programa de todos os cursos net 1

9
CURSO DE SPSS INICIAÇÂO - ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAIS Local de realização: FLUP Duração: 36 horas Pós-laboral OBJECTIVOS DO CURSO Proporcionar ao formando uma visão global relativamente ao âmbito, importância e virtualidades da análise de dados em Ciências Sociais. Dotar o formando dos conhecimentos gerais necessários em SPSS para uma utilização optimizada de técnicas estatísticas adequadas ao tratamento da informação, de acordo com os objectivos que pretende e o tipo de dados que possui. Potenciar no formando autonomia, capacidade critica e rigor metodológico, qualidades essenciais à investigação e análise de dados em Ciências Sociais. PÚBLICO ALVO Estudantes e licenciados preferencialmente nas áreas das ciências sociais. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA 1.Apresentação e acolhimento. Introdução ao software (1,5h) Apresentação dos objectivos a atingir e discussão do plano de curso para aferição de conhecimentos prévios. Apresentação dos instrumentos e metodologias pedagógicas de trabalho. Aproximação geral ao software SPSS (editor, janelas, menus, barras de ferramentas, caixas de diálogo, comandos, etc.) 2. Concepção, construção e codificação de questionários (3h) Concepção do inquérito, delineação do problema e especificidades relativas às Ciências Sociais. Métodos de recolha de informação. Técnicas de amostragem. Especificidades da construção do inquérito: tipos de variáveis, escalas, respostas e procedimentos de codificação para edição de dados. Detecção de falhas e possibilidades práticas de correcção e transformação da informação. Exemplos práticos e exercícios de aplicação 3. Organização, edição, transformação e manipulação de dados em SPSS (6h) Definição de Variáveis. Introdução e edição de dados. Rastreio de erros comuns na edição de dados. Tratamento de respostas omissas e uso de “missing values”. Recodificação de variáveis. Transformação de variáveis. Comparação de grupos de casos. Utilização de filtros. Exemplos práticos e exercícios de aplicação 4. Estatística descritiva univariada (6h) Distribuições de frequências. Representação gráfica de Distribuições. Medidas de estatística descritiva (medidas de localização, dispersão, assimetria). Análise exploratória de dados. Apresentação analítica dos resultados apurados. Exemplos práticos e exercícios de aplicação 5. Estatística descritiva bivariada (6h) Construção de distribuições condicionais. Coeficientes de correlação. Medidas de associação. Medidas da intensidade da associação Exemplos práticos e exercícios de aplicação 6. Estatística descritiva para questões de resposta múltipla (3h) Distribuição de frequências. Cruzamento de variáveis. Ordenação de médias. Apresentação gráfica de resultados. Exemplos práticos e exercícios de aplicação

Upload: renan-moura

Post on 05-Sep-2015

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

b

TRANSCRIPT

CURSO DE SPSS INICIAO - ANLISE ESTATSTICA DE DADOS PARA CINCIAS SOCIAIS

CURSO DE SPSS INICIAO - ANLISE ESTATSTICA DE DADOS PARA CINCIAS SOCIAIS Local de realizao: FLUPDurao: 36 horas

Ps-laboral

OBJECTIVOS DO CURSO

Proporcionar ao formando uma viso global relativamente ao mbito, importncia e virtualidades da anlise de dados em Cincias Sociais.

Dotar o formando dos conhecimentos gerais necessrios em SPSS para uma utilizao optimizada de tcnicas estatsticas adequadas ao tratamento da informao, de acordo com os objectivos que pretende e o tipo de dados que possui.

Potenciar no formando autonomia, capacidade critica e rigor metodolgico, qualidades essenciais investigao e anlise de dados em Cincias Sociais.

PBLICO ALVO

Estudantes e licenciados preferencialmente nas reas das cincias sociais.

CONTEDOS PROGRAMTICOS E CARGA HORRIA1.Apresentao e acolhimento. Introduo ao software (1,5h)

Apresentao dos objectivos a atingir e discusso do plano de curso para aferio de conhecimentos prvios. Apresentao dos instrumentos e metodologias pedaggicas de trabalho. Aproximao geral ao software SPSS (editor, janelas, menus, barras de ferramentas, caixas de dilogo, comandos, etc.)

