programa de necessidades…  · web viewi. programa de necessidades. projeto = nossa idéia +...

8
CONCEPÇÃO DA ESTRUTURA DOS ESPAÇOS I. PROGRAMA DE NECESSIDADES . Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar: 1. Localização na cidade – Qual o papel da sua praça na área central e na cidade como um todo? 2. U sos e práticas sociais – Como as pessoas usam esses lugares? (quem?, fazendo o quê?, como?, onde?). O que causariam eventuais alterações/adaptações para o uso destes espaços? 3. Contexto paisagístico – Como são a modelação do terreno, topografia, exposição solar, condições de visibilidade? 4. Espaço edificado – Qual a tipologia das edificações, composição das fachadas (proporções), elementos verticais (gabaritos), volumetria, cores, texturas, formas de comunicação exterior/interior (aberturas, acessos), legibilidade das atividades? 5. Espaço exterior (público) – Qual o tipo (praça, largo, pátio), geometria (regular, irregular, linear, etc.), hierarquia espacial? II. ELEMENTOS DE TRABALHO Definido o programa de necessidades, os primeiros passos para o projeto são: 1. Fluxos . Entender o entorno. Observar o que já ocorre e o que ocorrerá por eventuais alterações. O percurso é elemento fundamental na “amarração” do projeto (percorrer ≠ “caminho físico”).

Upload: doduong

Post on 26-Sep-2018

224 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

CONCEPÇÃO DA ESTRUTURA DOS ESPAÇOS

I. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

1. Localização na cidade – Qual o papel da sua praça na área central e na cidade como um todo?2. U sos e práticas sociais – Como as pessoas usam esses lugares? (quem?, fazendo o quê?, como?, onde?). O que causariam eventuais alterações/adaptações para o uso destes espaços?3. Contexto paisagístico – Como são a modelação do terreno, topografia, exposição solar, condições de visibilidade?4. Espaço edificado – Qual a tipologia das edificações, composição das fachadas (proporções), elementos verticais (gabaritos), volumetria, cores, texturas, formas de comunicação exterior/interior (aberturas, acessos), legibilidade das atividades?5. Espaço exterior (público) – Qual o tipo (praça, largo, pátio), geometria (regular, irregular, linear, etc.), hierarquia espacial?

II. ELEMENTOS DE TRABALHO

Definido o programa de necessidades, os primeiros passos para o projeto são:

1. Fluxos. Entender o entorno. Observar o que já ocorre e o que ocorrerá por eventuais alterações. O percurso é elemento fundamental na “amarração” do projeto (percorrer ≠ “caminho físico”).

2. Áreas: Pelas dimensões do que necessitamos, definimos tamanho e quantidade de áreas para cada elemento. Prever hierarquia dos espaços, níveis e uso das áreas livres. Entender função da área livre (estabelecer programa: nem tudo o que não é caminho deve ser área verde). Formas de vegetação ajudam a formar e qualificar espaços.

Page 2: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

Croqui demonstrando fluxos + áreas

3. Coberturas: Definem áreas de sombra (naturais ou artificiais). Não precisam necessariamente coincidir com as áreas (item 2).

Page 3: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

4. Planos verticais: Naturais ou artificiais. Configuram e delimitam os espaços. Definem alturas, barreiras físicas/visuais e transparências desejadas.5. Pisos: Definem as áreas de pisos artificiais e naturais, permeáveis e impermeáveis, diferenças de nível, textura, cor, etc., em função das atividades e elementos desejados.6. Articulações: Ligações entre as áreas. Estabelecem relações visuais/físicas e de passagens entre elas.

Resumo:

Page 4: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

Obs.: É importante ressaltar que, até agora, só existe a estrutura dos espaços. A forma ainda não está definida .

Antes de se pensar na forma deve-se entender o contexto e definir uma estrutura adequada. De uma mesma estrutura podem surgir projetos de diferentes qualidades.

A estrutura não garante a qualidade do projeto, mas ajuda no entendimento das condicionantes e no processo de concepção.

Page 5: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:

III. FORMA

Com a definição do desenho e dos elementos de trabalho, a estrutura pode começar ser transformada em forma.

Devem ser revistos os planos verticais e o percurso, para se adequarem às formas, texturas e cores criadas.

Devem ser especificados os materiais dos muros, marquises, pórticos e pisos, o tipo, o porte e a localização da vegetação e dos elementos verticais como árvores, cercas, palmeiras, muros, paredes, monumentos, colunatas, chafarizes etc.

Page 6: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar:
Page 7: PROGRAMA DE NECESSIDADES…  · Web viewI. PROGRAMA DE NECESSIDADES. Projeto = nossa idéia + condicionantes dadas pelo que já ocorre no local. O que é realmente necessário? Considerar: