programa eleitoral da lista a - apresentamos direção

33
PROGRAMA ELEITORAL LISTA A

Upload: lista-a

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

1

PROGRAMA ELEITORALLISTA A

Page 2: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

2

ÍNDICE

Representação Estudantil .......................................................................5

Administração e Tesouraria .................................................................. 10

Departamento Pedagógico .................................................................... 12

Departamento Recreativo ..................................................................... 14

Departamento Desportivo ..................................................................... 15

Departamento Social .............................................................................. 18

Departamento Cultural & Tradições Académicas .............................. 20

Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo ..........22

Departamento de Apoio a Núcleos .......................................................25

Departamento de Comunicação & Imagem ......................................... 28

Departamento de Pós-Graduação ........................................................ 30

Gabinete de Gestão de Associados & Informático ..............................32

Page 3: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

3

A Lista A apresenta-se às eleições do próximo dia 2 de dezembro apresentando um legado de representação e defesa dos legítimos direitos e interesses dos estudantes que colocou a Asso-ciação Académica da Universidade do Minho num patamar muito elevado, assumindo-se como uma referência no meio académico nacional.

Ao longo dos últimos anos, a Associação Académica da Universidade do Minho assumiu um papel decisivo na vertente social e solidária, na intervenção política, na vertente pedagógica, na promoção do desporto universitário, na intervenção cultural e preservação das tradições académicas, na promoção da empregabilidade e empreendedorismo qualificado, no fortalecimen-to da relação com as demais estruturas de estudantes, na prestação de serviços à comunidade e na interação com o meio envolvente.

Um papel materializado em ações e conquistas concretas que tiveram um impacto muito posi-tivo na vida dos estudantes. São disso exemplo:

• O congelamento do valor da propina nos últimos dois anos;

• A criação de packs de senha de cantina e de transporte a preço mais reduzido;

• A manutenção do valor das senhas de refeição até ao final deste ano civil;

• A criação do Fundo Social de Emergência;

• As alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo;

• A criação do “Programa Retomar”;

• A publicação do Regulamento Académico da Universidade do Minho;

• O aumento da oferta de transportes públicos em Braga;

• A intervenção no caminho entre o Campus de Azurém e as residências universitárias;

• As intervenções ao nível da defesa de um reforço de segurança na zona envolvente aos campi da Universidade do Minho;

• As diversas campanhas de solidariedade para com a sociedade civil;

• A abertura de salas de estudo em Braga e Guimarães durante 24 horas por dia e ao fim de semana;

• A aproximação aos núcleos de curso e comissões de residentes das residências universi-tárias;

• A criação do Cartão Jovem Académico AAUM e do Cartão Pousadas da Juventude AAUM;

• A conquista do 1º lugar do Ranking da European University Sports Association;

• A organização do Campeonato Mundial Universitário de Andebol e a atribuição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2015, do Campeonato Europeu Universi-tário de Andebol 2015 e do Campeonato Mundial Universitário de Karaté 2016;

• O reforço da identidade cultural da Universidade do Minho, promovendo as atuações dos seus grupos culturais e uma maior programação cultural para as cidades de Braga e Gui-marães por parte da Rádio Universitária do Minho;

• A criação de um estúdio da Rádio Universitária do Minho em Guimarães;

Page 4: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

4

• O trabalho de sensibilização para o empreendedorismo e apoio personalizado a estudantes no âmbito do Liftoff – Gabinete do Empreendedor da AAUM;

Mas uma Associação Académica é e será sempre um projeto inacabado, em construção per-manente e contínua adaptação aos anseios daqueles que representa. Por isso, apesar de todo o trabalho desenvolvido, há ainda muito por fazer e por consolidar.

Um trabalho que só terá a possibilidade de ser bem sucedido se contar com uma equipa séria, competente, experiente, ambiciosa e com provas dadas, não se coadunando com exercíci-os demagógicos de críticos pouco construtivos e que, ao longo do tempo, pouco ou nada con-tribuíram para a construção deste património que a todos nos deve orgulhar.

A Lista A é uma equipa composta por estudantes dinâmicos e ativos com provas dadas de há muito tempo a esta parte pela sua intervenção em anteriores direções da Associação Académica, pela sua intervenção como colaboradores voluntários das atividades da AAUM, pelo papel de-sempenhado enquanto delegados, membros de núcleos de curso, elementos de grupos culturais ou atletas das nossas equipas desportivas.

São estes estudantes que agora apresentam este programa eleitoral, o qual submetem ao su-frágio do próximo dia 2 de dezembro.

Um programa eleitoral transversal às várias áreas de atuação da Associação Académica, mas, acima de tudo, um programa eleitoral ambicioso, arrojado, exequível, sério e transparente. Um programa eleitoral que evidencia um compromisso e uma responsabilidade. Um programa eleito-ral de estudantes que conhecem a academia e os seus anseios.

É este programa que agora apresentamos aos estudantes para que no próximo dia 2 de dezem-bro todos possam fazer uma escolha séria e esclarecida.

Page 5: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

5

REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

Um dos principais objetivos da Associação Académica da Universidade do Minho, consagrado nos seus Estatutos, passa por “organizar, defender e representar todos os estudantes da Univer-sidade do Minho.” Nesse sentido, a representação estudantil joga um papel fundamental na ação da direção da Associação Académica na sua interação com os demais agentes que, através das suas decisões ou atribuições, podem influenciar a vida dos estudantes da Universidade do Minho. Nesse sentido, a Lista A compromete-se a defender intransigentemente os seguintes temas:

Revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior

Em 2014, fruto da pressão da Associação Académica da Universidade do Minho e outras fed-erações e associações académicas e de estudantes, a Secretaria de Estado do Ensino Superior concretizou duas alterações ao atual Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes do En-sino Superior que tiveram um impacto positivo no aumento do número de estudantes bolseiros e no aumento do valor da bolsa média. Entre as principais alterações destaque-se o fim do indefer-imento de candidatura a bolsa de estudo por dívida contributiva ou tributária de elementos do agregado familiar do estudante, a criação de um escalão não taxado para efeitos de cálculo de rendimento no património mobiliário do agregado familiar do estudante e a criação de um com-plemento para estudantes ao abrigo do Programa Erasmus +.

No entanto, a Lista A entende que estas alterações não são necessárias para tornar o siste-ma de ação social justo e impedir que haja estudantes a deixar o Ensino Superior por falta de condições financeiras.

Tendo sido anunciado, pela Secretaria de Estado do Ensino Superior, a criação de um grupo de trabalho para propor alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a entrar em vigor no início do próximo ano letivo, a Lista A defenderá mudanças profundas no sentido de incluir mais estudantes no sistema de ação social.

Defendemos a contabilização de rendimentos líquidos, ao invés da contabilização de rendi-mentos brutos, o fim da contabilização do património mobiliário, a dedução de despesas do agre-gado familiar com encargos de saúde e habitação, o aumento da bolsa base de referência, a im-plementação de um benefício anual de transportes para estudantes deslocados e o alargamento do complemento de alojamento mensal para onze meses de forma a cobrir todo o ano letivo. Defendemos também uma alteração da fórmula de elegibilidade no que diz respeito ao aproveit-amento de forma a não distorcer um sistema de ação social num sistema de mérito.

A Lista A compromete-se a lutar intransigentemente por estas alterações junto da Secretaria de Estado do Ensino Superior.

Revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior

A publicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior em 2007 constituiu um retrocesso na democracia interna das Instituições e na representação estudantil. A Lei previa que a aplicação deste Regime Jurídico fosse avaliada ao final de cinco anos, em 2012, mas tal não

Page 6: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

6

aconteceu. Em julho de 2013, a Secretaria de Estado do Ensino Superior apresentou uma propos-ta de revisão da Lei mas a mesma nunca teve seguimento.

A Lista A defende o início do processo de revisão do Regime Jurídico das Instituições de En-sino Superior com a maior brevidade possível. Nesse processo, a Lista A defenderá uma maior representatividade dos estudantes e das suas respetivas associações de estudantes nos órgãos de governo das Instituições de Ensino Superior, o aumento da representação de estudantes, em termos proporcionais de elementos nos Conselhos Gerais das Instituições, a atribuição de mais funções ao Senado Académico, a constituição de uma assembleia representativa para eleição do Reitor, a clarificação do papel do Provedor do Estudante, a consagração dos direitos dos tra-balhadores estudantes, a manutenção da figura de “fundação pública de direito privado” e a não sujeição das Instituições ao Sistema Nacional de Compras. A Lista A opor-se-á também à intro-dução do critério da empregabilidade para fixação do número de vagas e envidará todos os es-forços para que finalmente seja constituído o Conselho Coordenador do Ensino Superior.