2. Concepo, construo e codificao de questionrios (3h)Concepo do inqurito, delineao do problema e especificidades relativas s Cincias Sociais. Mtodos de recolha de informao. Tcnicas de amostragem. Especificidades da construo do inqurito: tipos de variveis, escalas, respostas e procedimentos de codificao para edio de dados.Deteco de falhas e possibilidades prticas de correco e transformao da informao. Exemplos prticos e exerccios de aplicao

3. Organizao, edio, transformao e manipulao de dados em SPSS (6h)

Definio de Variveis. Introduo e edio

de dados. Rastreio de erros comuns na edio de dados. Tratamento de respostas omissas e uso de missing values. Recodificao de variveis. Transformao de variveis. Comparao de grupos de casos. Utilizao de filtros. Exemplos prticos e exerccios de aplicao

4. Estatstica descritiva univariada (6h)

Distribuies de frequncias. Representao grfica de Distribuies. Medidas de estatstica descritiva (medidas de localizao, disperso, assimetria). Anlise exploratria de dados. Apresentao analtica dos resultados apurados. Exemplos prticos e exerccios de aplicao5. Estatstica descritiva bivariada (6h) Construo de distribuies condicionais. Coeficientes de correlao. Medidas de associao. Medidas da intensidade da associao

Exemplos prticos e exerccios de aplicao

6. Estatstica descritiva para questes de resposta mltipla (3h) Distribuio de frequncias. Cruzamento de variveis. Ordenao de mdias. Apresentao grfica de resultados. Exemplos prticos e exerccios de aplicao

7. Testes paramtricos para comparao de mdias. Anlise da varincia (7,5h)

Amostra individual (one sample T-teste). Amostras independentes (independent samples T-test). Amostras emparelhadas (paired samples T-test). Anlise da varincia (especificidades e princpios lgicos, anova e provas post hoc). Exemplos prticos e exerccios de aplicao

8. Testes no paramtricos (3h)

Prova da binomial. Prova do qui-quadrado. Exemplos prticos e exerccios de aplicao

MTODOS PEDAGGICOS

Utilizao de mtodos activos e demonstrativos. Exemplificao dos contedos abordados a partir da realizao de exerccios prticos em bases de dados criadas em SPSS

HORRIO DE FUNCIONAMENTO

Ps-laboral: de 2,4e 5 das 19:30 s 22:30

12 sesses a decorrerem entre 11 de Outubro e 10 de Novembro de 2004

Sala: 211Formador

Otlia Miranda

Licenciada em Sociologia pela FLUP. Consultora permanente na rea da avaliao da formao em entidade formadora acreditada. Formadora e assessora em anlise estatstica em empresas. Apoio metodolgico e anlise de dados quantitativos em investigaes universitrias.

Certificado

No final do seminrio cada participante recebe um certificado de formao que atesta a sua frequncia no mesmo, desde que tenha cumprido a carga horria estipulada.

A certificao concedida pela FLUP, entidade formadora acreditada pelo INOFOR Instituto de Inovao na Formao e pelo CCPFC Conselho Cientfico-Pedaggico de Formao Contnua.

Informaes:

Departamento de Sociologia

Via Panormica, s/n

Torre B - 4 andar

4150-564 Porto

Telefone e fax: 22 607 7190

E-mail: [email protected]

http://www.letras.up.pt/ds/

Seminrio: Problemticas e DESAFIOS S empresas de insero como instrumentos de desenvolvimento e incluso social

Local de realizao: FLUPDurao: 10 horas

Ps-laboral

Enquadramento e objectivos

As empresas de insero em Portugal so um conjunto de iniciativas surgidas desde 1999 por estmulo de uma medida de poltica activa de emprego no mbito do designado Mercado Social de Emprego. A promoo destas empresas em Portugal influenciada pela experincia de vrios pases europeus, designadamente da Frana, da Blgica e de Itlia, onde as empresas de insero surgiram no final dos anos 70 do sculo XX. No contexto da UE, as empresas de insero tm vindo a ser abordadas como um tema no mbito mais lato do chamado terceiro sector, e tm sido alvo de um interesse crescente por parte de polticos e investigadores, designadamente pela sua relevncia para o emprego, o desenvolvimento e a luta contra a pobreza e excluso social. Decorridos seis anos sobre o incio efectivo das primeiras iniciativas nacionais, estas experincias permanecem por estudar e conhecer de forma aprofundada.

