programa de lubrificação combate desafios dos sistemas ... application brochure_pt.pdf · grandes...

4
www.LElubricants.com • 800-537-7683 Asset Reliability Solutions™ Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas da correia transportadora Entre os maiores desafios de manutenção nas indústrias e fábricas em geral estão aqueles apresentados pelos grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem óleo para a caixa de engrenagem, graxa de motor elétrico, e graxa para vários pontos de lubrificação, principalmente para os rolamentos. A lubrificação inadequada e a contaminação podem causar o desgaste prematuro ou, até mesmo algo pior, criar tempo de inavidade não planejado. Desafios recorrentes incluem poeira, água, cargas pesadas, vibração e temperaturas extremas. Esses problemas são ainda mais graves quando o sistema está em uma área externa. Os desafios de lubrificação mais comumente enfrentados pelas equipes de manutenção ao tentarem manter as correias lubrificadas corretamente são: vários pontos de lubrificação, distâncias longas de caminhada e a necessidade de subir escadas. Além disso, muitos pontos de lubrificação estão em locais de dicil acesso, criando preocupações com a segurança. Tudo isso faz com que a conformidade com os intervalos de relubrificação recomendados pela OEM torne-se uma tarefa dicil de ser alcançada. Para combater esses desafios, a LE recomenda um programa abrangente de lubrificação, que consiste da seleção do óleo de engrenagem, seleção da graxa, aplicação da graxa, exclusão de contaminação e monitoramento visual / remoção de contaminação. Entendendo a aplicação Primeiro, é importante idenficar que po de lubrificante a OEM recomenda. Em seguida, use a estratégia CATV para fazer a recomendação que melhor se adequa à sua situação. Carga A carga é leve, moderada ou pesada? Ambiente Há umidade? Há parculas finas presentes? Temperatura Quais são as temperaturas reais sob as quais a aplicação e o lubrificante serão expostos do início até as temperaturas de funcionamento normal? Velocidade A que velocidade a correia se movimenta: lenta, moderada, rápida? Qual é o rpm do rolamento? Responder essas questões ajudará você a selecionar o lubrificante e as soluções de confiabilidade certos para cuidar adequadamente de seu equipamento. Componentes de um programa eficaz de lubrificação da transportadora Seleção da graxa Aplicação da graxa Seleção do óleo de engrenagem Exclusão de contaminação Monitoramento visual/remoção de contaminação

Upload: nguyentram

Post on 25-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas ... Application Brochure_PT.pdf · grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem

www.LElubricants.com • 800-537-7683Asset Reliability Solutions™

Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas da correia transportadora

Entre os maiores desafios de manutenção nas indústrias e fábricas em geral estão aqueles apresentados pelos grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem óleo para a caixa de engrenagem, graxa de motor elétrico, e graxa para vários pontos de lubrificação, principalmente para os rolamentos. A lubrificação inadequada e a contaminação podem causar o desgaste prematuro ou, até mesmo algo pior, criar tempo de inatividade não planejado.

Desafios recorrentes incluem poeira, água, cargas pesadas, vibração e temperaturas extremas. Esses problemas são ainda mais graves quando o sistema está em uma área externa. Os desafios de lubrificação mais comumente enfrentados pelas equipes de manutenção ao tentarem manter as correias lubrificadas corretamente são: vários pontos de lubrificação, distâncias longas de caminhada e a necessidade de subir escadas. Além disso, muitos pontos de lubrificação estão em locais de difícil acesso, criando preocupações com a segurança. Tudo isso faz com que a conformidade com os intervalos de relubrificação recomendados pela OEM torne-se uma tarefa difícil de ser alcançada.

Para combater esses desafios, a LE recomenda um programa abrangente de lubrificação, que consiste da seleção do óleo de engrenagem, seleção da graxa, aplicação da graxa, exclusão de contaminação e monitoramento visual / remoção de contaminação.