Reforço e alterações no financiamento das Instituições de Ensino Superior

As Instituições de Ensino Superior têm sofrido de há vários anos a esta parte cortes indiscrim-inados no seu financiamento proveniente do Orçamento Geral do Estado. Esses cortes têm-se consubstanciando numa perda de competitividade das universidades portuguesas, no adiamento sucessivo da requalificação de infra estruturas que começam a apresentar notórias necessidades de manutenção, no adiamento de criação de serviços estruturantes, na qualidade do ensino min-istrado e dos serviços disponibilizados. A proibição de contratações tem vindo impedir a natural renovação do corpo docente das Instituições.

Além disso, o Governo insiste em manter o financiamento das Instituições baseando-se apenas em fatores históricos, não aplicando a fórmula que consta na Lei de Bases de Financiamento do Ensino Superior, não promovendo a boa aplicação dos recursos públicos e não promovendo fatores como a boa gestão, a capacidade de atração de estudantes, a qualidade do ensino minis-trado, a interação com a sociedade ou a produção cientifica.

A Lista A defenderá em todos os fóruns a necessidade de reforço de financiamento das Insti-tuições de Ensino Superior e a aplicação desse mesmo financiamento de acordo com uma fórmu-la previamente estabelecida e conhecida pelas Instituições e que privilegie as possibilidade de financiamento plurianual.

Revisão do Regulamento do “Programa Retomar”

O Programa Retomar foi criado em 2014, após várias reuniões entre o movimento associativo estudantil do Ensino Superior e a Secretaria de Estado do Ensino Superior, de forma a recuperar estudantes que tivessem deixado o Ensino Superior sem concluir os seus cursos.

O número de estudantes candidatos a este programa neste primeiro ano foi mais reduzido do que o esperado, mas, no nosso entendimento, desta realidade não se pode concluir a inexistência de um problema, mas sim a necessidade de aperfeiçoamento do Programa.

A Lista A defenderá alterações ao Regulamento para o próximo ano letivo para que o Progra-ma possa abranger pessoas com idade superior a 30 anos e para que possa abranger pessoas que neste momento não estejam desempregadas. Exigiremos também uma maior divulgação e compromisso com o Programa por parte das Instituições de Ensino Superior.

Page 7: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

7

Oposição a qualquer proposta de atualização do valor de propinas

Devido à intervenção e pressão da Associação Académica da Universidade do Minho, o valor da propina não aumentou nos últimos dois anos na Universidade do Minho. A Lista A compro-mete-se a continuar esse trabalho de pressão, reivindicação e sensibilização de forma a evitar qualquer atualização do valor de propinas atualmente cobrado na Universidade do Minho.

Criação de instrumentos que monotorizem e previnam o abandono escolar

Um dos principais problemas com que o sistema de Ensino Superior está confrontado em Por-tugal é o elevado número de estudantes que anula a sua matrícula ou não renova a sua inscrição sem ter concluído o seu ciclo de estudos. A crise financeira que o país atravessa acentuou esse problema que se deve muitas vezes a insuficiências económicas. Mesmo quando não seja cau-sado por esses motivos, o abandono de estudantes do Ensino Superior não deve deixar de ser alvo de reflexão. Compreendendo que esta é uma realidade complexa, é necessário que se estude aprofundadamente o fenómeno.

A Lista A compromete-se a acompanhar de perto o trabalho da Comissão Especializada do Conselho Geral que irá produzir um relatório sobre o abandono escolar na Universidade do Min-ho e exigirá a publicação de um relatório anual sobre o abandono escolar ao Governo, tal como previsto em resolução da Assembleia da República aprovada por unanimidade em abril de 2013.

Alargamento do período de candidaturas ao Fundo Social de Emergência

O Fundo Social de Emergência surgiu em fevereiro de 2013 de forma a apoiar estudantes em dificuldades cuja situação não se enquadre no sistema nacional de atribuição de bolsas. Ao longo dos últimos dois anos, este mecanismo apoiou mais de uma centena de estudantes, somando-se a este número mais cem estudantes que receberam bolsa proveniente da iniciativa do Lions Club de Braga. Este é um processo coordenado por uma comissão que integra a Reitoria da Universi-dade do Minho, os Serviços de Ação Social, o Provedor do Estudante e a Associação Académica da Universidade do Minho.

A Lista A defenderá a continuação da aplicação do Fundo Social de Emergência e o alarga-mento do período de candidaturas que neste momento apenas tem início em dezembro.

A Lista A entende que o período de candidaturas deve ser aberto logo a partir do mês de ou-tubro, altura em que muitos estudantes já sabem que a sua situação não se enquadra dentro do Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes do Ensino Superior.

Nova Sede da Associação Académica da Universidade do Minho

A Lista A entende que a concretização da nova sede da Associação Académica da Universi-dade do Minho é um projeto absolutamente prioritário que deve ser concretizado no menor curto espaço de tempo possível.

É essencial que a Associação Académica tenha uma sede mais próxima do Campus de Gualtar com maior área disponível de forma a prestar mais e melhores serviços aos estudantes, acolher todos os grupos culturais da Universidade do Minho e estar ao serviço de outras estruturas de estudantes como os núcleos de curso.

A Lista A trabalhará no processo de desenvolvimento da nova sede da AAUM nas instalações

Page 8: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

8

da antiga Fábrica Confiança, articulando esse processo com a Câmara Municipal de Braga e Re-itoria da Universidade do Minho, procurando financiamento através dos fundos comunitários provenientes da União Europeia.

No projeto de nova sede, pretende-se incluir um espaço para todos os grupos culturais, um auditório para realização de atividades, espaços destinados aos núcleos de estudantes, à ESN Minho e à Rádio Universitária do Minho. Pretende-se ainda incluir espaços de salas de estudo, incubação de empresas, bar e restauração para todos os estudantes.

Requalificação da entrada nascente do Campus de Azurém

A Lista A irá interagir com a Reitoria da Universidade do Minho e com a Câmara Municipal de Guimarães de forma a concretizar com a maior brevidade possível a intervenção na zona envol-vente às residências universitárias no Campus de Azurém, promovendo uma requalificação de todo o espaço e o reforço de iluminação. Este é um trabalho que já tem sido desenvolvido pela As-sociação Académica da Universidade do Minho prevendo-se que a intervenção tenha o início no primeiro trimestre de 2015. A Lista A compromete-se a acompanhar de perto todo esse processo, procurando que o mesmo seja o mais célere possível.

Intervenção ao nível da Segurança na zona envolvente aos campi

A Lista A irá interagir de forma constante com a Reitoria da Universidade do Minho, Câmara Municipal de Braga e Câmara Municipal de Guimarães no sentido de assegurar a segurança de todos os estudantes na zona envolvente aos campi de Gualtar e Azurém. O primeiro passo pas-sará pela formalização de um protocolo entre a Associação Académica da Universidade do Minho e a Polícia de Segurança Pública no sentido de cobrir a segurança de todos os pólos universitári-os. Procurar-se-á também sensibilizar para a necessidade de um policiamento de proximidade à comunidade estudantil e divulgar estratégias de segurança preventiva dos próprios estudantes.

No caso particular do Campus de Gualtar, a Lista A compromete-se também a interagir com a Câmara Municipal de Braga no sentido de concretizar com a maior brevidade possível o Arranjo Urbanístico da Praceta do Antigo Hospital Psiquiátrico de São Marcos.

Mudança de Instalações da Rádio Universitária do Minho

Tendo em conta as negociações atuais entre a Câmara Municipal de Braga e a Associação Académica da Universidade do Minho, a Lista A compromete-se a dar seguimento às mesmas no sentido de garantir a mudança de instalações da Rádio Universitária do Minho da Residência de Santa Tecla para o Edifício do GNRation. Esta alteração promoverá uma aproximação da RUM à comunidade local e intensificará a sua intervenção cultural na cidade, através do desenvolvimen-to de programação nesse mesmo espaço e no “café concerto” que se pretende construir.

A Lista A espera concretizar este projeto ainda no decorrer das comemorações do 25.º aniversário da Rádio, depois de já ter inaugurado os seus estúdios em Guimarães, assegurando a sua presença física na Cidade Berço.

Criação de Reprografias na Escola de Arquitetura e de Ciências da Saúde

Um dos objetivos da Associação Académica da Universidade do Minho passa também pela disponibilização de serviços à comunidade académica. Atendendo às especificidades dos cursos

Page 9: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

9

lecionados na Escola de Arquitetura em Azurém e na Escola de Ciências da Saúde em Gualtar, a Lista A entende ser necessária a criação de uma reprografia em cada uma destas Unidades Orgânicas.

O processo da reprografia da Escola de Arquitetura está a desenvolvido há algum tempo, sen-do que neste momento apenas falta contratualizar a cedência do espaço com a Reitoria da Uni-versidade do Minho. Quanto à Escola de Ciências da Saúde, a Lista A compromete-se a iniciar esse processo junto da Presidência da Escola e junto da Reitoria.

