENTO DO ESTADO(INVESTIMENTO REALIZADO / RECEITA CORRENTE LÍQUIDA)

Fonte: SATE

Page 39: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea C: – Indicadores constantes do PPA 2008/2011, de responsabilidade da SEFAZ.

PPA 2008-2011 – PROGRAMA: GESTÃO DA RECEITA PÚBLICA

INDICADOR NR. 1 – PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA NO PIB DO ESTADO

PARTICIPAÇÃO DA RECEITA PÚBLICA NO PIB

9,14% 9,20% 9,21%

0,00% 0,00%

11,78%

0,00%

2,00%

4,00%

6,00%

8,00%

10,00%

12,00%

14,00%

2005 2006 2007Receita Tributária - MT Receita Tributária - MS

Nota: Em 2008, de acordo com o apresentado na reunião do Comitê de Política Fazendária em 23/ outubro de 2008, o resultado nesta data é de 9,40% (95% de execução). A previsão para 2008 é de 9,85%.

PARTICIPAÇÃO DA RECEITA TRIBUTÁRIA NO PIB

Page 40: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

INDICADOR NR. 2 – ÍNDICE DE REALIZAÇÃO DA RECEITA TOTAL PROJETADA

EM RELAÇÃO À REALIZADA

Receita Pública Realizada

5.65

8.000

6.57

9.978

6.19

9.686

5.79

5.580

6.21

5.777

7.13

1.238

-

1.000.0002.000.0003.000.0004.000.0005.000.0006.000.0007.000.0008.000.0009.000.000

2005 2006 2007

Valo

r em

milh

ões

(R$)

Previsão Meta Valor Realizado

Meta: (Receita realizada/ projetada LOA) = 1 Nota: Em 2008, o resultado parcial (apresentado no Comitê de Política Fazendária em 23 de outubro de 2008) é de 1,13, ou seja, 113% de execução).

INDICADOR NR. 3 – CONTRIBUINTES ALCANÇADOS POR ALGUMA AÇÃO FISCAL

Indicador

Previsto Realizado % Execução

Índice de contribuintes alcançados por alguma ação fiscal

60% 30,07% 50%

Nota: Índice apresentado em reunião do Comitê de Política Fazendária em 23 de outubro de 2008.

Page 41: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

PPA 2008-2011 – PROGRAMA: GESTÃO DA FINANCEIRA ESTADUAL INDICADOR NR. 1 – DÍVIDA CONSOLIDADA LIQUIDA CONFORME LRF

1,591,76

1,30

1,00 0,941,11

2,00 2,002,002,002,002,00

0

0,5

1

1,5

2

2,5

2002 2003 2004 2005 2006 2007

Proporção da DCL sobre a RCLLimite definido por Res. do Senado Federal c/c LRF

DEMONSTRATIVO DA DÍVIDA CONSOLIDADA LIQUIDA CONFORME LRF

íNDICE DCL < OU = 2 x RCL

INDICADOR NR. 2 – EQUILÍBRIO FISCAL

0,98 1,01 0,99 1,00 1,01 0,99

0,00

0,20

0,40

0,60

0,80

1,00

1,20

2002 2003 2004 2005 2006 2007

Índice < OU = 1

EQUILÍBRIO FISCAL(DESPESA EMPENHADA / RECEITA REALIZADA)

Fonte: SATE

Page 42: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 100%

Pontuação Máxima do Item 45

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 45

Pontuação do Item na Validação

Page 43: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.7 - Resultados dos processos de apoio e organizacionais Pontuação: 30

Alínea: Abordar os seguintes requisitos A

Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores relativos aos processos de apoio.

B Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores relativos à formulação e desdobramento das estratégias.

C Os níveis atuais e tendências dos principais indicadores utilizados para realizar a avaliação e a melhoria das práticas de gestão.

D Os níveis atuais e as tendências dos principais indicadores relativos ao sistema de liderança e à informação e conhecimento.

NOTAS:

1. Os resultados relatados neste Item relacionam-se diretamente com as práticas e indicadores descritos nos Itens 6.2 e 6.3, assim como aqueles decorrentes de indicadores utilizados especificamente para a avaliação e a melhoria das práticas de gestão descritos em todos os itens de 1.1 a 6.4.

