programa ari de sÁ no ar - servicos.aridesa.com.br · de questÕes para o enem, feita pela melhor...

8
De segunda a sexta, das 20h às 21h UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.br 3 SEMANA ª De 5 a 9 de novembro de 2018 PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR Acesse youtube.com/aridesaocial e acompanhe o programa ao vivo.

Upload: phamdang

Post on 08-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

De segunda a sexta, das 20h às 21h

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃODE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELAMELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

Acesse: aridesa.com.br

3 SEMANAªDe 5 a 9 de novembro de 2018

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR

Acesse youtube.com/aridesao�cial

e acompanhe o programa ao vivo.

Page 2: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.VISITE NOSSO :SITE aridesa.com.br

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOREQUIPE DE PROFESSORES. DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.

MATERIAL DISPONÍVEL NO aridesa.com.br/arinoar.SITE

QUESTÕES ESTILO ENEM

2

QUESTÃO 01

A qualidade de óleos de cozinha, compostos principalmente por moléculas de ácidos graxos, pode ser medida pelo índice de iodo. Quanto maior o grau de insaturação da molécula, maior o índice de iodo determinado e melhor a qualidade do óleo. Na figura, são apresentados alguns compostos que podem estar presentes em diferentes óleos de cozinha:

Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos

A esteárico e oleico. B linolênico e linoleico. C palmítico e esteárico. D palmítico e linolênico. E linolênico e esteárico.

QUESTÃO 02

O mármore é um material empregado para revestimento de pisos e um de seus principais constituintes é o carbonato de cálcio. Na limpeza desses pisos com solução ácida, ocorre efervescência.

Nessa efervescência, o gás liberado é o A oxigênio. B hidrogênio. C cloro. D dióxido de carbono. E monóxido de carbono.

QUESTÃO 03

À medida que se expira sobre uma solução de azul de bromotimol e hidróxido de sódio (NaOH), sua coloração azul característica vai se alterando. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base que adquire cor azul em pH básico, verde em pH neutro e amarela em pH ácido. O gás carbônico (CO2) expirado reage com a água presente na solução (H2O), produzindo ácido carbônico (H2CO3). Este pode reagir com o NaOH da solução inicial, produzindo bicarbonato de sódio (NaHCO3):

CO2 + H2O → H2CO3 H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H2O

ARROIO, A. et al. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 29, 2006.

O que a pessoa irá observar à medida que expira no recipiente contendo essa solução? A A solução mudará de cor, de azul para verde, e, em seguida, de verde para amarelo.

Com o acréscimo de ácido carbônico, o pH da solução irá reduzir até tornar-se neutro. Em seguida, um excesso de ácido carbônico tornará o pH da solução ácido.

B A solução somente terá sua cor alterada de azul para amarelo, pois será formado um excesso de ácido carbônico no recipiente, o que reduzirá bruscamente o pH da solução.

C A cor da solução não será alterada com o acréscimo de ácido carbônico. Isso por-que o meio é inicialmente neutro e a presença de ácido carbônico não produzirá nenhuma mudança no pH da solução.

D A solução mudará de azul para verde e, em seguida, de verde para azul. Isso ocorrerá em função da neutralização de um meio inicialmente básico acompanhado de um aumento de pH na solução, à medida que ácido carbônico é adicionado ao meio.

E A cor da solução alterará de azul para amarelo e, em seguida, de amarelo para verde. Esse comportamento é justificado pelo fato de o ácido carbônico reduzir bruscamente o pH da solução e depois ser neutralizado pelo restante de NaOH presente no meio.

QUESTÃO 04

O Instituto Luiz Coimbra (UFRJ) lançou o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio do Hemisfério Sul, com tecnologia inteiramente nacional. Sua tração provém de três fontes de energia, sendo uma delas a pilha de combustível, na qual o hidrogênio, gerado por um processo eletroquímico, reage com o oxigênio do ar, formando água.

FRAGA, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

A transformação de energia que ocorre na pilha de combustível, responsável pelo movimento do ônibus, decorre da energia cinética oriunda do(a)

A calor absorvido na produção de água. B expansão gasosa causada pela produção de água. C calor liberado pela reação entre o hidrogênio e o oxigênio. D contração gasosa causada pela reação entre o hidrogênio e o oxigênio. E eletricidade gerada pela reação de oxirredução do hidrogênio com o oxigênio.

QUESTÃO 05

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes por picadas de animais peçonhentos são um dos maiores problemas de saúde pública em países tropicais como o Brasil. Isso porque as ocorrências estão entre as principais intoxicações do público adulto jovem, entre 20 e 49 anos. No país, o maior número de acidentes registrado é com escorpiões, seguido por serpentes e aranhas.

