programa cultura e sociedade no brasil

5
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Disciplina: CULTURA E SOCIEDADE NO BRASIL (HUM05022) – 4 créditos/ Semestre: 2015/01. Professor: Caleb Faria Alves Súmula: A formação cultural e social da nação brasileira. Raça, etnia e identidade. Tradição e modernidade. A constituição do campo antropológico. A produção antropológica no Brasil atual. Objetivos: O programa visa explorar a relação do intelectual e da produção acadêmica com a ideia de nação, pátria, povo e cultura. Parte do princípio de que essa relação é fundamental para a constituição das ciências sociais no Brasil. No tratamento dessa questão, vamos extrapolar as dimensões lineares frequentemente presentes na história das disciplinas acadêmicas, não sendo exceção a história da antropologia no Brasil. Assim, os conteúdos não serão considerados como limitados a escolas ou outras configurações específicas presentes em metodologias rigidamente classificatórias. Pretende-se buscar diálogos, despertar questionamentos e entender heranças e rompimentos em função de contextos históricos específicos. Os percursos resultantes podem revelar, assim, fronteiras artificiais e invadir as cercas da produção literária, artística em geral, ou mesmo do senso comum, todas decisivas para a formação social e do pensamento sobre o Brasil. Metodologia: seguiremos a proposição de Florestan Fernandes sobre as etapas de formação do pensamento nas ciências sociais. Em primeiro lugar acompanharemos o surgimento da sociedade enquanto um problema social (e não religioso, moral ou de outra ordem qualquer), o que no Brasil acontece com o fim do regime escravocrata. Em seguida analisaresmos a obra de alguns importantes ensaístas sobre o Brasil. Passaremos então à etapa da institucionalização das ciências sociais a partir da sua consolidação na academia. Por fim, discutiremos alguns textos sobre a condição atual do intelectual. Há um grupo de aulas indicadas por: antropologia no Brasil hoje. Estas aulas irão subsidiar os trabalhos finais para a disciplina do ponto de vista metodológico. Mais do que um tema específico, a proposta é praticar atividades de pesquisa bibliográfica (o que não impede o enriquecimento do debate, neste ou em outros momentos, com relatos de experiências de campo).

Upload: anonymous-b8lupb

Post on 19-Nov-2015

13 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Programa Cultura e Sociedade No Brasil Ufrgs

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULINSTITUTO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANASDEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

Disciplina:CULTURA E SOCIEDADE NO BRASIL(HUM05022) 4 crditos/ Semestre: 2015/01.

Professor: Caleb Faria Alves

Smula: A formao cultural e social da nao brasileira. Raa, etnia e identidade. Tradio e modernidade. A constituio do campo antropolgico. A produo antropolgica no Brasil atual.

Objetivos: O programa visa explorar a relao do intelectual e da produo acadmica com a ideia de nao, ptria, povo e cultura. Parte do princpio de que essa relao fundamental para a constituio das cincias sociais no Brasil. No tratamento dessa questo, vamos extrapolar as dimenses lineares frequentemente presentes na histria das disciplinas acadmicas, no sendo exceo a histria da antropologia no Brasil. Assim, os contedos no sero considerados como limitados a escolas ou outras configuraes especficas presentes em metodologias rigidamente classificatrias. Pretende-se buscar dilogos, despertar questionamentos e entender heranas e rompimentos em funo de contextos histricos especficos. Os percursos resultantes podem revelar, assim, fronteiras artificiais e invadir as cercas da produo literria, artstica em geral, ou mesmo do senso comum, todas decisivas para a formao social e do pensamento sobre o Brasil.

Metodologia: seguiremos a proposio de Florestan Fernandes sobre as etapas de formao do pensamento nas cincias sociais. Em primeiro lugar acompanharemos o surgimento da sociedade enquanto um problema social (e no religioso, moral ou de outra ordem qualquer), o que no Brasil acontece com o fim do regime escravocrata. Em seguida analisaresmos a obra de alguns importantes ensastas sobre o Brasil. Passaremos ento etapa da institucionalizao das cincias sociais a partir da sua consolidao na academia. Por fim, discutiremos alguns textos sobre a condio atual do intelectual.H um grupo de aulas indicadas por: antropologia no Brasil hoje. Estas aulas iro subsidiar os trabalhos finais para a disciplina do ponto de vista metodolgico. Mais do que um tema especfico, a proposta praticar atividades de pesquisa bibliogrfica (o que no impede o enriquecimento do debate, neste ou em outros momentos, com relatos de experincias de campo).

Avaliao: ser constituda de 3 conceitos: 1. seminrios apresentados pelos prprios alunos; 2. trabalho de pesquisa sobre a antropologia brasileira; 3. participao e assiduidade na disciplina.

1 aula. Apresentao da disciplina, discusso sobre a bibliografia e sobre o aproveitamento final do contedo programtico.

Cidadania, cincia e questes sociais.

2 aula.CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 2010. 13 Edio (principalmente Primeiros Passos e A cidadania na encruzilhada).

3 aula.CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Roberto DaMatta, o Carnaval e a interpretao do Brasil. In:O Brasil no para principiantes: Carnavais, malandros e heris, 20 anos depois. GOMES, Laura Graziela F. F. (Org.). Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2000, pp. 143 a 157.NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. So Paulo: Editora Nova Fronteira, 2000.(Disponvel em http://www.culturabrasil.pro.br/zip/oabolicionismo.pdf. Consultado em 02 de agosto de 2013. Ler at pgina V e parte XIII - INFLUNCIA DA ESCRAVIDO SOBRE A NACIONALIDADE).