2. Os resultados devem também estar alinhados aos planos de ação e as metas da organização, descritos no Item 2.2.

3. Na Alínea “A”, podem ser demonstradas as evoluções de indicadores de produtividade ou eficiência dos processos de apoio e de eficácia operacional. (tempo de atendimento, prazo de resposta, n° de serviços prestados, etc.).

4. Na Alínea “B”, os resultados sobre formulação e desdobramento das estratégias referem-se àqueles relacionados aos indicadores de acompanhamento solicitados no Critério 2. Podem ser apresentados resultados dos indicadores de cumprimento de metas e planos, percentual de planos estratégicos executados, relação entre número de realinhamentos nas estratégias versus realinhamento nos planos de ação, número de projetos com indicadores de desempenho convergentes com os indicadores dos planos estratégicos, indicadores de compartilhamento das estratégias, etc.

5. Na Alínea “C”, os resultados referem-se àqueles relacionados aos indicadores específicos utilizados para realizar a avaliação e a melhoria das práticas de gestão relativas aos Itens de enfoque e aplicação (1.1 a 6.4) e que não estejam sendo solicitados nos demais Itens do Critério 7.

Page 44: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Critério: 7. RESULTADOS Pontuação: 230 Item: 7.7 - Resultados dos processos de apoio e organizacionais Pontuação: 30

Apresentação objetiva dos resultados, preferencialmente em forma de gráfico.

Alínea A: – Resultados relativos aos processos de apoio da SEFAZ, obtidos pela pesquisa realizada pelo Instituto Evaldo Loide, em 2005, comparados com os resultados de 2001, pesquisados pelo Instituto Vetor. - Indicadores de Satisfação dos principais processos de apoio: Processo de apoio logístico – limpeza

Processo de apoio logístico - limpeza

Page 45: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Processo de apoio logístico – limpeza

Processo de apoio logístico - recepção

Processo de apoio logístico - segurança

Page 46: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Processo de apoio logístico - transporte

Processo de apoio l- tecnologia da informação

Processo de apoio - tecnologia da informação

Page 47: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Processo de apoio - tecnologia da informação

- Indicadores de eficiência operacional – processo de apoio tecnologia da informação

Quantidade de Unidades Fazendárias Atendidas com TI

12 7

32

7

96

22

108

30

112

40

100

40

72

40

0

20

40

60

80

100

120

Agências Fazendárias Unidades de Fiscalização (UOF́ s)

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Fonte: Relatório Gestão 2003-2007. Atualizado em Setembro/2008.

Page 48: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Média Mensal de Páginas Acessadas nos Serviços Internet da SEFAZ

3200000 4100000 5900000 7100000 900000015000000

29600000

05000000

100000001500000020000000250000003000000035000000

Média Mensal de Páginas Acessadas

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 (até 09/ 2008)

Fonte: Relatório Gestão 2003-2007. Atualizado em Setembro/2008.

Quantidade de Visitas x Visitantes na página da SEFAZ na Internet

2014818

562055

4168242

1172613

3864796

1213677

0500000

10000001500000200000025000003000000350000040000004500000

Visitas Visitantes

2006 2007 2008 (até 09/ 2008)

Fonte: Ferramentas de estatísticas da COTI. Setembro de 2008

Quantidade de Sistemas Disponibilizados

2

32

4

38

5

47

9

54

11

57

13

62

0

10

203040

50

6070

Gerenciais (DW) Operacionais

2003 2004 2005 2006 2007 2008 (até 09/ 2008)

Fonte: Seminário Compartilhamento de Resultados 07/12/2006. Atualizado pela GEPQ: Setembro de 2008

Page 49: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Sistemas Aplicativos Fazendários - Quantidade de Sistemas em Uso

2232

3847

54 5762

612 15

2329

4148

16 20 23 24 2516 14

010203040506070

Antes de2003

2003 2004 2005 2006 2007 2008

Total Internet Não Internet

Fonte: Relatório Gestão 2003-2007. Atualizado pela GEPQ: Setembro de 2008

Nota: Este gráfico mostra a evolução do indicador – quantidade de aplicativos (sistemas operacionais) disponibilizados nos últimos anos, como resultado do processo de desenvolvimento de sistemas. As setas indicam, de acordo com orientação estratégica do órgão, que o esforço é no sentido de viabilizar preferencialmente sistemas ambiente WEB, com o objetivo de facilitar o cidadão-usuário.