Reativação da Fundação Associação Académica da Universidade do Minho

A Fundação AAUM é uma instituição privada de solidariedade social, pessoa coletiva de di-reito privado e utilidade pública, que nasceu em 1991, mas tem estado inativa nos últimos anos. As últimas direções tem procurado reativar esta Fundação, no entanto, têm-se deparado com a impossibilidade de reconhecimento formal da mesma por parte do Conselho de Ministros, devido à recente legislação de carácter extremamente restritiva que foi criada neste âmbito.

A Lista A compromete-se a envidar esforços no sentido de encontrar uma solução para a reati-vação da Fundação AAUM. Pretende-se que esta estrutura desenvolva um papel muito relevante na componente social, na promoção do voluntariado, na criação de mecanismos de proteção so-cial para estudantes, na interação da academia com a região, na regeneração dos centros ur-banos das cidades de Braga e Guimarães, bem como no plano da intervenção cultural.

Desenvolvimento de planos de Inclusão Social

A Lista A pretende fazer um levantamento, numa iniciativa conjunta com a Escola de Engen-haria e com o Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho, das áreas dos campi uni-versitários que apresentam obstáculos para os estudantes com mobilidade reduzida. É também objetivo da Lista A elaborar uma proposta de adaptação das infra-estruturas da Universidade do Minho às necessidades destes estudantes.

Eleições Legislativas 2015

A nível político, o ano de 2015 ficará marcado pela realização de eleições legislativas em Portu-gal. A Lista A pretente realizar um trabalho de promoção da cidadania e apelo à participação dos mais jovens nestas eleições. Nesse sentido, em articulação com a Rádio Universitária do Minho, temos como objetivo a promoção de debates entre os candidatos dos diversos partidos políticos. A Lista A compromete-se também a elaborar, conjuntamente com os núcleos de estudantes, um caderno de encargos de reivindicações dos estudantes da Universidade do Minho para a área do Ensino Superior, de forma a entregar aos cabeças de lista pelo distrito de Braga.

Intervenção no Conselho Municipal da Juventude de Braga e no Conselho Municipal de Juventude de Guimarães

A Lista A compromete-se a manter o papel ativo da Associação Académica da Universidade do Minho no seio do Conselho Municipal da Juventude de Braga, no qual preside à Comissão Permanente. A Associação Académica da Universidade do Minho integrará também o Conselho Municipal da Juventude de Guimarães, de acordo com a informação transmitida publicamente pelo Presidente do Município. A Lista A pretende que a AAUM tenha, também em Guimarães, um papel ativo na discussão e implementação de políticas de juventude.

Page 10: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

10

ADMINISTRAÇÃO E TESOURARIA

O contexto de estabilidade financeira que a Associação Académica da Universidade do Minho vive é o resultado de administrações prudentes e de um exercício de seriedade e responsabili-dade no cumprimento de orçamentos previamente planeados e definidos.

A Associação Académica é hoje uma instituição respeitada, credível e um parceiro desejado por várias entidades regionais e nacionais.

No entanto, a Associação Académica não é imune à crise financeira que o país atravessa, tra-duzido num menor poder de compra por parte das famílias e num menor volume de investimento das empresas. Nesse sentido, a Lista A compromete-se a trabalhar na procura contínua de mini-mizar despesa sem comprometer resultados.

Entre os principais objetivos da Lista A a este nível destacam-se os seguintes:

Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade da AAUM

A Associação Académica da Universidade do Minho é a única associação académica nacional e das poucas a nível internacional que tem implementado um sistema de gestão da qualidade certificado que abrange todos os seus órgãos, departamentos e atividades.

Nesse sentido, é objetivo da Lista A voltar a certificar todos os processos da Associação Académica com base nas normas ISO 9001, executando um Sistema de Gestão da Qualidade que permita desburocratizar e simplificar todos os documentos da área financeira e administrativa.

Desenvolvimento da Plataforma de Gestão Orçamental e de Tarefas

A plataforma de gestão orçamental e de tarefas da Associação Académica é um instrumental fundamental para a boa gestão de todas as atividades e departamentos da AAUM, permitindo aos dirigentes uma consulta em tempo real do grau de execução de cada uma das suas ativi-dades. Esta plataforma tem sido, inclusive, alvo de interesse por parte de outras entidades e as-sociações académicas a nível nacional.

É objetivo da Lista A a melhoria contínua e desenvolvimento desta plataforma, dando segui-mento ao trabalho de melhoria dos procedimentos e de prestação de contas, sobretudo no que diz respeito à organização de tarefas, com o objetivo de melhorar a eficiência do trabalho realizado, bem como de facilitar a transição de informação entre mandatos.

Celebração de Contratos Programa com as Câmaras Municipais de Braga e de Guimarães

A atividade da Associação Académica da Universidade do Minho passa também pela interação com as cidades que a acolhem, promovendo atividades que servem o interesse público e con-tribuem para o dinamismo da região nas suas diferentes áreas de atuação.

Tendo em vista a prossecução de objetivos comuns, a Lista A procurará aprofundar a relação com as autarquias de Braga e Guimarães, desenvolvendo Contratos Programa com as mesmas,

Page 11: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

11

enquandrando num documento único, com objeto, obrigações, prazos de execução, acompanha-mento e controlo das atividades, todas as iniciativas de colaboração entre a Associação Académi-ca da Universidade do Minho e as Câmaras Municipais de Braga e Guimarães.

O desenvolvimento desta articulação deverá ter por base um apoio financeiro, material e logístico às atividades que a Associação Académica se comprometa a desenvolver em áreas pre-viamente estabelecidas, contribuindo para a sustentabilidade das mesmas.

Criação do Passe Social nos transportes entre Braga e Guimarães

Este é um processo que neste momento se encontra em fase de testes. A Lista A pretende que o mesmo esteja em pleno funcionamento no início do segundo semestre do ano letivo 2014/2015.

Esta é uma medida que serve dois objetivos: auxiliar os estudantes que utilizam mais regular-mente este serviço, permitindo que o façam através de preço mais reduzido. Por outro lado, a im-plementação do passe, permitirá uma melhor gestão, avaliação e controlo do serviço, fornecendo informações essenciais para a sustentabilidade do mesmo.

A tecnologia para o efeito está a ser criada de raiz e servirá, num futuro próximo, para ser utilizada também nos serviços de reprografias da Associação Académica, bem como na venda de bilhetes para eventos promovidos pela AAUM.

Candidatura ao Programa de Apoio a Infra Estruturas do IPDJ

Tendo em conta a necessidade de manutenção do edifício da sede da Associação Académica da Universidade do Minho, a Lista A compromete-se a apresentar candidatura ao Programa de Apoio a Infra Estruturas do Instituto Português do Desporto e da Juventude de forma a avançar com as devidas obras de requalificação.

Page 12: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

12

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

O Departamento Pedagógico da Associação Académica da Universidade do Minho é o depar-tamento que deve assegurar a identificação das necessidades da comunidade estudantil e tra-balhar na procura de uma solução para os seus problemas.

A Lista A tem como objetivo proporcionar aos estudantes todas as condições necessárias a uma formação académica de qualidade para que tenham a possibilidade de desenvolver todas as suas capacidades e competências.

Dessa forma, pretendemos contribuir para uma maior qualidade do ensino que é ministrado na Universidade do Minho, dando a conhecer e pugnando por todos os instrumentos que salvaguar-dam os interesses dos estudantes aos mais diversos níveis.

Assembleia de Delegados

A Assembleia de Delegados é um dos órgãos consultivos da direção da Associação Académi-ca, assumindo particular importância como meio de aproximação entre a AAUM e todos os es-tudantes, pois a sua realização permite identificar vários problemas de natureza pedagógica e dar resposta, propondo soluções eficazes, responsáveis e exequíveis. A Lista A compromete-se a promover, no mínimo, duas Assembleias de Delegados ao longo do mandato de 2015, procurando trabalhar num reforço da participação dos delegados nas mesmas.

Formação de Delegados Zero

A Lista A compromete-se a realizar uma formação direcionada para os delegados e subdelega-dos do primeiro ano de licenciatura e mestrados integrados no início do ano letivo 2015/16. Dessa forma, pretende-se proporcionar aos estudantes recém-chegados à Universidade do Minho toda a informação necessária sobre o funcionamento da Universidade e os instrumentos à sua dis-posição para um melhor desempenho do seu cargo.