4 aula.RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. So Paulo, Companhia das Letras, 1995. Principalmente pginas 29 a 63.Lilia Moritz Schwarcz. As Barbas do Imperador. So Paulo, Cia das Letras, 1998. Principalmente: Como ser nobre no Brasil, pp 159 a 206, e O imprio das festas e as festas do Imprio, pp. 247 a 294.

5 Antropologia no Brasil hoje: Revistas de antropologia e Cincias Sociais.Sero analisadas as revistas: Horizontes Antropolgicos, Mana, Revista da Ilha, Revista de Antropologia (USP), Amaznica, etc. quanto aos temas, reas, carter dos artigos (tericos ou de pesquisa, ou ambos), filiaes tericas, vinculao institucional dos autores e periodicidade.Fonte: internet e biblioteca.

6 aula: atividade de pesquisa. Escolher um tema e apresentar uma pesquisa sobre ele com base na bibliografia abordada na disciplina.

Grandes ensaios sobre o comportamento do brasileiro

7 aula.HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil; So Paulo, Cia. Das Letras, 1999. Principalmente O semeador e o ladrilhador e O homem cordial, pp. 93 a 138.8 aula.FREYRE, Gilberto; Casa Grande & Senzala, Introduo Histria da Sociedade Patriarcal no Brasil 1; Rio de Janeiro/So Paulo, Editora Record, 2000. Principalmente O escravo negro na vida sexual e de famlia do brasileiro, pp. 342 a 463.9 aula.CHAU, Marilena de Souza. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora da Fundao Perseu Abramo, 2000.Chaguri, Mariana Miggiolaro. "Os dois tempos de um debate: produo e circulao das ideias regionalistas no Brasil". Mimeo. Apresentao realizada em: Seminrio Internacional: mtodo comparativo na sociologia da arte e no pensamento social. Rio de Janeiro, 2013.

10 Antropologia no Brasil hoje.Eventos acadmicos na rea da antropologia e das cincias sociais.Sero analisados os encontros da ABA, RAM e Anpocs quanto aos temas, reas, surgimento e desaparecimentos de grupos, comit organizador, grupos de trabalho da prpria instituio, estrutura do evento, etc.Fontes: internet e secretarias das instituies.

Ideologia, poltica e interpretaes do Brasil

11 aula.Peter Fry. Feijoada e Soul food 25 anos depois.. In: Neide Esterci, Peter Fry e Mirian Goldenberg (organizadores). Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro. DP&A, 2001, pp. 35 a 54.Roberto DaMatta. A casa e a rua. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1997. Principalmente Cidadania a questo da cidadania num universo relacional, pp. 65 a 96.

12 aula.HEREDIA, Beatriz Maria Alasia. "Entre duas eleies". In: Beatriz Heredia, Carla Teixeira e Irlys Barreira (organizadoras). Como se fazem eleies no Brasil. Rio de Janeiro, Relume Dumar, 2002, pp. 17 a 37.MARTINS, Jos de Souza; O Brasil arcaico contra o Brasil moderno. In: Excluso social e a nova desigualdade social. ___________ So Paulo, Editora Paulus, 1997, pp 55 a 60.

13 aula.SOUZA, Rosinaldo Silva. "Direitos Humanos atravs da histria recente em uma perspectiva antropolgica". pp. 47 a 79, in: Regina Reyes Novaes e Roberto Kant de Lima (Organizadores) Antropologia e direitos humanos. Niteri : EdUFF, 2001.SCHWARZ, Roberto. Que horas so?. Companhia das letras. So Paulo, 1987. Principalmente: Nacional por subtrao, pp. 29 a 48.

14 Antropologia no Brasil hoje.Um panorama dos cursos de Antropologia e de Cincias Sociais. Pontos de discusso: disciplinas e sua estrutura, linhas e reas de pesquisa, formao dos professores, nfases e permanncia no curso. Fonte: Comgrads, internet, contado direto com estudantes e professores.

15 aula: atividade de pesquisa. Atividade: escolher um objeto de investigao e apresentar uma anlise sobre ele a partir dos recursos de pesquisa sugeridos nas aulas sobre antropologia no Brasil hoje.

O processo de institucionalizao das cincias sociais.

16 aula.Trindade, Hlgio. "Reforma universitria no Brasil: o desafio do governo Lula".Revista Temas e Debates. Rosrio, Argentina, n. 12, dezembro de 2006. Srgio Miceli. O cenrio institucional das Cincias Sociais no Brasil. In: Histria das Cincias Sociais no Brasil.__________ (org.) So Paulo, Editora Sumar, 1995, Vol. 2. pp. 7 a 24.Leitura Complementar: Mariza Corra. A antropologia no Brasil (1960-1980). In: Idem. Pp.25 a 106.

17 aula.FERNANDES, Florestan. A gerao perdida. In: ___________ . A sociologia no Brasil. Petrpolis, 1980, p. 213 a 252.SCHWARCZ, Lilia Moritz. Ensino de Ps-Graduao em Antropologia Algumas primeiras notas comparativas. In: Para onde vai a Ps-graduao em Cincias Sociais no Brasil. So Paulo, Edusc, 2005, pp. 123 a 138.

18 aula. Entrega do trabalho desenvolvido.