A partir deste contexto definem-se trs objectivos para este seminrio:

1. Proporcionar aos participantes um quadro de abordagem das empresas de insero como organizaes do terceiro sector e como instrumentos de desenvolvimento e incluso social.

2. Promover o conhecimento da experincia das empresas de insero em pases onde esta se encontra mais desenvolvida do que a experincia nacional.

3. Estimular a reflexo sobre as potencialidades, as problemticas e os desafios das empresas de insero em Portugal.

Pblico alvo

Actuais ou potenciais promotores de empresas de insero. Dirigentes, tcnicos ou outros trabalhadores em projectos de interveno de instituies pblicas ou do terceiro sector, com actividades em domnios como a formao profissional e/ou insero scio-profissional de pblicos desfavorecidos, a animao e o desenvolvimento comunitrio, a dinamizao de actividades econmicas e de criao de emprego, entre outros. Estudantes ou licenciados em cincias sociais e humanas. Outros interessados na temtica.

Contedos PROGRAMTICOS

1. As empresas de insero e o novo empreendorismo social no quadro da renovao do terceiro sector nas ltimas trs dcadas.

2. A experincia das empresas de insero em cinco pases europeus: Frana, Blgica, Itlia, Espanha e Portugal.

3. Tipologia de respostas das empresas de insero e as suas potencialidades como instrumento de desenvolvimento e incluso social.

4. Problemticas e desafios das empresas de insero.

CARGA HORRIA

10 horas

MTODOS PEDAGGICOS E ORGANIZAO DAS SESSES

De acordo com o nmero de inscries e a composio do grupo de participantes, designadamente da sua maior ou menor proximidade ao tema das empresas de insero, as metodologias de dinamizao do seminrio podero conter uma maior ou menor componente expositiva

Cada sesso ser organizada em duas componentes: uma de exposio de contedos temticos pela formadora, outra de discusso entre todos os participantes de ideias, conhecimentos e experincias, associados aos assuntos em anlise.

HORRIO DE FUNCIONAMENTOPs-laboral: 2 e 3 das 19h00 s 21h30

4 sesses a decorrerem nos dias 8, 9, 15 e 16 de Novembro

Custo

65

Formador

Carlota Quinto

Licenciada em Sociologia pela FLUP. Em fase de concluso de mestrado em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, dedicado s temticas do terceiro sector e das empresas de insero. Experincia profissional no mbito da consultoria e investigao aplicada nos domnios do emprego e formao profissional, do desenvolvimento local e sectorial, da avaliao de polticas e projectos.

Certificado

No final do seminrio cada participante recebe um certificado de formao que atesta a sua frequncia no mesmo, desde que tenha cumprido a carga horria estipulada.

A certificao concedida pela FLUP, entidade formadora acreditada pelo INOFOR Instituto de Inovao na Formao e pelo CCPFC Conselho Cientfico-Pedaggico de Formao Contnua.

Inscrio e informaes:

Departamento de Sociologia

Via Panormica, s/n

Torre B - 4 andar

4150-564 Porto

Telefone e fax: 22 607 7190

E-mail: [email protected]

http://www.letras.up.pt/ds/

Seminrio: Parcerias e redes sociais

Local de realizao: FLUPDurao: 6 horas

Ps-laboral

Objectivos Gerais

Aquisio de conhecimentos acerca do significado do trabalho em parceria.

Preparao de interventores nas reas da excluso social para o estabelecimento de parcerias e para a criao de redes sociais.

Objectivos Especficos

No fim do seminrio, os formandos devero ser capazes de:

- enunciar as dimenses a ter em ateno no estabelecimento de uma parceria;

- descrever as caractersticas da interveno social em parceria e compar-la com outros modos de interveno;

- reconhecer as potencialidades das redes sociais;

- aplicar a casos simulados os conhecimentos adquiridos.

Pblico-alvo

Estudantes ou licenciados em cincias sociais e humanas (sociologia, servio social, educao social, animao scio-cultural, economia entre outros), com alguma experincia de trabalho na planificao ou desenvolvimento de projectos em excluso.

Contedos PROGRAMTICOS

1. A cooperao local e a interveno em excluso social - o caso portugus

2. O que so e para que servem as redes sociais?

3. Fundar uma parceria: como e para qu? a importncia da primeira abordagem; parcerias e "parecerias".

CARGA HORRIA

6 horas

Mtodos PEDAGGICOS

Mtodos interrogativos e activos, com utilizao de dinmicas de grupo. Exerccios de simulao.

