programa da disciplina - economia.ufes.br · b) os alunos que obtiverem média parcial inferior a...

3
PROGRAMA DA DISCIPLINA CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA CRÉDITO CARGA HORÁRIA PRÉ- REQUISITO OBRIG./ OPT. PERIODO CÓDIGO NOME 04 60 horas Obrig. 2014/2 ECO- 06318 TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA PROFESSOR: Andressa Rodrigues Pavão EMENTA O significado da investigação em Ciências Sociais. A relação entre pesquisa e teoria. Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. A aplicação da pesquisa em economia: aspectos qualitativos e quantitativos. Problemas gerais de mensuração. A formulação de um projeto de pesquisa: estrutura e normalização segundo a ABNT. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento sobre o desenvolvimento de uma pesquisa científica na área da economia. Apresentar, discutir e aplicar os procedimentos metodológicos mais utilizados na pesquisa econômica. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Fichamento, resumo e resenha: definição e diferenças 2- Natureza do trabalho científico 1.1 Diretrizes para estudo de textos técnico-científicos 1.2 Elaboração de textos 1.3 Regras de normalização 1.4 Referências bibliográficas 2- A Ciência Social e seu método. 3- Objeto e método da Economia 4- Planejamento e execução de pesquisas 4.1 Formulação do problema de pesquisa 4.2 Fases da pesquisa 4.3 Assuntos e temas: o que pesquisar? 5- Técnicas de pesquisa 5.1 Fontes primárias e secundárias 5.2 Pesquisa bibliográfica 5.3 Pesquisa documental 5.4 Questionários e entrevistas 5.5 Estudos de Casos 5.6 Amostragem 5.7 Análise de dados quantitativos 5.8 Análise de dados qualitativos 5.9 Elaboração de relatórios de pesquisa

Upload: vanduong

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROGRAMA DA DISCIPLINA

CARACTERIZAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA

CRÉDITO

CARGA

HORÁRIA PRÉ-

REQUISITO OBRIG./

OPT. PERIODO

CÓDIGO NOME 04

60 horas

Obrig.

2014/2 ECO-

06318 TÉCNICAS DE PESQUISA EM

ECONOMIA PROFESSOR: Andressa Rodrigues Pavão

EMENTA

O significado da investigação em Ciências Sociais. A relação entre pesquisa e teoria. Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. A aplicação da pesquisa em economia: aspectos qualitativos e quantitativos. Problemas gerais de mensuração. A formulação de um projeto de pesquisa: estrutura e normalização segundo a ABNT.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento sobre o desenvolvimento de uma pesquisa científica na área da economia. Apresentar, discutir e aplicar os procedimentos metodológicos mais utilizados na pesquisa econômica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1- Fichamento, resumo e resenha: definição e diferenças 2- Natureza do trabalho científico 1.1 Diretrizes para estudo de textos técnico-científicos 1.2 Elaboração de textos 1.3 Regras de normalização 1.4 Referências bibliográficas 2- A Ciência Social e seu método. 3- Objeto e método da Economia 4- Planejamento e execução de pesquisas 4.1 Formulação do problema de pesquisa 4.2 Fases da pesquisa 4.3 Assuntos e temas: o que pesquisar?

5- Técnicas de pesquisa 5.1 Fontes primárias e secundárias 5.2 Pesquisa bibliográfica 5.3 Pesquisa documental 5.4 Questionários e entrevistas 5.5 Estudos de Casos 5.6 Amostragem 5.7 Análise de dados quantitativos 5.8 Análise de dados qualitativos 5.9 Elaboração de relatórios de pesquisa

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1. CORAZZA, Gentil. Ciência e método na história do pensamento econômico. Disponível em: < http://sites.google.com/site/economiaunila/artigos/ciencia-e-metodo >. Acesso em: 09 mar. 2012. 2. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

3. __________________. Técnicas de pesquisa em economia. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991. 195p.

4. __________________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Sao Paulo: Atlas, 2008. 175p.

5. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumo e resenhas. São

Paulo: Atlas, 2000.

6. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização de referências: NBR 6023:2002. Vitória, 2007-a.

7. __________________. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos.

Vitória, 2007-b. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. BÊRNI, Duílio de Ávila (Org.) Técnicas de pesquisa em economia: transformando curiosidade em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002.

2. BOCCHI, João Ildebrando. (Org.) Monografia para economia. São Paulo: Saraiva, 2004.

3. HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. 7.ed. Lisboa: Armênio Amado, 1978.

4. MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

5. MUNHOZ, Dércio Garcia. Economia aplicada: técnicas de pesquisa e análise econômica. Brasília: UnB, 1989.

6. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 14. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

7. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico:

Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/valcinetemacedo/disciplinas/metodologia-do-trabalho-cientifico/e-book-mtc>. Acesso em: 06 abr. 2014.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O sistema de avaliação será estruturado como se segue:

a) A Média do Semestre (MS) resultará da média aritmética simples de TRÊS notas parciais: N-1: Uma prova parcial; N-2: Entrega das atividades solicitadas em sala; N-3: Apresentação escrita e oral de uma Proposta de Pesquisa em Economia.

• Revisão de nota apenas com solicitação por escrito apresentando justificativa. b) Os alunos que obtiverem média parcial inferior a 7,0 terão o direito a realizar uma prova final com toda a matéria, devendo alcançar média final igual ou superior a 5,0 para aprovação. c) Observação importante: Tendo em vista o que dispõe a legislação educacional e as normas da UFES, só obterá crédito e nota na disciplina o aluno que comparecer no mínimo a 75% das aulas ministradas. O não cumprimento dessa exigência implica na reprovação com nota zero, independentemente do resultado das avaliações (provas e trabalhos) que ele eventualmente tenha realizado.