FórUM de Alunos Representantes

A Lista A tem como objetivo a organização de um fórum que junte todos os alunos represent-antes da Universidade do Minho – delegados, subdelegados, representantes no Senado Académ-ico e representantes nos Conselho de Escola e nos Conselhos Pedagógicos das Unidades Orgâni-cas de Ensino e Investigação. Dessa forma, pretende-se que este seja um espaço de debate sobre várias matérias relacionadas com o funcionamento da Universidade. Pretende-se também que este seja um espaço de formação, com a realização de workshops, nomeadamente ao nível das técnicas de comunicação, da gestão do trabalho em equipa e da liderança.

Reuniões Sectoriais de Alunos Representantes

Atendendo à realidade cada vez mais diferenciada de uma Universidade em crescimento, a Lista A compromete-se a organizar reuniões sectoriais com os alunos representantes por Uni-dade Orgânica de Ensino e Investigação. Estas reuniões terão como objetivo atender às especi-ficidades de cada curso e ouvir de forma mais particular os problemas de cada curso e de cada

Page 13: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

13

Unidade Orgânica.

Acolhimento aos Novos Alunos

A Lista A irá levar a cabo novamente o Acolhimento aos Novos Alunos, assente em dinâmi-cas de educação não formal e de educação pelos pares, numa iniciativa em que a Associação Académica da Universidade do Minho foi pioneira em 2006 e que foi depois replicada em várias academias do país.

Cientes de que o Acolhimento aos Novos Alunos é provavelmente a atividade mais importante ao longo do percurso universitário e que se for de grande qualidade pode contribuir de forma de-cisiva não só para o sucesso dos novos alunos, mas também daqueles que estão envolvidos nas atividades de acolhimento, a Lista A compromete-se ainda a recrutar colaboradores para o efeito que receberão uma formação por parte de equipas externas com vasta experiência de formação em educação não formal.

Tertúlias, Seminários e Workshops

A Lista A pretende promover o debate sobre várias temáticas do Ensino Superior, organizando um ciclo de sessões com personalidades externas que abordem temas como o sistema de ação social, o financiamento das Universidades, a Rede de Ensino Superior e a internacionalização do Ensino, entre outros.

Divulgação do Regulamento Académico da Universidade do Minho

O Despacho RT-41/2014 de 4 de agosto aprovou o Regulamento Académico da Universidade do Minho pelo qual a Associação Académica se vinha batendo de alguns anos a esta parte. Tra-ta-se de um regulamento que se assume como a “constituição pedagógica” da Universidade do Minho, reunindo num único documento, de forma coerente, tudo o que diz respeito ao ensino que é ministrado na Universidade do Minho, bem como os direitos e deveres de discentes e docentes no exercício das suas funções e obrigações.

Sendo este um documento muito recente, complexo e ainda desconhecido na sua totalidade por parte de alguns estudantes, a Lista A compromete-se a aproveitar todos os momentos de interação com os estudantes para dar conhecer o Regulamento Académico de forma simplifica-da, bem como acompanhar a sua aplicação, pugnando por um respeito escrupuloso das normas existentes.

Page 14: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

14

DEPARTAMENTO RECREATIVO

O Departamento Recreativo da Associação Académica da Universidade do Minho incide fun-damentalmente na organização de eventos do âmbito festivo. Os eventos organizados por este departamento têm como principal objetivo proporcionar experiências inesquecíveis ao maior número possível de estudantes da Universidade do Minho.

Realização da Semana da Euforia em Braga e Guimarães

A Semana da Euforia deverá ter lugar no início do segundo semestre deste ano letivo. Será uma semana em que serão realizadas várias atividades de forma a celebrar o fim dos “exames” e marcar o início de mais uma época de estudo, através de festas e iniciativas nas discotecas e bares mais frequentados da academia, como por exemplo o “rally das tascas”.

Neste particular, a Lista A considera que é possível trazer um novo dinamismo ao que tem vin-do a ser feito ao longo dos últimos anos, nomeadamente através de uma maior interação com os grupos culturais na programação desta semana.

Organização das Monumentais Festas do Enterro da Gata

O Enterro da Gata deverá voltar a ser marcado por um elevado nível de organização, onde a par dos melhores concertos, os estudantes minhotos terão também a oportunidade de desfru-tar de todas as barraquinhas de curso, da participação dos grupos culturais e de duas tendas eletrónicas com DJ’s. Num quadro de grande responsabilidade e sustentabilidade financeira, a Lista A procurará construir um cartaz equilibrado, transversal a vários gostos, com a presença dos principais artistas nacionais e, pelo menos, um “nome” internacional.

Manutenção de quatro dias de Receção ao Caloiro em Guimarães

É compromisso da Lista A a manutenção da Receção ao Caloiro no Pavilhão Multiusos de Gui-marães no início do mês de outubro com quatro noites de concertos, depois da experiência posi-tiva registada neste ano de 2014 que contou com uma forte adesão dos estudantes da academia minhota e, também, da comunidade vimaranense. A Lista A apostará num cartaz predominant-emente nacional, diferenciado face ao cartaz do Enterro da Gata, apostando também em novos talentos.

Page 15: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

15

DEPARTAMENTO DESPORTIVO

O desporto universitário tem-se assumido com uma das principais prioridades da Associação Académica da Universidade do Minho que se tornou numa referência a nível internacional, tendo como ponto alto a recente conquista do 1º lugar do ranking da European University Sports As-sociation entre mais de 400 instituições. A AAUM tem-se destacado também na organização de eventos nacionais e internacionais.

A Lista A compromete-se a manter esse trabalho em prol dos estudantes-atletas e a voltar a bater recordes no que diz respeito ao desporto universitário, proporcionando as melhores condições de treino e competição. Por outro lado, é também objetivo da Lista A a promoção do desporto de recreação através de um aumento das iniciativas a este nível ao longo do ano.

Troféu AAUM

O Troféu AAUM deverá ter lugar no início do ano letivo 2015/2016 e é uma atividade que visa a promoção do desporto de recreação e a interação entre os cursos da Universidade do Minho através do desporto. A Lista A procurará alargar a competição à vertente feminina, bem como a outras modalidades, para além do futsal.

Caloiro de Molho

O Caloiro de Molho é uma das atividades mais marcantes do acolhimento aos novos alunos. Realizado anualmente em setembro nas Piscinas Municipais da Rodovia em Braga, este evento ganhou em 2014 uma vertente solidária com a realização de uma campanha de solidariedade a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga. É objetivo da Lista A que a vertente solidária volte a estar presente na edição do Caloiro de Molho de 2015.

XIV Gata na Praia

A Gata na Praia é uma das atividades mais relevantes da Associação Académica da Univer-sidade do Minho, tendo atingido em 2013 o recorde de número de participantes com cerca de seiscentos estudantes envolvidos. A Lista A compromete-se a fazer uma divulgação atempada do evento e a voltar a garantir as melhores condições de alojamento, alimentação, transporte e diversão a todos os participantes. É também objetivo da Lista A melhorar os prémios atribuídos às equipas vencedoras do evento.

Corrida Braga - Guimarães

A Lista A pretende unir ambos os campi da Universidade do Minho, organizando uma prova de estafeta entre as cidades de Braga e Guimarães em articulação com o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços da Ação Social da Universidade do Minho. O evento terá como destinatário principal toda a comunidade académica, mas estará aberto também a toda a comunidade em ger-al. A prova será dividida por vários escalões.

Page 16: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

16

Organização de aulas de defesa pessoal

Tendo em conta alguns incidentes que já tiveram lugar na zona envolvente dos campi da Uni-versidade do Minho, a Lista A irá organizar aulas e workshops de defesa pessoal, com técnicos devidamente capacitados e a título absolutamente gratuito em Gualtar e Azurém, para que os estudantes possam estar mais e melhor prevenidos caso tenham que lidar com alguma situação que possa significar um risco para a sua segurança.

Organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

Em 2014, a Federação Académica do Desporto Universitário decidiu atribuir a organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2015 à Associação Académica da Uni-versidade do Minho vencendo a candidatura apresentada pela Associação Académica da Univer-sidade do Algarve.

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários são o maior evento nacional do desporto universitário, esperando-se que as cidades de Braga e Guimarães recebam cerca de três mil participantes nos dias em que decorrer a competição durante o mês de abril.

A Lista A compromete-se a manter o elevado nível de organização que tem caracterizado as organizações da Associação Académica da Universidade do Minho e pretende desenvolver um amplo programa de angariação e formação de voluntários para participar neste evento.

Recorde de medalhas na Competição da Federação Académica do Desporto Universitário

Em 2014, pelo segundo ano consecutivo, a Associação Académica da Universidade do Minho ultrapassou a fasquia das 100 medalhas na competição da Federação Académica do Desporto Universitário. É objetivo da Lista A manter o mesmo nível competitivo, procurando aumentar a participação de atletas da Universidade do Minho nas provas nacionais e ultrapassando o re-corde de 121 medalhas, alcançado em 2013.