HORRIO DE FUNCIONAMENTOPs-laboral: 5 e 6 feira das 19h30 s 22h302 sesses a decorrem nos dias 18 e 19 de Novembro de 2004Custo

50 Formador

Madalena Ferreira Nunes

Licenciada em Sociologia pela FLUP. Experincia profissional no mbito das metodologias de interveno e de participao social. Tcnica superior da Unidade de Preveno do Porto Norte do Instituto da Droga e da Toxicodependncia (I.D.T.), onde desenvolve aces de acompanhamento, avaliao e apoio tcnico a projectos de preveno das toxicodependncias e de insero social, planifica e executa de aces de formao e orienta um Grupo de Sociodrama.

Certificado

No final do seminrio cada participante recebe um certificado de formao que atesta a sua frequncia no mesmo, desde que tenha cumprido a carga horria estipulada.

A certificao concedida pela FLUP, entidade formadora acreditada pelo INOFOR Instituto de Inovao na Formao e pelo CCPFC Conselho Cientfico-Pedaggico de Formao Contnua.

Inscrio e informaes:

Departamento de Sociologia

Via Panormica, s/n

Torre B - 4 andar

4150-564 Porto

Telefone e fax: 22 607 7190

E-mail: [email protected]

http://www.letras.up.pt/ds/

CURSO DE SPSS AVANADO - ANLISE ESTATSTICA DE DADOS PARA CINCIAS SOCIAIS Local de realizao: FLUPDurao: 36 horas

Ps-laboral

OBJECTIVOS DO CURSODotar os formandos dos conhecimentos gerais necessrios para uma utilizao optimizada de tcnicas estatsticas de anlise de dados. Abordar os fundamentos de anlise multivariada para tratamento adequado da informao em SPSS, de acordo com os objectivos que pretendidos e a natureza dos dados.

PBLICO ALVO

Estudantes universitrios, bacharis e licenciados, preferencialmente nas reas das cincias sociais.

CONTEDOS PROGRAMTICOS

1. Apresentao e acolhimento

Apresentao das metodologias de trabalho

Reviso de alguns conceitos e tcnicas de anlise estatstica

2. Anlise da varincia

Anlise da varincia a um factor

Comparaes mltiplas

Anlise da varincia a dois factores

Exemplos e exerccios em SPSS 3.Modelos de regresso

Modelo de regresso linear simples (MRLS)

Modelo de regresso linear mltipla (MRLM)

Exemplos e exerccios em SPSS

4.Anlise melhorada de dados em SPSS

4.1- Anlise classificatria

Anlise de clusters. Os procedimentos: two step clusters analysis e hierarchical clusters analysis

Anlise discriminante

Exemplos e exerccios em SPSS

4.2- Anlise factorial

Anlise em componentes principais

Anlise factorial das correspondncias mltiplas

Exemplos e exerccios em SPSSMTODOS PEDAGGICOSUtilizao de mtodos activos e demonstrativos. Exemplificao dos contedos abordados a partir da realizao de exerccios prticos em bases de dados criadas em SPSS HORRIO DE FUNCIONAMENTO

Ps-laboral:de 2, 3. e 5as feiras das 19:30 s 22:30. Excepcionalmente na ltima semana funcionar s 2., 3. e 4.as feiras

12 sesses a decorrerem entre 29 de Novembro e 22 de Dezembro de 2004

Salas:

2. feira-205

3. e 5.as feiras- 211Custo

200 euros

Formador

Otlia Miranda

Licenciada em Sociologia pela FLUP. Consultora permanente na rea da avaliao da formao em entidade formadora acreditada. Formadora e assessora em anlise estatstica em empresas. Apoio metodolgico e anlise de dados quantitativos em investigaes universitrias.

Certificado

No final do seminrio cada participante recebe um certificado de formao que atesta a sua frequncia, desde que tenha cumprido a carga horria estipulada.

A certificao concedida pela FLUP, entidade formadora acreditada pelo Instituto para a Inovao na Formao (INOFOR) e pelo Conselho Cientfico-Pedaggico de Formao Contnua (CCPFC).

Inscrio e informaes:

Departamento de Sociologia

Via Panormica, s/n

Torre B - 4 andar

4150-564 Porto

Telefone e fax: 22 607 7190

E-mail: [email protected]

http://www.letras.up.pt/ds/