- Indicador de redução de valores com telefonia móvel

Nota: Embora a organização disponibilizou um nr. maior de telefones celulares, o custo unitário diminuiu após negociação de contrato com a operadora.

181.399,66

160.991,14

150.0

155.0

160.0

165.0

170.0

175.0

180.0

185.0

2007(JAN- 2008(JAN- CUSTO NO PERÍODO

CU

STO

EM

REA

IS R

$

211

CELULARES

17 CELULAR

CUSTO UNITÁRIO EM 2007= R$ 919,95 CUSTO UNITÁRIO EM 2008= R$ 859,71

150.000

160.000

170.000

180.000

Page 50: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea B: – Resultados relativos ao critério Estratégias e Planos, obtidos nos ciclos de avaliação da gestão, pelos critérios de excelência do GESPÚBLICA, instrumento de 500 pontos.

COMPARATIVO AUTO-AVALIAÇÃO DA SEFAZ - 2003 à 2006

CRITÉRIO ESTRATÉGIAS E PLANOS

30,00

36,00

30,00

34,50

0

5

10

15

20

25

30

35

40

Avaliação 2003 Avaliação 2004 Avaliação 2005 Avaliação 2006

Fonte: APDI

Pontos

Instrumento de Avaliação de 500 Pontos

Nota: O gráfico acima mostra a evolução da pontuação obtida na auto-avaliação ao longo dos últimos anos, referente ao critério Estratégias e Planos.

Page 51: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea C: – Resultados alcançados nos diversos na auto-avaliação da gestão, adotando o

MEGP do GESPÚBLICA, instrumento de 500 pontos.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO SEFAZ - GESPÚBLICA / 2003 à 2006

0

50

100

150

200

250

300

SEFAZ PREVISTO 190 190 251 251

SEFAZ REALIZADO 161 191 240 277

1 2 3 4

- META X REALIZADO -

MELHPontos

Fonte: APDI2003 2004 2005 2006

Nota: A SEFAZ-MT é adesa ao GESPÚBLICA desde 2001, onde monitora seus resultados relativos à melhoria da gestão, por meio da auto-avaliação do sistema de gestão (Instrumento 500 pontos).

050

100150200250300350400450500

Avaliação 2003 22,50 30,00 15,00 16,50 27,00 24,00 25,50 160,50

Avaliação 2004 28,50 36,00 18,00 14,25 24,00 24,50 45,75 191,00

Avaliação 2005 28,50 30,00 22,50 21,00 27,00 33,50 77,50 240,00

Avaliação 2006 31,50 34,50 37,50 19,50 24,00 31,50 98,50 277,00

Pontuação máxima 45 45 45 45 45 45 230 500

Liderança Estratégias e Planos

Cidadãos e

Sociedade

Informação/ Conhec. Pessoas Processos Resultado

s Total

MELHO

Fonte: APDI

Pontos

AVALIAÇÃO DA GESTÃO SEFAZ - GESPÚBLICA / 2003 à 2006- REALIZADO -

Nota: O gráfico mostra a evolução da pontuação, critério a critério, nos últimos anos.

Pontuação máxima = 500 MELHOR

MELHOR Pontos

Page 52: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Alínea D: – Resultados alcançados nos critérios Liderança e Informação e Conhecimento,

nos diversos ciclos de avaliação pelos critérios de excelência do GESPÚBLICA, instrumento de 500 pontos.

COM P ARATIVO AUTO-AVALIAÇÃO DA SEFAZ - 2003 à 2006

CRITÉRIO LIDERANÇA

22,50

28,50 28,5031,50

0

5

10

15

20

25

30

35

Avaliação 2003 Avaliação 2004 Avaliação 2005 Avaliação 2006Fonte: APDI

Pontos

Instrumento de Avaliação de 500 Pontos

COMPARATIVO AUTO-AVALIAÇÃO DA SEFAZ - 2003 à 2006

CRITÉRIO INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

16,5014,25

21,0019,50

0

5

10

15

20

25

Avaliação 2003 Avaliação 2004 Avaliação 2005 Avaliação 2006Fonte: APDI

Pontos

Instrumento de Avaliação de 500 Pontos

Nota: Os gráficos acima apresentam a evolução do resultado da pontuação da auto-avaliação nos últimos anos, referentes respectivamente, aos critérios Nr. 1 – Liderança e Informação e Conhecimento.