Organização do Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015

A Associação Académica da Universidade do Minho organizará em agosto de 2015 o seu quin-to Campeonato Europeu Universitário. Aproveitando a experiência da organização do Campe-onato Mundial Universitário de Andebol em 2014 em Guimarães e a forte tradição da modalidade na região, a Lista A reunirá todas as condições para que o Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015 seja mais um grande sucesso organizativo, com uma grande envolvência da co-munidade académica e da comunidade local. Jogando em casa, espera-se também que a equipa de andebol masculino da Associação Académica da Universidade do Minho vença o seu terceiro Campeonato Europeu Universitário consecutivo.

Classificação no top 3 no ranking da European University Sports Association

Depois de atingir o topo do ranking da European University Sports Association em 2013, o ano de 2015 apresenta excelentes perspetivas no que diz respeito à participação desportiva inter-nacional da Associação Académica da Universidade do Minho. Ao acolher as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2015, espera-se que o fator casa seja preponderante para que grande parte das equipas da AAUM garantam o seu apuramento para respetivos os

Page 17: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

17

Campeonatos Europeus Universitários. A AAUM conta também com atletas muito bem cotados em várias modalidades individuais e que deverão garantir a sua participação nos Campeonatos Europeus Universitários. É neste quadro de excelência desportiva e de grande esforço logístico e financeiro que a Lista A trabalhará no sentido de voltar a atingir, pelo menos, o top 3 do ranking da European Sports University Association.

Candidatura a organização de Campeonatos Europeus Universitários em 2017 e Campeonatos Mundiais Universitários em 2018

A Associação Académica da Universidade do Minho é o principal parceiro da Federação Académica do Desporto Universitário no que diz respeito à organização de eventos internac-ionais, tendo já organizado quatro Campeonatos Europeus Universitários e cinco Campeonatos Mundiais Universitários. A sua competência organizativa tem sido sucessivamente reconheci-da e elogiada pela European Sports University Association e pela Fédération Internationale du Sport Universitaire.

É entendimento da Lista A que a Associação Académica da Universidade do Minho deverá ter a capacidade de organizar anualmente pelo menos um Campeonato Europeu Universitário ou um Campeonato Mundial Universitário.

Tendo já assegurada a organização do Campeonato Europeu Universitário de Andebol de 2015 e a organização do Campeonato Mundial Universitário de Karaté de 2016, a Lista A envidará es-forços no sentido de trazer para a Universidade do Minho um Campeonato Europeu Universitário em 2017 e um Campeonato Mundial Universitário em 2018.

Consolidação e crescimento sustentado do projeto de futsal federado Sporting Clube de Braga/Associação Académica da Universidade do Minho

Em 2007, as direções da Associação Académica da Universidade do Minho e do Sporting Clube de Braga acordaram a fusão das suas equipas de futsal federado num único projeto de forma a obter sinergias e ganhos de escala. O projeto tem assumido particular relevância nas últimas duas épocas com a presença na final da Taça de Portugal e nas meias finais do playoff da Liga Sport Zone. Paralelamente, o projeto foi crescendo também na vertente da responsabilidade so-cial com a criação de um programa de visitas a Escolas Básicas do concelho, alertando as cri-anças para a necessidade de conciliar o desporto com os estudos.

A esse mesmo nível tem-se registado um aumento significativo de atletas da equipa sénior que são simultaneamente estudantes da Universidade do Minho. Este é um percurso com o qual a Lista A se identifica e procurará reforçar de forma a aumentar a credibilidade que o projeto já ganhou a uma escala nacional.

Page 18: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

18

DEPARTAMENTO SOCIAL

O Departamento Social da Associação Académica da Universidade do Minho revela-se bastante importante no que se refere à vertente social do Ensino Superior, regendo-se por valores de soli-dariedade e humanismo, permitindo uma integração plena a todos os membros na Academia.

Assim, e olhando para a conjuntura económica que enfrentamos, a Lista A, pretende estar at-enta, nestes tempos de crise, às dificuldades dos nossos estudantes, identificando e procurando solucionar os problemas de carácter social.

Pretende-se, assim, uma maior proximidade com as comissões de residências e aos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, bem como aos núcleos de estudantes, descodificando maiores problemas perto dos alunos.

Pretende-se ainda trabalhar na promoção de estilos de vida saudáveis, incentivar o voluntar-iado e apoiar as instituições de carácter solidário da região, através de atividades já realizadas em anos anteriores, mas também de novos projetos.

Gata na Saúde

A “Gata na Saúde” é uma atividade reconhecida a nível nacional no âmbito das boas práticas relacionadas com a promoção de hábitos de vida saudável. A Lista A compromete-se a mant-er esta atividade, envolvendo não só as entidades competentes e responsáveis, como também alunos da Universidade do Minho, nomeadamente através da colaboração com o Núcleo de Es-tudantes de Medicina da Universidade do Minho e com a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian, capazes de prestar os cuidados básicos de saúde e primeiros socorros, permitindo um maior apoio a todos os que se encontrem no recinto das fes-tividades académicas.

Dádivas de Sangue

As “Dádivas de Sangue” é uma atividade de grande reconhecimento e visibilidade do Departa-mento Social da Associação Académica da Universidade do Minho. É objetivo da Lista A manter a Universidade do Minho como a Instituição de Ensino Superior em Portugal que contribui com mais doações para o Instituto Português do Sangue.

Projeto “Tampa Amiga”

A Lista A pretende continuar a promover o projeto “Tampa Amiga”, sensibilizando o corpo es-tudantil para a recolha de tampas de plástico, de forma a permitir a troca destas por material de reabilitação psico-motora. A Lista A procurará ainda identificar casos de estudantes com neces-sidades desta ordem junto do Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho.

Promoção do Voluntariado

A Lista A tem como objetivo promover o projeto “VoluntariUM”, onde se pretende fomentar o voluntariado entre os estudantes, divulgando as várias iniciativas existentes no meio envolvente,

Page 19: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

19

dinamizados por diferentes instituições de solidariedade social, procurando fazer-se o trabalho de ligação entre estas entidades e os estudantes da Universidade do Minho. É também intenção da Lista A que a participação em determinados projetos de voluntariado seja valorizada e incluí-da no “Suplemento ao Diploma”.

Campanhas de Solidariedade

A Lista A, em colaboração com os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, continu-ará a promover várias campanhas de solidariedade ao longo do ano, nomeadamente ao nível da recolha de alimentos, brinquedos e vestuário, posteriormente distribuídas por várias Instituições Particulares de Solidariedade Social dos concelhos de Braga e Guimarães.

Dia de Beneficência e Pintar UM Mundo Melhor

A componente social e solidária não pode ser esquecida, nem sequer nos momentos de festa e de diversão. É nesse sentido que a Lista A se compromete a voltar a levar a cabo iniciativas como o Dia da Beneficência e Pintar UM Mundo Melhor durante as Monumentais Festas do Enterro da Gata 2015. No Dia da Beneficência procurar-se-á identificar uma instituição de acolhimento de menores, de forma a proporcionar aos mesmos um dia de atividades únicas no Gatódromo, sensibilizando-os e motivando-os também para a necessidade de prosseguirem os seus estudos. Através da iniciativa Pintar UM Mundo Melhor, pretende-se que os artistas que pisarão o palco do Enterro da Gata pintem uma tela que posteriormente será leiloada a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito. Recorde-se que esta iniciativa já rendeu mais de 20 000 € nos últimos cinco anos.

Reuniões de aproximação às Comissões de Residentes

As reuniões periódicas entre as Comissões de Residentes das Residências Universitárias da UMinho e a direção da Associação Académica da Universidade do Minho iniciaram-se em 2013 e revelaram-se bastante importantes na identificação de vários problemas de ordem social.

A Lista A compromete-se a manter este contacto, com uma periocidade mínima de uma reunião por semestre com cada Comissão de Residentes, responsabilizando-se pela apresentação de um relatório das mesmas em todas as reuniões do Conselho de Ação Social da Universidade do Min-ho, de forma a encontrar soluções para os problemas identificados nestes encontros.

Neste particular, assumirá particular relevância o fim do pagamento da estadia de estudantes bolseiros nas residências universitárias durante o mês de setembro.

Colocação de microondas nos espaços comuns dos campi universitários

A Lista A entende que, há semelhança do que já existe em alguns espaços da Universidade do Minho, nomeadamente na Escola de Ciências da Saúde, deverão ser disponibilizados microondas em alguns espaços comuns dos campi para que os estudantes possam aquecer as suas próprias refeições.

Esta é uma realidade já existente em outras Instituições de Ensino Superior em Portugal e no estrangeiro, permitindo a todos os estudantes que, por restrições financeiras ou simplesmente por opção, queiram trazer a sua própria refeição de casa, possam ter um local para a aquecer.