Entendendo a aplicação Primeiro, é importante identificar que tipo de lubrificante a OEM recomenda. Em seguida, use a estratégia CATV para fazer a recomendação que melhor se adequa à sua situação.

Carga• A carga é leve, moderada ou pesada?

Ambiente• Há umidade?• Há partículas finas presentes?

Temperatura• Quais são as temperaturas reais sob as quais a aplicação e

o lubrificante serão expostos do início até as temperaturas de funcionamento normal?

Velocidade• A que velocidade a correia se movimenta: lenta,

moderada, rápida?• Qual é o rpm do rolamento?

Responder essas questões ajudará você a selecionar o lubrificante e as soluções de confiabilidade certos para cuidar adequadamente de seu equipamento.

Componentes de um programa eficaz de lubrificação da transportadora

Seleção da graxa

Aplicação da graxa

Seleção do óleo de engrenagem

Exclusão de contaminação

Monitoramento visual/remoção de contaminação

Page 2: Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas ... Application Brochure_PT.pdf · grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem

Avance com soluções comprovadas para aumentar a vida útil dos equipamentos

Identifique os pontos fracos

Seleção incorreta da graxaSe a graxa incorreta for usada, a confiabilidade e a vida útil de seu equipamento poderão sofrer as consequências.

Solução da LE: Na maioria dos casos, você precisa de uma graxa EP que possa aguentar as cargas pesadas, preservar o desempenho em uma ampla variedade de temperaturas operacionais, vedar a água, proteger contra corrosão e ferrugem, e que não emulsificará quando a água estiver presente.

A graxa Monolec® Extend EM (1282) é recomendada para motores elétricos e as seguintes graxas EPde alto desempenho são recomendadas para outras aplicações em esteira:• Lubrificante Industrial Almaplex® (1274-1275) • Graxa H1 Quincal™ Syn FG (4070-4072)• Lubrificante multiplex Monolec® (4622) • Graxa Monocal® GP (1499)

Problemas com aplicação da graxaProblemas comuns incluem aplicar graxa acima ou abaixo do necessário ou não aplicar graxa alguma. Muitos operadores precisam colocar a graxa manualmente em áreas de difícil alcance ou perigosas.

Solução da LE: Seu consultor LE pode ajudar a determinar as quantias e os intervalos de lubrificação corretos, e depois ajudá-lo a escolher qual sistema de lubrificação de ponto único ou múltiplo funcionará melhor em sua aplicação. Os sistemas automáticos são ferramentas de lubrificação de precisão, que eliminam as conjecturas da manutenção, fornecendo a quantia certa de graxa para a aplicação, no horário certo, 24 horas por dia, 7 dias da semana. Eles reduzem o tempo de mão de obra, aumentam a segurança, reduzem falhas de equipamentos e evitam contaminantes.

Seleção do óleo de engrenagem incorretoÓleo de engrenagem inferior ou incorreto pode resultar em problemas no equipamento e tempo de inatividade não planejado. Por exemplo, alguns óleos de engrenagem formam espuma e perdem desempenho na presença de umidade. Outro problema em relação ao óleo de engrenagem de pressão extrema que é usado em caixas de engrenagem com receptor interno. A química EP não permitirá à embreagem ou aos mecanismos da aba engajar-se adequadamente, resultando no deslocamento do mecanismo.

Solução da LE: Escolha o óleo de engrenagem mais adequado à sua aplicação usando as respostas do CATV. O ideal é um óleo que seja projetado para combater os efeitos de temperaturas altas, desgaste, contaminantes e cargas pesadas. Um óleo duradouro, não espumoso e de qualidade de turbina com aditivos antidesgaste garantirá que o equipamento funcione sem interrupção.