Em Goiás, a grande incidência desse tipo de agravo pode ser notada no Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA), referência em doenças infectocontagiosas e dermatológicas. Os acidentes com animais peçonhentos representam o segundo maior número de atendimento no hospital, ficando atrás apenas das assistências a pacientes portadores do vírus HIV. Todavia, a grande maioria da população desconhece os procedimentos de socorro em casos de acidente com picada de animais peçonhentos.

Disponível em: http://www.goiasagora.go.gov.br/saude-alerta-para-os-acidentes-com-animais-peconhentos.

Acesso em: 22 set. 2017.

Sobre a produção e o uso dos soros em acidentes por picadas de animais peçonhentos, verifica-se que

A a escolha do soro e a quantidade independem do diagnóstico, visto que o soro antipeçonhento pode atingir um espectro humano maior para cada tipo de aciden-te, uma vez que, antes de se administrá-lo, é preciso avaliar se há manifestações clínicas que indiquem que o indivíduo foi picado por um animal peçonhento.

B os soros hiperimunes heterólogos produzidos para combater complicações nes-ses acidentes são medicamentos que contêm anticorpos produzidos por animais não imunizados, utilizados para o tratamento de intoxicações causadas por vene-nos de animais, toxinas ou infecções por vírus e nematódeos.

C a validação experimental no processo de produção dos soros hiperimunes de ca-valo não inviabiliza sua utilização, haja vista que a eliminação de diversos tipos de vírus, durante o fracionamento do plasma, não requer etapas mais específicas.

D o processo de produção do soro inicia-se com a manutenção da imunização de cavalos com antígenos não específicos preparados com a mistura dos venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas para produção dos soros hiperimu-nes.

E o plasma obtido pelas sangrias dos cavalos é submetido a uma sequência de pro-cessos físicos e químicos para a purificação das imunoglobulinas, com emprego de testes de qualidade em diversas fases da produção e para a liberação de cada lote produzido.

QUÍMICA: Profs. Alan Ibiapina, Edwilkens Sousa, Kelton Wadson, Marisleny Brito, Michel Henri, Thiago Magalhães e Ubiratan CunhaBIOLOGIA: Profs. Alysson Alencar, Bezerra Neto, Ítalo Felipe, Jordanna Almeida, Landim, Régis Romero e Rodrigo Forti

CIÊNCIAS DA NATUREZADia 5/11

(Segunda-feira)

Page 3: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕESPARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

VISITE NOSSO :SITE aridesa.com.br3

VISITE NOSSO :SITE aridesa.com.br

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOREQUIPE DE PROFESSORES. DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.

MATERIAL DISPONÍVEL NO aridesa.com.br/arinoar.SITE

QUESTÕES ESTILO ENEM

QUESTÃO 06

O Projeto Residência Resíduo Zero foi lançado em Goiânia, no dia 01/03/2016, pela Sociedade Resíduo Zero de Goiânia. Um dos sete pontos defendidos por esse projeto é que o lixo orgânico doméstico seja transformado em adubo orgânico por compostagem em caixas biodigestoras. Nas caixas superiores, ficam minhocas e restos alimentares e, na caixa inferior, acumula-se um composto líquido nutritivo com função de adubo, conforme apresentado na figura a seguir.

Participação emRedes de PráticasResíduo Zero Consumo

Consciente

Separaçãodos Resíduosem 3 Tipos

Reúso ereaproveitamento

ColetaSeletiva deRecicláveis

CompostagemDomiciliar deOrgânicos

Disposiçãofinal somentede rejeitos

1

2

34

5

6

7

RESIDÊNCIARESÍDUOZERO

GOIÂNIA

Caixa digestora 1

Caixa digestora 2

Caixa digestora 3

Manual Residência Zero, Goiânia. Disponível em: http://residenciaresiduozero.com.br/. Acesso em: 26 set. 2016.

No contexto desse sistema de compostagem, verifica-se que A não há produção de odores desagradáveis, pois o uso de minhocas substitui a

ação de fungos e bactérias. B essa prática, apesar de eficiente, é nova e de difícil aceitação pela população

urbana e rural. C devido à decomposição rápida, a compostagem doméstica se torna inócua para

os aterros sanitários. D evita-se a aeração do material em decomposição para evitar a presença de in-

setos e pragas. E a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade, metais pesados

e patógenos.

QUESTÃO 07

Uma pesquisa conduzida no campo experimental da Embrapa Agrobiologia (RJ) comparou o crescimento de eucaliptos em três situações distintas: monocultivo de eucalipto sem o uso de adubo nitrogenado (E100); monocultivo de eucalipto com o uso de adubo nitrogenado (E100 + N); e cultivo de eucalipto em consórcio com a leguminosa Acacia mangium, sem adição de adubo nitrogenado (E50A50). Os resultados, mostrando a evolução do diâmetro médio das árvores de eucalipto (DAP), estão representados no gráfico a seguir.

Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticia/-/noticia/23827807/leguminosas-eliminam-aplicacao-de-nitrogenio-em-florestas-de-eucalipto. Acesso em: 14 jul. 2017 (adaptado).

O impacto causado pela Acacia mangium na plantação de florestas de eucalipto é provocado pela

A ação de bactérias nitrificantes do solo que transformam a amônia, existente no adubo nitrogenado, em nitrito, que é usado pelas leguminosas.

B intensa devolução do nitrogênio do solo para a atmosfera realizada pelas bacté-rias desnitrificantes das raízes das leguminosas.

C liberação de aminoácidos pelas raízes da leguminosa que são usados pelo euca-lipto durante a síntese de proteínas.

D relação harmônica intraespecífica e mutualística entre o eucalipto e as legumino-sas plantadas no mesmo ambiente.

E maior quantidade de amônia e nitrato no solo liberados pelas bactérias fixadoras de N2 atmosférico presentes nas raízes das leguminosas.

QUESTÃO 08

Uma importante adaptação ao frio é a capacidade de hibernação de alguns mamíferos, como certos morcegos e marmotas, em épocas de muito frio. A hibernação é semelhante a um sono profundo, com a manutenção da taxa metabólica em níveis muito baixos. Com esse artifício, esses animais conseguem suportar as condições adversas do inverno, principalmente a escassez de comida, uma vez que o metabolismo reduzido diminui o consumo de energia e eles podem viver à custa da gordura armazenada no corpo.

É correto afirmar que, durante a hibernação, a taxa metabólica atinge níveis muito baixos porque

A a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.

B a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam aceleradas, sendo que a temperatura do corpo desses animais se mantém semelhante à do período sem hibernação.

C a frequência cardíaca e a frequência respiratória ficam reduzidas, sendo que a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.

D a frequência cardíaca fica acelerada, a frequência respiratória fica reduzida e a temperatura do corpo desses animais diminui muito, abaixo da temperatura do período sem hibernação.

E a frequência cardíaca fica reduzida, a frequência respiratória fica acelerada e a temperatura do corpo desses animais aumenta muito, acima da temperatura do período sem hibernação.

FÍSICA: Profs. Eduardo Kílder, Idelfranio Moreira, Ítalo Reann, João Paulo Aguiar, Rodrigo Lins e Vasco Vasconcelos

CIÊNCIAS DA NATUREZADia 6/11(Terça-feira)

QUESTÃO 01

Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação.

Figura 1 Figura 2

cristalinointumescido

cristalinonormal

fora de escalaDisponível em: www.revistavigor.com.br (adaptado).

De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal

A aumentada e tornar-se mais divergente. B reduzida e tornar-se mais divergente. C aumentada e tornar-se mais convergente. D aumentada e tornar-se mais refringente. E reduzida e tornar-se mais convergente.

QUESTÃO 02

É muito comum encostarmos a mão na maçaneta de uma porta e termos a sensação de que ela está mais fria que o ambiente. Um fato semelhante pode ser observado se colocarmos uma faca metálica com cabo de madeira dentro de um refrigerador. Após longo tempo, ao encostarmos uma das mãos na parte metálica e a outra na parte de madeira, sentimos a parte metálica mais fria.

Fisicamente, a sensação térmica mencionada é explicada da seguinte forma: A A madeira é um bom fornecedor de calor e o metal, um bom absorvedor. B O metal absorve mais temperatura que a madeira. C O fluxo de calor é maior no metal que na madeira. D A madeira retém mais calor que o metal. E O metal retém mais frio que a madeira.

Page 4: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.4

QUESTÃO 03

Suponha uma bateria ideal que é capaz de manter uma diferença de potencial constante entre seus terminais independentemente das resistências conectadas a ela, e considere três resistores idênticos, cada um com uma resistência R. Podem ser feitas as diferentes montagens mostradas na figura abaixo, usando um, dois ou três desses resistores.

Uma dessas montagens será posta no lugar em que se encontra o símbolo “?” da figura abaixo para aquecer a água do recipiente.

Qual das montagens produzirá o aquecimento mais rápido da água? A I. B II. C III. D IV. E V.

QUESTÃO 04

Durante um churrasco, o assador percebe que a faca está “sem fio” e decide afiá-la. Como resultado desse processo, a faca passa a cortar a carne com maior facilidade com o mesmo esforço. Dentre as razões que justificam esse fenômeno, está a de que afiar a faca resulta em

A redução de pressão. B redução de força. C aumento de sensibilidade. D redução de área de contato. E aumento de força.

QUESTÃO 05

Relógio Municipal de Manaus

Considere dois pontos nos ponteiros desse relógio, um deles, M, situado na extremidade do ponteiro dos minutos e outro, H, situado na extremidade do ponteiro das horas, cujo comprimento é menor do que o dos minutos. Com relação às velocidades escalares e angulares desses pontos, é correto afirmar que

A as angulares são iguais e as escalares diferentes. B ambas são maiores para o ponto H. C ambas são iguais nos dois casos. D ambas são maiores para o ponto M. E as escalares são iguais e as angulares diferentes.

QUESTÃO 06

Em uma situação cotidiana, uma pessoa liga duas lâmpadas incandescentes em paralelo em uma rede de 220 V. As lâmpadas apresentam certa intensidade luminosa (brilho), sendo que a lâmpada 2 tem um filamento de mesmo material, mesmo comprimento, mas é mais grosso que o filamento da lâmpada 1.

220 V

L1 L2

Nessas condições, podemos afirmar que A desligando a lâmpada L1, a lâmpada L2 diminui o seu brilho. B a lâmpada L1 brilha mais que a lâmpada L2. C as lâmpadas L1 e L2 têm o mesmo brilho. D a lâmpada L2 brilha mais que a lâmpada L1. E desligando a lâmpada L1, a lâmpada L2 aumenta ainda mais o seu brilho.

QUESTÃO 07

Preconizado por Nikola Tesla, o Wi-Fi (Wireless Fidelity) é uma tecnologia sem fio bastante comum no dia a dia, tanto nas residências quanto nos shoppings ou espaços públicos. Essa tecnologia permite a comunicação entre equipamentos sem a utilização de cabos, pois enviam e recebem sinais através das ondas de rádio de 2,4 GHz – ondas eletromagnéticas. A figura a seguir ilustra uma situação típica, em que a localização do modem Wi-Fi possibilita um sinal satisfatório aos notebooks.

Modem Wi-Fi

Notebook Notebook

Escola Superior de Rede – RNP. Disponível em: http://esr.mp.br/publicacoes?begin=5.

Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).

Considerando a figura acima, dois fenômenos ondulatórios que contribuem para um sinal satisfatório do Wi-Fi nos computadores são o(a)

A ressonância e a polarização. B reflexão e a difração. C efeito doppler e o espalhamento. D difração e a ressonância. E reflexão e o efeito doppler.

QUESTÃO 08

Após o lançamento do primeiro satélite artificial Sputnik I pela antiga União Soviética (Rússia) em 1957, muita coisa mudou na exploração espacial. Hoje temos uma Estação Espacial Internacional (ISS) que orbita a Terra em uma órbita de raio aproximadamente 400 km. A ISS realiza sempre a mesma órbita ao redor da Terra, porém não passa pelo mesmo ponto fixo na Terra todas as vezes que completa sua trajetória. Isso acontece porque a Terra possui seu movimento de rotação, ou seja, quando a ISS finaliza sua órbita, a Terra girou, posicionando-se em outro local sob a Estação Espacial.

Considere os conhecimentos de gravitação e o exposto acima e assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.

A Estação Espacial Internacional ____________ como um satélite geoestacionário. Como está em órbita ao redor da Terra, pode-se afirmar que a força gravitacional __________ sobre ela, porém com um período___________________.

A não se comporta – não age – igual a 24h. B não se comporta – age – diferente de 24h. C comporta-se – não age – igual a 24h. D comporta-se – age – igual a 24h. E comporta-se – age – diferente de 24h.

Page 5: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕESPARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

VISITE NOSSO :SITE aridesa.com.br5

MATEMÁTICA: Profs. Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Cláudio Gomes, Jardel Almeida, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo, Michele Rondon, Robério Bacelar e Thiago PacíficoQUÍMICA: Profs. Alan Ibiapina, Edwilkens Sousa, Kelton Wadson, Marisleny Brito, Michel Henri, Thiago Magalhães e Ubiratan Cunha

MATEMÁTICA / NATUREZADia 7/11

(Quarta-feira)

QUESTÃO 01

Um relógio experimental para treinamento matemático foi acertado exatamente ao meio-dia. Que horas ele estará marcando após o ponteiro menor ter percorrido um ângulo de 42°?

A 12 horas e 54 minutos B 13 horas e 14 minutos C 13 horas e 24 minutos D 13 horas e 34 minutos E 14 horas e 24 minutos

QUESTÃO 02

A teoria dos números sempre fascinou os apaixonados pela matemática. Arthur construiu o triângulo numérico a seguir para desafiar seu amigo Caio. No triângulo, Arthur chamou a primeira linha de linha zero, a segunda linha de linha um, a terceira linha de linha dois e assim por diante.

O desafio é o seguinte: Caio deverá descobrir qual será o termo central da linha cem do triângulo de Arthur. Se Caio acertar, encontrará o número

A 4 950. B 5 000. C 5 050. D 5 100. E 5 150.

QUESTÃO 03

Um jogo individual da memória contém oito cartas, sendo duas a duas iguais, conforme ilustrado a seguir.

Observe as etapas do jogo:1. viram-se as figuras para baixo;2. embaralham-se as cartas;3. o jogador desvira duas cartas na primeira jogada.

O jogo continua se ele acertar um par de figuras iguais. Nesse caso, o jogador desvira mais duas cartas, e assim sucessivamente. Ele será vencedor se conseguir desvirar os quatro pares de cartas iguais em quatro jogadas seguidas. Se errar algum par, ele perde o jogo.

Calcule a probabilidade de o jogador perder nesse jogo.

A

B

C

D

E

QUESTÃO 04

Um município brasileiro teve, no segundo turno da última eleição para governador, grande número de abstenções, 40%. Isso significa que dos 500 mil eleitores daquele município aptos a votar, 40% não compareceram às urnas.

Considerando os eleitores que compareceram para votar, tivemos a seguinte distribuição: – Candidato A: 30% dos votos.– Candidato B: 45% dos votos.– Votos nulos ou brancos: 25% dos votos.

O TRE divulga os resultados a partir dos votos válidos, dos quais NÃO são computados os votos nulos ou brancos. Nesse caso de segundo turno, por exemplo, foram computados como válidos apenas os votos recebidos pelos candidatos A e B.

Qual o percentual de votos válidos recebidos pelo candidato perdedor? A 27% B 40% C 45% D 54% E 60%

QUESTÃO 05

“Um caminhão (...), com 17,6 metros cúbicos de ácido sulfúrico colidiu com outro caminhão, (...), provocando o vazamento de todo o ácido. O produto percorreu o sistema de drenagem e atingiu o córrego Piçarrão. O ácido ficou contido em uma pequena parte do córrego, (...), o que possibilitou aos técnicos a neutralização do produto.”

Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/noticentro/2008/05/30_vazamento.pdf. Acesso em: 26 out. 2016.

Para minimizar os problemas ambientais causados pelo acidente descrito acima, indique qual dos sais abaixo pode ser utilizado para neutralizar o ácido sulfúrico.

A Cloreto de sódio. B Cloreto de amônio. C Carbonato de cálcio. D Sulfato de magnésio. E Brometo de potássio.

QUESTÃO 06

Em algumas regiões brasileiras, é comum se encontrar um animal com odor característico, o zorrilho. Esse odor serve para proteção desse animal, afastando seus predadores. Um dos feromônios responsáveis por esse odor é uma substância que apresenta isomeria trans e um grupo tiol ligado à sua cadeia.

A estrutura desse feromônio, que ajuda na proteção do zorrilho, é

A

B

C

D

E

QUESTÃO 07

A figura representa a sequência de etapas em uma estação de tratamento de água.

Disponível em: www.ecoguia.cm-mirandela.pt. Acesso em: 30 jul. 2012.

Page 6: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.6

Qual etapa desse processo tem a densidade das partículas como fator determinante? A Oxidação. B Floculação. C Decantação. D Filtração. E Armazenamento.

QUESTÃO 08

Para comparar a eficiência de diferentes combustíveis, costuma-se determinar a quantidade de calor liberada na combustão por mol ou grama de combustível. O quadro mostra o valor de energia liberada na combustão completa de alguns combustíveis.

Combustível ∆HC° a 25 °C (kJ/mol)

Hidrogênio (H2) –286

Etanol (C2H5OH) –1 368

Metano (CH4) –890

Metanol (CH3OH) –726

Octano (C8H18) –5 471

As massas molares dos elementos H, C e O são iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente.

ATKINS, P. Princípios de química. Porto Alegre: Bookman, 2007 (adaptado).

Qual combustível apresenta maior liberação de energia por grama? A Hidrogênio. B Etanol. C Metano. D Metanol. E Octano.

MATEMÁTICA: Profs. Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Cláudio Gomes, Jardel Almeida, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo, Michele Rondon, Robério Bacelar e Thiago PacíficoFÍSICA: Profs. Eduardo Kílder, Idelfranio Moreira, Ítalo Reann, João Paulo Aguiar, Rodrigo Lins e Vasco Vasconcelos

MATEMÁTICA / NATUREZADia 8/11

(Quinta-feira)

QUESTÃO 01

É incrível a velocidade com a qual crescem os números de telefones. Nos anos da década de 50, em São Paulo, os telefones possuíam 5 dígitos. Atualmente, os telefones de São Paulo já possuem 9 dígitos. Suponha que tanto em 1950 como atualmente todos os algarismos pudessem ser utilizados como dígitos na composição de um número de telefone, exceto o primeiro algarismo que não pode ser nulo.Qual seria, então, o aumento na quantidade de números de telefone nessas duas épocas?

A 999 900 000 B 899 900 000 C 899 910 000 D 99 990 000 E 99 940 951

QUESTÃO 02

Um chocolate é vendido no formato de prisma triangular regular conforme mostra figura.

A aresta da base desse prisma é 5 cm e a altura deste mede 18 cm. Qual a densidade absoluta desse chocolate?(Dado: ≅ 1,7)

A 2,1 g/cm3 B 2,5 g/cm3 C 2,9 g/cm3 D 3,3 g/cm3 E 3,7 g/cm3

QUESTÃO 03

Um senhor deixou de herança para seus dois filhos o valor de R$ 62 000,00 que deveriam ser divididos em partes diretamente proporcionais às suas idades. Um dos filhos recebeu o valor total de R$ 30 000,00. As idades dos dois são tais que sua soma é 93 anos.

Dessa forma, A o filho mais velho tem 45 anos. B as idades de ambos são 46 e 47 anos. C os dois filhos têm 46 anos e meio cada um. D um dos filhos é três anos mais velho que o outro. E o produto das idades dos dois filhos é um cubo perfeito.

QUESTÃO 04

Colocou-se em uma urna quinze caixinhas esféricas fechadas de mesmo tamanho, como a da figura, em que, em quatro delas, há um bilhete informando um prêmio a ser ganho.

Uma pessoa foi convidada a retirar simultaneamente três dessas caixinhas de forma aleatória. Qual a probabilidade de essa pessoa não ganhar nenhum prêmio?

A 0,20 B 0,27 C 0,36 D 0,73 E 0,75

QUESTÃO 05

Um manual de instruções de um aparelho medidor de pressão (esfigmomanômetro) traz as seguintes informações para o uso correto do aparelho:

– Sente-se em uma cadeira que tenha encosto. – Coloque seu braço sobre uma mesa de modo que a braçadeira esteja no

mesmo nível que seu coração. –- Coloque os dois pés no chão.

Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta o princípio físico que tem relação direta com a posição correta da braçadeira.

A Se um corpo está em equilíbrio sob a ação exclusiva de três forças não paralelas, então elas deverão ser concorrentes.

B Pontos de um mesmo líquido em equilíbrio situados em um mesmo plano horizon-tal recebem pressões iguais.

C As alturas alcançadas por dois líquidos imiscíveis em um par de vasos comuni-cantes são inversamente proporcionais às suas massas específicas.

D Um líquido confinado transmite integralmente, a todos os seus pontos, os acrés-cimos de pressão que recebe.

E Todo corpo mergulhado em um fluido recebe um empuxo vertical, de baixo para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado.

QUESTÃO 06

Conta a história que Isaac Newton, trabalhando no polimento de algumas peças de vidro, conseguiu obter um prisma triangular, o qual utilizou para a sua famosa experiência da dispersão da luz branca, ilustrada na figura a seguir.

LUZ, A. M. R. Física 2: contexto & aplicações. Scipione, 2011.

Utilizando-se da palavra latina spectrum, ele descreveu o conjunto de cores que resultou dessa dispersão da luz branca ao atravessar o prisma. A explicação para o observado por Newton encontra-se associada ao fato de que cada cor que compõe o spectrum sofre um desvio diferente em virtude do(a)

A sua polarização. B sua difusão. C seu índice de refração. D sua velocidade no vácuo. E sua interferência.

Page 7: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.

UM PROGRAMA QUE LEVA ATÉ VOCÊ A RESOLUÇÃO DE QUESTÕESPARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES.

VISITE NOSSO :SITE aridesa.com.br7

QUESTÃO 07

Um fabricante de acessórios de montanhismo quer projetar um colchão de espuma apropriado para ser utilizado por alpinistas em regiões frias. Considere que a taxa de transferência de calor ao solo por uma pessoa dormindo confortavelmente seja 90 kcal/hora e que a transferência de calor entre a pessoa e o solo se dê exclusivamente pelo mecanismo de condução térmica através da espuma do colchão. Nestas condições, o gráfico representa a taxa de transferência de calor, em J/s, através da espuma do colchão, em função de sua espessura, em cm.

Considerando 1 cal = 4 J, a menor espessura do colchão, em cm, para que a pessoa durma confortavelmente é

A 1,0. B 1,5. C 2,2. D 2,8. E 3,9.

QUESTÃO 08

A grande diversidade nos regimes de oferta de energia em cada região confere ao sistema elétrico brasileiro uma característica muito peculiar: a demanda de energia pode ser atendida por uma grande variedade de gerações ao longo do território nacional. [...] O esquema a seguir mostra as etapas da transmissão da energia elétrica.

linhas de distribuiçãode energia elétrica

transformador

usina de energia

conjuntogerador

torres de transmissãode energia elétrica

subestação rebaixadorade tensão

subestação elevadorade tensão

Trajeto da energia elétrica

ARTUSO, A. R.; SOARES, M. V. Vivá Física. Curitiba: Ed. Positivo, vol. 3, 2016, p. 210.

A tensão elétrica produzida pela usina é elevada antes da transmissão e depois rebaixada antes de ser distribuída para a área residencial. A razão para que seja adotado tal procedimento é o(a)

A economia gerada pela possibilidade de usar fios mais finos nas linhas de transmissão. B aumento da potência elétrica transmitida para as residências ao final do processo. C redução dos efeitos gravitacionais sobre a corrente elétrica transmitida. D aumento da velocidade de transmissão da corrente elétrica. E criação de uma corrente elétrica variável na rede.

QUÍMICA: Profs. Alan Ibiapina, Edwilkens Sousa, Kelton Wadson, Marisleny Brito, Michel Henri, Thiago Magalhães e Ubiratan CunhaBIOLOGIA: Profs. Alysson Alencar, Bezerra Neto, Ítalo Felipe, Jordanna Almeida, Landim, Régis Romero e Rodrigo Forti

CIÊNCIAS DA NATUREZADia 9/11(Sexta-feira)

QUESTÃO 01

Durante uma prova de natação, em uma piscina de 50 metros, um atleta faz todo o percurso sem respirar, caracterizando uma situação de apneia. Após o término da prova, o nadador entra no processo de hiperventilação, em que há aumento da frequência e da amplitude dos movimentos respiratórios.

Dos gráficos representados a seguir, o gráfico que melhor representa o comportamento do pH sanguíneo durante e logo após o término da prova é o

W

X

Y

K

Z

pH

do

sa

ng

ue

7,5

7,4

7,3tempo

A K. B W. C X. D Y. E Z.

QUESTÃO 02

A revelação do filme radiográfico é uma reação química de oxirredução. O filme contém uma emulsão composta de sal de prata em gelatina, geralmente brometo de prata (AgBr). Quando se coloca o filme sensibilizado na solução reveladora ocorre a redução da prata, a qual fica finamente pulverizada sobre a película. O revelador atua unicamente nos sais de prata que foram atingidos pelos raios X. Um dos agentes redutores usados como revelador é a hidroquinona (C6H6O2). Como representado na equação abaixo.

Para facilitar a presença destes reagentes na emulsão, neutraliza-se com uma base, denominada “acelerador”.

Uma espécie que pode atuar como acelerador nos processos de revelação de imagem é o A NH4CR. B Na2CO3. C NaNO3. D NH4CN. E KCR.

QUESTÃO 03

A pirometalurgia é uma técnica que faz uso de altas temperaturas para obter metal livre. No processo de obtenção do ferro, são utilizados hematita (Fe2O3) e a magnetita (Fe3O4) como fontes de ferro; calcário (CaCO3), para remoção de impurezas; e carvão coque, para liberação de energia e formação dos gases monóxido de carbono (CO) e gás hidrogênio (H2). O esquema de um forno de siderúrgica e algumas reações que ocorrem em seu interior são representados abaixo.

Esquema de um fornoMinério, calcárioe coque

Cano de suprimentode ar quente

250ºC

600ºC

1000ºC

1600ºCBocal de injeçãode ar quente(um de muitos)

Escória

Ferro fundidoSaída de ferrofundido

CO, CO , NO2 2

Durante o processo pirometalúrgico do ferro, estão envolvidos duas etapas principais de reações em que

A as reações da 2ª etapa são de oxirredução e exotérmicas. B a reação A da 1ª etapa é uma combustão completa do carvão coque. C a reação B da 1ª etapa é utilizada para resfriar o forno sem interromper o pro-

cesso. D as reações da 1ª etapa formam H2 e CO, que atuam como agentes oxidantes da

magnetita. E a reação B da 1ª etapa produz H2, que atua como combustível para as reações

da 2ª etapa.

Page 8: PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR - servicos.aridesa.com.br · DE QUESTÕES PARA O ENEM, FEITA PELA MELHOR EQUIPE DE PROFESSORES. Acesse: aridesa.com.b r 3ª SEMANA De 5 a 9 de novembro de

PROGRAMA ARI DE SÁ NO AR – DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 20H ÀS 21H.8

QUESTÃO 04

A crescente produção industrial lança ao ar diversas substâncias tóxicas que podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques para filtração por materiais porosos, ou para dissolução em água ou solventes orgânicos de baixa polaridade, ou para neutralização em soluções ácidas ou básicas. Um dos poluentes mais tóxicos liberados na atmosfera pela atividade industrial é a 2,3,7,8-tetraclorodioxina.