Page 20: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

20

DEPARTAMENTO CULTURAL & TRADIÇÕES ACADÉMICAS

O Departamento Cultural & Tradições Académicas da Associação Académica da Universidade do Minho apresenta, no seu plano de trabalho, o desenvolvimento de um conjunto muito rico e abrangente de projetos.

É nossa prioridade contribuir para a valorização de toda a comunidade académica, através do convívio, do aprofundamento de uma cultura de proximidade, da participação em espetáculos culturais e da vivência de tradições há muito enraizadas na nossa Academia.

Assim, neste mandato para o ano de 2015, os dirigentes da Lista A propõem-se a dinamizar e a promover um amplo trabalho centrado em seis grandes áreas de intervenção.

Organização do UMPlugged e DJ@UM

A realização dos já conhecidos concursos de bandas (UMplugged) e de DJ’s (DJ@UM) será uma forma a dar a conhecer todos os talentos emergentes na nossa Universidade, bem como servir de palco a estudantes que, não pertencendo à nossa casa, pretendam colocar todo o seu talento ao nosso dispor. Os vencedores dos respetivos concursos terão a oportunidade de integrar o cartaz das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2015.

Redinamização das Terças-Feiras Académicas

Tendo perdido alguma adesão e fulgor nos últimos anos, a Lista A tem como grande objeti-vo reformular o conceito das “terças-feiras académicas” de modo a chamar e a atrair mais es-tudantes. Para isso, apostar-se-á numa série de eventos, em que os grupos culturais participarão, privilegiando sempre uma grande proximidade com o público, a fim de o cativar.

Promoção dos Grupos Culturais da Universidade do Minho

A Lista A continuará a promover a atividade dos grupos culturais da Universidade do Minho, proporcionando oportunidades para que os mesmos se possam mostrar à academia (ex.: ativi-dades recreativas, sarau cultural em Braga e em Guimarães) e à comunidade bracarense e vima-ranense (ex.: participação nas festas do São João).

A Lista A assume também o compromisso de procurar manter e aprofundar o nível de apoio aos grupos culturais da Universidade do Minho, seja na atribuição de subsídios, seja no apoio ao nível dos transportes para atuações, seja no apoio logístico e cedência de material para os seus eventos, seja na divulgação e comunicação dos seus feitos e atividades.

Organização do Festival Universitário de Artes Performativas

Tendo sido um enorme sucesso na sua primeira edição, inserido na programação oficial de Bra-ga 2012 – Capital Europeia da Juventude, é intenção da Lista A reaproveitar o conceito e, desta

Page 21: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

21

forma, recriar um festival que, para além de proporcionar aos estudantes excelentes momentos de convívio e de lazer, sirva ainda para aproximar a comunidade académica e a população bra-carense.

Manutenção das tradições académicas da Universidade do Minho

Porque uma Academia sem tradições é uma casa sem passado e, consequentemente, sem fu-turo, a Lista A estará também focada na realização, promoção e valorização de todos as tradições académicas, nomeadamente através da organização de atividades como a Serenata, Velório da Gata, Imposição de Insígnias, Missa de Finalistas, Cortejo Académico, Sarau Cultural, Latada e Récita do 1.º de Dezembro em homenagem aos heróis de 1640.

Realização de ciclos de concertos em articulação com a RUM

A Lista A, conjuntamente com a Rádio Universitária do Minho e o Conselho Cultural da Uni-versidade do Minho, envidará esforços no sentido de continuar em 2015 o ciclo de concertos “Português Suave”. O principal objetivo passa por trazer a Braga e Guimarães novos talentos emergentes da música portuguesa em concertos com entrada gratuita.

Page 22: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

22

DEPARTAMENTO DE SAÍDAS PROFISSIONAIS & EMPREENDEDORISMO

O Departamento de Saídas Profissionais & Empreendedorismo tem como objetivo orientar e apoiar os estudantes na procura de emprego e na sua inserção na vida ativa e no mercado de tra-balho, bem como permitir e potenciar o contacto de empresas e empresários com os estudantes.

Além disso, numa vertente mais empreendedora, pretende dotar os estudantes de ferra-mentas e recursos que lhes permitam colocar em prática as suas ideias e os seus projetos, bem como divulgar ideias empreendedoras e projetos empresariais provenientes do empreendedoris-mo qualificado.

Neste departamento estão inseridos dois gabinetes: o GIP - Gabinete de Inserção Profissional e o LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM.

Organização do “Acrescenta”

O “Acrescenta” representa a evolução de um projeto já existente na Associação Académica da Universidade do Minho que é as “Semanas Temáticas de Empreendedorismo”. Em 2015, a Lista A pretende organizar, em conjunto com os núcleos de estudantes, uma iniciativa por Uni-dade Orgânica de Ensino e Investigação que aborde um conjunto de competências específicas de cada área do saber (ex.: engenharia, letras, ciências sociais, ciências humanas, educação, direito, saúde, economia, gestão, entre outros).

Redinamização do projeto “Fast à UMinho”

A Lista A, em conjunto com a Rádio Universitária do Minho e o Gabinete do Comunicação, In-formação e Imagem da Universidade do Minho, procurará recuperar o projeto “Fast à UMinho” que consiste na apresentação da oferta educativa e extracurricular da Universidade do Minho em escolas secundárias.

Lançamento da Plataforma “Link@UMinho”

A Link@UMinho será uma plataforma que terá como principal objetivo aproximar o tecido em-presarial à comunidade académica.

Para tal, representa um espaço de uniformização e centralização de, por um lado, oportuni-dades de emprego e sugestões de temas para trabalhos académicos e, por outro, de alunos e ex-alunos da UMinho que dão um novo passo no seu percurso.

Atualmente, a divulgação deste tipo de oportunidades no seio da UMinho está entregue a cada departamento havendo, por vezes, repetição de informação. O meio de comunicação mais utilizado é o mail institucional ao qual a comunidade académica tem acesso. Contudo, pelo feed-back obtido junto de vários estudantes, este meio não consegue reter a atenção dos mesmos.

Page 23: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

23

Pela referida centralização e simplicidade da plataforma prevê-se uma maior adesão e fi-delização do público-alvo sendo, para tal, feita uma constante atualização e alimentação da plataforma.

A plataforma permitirá aos estudantes o acesso a informações e ofertas de oportunidades (emprego, estágio, investigação) direcionadas e filtradas, podendo candidatar-se de uma forma rápida.

Para as empresas, esta será uma forma simples e rápida de divulgar as suas ofertas (emprego, estágio) para uma base de potenciais interessados já previamente identificados. Será também uma forma de se promoverem e dar a conhecer aos alunos/graduados da Universidade do Minho.

Para a UMinho, será uma forma de apoio na inserção profissional dos seus alunos, podendo recolher informações e dados importantes de modo a avaliar as necessidades reais do mercado de trabalho.

Organização das Reuniões Gerais de Finalistas

A Lista A voltará a levar a cabo as Reuniões Gerais de Finalistas em Braga e Guimarães, procu-rando colocar o foco no debate e informação sobre a transição para o mercado de trabalho e oferta educativa ao nível das formações avançadas na Universidade do Minho.

Organização do Encontro de Jovens Investigadores

O Encontro de Jovens Investigadores é uma iniciativa de carácter científico através da qual estudantes de todas as áreas do conhecimento da Universidade do Minho, do 1.º e do 2.º ciclo de estudos, são convidados a apresentar publicamente os seus trabalhos de investigação, em desenvolvimento ou recém-concluídos. Esta atividade visa fomentar a participação dos jovens investigadores em eventos científicos e incentivar a discussão nas mais variadas vertentes de investigação desenvolvidas na Universidade do Minho.

Implementação do espaço de incubação “Liftoff to Market” em Azurém

Esta é uma iniciativa que consiste na disponibilização de um espaço físico na sede da Asso-ciação Académica em Azurém para o desenvolvimento das atividades dos empreendedores, bem como o acesso a uma rede de parcerias, capacitando os projetos para um contexto mais empre-sarial.

Desta forma, pretende-se apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, com grande potencial de crescimento e preferencialmente com carácter global, com vista à sua implementação no mercado. Pretende-se ainda criar condições para o crescimento de negócios empresariais em fase de arranque ou provenientes de profissionais lib-erais, provenientes do empreendedorismo qualificado da Universidade do Minho.

Candidatura a criação de Gabinete de Inserção Profissional em Azurém

A Lista A, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, procurará reunir as condições para se candidatar junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional à atribuição de mais um Gabinete de Inserção Profissional, desta vez, localizado em Azurém.

Dessa forma, a AAUM passaria a contar com dois Gabinetes de Inserção Profissional, um no

Page 24: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

24

concelho de Braga e outro no concelho de Guimarães, prestando um apoio mais eficaz e mais próximo aos estudantes, de modo a esclarecer as suas dúvidas e terem um aconselhamento que lhes pode ser muito útil no seu ingresso no mercado de trabalho.

Aproximação do Gabinete de Inserção Profissional ao Campus de Gualtar

Apesar do Gabinete de Inserção Profissional da AAUM ter sido atribuído tendo como referên-cia a localidade de São Victor, a Lista A entende que o Gabinete de Inserção Profissional pode aproximar-se mais do Campus de Gualtar, nomeadamente através da organização de iniciativas proporcionando aos estudantes a oportunidade de frequentar workshops e tertúlias que o gabi-nete organiza, contribuindo assim para a sua formação.

Da mesma forma, pretende-se criar um horário de atendimento periódico no Campus, bem como promover uma maior divulgação do portal de emprego da Associação Académica da Universidade do Minho.

Criação de espaço físico do Liftoff – Gabinete do Empreendedor em Guimarães

Depois de em 2014, o Liftoff – Gabinete do Empreendedor da AAUM ter aumentado o núme-ro de atividades promovidas em Guimarães, pretende-se dar continuidade a esse trabalho de aproximação, concretizando-o na criação de um espaço físico em Guimarães onde possam ser realizadas atividades e ser prestado apoio personalizado a estudantes que tenham intenções de se lançar na área do empreendedorismo

Realização de duas edições da Start Point e Liftoff Working Ideas em Braga e Guimarães

A Start Point e o Liftoff Working Ideas são duas atividades que constituem um legado de sucesso da colaboração da Associação Académica da Universidade do Minho com a Braga 2012 - Capital Europeia da Juventude.

Estas iniciativas já tiveram três edições nas quais participaram milhares de estudantes e das quais saíram ideias de negócio que neste momento já estão implementadas no mercado.

Nesse sentido, é intenção da Lista A realizar duas edições de ambas as iniciativas em 2015, sendo que uma deverá ter lugar em Braga e outra em Guimarães, estando já assegurado o apoio de ambas as autarquias à organização de ambos os eventos.

Page 25: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

25

DEPARTAMENTO DE APOIO A NÚCLEOS

Depois de um ano de grande dinamismo, unanimemente reconhecido por todos os núcleos de estudantes, a Lista A compromete-se a elevar ainda mais a fasquia e a continuar a apoiar os nú-cleos de estudantes no seu normal funcionamento e no desenvolvimento das suas atividades. Da mesma forma, pretende-se incentivar e apoiar a criação de novos núcleos de estudantes, assim como a reativação de núcleos que tenham cessado atividade.

No espírito de concertação já implementado, é também objetivo da Lista A promover a inter-ação, comunicação e cooperação entre núcleos de estudantes, assim como aproximar os núcleos à estrutura e dinâmica da AAUM, da Academia e dos estudantes que representam.

Por último, pretende-se dotar os núcleos de estudantes de ferramentas estratégicas de co-municação, gestão e outras, no sentido de os tornar cada vez mais independentes e eficientes, além de mais capazes para desempenhar as funções a que se propõem, promovendo uma melhor integração dos novos alunos e público-alvo das suas atividades nas suas estruturas, bem como no associativismo estudantil em geral.

Assembleia de Núcleos

A Assembleia de Núcleos é um dos órgãos consultivos da direção da Associação Académica, assumindo particular importância como fórum de debate e concertação entre a AAUM, enquanto estrutura representativa de todos os estudantes, e os núcleos de estudantes, enquanto estru-turas representativas de cada curso. A Lista A compromete-se a promover, no mínimo, duas As-sembleias de Núcleos ao longo do mandato de 2015.

Desta forma, a AAUM e núcleos terão a oportunidade de dar a conhecer os seus projetos para este mandato e partilhar experiências que poderão servir de bons exemplos para os restantes. Adicionalmente procurar-se-á esclarecer eventuais dúvidas acerca do Programa de Apoio a Nú-cleos e Secções da Universidade do Minho e da atuação do Departamento junto dos núcleos de estudantes.

Já na última assembleia do ano é intenção do Departamento que seja feita a reflexão e balanço acerca das atividades realizadas ao longo do ano de 2015, de modo a formalizar recomendações para os dirigentes do ano seguinte.

Organização do FórUM de Núcleos

O FórUM de Núcleos pretende reunir dirigentes de núcleos durante um fim de semana num local diferente das cidades de Braga e Guimarães. Assim, esta atividade reveste-se da maior im-portância para assegurar essencialmente a formação de dirigentes, bem como a discussão ativa e participada acerca das temáticas da academia e do Ensino Superior.

Os temas a abordar serão escolhidos tendo por base as sugestões e declarações dos próprios núcleos, mediante a formulação de um questionário prévio, por parte do Departamento.

Por fim, esta atividade terá ainda lugar para momentos de convívio, interação e debate infor-mal entre os seus participantes, com o intuito de fomentar as relações entre dirigentes dos núcle-

Page 26: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

26

os de estudantes, promovendo sinergias no desenvolvimento da sua atividade.

Organização de formações mensais

As formações mensais serão uma atividade organizada conjuntamente entre o Departamento de Formação e o Departamento de Apoio a Núcleos da AAUM. Estas formações serão destinadas, preferencialmente, a dirigentes de núcleos de estudantes e secções, no sentido de os capacitar no exercício das suas funções. Pretende-se assim dotar os dirigentes de competências técnicas e de desempenho que os ajudem no dia-a-dia da atividade dos seus núcleos.

Dessa forma, serão realizadas seis sessões mensais e consequentemente serão selecionadas seis temáticas a abordar, de acordo com a necessidade demonstrada pelos dirigentes que delas irão usufruir. As formações terão lugar nos campi de Gualtar e Azurém.

Dia do Associativismo Estudantil na UMinho

Com a organização deste dia, a Lista A pretende reforçar a importância do associativismo es-tudantil como escola de cidadania ativa e forma de enriquecimento extracurricular, promovendo e dando visibilidade às várias estruturas de estudantes da Universidade do Minho, sublinhando o seu papel.

Esta atividade deverá ter lugar após o início do ano letivo de forma a dar a conhecer estas estruturas a todos os novos alunos, seja de licenciatura e mestrado integrado, seja de formações avançadas.

A iniciativa deverá dividir-se entre Braga e Guimarães, incluindo atividades como uma mostra associativa, assinatura e formalização de protocolos de colaboração e apoio, tertúlias, debates e animação por parte dos grupos culturais.

Organização de reuniões individuais e sectoriais

As reuniões sectoriais pretendem promover a discussão entre núcleos de estudantes que tra-balhem nas mesmas áreas de atuação ou representem estudantes de áreas do conhecimento semelhantes, podendo ou não partilhar as mesmas instalações físicas de uma Unidade Orgânica de Ensino e de Investigação.

Tal será conseguido pela convocatória de reuniões que juntem tais entidades e nas quais se-jam debatidos os problemas semelhantes que cada um encontra na sua atuação, sejam eles ped-agógicos, logísticos, de funcionamento ou de apoio institucional, entre outros.

Além disso, é intenção da Lista A que destas reuniões resulte uma comunicação mais eficiente e proveitosa, com a estruturação de parcerias entre núcleos e a organização de atividades con-juntas, pela discussão das linhas de ação dos respetivos planos de atividades e metodologias semelhantes a aplicar.

Quanto às reuniões individuais, é intenção da Lista A reunir individualmente com os núcleos de estudantes e secções que assim o solicitem ou caso o Departamento identifique necessidade para tal. Pretende-se, dessa forma, dar a conhecer aos núcleos e secções os responsáveis do Departamento, facilitando a cooperação e contacto com a AAUM e, assim, facilitar a resolução de problemas pontuais ou de funcionamento dos núcleos de estudantes. Adicionalmente, estas reuniões serão cruciais no acompanhamento da execução dos Planos de Atividades dos Núcleos

Page 27: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

27

e Secções, de forma a assegurar uma atribuição justa das verbas do Programa de Apoio aos Nú-cleos e Secções da Universidade do Minho.

Apoio à constituição de novos núcleos de curso

A Lista A apoiará as Comissões Instaladoras de novos núcleos de estudantes no seu registo e legalização junto das entidades oficiais competentes e junto dos órgãos da Universidade do Minho. No entanto, pretende ter uma postura ainda mais ativa identificando os cursos que neste momento não têm núcleo de estudantes, incentivando a sua criação.

Programa de Apoio a Núcleos e Secções da Universidade do Minho

O Programa de Apoio a Núcleos e Secções da Universidade do Minho consiste essencialmente num programa de financiamento da Associação Académica a organizações estudantis da Univer-sidade do Minho que demonstrem ser uma mais-valia para os estudantes e restante comunidade académica, promovendo o seu enriquecimento nas diferentes vertentes da sua formação.