Para caixas de engrenagem com receptores externos, os seguintes óleos de engrenagem EP, que contém nosso aditivo original Duolec®, são recomendados:• Duolec® Vari-Lubrificante para engrenagem (1601-1610) • Duolec® Syn Lubrificante para engrenagem (9815-9846) • Duolec® PAG Lubrificante para engrenagem (9705-9707)

Para caixas de engrenagem com receptores internos, os seguintes óleos de engrenagem não EP são recomendados:• Óleo Industrial Multilec® (6801-6807) • Óleo de engrenagem H1 Quinplex® Syn FG (4150-4460)• Óleo Industrial Monolec® Syn (9032-9150 e 9220-9460)

Page 3: Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas ... Application Brochure_PT.pdf · grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem

Munido do conhecimento das melhores práticas e de todas as ferramentas necessárias para fazer um bom trabalho, seu consultor de lubrificantes da LE local poderá ajudá-lo a planejar e implementar um programa de confiabilidade de lubrificantes de reconhecimento mundialpara proteger seus equipamentos.

Círculo completoda confiabilidade

Page 4: Programa de lubrificação combate desafios dos sistemas ... Application Brochure_PT.pdf · grandes sistemas de esteiras/correias transportadoras. Esses equipamentos essenciais exigem

Seu fornecedor de lubrificante faz tudo isso?

✔ Avaliação da confiabilidade do equipamento com profissionalismo e no local;

✔ Linha abrangente de lubrificantes (óleos industriais, óleos e graxas para motores);

✔ Análise de óleo na Web, com resultados analisados por especialistas;

✔ Sistemas de armazenamento, incluindo unidades a granel e empilháveis;

✔ Identificação visual, incluindo etiquetas, rótulos, codificação por cores e gráficos de parede;

✔ Equipamento de gerenciamento e transferência, incluindo contêineres de transferência portátil, equipamentos de limpeza de graxa, bombas de graxa e bobinas de lubrificante;

✔ Sistemas de lubrificação e lubrificadores automáticos de ponto único e múltiplo;

✔ Ferramentas de exclusão e remoção de contaminantes,

✔ incluindo vidros de visualização do reservatório de óleo, respiradores desidratantes e equipamento de filtragem;

✔ Especialista local treinado em fábrica disponível 24h por dia, 7 dias na semana.

1919 E. Tulsa • Wichita, KS 67216 • Fax: 800-228-1142 LE está em conformidade com um Sistema de Qualidade certificado pela ISO 9001.

www.LElubricants.com • 800-537-7683

LE ajuda você a proteger seu equipamentoe aumentar seus resultadosLíderes em lubrificantes desde 1951

Lubrication Engineers, Inc. é o fornecedor de soluções totais para confiabilidade em lubrificação. Trabalhamos junto a nossos clientes para conhecer suas necessidades específicas de equipamento e lubrificação, e assim ajudá-los a criar um programa confiável de lubrificação de classe mundial, que forneça proteção ao equipamento e melhore os lucros.

Começamos com uma avaliação do equipamento no local. Um consultor em lubrificação treinado e local oferecerá um relatório detalhado, recomendando lubrificantes, métodos de aplicação, quantias de uso, e intervalos de drenagem ou lubrificação.

A linha de lubrificantes de alto desempenho da LE, fabricada nos EUA e feita de óleos base e aditivos originais altamente refinados, supera as expectativas de desempenho em comparação aos lubrificantes convencionais em uma ampla variedade de aplicações industriais e automotivas. Além disso, seu consultor da LE pode oferecer a você várias outros produtos e serviços de prática recomendada para garantir a eficácia de seu programa, incluindo soluções para análise de óleo, armazenamento, manuseio e transferência, exclusão e remoção de contaminação, capacitação e treinamento.

A unidade de fabricação, o centro de tecnologia, o depósito e o escritório principal de ponta da LE estão localizados em Wichita, KS, com distribuição regional em Knoxville, TN e Las Vegas, NV. Funções de suporte adicionais estão localizadas em Fort Worth, TX. A presença internacional da empresa inclui distribuidores em mais de 60 países.

LI10017 09-16