Esse poluente pode ser removido do ar pela passagem através de tanques contendo A hexano. B metanol. C água destilada. D ácido clorídrico aquoso. E hidróxido de amônio aquoso.

QUESTÃO 05

Empresa coreana apresenta cães feitos em clonagem comercialCientistas sul-coreanos apresentaram cinco clones de um cachorro e afirmam que

a clonagem é a primeira realizada com sucesso para fins comerciais. A clonagem foi feita pela companhia de biotecnologia a pedido de uma cliente norte-americana, que pagou por cinco cópias idênticas de seu falecido cão pitbull chamado Booger. Para fazer o clone, os cientistas utilizaram núcleos de células retiradas da orelha do pitbull original, os quais foram inseridos em óvulos anucleados de uma fêmea da mesma raça e, posteriormente, implantados em barrigas de aluguel de outras cadelas.

Correio do Brasil, 5 ago. 2008 (adaptado).

Pode-se afirmar que cada um desses clones apresenta A 100% dos genes nucleares de Booger, 100% dos genes mitocondriais da fêmea

pitbull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação. B 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais da fêmea

pitbull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação. C 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais de Booger,

50% dos genes mitocondriais da fêmea pitbull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.

D 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares da fêmea pitbull e 100% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

E 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares e 50% dos genes mitocondriais da fêmea pitbull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

QUESTÃO 06

Universitários moradores de uma mesma república resolveram, cada um, preparar um bolo.

República de alunos da Unesp. (Guia de Profissões / ACI – Unesp.)

– Juliana preferiu usar fermento químico em pó. Misturou o fermento ao leite fervente, esperou que esfriasse, adicionou os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha, e colocou o bolo para assar em forno a gás previamente aquecido.

– Guilherme fez o mesmo, porém, ao invés de usar fermento químico, preferiu usar fermento biológico.

– Mariana também usou fermento biológico, que foi misturado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e a massa foi imediatamente colocada em forno a gás previamente aquecido.

– Roberto agiu exatamente como Mariana, mas, ao invés de colocar o bolo no forno a gás, de imediato colocou-o em forno de micro-ondas.

– Rafael também fez o mesmo que Mariana, mas optou pelo fermento químico.

Apenas um bolo cresceu e foi dividido por todos. Considerando-se as reações químicas e os processos biológicos que fazem o bolo crescer, pode-se afirmar corretamente que o bolo saboreado pelos estudantes foi aquele preparado por

A Juliana. B Guilherme. C Mariana. D Roberto. E Rafael.

QUESTÃO 07

Considere um aquário tampado contendo apenas água e plantas aquáticas, em grande quantidade, e iluminado somente por luz solar. O gráfico que melhor esboça a variação de pH da água em função do horário do dia, considerando que os gases envolvidos na fotossíntese e na respiração das plantas ficam parcialmente dissolvidos na água, é:

A

Noite Dia Noite

Aum

ento

de p

H

B

Noite Dia Noite

Aum

ento

de p

H

C

Noite Dia Noite

Aum

ento

de p

H

D

Noite Dia Noite

Aum

ento

de p

H

E

Noite Dia Noite

Au

me

nto

de

pH

QUESTÃO 08

Analise os seguintes eventos que podem ocorrer em consequência do despejo de esgoto urbano em lagos:I. Morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos.II. Diminuição do teor de gás oxigênio na água.III. Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados.IV. Proliferação de microrganismos aeróbicos.V. Proliferação de algas e bactérias fotossintetizantes.

Indique a alternativa que apresenta a sequência temporal correta desses eventos. A I – II – III – IV – V. B III – II – I – V – IV. C III – V – IV – II – I. D IV – II – I – III – V. E IV – II – III – V – I.

GABARITO (de 05 a 09/11)

CIÊNCIAS DANATUREZA

CIÊNCIAS DANATUREZA

MATEMÁTICA/NATUREZA

MATEMÁTICA/NATUREZA

CIÊNCIAS DA NATUREZA

1. B2. D3. A4. E

5. E6. E7. E8. C

1. E2. C3. E4. D

5. D6. D7. B8. B

1. C2. D3. C4. B

5. C6. B7. C8. A

1. C2. A3. D4. C

5. B6. C7. B8. A

1. D2. B3. C4. A

5. A6. E7. C8. C

OSG:8970-18/Will/Rev.:VM