Page 53: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Fatores de Avaliação e Pontuação

Percentual do Item 20%

Pontuação Máxima do Item 30

Pontuação do Item na Auto-Avaliação 06

Pontuação do Item na Validação

Pontuação Máxima do Critério 230

Pontuação do Critério na Auto-avaliação 84,50

Pontuação do Critério na Validação

Page 54: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

8. Pontuação global da organização A composição da pontuação dos Itens dos Critérios gerará as pontuações globais da organização, que se enquadrará numa das cinco faixas seguintes. N° Posição Pontuação Estágio da Organização

5 Média

Baixa

484-500

451-483

Práticas adequadas e eficazes para alguns requisitos de todos os itens, sendo algumas pró-ativas, com uso continuado para muitas áreas e processos, mas a aplicação em alguns deles ainda está em estágios iniciais. Tendências favoráveis e desempenho superior às comparações em alguns resultados.

4

Alta

Média

Baixa

417-450

384-416

351-383

Práticas adequadas para os requisitos da maioria dos Itens, algumas são pró-ativas, e a aplicação em algumas das principais áreas e processos é muito recente para demonstrar resultados. Tendências favoráveis, porém, em algumas áreas importantes para o sucesso da organização, as tendências de melhoria são recentes. Início de uso de informações comparativas e o desempenho é similar às comparações em alguns resultados.

3

Alta

Média

Baixa

317-350

284-316

251-283

Práticas adequadas aos requisitos de alguns Itens, reativas, com início de uso continuado; entretanto, existem lacunas importantes nos métodos e na aplicação em alguns Itens dos Critérios. Primeiros estágios quanto à obtenção de resultados decorrentes das práticas de gestão, com algumas tendências favoráveis.

2

Alta

Média

Baixa

217-250

184-216

151-183

Práticas nos primeiros estágios de desenvolvimento e implementação, mas há lacunas significativas na aplicação da maioria delas. Começam a aparecer alguns resultados decorrentes da aplicação das práticas implementadas, com algumas tendências favoráveis.

1

Alta

Média

Baixa

101-150

51-100

0-50

Estágios muito preliminares de desenvolvimento de práticas de gestão. Não se pode considerar que os resultados decorram das práticas implementadas.

PONTUAÇÃO GLOBAL Pontuação obtida na Avaliação: 224,50

Faixa global de Pontuação atingida

Número 2

Posição Alta

Page 55: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

9. Relatório de Validação Apresenta os principais resultados da reunião de consenso entre os avaliadores internos da organização e os consultores externos do GESPÚBLICA.

Pontuação na Avaliação: Pontuação na Validação:

224,50

PRÁTICAS DE GESTÃO DESTACADAS: 1.

Item 1.1 1.2 1.3 2.1 2.2 2.3 3.1 3.2 3.3 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2 5.3 Pontuação Máxima 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 15 P. da Auto-avaliação 10,5 10,5 3,00 7,5 6,00 10,5 10,5 12,0 7,50 7,50 3,00 7,50 7,50 6,00 6,00 P. da Auto-avaliação 24,00 24,00 30,00 18,00 19,50 Pont. de Consenso Pont. de Consenso

Item 6.1 6.2 6.3 6.4 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 7.7 TOTAL Pontuação Máxima 15 10 10 10 50 25 30 30 20 45 30 500 P. da Auto-avaliação 7,50 2,00 7,00 8,00 5,00 2,50 15,00 3,00 8,00 45,00 6,00 P. da Auto-avaliação 24,50 84,50 224,50

Pont. de Consenso Pont. de Consenso

PONTUAÇÃO NÍVEL DE GESTÃO FAIXA DE PONTUAÇÃO GLOBAL

Page 56: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

Validadores Externos Data: Nomes Assinaturas

1

2

Validadores Internos Data: Nomes Assinaturas

1 Silvia Cristina Prado Arruda Pini – relatora – membro da AGIN

2 Mary Abadia Silva Costa – Assessora

Especial de Gestão Institucional - AGIN

3 Nardele Pires Rothebarth – Assessor de

Negócio da Receita Pública - ANRP

4 Elenice Ribeiro Serafim da Silva –

Assessora de Negócio do Tesouro Estadual - ATNT

5 Antonio Ricardino Martins Cunha –

Assessor de Negócio da Direção e Assessoramento Superior - ANDS

6 Luciana Ibrahim Leite – Assessora Técnica da SEJUF

Page 57: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

SIGLAS UTILIZADAS

ACRIMAT – Associação de Criadores de Mato Grosso. AIDF – Autorização de impressão de documentos fiscais. AGER – Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso. ANP – Agência Nacional de Petróleo. APDI – Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. ARCM – Assessoria de Relacionamento com os Municípios. ASDASA – Assessoria de Planejamento do DASA. CAE – Cadastro de atividade econômica (Estado). CI – Comunicação Interna. CIAC – Superintendência do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente. CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. CNAE – Cadastro Nacional de atividade econômica. CND – Certidão Negativa de Débito. COFAZ – Corregedoria Fazendária. CONAB – Companhia Nacional Abastecimento. CONDEPRODEMAT – Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do

Estado de Mato Grosso. CONFAZ – Conselho Nacional de Políticas Fazendárias. CONSINT – Conselho Superior do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da

Informação. CAPEF – Controle de Eventos de Capacitação da Escola Fazendária. COTEPE – Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Operações Relativas à

Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação.

CPL – Comissão Permanente de Licitação. CRC – Conselho Regional de Contabilidade. DASA – Direção e Assessoramento Superior. DETRAN – Departamento de Transito de Mato Grosso. ECF – Emissor de Cupom Fiscal. ENCAT – Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais. ESALQ/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. INDEA – Instituto de Defesa Agropecuária.

Page 58: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

FAMATO – Federação da Agricultura de Mato Grosso. FGV – Fundação Getúlio Vargas. FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. FIPLAN – Sistema Integrado de Planejamento, contabilidade e Finanças do Estado de

Mato Grosso. FOREMAT – Fórum dos Empresários de Mato Grosso. FUNGEFAZ – Fundo de Gestão Fazendária. GDFAZ – Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário. GFIN – Grupo de Gestores Financeiros dos Estados. GRD – Gerenciamento da Rotina Diária. IOMAT – Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso. IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor. ITCD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer Bens ou

Direitos. JUCEMAT – Junta Comercial do Estado de Mato Grosso. LNC – Levantamento de necessidades de capacitação. LOA – Lei Orçamentária Anual. LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. MP – Ministério Público Estadual. NFPA – Nota Fiscal de Produtor Avulsa. PDMS – Plano de Desenvolvimento e Manutenção de Software. PNAFE – Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados

Brasileiros. PPA – Plano de Trabalho Plurianual. PTA – Plano de Trabalho Anual. SAD – Secretaria de Estado de Administração. SEBRAE-MT – Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso. SECITEC – Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. SEDER – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural. SEFAZ/MT – Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso. SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente. ETEC – Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania. SIAF – Sistemas Integrados de Acompanhamento Financeiro. SEC – Secretaria de Cultura. SEPLAN – Secretaria de Estado de Planejamento. SIDORFFI – Sistema Integrado de Dados Orçamentários, Fiscais e Financeiros. SICME – Secretaria de Estado de Industria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso. SIGPEX – Sistema de gestão e acompanhamento da execução.

Page 59: Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização ...app1.sefaz.mt.gov.br/aplicativos/pqsp.nsf... · Pontuação, escolher a faixa de pontuação mais adequada, com base

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA Auto-Avaliação SEFAZ – 2007-2008

A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

SIGPLAN – Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual. SIMPI-MT – Sindicato das micros e Pequenas Industrias de Mato Grosso. SINFRA – Secretaria de Infra-Estrutura de Mato Grosso.

TAD – Termo de Apreensão e Depósito. TSE – Taxas de Serviços Estaduais. TR – Termo de Referência.