Assim, são atribuídas verbas ora anuais, ora pontuais, mediante a apresentação de um plano de atividades ou de um plano de projeto, respetivamente, de acordo com o estabelecido no reg-ulamento do programa. Tais verbas pretendem subsidiar os núcleos e secções que desenvolvam atividades e ações de relevante reconhecimento na Academia. Adicionalmente, pretende-se fi-nanciar através deste programa os encargos inerentes à criação e legalização de novos núcleos de estudantes.

Page 28: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

28

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO & IMAGEM

A comunicação deve ter como princípio a eficácia. Assim, e porque a comunicação não existe sem a união e compreensão entre todos, é preciso traçar um caminho único, aproximar e aumen-tar a interação entre os estudantes e a AAUM – é este o grande objetivo da Lista A.

O Departamento de Comunicação & Imagem da AAUM tem como missão primordial informar e mostrar aos estudantes da Universidade do Minho o que acontece na academia.

É objetivo deste departamento o fácil acesso dos estudantes à informação, como tal, este de-partamento trabalha diariamente para a dinamização das plataformas online, que incluem o site (www.aaum.pt) e as redes sociais (facebook e instagram - #aauminho). Procuraremos introduzir novos parâmetros que satisfaçam as necessidades de todos.

AAUM TV VJ Casting

O AAUM TV VJ Casting é uma atividade que pretende fomentar o gosto pela comunicação e encontrar novos talentos nesta área. Com a organização de castings em Braga e Guimarães, o AAUM TV VJ Casting passa por várias fases, sendo que o vencedor final tem a oportunidade de ser a nova cara da AAUM TV, colaborando na cobertura de eventos como a Gata na Praia, Enterro da Gata e Receção ao Caloiro.

Renovação do Site da AAUM

O Departamento de Comunicação & Imagem continuará a comunicar todas as atividades real-izadas em ambos os campi, notícias sobre a AAUM, UM e o Ensino Superior, tentando divulgar o máximo de informação possível em todas as plataformas disponíveis. De referir também a real-ização de foto galerias das principais atividades da AAUM.

Neste particular, assume particular relevância a necessidade de remodelação do site da AAUM com o objetivo de o tornar mais atrativo, dinâmico e funcional. Este é um trabalho que se pre-tende levar a cabo desde o início do mandato, sendo que o lançamento da remodelação do site está previsto para o início do próximo ano letivo.

Publicação das newsletters mensais e pontuais

A estratégia de comunicação da Lista A passa também pela continuação da elaboração de newsletters mensais, iniciadas em 2014, disponíveis online e que façam o balanço das atividades da AAUM.

A Lista A compromete-se também a continuar a realizar newsletters pontuais em atividades como a Gata na Praia, as Monumentais Festas do Enterro da Gata, o Acolhimento aos Novos Alunos, a Receção ao Caloiro, as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e o Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2015.

Publicação da Revista GATA & Revista AAUM

Page 29: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

29

As publicações assumirão também um papel importante no trabalho do Departamento de Co-municação & Imagem em 2015. É intenção da Lista A, publicar a Revista GATA, a qual tem como objetivo divulgar as Monumentais Festas do Enterro da Gata e recordar a todos as tradições académicas da nossa academia.

De igual modo, é também objetivo recuperar a publicação da Revista AAUM editada anual-mente para fazer o balanço das principais atividades que se realizam ao longo do ano pela AAUM.

Page 30: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

30

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Associação Académica da Universidade do Minho foi a primeira associação de estudantes a nível nacional a incorporar um gabinete de apoio aos estudantes de pós-graduação na sua es-trutura, adaptando-se desde cedo às mudanças que ocorreram ao nível do percurso e perfil dos estudantes do Ensino Superior, sobretudo após o Processo de Bolonha.

Esta tem sido uma área que tem ganho cada vez maior espaço dentro da Associação Académi-ca. A Lista A assume este departamento como uma prioridade atendendo ao aumento do número de estudantes a frequentar formações avançadas na Universidade do Minho.

Mostra Educativa

A Mostra Educativa é uma iniciativa que a Lista A pretende realizar para dar a conhecer às em-presas aquilo que a Universidade do Minho oferece no que diz respeito à sua oferta de pós-grad-uação, dado que, na procura ativa de emprego, os alunos encontram, por vezes, dificuldades de reconhecimento das suas competências por desconhecimento por parte das empresas, sendo pertinente um esclarecimento das mesmas e uma maior aproximação da academia ao mercado de trabalho.

Acolhimento aos Alunos de Pós Graduação

O Acolhimento aos Alunos de Pós-Graduação será uma iniciativa inédita, tendo como públi-co-alvo os novos alunos de 2º e 3º ciclo da Universidade do Minho, com o objetivo de que os mesmos se sintam mais apoiados e familiarizados com a academia e a cidade que os irá acolher, contribuindo assim para a integração mais célere dos novos alunos de pós-graduação.

Manutenção da disponibilização do Software “Idea Puzzle”

O Idea Puzzle é um software de apoio à escrita de teses e à investigação com base na filosofia da ciência. Este é composto por 21 decisões que ajudam a gerir o processo de investigação, di-vididas nos cinco eixos da investigação: teoria, método, dados, retórica e autoria. A Lista A com-promete-se a continuar a disponibilizar este software aos estudantes da Universidade do Minho, organizando também formações e seminários acerca do mesmo para que todos o saibam utilizar.

Organização do “Complementa-te” em Braga e Guimarães

O “Complementa-te” consiste num conjunto de formações de diversas áreas a um custo bastante reduzido com uma componente mais prática e operacional. Desta forma, a Lista A pretende con-tribuir para a formação complementar académica e pessoal dos alunos de pós-graduação, dotan-do-os de ferramentas que constituam competências relevantes.

Departamento de Formação & Relações Externas

O Departamento de Formação & Relações Externas tem como principal objetivo contribuir para a preponderância do papel da Associação Académica no apoio aos estudantes a nível formativo para que os mesmos valorizem o seu background extracurricular, promovendo diversas ações de

Page 31: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

31

formação para diferentes públicos.

A Lista A procurará integrar toda a sua oferta num programa único e ambicioso devidamente certificado e creditado.

Criação de programa de formação creditado - “AAUMenta-te”

O Departamento de Formação & Relações Externas irá criar um programa de formação de com-petências transversais abrangendo várias áreas do ensino ainda inexploradas com início previsto para março. O Departamento procurará articular este programa com a Reitoria da Universidade do Minho e as Presidências das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação no sentido de que a sua participação nestas formações seja valorizada, nomeadamente através da atribuição de créditos ECTS que valorizem o plano de estudos de cada estudante. A participação será gratuita para sócios de pleno direito da Associação Académica da Universidade do Minho.

Page 32: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

32

GABINETE DE GESTÃO DE ASSOCIADOS & INFORMÁTICO

O Gabinete de Gestão de Associados da Associação Académica da Universidade do Minho tornou-se numa referência a nível nacional quando, em 2013 em conjunto com o Instituto Portu-guês do Desporto e da Juventude, avançou para a criação do Cartão Jovem Académico AAUM e do Cartão Pousadas da Juventude AAUM. Esta é uma iniciativa que já começou a ser replicada por outras academias, nomeadamente no Porto, prevendo-se que se alargue a muitas outras num futuro próximo.

A melhoria contínua das ofertas deste cartão é o principal objetivo da Lista A para o mandato de 2015.

Angariação de novas parcerias para o Cartão Jovem Académico AAUM

Atualmente, o Cartão Jovem Académico AAUM proporciona todas as vantagens do Cartão Jovem E.Y.C. europeias e nacionais num total de 70 000 ofertas e descontos ao dispor dos sóci-os da AAUM, permitindo ainda o acesso privilegiado à rede nacional e europeia de Pousadas da Juventude.

Nas principais vantagens do Cartão Jovem Académico AAUM contam-se os descontos nas monumentais festas do Enterro da Gata, inscrição na Gata da Praia, mobilidade, pousadas de ju-ventude, eventos desportivos, museus, estabelecimentos comerciais, restaurantes, entre outros.

O Gabinete de Gestão de Associados terá como função alargar ainda mais a rede de vantagens do Cartão Jovem Académico, sobretudo de âmbito local, nas cidades de Braga e Guimarães, iden-tificando novos parceiros dispostos a contribuir para a qualidade do cartão e para o bem-estar dos associados da AAUM.

Será ainda feito um maior esforço de comunicação na divulgação das várias vantagens do Cartão, na oferta de vales promocionais, bem como em sorteios e ofertas em parceria com a MOV-IJOVEM e outras entidades locais (nomeadamente na oferta cultural do Theatro Circo em Braga e do Centro Cultural Vila Flor em Guimarães).

Page 33: Programa Eleitoral da Lista A - Apresentamos Direção

33